Post Top Ad

Molho Pesto de Pistache: Explorando os sabores da culinária Italiana

Em uma jornada culinária pelas delícias da cozinha italiana, poucos sabores são tão emblemáticos e reconfortantes quanto o Molho Pesto. Originário da região da Ligúria, mas precisamente em Génova, no noroeste da Itália, esse molho vibrante é uma celebração aos sabores frescos dos alimentos.
Receita Molho Pesto de Pistache
Cativando todos os nossos sentidos, o Molho Pesto tem suas raízes firmemente plantadas na Ligúria, uma região conhecida pelos ricos campos de manjericão, pinhões e queijos de sabores intensos. E por esses alimentos serem abundantes nessa região, são exatamente eles que compõem a receita do Molho Pesto original. Acredita-se que sua criação remonta ao século XIX, quando camponeses locais combinavam esses ingredientes em um pilão de mármore, criando uma mistura exuberante e perfumada.
Molho Pesto de Pistache: Explorando os sabores da culinária Italiana
E de todas as versões que existem hoje em dia, uma que se destaca e que sempre será sinônimo de beleza, é o Molho Pesto de Pistache. Sabe porquê? Porque este pequeno e saboroso fruto traz consigo uma riqueza de textura cremosa e um sabor levemente adocicado, adicionando assim, notas sutis e terrosas. Inclusive, sua adição ao pesto tradicional, não apenas adiciona uma nova dimensão de sabor, mas também eleva seu perfil sensorial a outro patamar. Além disso, o pistache oferece benefícios nutricionais ao corpo, pois é rico em proteínas, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, ou seja, ele além de deixar o pesto ainda mais delicioso, o deixa também muito mais nutritivo.
Pistache natural para ser usado em diversas receitas
Agora... O mais legal nesta receita é que ela combina com diversos tipos de acompanhamentos e bebidas, como em saladas, queijos, torradas, como molho para massas, recheio de salgados, como toque final em uma pizza, enfim, as possibilidades são infinitas. E para você que deseja recriar essa maravilha na sua casa, saiba que com poucos ingredientes e apenas um toque de criatividade, você também poderá fazê-la.

E aí, bora aprender?
Aperte o play e confira! 😉

Molho Pesto de Pistache
Explorando os sabores da culinária Italiana


Para esta receita você vai precisar de:
250ml de Azeite Extravirgem
100g de Pistache
2 punhados de Manjericão fresco
1 dente de Alho
2 colheres (de chá) de Chimichurri sem Pimenta
Sal a gosto

Preparo:
Primeiramente, retire do Manjericão os caules mais grossos e separe as partes que vai utilizar (folhas e caules finos). Misture todos os ingredientes (menos o pistache) em um processador ou liquidificador e bater ligeiramente. Na sequência, adicione o pistache e bata rapidamente (a função pulsar do processador é perfeita), pois dessa maneira o molho ficará repleto de texturas para você saborear. E se preferir que fique bem rústico e com pedaços maiores, pode fazer todo esse processo em um pilão.
Receita e passo a passo: Molho Pesto de Pistache
Como deu para ver, o Molho Pesto de Pistache é bem simples de preparar. Mas claro, para fazer um Molho Pesto de qualidade, saiba que a escolha dos ingredientes será fundamental. E aqui, no caso, além do Manjericão ser fresco e em seu auge de fragrância e sabor, os Pistaches são bem viçosos e amanteigados.
Queijo Artesanal harmonizado com Molho Pesto de Pistache
Mas para te inspirar ainda mais, abaixo indicamos os melhores ingredientes (Chimichurri e Azeite) que você poderá encontrar hoje em dia. De quebra, uma bela dica de cerâmica para apresentar a receita, uma ótima dica de Queijo para acompanhar e claro, uma charmosa dica de Cachaça para harmonizar. Veja só!

Chimichurri sem Pimenta
Um toque de personalidade em suas receitas
Chimichurri sem Pimenta: Um toque de personalidade em suas receitas
Para ganhar uma revigorante dimensão de sabor, o nosso Molho Pesto contou com a adição do Chimichurri sem Pimenta, uma combinação meticulosamente elaborada com salsinha, pimentão vermelho, tomate, alho, cebola, cebolinha, manjericão e orégano, ou seja, um mix de temperos que complementa de forma harmoniosa a receita. E por contribuir para uma experiência gustativa singular, esse Chimichurri é também perfeito para enriquecer inúmeros outros pratos, como carnes, ensopados, sopas, cremes, tortas, pães, legumes, cuscuz, molhos diversos e muito mais.
Chimichurri sem Pimenta  / Kampo de Ervas
Produzido pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma empresa que emerge mais do que uma simples indústria de alimentos naturais e orgânicos, esse Chimichurri representa o compromisso que eles tem na criação de produtos especiais. E isso é verdade! Pois tudo o que fazem é repleto de conceito, conhecimento e qualidade. E além de nos oferecerem produtos de alto nível, esses queridos parceiros representam ativamente um movimento em direção a um estilo de vida mais consciente e harmonioso, honrando as tradições ancestrais de cura e os cuidados com o Planeta Terra. Inclusive, o nome "Kampo de Ervas" evoca não apenas a prática japonesa antiga de tratamento com ervas, mas também ressoa com a ideia de que a verdadeira cura e bem-estar vêm da sabedoria da Natureza.
Receitas com Kampo de Ervas

Azeite de Oliva Extravirgem
Blend Especial: Coratina, Arbequina, Grappolo, Koroneiki e Arbosana
Azeite de Oliva Extravirgem Blend Especial
Elaborado com maestria e batizado como "Novas Vertentes", esse Azeite nos convida a explorar novos horizontes culinários, nos incentivando a experimentá-lo em uma variedade de pratos, incluindo até mesmo em sobremesas. Com notas distintas de frutas maduras, como banana e maçã, que evoluem para nuances de amêndoas e frutas tropicais maduras, este azeite oferece uma experiência sensorial elegante, onde sua extração a frio, realizada no máximo duas horas após a colheita da fruta, garante a preservação máxima dos sabores e aromas.
Azeite de Oliva Extravirgem / Azeite Vertentes
E olha que legal... Esse incrível Azeite é produzido pela Fazenda Vertentes de Andrelândia/MG e representa a realização (de um sonho) do agrônomo Rubens Moraes e sua família. Localizados em um lugar estratégico entre a majestosa Serra da Mantiqueira e o Campo das Vertentes, onde abraçam uma região única com microclimas do Cerrado e da Mata Atlântica, a Fazenda Vertentes é reconhecida como uma produtora de azeites artesanais e de alta qualidade, que além de capturar a essência do terroir mineiro, tem como uma missão desvendar o potencial do Brasil na produção deste alimento milenar. Por isso, seus azeites não só representam a pura excelência, mas simbolizam um tributo à rica biodiversidade e as tradições culinárias do nosso país.
Azeite Vertentes

Cerâmica Utilitária Artesanal
A sofisticação que todo alimento merece
Cerâmica Utilitária Artesanal: A sofisticação que todo alimento merece
A apresentação de uma refeição vai muito além do sabor dos ingredientes, pois além de ser uma experiência que envolve todos os sentidos, enaltece a beleza dos alimentos e faz com que o momento de se alimentar seja ainda mais especial. E aqui, por exemplo, um belo Conjunto de Cerâmica para elevar ao máximo as características do nosso Pesto.
Conjunto de Cerâmica / Studio Bárbara Angelina
Composto por Prato, Tigela e Colher especial para Molhos (este último com detalhe em couro em seu acabamento para realçar o charme e o cuidado com a sua funcionalidade), este conjunto com sua textura de cores orgânicas, realça os alimentos e proporciona ao momento da refeição um enorme prazer. Produzido pela renomada ceramista de Brasília/DF Bárbara Angelina (Studio Bárbara Angelina), uma artista que além de nos surpreender a cada dia com suas criações (muitas delas inclusive ligada a moda), desde 2009 vem deixando sua marca no cenário da cerâmica artesanal no Brasil. 
Studio Bárbara Angelina
Com um olhar meticuloso aos detalhes e com um amor envolvente pela modelagem manual, Bárbara está sempre buscando a feminilidade em seu design. Então seja na delicadeza dos acabamentos ou na maestria na arte da esmaltação, cada peça carrega na sua essência parte da sua identidade e personalidade, ou seja, são únicas, atemporais e incrivelmente funcionais. Para nós, é um trabalho que reflete muito mais do que um compromisso com a excelência artesanal, pois é uma fonte de encanto e inspiração para todos os amantes da culinária e da arte em todo o país.
Tigela, Prato e Colher de Cerâmica / Ceramista Bárbara Angelina

Queijo Minas Artesanal
Extra Maturado e com uma linda Casca Florida
Queijo Minas Artesanal: Extra Maturado e com uma linda Casca Florida
Quando falamos de harmonizações entre alimentos, principalmente quando o assunto é o Molho Pesto, o Queijo Mineiro sempre irá se destacar como uma ótima opção, pois cativa os sentidos e eleva a experiência culinária a novos patamares. Nesta harmonização por exemplo, apresentamos o Queijo Minas Artesanal Extra Maturado, que por ter uma maturação prolongada, notas amanteigadas e um sabor mais intenso e pronunciado, confere ao prato uma complexidade de sabores e aromas, ou seja, o parceiro ideal.
Queijo Minas Artesanal: Extra Maturado / Queijaria Santa Clara Dourados
Produzido pela Queijaria Santa Clara Dourados em Abadia dos Dourados/MG, cuja história é permeada pela tradição e pelo compromisso com a qualidade, este queijo premiado com medalha de prata em 2021 no Concours Mondial Fromage (maior concurso de queijos do mundo), reflete o verdadeiro cuidado que eles tem em cada etapa do processo de produção. Originário de Minas Gerais, berço de uma das tradições queijeiras mais ricas do Brasil, o Queijo Minas Artesanal Extra Maturado é uma expressão da excelência transmitida de geração em geração. Em resumo, um verdadeiro convite para explorar os melhores sabores que o Brasil tem a oferecer.
Queijaria Santa Clara Dourados

Cachaça Especial
A verdadeira essência na arte das harmonizações
Cachaça Especial: A verdadeira essência na arte das harmonizações
A arte da harmonização gastronômica não se limita apenas aos pratos, mas também se estende às bebidas, criando uma experiência sensorial completa e memorável. Neste contexto, uma verdadeira joia brasileira entra em cena, a Cachaça. Mas não pense que estamos falando de qualquer Cachaça não, pois aqui estamos falando é da conceituada e exclusiva Cachaça Edição Comemorativa de 110 Anos da Cachaçaria Bockorny, que por ser uma bebida envelhecida por 15 anos em barris de carvalho americano, celebra muitos anos de história e tradição.
Cachaça Comemorativa 110 anos / Cachaçaria Bockorny
Macia, aveludada, de boa oleosidade e com um lado frutado que é difícil de encontrar em bebidas do gênero, essa Cachaça produzida na cidade de Ivoti/RS oferece aos apreciadores da cachaça uma oportunidade única, refinada e complexa. Também, representando a história da cachaçaria que remonta a 1912, quando Antônio Bockorny, um filho de imigrantes alemães iniciou a produção de cachaça em Picada Feijão, não poderia ser diferente, ou seja, uma Cachaça envelhecida que sintetiza o ápice da maestria e da dedicação desta família.
Cachaçaria Bockorny
Como deu para ver... Para cada ingrediente, uma história. Para cada sabor, uma jornada. E assim, encerramos nossa exploração pela culinária italiana imersos em uma riqueza de sensações e tradições. E do vibrante Molho Pesto, que nasceu entre os campos da Ligúria, ao reconfortante Queijo das montanhas de Minas Gerais, cada elemento desta jornada tem sua própria história a contar.
Dica de harmonização entre Queijos e Molhos
E mais do que apenas sabores e aromas, nossa jornada nos leva a um lugar onde a comida é muito além do que apenas nutrição, pois acima de tudo é uma expressão de cultura, paixão e dedicação. Por isso, cada garfada, cada gole, enfim, somos transportados para além das fronteiras geográficas, onde a linguagem universal do paladar é o que realmente nos conecta. E é aqui, sim pessoal, onde a magia acontece.
Dica de harmonização entre Saladas e Queijos
Então para finalizar essa bela receita de hoje, erguemos nossos copos em um brinde à diversidade e à riqueza da culinária mundial, que além de nos encantar, nos inspira e nos une em torno da mesa. Pois, no final das contas, é isso que torna cada refeição verdadeiramente memorável - não apenas o que está no prato, mas a jornada que nos levou até lá.
Molho Pesto: A melhor receita para você recriar na sua casa
E para você que está chegando agora, saiba que o Molho Pesto de Pistache faz parte da série "Molhos & Saladas", onde estamos apresentando receitas repletas de sabor para você recriar com grande estilo aí na sua casa. Então aproveite que está aqui e veja as outras receitas da série!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Kampo de Ervas com Chimichurri
Studio Bárbara Angelina com peças de Cerâmica
Azeite Vertentes com Azeite de Oliva Extravirgem
Queijaria Santa Clara Dourados com Queijo de Longa Maturação

No cenário:
Martinazzo com Tábua de Madeira e Assadeira
Anama Home com Trilho de Mesa
Mallory com Liquidificador/Processador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad