Post Top Ad

O Poder Afrodisíaco do Risoto de Cogumelos

Em um mundo agitado, repleto de compromissos e responsabilidades, encontrar tempo para nutrir o relacionamento amoroso é essencial. E o que poderia ser mais encantador e emocionante do que a união de sabores em uma cozinha cheia de amor? Por isso, hoje te convidamos para uma incrível e irresistível jornada através das receitas afrodisíacas, onde as sensações e os prazeres intensos, estão em plena evidência.
A melhor receita de Risoto de Cogumelos
Então para iniciarmos esse tour pelo mundo de sabor, imagine-se um jantar romântico à luz de velas, com direito a Risoto de Cogumelos e Vinho Especial, uma harmonização super envolvente que promove uma experiência sensorial incrível. Aqui, cada garfada desperta os sentidos, cada aroma acende uma chama ardente dentro de nós, cada ingrediente, cada especiaria, cada detalhe, tudo, têm o poder de elevar o sabor e eletrificar a atmosfera do momento.
Risoto Afrodisíaco de Cogumelos
Fala a verdade... Bom demais, né? Então junte-se a nós nesta bela jornada gastronômica onde o amor e a comida se encontram, onde o afeto e a ternura se manifestam, onde o carinho e a reciprocidade estão sempre em plena sintonia.

Risoto de Cogumelos
Uma receita inesquecível!
Iniciando o nosso menu apaixonante, começamos com um belo Risoto de Cogumelos, um prato onde a harmonia de texturas e de sabores se entrelaçam graciosamente em cada garfada. Só para você ter uma ideia, os cogumelos, símbolos da fertilidade e da vitalidade, trazem consigo uma sensualidade oculta, enquanto o arroz, com sua textura cremosa, convida ao toque suave dos lábios. Hummm! Para nós, essa é uma receita que deve ser compartilhada realmente com quem se ama, pois assim como numa dança, estar à dois neste momento é o que em definitivo aquecerá o coração dos apaixonados.

Para fazer a nossa receita você vai precisar de:
1 xícara de Arroz Arbório
Azeite de Oliva Extra Virgem
2 pedaços de Manteiga
1/2 Cebola Branca
300g de Cogumelo Shimeji
500ml de Caldo de Legumes
150g de Queijo Raiz do Sol
1 taça de Vinho Rosé Seco
Sal a gosto

Preparo:
Em uma panela média, aqueça um fio abundante de azeite de oliva e adicione a cebola picada e refogue-a brevemente. Acrescente os cogumelos, o sal e mexa delicadamente, permitindo que absorvam os sabores da cebola e do azeite. Deixe-os dourar ligeiramente, realçando seus aromas terrosos e textura delicada. Reserve!

Na mesma panela (mas sem as cebolas e os cogumelos), insira mais um fio generoso de azeite e em seguida, o arroz e o sal à gosto. Mexa bem e deixe dar uma refogada. Acrescente novamente o refogado da cebola com os cogumelos, envolvendo plenamente todos os ingredientes. Em seguida, adicione o vinho e o caldo de legumes, mexendo sempre levemente e até eles evaporarem. Acompanhe o processo mexendo sempre, até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente. O risoto deve estar cremoso e com uma leve resistência. Esse é o ponto perfeito para apreciar sua textura envolvente.

Finalize o risoto com a manteiga e o queijo, mexendo bem, permitindo que a manteiga derreta e o queijo se incorpore ao risoto, enriquecendo-o com seus sabores intensos.
Garfada em prato de risoto
Chegou o momento de servir essa obra-prima. Em pratos individuais, coloque porções generosas do risoto, finalizando com um pouco do queijo raiz do sol ralado e regando cada porção com um fio de azeite de oliva, realçando o brilho e o sabor do prato.
Aprenda uma maravilhosa receita de risoto para apimentar a relação amorosa
E uma super sugestão é colocar alguns cogumelos levemente grelhados para acompanhar, pois além da linda apresentação, fica delicioso demais.
Cogumelos para Risoto
Agora... Após desfrutarmos este delicioso Risoto de Cogumelos, é hora de nos aprofundarmos nos protagonistas dessa incrível experiência culinária, dentre eles, o Azeite de Oliva Extra Virgem, que ao ser extraído das melhores azeitonas, adicionou uma nota de sofisticação e suavidade à receita, complementando perfeitamente os cogumelos frescos e dando ainda mais cremosidade ao arroz.

O Azeite
Um verdadeiro Blend de Sabores
Azeite para Risoto
No coração das oliveiras, em paisagens de tirar o fôlego, nasce um tesouro dourado que transcende fronteiras e enriquece nossas vidas: o Azeite Extra Virgem. E dentro desse universo, apresentamos um blend único (composto pelas variedades arbequina, koroneiki, arbosana e coratina) que irá despertar uma explosão de sabores no seu paladar.

Originárias de terras distantes, cada uma dessas variedades traz consigo sua própria essência e características marcantes. A arbequina, proveniente da Espanha, traz notas suaves e delicadas, com um toque de amêndoas frescas. A koroneiki, nascida na Grécia, apresenta um sabor frutado e picante, com nuances de ervas aromáticas. A arbosana, também da Espanha, contribui com seu aroma amadeirado e um paladar ligeiramente picante. Já a coratina, originária da Itália, traz intensidade e um sabor marcante, com notas de folhas verdes e um leve amargor.
Blend de Azeites para receitas
E na vastidão do Rio Grande do Sul, um sonho nasceu juntamente com os pioneiros do plantio de oliveiras no início dos anos 2000. Assim surgiu a Don José de Caçapava do Sul/RS, uma marca que teve a coragem de explorar novas fronteiras agrícolas e que teve como base o impulsionamento do desenvolvimento econômico da metade do sul do estado. Inspirada pelas condições climáticas que se assemelham às regiões tradicionais de cultivo de oliveiras, a Don José busca oferecer um produto de excelência, sem igual, que conquista as pessoas e que é perfeito para incrementar pratos refinados ao redor do mundo.
Azeite Don José
Além do Azeite, outro elemento essencial que contribuiu para a sublime criação do Risoto foi o Queijo, mas não qualquer Queijo, pois estamos falando aqui do Queijo Raiz do Sol, que com sua textura macia e sabor marcante, trouxe uma camada de prazer e cremosidade a cada mordida. Derretendo delicadamente no calor do risoto, ele se mesclou aos cogumelos e envolveu os grãos de arroz em uma capa de sabores ricos e reconfortantes

O Queijo
A combinação perfeita entre tradição e sabor
Queijo de Leite Cru para Risoto
O Queijo Raiz do Sol traz consigo uma história rica e um sabor inconfundível. Originário das tradições do queijo artesanal brasileiro, ele é feito com leite cru e encanta os paladares mais exigentes com sua capa de açafrão intensa e deliciosa. Inclusive, a história do Queijo Raiz do Sol remonta às raízes mais profundas do Brasil, onde a produção artesanal de queijos é uma tradição transmitida de geração em geração. Sendo assim, cada pedaço desse queijo conta a história de um lugar, de uma comunidade e de um amor pelo queijo que se perpetua ao longo dos anos.

O cuidado e a dedicação envolvidos na produção do Queijo Raiz do Sol são notáveis. A seleção do leite cru de qualidade é essencial para preservar os sabores autênticos e os aromas característicos desse queijo único. O uso do açafrão na capa do queijo adiciona um toque especial, proporcionando uma cor vibrante e um sabor irresistível. Seu sabor complexo, equilibrado e encorpado se desdobra em camadas de notas intensas, levando seu paladar a uma verdadeira viagem de prazer e descoberta.
Queijo com capa de açafrão
Produzida em meio aos encantos do Cerrado Mineiro pela Santa Clara Dourados, uma produtora de queijos artesanais que eleva a excelência da tradição queijeira a patamares extraordinários, esse Queijo representa uma bela história de dedicação, amor e sucesso. Só para você saber, a Santa Clara Dourados é mais do que uma simples produtora de queijos, é uma paixão incansável pela qualidade, uma dedicação constante em buscar a perfeição em cada etapa do processo, onde se destaca pela sua visão arrojada e inovadora, mantendo-se fiel às tradições queijeiras, mas também abraçando o novo. Cada peça de queijo que nasce é resultado de um cuidadoso trabalho, desde a seleção do leite fresco e de alta qualidade, até o processo artesanal que confere personalidade e sabor inigualáveis.
Santa Clara Dourados: Queijo Raiz do Sol
Acompanhando com maestria este prato e mostrando que a arte da harmonização é sempre um encanto, Vinho Tinto Corte Bordalês, pois quando se trata de criar uma experiência gastronômica verdadeiramente memorável, esse é o Vinho que desempenha plenamente este papel. E no caso do nosso risoto de cogumelos, o vinho tinto Corte Bordalês surge como um parceiro perfeito, pois devido a sua composição especial de 50% Cabernet Sauvignon, 30% Cabernet Franc e 20% Merlot, é o tipo de bebida que se mostra como uma verdadeira experiência sensorial, onde cada gole transcende o comum e nos faz celebrar como nunca a beleza da vida.

O Vinho
A harmonia perfeita para o Risoto
Vinho para harmonizar com Risoto
O Corte Bordalês tem origem na lendária região vinícola de Bordeaux na França, que é conhecida por sua tradição e excelência na produção de vinhos. As uvas que compõem esse corte são cultivadas em solos distintos, cada uma contribuindo com sua personalidade única para a composição final. O Cabernet Sauvignon traz a estrutura e os taninos marcantes, o Cabernet Franc adiciona elegância e complexidade, enquanto o Merlot confere maciez e suavidade ao conjunto.

Na gastronomia, o vinho tinto Corte Bordalês desempenha um papel de destaque. Sua riqueza de aromas e sabores, combinada à sua estrutura equilibrada, torna-o uma escolha clássica e versátil para acompanhar uma variedade de pratos. No caso do risoto de cogumelos, sua presença enriquece a experiência, realçando os sabores terrosos e ressaltando a cremosidade do prato. Os taninos presentes no vinho, por sua vez, ajudam a cortar a untuosidade do queijo raiz do sol, proporcionando uma harmonia perfeita no paladar.
Corte Bordalês: O melhor vinho do mundo
Produzido pela renomada areA15 Vinícola Boutique, uma marca que iniciou a sua história com um convite, ou melhor, uma paixão compartilhada pelo vinho e um desejo de criar algo extraordinário (onde Jean Paulo Raimondi, um produtor que cultivava vinhos e espumantes para seu próprio prazer e de seus amigos, recebeu um chamado do Cícero Zanoni, seu sócio atual, para abrir uma vinícola), o Vinho Corte Bordalês significa tudo isso que dissemos e muito, mais, pois ele além de ser um dos melhores Vinhos do gênero, representa uma fusão entre arte, exclusividade e excelência enológica.

Além disso, o próprio layout do nome areA15 é um testemunho da atenção aos detalhes e da busca pela expressão artística. Inspirados pelo Letterpress, todas as embalagens são carimbadas manualmente, simbolizando a impressão por prensa e acrescentando um toque de autenticidade. 
areA15 Vinícola Boutique
Inclusive, para ser a base do preparo deste prato, utilizamos um outro ótimo Vinho da areA15, o Vinho Fino Rosé Seco (80% Malbec e 20% Moscato Giallo), que com seu perfil seco, com notas sutis de frutas vermelhas e acidez equilibrada, elevou como nunca os sabores do risoto, criando um entrelaçamento de sabores em cada garfada. E é bem isso mesmo! Cada gota desse Vinho proporcionou uma agradável harmonia com os cogumelos e o queijo, realçando os sabores e trazendo uma prazerosa sensação ao paladar.

Aliás, o vinho rosé também reserva algumas curiosidades. Diferentemente dos vinhos tinto e branco, ele não exige longos períodos de envelhecimento para atingir sua plenitude. Sua proposta é ser apreciado jovem, fresco e vibrante, permitindo que as nuances de aromas e sabores sejam desfrutadas de imediato. Além disso, sua versatilidade o torna um companheiro perfeito para diferentes ocasiões, desde momentos informais de descontração até jantares requintados.
Receita de Risoto com Vinho Rosé
E para complementar a inesquecível experiência gastronômica, Pratos de Cerâmica, claro. Para tal, aqui um conjunto de Pratos com seu design que nos remete a um tijolo, possuindo uma mescla de tons marrons, variando entre o escuro e o claro. E de fato, a escolha dessas peças não foi apenas estética, mas também estratégica, pois a cerâmica elevou os sabores e a textura do Risoto, além de criar um contraste visual encantador. 

A Cerâmica
Elevando o bem-estar na experiência gastronômica
Prato de Cerâmica para Risoto
A tonalidade marrom da cerâmica harmonizou-se perfeitamente com os tons terrosos dos cogumelos, criando uma paleta de cores sofisticada e aconchegante. A textura e o acabamento impecáveis da cerâmica adicionaram um toque artesanal e único à apresentação, transmitindo a atenção aos detalhes e o cuidado dedicado à criação desse prato. Para finalizar, cada colherada servida nessa cerâmica especial foi uma verdadeira obra de arte culinária, elevando não apenas o sabor, mas também a experiência visual dos alimentos.

Sabe... Quando nos sentamos à mesa e servimos uma refeição em um Prato de Cerâmica autoral, somos envolvidos por uma atmosfera de magia e delicadeza, pois cada peça é única, diferente, cheia de história e claro, com a personalidade de seu criador. Esse tipo de peça tem o poder de transformar uma simples refeição em uma experiência muito satisfatória, pois ela nos convida a apreciar não apenas o sabor dos alimentos, mas também a beleza que se manifesta em cada detalhe, como a escolha cuidadosa de cores, a combinação de formas e a harmonia presente em cada criação, despertando nossos sentidos e nos fazendo saborear a comida de uma maneira mais intensa e gratificante.
Dica de prato para Risoto
No Brasil, a arte da cerâmica autoral tem se expressado de forma brilhante, com artistas talentosos que exploram técnicas tradicionais e contemporâneas, mesclando influências culturais e criando obras que refletem nossa identidade e diversidade. Suas criações são reconhecidas pela originalidade, pelo domínio técnico e pela capacidade de transmitir emoção através da cerâmica. E dentre os grandes mestres da atualidade, Ela, Raquel Klepacz, uma artista apaixonada pela arte da cerâmica e que transforma sua paixão em peças únicas e inspiradoras.

Através de seu atelier, Raquel dá vida à argila, moldando-a com maestria e sensibilidade. Cada peça é confeccionada de forma artesanal, com cuidado e dedicação em cada detalhe. Seu processo criativo é uma verdadeira alquimia, onde a argila se transforma em obras de arte que encantam os sentidos. Para Raquel, a cerâmica vai além de um simples ofício, é uma forma de expressão, um diálogo entre suas mãos e o material, onde atuar com cerâmica é uma conexão profunda com a natureza e uma maneira de transmitir emoções e sensações através de suas criações.
Ceramista do Brasil: Raquel Klepacz
Para finalizar essa incrível receita, é impossível não destacar a sinergia perfeita entre a receita de Risoto de Cogumelos, a harmonização com o Vinho e o toque afrodisíaco do Azeite e do Queijo que permeia todo o momento.
Saiba onde encontrar os melhores ingredientes para risoto
E realmente, essa combinação de sabores e sensações criou um cenário ideal para despertar a paixão entre os casais, pois desde o preparo cuidadoso do risoto até a escolha do vinho que o acompanha, cada detalhe foi pensado para criar uma experiência gastronômica inesquecível e envolvente. Afinal, a culinária tem o poder de aproximar corações e estimular os sentidos.
Série de publicações sobre receitas afrodisíacas
E para te inspirar ainda mais, informamos que essa receita de Risoto de Cogumelos faz parte da Série: Receitas Afrodisíacas, onde em cada publicação, traremos uma nova e surpreendente receita, cuidadosamente selecionada para tornar os momentos entre os casais verdadeiramente inesquecíveis.

E aí? Vai perder?
Claro que não, né!

Nos vemos na próxima receita ;)

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Don José com Azeite Extra Virgem
Queijo Santa Clara Dourados com Queijo Raiz do Sol
areA15 Vinícola Boutique com Vinho Corte Bordalês e Vinho Rosé Seco
Rakel Atelier com pratos de Cerâmica

No cenário:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Martinazzo com Tábua, Ralador e Panela
Wolff com Talheres
Anama Home com Mesa Posta
Ateliê Toca do Tatu com Bowl de Cerâmica
Flor do Brumado com Buquê de Flor
Lumus Essence com Velas Aromáticas
Andrea Leigue com Pires de Cerâmica
Kampo de Ervas com Sal Rosa

3 comentários:

  1. Maria Aparecida Machado Pereira14 de junho de 2023 às 21:30

    Com muita sensibilidade, talento e competência a Revista Nós e Outros Olhos proporcionou um conteúdo com excelência e beleza proporcionando um momento prazeroso. Transmitiu nosso trabalho e nossa alma com delicadeza mas com a intensidade real. Ficamos muito gratos, honrados e felizes por participar desse projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queijo Santa Clara Dourados15 de junho de 2023 às 07:04

      Com muita sensibilidade, talento e competência a Revista Nós e Outros Olhos proporcionou um conteúdo com excelência e beleza, um momento prazeroso! Transmitiu nosso trabalho e nossa alma com delicadeza e com a intensidade real. Ficamos muito gratos, honrados e felizes por fazer parte desse projeto. Equipe Queijo Santa Clara Dourados.

      Excluir
  2. Olá Maria,
    A honra é toda nossa, pois poder compartilhar com nossos leitores, essa iguaria brasileira é um grande privilégio.
    Também ficamos muitos felizes com o resultado e esperamos que em breve possamos conhecer outros Queijos Santa Clara Dourados, pois são verdadeiras obras de arte.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad