Post Top Ad

Roteiro Sensorial: Guia de Cachaças Artesanais e Especiais do Brasil

Imagine-se imerso nos vastos campos de cana-de-açúcar, onde o calor tropical se mistura com o aroma doce que paira no ar. Neste cenário, é impossível não sentir o sol esquentando a sua pele enquanto a brisa suave acaricia gentilmente o seu rosto. A sensação é boa, não é? E aqui, no coração pulsante da plantação, um local onde a natureza se une à cultura, encontra-se o ambiente perfeito para uma das mais sublimes e antigas tradições; a arte da destilação.

Por séculos, essa técnica tem sido a alquimia por trás da criação de muitas bebidas que transcenderam o tempo e que até hoje são símbolos de excelência. E dentre todas essas delícias produzidas, uma em especial se destaca: a Cachaça! Sim, a saudosa, eterna e inesquecível Cachaça! Uma bebida que representa a nossa cultura e que é de fato um dos melhores destilados produzidos no mundo.

E para enaltecer o grande Dia Nacional da Cachaça, apresentamos com satisfação um Guia com as mais belas Cachaças que estão sendo feitas hoje em dia. Eles além de serem um grande tributo a essa data comemorativa, estão ganhando cada vez mais notoriedade no mundo dos destilados, são de vários lugares do Brasil e se apresentam com uma vasta riqueza de sabores.
Por isso, enquanto desvendamos a Cachaça em toda a sua glória, convidamos você a se juntar a nós nesta bela e apaixonante exploração. Então sente-se, acomode-se, erga sua taça, tenha uma ótima leitura e brinque a esta incrível celebração. 🥃


Alambique Caipira
Aguardente Fio de Ouro / Série Retrô Itaúba
A Cachaça Fio de Ouro Retrô Itaúba é a expressão do resgate da história e da paixão pela cachaça artesanal. Feita com maestria pelo Alambique Caipira de São Roque do Canaã/ES, esta bebida é envelhecida cuidadosamente em tonéis de Itaúba, uma madeira especial que preserva a aparência cristalina da cachaça, mantendo seu líquido transparente. Aqui, a Itaúba contribui expressivamente com aromas e sabores únicos, resultando em uma bebida de complexidade notável e riqueza de notas sensoriais. Inclusive, esta variação retrô busca não apenas reviver a tradição da cachaça artesanal, mas também oferecer uma experiência nostálgica e surpreendentemente sofisticada aos apreciadores.

O Alambique Caipira é muito mais que uma destilaria; é uma tradição de mais de quatro décadas que combina expertise artesanal com visão empresarial. Uma produção inicialmente familiar nos anos 70, hoje, na terceira geração da família Casotti, atende todo o estado do Espírito Santo e em plena expansão na região sudeste. O Alambique Caipira mantém valores fundamentais, como a sustentabilidade, a responsabilidade social e o respeito à tradição da cachaça artesanal. Eles são pioneiros em propagar a sustentabilidade em seus processos, e ao mesmo tempo em que inovam constantemente para apresentar produtos autênticos, preservam as raízes e a identidade da marca.


Alambique JP
Cachaça Danilo Tonoli 5 Barricas / 8 anos
A Cachaça Danilo Tonoli 8 anos, produzida pelo Alambique JP, é um verdadeiro tesouro etílico com graduação clássica de 42%. Com um processo de envelhecimento que abrange 8 anos, esta cachaça passa por cinco barricas diferentes, incluindo Malt Whisky, Bourbon, Umburana, Castanheira e Carvalho Americano de primeiro uso. Inclusive, cada gota dessa bebida premium é uma homenagem ao patriarca da família, o Sr. Danilo Tonoli. Seu sabor complexo e rico em notas sensoriais, é resultado desse cuidado ao processo de envelhecimento, proporcionando uma experiência excepcional aos degustadores das inesquecíveis Cachaças especiais.

O Alambique JP, fundado em 1962 na cidade de Itupeva/SP, é um símbolo de tradição e inovação na produção de cachaça artesanal. Sua história começou em 1890, quando Luiz Petena instalou o primeiro engenho de cachaça na Fazenda Santana, que mais tarde se tornaria a "Fazenda Nova Era" sob a gestão do imigrante italiano Cyrineo Tonoli e sua família. Em 1948, os filhos de Cyrineo, incluindo Danilo Tonoli, retomaram a produção de cachaça, dando origem ao Alambique JP. Desde então, o Alambique mantém uma tradição de produção de cachaça artesanal, combinando-a com inovações constantes e uma ampla variedade de produtos de alta qualidade.


Asa Branca
Umburana / 2 anos
Produzida há mais de 50 anos em Salinas/MG e sendo uma verdadeira representante do sabor típico da sua região, a Cachaça Asa Branca Umburana é envelhecida por dois anos, apresenta uma coloração dourada e um sabor que combina notas amadeiradas com um toque de frutas cristalizadas. Seu aroma amadeirado faz dela uma bebida suave, elegante e muito envolvente, deixando um gosto bem agradável na boca.

A história da Cachaça Asa Branca remonta à década de 1970, quando Joventino José de Queiroz, um conhecedor apaixonado pela bebida, decidiu dar vida ao seu hobby de produzir cachaça de qualidade. O nome "Asa Branca" foi inspirado na música de Luiz Gonzaga que tocava no momento em que Joventino decidia registrar seu alambique e criar uma marca. Após o falecimento de Joventino, a empresa passou por desafios, mas permanece firme graças à sua venda à família. Atualmente, a Cachaça Asa Branca é produzida na Fazenda Luar do Sertão, situada no coração de Salinas, preservando a tradição e o sabor que a tornou uma cachaça de renome.


Bela Catarina
Carvalho / Extra Premium Porcelana
A Cachaça Bela Catarina é muito mais do que uma bebida, é uma experiência projetada para criar memórias inesquecíveis. Esta cachaça foi inicialmente desenvolvida para exportação, e o resultado é um produto que rivaliza com os melhores destilados europeus, tanto em sabor quanto em apresentação refinada. Com a Bela Catarina Carvalho Extra Premium Porcelana, você entra em um mundo de sofisticação e exclusividade, reservado para os mais privilegiados. E por ser envelhecida entre oito e quatorze anos em barris de carvalho americano de primeiro uso, essa linda bebida vem oferecendo uma experiência sensorial única e diferenciada.

Produzida em Florianópolis/SC e escrita por idealizadores visionários (Sergio Simioni, Carlos Baumman e Francisco Locatelli), a Cachaça Bela Catarina é uma homenagem ao gracioso estado de Santa Catarina. E como dá para notar, a Bela Catarina não é apenas uma bebida, mas uma obra de arte em cada garrafa. Aqui, além de ser um produto magnificamente apresentado aos olhos, no paladar oferece uma experiência rara e repleta de harmonia. Em resumo, é uma bebida linda e que celebra com muita graciosidade a nossa identidade cultural.


Bockorny
Edição Comemorativa 110 anos / Carvalho 15 anos
Envelhecida por impressionantes 15 anos em barris de carvalho americano, essa Edição Comemorativa de 110 anos da Cachaçaria Bockorny é um tributo à história da marca. O conjunto exclusivo inclui uma garrafa especial e duas taças personalizadas, tornando-o um presente perfeito para amantes de cachaça e colecionadores. Ao saborear essa cachaça refinada, você está brindando não apenas ao presente, mas também à herança de uma destilaria que moldou sua paixão ao longo de mais de um século. Quer mais, então saiba que ela é uma cachaça super macia no paladar, conta com ótima oleosidade e o aroma é simplesmente de tirar o chapel.

Com mais de 110 anos de história, a Cachaçaria Bockorny é uma verdadeira instituição quando se trata de cachaça. Fundada em 1912 por Antônio Bockorny, essa é uma destilaria passada por gerações, mantendo seu compromisso inabalável com a qualidade e a tradição. E olha que legal... Desde o seu humilde começo em Picada Feijão, a marca evoluiu e, agora localizada em Ivoti/RS, segue produzindo uma ampla variedade de cachaças, inclusive esta, uma edição comemorativa envelhecida por 15 anos. Para nós, essa bebida é a verdadeira herança de uma marca que se tornou sinônimo de excelência e sofisticação.


Confraria Brasil
Amburana
Na busca pela perfeição e com um desejo de criar um destilado genuinamente brasileiro, nasceu a Cachaça Amburana da Confraria Brasil. Com um envelhecimento cuidadosamente prolongado por um ano em tonéis de Amburana (previamente com 1 ano em tonéis de Jequitibá Rosa), essa cachaça é uma celebração aos sentidos. Também, com 40% de graduação e muito presente ao paladar, ela se destaca por um sabor intenso, levemente adocicado e que se revela especialmente harmonioso quando degustado com sobremesas à base chocolate. Para completar, sua riqueza aromática traz os toques florais característicos da madeira e mais, ela foi agraciada com a medalha de Mérito Sensorial na Expocachaça 2023, um testemunho de sua qualidade inigualável.

Desde 1979, quando o Sr. Orlando iniciou sua jornada no mundo das cachaças, a história da Confraria Brasil tem sido uma busca incessante pela excelência. Começando com a compra de cachaça a granel para seus armazéns e bares, até a criação da empresa em 2017, a paixão pela tradição brasileira se fortaleceu. Em 2022, esse compromisso se materializou na forma da Cachaça Confraria Brasil, um verdadeiro elixir produzido com maestria em Igarapé/MG que atende aos mais diversos paladares.


Engenho Santo Mário
2 Madeiras / 5 anos
A Cachaça Engenho Santo Mário 2 Madeiras é o resultado de uma jornada de cinco anos de envelhecimento em barris de carvalho americano e francês. Só para você ter uma ideia, este blend especial cria uma experiência sensorial única, com uma combinação de aromas temperados que ressaltam a nobreza desta cachaça premium. Notas de caramelo e baunilha se entrelaçam de forma refinada com toques de madeira e coco, formando um buquê prazerosamente persistente na boca. Ideal para apresentar de forma marcante e diferenciada, esta cachaça de 40% é acompanhada por uma embalagem especial em tecido com bordado dourado.

A história do Engenho Santo Mário tem suas raízes do outro lado do oceano, mais precisamente na Lombardia, região norte da Itália. Fundada por Baptista Seghese e sua esposa em 1918, após uma jornada marcada pela Primeira Guerra Mundial e muitas dificuldades, a marca encontra seu lar em Piracicaba/SP. Inspirado pelas memórias de sua terra natal e pela paixão pela cachaça, Baptista construiu um modesto engenho no fundo de sua casa em 1940 com a ajuda de seu filho Mário Seghese, que além de continuar sua trajetória na cidade de Catanduva/SP, segue produzindo uma vasta linha de cachaças artesanais, licores e outros produtos especiais.


Flor das Gerais
Amburana / Extra Premium 4 anos
A Cachaça Flor das Gerais Extra Premium Amburana é uma verdadeira preciosidade envelhecida com esmero por quatro anos em tonéis de Amburana Cearensis. Se apresentando com uma complexidade de sabores que encantam todos os sentidos, ela traz na essência notas adocicadas, toques de especiarias (como a canela) e o melhor, é orgânica e muito equilibrada. Mas não é só o conteúdo que brilha, a garrafa Amazônia que a envolve é uma obra de arte por si só, pois contém detalhes em textura e símbolos que tornam essa peça única. Isso sem falar da rolha, que ao ser finalizada com madeira e gravada com a logo e safra em baixo relevo, adiciona um toque de luxo. Além disso, esse Extra Premium ostenta selos de envelhecimento sustentável, demonstrando o compromisso da marca com a preservação do meio ambiente.

A produção da Cachaça Flor das Gerais remonta há mais de cem anos, quando a família iniciou a produção no Arraial de Nossa Senhora da Piedade do Bagre, hoje Felixlândia/MG. Um marco histórico é o engenho de madeira de 1912, feito sob encomenda de Juvenil Teixeira, avô do atual produtor. Esse engenho é uma peça única que continua em funcionamento na Fazenda Mourões, tornando-se um símbolo da cachaçaria. A tradição e a qualidade são marcas registradas da Flor das Gerais, que convida a todos para conhecer o engenho e degustar as histórias que permeiam sua rica trajetória na produção de cachaça de excelência.


Gomes de Vasconcelos
Carvalho / Reserva Especial
Na Destilaria Gomes de Vasconcelos, a magia da fermentação transforma o puro caldo de cana em "Água da Vida, o Elixir da Longevidade". A Cachaça Reserva Especial, por exemplo, é uma verdadeira obra-prima da destilação, pois foi feita exclusivamente com o mais puro caldo de cana, não apresenta qualquer tipo de componente químico e o melhor, seu envelhecimento em tonéis de carvalho francês e finalizado em carvalho americano (os melhores encontrados hoje em dia), confere a ela um aroma amadeirado inesquecível. Para completar, essa cachaça de apenas 500 unidades e de corpo levemente licoroso, se adapta perfeitamente ao paladar e torna os momentos simples da vida em algo totalmente especial.

A Destilaria Gomes de Vasconcelos teve sua origem na produção de Cachaças em 2018 na cidade de Martinho Campos/MG, onde iniciou em pequena escala, ou seja, apenas para consumo próprio e para presentear amigos. No entanto, à medida que a infraestrutura foi se desenvolvendo, o desejo de produzir uma bebida de qualidade superior cresceu. E hoje, com o controle total de todos os processos (desde o planejamento da cana até a entrega), a destilaria oferece produtos de qualidade, com responsabilidade ambiental e, como já é de se esperar de uma grande marca como essa, respeitando as boas práticas do mercado.


Harmonie Schnaps
Cachaça 6 anos Reserva / Blend 2 Madeiras
Em comemoração aos seus 17 anos de dedicação e trabalho, a Cachaçaria Harmonie Schnaps apresenta um tesouro envelhecido por seis anos em um blend único de duas madeiras: o carvalho americano e o carvalho francês, ambos com tosta média, no estilo soleira. Esta cachaça extra Premium (agraciada com a Medalha de Prata na categoria de Cachaças Extra Premium na Expointer de 2021) é uma preciosidade de visual límpido, exibindo uma coloração amarela que lembra caramelo, resultado do seu longo período de amadurecimento. Ao ser apreciado na taça, suas lágrimas lentas e densas antecipam uma experiência sensorial singular. Para completar a experiência, seus aromas distintos combinam frescor e um sutil adocicado, enquanto o paladar revela maciez e notas que evocam canela e baunilha.

A história da Cachaçaria Harmonie Schnaps se relaciona aos anos 1500, quando as primeiras garrafas de cachaça foram produzidas em terras brasileiras sob o esforço incansável daqueles que moldaram nossa história. Essa trajetória acompanhou o Brasil desde o início, pois a paixão pela cachaça faz parte da nossa identidade. E foi nas terras férteis de Harmonia/RS, mais precisamente no interior do Vale do Caí, que começou a história da família Hilgert, produzindo cachaças de alambique de maneira artesanal e compartilhando-a com a comunidade local. O sucesso foi imediato, marcando mais de cinco décadas de história que vieram com os tios-avós de Leandro Augusto Hilgert, que com as próprias mãos, construiu as estruturas que hoje representam o coração da cachaçaria.


Hartmann
Cachaça Reserva / Blend 3 Madeiras
Eis aqui um verdadeiro elixir criado por meio do amor à tradição e à inovação. Chamado de Cachaça Reserva, este líquido dourado é o resultado de um blend de três madeiras distintas - Carvalho Europeu, Carvalho Americano e Amburana - que confere à cachaça uma complexidade inigualável. Cada gole, acredite, revela um aroma envolvente que lembra um perfume sofisticado. Isso sem falar do seu sabor  suave e marcante, que evoca somente as memórias de momentos especiais. Em resumo, este sabor da história e destilado em pequenos lotes, preserva a essência dos métodos de fabricação da época do descobrimento.

Produzido pela Cachaçaria Hartmann de Pareci Novo/RS, onde a tradição é mais do que um valor - é um legado, esta Cachaça representa a rica herança da cana-de-açúcar em sua região. Aqui, a colheita manual e o cuidado artesanal/ancestral se unem as instalações modernas, fazendo com que cada etapa do processo seja realizada com paixão, dedicação e carinho. O resultado? Bebidas de aromas e sabores únicos, que transcendem o tempo e que te transportam para uma jornada sensorial além da sua imaginação.


Havana
Edição Comemorativa 80 anos / Bálsamo 12 anos
A Cachaça Havana Edição Comemorativa 80 Anos é um tesouro em garrafa, uma edição especial, limitada, com uma garrafa super estilosa e que celebra uma das mais icônicas marcas de cachaça artesanal do Brasil. Envelhecida pacientemente por 12 anos em barris de bálsamo, uma madeira típica da região de Salinas/MG, esta cachaça é robusta e poderosa, com uma graduação alcoólica de 47%, de complexidade e carácter únicos e claro, assim como todo o legado da marca, uma bebida altamente cobiçada por apreciadores e colecionadores de destilados.

Originada na Fazenda Havana em Salinas/MG e repleta de tradição e excelência, a Cachaça Havana é produzida com paixão e maestria há oito décadas. Fundada por Anísio Santiago (in memorian), a destilação acontece em um pequeno alambique de cobre que segue até hoje com um processo artesanal. Com uma produção anual de aproximadamente 10 mil litros, beber uma Cachaça Havana é experimentar uma bebida feita com o mesmo carinho que Anísio tinha quando as criava. Para nós, é um verdadeiro testemunho de que, com paixão e recursos modestos, é possível criar uma das cachaças mais respeitadas e procuradas do mercado.


Homens de Honra
Carvalho / 4 anos
Considerada uma verdadeira maravilha destilada, a Cachaça Homens de Honra Carvalho é envelhecida por quatro anos no barril de carvalho europeu, o que a torna excepcional em seu sabor e fruto de desejo para os amantes das boas bebidas. Aqui, a madeira de carvalho europeu confere a esta cachaça propriedades de envelhecimento únicas, resultando em uma cor rica e um sabor complexo. Você pode esperar notas de baunilha, caramelo e um sutil toque amadeirado, onde cada gole é uma jornada de sabor, de riqueza e de qualidade. E olha que legal, apesar de ser uma marca nova no mercado, esta cachaça foi premiada agora em 2023 com a medalha de ouro na Expocachaça 2023, ou seja, uma cachaça de alta categoria.

Representando os mais nobres valores humanos, a Cachaça Homens de Honra é centrada na ética, na moral e na integridade. Valorizando o trabalho, a honestidade, a justiça e a disciplina (pois seus idealizadores atuaram fortemente na Marinha brasileira), a Homens de Honra trabalha incansavelmente, mas também sabe apreciar a vida e cultivar amizades verdadeiras. Produzida na região serrana do Rio de Janeiro por um mestre alambiqueiro com mais de 40 anos de experiência, esta cachaça localizada em Lagoa Santa/MG não é apenas uma bebida, mas uma experiência que traz consigo a tradição de ser feita com maestria.


Ituana
Jequitibá
Envelhecida por um ano em dornas de jequitibá, com uma graduação de 40% e perfeita para drinks e cocktails, a Cachaça Ituana Jequitibá, além de celebrar o sabor e a tradição, se apresenta lindamente e nos convida para os verdadeiros prazeres da vida. Aqui, a madeira de jequitibá confere a ela um caráter único, resultando em uma experiência sensorial rica e suave. Cada gole revela a essência do envelhecimento cuidadoso, oferecendo um equilíbrio excepcional entre doçura e complexidade. A Cachaça Ituana Jequitibá Rosa é o resultado de um compromisso inabalável com a qualidade, desde a plantação da cana até o momento em que toca o seu copo.

Excepcional por natureza, concretizando um sonho de pai e filho (engenheiros com expertise na montagem de instalações industriais para grandes empresas) e localizada estrategicamente em Itu/SP, a Cachaçaria Ituana possui mais de 30 hectares de plantação própria, onde a gestão responsável e orgânica da terra garante a qualidade da cana que compõe suas garrafas. Mas a Ituana é também uma expressão de arte, com garrafas e embalagens verdadeiramente únicas, criada pela talentosa artista Aline Fraga Seelig, a marca combina sabores exclusivos com embalagens autênticas, refletindo a singularidade e garantindo que cada garrafa seja uma verdadeira obra de arte.


Matuta
Cachaça Single Blend LT / 4 Madeiras
Marcante e singular, a Cachaça Matuta Single Blend LT é uma bebida excepcional e resultante de uma minuciosa mistura de envelhecimento em 4 madeiras diferentes, sendo elas a Umburana, o Bálsamo, a Jaqueira e o Ipê. Criando uma perfeita harmonia de sabores e com uma graduação alcoólica de 39%, esse é o tipo de Cachaça que todos se impressionam logo no primeiro gole. Verdade! E mesmo que você seja um iniciante ou até mesmo um experiente apreciador de cachaças especiais, as sensações desencadeadas por essa obra-prima encantarão por demais os seus sentidos. Não é à toa que a Matuta Single Blend LT foi premiada com medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2021.

A história da Cachaça Matuta tem suas raízes no início do século XVIII, quando a região era conhecida como "Vaca Brava", um pantanoso local onde animais bravos frequentemente encalhavam no lamaçal. Mais tarde, essa terra se transformou em plantações de cana-de-açúcar, cafezais e cachaçarias. Hoje, o Engenho Vaca Brava em Areia/PB, sede da Cachaça Matuta, preserva essa herança secular. Sua casa grande, com mais de 140 anos de história, abrigou diversas figuras ilustradas, como por exemplo, o escritor José Américo de Almeida.


Maverick
Blend 3 Madeiras / 3 anos
A Cachaça Maverick Micro Lote nº4 é uma prova viva de que a paixão pela Cachaça brasileira e o comprometimento com a qualidade podem resultar em algo realmente extraordinário. Este blend de 3 madeiras, em especial, é envelhecido por 3 anos em barris de carvalho francês, americano e amendoim, incorporando a essência única de cada madeira no líquido dourado. O carvalho francês adiciona notas suaves de baunilha e um toque sutil de especiarias, enquanto o carvalho americano traz sabores de caramelo e um toque tropical de coco. O amendoim, por sua vez, contribui com notas de nozes e um sabor terroso distintivo. O resultado é uma cachaça que celebra a diversidade de sabores e oferece uma experiência sensorial inovadora.

Produzido pela Cachaça Maverick de Vitória/ES, uma marca que nasceu da crença de que a cachaça brasileira tinha potencial de competir com os grandes destilados do mundo, essa e todas as cachaças produzidas pela marca são movidas e desenvolvidas por essa verdade. Com produção limitada a no máximo 3 vezes ao ano, cada Micro Lote é uma experiência única e rara. Inclusive, o nome "Maverick" foi inspirado por um galo de personalidade forte da raça Ayam Cemani, que além de simbolizar as pessoas com ideias próprias, é único, assim como as pessoas que dessa bebida apreciam.


Ouro 1
Edição Especial / Carvalho 6 anos
A Ouro 1 Edição Especial é o resultado de uma jornada apaixonante em busca da perfeição. Nascida de um desejo pessoal, onde a ideia era criar uma cachaça que evocasse a riqueza e os benefícios de um legítimo Bourbon, essa Cachaça é envelhecida por 6 anos em barris de carvalho francês e americano, resultando em uma bebida ímpar, com 44% de teor alcoólico, notavelmente suave e repleta de sabor no seu perfil sensorial, que é aqui onde ela se destaca, é marcada por notas de coco queimado, baunilha, chocolate e mel, combinando a riqueza aromática do carvalho americano com as nuances elegantes do carvalho europeu.

Fundada pelo cachaceiro Alexandre Kherlakian, a Ouro 1 encontra sua origem na riqueza de Minas Gerais, onde o ouro reluz e a cachaça envelhece em barris de carvalho, adquirindo sua cor dourada. Representando a excelência na arte da destilação, a Ouro 1 oferece produtos de alta qualidade e preço justo, destacando-se por sua inovação em embalagens, eventos e blends. Com uma trajetória desde os anos 2000, a marca tem raízes em Itamonte, sul de Minas Gerais, e hoje se expande por Jequitibá, Salinas e muitos outras regiões desse belo Brasil.


Pai Vovô
Ouro / Carvalho
Diretamente de São Domingos/PB, nasce uma verdadeira maravilha: a Pai Vovô Ouro/Carvalho. Essa cachaça premium orgânica, pacientemente protegida por 6 meses em barris de carvalho francês, carvalho americano e umburana, adquire uma complexidade de sabores que deixam qualquer um de queixo caído. Com graduação alcoólica de 40%, em 2019 essa cachaça recebeu o reconhecimento da crítica ao conquistar três prêmios nacionais e três internacionais, tornando-se uma das mais desejadas do Brasil.

Vivendo um sonho familiar, que é justamente criar algo excepcional e singular na sua região, a Cachaça Pai Vovô (certificada como orgânica pelo IBD no Brasil, Europa e com planos de expansão para os EUA) é inspirada pelo amor à qualidade e à tradição, base fundamental que José Vicente de Abrantes Gadelha e seus filhos, Daniel e Danilo, tiveram ao fundar o alambique em 2018, na Fazenda Aliança, em São Domingos/PB. Inclusive, o nome "Pai Vovô" é uma homenagem emocionante ao avô de José, uma figura alegre e cativante para toda a família. 


Quero Chuva
Prata / Amendoim Bravo
Com um amadurecimento de doze meses em tonéis de amendoim-bravo, essa Cachaça Prata é a expressão máxima de serenidade e experiência. Tão suave quanto uma garoa de verão e tão poderosa quanto uma tempestade tropical, esta cachaça é uma ode de pura harmonia. Perfeita para ser apreciada pura, em coquetéis elaborados ou até na clássica caipirinha, seu perfil sensorial se destaca quando você sente as belas notas de baunilha e nozes. E com um teor alcoólico de 40%, o céu é o único limite para o prazer que esta cachaça pode lhe proporcionar.

Produzida pela Cachaça Quero Chuva do Rio de Janeiro/RJ, uma marca que nasceu da vontade de desafiar os estereótipos e preconceitos que, por vezes, envolvem a cachaça (mesmo em seu país de origem); essa Cachaça Prata reflete essa grande missão. E por promover uma abordagem inovadora, a Quero Chuva se destaca pelo seu apelo visual cativante, onde através do seu conceito artístico e ideológico, busca atrair novos entusiastas em um mercado dominado por marcas tradicionais.


Sebastiana
Cachaça 2 Barricas Porto / 5 anos
Após envelhecer por três anos em barris novos de carvalho americano e mais dois anos em barris de Carvalho Europeu (previamente utilizados para envelhecer Vinho do Porto), a Cachaça Sebastiana Duas Barricas Porto é uma Cachaça de cor âmbar intensa, com uma pungência surpreendentemente suave, com aromas complexos (que nos remetem a frutas maduras, toffee e notas de tabaco envelhecido) e que ao tocar o paladar, revela-se potente, mas suavemente doce, até com um toque amendoado. Para nós, essa bebida é o resultado de um cuidadoso processo de alquimia, que através da maestria utilizada em cada etapa, se mostra um verdadeiro tesouro do sabor.

Contabilizando mais de 22 premiações nacionais/internacionais, conquistando destaque entre os principais produtores do Brasil e com uma sólida tradição familiar de 60 anos, o Alambique Santa Rufina estreou no mercado super premium de cachaça sob a marca Cachaça Sebastiana, que após quase quatro anos de meticulosos passos para atender às exigências de produção de destilados no Brasil, o alambique, que fica localizado em Américo Brasiliense/SP, obteve aprovação para comercializar uma seleção de cachaças especiais, incluindo Sebastiana Castanheira, Sebastiana Carvalho Blend, Sebastiana Carvalho Single Barrel, Sebastiana Cristal, Duas Barricas, Duas Barricas Scotch e Duas Barricas Porto.


Tiê
Jequitibá Rosa
Conquistando a medalha de ouro no Concurso Vinhos & Destilados de 2022, a Cachaça Tiê Jequitibá Rosa faz parte da série Madeiras Brasileiras, que ao ter um envelhecimento de dois anos em dornas de jequitibá rosa, ganhou notas sensoriais únicas sem alterar a cor, preservando sua tonalidade palha esverdeada e uma graduação alcoólica de 40%. Sendo ideal para ser apreciada pura ou como ingrediente em coquetéis, sua composição aromática é complexa, equilibrada e suave, destacando-se aromas e sabores frescos, frutados e o melhor, harmonizando plenamente com a presença da cana de açúcar.

Só para você ter uma ideia, a Cachaça Tiê fica localizada em Aiuruoca/MG e é uma das raras empresas no setor de cachaça que ostenta a certificação do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em seu processo de produção, ou seja, certificados que atestam que todos os seus procedimentos aderem aos mais rigorosos padrões de gestão de qualidade. E essa distinção, não tenha dúvidas, é o resultado de uma diligência meticulosa em cada fase da produção de suas cachaças.


Vale do Sol Orgânicos
Extra Premium 5 anos
Envelhecida por cinco anos em barris de carvalho europeu, essa Cachaça Extra Premium é um verdadeiro deleite para os apreciadores de cachaça. Macia, com ótima oleosidade e perfeita para ser apreciada pura, esta joia destilada é o resultado de um processo orgânico, cultivado sem agrotóxicos e claro, em perfeita harmonia com a natureza. Aqui, o carvalho europeu empresta à bebida notas sensoriais complexas, que além de ressaltarem no paladar durante a apreciação, culmina em um líquido notável e que merece ser muito bem saboreado.

Localizada na linda cidade de Siqueira Campos/PR, a história da Cachaça Vale do Sol Orgânicos é tão autêntica quanto aos seus métodos de produção. Em 2011, o patriarca da família realizou seu sonho de construir um alambique, investindo sua aposentadoria no projeto. E além de também possuírem uma trajetória marcante na agricultura orgânica, desde 2009 eles também fazem parte da Agricultura Familiar do Governo Federal, onde cada um de seus produtos ostenta um Selo individual de qualidade e procedência. Legal né? Um grande diferencial por assim dizer!
E assim, queridos amantes das boas bebidas, chegamos ao fim de mais um grandioso especial, que além de ter apresentado as mais belas Cachaças que você pode provar, mostra com todas as letras que a Cachaça brasileira sempre foi e sempre será muito mais do que uma simples bebida. E isso é verdade, pois sendo uma das nossas maiores manifestações culturais, isso sem falar dos séculos de tradição e inovação, hoje se encontra em um nível absurdamente superior.

Por isso, neste Dia da Cachaça vamos juntos celebrar com reverência a maestria de todos produtores, que por serem realmente mestres em seu ofício, são verdadeiros artistas na arte da destilação. Brindemos à eles, brindemos à diversidade de sabores e aromas, brindemos à dedicação incansável dos que mantêm viva a tradição da cachaça brasileira.

Ergam suas taças, apreciem com moderação cada gole e celebrem como nunca este raro momento, afinal de contas, essa preciosidade merece todo nosso respeito e reconhecimento. 🥃

Saúde!

Um comentário:

  1. Trabalho sensacional! Muito interessante conhecer um pouco do trabalho destes engenhos/alambiques, que certamente representam o que há de melhor do nosso destilado. Viva a cachaça!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad