Post Top Ad

Molho Romesco: Um toque do mediterrâneo na sua cozinha

Originário da região da Catalunha, na Espanha, o Molho Romesco é uma preciosidade gastronômica que conquistou paladares ao redor do mundo. Sua história remonta aos pescadores da costa de Tarragona, na qual preparavam esse molho como acompanhamento para peixes frescos. Com o passar dos anos, o Molho Romesco transcendeu as fronteiras locais e tornou-se um elemento essencial na culinária mediterrânea.
Molho Romesco: Um toque do mediterrâneo na sua cozinha
O que torna o Molho Romesco verdadeiramente especial, é a sua combinação única de ingredientes simples e frescos, que ao se unirem, criam uma verdadeira explosão de sabor. Feito com tomates, pimentões, amêndoas, um toque de alho e especiarias, esse molho ainda oferece diversos benefícios para a saúde, como por exemplo, as amêndoas com as gorduras saudáveis ​​e os tomates/pimentões com os antioxidantes e vitaminas essenciais, ou seja, essa combinação nutritiva que não só agrada ao paladar, mas também nutre o corpo, tornando-se assim, uma escolha inteligente para uma alimentação equilibrada.

Molho Romesco
Um toque do mediterrâneo na sua cozinha
Receita Molho Romesco
E embora o Molho Romesco e o Muhammara compartilhem algumas semelhanças em termos de sabor e textura, há distinções importantes que os tornam únicos. O Molho Romesco, por exemplo, é originário da região da Catalunha, na Espanha e é feito tradicionalmente com ingredientes citados acima. Já o Muhammara (veja aqui uma receita bem legal), tem suas raízes na culinária do Oriente Médio (especialmente na Síria) e é feito principalmente com pimentões vermelhos assados, nozes, azeite, suco de limão e uma variedade de especiarias, como o cominho, a pimenta e a páprica. Mas em ambas as receitas, o resultado é uma mistura rica em sabor, com um toque de doçura dos pimentões assados ​​e um leve calor das especiarias.

Para fazer o Molho Romesco você vai precisar de:
4 Tomates Italianos
2 Pimentões Amarelos (tradicionalmente são usados os vermelhos)
1/2 xícara de Amêndoas
1/4 de colher de chá de Pimenta Caiena
1/2 de colher de chá de Sal
5 colheres de sopa de Azeite de Oliva
1 colher de sopa de Vinagre de Vinho Tinto
5 ramos de Tomilho fresco
1 dente de Alho

Preparo:
Em forno previamente aquecido, deixe as amêndoas aquecerem por uns 5 minutos, pois isso vai ressaltar o seu sabor e as deixarão mais crocantes. Após fazer essa pequena torra, pique-as grosseiramente e reserve. Agora, corte cada tomate em 4 partes, tire as pontinhas mais rígidas e coloque-os em uma forma, temperando apenas com o sal (à gosto), fios de azeite de oliva e ramos de tomilho. Leve-os para o forno pré-aquecido por 20 minutos ou até eles caramelizarem.
Tomates ao forno com tomilho e azeite
Enquanto os tomates estão no forno, coloque os pimentões para tostar diretamente na boca do fogão e vai girando-os com uma pinça até que toda a sua casca fique preta. Quando os pimentões estiverem com suas cascas bem tostadas, coloque-os em uma tábua de madeira e com uma colher, retire toda a sua pele. Após isso, abra-os, retire o fio branco e as sementes. Reserve apenas os filés.
Pimentões tostados para receita de Molho Romesco
Para finalizar, em um processador bata todos os ingredientes (tomates, pimentão, amêndoas, pimenta caiena, sal, azeite, vinagre, tomilho e alho) por pouquíssimo tempo (aqui a função pulsar é a melhor escolha). Após dar essa primeira batida, inclua mais um pouco de amêndoas e bata mais uma vez.
As melhores especiarias para o Molho Romesco
O mais legal desse molho é que além de ser uma delícia quando servido na hora do seu preparo, você pode usá-lo também como molho de massas, acompanhamentos de carnes/peixes/saladas, como recheio de salgados e muito mais. Inclusive, a sua validade é de 15 dias quando guardado em recipiente com tampa na geladeira.
Molho Romesco
Agora, um dos ingredientes fundamentais nesta receita e que dá mais personalidade e caráter ao Molho Romesco, é sem sombra de dúvidas a Pimenta Caiena. Originária da Guiana Francesa e cultivada em diversas partes do mundo, essa pimenta é conhecida por sua intensidade e ardência, acrescentando não só uma dimensão picante, mas uma cor vibrante ao molho.
Pimenta Caiena
Fornecendo mais calor e pungência ao Molho Romesco, a Pimenta Caiena tem uma ardência sutil, mas persistente, o que complementa perfeitamente a doçura dos tomates, a suavidade dos pimentões e a crocância das amêndoas, criando assim, uma harmonia de sabores que dançam no paladar. E além do seu belo papel na culinária, a Pimenta Caiena também oferece uma série de benefícios para a saúde, pois é rica em capsaicina, um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, a estimular o metabolismo e até mesmo no alívio de diversas dores. Pimenta Caiena Kampo de Ervas
Produzida pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma marca referência em qualidade e excelência na produção de ervas e especiarias, essa Pimenta Caiena é fruto de um processo de cultivo e de meticulosa seleção. E por ter um compromisso inabalável com a excelência, a Kampo de Ervas se destaca não só pelo cuidado em todas as etapas do processo de produção, mas por nos fornecer somente os melhores ingredientes para os nossos momentos de refeição. Vai por nós, eles são demais!
Kampo de Ervas
Agora, para uma experiência gastronômica ainda mais interessante, sugerimos harmonizar o delicioso Molho Romesco com uma seleção de ingredientes típicos da região de Minas Gerais; o Agrião, o Queijo e a Cachaça, pois para nós, é uma combinação que celebra não só riqueza dos sabores locais, mas a tradição culinária única do estado.
Dica de harmonização para Molho Romesco
Harmonizar o Molho Romesco com um Queijo de qualidade é elevar toda essa experiência gastronômica a um novo patamar. Por isso, nada melhor do que um clássico e autêntico Queijo Minas Artesanal, pois além de desempenhar esse papel com maestria e por ser originário da região do Serro, este queijo (de nome e sobrenome) representa a tradição e a excelência da produção artesanal na região. Com sua textura cremosa e sabor marcante, ele complementa perfeitamente o sabor intenso do Molho Romesco, criando uma combinação irresistível que agrada até os paladares mais exigentes.
Queijo do Serro
A CooperSerro (Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro), responsável pela produção e comercialização do Queijo Minas Artesanal, é uma verdadeira instituição na região. Fundada em 1964, a CooperSerro é pioneira na valorização e na preservação da tradição produtiva do Queijo do Serro. Com quase 60 produtores certificados pelo IMA, a cooperativa é um exemplo de sucesso e dedicação. E além de ser premiado internacionalmente, o Queijo do Serro Estrada Real é um patrimônio cultural do Brasil registrado pelo IPHAN, destacando-se por sua importância histórica e cultural.
Queijo do Serro - CooperSerro
Por isso, a CooperSerro não se limita apenas à produção de queijos artesanais, mas também investe em tecnologia e qualidade em sua Unidade de Beneficiamento de leite e derivados. Com rigoroso controle de qualidade e laboratório próprio, a cooperativa garante a excelência de seus produtos, mantendo os padrões físico-químicos e microbiológicos exigidos pela legislação vigente. Mais do que isso, a CooperSerro preza por valores como integração, ética, desenvolvimento sustentável e cooperação, mostrando assim, um compromisso genuíno com a comunidade e com o meio ambiente.
Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro
Para finalizar com chave de ouro essa harmonização, Cachaça, claro, pois ao combiná-la com o Molho e o Queijo, você experimentará um verdadeiro deleite gastronômico. Só para você ter uma ideia, a complexidade de sabores da Cachaça, com suas notas adocicadas e toques de especiarias, complementa perfeitamente a intensidade e a textura do Queijo, enquanto o Molho Romesco adiciona uma dimensão extra de sabor com sua combinação única de tomates, pimentões, amêndoas e, é claro, a Pimenta Caiena. Juntos, esses elementos formam uma experiência sensorial inesquecível.
Cachaça Extra Premium Amburana
Sendo uma verdadeira preciosidade na arte da destilação e envelhecida com esmero por quatro anos em tonéis de Amburana Cearensis, a Cachaça Flor das Gerais Extra Premium Amburana apresenta uma complexidade de sabores que encanta todos os nossos sentidos. Com notas adocicadas, toques de especiarias e com uma textura equilibrada e orgânica, isso sem falar da embalagem da garrafa que é uma obra de arte por si só, essa é uma bebida que irá te impressionar do começo ao fim.
Cachaça Flor das Gerais Extra Premium Amburana
Quer mais? Então saiba que a história da produção da Cachaça Flor das Gerais remonta há mais de cem anos, quando a família iniciou a produção no Arraial de Nossa Senhora da Piedade do Bagre, hoje Felixlândia/MG. E um marco histórico que a marca carrega com orgulho é o engenho de madeira de 1912, uma peça única que continua em funcionamento na Fazenda Mourões, símbolo da cachaçaria.
Cachaça Flor das Gerais
Como deu para ver, essa jornada gastronômica nos conectou não só com a cultura do mediterrâneo, mas com as raízes e as tradições de Minas Gerais. E neste encontro entre tradição e inovação, entre história e contemporaneidade, celebramos não apenas os sabores e aromas que enchem nossos sentidos, mas também a paixão e o compromisso por trás de cada alimento.
Dica de harmonização com Queijos Artesanais
Sendo assim, que esta receita te inspire a explorar e apreciar não apenas a culinária internacional, mas também a riqueza cultural e gastronômica que permeia nossa rica história nacional.
cultura Mineira: Dica de Harmonização com Cachaça e Queijo
E para você que está chegando agora, saiba que o Molho Romesco faz parte da série "Molhos & Saladas", onde estamos apresentando receitas repletas de sabor para você recriar com grande estilo aí na sua casa. Então aproveite que está aqui e veja as outras receitas da série!


Até a próxima!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Kampo de Ervas com Pimenta Caiena
Cachaça Flor das Gerais com Cachaça Extra Premium Amburana
CooperSerro com Queijo Minas Artesanal "Estrada Real"

No cenário:
Martinazzo com Tábua de Madeira e Assadeira
ABOZELLI Cerâmica Artesanal com Prato de Cerâmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad