Post Top Ad

Do Grão à Xícara: Guia de Cafés Especiais do Brasil

No vasto universo dos Cafés, há uma categoria que transcende o comum e que se eleva além da excelência: os Cafés Especiais. Mas o que os tornam tão especiais? A resposta é simples! Todas as etapas do processo (desde o solo até a xícara) são envoltas de cuidado, paixão, carinho e expertise. E isso, pode ter certeza, é o que faz a total diferença no resultado final.
Do Grão à Xícara: Guia de Cafés Especiais do Brasil
Sabe... Desde o planejamento, os produtores dedicam-se a cada planta, nutrindo-as, protegendo-as e claro, garantindo que cada grão seja a expressão máxima de seu terroir. E ao realizarem uma colheita com grande delicadeza (selecionando apenas os frutos mais maduros e diferenciados), eles buscam acima de tudo, a sublime perfeição. E para completar essa incrível jornada, entra em cena um dos grandes diferenciais do Café Especial: a Torra, um ritual onde eles aplicam a sua maestria para realçar os sabores e os aromas únicos de cada lote, adicionando assim, toques de personalidade e de pura arte.
Dia Mundial do Café
E para celebrar este incrível trabalho (muitas vezes 100% artesanal), hoje, dia 14 de Abril, Dia Mundial do Café, homenageamos todos os produtores e torrefadores do Brasil, que por dedicarem suas vidas a plantar, a cultivar, a colher e a torrar, fazem o nosso dia a dia ficar muito mais gostoso e vibrante. Por isso, hoje apresentamos com graciosidade alguns dos melhores Cafés que você pode provar hoje em dia. Eles além de serem muito saborosos, cheios de personalidade e perfeitos para as mais diversas ocasiões, isso sem falar que representam muito bem a grandiosidade da nossa cultura, trazem na sua essência a plena energia de seu produtor.

E aí? Bora conhecer essas maravilhas da atualidade?

Cafés Especiais 700
Premium Coffees / Torra Média
Dica de Harmonização: Pão de Queijo Recheado
Cultivado no Sul de Minas, mais precisamente na Serra da Mantiqueira (local conhecido por gerar grãos excepcionais), 100% arábica, com um aroma que te faz "flutuar" e incrivelmente frutado, este primoroso Café de torra média (feita pelo próprio produtor) se apresenta com notas sensoriais de nozes, caramelo e chocolate. Para completar, sua baixa acidez e ótimo equilíbrio, fazem deste Café um grande companheiro para os mais diversos momentos do dia. Inclusive, o aroma exuberante que se espalha quando os grãos são moídos é irresistível.
Produzido pelo Cafés Especiais 700 de Conceição do Rio Verde/MG, este rico Café representa uma combinação sublime de prazer e sustentabilidade. Só para você ter uma ideia, o Café 700 atua na agricultura familiar, promovendo uma produção cuidadosa que respeita o meio ambiente e tudo aquilo que o cerca. Com uma meticulosa seleção dos grãos e uma torra artesanal, eles cultivam este Café em altitudes entre 1100 e 1300 metros, tudo em harmonia com o clima, com o solo e com a água. Para nós, experimentar este Café é mergulhar na magia da atração sensorial, ou seja, aquela que encanta os sentidos e o paladar.

Café Baronesa
Café feito com Arte / Gran Reserva da Família
Dica de Harmonização: Torta de Limão
Caracterizado por seu alto dulçor, corpo aveludado, acidez suave e aroma com notas envolventes de frutas vermelhas, este Café 100% Arábica é uma verdadeira expressão de arte, pois é colhido à mão, grão por grão, garantindo que apenas os grãos mais maduros sejam utilizados. Conhecido como Gran Reserva da Família, este Café foi premiado em concursos de qualidade, destacando-se no cenário nacional por sua alta qualidade. Para os apreciadores de Café Especial, uma verdadeira obra-prima da gastronomia.
Produzido pelo Café Baronesa de Bom Sucesso/MG, uma marca que preza pela excelência em todos os detalhes (principalmente para garantir que cada xícara supere as expectativas dos apreciadores), este café é mais do que uma simples bebida, pois carrega consigo a história e a essência da família Santomauro desde que adquiriram a Fazenda Mundo Novo em 1996. Sob a liderança de Fernando e Fabrizio, inspirados por sua mãe, Anna Santomauro, que cuida da colheita e das vendas, o processo de criação do Café Baronesa é um verdadeiro trabalho em família, onde cada membro contribui com amor e dedicação.

Bialetti
Micro Lote / Café Especial Calda de Pudim
Dica de Harmonização: Folhado de Chocolate
Torrado em ponto médio, apresentando uma suave acidez e um aroma irresistivelmente doce (que nos remete às deliciosas notas de baunilha e calda de pudim), o Café Micro Lote Calda de Pudim é uma variedade 100% Arábica com uma avaliação de 85 pontos pela Specialty Coffee Association, ou seja, uma escolha excepcional para os apreciadores em busca de uma experiência única. Aqui, a combinação entre o Café Catuaí (de sabor robusto e corpo encorpado) e o dulçor acentuado da calda de caramelo, resulta em uma bebida harmoniosa e extremamente prazerosa ao paladar. Para nós, este Café é o parceiro perfeito para acompanhar os momentos agitados do dia a dia, pois proporciona energia, alegria e inspiração.
Extraordinariamente perfumado e carregado de personalidade, este Café é uma criação da Bialetti, uma marca renomada, centenária e mundialmente conhecida por suas Cafeteiras Italianas (sim, aquelas que proporcionam uma experiência singular e que todo apreciador de café deveria integrar à sua rotina diária). Fazendo parte de uma linha que inclui também o Bourbon Clássico, o Bourbon Amarelo e o Mel, este Café, em particular, oferece uma jornada sensorial única e envolvente, ainda mais quando acompanhado do seu mais novo aliado, o Moedor Manual, que além de ser equipado com diversos níveis de moagem, traz a praticidade de ser usado em qualquer lugar. Legal né?

Café Fazenda Floresta
Café Especial da Região Vulcânica
Dica de Harmonização: Biscoitos Decorados
Cultivado em solo vulcânico no Vale da Gama, uma região conhecida por sua fertilidade, este apaixonante Café é uma variedade Arara (uma variação lançada nos últimos anos e oriunda do cruzamento natural entre o Obatã e o Catuaí), 100% arábica e reconhecido com belíssimos 85 pontos. Com notas sensoriais de mel e banana passa, combinadas com uma leve acidez cítrica, doçura natural e uma finalização marcante de sabor caramelo, este Café além de proporcionar uma experiência exótica, equilibrada e muito deliciosa, é a escolha perfeita para transformar seus momentos rotineiros em ocasiões especiais.
Produzido pelo Café Fazenda Floresta de São Sebastião da Grama/SP, este Café representa uma paixão transmitida de geração em geração, onde três irmãs dedicadas se unem para criar uma experiência de Café verdadeiramente especial. Localizada em um cenário privilegiado, a Fazenda é a plena união entre tradição e alta tecnologia. E olha que legal... Além de produzirem uma bebida transcendental, elas atuam com uma imensa paixão pela natureza, pois ao dedicarem mais de 220.000m² de floresta preservada (tudo isso dentro da fazenda), elas nos mostram o verdadeiro compromisso que as pessoas devem ter com o meio ambiente. E isso, isso sim, é digno de admiração!

Fazenda Giori
Café Robusta / Biodinâmico e Orgânico
Dica de Harmonização: Esfirra de Ricota com Ervas
Considerado uma verdadeira joia na cultura biodinâmica e orgânica, este Café Robusta 100% Canephora é sedutoramente envolvente e conta com um aroma irresistível de caramelo e notas de chocolate. Sendo capaz de despertar todos os nossos sentidos, ao saborear você será agraciado por um sabor rico de caramelo complementado por um sutil fundo cítrico, culminando com uma finalização persistente no paladar. Além disso, esse Café faz parte linha Bio Coffee Box, que por ter uma embalagem cuidadosamente projetada (composta por uma caixa que contém 5 pacotes de 50g cada), garante que cada xícara mantenha seu aroma e frescor.
Produzido pela Fazenda Giori de Cachoeiro de Itapemirim/ES, este Café que combina a qualidade sensorial de grãos orgânicos com práticas biodinâmicas, é um legado da família Giori desde que chegaram ao Brasil em 1895, onde iniciaram sua jornada na arte da cafeicultura. Ao longo das gerações, dedicaram-se ao plantio, ao cultivo e ao beneficiamento do Café, sempre compartilhando o amor por essa tradição. Com a geração atual, o encanto pela cafeicultura cresceu junto com o desejo familiar de estabelecer uma relação saudável com a terra, respeitando seus ciclos e nutrindo-a sem agredi-la.

Café Helena
Café Especial com o toque Feminino
Dica de Harmonização: Bolacha Gourmet de Chocolate
Sendo uma verdadeira expressão de charme e de sabor, este delicioso Café 100% arábica se apresenta com características marcantes e únicas, onde seu blend exala altíssima qualidade em todos os aspectos: sabor, corpo, acidez, aroma, doçura e uma crema incrível. Inclusive, seu sabor é notavelmente intenso e equilibrado, apresentando baixa acidez , um dulçor na medida certa e quando feito no método espresso, é complementado por uma crema persistente, o que adiciona uma camada de suavidade à experiência. Em resumo, cada gole deste Café cativa o paladar e proporciona uma verdadeira celebração aos sentidos.
Produzido pelo Café Helena de Dourado/SP, que revolucionou uma tradição familiar ao trazer uma abordagem feminina para o cultivo e produção de café, este Café é o resultado da visão empreendedora de Maria Helena Monteiro, que deixou uma carreira corporativa para realizar seu sonho de plantar Café na fazenda de sua infância. Conhecida como Fazenda Monte Alto e respeitada por adotar práticas ESG (garantindo sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e boas práticas de governança), o Café Helena (que conta com o envolvimento da quarta geração da família na produção) não apenas oferece uma bela experiência na arte dos bons Cafés, mas também promove uma conexão autêntica com a história e a tradição do Café brasileiro.

Lutchi Cafés
Café Especial da Chapada Diamantina
Dica de Harmonização: Broa Caxambu
Perfumado, de torra média, de incrível doçura e com notas sensoriais de rapadura, caramelo e chocolate, este Café da variedade Catuaí Vermelho destaca-se pela sua alta qualidade e versatilidade. Cultivado e processado de forma natural, este café 100% arábica revela um equilíbrio refinado e possui o prestigiado selo BSCA de Cafés Especiais, conquistado após rigorosos testes conduzidos por degustadores e certificadores. Inclusive, essa certificação só é reservada apenas para produtos que atingem uma pontuação superior a 80 pontos e claro, não falhando em nenhuma categoria.
Produzido pela Lutchi Cafés de Nossa Senhora do Socorro/SE, este Café é totalmente cultivado e torrado em solo nordestino, sendo um grande orgulho para a empresa e para a região. Inspirada por muitas histórias e felicidades vividas ao redor de uma xícara, a Lutchi Cafés foi fundada em 2021 para compartilhar essa experiência sensorial com mais pessoas. E um outro detalhe bem legal sobre a Lutchi, é que os idealizadores Antônio Mendonça, Adriana Maciel, Thiago Maciel e André Luiz Maciel, são dedicados a transmitir tudo aquilo que podem sobre o universo do Café, por isso, são sempre simbolizados pela Borboleta em sua logomarca, representando a mais pura transformação e inovação.

Made in Roça
Café Artesanal do Cerrado Mineiro
Dica de Harmonização: Chocolate ao Leite
Extraordinário, cultivado na Serra do Salitre/MG, da variedade Catuaí e seguindo um processo totalmente artesanal este Café Artesanal do Cerrado Mineiro enfatiza um aroma envolvente que preenche todo o ambiente, nos transportando para a atmosfera de um sítio ou fazenda em questão de segundos. Inspirando uma sensação de paz interior, a qualidade superior deste Café se destaca por um sabor marcante e inconfundível, revelando uma bebida equilibrada e de baixa acidez, ou seja, este Café é verdadeiramente uma ótima experiência e perfeito para quem valoriza cada gole como um momento de contentamento.
Produzido carinhosamente pela Made in Roça de Maringá/PR, este Café teve origem em uma amorosa lembrança afetiva. Inspirados pelas tradições familiares na torra artesanal, Everton e Roberta Fonseca deram vida à Made in Roça após reviverem as memórias passadas por meio das histórias de preparo do café. A partir desse ponto, o Café passou a ser produzido para consumo próprio, cativando amigos e convidados com seu sabor único e diferenciado. Com o desejo de compartilhar essa experiência, nasceu em 2019 a ideia de levar a qualidade e o encanto dos Cafés Especiais para todos sob o nome em inglês, Made in Roça, que reflete a simplicidade e autenticidade da vida no campo.

Mazzi Caffè
Café Gourmet
Dica de Harmonização: Pudim de Leite
Proveniente da variedade Mundo Novo e de torra média, este Café Gourmet apresenta um aroma irresistível, um sabor intenso e um equilíbrio perfeito entre dulçor e acidez. Encorpado e com aquele gosto de quero mais, este Café é cultivado no Sul de Minas, onde sua colheita é realizada manualmente, seguida por um meticuloso processo de lavagem e despolpamento, culminando, claro, na secagem em terreiros suspensos. Então como dá para ver, cada etapa é realizada com um manejo extremamente cuidadoso, resultando em uma bebida verdadeiramente excepcional, onde cada gole nos permite saborear a excelência que só um Café Gourmet pode oferecer.
Produzido pela Mazzi Caffè de Bom Sucesso/MG, esse Café nasceu inicialmente somente para atender as pessoas que visitavam a lavoura e que se encantavam com o local, mas devido ao sucesso e a excelente receptividade, se concretizava ali a Mazzi Caffè, uma marca que orgulhosamente carrega o nome da família Mazzi. Para completar, a Mazzi trabalha com um compromisso firme com a biodiversidade e a sustentabilidade, cuidando sempre da natureza para oferecer somente os melhores Cafés que podemos provar. E é exatamente por isso que eles são reconhecidos com diversos prêmios de qualidade, como por exemplo, o Prêmio "Café do Brasil para o Mundo".

Mulheres do Café
Café na Lata Especial / Edição Limitada
Dica de Harmonização: Pão de Batata recheado de Catupiry
Superando todas as expectativas, este Café Especial é produzido exclusivamente por Mulheres que cooperam entre si, garantindo assim, um produto final de alta qualidade. E além dessa dedicação e cuidado, este Café de torra média é produzido no maciço cafeeiro mais ao sul do Brasil, mais precisamente na região de Jesuítas, que devido a sua localização geográfica, microclima e tipo de solo, conferem ao Café características únicas e especiais. Saboroso, de aroma envolvente, de corpo marcante, de baixa acidez, com uma crema de salivar e com um dulçor de fazer inveja, quando você o provar, tenha certeza, você não irá querer ficar sem. É irresistível demais!
Produzido pelas talentosas Mulheres do Café, este lindo Café preserva não só a história cafeeira de Jesuítas/PR, mas nos mostra que o solo único da região é uma autêntica expressão do terroir brasileiro. E para te inspirar ainda mais, saiba que por trás desse trabalho culturalmente enriquecedor, estão Adriana, Regina, Lurdes, Deiani, Elizete, Celina, Joana e Marisa, cada uma carregando consigo não apenas a tradição do café, mas também o legado familiar e o compromisso com a excelência. Para elas, o café transcende a mera bebida; é uma forma de vida, uma herança que se perpetua de geração em geração. E ao unirem esforços, encontram força e inspiração umas nas outras, transformando o árduo labor em algo belo, significativo e delicioso.

Pietá Café
Café Torrado / Edição Especial
Dica de Harmonização: Alfajor de Doce de Leite
Saboroso, autêntico, ímpar em seu estilo e sendo uma verdadeira expressão do terroir das regiões do Sudoeste de Minas e da Alta Mogiana (onde a geografia, a geologia e o clima contribuem para as trazer características distintas), este Café é complexo, único e com um belo corpo. De doçura acentuada, de média acidez cítrica e com notas de caramelo e melaço, isso sem falar do seu aroma envolvente de flor de laranjeira, este é aquele tipo de Café que te encanta do começo ao fim, revelando não somente uma boa bebida para começar o dia, mas sendo o tipo de bebida que você deseja apreciar em todos os momentos (principalmente nos melhores da vida).
Produzido pela Pietá Café em Altinópolis/SP, onde os grãos são certificados pela Rainforest Alliance e cultivados de forma sustentável, este Café nasceu da necessidade de valorizar os grãos da fazenda e estabelecer uma fonte de renda no local. Graziela Castro, fundadora da marca e mestre em tecnologia de alimentos (que trouxe para a marca a sua paixão pelo Café Especial desde 2017), nos conta que o nome "Pietá" é uma homenagem ao antigo nome da cidade, Arraial de Nossa Senhora da Piedade, onde sua família iniciou a sua trajetória na arte do Café há mais de um século. Um grande legado, por assim dizer!

Café Recanto do Engenho
Café Superior
Dica de Harmonização: Biscoitos de Nata
Proveniente das terras férteis do Sul de Minas, este Café de torra média é composto exclusivamente de grãos 100% arábica, resultando em uma verdadeira delícia para os amantes das boas bebidas. De sabor acentuado, perfeitamente equilibrado e com uma acidez delicada, que não domina, mas sim complementa a experiência sensorial, este é o tipo de Café que além de agradar o paladar, é muito convidativo; e o mais fascinante é que, mesmo quando esfria na xícara, mantém suas características distintas, garantindo assim, uma degustação consistente do primeiro ao último gole.
Produzido pelo Recanto do Engenho, em Machado/MG, este Café carrega consigo uma história rica e tradicional na arte da cafeicultura. Com mais de cinco gerações dedicadas a esse ofício, a superioridade deste Café só foi alcançada graças à dedicação incansável de seus idealizadores, Maria de Lourdes Kramer Miguel Soares e Adilson Moreira Soares, que estão no mercado desde 1990. Em sua busca incessante por oferecer um Café de alta pureza, mas acima de tudo, acessível a todos os amantes dessa bebida, eles demonstram que, com simplicidade e carinho, é possível competir com os melhores Cafés Gourmet da atualidade.
Como podemos perceber, neste Dia Mundial do Café celebramos não apenas o magnífico Café brasileiro, mas também a tradição de inúmeros produtores e torrefadores, além claro, de toda a cultura que une pessoas ao redor do mundo por meio de uma Xícara de Café. E o Brasil, líder global na produção e exportação de Café, tem o privilégio neste momento de oferecer aos brasileiros o acesso aos renomados e incomparáveis Cafés Especiais!

Então ao erguermos nossas xícaras, não apenas comemoramos a paixão e o trabalho dedicados a cada Café, mas também criamos momentos de conexão ao compartilhar histórias e apreciar a magia presente em cada gole. Desejamos, assim, que o clássico Café do dia a dia continue sendo uma fonte de inspiração e união, proporcionando não apenas prazer e felicidade, mas assim como esses maravilhosos Cafés que apresentamos, tornando cada experiência ainda mais incrível e memorável. 

E ai... Vai um Cafezinho? 😉☕

Revista Nós e outros Olhos

Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Conheça mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes


No Cenário:
Pressca com Copos para Café
Mak Cerâmicas com Xícara Azul e Copinho Branco de Cerâmica
Atelier Refúgio da Colina com Xícara e Pires Marrom Cerâmica
SulLeite com Alfajor de Chocolate Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad