Post Top Ad

Drinks com Geleias: A nova onda da coquetelaria

Sabemos que a origem exata da Geleia é incerta, mas com toda a certeza a sua história está ligada aos métodos milenares de conservação de alimentos, pois usar procedimentos como a secagem, o sal, a defumação e as conservas no mel, açúcares, vinagres ou azeites, foram as formas que diversos povos utilizaram para armazenar alimentos por um longo período. E até hoje, quem é acostumado a manusear os alimentos desta forma, sempre tem em sua dispensa algumas delícias à disposição.

E falando especificamente em Geleias, um dos registros mais antigos deste doce tão amado e conceituado está no livro “De Re Coquinaria” (que significa “A arte da cozinha) do gastrônomo Marco Gavio Apício, que viveu na Roma Antiga, 25 anos a.C. Lá é citado que as frutas eram cozidas junto com mel e especiais originárias da Índia. Paralelo a isso, também existem registros que na Grécia Antiga era utilizado o mesmo método, onde as Geleias eram consideradas uma iguaria e quem "podia" tinha essas delícias servidas durante as refeições.

Com a descoberta do açúcar, o mel foi substituído nas preparações, popularizando ainda mais este doce. Mesmo assim, quando o açúcar foi trazido do Oriente para o Ocidente, era um ingrediente caríssimo e apenas pessoas que estavam entrelaçadas a realeza e a nobreza usufruía desta gostosura. E provavelmente toda essa jornada faz com que ela carregue uma certa energia de refinamento. Porém, podemos garantir que atualmente a maioria das pessoas podem ter acesso a uma Geleia em sua mesa, sendo através do próprio preparo ou adquirindo de um produtor.

Só para você ter uma ideia, hoje em dia a Geleia além de ser utilizada nos clássicos chás ou cafés da tarde, também são usadas como recheios de bolos, doces e, no mundo da coquetelaria, vem sendo a maior sensação na composição de drinks e coquetéis. Tanto é que está cada vez mais comum aparecer um Bartender inovando com uma receita usando a Geleia no preparo. Sabe porquê? Porque a Geleia proporciona para muitos Drinks exatamente o que eles precisam para ter um resultado satisfatório: fruta, açúcar, especiarias, cor, beleza, praticidade e muito sabor.

Para te inspirar, hoje apresentamos 8 releituras de drinks super especiais para você recriar aí na sua casa. Quer mais? Então saiba que além de indicarmos para cada drink um sabor de geleia diferente, todos foram feitos com os melhores destilados que você pode encontrar hoje em dia.

E aí, bora conhecê-los?

8 receitas de drinks com geleias

Aperitif Perrier
Releitura feita com Geleia de Limão Siciliano e Navy Strength Gin
No vasto universo das bebidas, existem criações que transcendem a simples satisfação do paladar. São verdadeiras obras de arte capazes de despertar sensações únicas e transportar-nos para um mundo de prazer e encantamento. E o Aperitif Perrier é um desses tesouros, uma releitura sofisticada que une a doçura envolvente da Geleia de Limão Siciliano, a intensidade marcante do Navy Strength Gin e o refinamento do Vermute Branco Seco.

Ingredientes:
50ml de Geleia de Limão Siciliano
50ml de Navy Strength Gin
50ml de Vermouth Branco Seco
Água com Gás

Método: Batido
Guarnição: Casquinha de Pepino
Copo: Collins
Gelo: Cubos

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira (menos a água com gás) e sirva coado em copo alto com bastante gelo. Complete com a água com gás, decore com uma casquinha de pepino e sirva em seguida.
Aperitif Perrier: Releitura feita com Geleia de Limão Siciliano e Navy Strength Gin
Cada ingrediente nesta sinfonia de sabores desempenha um papel fundamental, criando uma combinação equilibrada e surpreendente. E no caso da Geleia de Limão Siciliano, não poderia ser diferente, pois com sua essência cítrica e textura sedosa, traz uma doçura envolvente que acaricia o paladar e desperta uma sensação de frescor. É como se um raio de sol da Sicília se manifestasse em cada gole, iluminando o espírito e despertando a alegria.
Drinks com Geleia de Limão Siciliano
Produzida pela Dona Domitilla de Salvador/BA, essa geleia é um dos produtos mais surpreendentes da marca. Com uma textura fluida e com um sabor cítrico de dar inveja, é até difícil descrever a experiência ao degustá-la. A Dona Domitilla se destaca por oferecer produtos artesanais de alta qualidade e variedade, com combinações inusitadas de frutas, legumes, bebidas alcoólicas e especiarias. As misturas criativas despertam a curiosidade dos clientes em experimentar e descobrir novos sabores. A marca tem um conceito de desenvolver produtos para serem consumidos em diversas ocasiões, desde o café da manhã até happy hours com amigos.

"Em Salvador, diferente do sul do país, não temos o hábito de consumir geleias e esta com certeza seria uma grande dificuldade que teria ao entrar no mercado. Então por isso a ideia de criar sabores ousados e combinações inusitadas,  para justamente despertar a curiosidade das pessoas. Funcionou!" Dona Domitilla
Geleias Dona Domitilla
Conhecido por sua potência, o Navy Strength Gin (destilado destaque nesta receita), adiciona uma dimensão vigorosa a essa experiência. Aqui, onde sua essência destilada em harmonia com os presentes e evidentes notas botânicas, dançam no palato e despertam os sentidos para um mundo de possibilidades. E não é para menos, pois todo drink feito com ele (veja Moscou Mule com Café) é de fato uma viagem de descoberta, uma aventura em que a mente se rende às sensações mais intensas e prazerosas.
Drinks com Navy Strength Gin
Produzido pela Southwest Destilaria, uma marca de São Roque/SP que oferece destilados artesanais de alta qualidade, o Navy Strength Gin, com seu teor alcoólico elevado, era o estilo de Gin preferido da Marinha Britânica. Nesta versão, Alex Rudd (idealizador e Head Distiller da Southwest) presta uma bela homenagem aos seus parentes marinheiros com um Gin de alta qualidade, onde seu diferencial está no sabor mais intenso, perfumado e incrivelmente envolvente. Inclusive, harmoniza perfeitamente com frutos do mar, alguns queijos e claro, é ótimo para coquetéis.

"Eu, Alex Rudd, sou o idealizador da Southwest desde 2019, mas minha jornada com Gin começou nos anos 80. Como todos os ingleses, eu sempre gostei de Gin, e na minha adolescência, fazendo intercâmbios no sul de Espanha, comecei a beber ‘Cuba libre’, que tradicionalmente é Run & Coca Cola, mas lá era Larios Gin com Coca Cola! Na Inglaterra, o mundo do Gin moderno mudou bastante ao final dos anos 80 quando a Bombay Sapphire lançou, e meus avós e mãe começaram a beber Bombay, normalmente como Gin Tônica, mas também ‘Gin & It’ (Gin com vermute, ou ‘Gin & Italian’) que eu particularmente amava!" Alex RuddSouthwest Destilaria
Navy Gin Southwest Destilaria

Banoffee Coffee Cocktail
Releitura feita com Geleia de Banana com Cacau, Cachaça Jequitibá Rosa e Licor de Café
Em um mundo onde cada gole pode ser uma experiência transformadora, o Banoffee Coffee Cocktail é uma releitura arrojada que combina a doçura exuberante da Geleia de Banana com Cacau, a delicadeza da Cachaça Jequitibá Rosa e a intensidade aromática do Licor de Café. Em resumo, é mais do que uma simples bebida, é uma experiência sensorial que nos leva além do ordinário, para um mundo onde cada gole é realmente um momento de deleite.

Ingredientes:
75ml de Geleia de Banana com Cacau
50ml de Cachaça Jequitibá Rosa
10ml de Licor de Café
25ml de Licor de Caramelo
15ml de Leite Integral
15ml de Creme de Leite Fresco
10ml de Mel

Método: Batido
Guarnição: Grão de Café
Copo: Taça Martini
Gelo: n/a

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira e sirva com dupla coagem em taça martini. Para finalizar, polvilhe cacau em pó 100% e decore com um grão de café. Sirva em seguida.
Banoffee Coffee Cocktail: Releitura feita com Geleia de Banana com Cacau, Cachaça Jequitibá Rosa e Licor de Café
Proporcionando uma apaixonante explosão de sabores no paladar das pessoas, a Geleia de Banana com Cacau é sem sombra de dúvidas a estrela do show, pois ao trazer consigo a sedução irresistível da banana madura combinada com o toque vicioso do cacau, isso sem falar do lado aveludado que faz dos momentos de alimentação algo único na vida; proporciona no coquetel uma dança envolvente que cativa os sentidos desde o primeiro gole e mais, faz você querer outro coquetel em seguida. É apaixonante mesmo!
Drinks com Geleia de Banana com Cacau
Localizados em Serro, interior de Minas Gerais, a Roed Delícias Artesanais, produtora desta incrível geleia, tem suas raízes na infância, onde as frutas sempre fizeram parte do dia a dia. Inspirada pela mãe, Rosane cresceu vendo-a fazer doces e compotas de frutas. Juntamente com Édson, eles descobriram sua paixão por geleias durante a pandemia, quando começaram a produzi-las para consumo próprio. Logo perceberam que poderiam compartilhar esses doces momentos com outras pessoas, levando-os a buscar conhecimento e a realizar um curso especializado em geleias. Com uma excelente aceitação dos produtos, nasceu a RoEd Geleias Artesanais. Ao aprender com acertos e erros, decidiram expandir seu leque de produtos, e Rosane fez um curso especializado em pimentas pela Bonna. Essa evolução os levou a mudar a marca para RoEd Delícias Artesanais e a cada dia eles se encantam mais com o universo de sabores que criam.

"Nossa inspiração para essa geleia foi a páscoa, onde agregamos o chocolate a uma fruta que consumimos diariamente. E o nosso diferencial é que o nosso produto é totalmente artesanal, sem conservantes químicos e usamos só  30 % de açúcar demerara e frutas selecionadas, ou seja, são feitas na nossa cozinha com muito amor e cuidado para seu doce momento." RoEd Delícias Artesanais
Geleia ROED Delícias Artesanais
Já o Licor de Café, por sua vez, é o elemento responsável por despertar o paladar com um toque de intensidade. Seu aroma sedutor e sabor profundo transportam-nos para os recantos mais íntimos do prazer, onde cada nota é uma carícia sensorial. É uma energia pulsante que flui através das veias deste coquetel, despertando os sentidos através da essência mágica do Café Especial.

Para te inspirar, segue uma receita exclusiva da Revista Nós e outros Olhos para você fazer em casa. Ela é realmente fantástica e será uma das mais gostosas que você poderá provar. Veja só!

Licor de Café
250gr de Café Especial Moído
500ml de Cachaça Jequitibá Rosa
500ml de Água Filtrada
500gr de Açúcar Refinado

Preparo:
Ferva a água até começar a formar pequenas bolhas. Acrescente o açúcar e mexendo sempre, até o mesmo dissolver. Acrescente o café e mexa bem. Deixe ferver até o líquido começar a ficar mais espesso e retire do fogo. Coe com um coador de peneira para retirar a borra do café e coe novamente com um filtro de papel para retirar o excesso. Verta este líquido para uma garrafa e após ficar em temperatura ambiente, adicione a cachaça e tampe. Agora é só levar para a geladeira e servir bem geladinho.
Receita de Licor de Café para Drinks
E para você que irá recriar essa receita e que deseja apreciar o mesmo sabor que aqui apresentamos, super indicamos o Café Especial da Formigas do Café, que é sediada em São Sebastião do Anta/MG e é formada por uma família de cafeicultores apaixonados pelo café. Conhecidos como "Formigas no Cafezal", eles valorizam cada grão gerado, enxergando beleza e orgulho em seu trabalho. Com uma filosofia baseada no amor, sentimento e afeto, eles se dedicam a produzir um café de qualidade excepcional. A seleção, lavagem e secagem lenta dos grãos em terreiros suspensos, garantem uma bebida simplesmente inesquecível.

"Existem muitas variedades da planta de café Arábica. As mais comuns nas melhores regiões produtoras brasileiras são: Bourbon, Catuaí, Acaiá e Mundo Novo. E, dentre essas variedades, existem também várias subvariedades: Bourbon Amarelo e Vermelho, Catuaí Amarelo e Vermelho, que são os que cultivamos, e variedades de Mundo Novo." Formigas do Café
Café Especial formigas do Café
Para finalizar, a Cachaça Jequitibá Rosa traz consigo muito mais do que um sabor refinado, pois assim como seu nome, ela foi envelhecida em tonéis de Jequitibá Rosa, uma árvore nativa do Brasil conhecida por sua imponência e longevidade, podendo viver por mais de mil anos. Essa madeira especial confere características únicas à cachaça, proporcionando um paladar suave e uma translúcida cor dourada encantadora. Cada gole dessa preciosidade nacional conta uma história de tradição e paixão, sendo uma verdadeira celebração dos melhores ingredientes que nossa terra tem a oferecer.
Drinks com Cachaça Jequitibá Rosa
Produzida desde 2004 pelo Coração de Alambique em Parnamirim/RN, essa Cachaça premiada em Bruxelas (maior concurso do segmento de destilados no Mundo), super aromática, de boa oleosidade e perfeita para ser apreciada pura, isso sem falar da sua bela garrafa em porcelana, representa o grande trabalho do seu criador, Eriberto, que após desenvolver e padronizar a GABI Cravo&Canela, outra marca da sua linha, hoje orgulhosamente compartilha sua paixão pelo destilado com clientes, amigos e apreciadores.

"A Grau de Pureza é marca por trás das bebidas Gabi Cravo&Canela e Coração de Alambique. Desde 2004 lançamos nossa linha de cachaças sem conservantes, aromatizantes, estabilizantes ou demais químicos em nossa produção. Além de atribuir um sabor inconfundível à nossa bebida, nossa matéria-prima também reduz os danos a sua saúde." Grau de Pureza
Cachaça Coração de Alambique

Ladies´ Cocktail
Releitura feita com Geleia de Jabuticaba, Whiskey Caskmates e Licor de Anis
O Ladies´ Cocktail é um drink demi seco, suave, envolvente e que cativa os sentidos com sua incrível fragrância. Nesta releitura, cada ingrediente foi cuidadosamente selecionado para que ele expressasse uma experiência degustativa única e memorável. E não tenha dúvidas, você será cativado pelos aromas perfumados que se elevam do copo, pelo gole que revela a suavidade e equilíbrio, pela doçura da geleia de jabuticaba e do licor de anis envolvendo o paladar, e claro, pelo sabor marcante do whiskey que traz uma sensação de calor e profundidade. Para completar, a textura aveludada da bebida e o gelo quadrado no copo acrescentam uma dimensão ímpar ao conjunto.

Ingredientes:
2 bailarinas de Geleia de Jabuticaba
1 bailarina de Licor de Anis
75ml de Whiskey Caskmates

Método: Mexido
Guarnição: Compota de Jabuticaba e Anis Estrelado
Copo: On the Rocks
Gelo: Quadrado

Preparo:
Misture todos os ingredientes em um mixing glass por 25 segundos e sirva com uma coagem simples em copo baixo. Decore com uma pincelada de compota de jabuticaba e um anis estrelado.
Ladies Cocktail: Releitura feita com Geleia de Jabuticaba, Whiskey Caskmates e Licor de Anis
Sendo a estrela desse coquetel, a Geleia de Jabuticaba traz uma doçura suave e uma intensa expressão de sabor, onde sua textura aveludada e seus aromas característicos da jabuticaba adicionam uma camada de complexidade ao drink, despertando o paladar para novas sensações. E essa, por exemplo, foi produzida pela Vovó Helê de Sabará/MG, uma mestre que captura como ninguém o sabor autêntico e os benefícios da jabuticaba, uma fruta tipicamente brasileira.
Drinks com Geleia de Jabuticaba
Com uma tradição familiar passada de geração em geração, a Vovó Helê se destaca como uma referência na produção de produtos à base de jabuticaba, oferecendo uma variedade incrível de delícias artesanais, como vinagres, vinhos, doces cristalizados, barrinhas de cereais, coberturas para sorvete, compotas, cachaças, licores, gin, mostardas e muito mais são encontrados no catálogo da Vovó Helê. Cada produto é feito com esmero, utilizando ingredientes naturais e seguindo técnicas artesanais, o que confere um toque especial a cada criação. Inclusive, a Vovó Helê ganhou reconhecimento pela sua inovação ao combinar a jabuticaba com outros ingredientes, resultando em criações surpreendentes. A Cebola Caramelizada ao Molho de Jabuticaba, por exemplo, foi premiada como Produto Inovação no Festival da Jabuticaba de Sabará em 2017, demonstrando a capacidade da marca em trazer novidades e despertar o paladar dos consumidores.

"Avós são anjos, são luz, são porto seguro. Seus olhos transmitem ternura, paciência, sabedoria, experiência e a força de uma vida inteira. Vovó Helê é uma mulher guerreira, forte, doce, atenciosa, inteligente, inspiradora e que faz de tudo por sua família. Temos muito orgulho da senhora e somos gratos por tê-la ao nosso lado." Kátia Del Rio
Geleia Vovó Helê
E além da Geleia de Jabuticaba, o Licor de Anis é outro componente essencial, pois traz notas aromáticas distintas e uma doçura sutil, ou seja, adiciona ao coquetel um toque de sofisticação e um perfil de sabor muito agradável. Para fazê-lo, você deverá entender primeiramente que o anis é uma planta com propriedades medicinais e uma história rica no mundo da culinária e das bebidas. Ele é reconhecido por suas características de sabor distintos e aromáticos, que combinam notas doces e levemente picantes. Aqui, nós utilizamos o Anis da Kampo de Ervas, uma marca renomada sediada em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, conhecida por sua dedicação à produção de produtos à base de plantas e muito mais.

Licor de Anis
18 Anis Estrelado
500ml de Cachaça Prata
500ml de Água Filtrada
500gr de Açúcar Refinado

Preparo:
Ferva a água até começar a formar pequenas bolhas. Acrescente o açúcar e mexendo sempre, até o mesmo dissolver. Acrescente o anis e mexa bem. Deixe ferver até o líquido começar a ficar mais espesso e retire do fogo. Coe com um coador de peneira para retirar o anis e coe novamente com um filtro de papel para retirar o excesso. Verta este líquido para uma garrafa e após ficar em temperatura ambiente, adicione a cachaça e tampe.
Receita de Licor de Anis
Fundada por Ademar e Eliza, a Kampo de Ervas é uma referência na produção de produtos à base de plantas e ervas medicinais. Com um cuidadoso processo de pesquisa e seleção de ingredientes, a marca se destaca pelo compromisso em oferecer produtos de alta qualidade e confiabilidade. Através de uma abordagem profissional e especializada, a Kampo de Ervas valoriza as propriedades medicinais do anis e outras plantas, proporcionando aos consumidores uma opção premium no mercado de especiarias.

"Aqui na Kampo de Ervas, acreditamos em uma vida mais saudável tanto para nós quanto para a natureza. Por isso, fazemos questão de promover o consumo de alimentos orgânicos e estimular uma rede de sustentabilidade em nossa cadeia de produção. E no nosso dia a dia isso não poderia ser diferente." Kampo de Ervas
Anis Estrelado Kampo de Ervas
Para completar a nossa tríade de ingredientes, o Whiskey Caskmates confere ao drink uma base alcoólica de alta qualidade. Seu sabor rico e encorpado traz notas amadeiradas provenientes do envelhecimento em barris de Whiskey e Cerveja Ipa, adicionando uma profundidade e robustez ao coquetel. Aqui, só para você ter uma ideia, a combinação do whiskey com os sabores da geleia de jabuticaba e do licor de anis criaram uma sinergia perfeita.
Drinks com Jameson
Para quem ainda não conhece, o Whiskey Caskmates é uma expressão única produzida pela renomada marca Jameson, reconhecida por sua excelência na arte da destilação e pela qualidade extrema das suas bebidas. Essa edição especial destaca-se por ser envelhecida em barris de cerveja artesanal Indian Pale Ale (IPA), proporcionando um perfil de sabor distinto, macio e surpreendente. No aroma, revela notas vívidas de frutas do pomar, como maçãs verdes e peras, juntamente com um toque sutil de especiarias. Em resumo, uma bebida espetacular e que você merece provar.

"O Caskmates nasceu em 2013, quando Brian Nation, Master Distiller de Jameson, decidiu emprestar alguns barris de Jameson a uma cervejaria para tentar descobrir se teria algum impacto na fabricação de cerveja. Esse processo de acabamento tão inusitado resultou na criação da cerveja IPA. Mais tarde, os barris onde tinha armazenado a cerveja foram devolvidos e, novamente, cheios com Jameson. O Master Distiller percebeu que a essência suave de Jameson criava o balanço perfeito com a cerveja e, a partir daí, desenvolveu o whiskey ideal para acompanhá-la. Caskmates é um whiskey irlandês moderno." Jameson
Whiskey Jameson IPA Edition

One Ireland
Releitura feita com Geleia de Amora e Irish Whiskey
Em meio às terras encantadoras da Irlanda, onde lendas se entrelaçam com a realidade, surge o coquetel One Ireland, uma releitura apaixonante que combina a doçura vibrante da Geleia de Amora e a alma celta do Irish Whiskey. Sendo este coquetel uma jornada sensorial pela terra dos contos de fadas e claro,  um brinde à cultura rica e vibrante da Irlanda, aqui todos os ingredientes se fundem em uma dança harmoniosa, criando uma mistura sedutora bem gelada, cremosa e servida diretamente em uma linda taça coupê.

Ingredientes:
2 colheres (bem cheias) de Geleia de Amora
50ml de Irish Whiskey
4 colheres de Sorvete de Creme

Método: Batido
Guarnição: Amora Silvestre
Copo: Taça Coupê
Gelo: n/a

Preparo:
Bata todos os ingredientes em um liquidificador e sirva direto em taça coupê. Decore com amoras silvestres e sirva em seguida.
One Ireland: Releitura feita com Geleia de Amora e Irish Whiskey
Tendo como base ingredientes que são mais um tributo à tradição e à herança irlandesa, a Geleia de Amora, por exemplo, com sua cor intensa e sabor frutado, traz consigo a essência das frutas silvestres, que ao serem cultivadas livremente nos campos verdejante, geram uma explosão de doçura. É como se você fechasse os olhos e se transportasse para as paisagens pitorescas da Ilha Esmeralda, onde cada momento é uma celebração da natureza.
Drinks com Geleia de Amora
Sendo o grande destaque na receita, esta Geleia de Amora Orgânica tem um grande diferencial, que não é apenas o seu sabor impecável e sua textura ímpar, mas também por ser apresentada em bisnagas culinárias, o que traz uma certa praticidade no dia a dia, principalmente quando estamos fora de casa. Produzida pelo Armazém da Raquel, uma marca do Rio de Janeiro/RJ que se dedica à fabricação de geleias especiais, esse é o tipo de geleia que nos desperta a vontade de experimentar e saborear no café da manhã, no lanche da tarde ou como um ingrediente especial em receitas criativas, ou seja, as geleias do Armazém da Raquel são um convite para se deliciar com a perfeita combinação de doçura, textura e sabor intenso.

"O Armazém da Raquel foi criado com o objetivo de proporcionar hábitos mais saudáveis e praticar um consumo consciente. O orgânico vai além de um produto natural e sem agrotóxico. Sustentabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social." Armazém da Raquel
Geleia de Amora Armazém da Raquel
Trazendo para o coquetel uma essência que remonta à alma da Irlanda, o icônico Irish Whiskey eleva a experiência desta receita a outro nível. Com um sabor suave e rico, cuidadosamente aprimorado ao longo de séculos, esse destilado envolve o paladar em uma sensação calorosa e reconfortante. Combinando ingredientes selecionados e um processo de destilação triplo, cada gole revela a complexidade que o tornou tão renomado. Para completar, seu sabor distinto e equilibrado, com notas de carvalho, especiarias suaves e um toque sutil de doçura, cativa os apreciadores para um perfeito momento de celebração.
Drinks com Jameson Irish Whiskey
Com mais de 200 anos de história, Jameson é uma das marcas mais icônicas do mundo do whiskey. Fundada por John Jameson em 1780, a destilaria em Dublin, na Irlanda, foi construída com base em três pilares: a alta qualidade dos ingredientes, a habilidade dos mestres destiladores e a tradição de mais de 200 anos de história. Desde então, a marca tem sido um sinônimo de excelência no mundo do whiskey, oferecendo aos apreciadores uma experiência única, com um sabor suave e rico, que envolve o paladar em uma sensação de calor e conforto, onde a música ecoa e as histórias são contadas, um verdadeiro tributo à rica herança e a tradição irlandesa.

"O paladar dos brasileiros para bebidas está, cada vez mais, sofisticado. O público tem buscado diferenciação, por isso a Pernod Ricard vem aumentando o portfólio de bebidas de alto padrão com produtos nobres na sua composição, a fim de atender às expectativas dos consumidores que buscam por uma experiência sensorial, exclusiva e personalizada." Pernod Ricard
Jameson Irish Whiskey

Orange Blossom
Releitura feita com Geleia de Damasco com Laranja e Cachaça Amburana
Adentre em um mundo de aromas cítricos e sabores vibrantes com o coquetel Orange Blossom. Essa releitura encantadora combina a Geleia de Damasco com Laranja e a Cachaça Amburana, criando uma gostosa refrescância no paladar e claro, encantando lindamente o nosso olhar.

Ingredientes:
50ml de Geleia de Damasco com Laranja
60ml de Cachaça Amburana
25ml de Laranja Bahia
10ml de Suco de Limão
10ml de Água de Flor de Laranjeira

Método: Batido
Guarnição: Fatia de Laranja Desidratada e Ramo de Hortelã
Copo: Alto ou Caldereta
Gelo: Cubos

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira (com bastante gelo) e sirva coado em copo alto ou caldereta, com bastante gelo também. Decore com uma rodela de laranja desidratada e um raminho de hortelã.
Orange Blossom: Releitura feita com Geleia de Damasco com Laranja e Cachaça Amburana
Selecionada para trazer ao coquetel o melhor das frutas amarelas, a Geleia de Damasco com Laranja é de fato uma das melhores combinações entre doçura e acidez. Com pedaços de Damasco e com toques precisos de Laranja, essa Geleia foi o ponto de partida para deixar esse coquetel ainda mais saboroso, senão melhor, irresistível. Para nós, experimentá-la foi uma verdadeira jornada pelos sabores cítricos que despertam o paladar.
Drinks com Geleia de Damasco com Laranja
Produzida pela Geleias Natur de São Paulo/SP, essa Geleia de Damasco com Laranja é o resultado de uma combinação cuidadosamente elaborada, que une o sabor suave e delicado do damasco com a vivacidade cítrica da laranja. Com ingredientes selecionados e processos artesanais, a Geleias Natur traz à mesa uma opção saudável e saborosa, livre de conservantes e químicos prejudiciais à saúde. Além disso, a Geleias Natur valoriza a responsabilidade ambiental, utilizando embalagens de matéria-prima reciclável e mantendo seu compromisso de oferecer um alimento saudável, independente do crescimento da marca.

"Nosso principal foco é oferecer experiência e uma lembrança afetiva, de um café da tarde, de uma manhã calma, com tudo isso, com ingredientes que se resume apenas a fruta e uma quantidade mínima de açúcar demerara , sem adição de conservantes, corantes e outras químicas que fazem mal a saúde." Geleias Natur
Geleia Geleias Natur
Trazendo para o drink um caráter marcante e notas amadeiradas provenientes do envelhecimento em barris de amburana, a Cachaça Três Irmãos da Destilaria Gomes de Vasconcelos adiciona uma personalidade única ao Orange Blossom, ou seja, é a alma brasileira presente em cada gole. Proporcionando profundidade e riqueza aos sabores, essa Cachaça é leve, macia e sim, como já é de se esperar das boas cachaças brasileiras, se destaca plenamente no paladar.
Drinks com Cachaça Amburana
A Destilaria Gomes de Vasconcelos, localizada em Martinhos Campos/MG, iniciou sua produção em pequena escala de cachaça para consumo próprio ou para presentear amigos. Com o tempo, a equipe da destilaria buscou cada vez mais conhecimento, investiu em infraestrutura e profissionalização, o que levou a um aperfeiçoamento da produção e à expansão do negócio. O nome Gomes de Vasconcelos é uma homenagem aos pais dos fundadores da empresa, que são exemplo de dedicação, trabalho e determinação. A destilaria oferece produtos com controle total do processo, desde o plantio da cana até a entrega em pontos de venda, com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas e comprometidos com a qualidade, higiene, boas práticas do mercado, respeito ao meio ambiente e bem-estar do consumidor.

"O envelhecimento em barris de madeira de amburana é um método muito tradicional, utilizado por diversos produtores de cachaça no Brasil. A madeira de amburana é encontrada em praticamente todas as regiões do país, e ao ser associada à cachaça, bebida também genuinamente brasileira, evidencia toda a riqueza cultural e natural brasileira, além de um sabor delicioso. Como se não bastasse, sentimos que faltava alguma coisa e resolvemos mudar o tempo de envelhecimento nos barris, de 200 Litros, o que levou a uma potencialização de sabores e harmonias sem igual e uma bebida deliciosa!" Destilaria Gomes de Vasconcelos
Cachaça Amburana Três Irmãos

Romeu e Julieta
Releitura feita com Geleia de Goiaba e Cachaça Jequitibá Rosa
Deixe-se envolver por uma linda história de amor clássico e sabores irresistíveis com o drink Romeu e Julieta. Essa releitura amorosa combina a Geleia de Goiaba e a Cachaça Jequitibá Rosa, trazendo à vida uma combinação que é uma verdadeira declaração de paixão. Inclusive, a apresentação deste drink é um convite à degustação e à imaginação, onde uma telha de queijo acrescenta um toque salgado que contrasta maravilhosamente com a doçura da goiaba. É como a união de dois amantes improváveis ​​que se complementam de maneira perfeita.

Ingredientes:
100ml de Geleia de Goiaba
50ml de Cachaça Jequitibá Rosa

Método: Batido
Guarnição: Telha de Queijo Gouda
Taça: Coupê
Gelo: n/a

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira e sirva em uma taça coupê previamente resfriada. Decore com uma telha de queijo gouda e sirva em seguida.
Romeu e Julieta: Releitura feita com Geleia de Goiaba e Cachaça Jequitibá Rosa
Cada ingrediente deste coquetel é uma homenagem ao famoso casal, unindo sabores que se complementam perfeitamente. A começar pela Geleia de Goiaba, que com sua doçura tropical, suas notas levemente ácidas e com sua cor rosa vibrante, traz consigo o sabor característico da fruta e a nostalgia dos dias ensolarados, é como uma lembrança doce e suave que nos transporta para os sabores da infância. Cremosa, fina e super delicada, essa Geleia irá te surpreender do começo ao fim.
Drinks com Geleia de Goiaba
Produzida pela Pra Comer de Colher Geleias de Americana/SP, essa Geleia de Goiaba é o resultado da determinação e paixão de Selma Auad Lopes, idealizadora da marca. Após enfrentar um momento delicado em sua vida, Selma viu na produção artesanal de geleias uma oportunidade de superação e realização como empreendedora. Com um processo cuidadoso e sem conservantes, as geleias da marca são feitas com aproximadamente 75% de pura fruta, utilizando apenas açúcar Demerara. A geleia de goiaba, uma das grandes paixões de Selma, possui uma cor linda e uma textura aveludada, encantando os paladares mais exigentes. Além disso, a Pra Comer de Colher Geleias oferece uma linha FIT adoçada com xilitol e desde julho de 2019, a marca tem conquistado clientes em toda a sua região.

"O nome PRA COMER DE COLHER GELEIAS surgiu depois de muito pensar. Em um dia do nada eu pensei: Minha geleia está tendo muitos elogios, dizem que ela é muito boa que não conseguem parar de comer, daí pensei... Se ela é tão boa assim, porque não comer ela de colher? Foi aí que surgiu  o nome da marca." Pra Comer de Colher Geleias
Receita Geleia de Goiaba
Sobre a cachaça utilizada na receita, o que podemos dizer... Fantástica! Produzida pela Cachaça Asa Branca de Salinas/MG, essa é uma cachaça envelhecida por dois anos em barril de Jequitibá Rosa e traz na essência o verdadeiro terroir da sua região. Suave, elegante e de boa persistência, a Cachaça Jequitibá Rosa da Asa Branca possui um leve translúcido dourado que reflete sua qualidade excepcional. Com uma graduação alcoólica de 40% e um volume de 670 ml, essa cachaça encanta os apreciadores de bebidas envelhecidas.
Drinks com Cachaça
E olha que legal... A história da Cachaça Asa Branca remonta à década de 1970, quando Joventino José de Queiroz, um apaixonado conhecedor da bebida, decidiu transformar sua paixão em negócio. Originário de uma família de pecuaristas, Joventino produzia cachaça como um hobby, mas em um momento de confraternização com amigos, percebeu a necessidade de registrar seu alambique e construir uma marca para sua produção. Foi nesse momento que a música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, tocava em sua vitrola, e a inspiração para o nome da cachaçaria surgiu.

"Há mais de 5 décadas produzindo cachaça de qualidade, usando matéria prima de qualidade e procedência. A cachaça Asa Branca, se preocupa em cada detalhe de sua produção, desde a escolha da matéria prima, até o envasamento dos nossos produtos, para que chegue até nossos consumidores um produto 100% original." Cachaça Asa Branca
Cachaça Jequitibá Rosa de Salinas/MG

Spritzer
Releitura feita com Geleia de Kiwi e Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc
Descubra um coquetel refrescante e elegante para desfrutar nos dias ensolarados: o Spritzer. Essa agradável releitura combina a Geleia de Kiwi e o Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc, criando uma experiência de sabor equilibrada e revigorante. Ao provar, você sentirá a fusão dos sabores da geleia de kiwi e do vinho Chardonnay Sauvignon Blanc, com uma sensação de frescor e notas frutadas. A textura suave da geleia se mistura com a leve efervescência da água com gás, criando uma experiência muito agradável ao paladar.

Ingredientes:
100ml de Geleia de Kiwi
150ml de Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc
Água com Gás

Método: Batido
Guarnição: Flor Comestível
Copo: Taça de Vinho
Gelo: Cubos

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira (menos a água com gás) e sirva com dupla coagem em taça de vinho repleta de gelo. Decore com lâminas de kiwi e sirva em seguida.
Spritzer: Releitura feita com Geleia de Kiwi e Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc
A Geleia de Kiwi utilizada no Spritzer é um componente essencial que adiciona um toque frutado e vibrante ao drink. Elaborada a partir de kiwis maduros e suculentos, essa geleia apresenta uma textura macia e um sabor doce, mas com notas cítricas e tropicais. Ao degustar o Spritzer com Geleia de Kiwi, você será envolvido em um contraste agradável com a acidez do vinho. Além disso, os aromas frutados e cítricos do kiwi se mesclam harmoniosamente aos demais ingredientes, criando uma experiência de degustação deliciosa e refrescante.
Drinks com Geleia de Kiwi
Produzida pela Tempera, uma marca sediada em Teófilo Otoni/MG e reconhecida por suas geleias artesanais de alta qualidade, essa geleia representa o grande conhecimento da sua criadora, a nutricionista Adélia Hollerbach Guimarães, que busca sempre oferecer produtos que promovam equilíbrio nutricional. Utilizando frutas frescas e da estação, além de conservantes naturais e temperos selecionados, a Tempera dá ênfase na valorização dos produtores locais e na higiene rigorosa durante o processo de produção, por isso, conquistou o seu devido espaço no mercado, cativando os clientes com sabores únicos e combinações deliciosas em suas geleias.

"Para o nome Tempera pensei por muitos meses enquanto estudava e planejava a marca; queria um nome que significasse não somente a geleia ou outro produto comestível de qualidade, e assim um nome onde, dentro dele, se pudesse incorporar, se reportasse a momentos da vida cotidiana. Dessa forma, concluí que a todo instante é necessário "temperar" para se ter uma vida melhor. Percebi também que todos os dias da semana o ser humano "tempera" algo em sua vida em busca do equilíbrio eficaz." Tempera
Receitas com Geleia de Kiwi
Com suas características marcantes, o Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc encanta os apreciadores ao redor do mundo. Sua vivacidade, frescor e acidez equilibrada são acompanhados por uma ampla gama de aromas frutados, como maracujá, limão, maçã verde e grapefruit. No contexto do Spritzer, o Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc adiciona uma camada de elegância e equilíbrio aos sabores da geleia de kiwi. Sua acidez refrescante se destaca, enquanto os aromas cítricos e frutados se harmonizam perfeitamente com a doçura suave da geleia. Essa combinação resulta em um drink refrescante e repleto de sabor.
Drinks com Vinho
Produzido pela areA15, uma Vinícola Boutique de Bento Gonçalves/RS, o Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc é uma expressão do excelente trabalho de seus idealizadores, Cícero Zanoni e Jean Paulo Raimondi, conhecidos por produzir vinhos únicos e em pequenas quantidades. Inclusive, a vinícola guarda em suas garrafas numeradas uma combinação especial de uvas e terroirs, refletindo a riqueza e diversidade da região. Em suma, a areA15 desempenha um papel fundamental na criação de Vinhos que resultam em uma experiência de degustação memorável e enriquecedora.

"A areA15 optou pelo novo, pelo diferenciado. Vinificando uvas de distintas regiões, buscando a excelência em seus vinhos e espumantes. Com isso o terroir da areA15 é bastante diversificado, tendo uma miscelânea de características que combinadas resultam em vinhos únicos." areA15 Vinícola Boutique
Vinhos finos e especiais para coquetelaria

The Cooler
Releitura feita com Geleia de Morango com Tâmaras, Gin e Licor de Jenipapo
The Cooler é uma releitura que combina harmoniosamente a doçura da geleia de morango com tâmaras, a complexidade do licor de jenipapo e a qualidade do London Dry Summer Gin. Sua textura demi seca, suave e envolvente, juntamente com seu aroma perfumado, fazem dele uma opção irresistível para os amantes de drinks refinados, refrescantes e conceituais.

Ingredientes:
10ml de Geleia de Morango com Tâmaras
75ml de Licor de Jenipapo
75ml de London Dry Gin
20ml de Limão Siciliano
Água Tônica

Método: Batido
Guarnição: Ramos de Hortelã
Copo: Collins
Gelo: Cubos

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira (menos a água tônica) e sirva coado em copo alto com gelo picado até faltar um dedo para completar. Complete com um tapping de água tônica, decore com ramos de hortelã e sirva em seguida.
Para começar, a Geleia de Morango com Tâmaras desempenha um papel fundamental nessa releitura, pois ao substituir o tradicional Grenadine (Xarope de Romã), adicionou uma doçura suave e um sabor frutado, complementando perfeitamente os outros elementos do drink. E ao provar a geleia, é possível sentir o sabor autêntico do morango, com sua doçura natural realçada pelas tâmaras. A doçura é equilibrada, permitindo que o sabor das frutas se destaque sem ser excessivamente açucarado. Isso sem falar da sua textura cremosa, o que permite ser espalhada facilmente em torradas, pães ou biscoitos.
Drinks com Geleia de Morango
Produzida pela Geleias da Carol, uma marca do Rio de Janeiro que surgiu a partir da criatividade e necessidade da sua idealizadora Carolina (que durante o período de fechamento do seu salão de beleza devido à pandemia percebeu a escassez de geleias acessíveis no mercado e decidiu fazer as suas), essa Geleia representa muito bem as delícias que podem acompanhar o dia a dia dos consumidores, desde o café da manhã até o lanche da tarde ou até mesmo em momentos de churrasco. A empresa possui três linhas de geleias: tradicionais, com redução de açúcar; sem açúcar, utilizando apenas o açúcar natural das frutas; e a linha gourmet, que combina com carnes, churrasco e possui opções agridoces e apimentadas.

"Eu tinha um salão de beleza que ficou fechado 3 meses por conta da pandemia. Nesse período a geleia que eu comprava no mercado sumiu das prateleiras e as outras estavam foram do orçamento. Então fui para a internet e pesquisei como fazer geleias. Fiz a de morango, que é o meu xodó, foi um sucesso aqui em casa. Com a abertura do comércio coloquei alguns potes, ainda de plástico, para venda no salão. A aceitação foi muito boa. Então, resolvi criar as Geleias da Carol como uma segunda fonte de renda. Hoje não tenho mais o salão. Mas as geleias continuam firmes e fortes na minha caminhada." Carolina / Geleias da Carol
Geleia de Morango com Tâmaras
Trazendo uma nota exótica, aromática e substituindo graciosamente o licor de abricó, o Licor de Jenipapo acrescenta profundidade e complexidade ao perfil do drink, isso sem falar que ele realçou como um todo os aromas naturais da bebida. Para nós. essa bebida de cor dourada (que transmite sofisticação e convida a ser apreciado) e de textura leve e aveludada, é uma alternativa sofisticada e saborosa ao tradicional licor de abricó, pois seu sabor único e distinto oferece uma experiência degustativa incrivelmente diferenciada.
Drinks com Licor
O seu produtor, a Famigerada Destilaria de São Paulo/SP, é uma marca que desperta a curiosidade e conquista admiradores com sua abordagem única no universo das bebidas destiladas. Com base em suas bebidas premiadas, é evidente que a Famigerada possui um estilo autêntico, cativante e que se destaca no mercado. Além disso, a Famigerada Destilaria demonstra uma busca constante pela excelência, o que atesta o seu compromisso em oferecer produtos de altíssimo nível, capazes de satisfazer até os paladares mais exigentes.

"O Bar às vezes pode ser desafiador... E se você se permitir, coisas incríveis poderão acontecer... Que tal libertar o seu espírito e experimentar combinações novas? Mas lembre-se de escolher a cachaça ou o licor que vai assegurar sua boa jornada." Famigerada Destilaria
Licor de Jenipapo
Finalizando a nossa lista de indicações, London Dry Gin, senão melhor, Rosa dos Ventos Summer Gin, muito conhecido por sua qualidade, caráter seco e pela sua seleção cuidadosa de botânicos. Inclusive, uma das principais características desse Gin é a presença marcante de notas florais, como jasmim, rosas e lírio. Esses aromas delicados e perfumados conferem uma elegância especial à bebida, transportando os sentidos para um jardim em plena floração, onde suas nuances florais em harmonia com o seu líquido cor de rosa, adicionam uma camada de complexidade e sofisticação, tornando-o uma ótima escolha para os amantes das boas bebidas.
Drinks com Gin
E para você que também ficou apaixonado por esse Gin, saiba que ele é produzido pela Vincent Destilaria, uma empresa de Araxá/MG que nasceu do enlace matrimonial entre duas famílias distintas, os Oliveiras e os Ávilas, representando uma união não apenas de amor, mas também de vasta experiência e histórias na arte de fabricar destilados. No centro dessa história, encontram-se um químico mestre alambiqueiro e uma engenheira de produção, unidos pelo propósito de criar destilados excepcionais e proporcionar experiências memoráveis aos apreciadores.

"Os produtos da Víncent Destilaria não só são produzidos dentro dos mais altos padrões de sabor e qualidade, como carregam em seu DNA valores de duas famílias que cresceram e se uniram mediante muito esforço, dedicação, coragem, ousadia, paixão pelo que fazem com amor." Vincent Destilaria
Gin Rosa
Como deu para perceber, no mundo dos drinks existem ingredientes que podem transformar completamente uma experiência de sabor. E um desses ingredientes incríveis e surpreendentes são as geleias artesanais. Essas pequenas maravilhas em potinhos nos fornecem um universo de possibilidades e sabores, capazes de elevar nossos coquetéis a um patamar superior.

Em resumo, ao explorar as geleias na coquetelaria, abrimos as portas para uma verdadeira aventura, onde cada colherada traz consigo uma prazerosa sensação de sabor, textura e aroma. Sendo assim... Experimente, combine, ouse, crie e descubra o quão inspirador pode ser um drink com geleia.

Até a próxima :)

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo Vídeo e Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Armazém da Raquel com Geleia de Amora
Dona Domitilla com Geleia de Limão Siciliano
Geleias da Carol com Geleia de Morango com Tâmaras
Geleias Natur com Geleia de Damasco com Laranja
Pra Comer de Colher Geleias com Geleia de Goiaba
RoEd Delícias Artesanais com Geleia de Banana com Cacau
Tempera com Geleia de Kiwi
Vovó Helê com Geleia de Jabuticaba


areA15 Vinícola Boutique com Vinho Branco
Cachaça Asa Branca com Cachaça Jequitibá Rosa
Coração de Alambique com Cachaça Jequitibá Rosa
Destilaria Gomes de Vasconcelos com Cachaça Amburana
Famigerada Destilaria com Licor de Jenipapo
Formigas do Café com Café Especial
Jameson com Irish Whiskey e Caskmates
Kampo de Ervas com Anis Estrelado
Southwest Destilaria com Navy Strength Gin
Vincent Destilaria com London Dry Summer Gin

No cenário:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Lica Cruz com Potinho de Cerâmica
Martinazzo com Tábua de Madeira
Vitral Ateliê com Garrafinhas de Cerâmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad