Post Top Ad

Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição... nº 1: Lanche Frio e Natural

Um dos principais motivos para se ter uma saúde balanceada entre o corpo e a mente, é ter no dia a dia uma alimentação saudável, pois quando nutrimos adequadamente o nosso organismo, todo o seu mecanismo funciona em perfeita ordem. Isso se reflete em nossa pele, em nosso humor e vai muito mais além.

Uma refeição que tenha esse efeito positivo é rica em sabor e nutrientes. Estamos falando de uma ótima alimentação que está mais próximo de você do que imagina.

Uma dica de ouro é sempre ter à disposição (em casa ou no trabalho) produtos mais nutritivos, artesanais, frescos ou caseiros. Pois tendo itens com essas características à mão, é o que vai acabar consumindo. Sem contar que é muito bom quando temos delícias por perto, sempre que precisamos.

Para mostrarmos o quanto é simples agregar qualidade e sabor em sua alimentação, hoje iniciamos a série com os 7 Lanches que equivalem a uma refeição, com receitas irresistíveis e inovadoras.

São sugestões muito saborosas, nutritivas e que só de olhar sua boca vai encher d'água... A começar com a nossa receita nº 1:

Lanche Frio e Natural
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Esse Lanche é feito de forma extremamente rápida e com certeza fará parte do seu cardápio pessoal.

Para fazer esse Lanche Frio e Natural você vai precisar de:
 2 Fatias de Pão Artesanal
5 Fatias de Lombo Canadense
Lascas de Queijo Minas Defumado
2 colheres generosas de Caponata de Berinjela

E para acompanhar esse incrível Lanche, que tal uma bebida exótica de Laranja com Café?
Isso mesmo, Laranja com Café... Essa bebida é super refrescante e combina perfeitamente ;)

Para fazer o nosso Cafanja você vai precisar de:
1 Sachê de Drip Coffee
3 Laranjas
Pedras de Gelo
Açúcar a gosto
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Todos esses ingredientes são muito versáteis e proporcionam praticidade no dia a dia, mantendo qualidade e liberdade em nossa alimentação. E conhecer o que consumimos é fundamental para saber que tipo de combustível estamos inserindo em nosso corpo.

Então antes mesmo de montarmos esse delicioso Lanche, vamos primeiramente falar de cada ingrediente para que você compreenda seus benefícios e sua origem.

O Pão Artesanal
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Quando vimos esses Pães da Celi Anizelli Pães Artesanais de Curitiba/PR, foi amor à primeira vista. Um alimento que além de ser pura arte, é visível a entrega que a Celi tem ao fazê-los.

Por incrível que pareça, Celi teve uma experiência frustrante em sua primeira tentativa de fazer um Pão... Mas para nossa alegria, há aproximadamente 15 anos junto com sua Mãe, fizeram uma receita que rendeu quase 100 Pãezinhos. Neste dia nasceu a grande paixão em fazer o Pão de cada dia e Celi passou a desenvolver não só outras receitas, mas a presentear a família e os amigos, cultivando assim, um amor que junto com o Pão só crescia.

E assim como nós aqui da Revista Neoo, a Celi também acredita que tudo acontece por um motivo. Em 2013, quando uma crise se apresentou, Celi começou a fazer Pães sob encomenda, mas assim como todo negócio, as coisas iniciaram bem devagar. Tudo foi se construindo ao longo do caminho onde pessoas amigas sempre à incentivava. Seu trabalho começou a ficar mais consistente e passou a ter como objetivo, que seu produto e nome fossem respeitados e reconhecidos em Curitiba, já que se trata de uma cidade muito exigente... Por isso, associou seu nome ao produto.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Hoje tem um trabalho magnífico na Arte de fazer Pães baseado em técnicas próprias onde usa desenhos e escarificações. Tem Josep Pascual, um padeiro espanhol de Barcelona como grande inspiração, e uma coisa muito bacana, é que Celi passa seus segredos adiante orientando Cursos de Panificação.

O Pão é fonte de carboidrato, fonte principal de energia para o organismo, essencial na alimentação e pode estar presente como acompanhamento em todas as refeições. E como o Pão também é conhecimento como "suprimento da vida", o segredo no consumo é comer sem excesso, assim poderá usufruir desse poderoso alimento sempre que desejar.

 Para completar, os Pães também são alimentos que podem ser congelados (por 3 meses) para ter sempre em casa (logo mais publicaremos técnicas de como descongelar um pão grande).

O Lombo Canadense
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Outro ingrediente que é muito versátil para se usar em diversas refeições é o Lombo Canadense, pois dentre os frios existentes, é uma opção leve e ótima fonte de proteínas.

O Lombo Canadense é uma variante do Back Bacon, um alimento que é bem popular no Canadá, por isso o nome. E este Lombo Canadense Fatiado para o nosso Lanche, foi produzido pela Berna de Louveira/SP, que há 50 anos faz este e outros produtos... Inclusive, são fortemente especializados na Culinária Suíça e Alemã. 

Com baixo teor de sódio, na hora que você experimenta dá para perceber que é uma carne fresca. A validade com a embalagem fechada é de 45 dias, então é bacana ter em casa para aqueles dias que precisamos ou queremos fazer algo rápido e prático.

Em diversos estabelecimentos do Brasil você pode adquirir os produtos Berna. No site deles, através do seu CEP você encontra o local que fornece mais próximo a ti. Mas se algum dia estiver passando perto de uma das suas Lojas de Fábrica (Louveira ou São Paulo), vale a pena fazer uma visita, pois ali você encontrará a linha completa dos produtos.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
A espessura do corte do Lombo é na medida certa, nem tão fino, nem tão grosso, sendo ideal para fazer Lanches. E enquanto vamos preparando o Lanche, é muito gostoso ir comendo uma fatia ou outra rs... Huuummm.

O Queijo Defumado
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Para reforçar a fonte proteica desse Lanche, indicamos de olhos fechados o Queijo Mantiqueira de Minas Defumado. Um Queijo muito especial que é produzido pela Queijos Artesanais Almeida Guimarães lá no Sítio Recanto Santa Maria em Itanhandu/MG.

Você sabia que os Queijos são muito importantes para o sistema neurológico? Sim, eles são fonte de cálcio, contém Vitaminas A e do complexo B e diversas pesquisas comprovam que as gorduras de origem láctea não são prejudiciais à saúde cardiovascular, que inclusive, podem apresentar até efeito protetor. 

Esse Queijo feito à base de Leite Cru, além de super nutritivo é muito saboroso. Tem uma textura firme, mas dentro da boca ele derrete devido a sua maciez. Só de lembrar, dá água na boca.

A embalagem é simples, refinada e o Brasão, junto com a fonte utilizada, já nos avisa que se trata de um produto que nos fará viajar pelo tempo. 

Os Queijos Artesanais Almeida Guimarães trazem em sua receita base a mesma receita dos seus ancestrais, deixando viva a cultura local e fazendo com que Itanhandu fique no ranking da produção de Queijos da região. Os Queijos são feitos com leite de alta qualidade e salientando o “terroir” da Serra da Mantiqueira, sendo produzidos à 1.200mts de altitude e outras características que formam a topografia regional.

Dentro de uma simplicidade e naturalidade, oferecem maravilhosos Queijos sem nenhum aditivo químico. São eles o Tradicional Fresco, Tradicional Curado, Azeitado, Com Pimenta, Macchiato e Caprino.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Além de todo o contexto histórico, há muito amor que envolve a produção deste Queijo Mantiqueira de Minas Defumado. Os sobrenomes "Almeida" e "Guimarães" vieram de duas famílias de Itanhandu, que hoje se tornou uma só devido ao amor que uniu Luiz Antônio Guimarães e Adriana Maria de Almeida, ao qual deu nascimento à marca em 2014. Esse amor eles transmitem através desses Queijos, um projeto que tinham em comum e que hoje é um sonho realizado. Segundo eles... "O amor pelo queijo proporcionou trabalho com qualidade de vida, satisfação de fazer o bom e o bem para eles e para seus amigos e clientes".

E todos esses detalhes são importantes para produzir um alimento de alta qualidade. Já é sabido que nosso estado emocional é transmitido no momento que estamos preparando um alimento. E saber que estamos consumindo algo que foi feito com respeito e amor, é ter esses elementos em cada mordida.

Ter um Queijo Mantiqueira de Minas Defumado em casa para quando quiser dar uma beliscada é tudo de bom!!! Assim como a Caponata de Berinjela que vamos apresentar. Uma conserva divina e que você poderá incluir em diversas receitas além desse Lanche Frio e Natural.

A Caponata de Berinjela
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Quando você abre esse pote já sente um incrível aroma. Provavelmente não resistirá em colocar um pouco em cima de um pedaço de Queijo ou em uma fatia de Lombo Canadense enquanto prepara seu Lanche.

Essa Caponata Artesanal é confeccionada pela Isla Conservas Artesanais de Quatro Barras/PR. Seus ingredientes (azeite, alho, cebola, azeitonas, pimentão amarelo e pimentão vermelho) são simplesmente maravilhosos, riquíssimos em nutrientes, livres de agrotóxicos e atende muito bem quem tem uma alimentação vegana.

Uma empresa familiar que atua desde 2017 e conta com os idealizadores Alessandro Ledra e Vera Lucia Ledra (sua mãe). Ambos têm muito orgulho de fornecer produtos preparados de forma cuidadosa, colocando em cada pote muita saúde, prazer, bem-estar e amor. 

O nome Isla surgiu da inspiração de um momento muito especial na vida de Alessandro... Ele pediu sua noiva em namoro na Ilha do Mel e como ela sempre o apoiou a trabalhar com gastronomia, (que sempre foi seu desejo) ele colocou o nome de Isla, que é Ilha em espanhol.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
A Berinjela é um potente antioxidante, pois fornece ao organismo muitas vitaminas e minerais que melhoram o humor. A Berinjela também beneficia a saúde do cérebro, o sistema cardiovascular, é rica em fibras, favorece no desenvolvimento de uma gestação saudável, deixa a pele com um ótimo aspecto e atua prevenindo contra diversos tipos de câncer. Sem contar os inúmeros benefícios que o azeite, o alho, a cebola, os pimentões e as azeitonas proporcionam.

Com validade de 1 ano, é muito bacana ter sempre em sua dispensa. Temos certeza que utilizará em diversas ocasiões e na composição de diferentes pratos.

Como o Alessandro mesmo diz:  "Oferecemos produtos simples, tais como cebolinha, batatinha, berinjela e pepino, mas com uma perspectiva gourmet... Levando a nossos clientes uma experiência gastronômica única, gerando lembranças prazerosas e momentos de uma refeição prática, saborosa e simples".

Como pode ver, este é outro alimento feito a partir do amor à atividade e respeito aos consumidores.

Esse Lanche Frio e Natural é feito com tantos ingredientes preparados com dedicação e capricho, que essa rápida e simples refeição dará um novo sabor ao seu momento à mesa.

Então vamos colocar a mão na massa ;)

Modo de Preparo do Lanche Frio e Natural
Corte as fatias do Pão. Reserve uma das fatias e a outra coloque no prato que vai servir o Lanche.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
A espessura de 2cm por fatia é muito importante para deixar o Lanche firme.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Sobre a fatia do Pão coloque as 5 fatias do Lombo Canadense.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Mantenha as fatias do Lombo Canadense dobradas e acomode-as no Pão.
Corte bastante lascas finas do Queijo.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
E de forma abundante coloque-as em cima do Lombo Canadense.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Acomode-as de um jeito mais centralizado, pois quando for finalizar o Lanche com a outra fatia, o recheio vai se espalhar sem cair nas laterais.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Agora é a vez da Caponata de Berinjela.
Pegue as 2 colheres, deixe escorrer o azeite e coloque em cima do Queijo.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
E da mesma forma que o Queijo, acomode de forma centralizada.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Agora é só finalizar com a outra fatia de Pão e dar uma levíssima apertada. Apenas para que os ingredientes se ajeitem.

Lindo, nutritivo, rápido e saboroso!
Com certeza, um Lanche que equivale a uma refeição!
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Para beber, conheça o nosso Cafanja! Uma mistura de Café com Suco de Laranja que harmoniza perfeitamente com esse Lanche Frio e Natural.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Para fazer esse suco é bem simples, basta primeiramente bater 3 Laranjas no liquidificador (seja breve para o suco não amargar), coar para retirar o bagaço e reservar enquanto faz o café... Esse é o detalhe que tornará esse suco ainda mais gostoso.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Então enquanto estiver montando o seu lanche, já deixe um bule com água quente para fazer o seu café neste momento, ok!

Para este suco nós utilizamos o Sachê de Café da Orfeu Cafés Especiais, que é um Café Intenso, com sabor expressivo, sem nenhuma acidez, com um aroma delicioso e que foi produzido na Fazenda Sertãozinho lá em Botelhos/MG. É lá que está a lavoura mais antiga da Orfeu, com 67 anos.

Toda a torrefação foi idealizada na própria Fazenda e a produção é toda climatizada com equipamentos de última geração. Sem contar que coar um Café em uma medida individual, tem tudo a ver para esse momento onde a praticidade e a qualidade precisam ter presença.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
E uma informação que nos cativou muito em relação à Orfeu, é que na Fazenda Sertãozinho eles tem um Jequitibá Rosa de 1.500 anos, um Ser que representa uma esplêndida grandeza em diversos aspectos e mostra o respeito da empresa com a Natureza. É inimaginável os sentimentos que devem despertar ao estar na presença dessa Árvore milenar que representa longevidade e a força.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Para utilizar o Sachê de Café você primeiramente deverá abri-lo e fixar os "clips" na boca do copo.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Depois coe diretamente no copo 150ml de água quente.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Como estamos fazendo um suco e queremos ele bem geladinho, acrescente também umas 7 pedras de gelo.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Agora complete com o Suco das 3 Laranjas que já está reservado.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Finalize adoçando com Açúcar ou Mel à gosto.

Fica incrível!
Essa bebida tem um sabor muito bom e de tão fácil de se preparar, é perfeita para ser apreciada em casa e até mesmo no trabalho ;)Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição
Quando você está finalizando a montagem da sua refeição e antes de se alimentar se depara que tem na frente produtos maravilhosos como estes, que são confeccionados com ingredientes de qualidade, feitos com muita dedicação, com amor e que te deixa muito satisfeito, uma coisa podemos te dizer... É prazer na certa.

Ficou inspirado? Ficou com vontade?
Então reproduza esta receita que assim que experimentar, com toda convicção você fará mais vezes... Porque além de todos esses benefícios, esse Lanche só vai te fazer muito bem!

E olha que esse é só o início da série hein...

Então fique de Olho que semana que vem é a vez do Lanche nº 2...
Por que um Lanche pode sim, ser uma refeição muito poderosa!

Até a próxima :)

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens
Revista Nós e outros Olhos
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Lili Barros Cerâmica com Luminária Cacto
Canto Quieto Artesanato Rústico com Tábua de Madeira para Queijo
Cris Couto Cerâmica com Prato de Cerâmica
Ateliê Pinta e Borda com Sousplat
Cozinha & Coisinhas Denise com Tábuas de Madeira para Pães

Citações:
Josep Pascual, Padeiro Espanhol 

4 comentários:

  1. Adorei, obrigada pelo carinho, pelo cuidado, pela matéria! Gratidão Fabiana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celi, querida... Vosso trabalho é digno de admiração e merece todo o nosso respeito. Que todas as pessoas possam experimentar as delícias que você faz :)

      Excluir
  2. Amei 💖, o pão , o café , não conhecia essa forma de elaborar , quero experimentar o cafanja ! Parabéns aos outros artistas da culinária tbm 💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Cafanja é literalmente sensacional e muito saboroso. Quando experimentar não deixe de nos dizer o que achou. Esperamos que goste :)

      Excluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad