Post Top Ad

Alta Performance na Cozinha: Entrada, Prato Principal e Sobremesa

Receber amigos e familiares em casa é sempre muito bom! Mas como fazer para manter o lugar organizado, gostoso e ainda se divertir com o pessoal?

Para te inspirar nesta empreitada, hoje irei dar algumas dicas para facilitar a sua forma de recepcionar, tudo para te auxiliar e tornar o seu dia maravilhoso, com direito a Entrada, Prato Principal, Sobremesa e ainda deixar tudo organizado.

É muito possível!!!
Para conseguir fazer tudo acontecer na mais perfeita harmonia, precisamos de tranquilidade e planejamento. A tranquilidade é fundamental para executar todas as tarefas de maneira leve e ainda ter uma interação com naturalidade com os convidados. O planejamento é imprescindível para te dar um direcionamento durante todo o dia. 

Tudo bem simples de preparar e com uma programação, tudo seguirá muito bem. E se em algum momento algo sair diferente do que foi planificado, siga com espontaneidade, afinal de contas, nada pode acontecer de forma sistemática e também está entre amigos ou familiares.

Esta programação para recepcionar você poderá ter como base sempre que for receber visitas, pois recepcionar é uma arte muito gostosa de praticar e aconchegante para quem vivencia. Nos envolve desde o momento que iniciamos a pensar no cardápio e nos detalhes da decoração.

Chega um momento que atividades da arte de recepcionar passa a fazer parte dos nossos costumes e é quando passamos a arrumar a mesa para fazermos nossa própria refeição e cuidamos detalhadamente de cada cantinho do nosso ambiente, usufruindo de todo o bem estar que esses detalhes proporcionam.
Pra você que costuma receber a família ou amigos em casa, essas dicas podem enriquecer o seu dia, e para quem ainda não tem esse hábito, aqui vai uma excelente oportunidade para começar agendando esse almoço.

Quando preparamos um almoço ou jantar que vai da entrada à sobremesa, todos os pratos devem ter uma coerência entre si. E esse almoço que preparei tem como base sabores expressivos e exóticos, mas de uma forma que agrada muitos tipos de paladares. Então, pode fazê-lo com a certeza  de que irá surpreender.

É importante saber quantas pessoas virão para se programar quanto às refeições, mas sempre fazendo um pouco a mais contando com algum acompanhante de um dos convidados.

E uma dica de ouro, não lote a casa!

Diferente de uma festa, um almoço é mais intimista, sendo um evento para pessoas mais próximas. E para todos ficarem aconchegantes, convide uma quantidade de pessoas que sabe que poderá receber com conforto. E também, assim você conseguirá dar atenção para todos.

O almoço é um evento que pode ser extremamente agradável quando se está com pessoas que gostamos. E conforme for aumentando a frequência desses eventos, perceberá que um almoço para 4 pessoas tem uma dinâmica totalmente diferente de um almoço para 8 pessoas. Um número bacana é o número de lugares na sua mesa e se vierem mais pessoas, tem que usar a criatividade.

Então vamos começar com nosso planejamento!

Os felizardos!
Comece definindo quem irá convidar e faça os convites.

Convide as pessoas com uma certa antecedência, sem exageros. Por exemplo, a pessoa que precisa se programar mais (mais ocupada!), convide com aproximadamente 1 semana de antecedência. Agora, pessoas que já fazem parte da sua rotina, você pode convidar com uns 3 dias de antecedência.

Lista de Compras
Hora de definir o cardápio e verificar tudo que precisa providenciar.

Esse cardápio que escolhi é de surpreender!
Fiz ele pensando em um almoço gostoso que inicia ao meio-dia e que termina no fim da tarde. Maravilhoso para um dia do final de semana ou para aquele feriado que deseja receber visitas!
E como disse antes, uma combinação exótica e que agrada muitos paladares.
Já anote tudo que vai precisar e compre, deixando tudo no "esquema".

Preparação para o Ambiente
Se programe para a casa estar impecável 1 dia antes

Recepcionar em uma casa limpa e arejada é a primeira ótima impressão que você pode causar.
Mesmo que o convidado seja uma pessoa íntima, prepare tudo com o mesmo cuidado! <3
Limpe e organize a casa, não deixando nada pelos cantos. Guarde tudo ou se não for usar mais, direcione para outra pessoa ou para a reciclagem.

No dia, só terão alguns detalhes para arrumar, como lavar a louça por exemplo.
Se você é mulher e deseja manter suas unhas protegidas de quebrar e até mesmo manter por mais tempo o esmalte das unhas, uma dica bacana é a Esponja EsfreBom Protege Unhas da Bettanin.

Uma coisa interessante é que além desse cuidado com a estética das mãos, essa Esponja contém íons de prata, que é uma substância que não deixa bactérias e fungos se proliferarem. Normalmente, para higienizar a esponja é necessário água quente e um bom produto antibactericida, porém se a esponja contém íons de prata, esse processo é dispensável. Facilita e ainda cuida da beleza das nossas mãos.

A Bettanin de Esteio/RS já é nossa parceira. Esteve na publicação "Transforme seu Banheiro num verdadeiro Jardim do Éden" com Esponjas para banho. Dá uma olhada lá!

Depois da casa toda limpa, toda a sua energia estará voltada para a decoração do ambiente e confecção dos pratos.

Inicie o processo de bem estar fazendo arranjos com folhagens ou flores, acenda um incenso e coloque uma música especial.

Decoração de Mesa
Já deixe a Mesa decorada antes dos convidados chegarem
Escolha uma decoração de Mesa Posta que seja bem colorida.

Vasos Decorativos dão vida em uma Mesa. Esses da Carmenn Presentes de Bauru/SP, são da linha Bali e no maior fiz um arranjo com flores e com o menor, usei para colocar algumas baguetes de pães. Gostei muito de como eles ficaram na mesa, numa linha diagonal. E também são Vasos robustos que passam a ideia de fartura. Tudo a ver com nosso Prato Principal.

Uma coisa muito bacana é que esses Vasos além de belíssimos, também servem também para plantio pois são impermeabilizados e com acabamento em verniz. Sendo o tipo de peça que você usa para uma coisa e depois pode mudar de lugar e de função.
Como o Prato Principal é uma massa, esse misto de xadrez verde no Jogo Americano e vermelho no Sousplát, nos leva ao clima das tradicionais cantinas, que dá aquela sensação de conforto e despojamento ao mesmo tempo. Esse Guardanapo vermelho com o Porta-Guardanapo de Pimentas dá um grande charme em todo o conjunto.

Essas peças de Mesa Posta são confeccionadas pela Maria Celeste Galvani do Ateliê Pinta e Borda de Belo Horizonte/MG. Celeste era adolescente quando aprendeu a costurar e hoje se dedica integralmente nesta arte de criar e produzir peças para que nossas mesas fiquem mais bonitas e convidativas.

O Ateliê Pinta e Borda nasceu em agosto de 2010 e desde então fornece peças feitas com ótimos tecidos e um acabamento caprichado; produtos de ótima qualidade. E falo isso por experiência, pois as peças do Ateliê Pinta e Borda já esteve aqui em outras publicações. Olhe como uma Mesa Posta pode ser usada em diversas ocasiões: em almoço sofisticado, para servir um lanche ou até mesmo na hora da sobremesa especial.

Segundo Celeste, são peças para quem trabalha fora, mas mesmo assim deseja organizar tudo com beleza, tendo a versatilidade e ousadia como destaques, com o objetivo de deixar qualquer pessoa com vontade de sentar à mesa.
Todo esse ritual de preparar o ambiente, decorar e fazer as refeições faz um bem enorme à todos os envolvidos, pois vão sentir o carinho que foi depositado em cada ato.

E assim vamos cuidando de cada detalhe.

Nessas primeiras imagens você já vê esse magnífico Jogo de Pratos em Cerâmica, confeccionados pela Ana Elisa Gargione do Ateliê Toca do Tatu de São Paulo/SP. Além dos Pratos, a Ana confeccionou todas as peças que serão usadas para servir também a Sobremesa.

Segundo Ana, essas peças foram produzidas em branco mate com detalhe em verde, tendo como inspiração a bandeira Italiana, e também levando em consideração as geleiras dos Alpes do norte da Itália (branco) e as planícies e colinas do país (verde).
Todo o conjunto tem formas irregulares com dobras evidenciando que são peças confeccionadas à mão e mostrando as característica do trabalho artístico de Ana.

Essas informações mostram como Ana interage em todos os processos ao confeccionar uma peça, tendo a criação como um sentimento de integração com a "arte cerâmica", uma verdadeira conexão com a peça. E o resultado são essas lindas peças com formas orgânicas.
A Mesa para servir o Prato Principal já está toda arrumada, então vamos iniciar o preparo dos pratos.

Inicie pela Sobremesa
Iniciar pela Sobremesa evita que o doce pegue sabores de temperos como alho, por exemplo.

O doce é um sabor delicado e por isso adere facilmente à outros sabores. E realmente é muito desagradável quando comemos um doce com um gostinho de tempero. Então prepare a Sobremesa em primeiro lugar... que também será um prato a menos para fazer depois.

Outra coisa muito importante é que Sobremesa, por mais simples que seja, precisamos fazer com mais atenção, pois qualquer detalhe dá diferença no resultado final.

O nosso cardápio é cheio de aromas e cores, onde misturando culturas mostramos a brasilidade na harmonia dos pratos. 

Na Sobremesa podemos sair do óbvio na escolha e também na forma de servir.

Inicie fazendo um Crumble, uma Sobremesa de origem britânica onde vamos fazer à brasileira e é claro... Servir de um modo único.

O Crumble é uma Sobremesa que sempre faço.
É simples, elegante e pode ser servido em diversas situações.
Já fiz de diversas formas, mas esse é o meu favorito. <3

Um adendo importante é que estou preparando todas as receitas para servir abundantemente 4 pessoas.

Crumble de Banana & Maçã
Essa receita tem um sabor tropical e dá para preparar 6/8 porções. Isso vai depender do tamanho dos recipientes que irá usar para fazer as porções individuais. Você pode até fazer em uma forma grande, mas não tem o mesmo efeito.

Você vai precisar de:

2 xícaras de Farinha de Trigo
1 xícara de Açúcar Demerara
Canela em Pó da Kampo de Ervas à vontade
1/2 tablete de Manteiga
6 Laranjas suculentas
3 Bananas
3 Maças
1 Limão
É bem simples de fazer!

Ligue o forno. Esprema as Laranjas e o Limão numa vasilha e no suco, pique as Bananas e Maçãs. E faça exatamente nesta sequência, pois a Banana e a Maçã mergulhadas no suco cítrico evita que as frutas fiquem escuras.

Em outra vasilha coloque a Farinha de Trigo, o Açúcar, a Manteiga e misture tudo até ficar com textura de farofa.

Montagem do Crumble

Aqui entra em cena as peças menores de Sobremesa do Ateliê Toca do Tatu, que podem ir direto no forno, facilitando o nosso trabalho e ajudando na apresentação do Crumble.

No fundo do recipiente coloque um pouco das frutas picadas com o suco e salpique Açúcar Demerara.
 Por cima coloque a farofa.

Viu como é bem simples?!
Agora é só salpicar Canela em Pó da Kampo de Ervas à vontade e ir para o forno.
Á vontade mesmo, porque a Canela em Pó vai espalhar um aroma incrível pela casa e essa especiaria vai fazer toda a diferença em seu Crumble. 

A Canela é uma especiaria muito utilizada em diversos lugares do Mundo, seu perfume é de uma amadeirado lenhoso e de um picante seco. Seu sabor é muito característico e inconfundível. Dá sofisticação aos doces e deixam pratos salgados exóticos. E ainda que a Canela seja uma especiaria marcante, dá para utilizar em inúmeras combinações e em muitas dando um resultado muito diferente do que estamos acostumados, como por exemplo no Chutney de Manga (click aqui para ver a receita).

Muito cobiçada em diversos momentos da nossa história, diferentes povos a utilizaram de várias maneiras. Um dos usos no Antigo Egito era na confecção de cosméticos e perfumes. Gregos, Romanos e Hebreus usavam a Canela para aromatizar o vinho. Indianos e Chineses usam a Canela com fins religiosos. É uma especiaria muito utilizada por Místicos e Esotéricos para diversos fins, tendo-a com poder enérgico e atrativo. E já chegou a valer mais que Ouro! É muita aprovação!

E tem mais!!! Tem ação adstringente, afrodisíaca, antiespasmódica, aromatizante, digestiva e tônica. E dependendo de como usar pode ser excitante ou calmante.

Deve ser apenas evitada por mulheres grávidas.

Resumindo, a Canela é fundamental entre suas especiarias e deve ser explorada em suas diversas formas.

E assim como tudo, a procedência é muito importante, por isso indico a Canela em Pó da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, que confio e sei da qualidade do produto, além de gostar muito da filosofia da empresa e energia dos profissionais, coisa que com alimentos é de suma importância.

E nesse mesmo clima fazemos todas as atividades desse almoço... No momento previsto para os convidados chegarem, o Crumble deve já estar no forno. O Crumble fica no forno à 180º por aproximadamente 40 minutos ou até a farofa ficar crocante. 

Os convidados serão recebidos com aquele aroma de Canela no ar!
Uma recepção convidativamente doce que diz:
"Não esqueça de deixar espaço para a Sobremesa!"

Os convidados vão chegando... conversa vai e conversa vem.
Acomode-os num lugar próximo aonde você vai preparar as entradas. Assim você continua a conversa enquanto naturalmente prepara os alimentos.

Mas antes de iniciar os preparativos da Entrada, coloque o Lombo Temperado (base do Prato Principal) da Marchiori para cozinhar na panela de pressão.
É bem simples o preparo porque esse Lombo já vem temperado, e acreditem, é um ótimo tempero... Todos amaram!

Coloque o Lombo na panela de pressão, cubra-o com água e coloque um fio de azeite. Deixe na pressão por aproximadamente 40 minutos. Como estará envolvida(o) com outras atividades, coloque para despertar esse tempo quando iniciar o processo de pressão. Quando for sinalizado, verifique se o Lombo está bem molinho, coloque-o para escorrer, reserve a água e deixe o Lombo esfriando.

Uma dica é tampar o Lombo enquanto esfria para não deixa-lo exposto e o mesmo faça com a água do cozimento dele. Mais tarde vamos acrescentar mais Azeite, cebola e alho.

Na sequência, inicie o preparativos da Entrada.

Para Entrada escolha algo de simples preparo, bem colorido e de sabor exótico.

Brusqueta de Pasta de Pequi com Mel

Essa Brusqueta tem um sabor muito diferente devido ao seu exotismo, mas não porque estamos lidando com um sabor estrangeiro, mas sim porque se trata de uma mistura original e nos falta familiaridade. 

Fiz questão de que os ingredientes desse prato fossem com sabores do Brasil. Adorei o resultado desta receita e todos que degustaram também!

E toda vez que experimentamos um sabor novo, quando relembramos ou nos encontramos novamente com esse sabor, ele nos levará ao ponto de partida, no caso, o nosso almoço.
Inclusive, teve um dos participantes que usou essa Pasta de Pequi misturada com Mel para acompanhar salgados e disse que foi o maior sucesso! Todo mundo querendo saber do que era feito o "Molho Amarelo"
Você vai precisar de:

1 Baquete
120 grs ou 1/2 vidro de Pasta de Pequi do Sítio Boca do Mato
90 grs de Mel, que equivale a 3/4 da quantidade da Pasta de Pequi
1 copo de Requeijão
Tomate Cereja à gosto
Manjericão à gosto
Azeite Extra Virgem Arbequina da Verde Louro à gosto

O preparo também é simples!
Misture a Pasta de Pequi do Sítio Boca do Mato com o Mel e reserve.
Essa mistura é mágica, pois fica um sabor único!
O Pequi é nativo do Cerrado Brasileiro, muito utilizado para se fazer com arroz ou frango, principalmente em Goiânia, que faz parte da culinária local desde o Século XVIII. E apesar de parte dos brasileiros terem Pequi no seu prato quase que diariamente, outros nunca nem experimentaram.
E essa Brusqueta é exatamente para trazer brasilidade ao seu cardápio e aproximar seus convidados da riqueza da nossa Terra.

Quem faz esta Pasta de Pequi é o Sítio Boca do Mato de Mambaí/GO, lugar escolhido por Iasminy de Paula Berquó e Sandro Raphael Borges, que os inspirou a criar este produto que faz parte da cultura de Goias e até então era inexistente no mercado. Um produto que inicialmente fizeram para consumo, pensando na praticidade do dia a dia e conforme as pessoas foram experimentando, foram se apaixonando pelo produto, pedindo para que o casal fizessem para vender.

Apresentaram o Pasta de Pequi em 2014 na Festa do Pequi e foi um sucesso. Hoje produzem a Pasta de Pequi de forma artesanal e distribuem para todo o território nacional.
O Sítio Boca do Mato valoriza a agricultura familiar e a agrobiodiversidade, tendo o cuidado de preservar e restaurar o Cerrado. 

É o sabor de Goiânia indo até você!
Mas de um jeito novo!

Molho Amarelo pronto, acenda o forno e corte a Baguete em fatias.
Passe uma camada de Requeijão nas fatias.
E em cima do Requeijão, passe uma camada abundante da Pasta de Pequi com Mel.
Corte os Tomates Cerejas em fatias e coloque-os sobre os pães.
Finalize com o Azeite Extra Virgem Arbequina Verde Louro.
Leve para o forno por aproximadamente 15 minutos.
O Azeite Extra Virgem Arbequina Verde Louro tem um sabor frutado com notas de banana, maça e tomate, levemente picante, que tem tudo a ver na composição da nossa Brusqueta.

Esse e outros Azeites da Verde Louro são produzidos a partir das Oliveiras que são geradas na Fazenda Mato Grande em Canguçu/RS. Eles tem todo um cuidado com a qualidade da plantação das Oliveiras, dando atenção a cada detalhe para que tenhamos a nossa disposição um Azeite de Oliva extravirgem 100% brasileiro com a qualidade dos melhores azeites do mundo, como eles mesmos dizem.

O Azeite é outro produto que não pode faltar em nossa dispensa! Mas até pouco tempo atrás, só tínhamos acesso a azeites de alta qualidade por um elevado valor. É claro que tem processos de cultivo e extração para confecção que aumenta os custos do produto. Mas hoje, podemos contar com azeites brasileiros de excelente qualidade, assim como os Azeites Verde Louro. Inclusive, eles tem um blog que tem muitas informações sobre Azeites, para pessoas que assim como eu, adoram entender e conhecer as peculiaridades desse óleo.

O Azeite você mantém na mesa, pode ser que alguém queira comer um pedacinho de pão com ele. Hummmm!!!

Monte um canto para servir a Entrada, podendo ser em um balcão ou mesa de centro na sala ou até em uma mesa pequena no jardim (caso tenha e se o dia estiver fresco)

Aqui a Entrada é marcante, então sirva a Brusqueta de Pasta de Pequi com Mel acompanhada de Queijo e Kombucha.

Pode ter certeza que já na Entrada você vai impressionar!

Aqui apresento o Queijo Faixa Dourada da Queijo d'Alagoa para servir, onde você pode cortar alguns pedaços deixando um pouco do Molho Amarelo junto. Olhe que convidativo!
Esse Queijo é fabuloso! Tem um sabor forte na medida certa, sendo inesquecível no paladar.
É um Queijo que tem um diferencial em sua produção; ele é maturado por mais de 30 dias no Azeite.
Derrete na boca! É o tipo de alimento que nos proporciona uma experiência significativa. Não é à toa que o Queijo Faixa Dourada da Queijo d'Alagoa-MG foi eleito como o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil.

Osvaldo Martins de Barros Filho é o criador desta preciosidade e é incrível saber que aprendeu a fazer essa maturação na raça, sem cursos de especialização, contando apenas com referências da sua própria história, que inicia com seu Bisavô Jeremias Sene, um alagoense que vendia queijos usando um burro como transporte. Hoje Osvaldo é pioneiro nas vendas pela internet, uma evolução que só honra seu ancestral.

Nessa sua trajetória criou até um ditado:
"A vida é igual Queijo, quanto mais maturada: melhor!"

Produz com prazer, satisfação, alegria, entusiamo e gratidão e com certeza esses são ingredientes que os consagraram como referência em queijo artesanal no Estado de Minas Gerais.

O Queijo Faixa Dourada da Queijo d'Alagoa é de Alagoa/MG e em seu site você encontra também outros tipos de Queijos... mas esse realmente é apaixonante.

Agora, depois do Queijo cortado, vamos tirar a Brusqueta do forno e levar tudo para o lugar escolhido para servir a Entrada.

Olha que coisa linda!!!
Aqui uma sugestão de disposição de tudo que compõe a entrada.
Deixe a Entrada de um modo que todos possam se servir livremente.
O Queijo está cortado, as Brusquetas vai repondo, os Kombuchas estão bem geladas e a disposição, o Azeite, a Pasta de Pequi e o Molho de Pequi com Pimenta para quem quiser consumir.
O canto aqui escolhido para servir a Entrada foi um balcão, porque a intenção foi manter as pessoas de uma forma mais despojada no ambiente. Então algumas ficaram sentadas em uns bancos que deixamos próximos, enquanto outras preferiram ficar em pé... O importante é que todos estavam na mesma "vibe", conversando sobre os mais variados assuntos. Uma delícia de dia! 

Para a Entrada o ideal é o equivalente a umas 3 Brusquetas por pessoa. Essa quantidade é mais que suficiente para a Entrada, pois a pessoa fica super satisfeita.
Nos últimos anos, o Kombucha está em uma crescente aqui no Brasil, que apesar de ser uma bebida milenar, aqui está se tornando popular somente agora.

Para quem ainda não conhece, é um Chá Gaseificado Naturalmente, ou seja, um refrigerante natural produzido com ingredientes que só fazem bem à saúde.

Para minha surpresa, das pessoas que participaram da degustação, ninguém havia experimentado o Kombucha! Todos ficaram admirados com a bebida! Por seu sabor suave e refrescante e pelo fato de poder ser um substituto do "refrigerante vilão" que estão habituados.

O evento está começando e é claro que é hora do brinde:
SAÚDE!

O Kombucha de limão, cúrcuma, gengibre e chá verde da Tchá Kombucha de Mococa/SP, tem um sabor leve devido a sua base de chá verde e uma certa picância que vem do gengibre e da cúrcuma; tudo isso com cheirinho de limão.

Combinou perfeitamente com nossa Entrada e foi o maior sucesso! Inclusive, uma das pessoas que degustaram passou a consumir o Kombucha no dia a dia no intuito de mudar seus hábitos para mais saudáveis. E isso foi uma conquista!

O Tchá Kombucha é idealizado por Luana Lima Vingi, Fabiana Sbarrae, Kim Guerra e Diego Ferreira. Quatro pessoas que decidiram trabalhar com algo que fosse positivo para as pessoas e também para o planeta. Eles buscam transmitir animação, prazer e bom humor para todos os consumidores e isso está bem expressivo na embalagem e mais ainda quando damos o primeiro gole. 
Esse é um almoço que deve fazer sem pressa, pois as atividades vão acontecendo ao logo do dia.

Agora é o momento de iniciar com calma os preparativos do Prato Principal.
Os convidados acabaram de degustar a Entrada, então neste momento é legal dar uma pausa para depois servir o Prato Principal, que é exatamente o tempo que irá usar para os próximos preparativos.

Sirva mais um Kombucha para os convidados!

Entre uma pausa e outra, é legal ir organizando a pia.
É importante você fazer isso de uma maneira bem natural e tranquila para que os convidados não queiram lhe ajudar. Tente deixá-los livres dessas atividades, porém isso você sente de acordo com a intimidade ou entrosamento no momento.

Mantenha a mesa de Entrada à disposição enquanto irá trabalhar no Prato Principal.

Conchiglione de Lombo Desfiado com Tomate Seco

Em uma panela bem grande, coloque água para ferver.
Assim que iniciar a fervura, coloque uma pitada de sal e ponha Conchigliones para cozinhar.
Conte uns 5 por pessoa, mas é provável que a maioria vá consumir apenas 3. Porém, isso garante ter uma quantidade abundante... e depois se sobrar é só embalar e guardar para comer no dia seguinte.

Paralelo a isso, coloque o Lombo Temperado já cozido, em um prato grande ou em uma travessa para ser desfiado. Você pode desfiar com o garfo ou com as mãos. Vamos prepará-lo para servir de recheio dos Conchigliones.

Normalmente eu prefiro temperar a carne, mas confesso que adorei o tempero do Lombo Temperado da Linha Marchielle da Marchiori. Até o sal é na medida certa. Gostei mesmo!
A Marchiori é de Amparo, interior de SP, uma empresa que começou em 1990 como um pequeno açougue e assim como uma semente, foi crescendo e se desenvolvendo. Hoje, se tornou um Frigorífico que atende mais de 90 cidades.

Essa expansão se deu ao fato de sempre darem atenção à qualidade do produto e também de atuarem com respeito com todos os profissionais envolvidos, desde funcionários até mesmo profissionais que atuam de forma mais indireta, acreditando que esse tipo de conduta também influencia no produto final.

E realmente é uma carne de alta qualidade, sendo fresca e vermelha, com um ótimo aspecto visual.

Dê uma olhada nos Conchigliones e cozinhe-os deixando "al dente". Reserve no escorredor.

Lombo desfiado, triture alguns alhos, pique uma cebola e algumas azeitonas pretas.
Numa frigideira grande, coloque aprox. 30ml de Azeite Verde Louro e o alho triturado, na sequência inclua a cebola e as azeitonas pretas. Deixe refogar por aproximadamente 2 minutos e coloque o Lombo da Marchiori. Mexa todos os ingredientes e pode ter certeza que nessa hora, todo mundo já estará curioso para saber qual será a próxima delícia!

Conforme for dando aquela fritada no Lombo e ao mesmo tempo secando o fundo da frigideira, coloque uma concha da água do cozimento, pois isso fará soltar todo o sabor que está no fundo da panela criando um certo molho junto com a carne. Deixa secar a água e repita o processo 3 vezes, sendo que na última não deixe secar tanto.

Conchigliones cozidos e Lombo Temperado prontos, hora da montagem dos pratos.

Nessa hora todo mundo já está mais a vontade, momento ideal para abrir uma Cerveja para os convidados.

Nesse momento já dá para você recolher todos os alimentos da Entrada e já organizar, colocando cada um em seu devido lugar.

Aqui, substitui a Entrada que estava no balcão pelos pratos que iria montar para servir, dessa forma o movimento fica natural.

Pegue os Conchigliones, um a um e recheie com o Lombo Temperado que você preparou.

Coloque 3 em cada prato.
Algumas pessoas podem até achar que é pouco... mas acredite, na prática é bem satisfatório. E para quem quiser, tem mais!

No centro dessa tríade, coloque 3 Tomates Secos da NatuPalm.
A mistura desses sabores marcantes combinam perfeitamente, mostrando sua força como Prato Principal .

O Tomate Seco da NatuPalm é só tirar do vidro, deixar escorrer o óleo e colocar no centro do prato, como uma flor.

Antigamente, era de costume na Europa, principalmente na Itália, preparar os tomates em conserva com azeite e ervas para aproveitar os frutos que iam amadurecendo e também para ter tomates durante o Inverno.

A comando do Engenheiro Agrônomo Edson Fantini nasceu a NatuPalm de Porto Belo/SC; viu potencial em trabalhar com a plantação da Palmeira Real, que é uma árvore que pode ser cortada em 3 anos, considerada como ecológica e é um produto que substitui o Palmito Juçara que está em extinção.

Depois de alguns anos a Engenheira de Alimentos Glória Silva Fantini entra para a empresa e começa a desenvolver novos produtos, onde foi gerado o Tomate Seco.

O Tomate Seco potencializa o sabor do tomate com uma textura diferente.
Sou apaixonada por esse sabor expressivo do Tomate Seco. É uma conserva que gosto sempre de ter em casa para hora e outra utilizar no cardápio. E neste prato ficou perfeito!

Coloque algumas tiras do queijo Faixa Dourada que serviu na Entrada e no topo do prato algumas folhinhas de manjericão fresco.
Numa pequena panela, coloque Azeite Verde Louro e alho picadinho para dar uma leve fritada e finalize o prato com este preparo.
Um prato lindo, delicioso e expressivo em sabor.
E é claro que para acompanhar, vamos continuar com a Cerveja APA da Cervejaria Phare. Uma cerveja que com seu amargor e frescor cítrico é ideal para acompanhar este prato. Um contraste perfeito de harmonização.

 Uma coisa bem bacana das Cervejas da Cervejaria Phare é que cada uma representa uma praia da região. E esse rótulo APA se chama Baleia Franca, que remete aos animais que na época de reprodução e criação dos filhotes se aproximam da costa de Garopaba e região, que é uma Área de Proteção Ambiental.

Coincidentemente:
APA = American Pale Ale
APA = Área de Proteção Ambiental
Uma APA que chama atenção para o que precisa ser protegido na Natureza. <3

A Cervejaria Phare de Garopaba/SC é uma empresa muito conectada à Natureza e também ao bem estar que a vida pode nos proporcionar. Idealizada por Cecília Müller e Marcelo Estrella, que se conheceram no Farol de Santa Marta/SC, o que inspirou o nome Phare. 

Desde 2008, Marcelo estudava fazer Cerveja e hoje eles produzem e fornecem mais de 13 rótulos sem conservantes, valorizam a cultura da região e atuam com sustentabilidade.
Tomar uma Cerveja Phare é sentir o clima praiano em cada gole.

Ao confeccionar cada Cerveja, eles buscam integrar as características do local representado na bebida... "e nossa APA veio exatamente assim, com gostinho de uma linda paisagem repleta de vida".

E nossa mesa busca esse mesmo clima positivo, a mesa está linda, a comida está uma delícia, a Cerveja é ótima e todos estão felizes por estarem reunidos. Isso vale cada detalhe de todos os cuidados que tivemos para realizar esse incrível almoço.

Depois que todos comerem o Prato Principal, continue servindo a Cerveja APA da Phare, pois esse é aquele momento que o papo está a mil! rs

Enquanto isso, você tira a mesa... claro, conversando junto, também saboreando a Cerveja e já vai preparando a nova mesa.
Olhem essas peças magníficas do Ateliê Toca do Tatu.
Lembra que eu falei que a forma de servir a Sobremesa seria de surpreender?

São 3 peças para servir a Sobremesa; o prato raso, a tigela que assamos o Crumble e os pequenos copos. E escolhi fazer uma harmonização frutal de 3 elementos para este momento dia. 

O Crumble de Banana & Maçã, será servido com um Bombom de Licor de Cereja da Chocolate Pan junto com um Licor de Lima da Pérsia do Sítio Aconchego. 

Essa você pode ter certeza que ninguém esperava!

E para servir esse trio especial, a sugestão é mudar a decoração da mesa.
Quando recolher a mesa anterior, já coloque novos Sousplást, Guardanapos e Porta-Guardanapos. Isso porque a Sobremesa pede uma decoração floral, que combina perfeitamente com o sabor frutal dos alimentos.
O Sousplát com estampa floral ficou lindo com o Guardanapo violeta. E o Porta-Guardanapo de flores e folhas alegra a mesa, chamando a atenção e cativando os convidados.

Essas peças de Mesa Posta foram confeccionadas por Kamila e Daniel da Mimika Tableware de São Paulo/SP, que atuam com diversos tipos de decoração de mesa, mas adoram trabalhar com estampas florais, devido à sua delicadeza e pelo fato de deixarem a mesa muito bonita.
As peças da Mimika Tableware tem o objetivo de tocar as pessoas através do amor transmitido quando servimos com todos esses cuidados. E de fato, quando chamei todos para sentarem à mesa novamente, os olhos de cada um brilhavam pois sentiram-se acarinhados pelo cuidados de cada detalhe.

E foi esse mundo mágico que fizerem com que eles adentrassem nesse trabalho.
Desenvolvem peças para diversos tipos de recepção, criando incríveis combinações através das misturas de estampas, cores e objetos (como o Porta-Guardanapos), desde uma decoração glamourosa com tecidos tipo Jacquard até uma despojada com estampas geométricas.

A mesa ficou maravilhosa!

Para dar uma nova cara, tirei o arranjo de flores e os pães dos Vasos da Carmenn Presentes e coloquei dois vasos simples dentro. Essa rápida mudança é bem criativa.

Uau!!!
É isso que vai ouvir de todos!

Bom... a hora da Sobremesa é puro prazer e ser servida dessa maneira intensifica o "uau", superando qualquer expectativa!!! Deixando alguns até meio eufóricos! rs

Sirva todos com Licor de Lima do Sítio Aconchego, mostrando que estar ali na companhia de todos é importante.
Nessa foto dá para ter uma ideia da textura do Licor, que é espessa como um Licor tem que ser.
É doce e tem sabor cítrico, o que combina com nosso Crumble e com o Bombom de Cereja ao Licor.

Esse Licor de Lima produzido pela Maria José é de forma 100% artesanal. Ela faz esse e muitos outros produtos como licores de outros sabores, geleias, cachaças e doces.

Tudo é produzido no Sítio Aconchego que fica em Governador Valadares/MG.
Um jeito bem mineiro de fazer, em meio à Natureza, em um clima de paz...  E desse conjunto de fatores é que Maria José consegue chegar num produto como este, um Licor com a cara de Sítio e que nos remete à beleza e tranquilidade.
Quando iniciei a Campanha "Alta Performance na Cozinha", a Maria José foi a primeira pessoa com quem falei sobre ela. Eu já tinha ideia de como iria ser, e já estava determinada a servir a Sobremesa dessa forma, pois queria trazer a forma tradicional de se servir um Licor, que é após a refeição, e aqui no caso, junto com a Sobremesa. E o sucesso foi garantido!
A intenção em servir o Crumble acompanhando um Bombom de Cereja ao Licor da Chocolate Pan foi de proporcionar um mimo às pessoas. E quando foi servido, um sorriso em todos os rostos :)
Em minha idealização de Sobremesa havia este Bombom de Cereja ao Licor da Chocolate Pan desde o início. Isso porque sou apaixonada por esse Bombom! Ele é maravilhoso e faz parte da minha vida desde a adolescência. E em todo lugar que passo e vende ele, faço questão de levar alguns pra casa.
Ele tem uma cereja por Bombom e o Licor que acompanha é uma delícia... junto com o chocolate, hummm... indescritível!
Aqui dá pra ver com clareza do que estou falando...
É um verdadeiro clássico!

A Chocolate Pan fica localizada em São Caetano do Sul/SP,  atua desde 1935. Fundada pelos Engenheiros Aldo Aliberti e Oswaldo Falchero, que na época tiveram uma ideia que realmente marcou na história da empresa. Colocaram um anúncio em um jornal de grande circulação que no dia 12 de dezembro de 1935 um foguete seria lançada para Lua. Essa notícia levou muitas pessoas para o Campo de Marte para acompanhar o lançamento, porém nada aconteceu. No dia seguinte, eles anunciaram que o foguete eram os Chocolate Pan que estavam chegando no mercado.

Parece história de filme, né?

Desde 2016, a Chocolate Pan faz parte do Grupo Brasil Participações e tem planos arrojados para nós brasileiros... Então vamos acompanhando a marca.

E se quiser ver outra Sobremesa feita com Chocolate Pan, clique aqui.
É outra dica de surpreender!
Com todos esses detalhes, nossa Sobremesa foi de arrasar!

Para quem nunca provou um Crumble, as frutas do fundo ficam com uma textura bem macia, junto com um creme que se forma a partir do suco de laranja. A farofa fica crocante e a mistura do creme com essa casquinha que se forma fica sensacional.

E depois dessa comilança, aquela hora que é um ponto final feliz de todo almoço:

O Café
O Café Carmo de Minas Blend Black tem torra média e baixa acidez, por isso seu sabor é intenso e nunca amarra na boca. Um Café espetacular. 

Eu amo Café e sempre tomo sem açúcar e aqui na degustação pedi para os participantes experimentarem assim também e alguns até acharam que eu tinha adoçado um pouco. Mas na realidade, seu sabor frutado e a baixa acidez é que traz essa doçura natural.
Só para terem uma ideia da qualidade do Café Carmo de Minas Blend Black, ele foi premiado pela entidade americana Cup of Excellence via BSCA "Brazil Specilty Coffee Association", que é a Associação que promove o Concurso anual aqui no Brasil, que é destinado apenas para produtores.

Esse Concurso acontece desde 1999. Em 2003, o Café Carmo de Minas teve uma pequena participação, mas em 2005, teve o recorde mundial com nota de 95,85, imbatível até hoje.
O Café Carmo de Minas também está na composição da uma das Cervejas da Cervejaria Baden Baden.

Carlos e Rubens Mattos trabalharam durante 2 anos, fazendo diversos testes e desse projeto nasceu a Cerveja Kaffee, que é feita com o Café Carmo de Minas Blend Black que ganhou medalha de prata em Londres e também em Bruxelas.

Essas são algumas histórias da trajetória do Café Carmo de Minas de Carmo de Minas/MG, que até hoje faz uma torrefação artesanal, resultando em cafés especiais.

Para você, que assim como eu não dispensa um bom café, está é uma ótima dica.

Quando todos se dão conta, já é final de tarde e é provável que cada um siga seu caminho... de uma maneira bem feliz, é claro.

E aproveitando o ritmo, já vamos deixar tudo ok para que o próximo momento seja tão apreciado como este... É claro que não vamos começar a limpar a casa, mas deixar a louça lavada é o mínimo para que a cozinha fique confortável.

Conforme foi acontecendo o evento, fui separando as peças em 2 grupos:
Grupo de panelas e tigelas e grupo de pratos, copos e talheres.
Gosto de fazer dessa forma porque normalmente as panelas e tigelas tem mais gordura devido ao preparo dos alimentos e se misturarmos tudo, vamos engordurar peças que estão mais simples de lavar.
Uso o Pano Escorredor para Louça EsfreBom da Bettanin porque é uma peça funcional e compacta, não ocupando tanto espaço como os escorredores convencionais.

Também possui íons de prata, como na Esponja, então também é bem higiênico.
É só estender o Escorredor para Louça e ir colocando em cima as peças lavadas.

Uma outra dica para facilitar este processo é o tipo de torneira que temos na pia.
Aqui apresento a Torneira Misturador Monocomando Cozinha Com Ducha Extensível e Dispenser para detergente da AMG Metais.

Essa torneira tem 2 tipos de jatos de água, um normal e o outro arejador, que você vai escolhendo de acordo com a peça que vai lavar. Nela você controla a quantidade de água que vai sair da torneira, evitando desperdiço e isso é muito importante.

Outra coisa bacana é que ela se desloca, o que facilita deixar peças de molho, enxaguar diversas peças de uma só vez ou para limpar a pia, além de ter a opção de água fria e quente.

Ao lado dela, tem o Dispenser para Detergente que é muito elegante, assim como a Torneira.
Porque gente, fala a verdade... a pia pode estar toda limpa, mas esses potinhos de detergente no cantinho tira toda a beleza da pia e com o Dispenser, é um modo de deixar tudo mais vistoso.

A forma de colocar o detergente é bem prático.

Ambas as peças tem tripla camada de cromo, aumentando a durabilidade e dando um acabamento lindo para as peças.

Há 7 anos atrás, Alexandre Palmeira Batista de Souza e Gustavo Palmeira Batista de Souza iniciou com a AMG Metais que fica em São Paulo/SP. Uma empresa que desde início tem o cuidado de fornecer produtos de alta qualidade e com um design sofisticado, buscando levar aos clientes dinamismo e praticidade no dia a dia.

Funciona perfeitamente e a pia fica linda e funcional!

Missão cumprida!

Tenho certeza que foi muito bom para todos!
Muito em breve quero reviver tudo isso e convido você a fazer o mesmo.

Você vai fortalecer os laços com essas pessoas pelo fato de ter organizado tudo com tanto carinho e dedicação.

Viva esta experiência! :)

Participação excepcional nesta Publicação:
(Redirecionamento Instagram ao clicar nas imagens)

     
     
     
     
     
     
     
     


Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Requeijão Tirolez
Camiseta Feminina Fiu Clothes
Vaso Ruínas Florescer Design Botânico
Saboneteira em Vidro Ateliê Leila Brasil
Quadros Folhagens e Mini Vasos Madame Capricho

Menção Especial:
Baden Baden
Cup of Excellence via BSCA - Brazil Specilty Coffee Association

2 comentários:

  1. Parabenizo a toda equipe da revista. Essa reportagem completa está maravilhosa. Na parte que me toca, as peças do Ateliê Pinta e Borda, fiquei imensamente envaidecida por tão maravilhosa mesa e maravilhosas fotos. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos de <3 por suas palavras!

    Nossa intenção foi exatamente essa, de passar o passo a passo para recepcionar de maneira leve e com muito carinho, cuidando de todos os detalhes.

    Gostamos muito do seu trabalho e o quanto é caprichosa na forma de confeccionar as suas peças. Parabéns!!!




    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad