Post Top Ad

O Poder do Mel: 16 marcas que se destacam por sua qualidade

Celebrado anualmente no dia 17 de março, o Dia Nacional do Mel é uma ocasião singular que reverencia e celebra a diversidade, a tradição e a apreciação global por este alimento milenar. Nesta data especial, entusiastas, produtores, chefs e apreciadores ao redor do mundo se unem para exaltar a riqueza cultural que emana desse néctar dourado.
Guia de Meles Artesanais e Especiais do Brasil
Ressaltando a importância dos apicultores e produtores, cujo papel é vital na preservação dos métodos tradicionais de produção, o Dia Nacional do Mel proporciona uma oportunidade ímpar para reconhecermos o labor incansável desses verdadeiros artesãos.

Além disso, as festividades em torno deste dia frequentemente abrangem uma variedade de eventos especiais, degustações, workshops e promoções em estabelecimentos dedicados ao Mel. Tais atividades oferecem aos admiradores do mel a chance de explorar novos sabores, conhecer diferentes variedades e aprofundar seu entendimento sobre esta arte que tem origem na Natureza.
Guia de Produtores de Mel no Brasil
Só para você ter uma ideia, a ascensão e a sofisticação do Mel no Brasil tem se revelado um movimento vibrante que combina tradição, inovação e uma apreciação crescente, fazendo do Mel a base para a criação de inúmeros alimentos de alta qualidade.

Neste palco silencioso da natureza, onde a luz do sol brinca entre as flores, desenrola-se uma história ancestral com maestria. É o conto das Abelhas, incansáveis operárias que tecem a teia da vida com suas asas delicadas e trabalho incessante. No alvorecer, elas emergem de suas colmeias, numa sinfonia em busca do néctar dourado. Como artistas diante de uma tela de pétalas, elas pintam o mundo com seu voo gracioso, polinizando, fecundando e desempenhando um papel vital na renovação da flora. E enquanto as abelhas trabalham em sua obra-prima, os apicultores, como guardiões atentos, observam e protegem este ciclo de vida. Com mãos habilidosas e corações dedicados, eles cuidam das colmeias, oferecendo-lhes abrigo seguro e zelo amoroso.
Favo de Mel
Cada colmeia é para os apicultores um tesouro a ser preservado, um santuário de sabedoria e abundância. E com paciência e respeito, eles extraem o precioso Mel, honrando assim, a parceria ancestral entre o homem e o inseto, ou seja, é um ballet harmonioso entre a natureza e a humanidade, onde cada movimento, cada gesto, cada sensação, é uma homenagem à beleza e à delicadeza deste ecossistema único.

Por isso, hoje, Dia Nacional do Mel, celebramos esta aliança sagrada, reconhecendo a magia que acontece quando as abelhas e os apicultores se unem para criar algo verdadeiramente extraordinário.
Quais são os benefícios do Mel para a saúde?
Agora, uma coisa é certa, se estamos celebrando o Dia Nacional do Mel, nada melhor do que comemorá-lo saboreando um excelente mel, não é mesmo? Pois além de ser um ato praticamente sagrado (principalmente para os amantes dos bons Meles), adiciona uma riqueza de sabor às nossas vidas.

E para você que está sempre à procura dos melhores Meles, hoje, em especial, apresentamos com muito apreço uma bela seleção com 16 Meles brasileiros, que além de trazerem consigo a energia e dedicação de todo o processo de produção, refletem vividamente a rica cultura e a essência única desta arte.

E aí, bora conhecê-los!

Abelhar
Mel Florada de Laranjeira
Abelhar
O Mel da Florada de Laranjeira é uma preciosidade dourada que captura a essência cítrica e delicada das laranjeiras em flor. Reconhecido por sua tonalidade dourada e aroma perfumado, este mel encanta os sentidos com seu sabor suave, floral e notas sutis de cítricos. E além da sua exuberância sensorial, o Mel da Florada de Laranjeira é abundante aqui no Brasil, pois suas árvores são muito presentes em diversas regiões. Por isso, este Mel carrega consigo uma rica história cultural, que ao longo dos séculos, têm sido parte integrante da vida das pessoas, inspirando tradições, histórias e até mesmo lendas locais. Assim, ao saborear esse Mel, os apreciadores desfrutam do seu delicioso sabor e também se conectam com uma parte importante da identidade e da cultura brasileira.
Mel Florada de Laranjeira
Esse, por exemplo, é produzido pela Abelhar de Birigui/SP, uma marca que conquistou muitas pessoas através da confiança e na procedência de seus produtos. Idealizada por Othon Lucas Procópio e Lorena de Cássia Araujo Procópio, a Abelhar iniciou suas atividades em 2020, quando o casal começou a criar abelhas sem ferrão por hobby. Com a especialização, eles se consolidaram como uma empresa empreendedora apícola. Inclusive, o nome Abelhar é facilmente compreendido sobre o contexto do seu segmento, evocando a imagem das abelhas, principais protagonistas da atividade apícola. Além disso, o slogan da marca, "Cada um voa como pode", presta uma bela homenagem ao filho autista da família, transmitindo uma mensagem de inclusão, aceitação e respeito às diferenças.
Abelhar: Mel Florada de Laranjeira

Meliponário AirbnBee
Mel Maturado de Tiúba
Meliponário AirbnBee
Este Mel é definitivamente um produto singular, pois é cultivado no coração da Floresta Amazônica pela Abelha nativa sem ferrão Melipona Fasciculata, mais conhecida como Tiúba ou Uruçu-cinzenta. Sendo este o resultado de um processo de fermentação natural iniciado dentro da própria colméia (e que perdura após a colheita), este Mel é submetido a um período de maturação que pode se estender por até 6 meses, durante o qual, seu sabor é refinado e enriquecido. Caracterizado por um dulçor suave, levemente ácido, de textura líquida e até mesmo ligeiramente azedo, este Mel exótico da Amazônia promete uma experiência sensorial única e que vale muito a pena ser degustado.
Mel Maturado de Tiúba
Produzido pelo Meliponário Nativas do Pará, em Tracuateua/PA e comercializado pelo Meliponário AirbnBee de Campinas/SP (um empreendimento inovador que além da produção de mel se destaca como um verdadeiro catalisador para a conservação da biodiversidade e o cultivo das abelhas nativas), este Mel representa uma das grandes conquistas de seu fundador Guilherme Aguirre, um biólogo e mestre em Ecologia pela Unicamp, que tem como missão a reconexão das pessoas com as abelhas nativas, destacando a importância desses pequenos insetos para os ecossistemas e oferecendo produtos que são verdadeiros tesouros da natureza. Inclusive, Guilherme compartilha sua jornada de descoberta e paixão pelas abelhas desde seu primeiro contato, quando tinha apenas 1 caixa de abelha. Hoje, com mais de 30 caixas e 10 espécies diferentes, a AirbnBee representa não apenas uma empresa, mas um movimento dedicado à preservação e valorização das abelhas nativas do Brasil.
Meliponário AirbnBee: Mel Maturado de Tiúba

ApisVida
Mel Orgânico
ApisVida
Este Mel Orgânico é mais do que um simples produto alimentício, é o resultado cuidadoso do trabalho das Abelhas Melíferas, que transformam o néctar das flores em uma iguaria preciosa. Produzido dentro de um sistema internacional de produção orgânica, este mel possui certificação do IBD, IFOAM ACCREDITED e USDA, garantindo assim, a sua qualidade e procedência. E além de preservar todos os benefícios do mel tradicional, este Mel Orgânico se destaca por sua origem 100% natural e pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental, ou seja, cada colherada deste rico alimento não apenas proporciona um sabor delicioso, mas também é um verdadeiro gesto de cuidado com o meio ambiente e com a saúde.
Mel Orgânico
Produzido pela ApisVida de Bebedouro/SP, uma marca que iniciou sua história em 1958 com a Família Matiazzi (movidos por um sonho ousado do casal Luiz Henrique Matiazzi e Edinalva Matiazzi), este delicioso Mel Orgânico representa a maestria e o grande sucesso da terceira geração da Família, hoje representada pela Dra.Thais F. Matiazzi e por Luiz Felipe Matiazzi. E mesmo com o passar dos anos, eles continuam sua trajetória de inovação, sustentabilidade e paixão pela apicultura, reafirmando assim, o seu compromisso com a segurança e claro, com a plena satisfação dos clientes. E aqui, em especial, destacamos a embalagem "Bisnaga Corta-gotas", uma iniciativa pioneira para os amantes do mel  aproveitarem até a última gota desse rico alimento.
ApisVida: Mel Orgânico

Meliponário Atlante
Mel de Abelha Canudo / Mata Atlântica
Meliponário Atlante
O Mel da Abelha Canudo, oriundo da exuberante Mata Atlântica, é uma verdadeira preciosidade culinária. Com seu aroma floral delicado e sabor característico, este mel oferece uma experiência sensorial única e que encanta os paladares mais exigentes. Produzido por abelhas nativas indígenas, este mel não só proporciona um toque de sofisticação aos pratos, mas também carrega consigo um profundo compromisso com a preservação ambiental. Cada gota desse mel não é apenas uma delícia gastronômica, mas também um testemunho da rica biodiversidade da Mata Atlântica e um tributo à sabedoria das abelhas nativas.
Mel de Abelha Canudo / Mata Atlântica
E olha que legal... Este raro Mel é produzido pelo Meliponário Atlante de Paraty/RJ, uma iniciativa sustentável da Fraternidade Branca Universal do Arcanjo Mickael (FBUAM). Situado em meio à exuberante Mata Atlântica, o Meliponário (que conta com uma equipe formada por voluntários dedicados e qualificados) tem como missão primordial preservar não apenas a fazenda São Roque, mas todo o rico bioma florestal em que está inserido, por isso, eles direcionam 100% de sua receita para a preservação da Mata Atlântica. E por cultivar e proteger as abelhas nativas brasileiras, conhecidas como abelhas indígenas sem ferrão, o Meliponário contribui significativamente para a polinização e para a produção de um mel raro, que inclusive, é muito apreciado por grandes chefs da gastronomia contemporânea.
Meliponário Atlante: Mel de Abelha Canudo / Mata Atlântica

Flor das Águas Apiários
Mel de Florada Silvestre com um toque de Angico
Flor das Águas Apiários
Nos cativando por sua singularidade e refletindo uma vasta diversidade de flores, este Mel de Florada Silvestre foi totalmente inspirado no verão, onde o que mais se destaca, é o aroma envolvente das flores brancas de Angico. É um mel que reflete a contemporaneidade, pois captura o espírito do momento presente. E isso é verdade, pois sua essência está em perfeita sintonia com a estação atual. De textura ímpar, de aroma envolvente e com uma origem diversificada, este Mel se apresenta de forma única no paladar, combinando perfeitamente com frutas, cereais e muito mais.
Mel de Florada Silvestre com um toque de Angico
Produzido pela Flor das Águas Apiários de Cunha/SP, este Mel além de ser muito saboroso, vem com uma energia muito positiva, pois todo o seu processo é um reflexo de uma conexão profunda com a natureza e a espiritualidade. Só para você ter uma ideia, o apiário faz parte do Espaço Flor das Águas, um espaço que tem como princípio a expansão da consciência das pessoas através de cursos, vivências e hospedagens. Fundados pelo casal Narada e Ramani (mestres em yoga), tanto o espaço quanto o apiário representam o desejo de ambos em viverem em sintonia com a natureza e o meio ambiente.
Flor das Águas Apiários: Mel de Florada Silvestre com um toque de Angico

Apiário da Floresta
Mel Cru / Florada Silvestre
Apiário da Floresta
O Mel Cru Florada Silvestre é uma outra verdadeira expressão da biodiversidade da Mata Atlântica, pois sua composição multifloral é cuidadosamente produzida pelas abelhas Apis Mellifera. Mantendo todas as suas propriedades naturais, este mel é processado a frio, o que garante sua autenticidade e pureza. E por ser inspirado pela riqueza da flora local, seu grande diferencial reside na composição única das espécies vegetais da região, onde o método de processamento adotado preserva todas as características de aroma, cor, sabor e textura original do mel, ou seja, sem qualquer tipo de homogeneização, pasteurização ou aquecimento, resultando assim, em um alimento verdadeiramente excepcional.
Mel Cru / Florada Silvestre
Produzido pelo Apiário da Floresta de São Roque/SP, uma empresa familiar fundada em 2016 por Marina Zablith e Lucas Pellicani, esse Mel excepcional é manejado de forma silenciosa e com todo o carinho possível, ou seja, tudo para respeitar ao máximo o humor e a receptividade de cada colmeia. Especializados em mel e produtos apícolas de origem florestal (todos provenientes de espécies nativas da Mata Atlântica), o Apiário da Floresta se destaca por seu compromisso com o bem-estar do meio ambiente e claro, com a saúde das próprias abelhas, pois sempre priorizam em deixar uma boa parte do mel produzido para o consumo dos próprios enxames. Legal né?
Apiário da Floresta: Mel Cru / Florada Silvestre

Heborá
Mel de Abelha Jataí
Heborá
O Mel das Abelhas Jataí é uma preciosidade da fauna brasileira cujas características únicas o destacam no mundo apícola. Produzido por abelhas nativas sem ferrão, o Mel Multifloral de Jataí é conhecido por sua complexidade de sabor, que pode variar desde notas suaves e florais até um leve toque de acidez, conferindo-lhe uma personalidade distinta. Além disso, sua consistência é geralmente mais líquida em comparação com o mel produzido por outras espécies de abelhas. E uma curiosidade fascinante sobre as abelhas Jataí é a sua capacidade de construir ninhos em diversos tipos de locais, como óculos de árvores, paredes e até mesmo em caixas preparadas para abrigá-las.
Mel de Abelha Jataí
Produzido pela Heborá de Ribeirão Preto/SP, um empreendimento feminino pioneiro no processamento de produtos de abelhas brasileiras sem ferrão, esse Mel traz na essência a promoção da saúde e do bem-estar humano, bem como para a preservação do meio ambiente. Especializada na produção e processamento de mel, própolis e cera, onde agrega valor aos produtos da meliponicultura através da comercialização de suplementos alimentares e biocosméticos, a história da Heborá começou com a necessidade de uma jovem mãe em cuidar um pouco mais do seu "eu interior", onde ao encontrar muito benefícios no mel da Abelha Jataí, acabou não só fortalecendo a saúde do seu corpo, mas da sua alma também.
Heborá: Mel de Abelha Jataí

Apiário Irmãos Theobald
Mel de Florada Silvestre
Apiário Irmãos Theobald
O Mel colhido a partir da florada predominante silvestre é uma verdadeira riqueza da Natureza, pois captura os aromas e os sabores únicos das flores selvagens que adornam nossos campos e florestas. Este mel, embalado em frascos de 500g com uma abertura generosa (o que facilita muito no momento do preparo de receitas que precisam de uma quantidade abundante), é cuidadosamente coletado por exímias abelhas, que além de explorarem os recantos mais remotos em busca das melhores fontes de néctar, fazem com que cada colherada seja verdadeira uma viagem sensorial através das paisagens naturais do Brasil.
Mel de Florada Silvestre
Proveniente do Apiário Irmãos Theobald de Nova Teutônia/SC, este Mel representa a essência de uma empresa com tradição familiar enraizada na apicultura, meliponicultura e na produção orgânica de nozes pecan, acumulando ao todo, mais de 80 anos de experiência e conhecimento. E neste cenário, onde a arte da apicultura é passada de geração em geração, cada etapa do processo é cuidadosamente executada com maestria e dedicação. Só para ter uma ideia, no local do envase do mel, a higiene é impecável, garantindo não só um produto final de alta qualidade, mas sendo uma referência em sua região. Inclusive, eles participaram conosco da publicação "A Cura pelo Mel: 8 receitas que você deve conhecer", demonstrando uma bela contribuição cultural associada a esse néctar dourado.
Apiário Irmãos Theobald: Mel de Florada Silvestre

Mel Mandala
Mel de Flores de Café
Mel Mandala
O Mel de Flores de Café carrega consigo a essência única dos campos cafeeiros, pois seu sabor pode variar significativamente de acordo com a variedade de café presente na região. E assim como o café produz diferentes perfis de sabor dependendo do terroir, o mel colhido das flores de café também pode apresentar nuances únicas, refletindo as características específicas do ambiente onde as abelhas coletam o néctar. Inclusive, essa diversidade de sabores torna o Mel de Flores de Café uma verdadeira expressão da biodiversidade e da riqueza da nossa terra, pois sua particularidade está na complexidade de seu perfil sensorial, que combina notas adocicadas com sutis nuances que remetem ao característico perfil do café.
Mel de Flores de Café
Produzido pela Mel Mandala, uma marca de Pouso Alto/MG que há três décadas é reconhecida pela sua excelência na produção e fornecimento de produtos apícolas, este Mel faz parte da linha Grand Cru, uma linha gourmet que concentra somente os melhores sabores e aromas. Inspirada pelo trabalho harmonioso das abelhas e sua importância vital na polinização, a Mel Mandala (sua origem remonta à união de apicultores na região da Mantiqueira Mineira, uma área rica em biodiversidade) se compromete em oferecer produtos que promovam uma alimentação saudável e sustentável. Além disso, eles se destacam pelo compromisso em promover uma cadeia produtiva responsável, conscientizando tanto os consumidores quanto os parceiros sobre a importância da saúde e preservação ambiental.
Mel Mandala: Mel de Flores de Café

Apiário Maria Maria
Mel Cremoso
Apiário Maria Maria
O Mel Cremoso é uma verdadeira iguaria que impressiona. Sua textura é obtida através de um processo que consiste na quebra dos cristais de açúcares do mel, sem qualquer adição de outros produtos, ou seja, é apenas Mel. Sua textura pastosa e aveludada proporciona uma experiência única ao paladar, sendo uma opção versátil e saudável para diversas combinações gastronômicas. Com um baixíssimo teor de açúcar, o Mel Cremoso harmoniza perfeitamente com uma variedade de alimentos, como queijos, torradas, frutas, pães, biscoitos e bolos, adicionando um toque especial de doçura e sabor a cada prato.
Mel Cremoso
E este notável Mel é produzido pelo Apiário Maria Maria de Abadia dos Dourados/MG, uma iniciativa liderada por duas irmãs com raízes profundas no campo e uma paixão compartilhada pelo mel como alimento essencial. Com um nome que presta homenagem a todas as mulheres empreendedoras e à sua mãe, Maria, o Apiário oferece acesso a produtos de alta qualidade, valorizando o artesanato e a agricultura familiar conduzida por mulheres. Fundado há dois anos na zona rural do Cerrado Mineiro, este apiário destaca-se pela sua produção artesanal e afetuosa, mantendo uma conexão próxima com a mesa dos seus consumidores.
Apiário Maria Maria: Mel Cremoso

Mbee
Mel Branco / Cânions Gaúchos
Mbee Mel
O Mel Branco dos Cânions Gaúchos é um deleite incomparável dos Campos de Cambará do Sul, uma expressão vívida das flores silvestres que florescem na região. Com sua tonalidade branca e consistência cremosa, este mel proporciona uma experiência única no paladar, revelando um aroma distinto de flores brancas, especialmente o da Dama da Noite. Seu sabor suave e doce, com um toque de dulçor elevado, perdura na boca, promovendo uma incrível jornada de sabores. E por ser extremamente versátil e requintado, o Mel Branco dos Cânions Gaúchos complementa perfeitamente o café da manhã, realçando o sabor de iogurtes e frutas frescas, ou seja, uma iguaria brasileira que você deve conhecer.
Mel Branco / Cânions Gaúchos
E o mais interessante sobre esse Mel é que ele é fornecido pela Mbee de Atibaia/SP, uma super marca que iniciou suas atividades em 2012, quando Márcia e Eugênio Basile, inspirados pelos inúmeros platôs de pedra que já haviam em sua fazenda (ideais para a produção do mel de Apis Mellifera), se aventurarem no mundo do mel e se apaixonaram pela atividade. Só para ter uma ideia, eles cultivam uma variedade grande de flores para proporcionar às abelhas uma abundante alimentação, além claro, de acreditarem que a variedade de flores resulta em meles mais ricos em sabores e nutrientes.
Mbee: Mel Branco / Cânions Gaúchos

Apiário Nona Emília
Mel de Flores de Lichia
Apiário Nona Emília
O Mel de Flores de Lichia é uma joia rara entre os meles, pois é conhecido por sua delicadeza e sabor distinto. Originário das flores exóticas da Lichieira, este mel cativa os sentidos com sua doçura suave e aroma floral. Sua tonalidade âmbar brilhante reflete a beleza das flores que o originam, enquanto sua textura sedosa derrete na boca. Ah! E uma curiosidade fascinante sobre este mel é sua associação com a cultura chinesa, pois a lichia é considerada um símbolo de amor e romance. Além disso, o Mel de Flores de Lichia evoca uma sensação de elegância e exotismo, adicionando um toque especial a qualquer experiência gastronômica.
Mel de Flores de Lichia
Quer mais? Então saiba que este Mel é produzido no Apiário Nona Emília em Itupeva/SP, que tem como diferencial uma incrível produção realizada diretamente na natureza e o melhor, nas alturas das serras da Reserva Natural do Japi, onde não há presença humana (garantindo a pureza do néctar coletado pelas abelhas). E inspirados na sociedade perfeita das abelhas, a família fundadora do apiário busca incessantemente pela excelência na produção, mantendo um compromisso com a natureza, organização e dedicação na entrega de produtos de altíssima qualidade. Para completar, hoje o Apiário é uma referência em turismo rural e pedagógico, oferecendo experiências educativas e enriquecedoras para visitantes de todas as idades, além de serviços como resgates de abelhas em áreas urbanas.
Apiário Nona Emília: Mel de Flores de Lichia

Apiário Pouso do Campo
Mel com Nozes
Apiário Pouso do Campo
A combinação de Mel com nozes é uma dupla maravilhosa para o nosso paladar, pois enquanto o mel nos traz doçura natural e notas florais, as nozes trazem uma textura crocante e um sabor rico e amanteigado. E além de ser uma combinação deliciosa, eles oferecem uma série de benefícios para a saúde, já que o mel é uma fonte natural de energia (possuindo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a fortalecer o sistema imunológico) e as nozes uma excelente fonte de gorduras saudáveis (como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, proteínas, fibras, vitaminas e minerais). Em resumo, essa combinação de nutrientes faz dessa maravilha uma opção nutritiva para auxiliar na saúde do corpo como um todo.
Mel com Nozes
Produzido pelo Apiário Pouso do Campo, que fica localizado nas encantadoras terras da Serra da Mantiqueira, mais especificamente na bela cidade de Santa Rita do Sapucaí/MG, podemos dizer claramente que este mel é uma expressão genuína de amor pelas abelhas e pela natureza. Sob os cuidados de um casal dedicado e apaixonado, cada pote de mel é produzido de forma artesanal e sem igual, ou seja, todo o processo é marcado pelo carinho e pela dedicação deles, o que garante não apenas a qualidade excepcional do produto final, mas também é uma forma de transmitir o mais profundo respeito e admiração por todos aqueles que o consomem.
Apiário Pouso do Campo: Mel com Nozes

Apiário Santo Antonio
Mel Assa Peixe
O Mel Assa Peixe sem sombra de dúvidas é uma preciosidade dourada que captura a essência única da natureza. Originado do néctar das flores de Assa-Peixe, reconhecido por sua tonalidade dourada e por sua leve acidez, este mel encanta os sentidos com seu sabor suave e aroma envolvente. Além disso, seu sabor delicado harmoniza perfeitamente com queijos finos, proporcionando uma experiência gastronômica singular. Isso sem falar que ele também oferece propriedades terapêuticas, destacando-se por sua ação diurética e benefícios à saúde.
E quem nos apresenta este belo Mel é o Apiário Santo Antonio de Atibaia/SP, que além de ter sido fundado em 1993 por Márcio Antonio Rodrigues (falecido em 2018) e Rosimeire do Prado Rodrigues, honra o legado do termo Empresa Familiar, pois há três gerações é dedicada à produção de apícolas de alta qualidade e pureza. E uma curiosidade relacionada ao Mel Assa Peixe é que muitos consumidores o associam a molhos para assar peixes, desconhecendo sua planta de origem brasileira, o Assa-Peixe. Mas essa associação, olha que legal, adicionou uma camada de mistério e fascínio a este mel único, tornando-o ainda mais especial para aqueles que têm o privilégio de degustá-lo.

Meliponário Zu
Mel de Abelha Mandaçaia / Florada Silvestre
Meliponário Zu
O Mel de Abelha Mandaçaia é definitivamente uma preciosidade puríssima e oriunda da rica biodiversidade da Mata Atlântica. Tendo como fonte de inspiração a exuberância da diversificada da flora atlântica, ainda mais com uma floração escalonada ao longo do ano, essa abelhas sem ferrão encontram em seus voos uma variedade incrível de néctar, pólen e resina, resultando assim, em um mel repleto de sabores, aromas e nutrientes. E este, por exemplo, é um mel âmbar que exibe um sabor especial com notas amadeiradas e levemente cítricas, conferindo-lhe uma leve acidez, o que o torna ideal para complementar pratos salgados, saladas, queijos, sobremesas e drinks.
Mel de Abelha Mandaçaia / Florada Silvestre
Fornecido pelo Meliponário Zu de Magé/RJ, uma marca nascida da paixão pela preservação das abelhas sem ferrão e pelo compromisso com a sustentabilidade, este mel e todos os outros meles que oferecem, representam a maestria e o conhecimento de seus fundadores, Humberto dos Santos Gomes Junior e Fernanda Penelas Gomes. Inclusive, além de promoverem a educação ambiental e a conservação da biodiversidade, isso sem falar do compromisso enraizado com a sustentabilidade, o nome da marca é uma homenagem à mãe de Humberto, Zuleica, carinhosamente chamada de Zu e cujo legado de amor com a natureza os inspiram em cada ação.
Meliponário Zu: Mel de Abelha Mandaçaia / Florada Silvestre
Como pode ver, o Brasil é realmente repleto de Meles especiais e sem iguais. E como cada um carrega em sua essência as características únicas do seu local de origem, assim como sua florada e tipo de abelha responsável por sua produção, não tenha dúvidas, são de fato alimentos sagrados e merecem todo o nosso respeito.

E além de serem verdadeiros tesouros gastronômicos, os Meles artesanais e especiais desempenham um papel fundamental na preservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade. Ao valorizar e incentivar a produção local de Mel, estamos contribuindo para a conservação dos ecossistemas naturais, protegendo as abelhas e promovendo práticas agrícolas mais responsáveis.
Lista com os melhores Meles do Brasil
E esses Meles acima, por exemplo, são o resultado de um trabalho dedicado de apicultores e agricultores que cuidam das colmeias com amor e respeito pela natureza. Eles são parte integrante da rica tapeçaria cultural e gastronômica do Brasil, representando não apenas um alimento, mas também uma conexão com a terra e suas tradições.

Por isso, saiba bem! Sem esses produtos, não teríamos em mãos os melhores Meles do Brasil. Eles são os guardiões da autenticidade e da qualidade. Portanto, é crucial reconhecer e valorizar sua importância, não apenas como alimentos deliciosos, mas também como pilares de uma cadeia de ações sustentáveis que merece ser preservada para as gerações futuras.

Até a próxima!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo Vídeo e Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad