Post Top Ad

Celacanto provoca maremoto

A instalação “Celacanto provoca maremoto” de Adriana Varejão, é uma obra tão barroca em seu fundamento e tão antropofágica em sua interpretação. Uma reinterpretação do chiaroscuro - técnica de pintura instituída no período renascentista do século XV - misturado ao mundo português.

A obra é uma conversa sensorial, blocos de azulejos brancos craquelados, pincelados por vários tons de azul em imagens que dão a sensação de ora mar calmo, ora revoltoso, rostos que se assemelham a querubins descrevem o mundo mítico, que se estende além do humano.

Instalação Adriana Varejão - Museu Inhontim

O título da obra não a descreve, mas faz parte da obra em si – geralmente, espera-se que o título dê luz à discussão da arte exposta – o título foi uma frase muito marcante do final da década de 70, em pichações Brasil afora, Nova Iorque e Paris, além disso o Celacanto é um peixe primitivo - identificado pela naturalista Marjorie Courtenay-Latimer - que na ocorrência de um abalo sísmico sobe a superfície.

Até aqui, uma breve análise da obra, mas que não se faz necessária para o entendimento da mesma.

Obra Celacanto provoca maremoto

A obra praticamente “fecha” o andar em que ela se insere e nos coloca em um momento de imersão e encanto, dando espaço à contemplação e reflexão. Uma artista fantástica nos ensinando que a Sabedoria antes de mais nada é a graça da escolha!

Escolher educar nosso olhar, buscar uma solitude que nos permita sem pressa, ver e fazer uma longa descrição do que está sendo visto, são movimentos que nos levam a intuir significados. Estarmos sozinhos, debaixo dos céus, com aquilo que amamos, é também um grande e valioso exercício de Paciência da Observação.

Instalação Adriana Varejão - Museu Inhontim

A obra vai muito além de ser o diálogo transversal com o legado barroco, as cicatrizes e singularidades do passado colonial, mais que tudo, é toda uma beleza que, ao passo que converge à desordem, tem a função de ordenar a alma e elevá-la.


Por: Dailane Paula / Florescence Pão e Poesia

Revista Nós e outros Olhos

Créditos de Conteúdo: Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Fotografia: Dailane Paula

A Revista Nós e outros Olhos apoia a Cultura e incentiva ações como esta!
Propague a cultura você também... Isso só faz o bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad