Post Top Ad

Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 5 Filé na Chapa com Queijo

Para você que está chegando agora, o Filé na Chapa com Queijo é o nº 5 da Série "Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição".
Revista Neoo
São Lanches criativos, de simples execução e com muitos nutrientes para você substituir tranquilamente a tradicional refeição do dia a dia.

Confira os Lanches anteriores:

Para a receita do Lanche de hoje propomos algo diferente... Sim, aqui a nossa sugestão é que todo o processo seja feito e apreciado ao ar livre. Tudo para que você e seus convidados recebam ainda mais a energia da Primavera!

De incrível combinação e de sabor expressivo, o Filé na Chapa com Queijo com certeza fará parte da sua rotina! Veja como é simples o seu preparo 😁
Revista Neoo
Ingredientes:
Pão (tipo Francês) Assado com Queijo
Contra-Filé (fatias com aproximadamente 2 cm de espessura)
Queijo Caccio Cavalo Defumado
Sal Rosa temperado para Carnes
Azeite Extra Virgem

Utensílios:
Bifeteira / Chapa

Para acompanhar: 
Molho Barbecue com Chocolate 
Molho de Jalapeño com ervas
Chips de Banana

Para harmonizar:
Braggot

Literalmente carnudo, este Lanche fará a sua boca salivar só de pensar! E apesar de ser bem simples o seu preparo, saiba que para se ter um ótimo resultado é necessário dar atenção aos detalhes, como por exemplo, conhecer cada item. Vamos lá!

A Carne
Assim como mencionamos no "Especial de Dia dos Pais", a carne é realmente um ingrediente onde a qualidade é fundamental, pois cada detalhe fará total diferença no resultado final do seu prato.
Revista Neoo
 Só para você ter uma ideia, até a forma de cortar a carne pode enrijece-la, então, é primordial que você tenha um fornecedor de confiança e que te ofereça carnes de qualidade e com manuseio adequado.

O Sal Rosa Temperado para Carnes
O resultado do nosso Filé na Chapa ficou sensacional usando somente o BBQ "Sal Rosa Temperado para Carnes" da Smart Temperos, uma das marcas da Latinex de Curitiba/PR e que está no mercado desde 2010 oferecendo ingredientes e temperos baseados nas pesquisas que fazem pelo Mundo.
Filé na Chapa com Queijo
No BBQ contém sal rosa, açúcar mascavo, cebola granulada, coentro em pó, alho em pó, mostarda em pó, páprica em pó, pimenta-do-reino em pó, pimenta da Jamaica em pó, manjerona em flocos, orégano em flocos e óleo de girassol. Esse composto além de realçar o sabor da carne, é um tempero bem versátil para ser usado em grelhados e principalmente em churrasco. Tudo fica excepcional!

E saiba que além do sabor, cada pitada de especiaria aqui contido proporciona ao corpo diversos benefícios, como o Sal Rosa por exemplo (sendo a base principal deste composto), que é um ingrediente que está firmando cada vez mais presença na cozinha brasileira e isso é muito positivo. Sendo ele o Sal que mais promove benefícios para a saúde (dentre todos os Sais disponíveis) e contendo menos sódio que o sal refinado, é a opção que mais mantém suas características nutricionais e originais, contendo 80 tipos de minerais, como o cálcio, o magnésio, o potássio, o cobre e o ferro.

Resumindo, trocar o Sal Refinado (branco) pelo Sal Rosa, trará uma melhora significativa no funcionamento do organismo.

O Pão
Pão com um Queijo tostado em cima faz qualquer Lanche ficar mais gostoso! E hoje em dia, até em padarias pequenas você encontra esta opção, que é ideal para esta receita.
Filé na Chapa com Queijo
O Pão preferencialmente deve ser comprado no mesmo dia, mas também tem a opção de congelar e no momento que for usar, descongelá-lo.

*Muito em breve estaremos fazendo a publicação de um artigo contendo dicas de descongelamento de pães.


O Queijo
O Queijo Caccio Cavalo Defumado é simplesmente perfeito para este Lanche. Ele tem um sabor intenso e quando derretido, fica com uma textura super macia.

Feito como antigamente pela Laticínios Gióia de Atibaia/SP, o Queijo Caccio Cavalo Defumado é um tipo de Queijo de massa filada e que passa por uma defumação com serragem pelo período de 3 dias, onde seu sabor vai amadurecendo lentamente.
Filé na Chapa com Queijo
Com muitas histórias pra contar, a Laticínios Gióia iniciou sua produção lá em 1953, quando o Sr. Arcanjo Astunes, trouxe da Itália a magnifica referência na forma do preparo de Queijos. Ele chegou ao Brasil com sua esposa na década de 50 e juntos (com apenas 15 animais) iniciaram a produção com foco na qualidade dos Queijos, onde poucos ingredientes eram usados, ressaltando o sabor do leite e suas variações de coalho, maturação e defumação.

Hoje quem está à frente da Laticínios Gióia é Marcos Roncoletta e suas filhas, Viviana e Tatiana. Uma geração que além de manter os padrões e valores para confeccionar cada Queijo, deixam também acesa toda a cultura que envolve a história da família e da empresa.

 Com muito orgulho de toda a sua rede, desde cada semente plantada a cada mamada dos bezerros (hoje com mais de 150 animais), a Gióia materializa seu produto final seguindo uma ideologia que envolve todos que ali participam, gerando assim, um alimento rico em sabor e com ótimas energias.

Além do Queijo Caccio Cavalo Defumado, a Gióia também produz Queijo Minas, Frescal, Mussarela, Provolone, Ricota e Manteiga. Uma linha bem variada de produtos para as mais diversas ocasiões e receitas.

A Chapa
A Primavera é sem sombra de dúvidas a estação perfeita para aproveitar as atividades ao ar livre, pois até uma simples refeição ao pé de uma Árvore, pode se tornar um momento muito agradável e descontraído para toda a família.

Uma dica para o seu momento de refeição ao ar livre é a Chapa/Bifeteira, que é praticamente um fogão portátil e por isso, pode te proporcionar muitas ocasiões como esta. Nela você poderá preparar o alimento em seu jardim, em uma praça, na varanda do apartamento e mais, tudo de forma saudável, já que todos os alimentos nela são grelhados.
Filé na Chapa com Queijo
É um utensílio que inspira a criatividade e que você irá usar muito! Inclusive, para uma outra ocasião indicamos a super receita de "Aspargos com Bacon" que também fizemos nela... Está de dar água na boca 🤤

Feita toda em ferro fundido pela RIG Fundidos de Cláudio/MG, uma empresa familiar que nasceu em 2008 pelos irmãos Reginaldo Chagas Gonçalves e Ítalo Chagas Gonçalves, essa Chapa é o utilitário ideal para você ter em sua casa, em seu bar, restaurante ou similar. Então, se você procura ter um diferencial na hora de apresentar os seus petiscos/porções aos clientes, dizemos de cara que essa peça não só valorizará, mas colocará o seu atendimento/estabelecimento em outro nível!

A RIG atende rigidamente as normas ambientais tendo sempre a responsabilidade e o comprometimento com a Natureza, tudo pensando nas gerações atuais e futuras. Inclusive, além dessa e de outras peças em ferro fundido para casa e cozinha, a RIG ainda dispõe de uma linha exclusiva de equipamentos fitness... Legal né!

Os Molhos
Um Lanche como esse tem que ter molhos para acompanhar, é um clássico! Melhor ainda quando se tem molhos que surpreendam, como o Molho de Pimenta Jalapeño e o Molho Barbecue com Chocolate que indicaremos abaixo. De tão bons, são duas opções simplesmente sem palavras !!!
Produzidos artesanalmente pela Tribal Pepper de Guarapuava/PR, esses produtos nasceram inspirados nas comidas de rua da Alemanha aliado com a experiência de um dos idealizadores da marca e pimenteiro Elodir Klein, que em alguns jantares em lugares mais refinados, sentia falta de uma porção maior de pimenta para satisfazer sua refeição. Foi quando começou a preparar os seus próprios molhos e tendo o feedback positivo de alguns Chefs (que eram os melhores molhos de pimenta que já haviam experimentado), começou a comercializar.

Hoje a marca tem uma linha vasta de molhos para todos os gostos e além do Elodir José Klein como idealizador, conta também com Vívia Joner Klein, Fábio Peterlini, Ricardo Leh e Ruben Migueis, um time que desde 2017 fornecem essas delícias para todas as Tribos.

A Bebida
Para você que ficou na dúvida em harmonizar este Lanche com uma Cerveja ou com um Hidromel, seus problemas acabaram!!! Apresentamos para vocês esta Bebida que é a fusão entre esses dois mundos, um blend de Hidromel e Cerveja, a Braggot The Cluricaun. Resumidamente, ela é uma bebida mista baseada em uma Belgian Tripel bem aromática e com um leve amargor.
Filé na Chapa com Queijo
Produzida pelos alquimistas da OldPony Meadery de Mogi-Guaçu/SP, essa bebida representa uma empresa que encanta seus clientes e parceiros com um estilo e personalidade ímpar, pois tudo que se refere à marca e seus produtos tem uma certa Magia. Inclusive, o próprio nome da marca "OldPony" é inspirado na taverna Pônei Saltitante, local citado nos livros sobre a Terra Média de J.R.R. Tolkien.

Alexandre Augusto Peligrini (idealizador da marca) nos conta que foi na taverna Pônei Saltitante que Gandalf e Thorin se encontram “por acaso” no começo da história contada em "O Hobbit", e é aqui também que Frodo pára numa noite em seu caminho para Valfenda e acidentalmente coloca o Anel, atraindo a atenção dos Espectros e consequentemente sendo salvo por Aragorn.

E o início da OldPony Meadery nasceu assim, do interesse de Alexandre por histórias antigas e cervejas artesanais, onde nessa jornada de conhecimento, encontrou o Hidromel. Analisou a sua versatilidade e rapidamente seu negócio passou a ser uma hidromelaria. Em pouco tempo uniu-se ao time Gustavo Cabral Trabulsi (2018) e Marcos Rodrigues (desde 2019), fortalecendo assim a expressividade e a potencialidade da marca.

Em sua linha de produtos além de outros tipos de Braggot, você também encontra uma grande variedade de Hidromel e até Vinagres de Mel.

A Decoração
Independente do lugar que irá fazer a refeição, saiba que é sempre possível dar seu toque pessoal, isso deixa o ambiente mais agradável e provoca um enorme bem-estar.

Aqui a nossa proposta é misturar o rústico com a sofisticação e como pode ver, o tronco da árvore está fazendo o papel de mesa individual, uma opção bem bacana para as refeições no Jardim.
Revista Neoo
E como normalmente o Jardim tem uma paleta de cores mais puxado para o verde e o marrom, colocamos aqui uma Mesa Posta clara e floral, para contrastar tanto com o cenário, quanto com o prato de cerâmica. O resultado ficou show!!!

A Mesa Posta
Para este momento em especial, uma Mesa Posta com conjunto de Sousplat, Guardanapo e Porta-Guardanapo, são o suficiente para impressionar. A estampa floral no Souplast deixa a decoração bem expressiva e se harmoniza com o próprio ambiente, o Guardanapo em listras claras provoca um certo ilusionismo ao olhar e o Porta-Guardanapo é de uma flor muito vermelha que complementa a beleza da mesa. Tudo bem simples de organizar, sinal de dedicação e carinho na arte de recepcionar.
Filé na Chapa com Queijo
Essas peças foram confeccionadas pelo Ateliê Pinta e Borda de Belo Horizonte/MG, que desde 2010 desenvolve itens de qualidade e com um acabamento impecável.

Além das combinações belíssimas entre cores e estampas que a Celeste Galvani (idealizadora do Ateliê) combina, ela tem o feeling na arte de costurar e decorar, por isso, se você costuma receber pessoas em sua casa e deseja fazer uma decoração de mesa para a qualquer ocasião, com certeza a Celeste poderá lhe indicar as peças mais adequadas para a situação.

Costurando desde a adolescência e hoje se dedicando integralmente na arte de deixar nossas mesas mais bonitas e convidativas, quem acompanha a Revista Nós e outros Olhos com certeza já viu alguma de suas peças por aqui, como por exemplo no Bolo de Chocolate com explosão de Conhaque e na Alta Performance na Cozinha, que são ótimas referências para você ver a versatilidade das peças deste Ateliê ;)

O Prato
Um Prato de cerâmica rústico e marrom escuro neste cenário fica perfeito! E como para a refeição teremos Lanche, propicia flexibilidade para usar peças com design diferente, como este da Rakel Atelier de São Paulo/SP por exemplo, que tem um formato incomum (que também nos remete a um tronco de árvore) em um trabalho circular em relevo.
Filé na Chapa com Queijo
Rakel desenvolve peças autênticas e cheias de personalidade! Literalmente peças únicas!!! Só para ter uma ideia da expansiva criatividade que possui, dê uma olhada nesta receita de Maçã Assada... E vendo os detalhes de cada peça que faz, dá para perceber a entrega que ela tem ao confeccioná-las.

O mais legal é que todo esse conhecimento com a Cerâmica ela passa adiante, pois também orienta cursos e workshops, assim como o que vai acontecer agora de 04 à 09 de novembro das 10h às 12h. Será um Intensivo de Esmaltes onde você aprenderá técnicas fundamentais para trabalhar as cores nas peças que vai produzir. Muito 10, né!

E se você é um Cozinheiro ou Chef e deseja escolher de forma especial o prato para apresentar suas receitas, leve em consideração as nossas dicas, entre em contato com a Rakel e apresente o seu projeto, pois além dela ser expert no assunto, lhe ajudará a valorizar a sua obra ao ponto de ficar bem mais apetitosa! Huuummm!!! 😋

Vamos ao passo a passo!
Agora que já falamos de todos os detalhes e você já conhece a origem dos produtos que irá consumir e usar, vamos ao passo a passo dessa deliciosa receita!

Primeiramente, posicione a Chapa em um lugar estratégico, onde possa ficar de frente para seus convidados. É bem simples e ela se adapta em muitos lugares.
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Preencha as bocas da Chapa com um Álcool Gel Acendedor e depois acenda como no fogão.
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Espalhe pela Chapa o Azeite e coloque os Filés para grelhar.
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Posicione um Filé ao lado do outro.
Revista Neoo
Agora é hora de temperar!
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Em cima de cada Filé coloque o Sal Rosa temperado.
E o que cair nas laterais vai servir para temperar o outro lado de cada Filé.
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Enquanto os Filés grelham, você pode fazer outras atividades!
Revista Neoo
Esse é o momento ideal para abrir sua Braggot (aliás, que espetáculo de bebida!) e tomar com seus convidados, enquanto continua o preparo da refeição.

Definitivamente...
Um momento que todo mundo acaba interagindo positivamente...
Um momento de pura celebração...
 O Brinde!!!
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Sirva seus convidados e agradeça pela maravilhosa ocasião de estar ao lado de pessoas que gosta e por estar em um lugar tão especial para você: o seu refúgio de Natureza!
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Provavelmente, agora já é hora de virar os Filés.
Revista Neoo
Se estiverem dourados, vire todos! 
Revista Neoo
Ao virar os Filés, corte fatias generosas do Queijo Caccio Cavalo, que para nós, tem um derretimento único... Perfeito para esse Lanche!
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Coloque em cima de cada Filé uma fatia.
Receita de Filé na Chapa com Queijo
O tempo de grelhar do outro lado é o tempo certinho para derreter o Queijo, mas caso queira, poderá usar o abafador (uma tampa de panela por exemplo) para acelerar o derretimento.
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Corte os Pães.
Revista Neoo
Com uma espátula, retira o Filé. Assim você conseguirá facilmente dividir o Queijo derretido.
Revista Neoo
Leve cada Filé com Queijo direto para o interior do Pão... Olha que textura!
Revista Neoo
Não coloque molhos no lanche, tipo maionese, ketchup, requeijão... nada! Nossa intenção é que o lanche fique bem sequinho, apenas com o sabor da carne e do queijo para aí sim, você deliciar cada pedaço com os molhos especiais da Tribal Pepper.
Revista Neoo
Como acompanhamento, indicamos que substitua a tradicional batata frita pelo exótico e saborosíssimo Chips de Banana... Sim, um alimento que é muito mais saudável e que toda criança, jovem e adulto, podem devorar sem medo de ser feliz!
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Para finalizar, deixe os Molhos de Pimenta e Barbecue à total disposição e claro, complete o copo de todos.
Revista Neoo
Tudo ponto!!!
Coma do seu jeito!!!
Receita de Filé na Chapa com Queijo
A cada mordida, aprecie com um molho diferente.
Aqui as combinações são perfeitas!

O molho Barbecue com Chocolate é uma surpresa à parte. É realmente um molho inovador e contemporâneo! De picância suave e com o sabor do Chocolate bem aparente, é o acompanhamento perfeito para pratos e lanches que levam carnes vermelhas e queijos bem amarelos.
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Já o Molho de Pimenta Jalapeño, que dentre todos os ingredientes, contém de forma expressiva o Manjericão, é uma receita refrescante, com picância média, um molho versátil e com todos os atributos para fazer parte diariamente da sua mesa.

Aprecie os dois nas suas mais variadas combinações e surpreenda-se!
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Repeteco também pode, rsrs. Aqui todo mundo vai se deliciar!
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Esse Lanche e tudo que o envolve, representa muito bem aquela receita que todo mundo uma hora acaba comentando: Lembra daquele dia?

 E ainda é simples, rápida, descontraída, nutritiva e muito, mas muito saborosa! Com certeza ela vai te deixar mais crítico no momento de saborear um outro Lanche 😊
Fora a harmonização com essa bebida digna dos Deuses... Verdade, sem igual! 
Revista Neoo
Está servido?
Receita de Filé na Chapa com Queijo
Esperamos que tenha gostado desse Lanche assim como nós, que além de prático, irá te surpreender.

Faça em sua casa e viva esta experiência!
Até a próxima receita!

E fique de Olho,
por esses dias será a vez do Lanche nº 6, 
uma outra opção para você tranquilamente substituir por uma refeição.

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Revista Neoo

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

Cenário:
JB Chips Naturais com Chips de Banana
Tauá Cerâmica com Bowl de Cerâmica
Cerâmica Re Amaral com Pires de Cerâmica
Jardim de Fadas com Duendes e Cogumelos Decorativos

Citações:
Livro sobre a Terra Média de J.R.R. Tolkien
O Hobbit

2 comentários:

Deixe seu comentário

Post Top Ad