Post Top Ad

Molho Satay: Uma viagem gastronômica pelo Oriente

Originário das ricas tradições culinárias da Indonésia, o Molho Satay é uma explosão de sabores que combina de maneira única, o picante, o doce e o salgado. Sua história remonta aos tempos antigos, onde se tornou uma parte essencial das celebrações e festivais da região.
Molho Satay: Uma viagem gastronômica pelo Oriente
Com raízes na língua javanesa, a palavra "satay" é uma referência à prática ancestral de esperar, grelhar e marinar carnes em uma mistura irresistível de especiarias. Inclusive, este molho (que combina muito bem com carnes, saladas, queijos, lanches e até mesmo com algumas massas) começou como uma tradição local, mas logo se expandiu por todo o sudeste asiático, ganhando assim, nuances específicas em cada cultura que tocou.
Receita Molho Satay
Basicamente, o Molho Satay é composto por Óleo de Gergelim, Amendoim, Alho, Shoyu, Pimenta, Sal e Especiarias, mas em cada lugar que foi chegando, foi ganhando variações regionais. Por isso, hoje existem inúmeras formas de prepará-lo.

Molho Satay
Uma viagem gastronômica pelo Oriente
Dica de Harmonização com Molho Satay
Ingredientes:
4 colheres generosas (de sopa) de Pasta de Amendoim Integral
2 colheres (de sopa) de Açúcar Mascavo
1 colher (de sopa) de Vinagre de Álcool
1 colher rasa (chá) de gengibre em pó
1 colher rasa (chá) de Pimenta Caiena
30ml de Óleo de Gergelim
30ml de Leite de Coco
30ml de Molho Shoyu
1 dente de alho pequeno
Suco de 1 limão
Sal a gosto

Modo de preparo:
O modo de preparo é muitíssimo simples, pois basta bater tudo no liquidificador e servir em seguida. E caso deseje que ele fique mais líquido, experimente e acrescente o que achar que seja mais adequado, como por exemplo água, leite de coco, shoyu ou suco de limão. Se desejar, pode finalizar com coentro ou salsinha. Fica uma delícia! 😋
Receita Molho Satay
E assim como nas inúmeras versões do Molho Satay, aqui nós também incluímos a nossa personalidade. Por exemplo, o Gengibre e a Pimenta Caiena em Pó são verdadeiros protagonistas nesta receita, pois sua forma em pó não apenas simplifica o processo de preparação, mas também oferece uma distribuição uniforme e consistente desses sabores (intensos) por todo o molho.
Receita Molho Satay: Ingredientes
O Gengibre em Pó, com seu aroma e sabor distintos, é resultado de uma cuidadosa trituração que preserva todas as propriedades e intensidade dessa raiz poderosa. Aqui, suas notas terrosas e picantes se misturaram harmoniosamente à massa de amendoim, proporcionando um toque exótico e levemente apimentado.
Receita com Gengibre em Pó
Já a Pimenta Caiena, com seu calor sutil e delicioso, traz um sabor arrojado sem sobrecarregar o paladar. Então como dá para ver, são ingredientes que além de serem de fácil incorporação, também dão margem para você explorá-los de diversas formas e em muitas outras receitas.
Receitas com Pimenta Caiena
Produzidos pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma marca que se destaca como uma referência na produção de especiarias de alta qualidade, esses dois belos alimentos representam a dedicação, a pureza e o frescor de tudo aquilo que produzem. E por se destacarem pelo compromisso com a qualidade (desde a seleção dos ingredientes até o processo de moagem e embalagem), esses produtos de excelência prometem não apenas um sabor excepcional ao seu Molho Satay, mas também oferecem o melhor do que você pode encontrar hoje em dia.
Gengibre em Pó e Pimenta Caiena
Um outro detalhe bem legal de falar sobre o Molho Satay, é que ele é verdadeiramente um camaleão na cozinha, pois oferece uma vasta gama de combinações, dentre elas, Queijo de Cabra tipo Feta, uma combinação magistral que desperta todos os sentidos.
Harmonização com Queijo de Cabra
Com origem enraizada na rica tradição da culinária grega, remontando a séculos de história e experiência na arte da produção de laticínios, o Queijo Feta oferece um perfil de sabor distinto e uma textura que oscila entre o cremoso e o firme. Seu sabor é tangente e salgado, com um leve toque de acidez, o que o torna reconhecível entre outros queijos. O processo de fabricação do Feta envolve uma cura do queijo em salmoura, um banho de sal, contribuindo para sua preservação e para a intensificação de sabores.
Queijo de Cabra Tipo Feta - CapriVita
Este Queijo, por exemplo, é produzido pela CapriVita de Florestal/MG, que é reconhecida pela sua dedicação e pelo talento na produção de laticínios, utilizando técnicas artesanais aliadas a um cuidado extremo na seleção dos ingredientes. E o resultado de todo essa trabalho cuidadoso, é um Queijo Feta excepcional, que além de respeitar os métodos tradicionais de preparo e cura, mantém a essência do Feta grego, mas também reflete os sabores e as nuances do terroir brasileiro, tornando-se um ponto de referência na produção de Queijos de Cabra artesanais de alta qualidade.
Queijos Finos de Cabra
Agora, uma coisa é certa, Molho que é Molho combina com Pão, não é verdade? Para tal, aqui vai uma dica fantástica! Prepare a nossa receita de Pão de Farinha de Arroz Negro e surpreenda-se com o verdadeiro sabor dos alimentos artesanais. Sério! Combinado com salada simples e frango grelhado então, um espetáculo de sabor!
Receita de Pão de Farinha de Arroz Negro
Antes de mais nada, vale ressaltar que o Pão tem sido (há séculos) um companheiro inseparável das mais diversas refeições. Isso se deve ao fato de que, mais que um simples acompanhamento, o Pão oferece uma base nutritiva e reconfortante. E no caso específico do nosso Pão de Farinha de Arroz Negro, não é diferente, pois valoriza como nunca qualquer refeição.

Ingredientes:
500gr de Farinha de Arroz Negro
350gr de Farinha de Trigo
1 xícara de Açúcar
3 Ovos
3 colheres de Manteiga
1 colher de chá de Sal
10gr de Fermento Seco
200ml de Leite morno

Preparo:
Primeiramente ative o fermento misturando em um pote 2 colheres de farinha de trigo, 1 de açúcar, o fermento seco e um pouco de leite morno. Misture até formar uma massa mole. Tampe e espere dobrar de tamanho.

Agora em uma tigela, insira todos os outros ingredientes e misture bem. Adicione o fermento ativado e misture novamente até a massa desgrudar das mãos. Tampe com um pano úmido e deixe a massa crescer por 1 hora. Após isso, divida a massa em diversos pedaços (do tamanho de um limão taiti) e modele em forma de bolinhas. Deixe crescer novamente por 1 hora e coloque para assar (25minutos à 210º).
Pão de Farinha de Arroz Negro
 Visualmente, sua cor roxa escura vibrante adiciona um toque de exotismo à mesa, convidando a um banquete não só de sabor, mas também de estímulos visuais. Sua textura é um equilíbrio perfeito entre maciez e densidade robusta, proporcionando uma mordida satisfatória. E além do prazer gastronômico, a Farinha de Arroz Negro traz benefícios nutricionais, sendo rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, oferecendo uma opção saudável para quem busca diversificar a dieta. Em resumo, incluir a Farinha de Arroz Negro em suas receitas de pães, massas, tortas e bolos, além de satisfazer o paladar, também revela a magia culinária que reside na escolha de ingredientes diferentes.
Farinha de Arroz Negro
E quem produz esse super alimento é a Fazenda Tamanduá de Santa Terezinha/PB, que é um exemplo notável de compromisso com a produção sustentável e biodinâmica da Farinha Integral de Arroz Negro entre outros alimentos. Reconhecida pelo seu trabalho honroso em harmonia com a Natureza, a Fazenda adota práticas agrícolas que priorizam a preservação do ecossistema e por meio de uma abordagem cuidadosa, implementa métodos que fortalecem a saúde do solo e promove a biodiversidade, como a rotação de culturas e o uso de compostagem orgânica para fertilização. Seu comprometimento com a sustentabilidade se estende à aplicação de técnicas de acordo com os ciclos naturais, resultando em produtos de alta qualidade, além de se destacar como um exemplo inspirador de como a agricultura pode ser não apenas produtiva, mas também sustentável e respeitosa com o Meio Ambiente.
Farinha de Arroz Negro - Sítio Tamanduá
E todos esses alimentos vibrantes e ricos em sabores, podem ser harmonizados com um refrescante e cremoso Suco de Goiaba, que com sua textura encorpada e sabor inconfundível, oferece um complemento perfeito para esta refeição.
Harmonização com Suco de Goiaba
Proporcionando através da sua consistência cremosa uma experiência sensorial marcante, o Suco de Goiaba atua como um contraponto suave, mas decidido, pois sua doçura natural e seu perfil frutado equilibram os sabores intensos do Molho Satay, agregando assim, notas que ressaltam as nuances de cada ingrediente. Aqui, não tenha dúvidas, a combinação entre o Suco de Goiaba e os elementos desta refeição, cria uma sinergia de sabores que se entrelaçam de forma harmoniosa, garantindo uma experiência gastronômica completa e deliciosamente gratificante.
Suco de Goiaba - Life Sucos
Este suco em especial, foi produzido pela Life Sucos de Tabatinga/SP, que ficou muito conhecida pelo cuidado que tem desde a seleção das frutas até o processo de produção e distribuição, resultando em sucos frescos e muito saborosos, além claro, de garantir as propriedades nutricionais e o sabor autêntico da fruta. E outra coisa muito importante de frisar, é que a Life Sucos busca a sustentabilidade em todas as etapas, utilizando processos e tecnologias que ajudam o Planeta, garantindo um produto final que além de satisfazer o paladar, também respeita o meio ambiente. Legal né? É o verdadeiro reflexo do compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e de tudo que o cerca.
Suco de Goiaba - Life Sucos
Para finalizar e para mostrar que todo alimento fica ainda mais divino em peças de cerâmica, apresentamos aqui um conjunto feito exclusivamente pela ABOZELLI Cerâmica Artesanal, que devido ao seu estilo único e colorido, oferece uma experiência que vai além do aspecto estético, ou seja, traz consigo uma série de benefícios notáveis.
Cerâmica Artesanal
Composto por Tábua laranja com detalhe em cordão, Prato médio com pintura de flores coloridas, Prato azul pequeno e Molheira creme, este é um conjunto alegre e que dá para ser utilizado em diversas ocasiões. Podemos inclusive dizer, que tudo começa com o amor e o carinho que é transmitido por quem monta a mesa, pois ao escolher com todo o cuidado as peças que irá utilizar, transforma as refeições diárias em momentos especiais.
Tábua de Cerâmica com Queijos Finos de Cabra
E essa positividade exibida, ninguém tem como negar, pois quando nos aproximamos de uma bela mesa, sentimos vontade de participar da prazerosa refeição. Sem contar que são peças que ampliam todos os sentidos, pois promovem uma conexão mais profunda com os alimentos e inserem a arte no cotidiano, já que peças artesanais carregam a marca de seu criador.
ABOZELLI Cerâmica Artesanal
E quem está por trás dessa criação, é a artista Michele Abozelli, uma talentosa ceramista que faz peças repletas de personalidade, ricas em detalhes e, como já é de esperar de uma verdadeira artista, únicas e originais. Isso sem falar que além da sua parte criativa, também orienta diversos cursos no meio cerâmico, inclusive também para crianças, que aliás é um trabalho encantador. 😍
ABOZELLI Cerâmica Artesanal
Para te inspirar ainda mais, saiba que o trabalho de Michele não reflete apenas habilidade e técnica, mas também uma conexão profunda com a Natureza e a beleza orgânica encontrada na cerâmica artesanal, pois sua arte transforma o simples ato de servir e compartilhar refeições em momentos que celebram a vida em sua forma mais pura.
Dica de harmonização com Molho Satay
Fala a verdade... Muito legal todas essas indicações, não é? Todas são fruto de muito trabalho, esforço, carinho e dedicação. E por representarem a grande excelência naquilo que oferecem, serão um grande diferencial nos seus momentos de refeição. 
Molho Satay: Molho a base de amendoim e especiarias
E para você que está chegando agora, saiba que o Molho Satay faz parte da série "Molhos & Saladas", onde estamos apresentando receitas repletas de sabor para você recriar com grande estilo aí na sua casa. Aproveite que está aqui e veja as receitas que já foram publicadas!


Até a próxima!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

No cenário:
Redirecionamento para "Instagram/Site" ao clicar no nome

Atelie Flor do Sertão com Kimono
Atelier Tear & Trama Tecelagem Artesanal com Trilho de Mesa
Cibele Nakamura com Colar de Cerâmica
Flor do Brumado com Buquê de Flor Esqueletizada
Herrero´s Panos e Retalhos com Guardanapos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad