Post Top Ad

‘Projeta Rocinha’ leva cinema, música e campanha de saúde para a favela

A favela da Rocinha vai ser palco de um evento que traduz
sua potência criativa e diversa, o “Projeta Rocinha”.
De 22 a 24 de janeiro, o Morro Dois Irmãos ganhará uma projeção com dimensões espetaculares – equivalente a meio quilômetro ou cinco edifícios de 18 andares lado a lado – e exibirá longas, curtas, clipes, mensagens e intervenções poéticas para um público que pode chegar a 100 mil pessoas, moradores ou não da favela. Sem aglomeração e sem sair de casa, toda a comunidade vai poder participar do evento. Os moradores poderão assistir às projeções de suas lajes e janelas e receberão o som dos conteúdos via streaming e com apoio da rádio comunitária local. 

Organizado pela Dona Rosa Filmes, da produtora Mariana Marinho, e por Maurício Soca, morador e produtor cultural da Rocinha, o evento terá projeção da Visual Farm, estúdio especializado que concebe e realiza espaços narrativos com uso intensivo de tecnologia. 

O patrocínio é da Cerveja Antarctica e o projeto conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), Riofilme, da Downtown Filmes, da Visual Farm, da Casa de Cultura da Rocinha, da Associação de Moradores da Rocinha, do Portal das Favelas, da 27ª Região Administrativa da Rocinha e da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Rádio Comunitária da Rocinha, dos Coletivos Produções Audiovisuais Rocywood e Mulheres em Evidência e do SICAV - Sindicato da Indústria Audiovisual. 

O projeto do evento foi desenvolvido com o reencontro de Mariana Marinho e Maurício Soca, com a intenção de mostrar a força e a potência da maior favela da América Latina. Com a pandemia do Coronavírus em 2020 e a imposição do distanciamento prolongado, veio também a preocupação com a saúde – tanto física quanto emocional dos moradores – e a ideia de oferecer arte como respiro, abrindo o início do novo ano. Artistas e moradores da favela estão participando ativamente da curadoria do evento. 

"Trazer a força e a grandeza do evento, transmitir o conceito de uma nova experiência nunca vivenciada antes. O evento tem o caráter divertido de um festival, mas ao mesmo tempo é empoderador, dando força à cultura, às minorias, à geografia do local, às ações e aos movimentos culturais já existentes na favela. Os 100 mil moradores da Rocinha viverão a experiência de presenciar a projeção na maior tela de cinema já realizada, assistindo a conteúdos afirmativos que surgiram do vulcão de criatividade e atitude da própria Favela, a vida que reluz na Rocinha"- diz Mariana Marinho, diretora e coordenadora-geral do evento

A PROGRAMAÇÃO
‘Projeta Rocinha’ leva cinema, música e campanha de saúde para a favela
Longas e curtas-metragens de sucesso, clipes musicais, intervenções poéticas e mensagens de saúde pública relacionadas à prevenção da pandemia (#vacinajá) fazem parte da programação dos três dias do evento, que acontecerá de 22 a 24 de janeiro, de sexta-feira a domingo, sempre com início às 19h.

Num ato de afirmação da importância do cinema nacional, os três longas-metragens a serem exibidos são grandes sucessos de público, somando cerca de 14 milhões de espectadores. São eles: “Minha Mãe é uma Peça 3”, de Susana Garcia, que levou mais de nove milhões de pessoas ao cinema em 2019; “Fala sério, Mãe!”, de Pedro Vasconcelos, com as atrizes Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, baseado no livro da escritora Thalita Rebouças, e “Gonzaga: De pai para filho”, de Breno Silveira, ganhador do prêmio de melhor filme no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, e escolhido por representantes e artistas da comunidade, dialogando com a origem pernambucana e nordestina de grande parte dela.

Os longas serão antecedidos por curtas-metragens. Entre as produções selecionadas estão “Janelas Daqui”, de Luciano Vidigal, realizado durante a pandemia, abordando os impactos da Covid; “Lá do Alto”, também de Luciano Vidigal, filmado no Dois Irmãos; “A fábula da Vó Ita”, de Joyce Prado e Thalita Oshiro, que aborda a importância do cabelo crespo; “Alma Crespa”, de Paulo China e Rebecca Joviano, sobre o feminismo negro; “O Pião”, de Karina Mello, uma fábula sobre a perda, a saudade e o sentimento de amor; “Rã”, de Ana Flávia Cavalcanti e Julia Zakia, que fala sobre união, afeto e coletividade; “Lé com Cré”, de Cassandra Reis, sobre coisas de menino & menina contados por crianças e “Como Ser Racista em 10 Passos”, de Isabela Ferreira, que traz à tona e confronta o racismo estrutural velado. 

A PROJEÇÃO
O Morro Dois Irmãos terá a maior projeção de cinema já realizada, concebida pela Visual Farm, estúdio de ponta que cria e realiza espaços narrativos com uso intensivo de tecnologia. A produção brasileira de sucesso estará refletida na pedra em dimensões espetaculares: 50 metros de altura por 90 de largura. Para se ter uma ideia, a maior tela de cinema do mundo, da rede Imax, na Alemanha, tem 38 metros de largura e é maior que um Boeing 737. Assim, o “Projeta Rocinha” traz uma “tela” do tamanho de pelo menos dois desses aviões.

MENSAGENS 
A projeção também terá um conteúdo com mensagens importantes relativas à prevenção e cuidados de saúde pública diante da pandemia, além de informações que ressaltem a potência e diversidade cultural da Rocinha. O “Projeta Rocinha” conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Psicanálise e da Psilax. 

APOIO DE ARTISTAS E DA COMUNIDADE
O evento conta com apoio de nomes de artistas que têm relação com a comunidade como Gilberto Gil, Evandro Mesquita e Tony Belloto e Malu Mader, Dudu Azevedo, Babu Santana, Evandro Mesquita, Jonathan Azevedo, Danrley Ferreira, Cidinho (Eu só quero é ser feliz), Luthuli Ayodelle, Victor Sarro.


Projeta Rocinha 
de 22 a 24 de janeiro, às 19h 
Morro Dois Irmãos – Rio de Janeiro

Revista Nós e outros Olhos
A Revista Nós e outros Olhos apoia a Cultura e incentiva ações como esta!
Propague a cultura você também... Isso só faz o bem!

Créditos de conteúdo e imagem:
Canal Curta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad