Post Top Ad

Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano

Para você que está chegando agora, o Lanche Vegetariano é o nº 3 da Série "Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição". Os Lanches dessa série são criativos, com receitas de simples execução e com muitos nutrientes para você tranquilamente substituir a tradicional refeição do dia a dia.

Conheça as publicações anteriores:

A Receita de hoje é Vegetariana, que atende não só a quem tem esse tipo de alimentação, mas como também é uma ótima escolha para quem deseja fazer uma refeição nutritiva e deliciosa!
Lanche Vegetariano
Quando tivemos a ideia da construção desse Lanche, foi muito empolgante porque nunca vimos algo semelhante por aí. É uma ideia inédita e muito saborosa! E pra quem ainda não conhece, dentro da filosofia do Vegetarianismo não se consome nada que precise tirar a vida de um animal, como por exemplo carnes ou peças de couros. 

Normalmente, antes da pessoa se tornar Vegana, ela inicia com o Vegetarianismo como forma de adaptação e depois vai se adequando.

E Receitas como essa, abre um Mundo de possibilidades para quem deixa de comer carnes, pois não perde em exatamente nada, muito pelo contrário, é uma descoberta de novos sabores.
Lanche Vegetariano
Até para quem come carnes, é bom de vez em quando comer outros alimentos para dar uma limpada no organismo. Mas independente dessas questões, é muito importante sempre variar nos alimentos que vamos comer, pois além de mais saudável, também podemos viver mais experiências gastronômicas.
Lanche Vegetariano
Esse é um Lanche extraordinário, incomum e delicioso!
Quando quiser surpreender alguém, chame para comer um Lanche e prepare este!

Para fazer esse Lanche Vegetariano você vai precisar de:
Lanche Vegetariano
2 Fatias de Pão de Azeitona com Alecrim
1 Fatia generosa de Queijo Minas Padrão de Búfala
1 Fatia grossa de Berinjela
1 Ovo e Farinha de Rosca para empanar
Óleo de Soja para fritar
Papel Toalha
Sal à gosto
Manteiga para tostar o Pão
Molho Mostarda em Grãos à gosto
Requeijão à gosto
Orégano Fresco
Tomates Cereja
Folhas de Manjericão
Agrião

Separe também os ingredientes para a Bebida que vai harmonizar.
Para este Lanche indicamos um Chá de Hortelã gelado com Abacaxi, pois um Lanche desse pede uma Bebida gostosa e criativa!

Para a bebida você vai precisar de:
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
4 Sachês de Chá de Hortelã
4 Fatias de Abacaxi
1 litro de Água
Açúcar à gosto (se desejar)

E antes de iniciarmos o passo a passo, vamos falar um pouco de cada ingrediente para que conheça o que está consumindo.

O Pão
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Para essa receita utilizamos um Pão muito saboroso de Azeitona com Alecrim da Bananices & Cia de Paulínia/SP. Um Pão que combina perfeitamente para esse Lanche, pois ele vem com bastante Azeitonas Verdes e Alecrim dando uma tênue picância. Sua massa é macia, bem temperada e levemente úmida devida à presença das Azeitonas. É um Pão bem aromático e perfeito para fazer Lanches que substituam refeições. 

Cíntia Halfen Moreira, idealizadora da Bananices, sempre foi apaixonada pela gastronomia. Todos os alimentos que produz são 100% integrais, sem conservantes, artesanais e os Pães são sem lactose e veganos... Tudo com gosto de comida de vó!

O maior objetivo da Cíntia é fornecer alimentos inclusivos, onde pessoas que tem uma alimentação diferenciada, por opção ou por saúde, possam usufruir das mais ricas experiências no momento de fazer uma refeição.

Além de saboroso é um Pão muito nutritivo e para ter uma ideia da versatilidade dos Pães da Bananices & Cia, nesta mesma série Cíntia também participa do Lanche Vegano com o Pão de Castanhas e Nozes.

O Queijo
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Queijos de Búfala são populares por serem deliciosos, mas não é só isso, são Queijos mais brancos e com uma textura bem característica. Ele é muito mais nutritivo (do que Queijos de Vaca) em cálcio, proteína, potássio, fósforo, tem até o dobro de ômega 3 e tem uma quantidade expressiva de Vitaminas A e C, que são de grande importância para o nosso sistema imunológico, agindo como antioxidantes e eliminando os radicais livres; e todos esses benefícios com bem menos colesterol.

Este Queijo Minas Padrão de Búfala é da Levitare de Sete Barras/SP, um Queijo que combina com muitos tipos de Lanches, podendo ser frio ou quente. É macio, não é muito salgado e tem um ótimo derretimento.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
A Levitare fornece Queijos de Búfala desde 2000, onde começaram produzindo apenas a Mozzarella (escrevem Mozzarella da mesma forma da Campânia, região da Itália, que denomina que são queijos produzidos com leite de Búfala) e com o crescimento da empresa, novos produtos foram lançados e hoje eles produzem uma linha extensa de Queijos de Búfala, mantendo as tradições e autenticidade dos seus produtos.

O objetivo da Levitare é sempre fazer das nossas refeições um momento extraordinário, afinal de contas, tudo fica mais gostoso com Queijo de Búfala.

A Mostarda
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Falando um pouco da Mostarda, essa pequenina semente, além de saborosa e altamente nutritiva, tem uma posição alta entre os alimentos mais poderosos para a saúde segundo uma pesquisa realizada pela Jennifer Di Noia, professora da Universidade William Paterson, nos Estados Unidos.

O estudo analisou os 17 nutrientes mais importantes para o organismo (como fibras, potássio, proteínas, cálcio, ácido fólico, vitamina B12, vitamina A, vitamina D, entre outras) segundo as Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com o objetivo de classificar quais alimentos são os melhores aliados no combate a doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos.

E esse não é um molho de Mostarda qualquer, é a Mostarda à L’Ancienne da Taste&Co de Curitiba/PR. Um molho picante, expressivo e composto com Mostardas em grãos. Tem um sabor bem marcante e muito diferente dos molhos de Mostardas que estamos acostumados, afinal de contas, neste tem praticamente apenas Mostarda! Só para ter uma ideia, esse refinado molho é feito apenas com Sementes de Mostardas, Água, Sal e Vinagre.

Quem acompanha a Revista Nós e outros Olhos, sabe que Mostarda à L’Ancienne da Taste&Co já apareceu em diversas publicações, mas em especial queremos que conheça outra forma de aplicação deste incrível produto na publicação da Fantástica Harmonização entre Cervejas, Queijos e Molhos... Você vai amar!

E se você ficou curioso para conhecer a lista dos alimentos mais poderosos e a classificação da Mostarda, clique aqui e saiba mais ;)

O Chá
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
O Chá de Hortelã é conhecido pelo seu aroma único, sabor refrescante e combina com diversos tipos de acompanhamentos. E além do prazer de tomar um chá, em cada sachê vem junto muitos benefícios, principalmente neste da AMMADEO de Joinville/SC, que fornece produtos orgânicos, livre de agrotóxicos e onde podemos usufruir na íntegra todos os proveitos que a Hortelã pode nos proporcionar.

Fábio Maciel Pinto e Carla Jane Weber são os idealizadores da AMMADEO e com muita doçura se expressam sobre quando iniciaram a empresa:

"A AMMADEO é um começo. Pretendíamos iniciar a nossa linha de produtos orgânicos e as bebidas quentes foram as escolhidas. Acreditamos que a lembrança do passado é que nos fez escolher os Chás... Queríamos que os nossos Chás trouxessem de volta aqueles aromas e sabores da infância. E conseguimos trazer um pouco daquilo do passado: o aroma na xícara, a cor, o sabor... é um pouco daquela felicidade da infância... "

É muito carinho dentro de uma xícara... E muitos benefícios, pois a Hortelã ajuda no processo digestivo, aumenta a disposição, melhora as cólicas uterinas, reduz os gases, favorece aumentando a quantidade de leite nas lactantes e é um ótimo expectorante e descongestionante.

Um Chá para fazer parte do nosso cotidiano.

As Cerâmicas
Se você ainda não tem o hábito de arrumar a mesa para comer, comece já, pois vai perceber que esse é um cuidado que deixa a refeição muito mais prazerosa. Um hábito que rapidamente você irá adquirir, pois é uma delícia se alimentar em uma mesa arrumada e com peças especiais. Dá um sabor a mais nas refeições, porque é neste momento que você irá parar para se nutrir, um momento que é importante pausar para tranquilamente se alimentar. Sem contar que arrumar a mesa pode ser bem simples, fácil e rápido.  

Esse movimento de Mesedeiras, Ceramistas e outros Artistas que desenvolvem peças para uma mesa mais agradável, vai muito mais além do que simplesmente deixar a mesa bonita, é um resgate para o respeito em relação ao alimento, ao ato de se alimentar e também uma forma de incentivo para que as pessoas voltem a se reunir no momento de fazer uma refeição, como um momento sagrado. Por isso, se você tem pouco tempo para comer, mesmo que seja rápido, pare, arrume o local, mesmo que de forma singela e faça a sua refeição usando peças que goste... Assim como nesse Lanche onde indicamos um Prato para o Lanche e uma Tigela para a salada.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Essas peças foram confeccionadas pela Artista e Ceramista Cris Rocha do Ateliê Tauá Cerâmica de Campinas/SP, que desde 1985 escolheu esse nome para seu Ateliê inspirada no barro fino que os indígenas utilizam para aplicar e polir suas peças (Tauá = barro bem definido).

Somos fãs do trabalho dela e com muito orgulho temos diversas outras publicações com suas peças, como por exemplo nos especiais: Impressione a quem se ama com um delicioso Café na camaJardim de Inverno, o melhor investimento que você pode fazerCozinhando com o Livreto de Receitas Dadinho: A Pizza, entre muitas outras.

As peças que o Ateliê Tauá Cerâmica fornece são livres de toxinas e você pode usar para servir à mesa ou para decoração. Se quiser também poderá usar no forno, no fogão ou até mesmo na máquina de lavar! Dessa forma você pode variar o uso das peças sempre que desejar. E agendando, você pode ir conhecer o Ateliê ou se preferir pode até aprender as técnicas utilizadas nos Cursos que acontecem lá. 

Os próximos serão nos dias: 

Ministrado pelo Professor Ruben Alekxander, onde será ensinado a parte técnica-teórica e prática de como fazer base para esmaltes e aplicação.

Também ministrado pelo Professor Ruben Alekxander, onde capacita o aluno a desenvolver sua própria paleta de esmaltes.

Muito bacana, né!
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
E para aumentar ainda mais os seus prazeres à mesa, vamos ao passo a passo desse Lanche.

Antes de qualquer coisa, vamos iniciar o preparo do Chá, que é indicado iniciar pelo menos 1 período antes, assim o Chá ficará bem gelado.

Coloque a Água para esquentar e quando for iniciar a borbulhar, desligue, coloque os sachês de Chá de Hortelã e abafe por 10 minutos. Após esse tempo, retire os sachês, tampe e espere esfriar. Quando estiver em temperatura ambiente, leve para a geladeira 
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Um detalhe bem interessante sobre a AMMADEO, é que além de fornecer produtos de qualidade, eles têm como ideologia que produtos orgânicos devem estar ao alcance de todos, como um benefício que todo o cidadão deve ter acesso. E para fortalecer este princípio, fornecem seus produtos à baixo custo.

Eles acreditam em uma nova forma de comercializar produtos orgânicos, onde possam incluir todas as pessoas, respeitando-as e subintendendo que alimentos de qualidade devem fazer parte do dia a dia de todos. E para esse processo funcionar harmoniosamente, eles trabalham sem nenhum desperdício, fortalecendo toda a rede de uma forma onde todos ganham. É um pensamento que está muito à frente, pois acreditam que fortalecendo todo o seu Círculo, eles também estarão fortalecidos. E assim acontece! <3

Nos dias atuais, parece até poesia, mas é a mais pura realidade, e esperamos que este formato de trabalho sirva de exemplo para todos os empreendedores que se deparar com este molde. 

Agora enquanto o Chá de Hortelã está gelando, prepare a salada.

Lave o Orégano Fresco, o Agrião e os Tomates Cereja. Deixe por uns 5 minutos em um escorredor para tirar todo o excesso de água. 
Lanche Vegetariano
Misture as folhas do Orégano e do Agrião na Tigela.
Coloque sal à gosto e mexa para espalhar o sal por toda a salada.
Lanche Vegetariano
Finalize com os Tomates Cerejas e as Folhas de Manjericão.
Lanche Vegetariano
Essa simples Salada com ingredientes frescos oferece muitos benefícios. 

O Agrião auxilia no processo digestivo, fortalece o sistema imunológico, a saúde pulmonar e dos ossos, é antioxidante, expectorante e descongestionante. E devido ao seu alto teor de Vitamina A, é ótimo para os olhos e para pele. Também é rico em ácido fólico, muito importante para gestantes e para prevenir a anemia.

O Orégano é anti-inflamatório, antioxidante, antiviral, antisséptico, anestésico, bactericida e fungicida. Diminui dores musculares, regula a menstruação e também auxilia no processo digestivo.

O Tomate é um poderoso antioxidante, é anti-inflamatório e possui uma grande variedade de Vitaminas e Minerais. É um dos poucos alimentos onde suas propriedades se acentuam com o cozimento. Porém, é importante lembrar que o Tomate é um dos alimentos que estão entre os mais contaminados com agrotóxicos, então é muito importante consumir a fruta na versão orgânica.

A mistura do Agrião com o Orégano deixam a salada muito aromática. E o picante do Agrião com o adocicado do Tomate se harmonizam perfeitamente. Uma delícia!

Reserve a Salada e vamos iniciar o preparo do Lanche.

Corte o Pão de Azeitona com Alecrim em fatias na diagonal e reserve.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Nesse Pão que a Bananices & Cia fez, o Alecrim vai muito além de dar um toque com seu perfume característico. Como em muitas culturas, o Alecrim é conhecido como a erva da alegria, já que experimentar esse Pão irá favorecer a sua produção de neurotransmissores que são responsáveis pelo bem-estar. Complementando, o Alecrim também é um excelente expectorante, ajuda a equilibrar a pressão arterial, é um ótimo antibiótico natural, combate o cansaço mental, ajuda no processo digestivo e a desintoxicar o organismo (inclusive, purifica o fígado).

Assim como as Azeitonas em seu recheio, que além de dar mais sabor ao Pão, melhora a memória, combate os radicais livres, deixa a pele mais saudável, sacia, favorece a saúde do intestino, equilibra os hormônios, tem ação anti-inflamatória e é uma ótima aliada para fortalecer nossa estrutura óssea. 

Seguindo na receita, reserve o Pão e corte a Berinjela também na diagonal, assim a simetria será perfeita nesse Lanche.
Lanche Vegetariano
Para empanar a Berinjela é só quebrar um Ovo em uma tigela funda e larga, coloque Sal à gosto e bata com um garfo ou com um fuê. Em um prato raso espalhe a Farinha de Rosca e deixe um terceiro prato vazio para colocar a Berinjela empanada.

Passe cada fatia de Berinjela no Ovo batido e depois da Farinha de Rosca.
Lanche Vegetariano
A Berinjela é fonte de cálcio, magnésio, potássio e é rica em vitaminas do complexo B. É ótima para a saúde do cérebro, do coração, da pele, e também tem propriedades que proporcionam bom humor.

Esses são apenas alguns dos benefícios desses poderosos alimentos, para que conheça o potencial dessa Refeição.

Agora, coloque o Óleo de Soja para aquecer. Quando ele estiver bem quente, frite as fatias de Berinjela e vai colocando-as em um prato com o Papel Toalha para que fiquem bem "sequinhas".

Enquanto faz esse processo, já vai passando manteiga nas fatias do Pão de Azeitona com Alecrim para tostar em uma frigideira... Olha que beleza!!!
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Com o Pão tostado, já coloque uma fatia no Prato que vai servir e passe uma camada de Requeijão.
Lanche Vegetariano
Acima do Requeijão, coloque uma fatia de Berinjela à Milanesa.
Lanche Vegetariano
Corte uma fatia generosa do Queijo Minas Padrão de Búfala e coloque para derreter em uma frigideira antiaderente.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Quando estiver bem derretido (mas não tostado), coloque em cima da Berinjela à Milanesa.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Para se ter um Queijo saborosíssimo como esse, a Levitare inicia sua produção com os cuidados dos seus Búfalos, que são tratados com todo o respeito. Os animais se alimentam livremente e nada é tratado com agrotóxicos. A produção acontece em uma reserva ecológica privada de 392 hectares de Mata Atlântica. 

A Levitare nos conta que quando chegaram lá, parte da Mata estava degradada, e hoje, eles já reflorestaram todo o local com espécies nativas. E da mesma forma que respeitam a Natureza como um todo, esse mesmo respeito também acontece com toda a sua rede, com os colaboradores, funcionários, produtores, fornecedores e consumidores. Uma rede que atinge aproximadamente 5 mil pessoas.

Todos esses cuidados mostram que além dos benefícios do próprio Queijo de Búfala, também tem toda essa vibe positiva de como ele é produzido.

Finalize com outra fatia de Pão tostado.
 Olhe isso!!!
Lanche Vegetariano
Esse é um Lanche desenvolvido por nós! Uma Receita totalmente original que criamos e estamos compartilhando com todos. Ao experimentar você verá que é uma combinação perfeita de sabores.

Agora que o Lanche está pronto, rapidamente pegue o Chá de Hortelã para finalizá-lo.

Bata o Chá de Hortelã Gelado com o Abacaxi e açúcar (se desejar).
Bata até o Abacaxi se desfazer todo, criando um Chá Gelado refrescante e cremoso.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Em Casas de Chás, eles normalmente oferecem apenas o Mate com Frutas, mas em sua casa você pode criar um Universo de sabores, criando novas composições como esta Receita de Chá de Hortelã Gelado com Abacaxi. Ele não é só lindo e gostoso, mas é também uma bebida muito potente para a saúde.

O Abacaxi possui características muito poderosas para limpar o organismo, por isso é uma fruta muito importante no processo de emagrecimento. Tem ação expectorante, melhora a memória, fortalece o sistema imunológico, ajuda no controle do colesterol e triglicérides e previne o envelhecimento celular.

Já a Hortelã, além dos benefícios que citamos acima, de acordo com um estudo da Wheeling Jesuit University, a Hortelã também proporciona efeitos significativos que beneficiam a memória e as funções cognitivas, como por exemplo a formação de conceitos e raciocínios.Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
E agora com a Bebida pronta, corte o Lanche ao meio.
Lanche Vegetariano
Ao lado do Lanche, coloque uma porção da Mostarda à L’Ancienne, que diferente das Mostardas convencionais, essa tem o sabor da Mostarda bem acentuado. Um produto maravilhoso que quando você o coloca na boca, dá a impressão de fazer uma viagem gastronômica... Como se estivéssemos em um lugar onde estamos comendo algo delicioso e que ficará guardado na memória.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
E não é para menos, pois essa Mostarda é produzida lá no Atelier des Epices et Condiments na França e para nossa alegria, é distribuído pela Latinex, grupo que nos traz as melhores tendências gastronômicas do Mundo. E todo esse movimento acontece através da marca Taste&Co, que já conquistou os brasileiros que buscam sabores inusitados a partir de produtos de alta qualidade e que de forma prática atuam em nosso dia a dia.

Huuummm!!!
Lanche Vegetariano
Agora é só sentar à sua mesa maravilhosa e usufruir de tudo, porque você merece o melhor!

Com este Molho você favorece seu organismo e também terá um acompanhamento de sabor maravilhoso para seus pratos.
Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 3 Lanche Vegetariano
Experimente e depois nenhum outro molho de Mostarda será visto da mesma forma!

Essa é mais uma harmonização perfeita de um poderoso e saboroso Lanche com uma Bebida refrescante e cremosa.
Lanche Vegetariano
Para todos que buscam saúde com muito sabor, esse Lanche nº 3 da Série "Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição" com certeza deve fazer parte do seu cardápio pessoal. Também serve para surpreender um convidado querido, pois sua composição realmente é inusitada.

Fique de Olho que semana que vem é a vez do Lanche nº 4,
uma outra opção para você tranquilamente fazer uma refeição.

Faça em sua casa e viva esta experiência!

Até a próxima :)

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens
Revista NeooRevista Neoo
Revista NeooRevista NeooRevista Neoo

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Mesa Chiq com Guardanapo Azul

Canto Quieto com Tábua de Madeira Redonda para Queijo
Cozinha & Coisinha Denise com Jogo Americano, Guardanapo Cinza, Faca de Madeira e Tábuas de Madeira Retangulares 

Citações:
Professor Ruben Alekxander
 Professora Jennifer Di Noia
Universidade William Paterson
Wheeling Jesuit University
Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad