Post Top Ad

Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição: nº 6 Cheeseburguer de Legumes

Para você que está chegando agora, o Cheeseburguer de Legumes é o nº 6 da Série "Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição".
Revista Nós e outros Olhos
São Lanches criativos, de simples execução e com muitos nutrientes para você substituir tranquilamente a tradicional refeição do dia a dia.

Confira os Lanches anteriores:

Com pouquíssimos ingredientes, saiba que o Cheeseburguer de Legumes é um Lanche vegetariano que encanta e que traz em seu sabor algo único ao paladar! 
Revista Nós e outros Olhos
Esse é um tipo de lanche que só de pensar na história dele já voltamos no tempo, tal tempo que era regado aos clássicos da música, do tempo em que a maioria das estradas eram de terras, do tempo em que se tinha "tempo", do estilo vintage de se vestir, das Lanchonetes... Enfim, aonde a simplicidade nas coisas eram mais levadas em consideração do que hoje dia.

É por essas e por outras, que nesse lanche não só apresentaremos a sua montagem, seus ingredientes e com o que harmoniza, mas também ensinaremos uma saborosa receita de Hambúrguer de Legumes (a base de Abobrinha e que não leva ovo) para que esse momento seja de pura criatividade.

Cheeseburguer de Legumes
Um lanche que te faz viajar na essência de outros tempos!

Você vai precisar de:
Revista Nós e outros Olhos
Para o Hambúrguer de Legumes:
2 Abobrinhas grandes
100g de Queijo Parmesão ralado
1 dente de Alho
2 ramos de Orégano fresco
10g de Tempero do Chef
1 pitada de Noz Moscada
1 xícara de Farinha de Mandioca

Para o Lanche:
Pão de Hambúrguer Artesanal de Açaí com Pimenta Mexicana
Queijo Cheddar
Cebola Caramelizada ao Molho de Jabuticaba
Hambúrguer de Legumes (Abobrinha)

Para acompanhar o Lanche: 
Chips de Batata Doce
Cerveja Weiss

Para impressionar na hora de servir o Lanche:
Prato de Cerâmica
Jogo Americano e Guardanapos de Papel

Literalmente suculento, este Lanche fará a sua boca salivar só de pensar! E apesar de ser bem simples o seu preparo, saiba que para se ter um ótimo resultado é necessário dar atenção aos detalhes, como por exemplo, conhecer cada item. Vamos lá!

Hambúrguer de Legumes
Receita

Tão fácil quanto espremer um suco de uma Laranja, esse Hambúrguer se inicia ralando as Abobrinhas em tiras bem fininhas.
Revista Nós e outros Olhos
Depois com o auxílio de uma peneira (dê preferencia de aço inox), esprema as Abobrinhas até retirar todo o seu líquido, que por sinal, é perfeito para fazer um suco na hora ou até mesmo para incluir em algum drink 😉
Revista Nós e outros Olhos
Em seguida vêm os temperos/especiarias, ingredientes fundamentais para trazer mais sabor à esse Hambúrguer.
Cheeseburguer de Legumes
Um dos grandes truques da gastronomia está em combinar os elementos principais de uma refeição com aquilo que trará mais cor, aroma e sabor. Neste caso, os temperos e as especiarias são fundamentais para que o seu prato tenha todos esses elementos.Cheeseburguer de Legumes
Nesse Hambúrguer por exemplo, nós utilizamos o Tempero do Chef, um mix contendo Cebola, Alho, Páprica, Mostarda, Segurelha, Aipo, Manjericão e Manjerona, um composto de procedência orgânica para realçar o gosto desse alimento que está sendo preparado.

Nós mesmos já utilizamos esse Tempero do Chef no preparo de um autêntico Bolinho de Bacalhau e ficou muito bom, também, tudo que é produzido pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP merece respeito e admiração... Sem sombra de dúvida, uma marca que está a frente do seu tempo!
Cheeseburguer de Legumes
Após o mix de temperos, acrescente um dente de Alho bem triturado, o Queijo ralado (que aqui vai substituir o ovo na hora de dar a liga na massa) e a pitada de Noz Moscada.
Revista Nós e outros Olhos
Finalize com a Farinha de Mandioca e com os ramos de Orégano.
Revista Nós e outros Olhos
Agora é só misturar com as mãos até a massa ficar bem compacta e praticamente quase desgrudando dos dedos. Por isso, use pouca farinha no começo da mistura e vai acrescentando aos poucos até ter a liga desejada ok.
Revista Nós e outros Olhos
Unte uma bancada com manteiga, abra a massa com um rolo de madeira e forme os discos dos hambúrgueres... Nossa indicação é que eles tenham o diâmetro do Pão que irá utilizar e com 1,5cm de altura, assim na hora de fritar, o mesmo cozinhará por completo.
Revista Nós e outros Olhos
Agora é só aquecer uma frigideira antiaderente, passar um fio de azeite e em fogo baixo, frite seus Hambúrgueres... Vai na manha e sentindo a evolução dele neste processo! Dourou dos dois lados, estão prontos!

Mas quando eles ainda estiverem na frigideira, já vai separando e cortando os Pães Artesanais para recebê-los.
Cheeseburguer de Legumes
E esses realmente são especiais, pois contém um sabor levemente picante (bem leve mesmo, mas dá pra sentir os efeitos da Pimenta Mexicana no paladar a medida que vai mordendo cada pedaço), é extremamente macio, em sua composição também leva Açaí e claro, são feitos de forma a serem apreciados em um exótico X-Burguer brasileiro 🤤
Cheeseburguer de Legumes
Então se você gosta de inovar nos Lanches em sua casa ou até mesmo aprecia levar novidades para seus clientes (caso tenha uma lanchonete, bar, hamburgueria ou restaurante), indicamos fortemente que conheçam os Pães da FT Pães Artesanais de São Paulo/SP, uma marca que desde 2016 desenvolve Pães especializados para Hambúrguer nas mais diversas cores, sabores e formas.

Impulsionada pela expansão das hamburguerias no Brasil, a FT Pães Artesanais preza pela qualidade do seu produto e acredita que o sucesso de um bom Cheeseburguer vai muito além da carne e de seus molhos, eles acreditam que o sucesso desse tipo Lanche aqui no Brasil é também em virtude da versatilidade dos Pães encontrados hoje em dia.
Cheeseburguer de Legumes
Fala a verdade! Comer um Lanche de cor exótica como esse é tudo de bom, inusitado e atraente, não é? 

E sendo um pouco diferente dos Lanches que levam muitos e muito molhos, essa nossa versão é praticamente sequinha, onde apenas um molho é a estrela dessa composição de sabores... Veja um pouco mais abaixo 😎 Por que agora, é a vez de posicionar os Hambúrgueres sobre esses belíssimos Pães.
Cheeseburguer de Legumes
Sobre cada Hambúrguer, 2 fatias de Queijo Cheddar é o suficiente.
Revista Nós e outros Olhos
Só de olhar já dá vontade de comer! Mas espere mais um pouquinho, pois o toque de classe deste Lanche vêm a seguir.
Revista Nós e outros Olhos
Se você acompanhou a nossa receita de Batata Hasselback e recém se inspirou com as 12 Delícias em Potes, viu que nelas já cantamos a bola dessa maravilhosa Cebola Caramelizada ao Molho de Jabuticaba, sabe porquê? Por que esse molho além de ser um produto campeão no Festival de Jabuticaba de Sabará, é um produto inovação que traz verdadeiramente o néctar da Jabuticaba... Uma fruta que temos em abundância em nosso País.
Cheeseburguer de Legumes
Essa Cebola Caramelizada é tipicamente um produto que ao comer uma vez, na certa você se apaixonará logo de cara. Suculento, macio, cremoso, na medida, com sabor agridoce, totalmente natural e sem conservantes, é assim que é esse produto em pote que você também deve ter em sua casa sempre. Essa Cebola é perfeita para ser consumidas em Lanches, com Carnes (imagina com aquela carne saindo da grelha do churrasco hein, hummm), como recheio/acompanhamento de outros pratos salgados e o melhor, prático e prontinho para usar.

Aqui neste Lanche, seu sabor agridoce aliado ao lado picante do Pão e o aroma das especiarias do Hambúrguer, deu mais que um toque de classe, fez tudo ser bem harmonioso.
Cheeseburguer de Legumes
Quem faz essa maravilha é a Katia Del Rio lá de Sabará/MG, que além de estar a frente de toda a produção dessa e de outras delícias na Produtos de Jabuticaba Vovó Helê, homenageou a sua Mãe dando o nome dela (que carinhosamente é chamada de Vovó Helê) para a marca.

E a história desse sonho remonta há 17 anos atras, onde no inicio do Festival de Jabuticaba de Sabará, a tia de Katia convidou a sua Mãe para participar. De lá pra cá, a Produtos de Jabuticaba Vovó Helê oferece mais que produtos, elas oferecem aquela lembrança da infância, da casa da Vó, da Natureza, daquele pé de Jabuticaba no quintal de algum parente e como Katia mesmo nos diz: "De todas as lembranças que têm uma história de amor, de brincadeiras e de travessuras onde a “pretinha” está presente... "
Cheeseburguer de Legumes
E que comece a viagem no tempo 😍
Aos booons temmmmpos!
Cheeseburguer de Legumes
Agora sim! Coloque a parte de cima do Pão e partiu arrumar a mesa para receber esse digno alimento.
Revista Nós e outros Olhos
Assim como nas clássicas Lanchonetes, para arrumar e decorar a sua mesa indicamos para este cenário os tradicionais Jogos Americanos de Papel personalizado. Tudo para você não deixar para amanhã o que você pode comer hoje 😉 Sugestivo né!
Cheeseburguer de Legumes
E para ficar ainda mais característico, os queridinhos guardanapos de papel, que são super práticos de usar e perfeitos para você levar em qualquer situação. Já já falaremos mais deles!
Cheeseburguer de Legumes
Todos nós temos aqueles objetos em casa que são puro xodó. Na cozinha por exemplo, é muito comum você ter as vezes um prato, um talher, um copo ou até mesmo uma panela que mais goste de usar. Por isso, em momentos como esse é muito válido você ir até o seu armário e escolher a peça que mais lhe agrada ao olhar, pois ao comer o alimento com a boca, você também comerá com os olhos a beleza que reside ao seu redor. 
Para compor essa mesa nos inspiramos no trabalho artístico da Ana Elisa Gargione do Ateliê Toca do Tatu, que com seu Prato/Bowl em formas orgânicas (com um leve arredondado nas bordas) se tornou a melhor base para esse Lanche e claro, seu acompanhamento.

São peças de cerâmicas claras, com detalhes em Branco Mate e Verde (o que nos remete aos alpes italianos - branco/neve e verde/planícies), leves (de peso e de olhar), se adaptam a muitas outras receitas e que foram um grande destaque no nosso especial voltado a Alta Performance na Cozinha.
Cheeseburguer de Legumes
Tendo seu Ateliê na cidade de São Paulo, Ana desenvolve peças para diversos lugares e devido a tecnologia que se faz presente cada vez mais em nossas vidas, para o Brasil inteiro. Por isso, se você gostaria de ter um conjunto de cerâmica que representa exatamente aquilo que sempre desejou, saiba que você pode contar com o Ateliê Toca do Tatu para dar forma e cor ao seu projeto.

Então se você quer impressionar seus convidados ou até se sentir bem ao comer sozinho, peças como essas serão os divisores de água entre o bom e o surpreendente!
Cheeseburguer de Legumes
Agora uma coisa é certa... Um bom Cheeseburguer que se preze deve ser sempre acompanhado da clássica batata frita, se não melhor e cada vez mais inovando, porquê não um Chips de Batata Doce Ogânico, que ao invés de ser frito, é totalmente assado e garantiu um sabor inigualável à esse Lanche.
Cheeseburguer de Legumes
Se você tem crianças em casa, certamente sabe da importância em pensar no tipo de alimentos que dá para elas. Parece que as crianças que nasceram depois de 2010 estão vindo com um novo tipo de gosto alimentar, pois muitas delas optam em não comer carne e preferem os alimentos mais naturais, ou seja, menos sintéticos.

É claro que isso depende muito também da influência dos Pais, que na maioria das vezes não tem tempo para fazer as refeições ideais e acabam "tuchando" a criança de fastfood, de frituras e gorduras saturadas... Mas pare e pense! Hoje em pleno século 21 nós também temos muitas opções prontas para consumo e que são livres de tudo isso, ou seja, promovem não só a saúde mas também o intelecto de todos nós... Tudo é uma questão de escolha! E você tem o poder dessa escolha!

Ao invés de refrigerante, ofereça um suco!
Ao invés de uma fritura, ofereça um assado!
Ao invés do doce, ofereça uma fruta!

Não quer dizer que você e sua família tem que se abster de tudo isso, mas podem sim, escolher cada vez mais opções saudáveis para o dia a dia sem perder a essência do sabor dos alimentos.
Cheeseburguer de Legumes
E esse Chips de Batata Doce da Fhom Alimentos tem todos os atributos para ser inserido em suas refeições, no passeio com a família, como petisco no cineminha e claro, como lanchinho extra (petisco) para as crianças nas escolas. São produtos livres de glúten, lactose, ovos, açúcar, conservantes e são feitos totalmente com ingredientes naturais.
Cheeseburguer de Legumes
Idealizado por Fabian Aurelio Vidoz e Marisa Castaldelli Vidoz, a Fhom Alimentos está situada em São Bernardo do Campo/SP e desde 1994 é uma marca de grande destaque neste segmento alimentício. Então se você já provou ou ainda irá provar esse Chips, conte pra gente o que achou ok! 😉 É bom demais!
Cheeseburguer de Legumes
Lanche pronto, acompanhamento pronto, mesa pronta... Agora sim...
Bora se deliciar! Por que você e todos nós merecemos um trem bão desse!
Revista Nós e outros Olhos
Dica de Harmonização: Cerveja Estilo Weiss
Revista Nós e outros Olhos
Aceita um pedaço?
Revista Nós e outros Olhos
E uma Batatinha?
Revista Nós e outros Olhos
E se você que é empreendedor do segmento de Lanches como citamos mais acima, com certeza deve conhecer os Papeis especiais da Pluma, uma marca especializada em Papeis para panificadoras e lanchonetes, que desde 1989 é sinônimo de maciez e suavidade. Inclusive, aqui apresentamos a sua "Linha pra Lanche", que contém não só os Jogos Americanos (que são mais utilizados como fundo de bandeja) e os Guardanapos deste Lanche (que vem em sachês embalados em papel ecologicamente correto), mas também o Papel para embalar o Lanche e claro, a Sacola de Papel para levar.
Cheeseburguer de Legumes
Fala a verdade, dá um destaque no atendimento do seu cliente, não dá? 
Cheeseburguer de Legumes
Toda a Linha pra Lanche é perfeita para o segmento delivery, pois ela é bem despojada, criativa e esbanja uma arte bem legal na estampa. É pra Lanche mesmo 😁
Cheeseburguer de Legumes
E além de toda a ideologia de reciclagem e ecologia em seu processo de fabricação, a Pluma (de Elias Fausto/SP) também participa de diversas ações sociais envolvendo e beneficiando a comunidade como um todo. Prova disso, foi a participação que eles tiverem em uma ação promovida pela Revista Nós e outros Olhos para levar recurso à um colégio infantil local.  (clique aqui e veja muito mais sobre essa ação)
Cheeseburguer de Legumes
Muito bacana toda essa composição né! Diferentes marcas que se completam perfeitamente e que levam mais alegria para nossas vidas. Pois assim é a vida, uma junção de vários elementos... Uma perfeita sincronia mágica e divina!

Esperamos que tenha gostado desse Lanche assim como nós, que além de prático, irá te surpreender.

Faça em sua casa e viva esta experiência!
Até a próxima receita!
E fique de Olho!
Por esses dias será a vez do último Lanche da série, o nº 7...
Uma outra opção para você tranquilamente substituir uma refeição.

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Revista Nós e outros Olhos
Revista Nós e outros OlhosRevista Nós e outros Olhos
Revista Nós e outros Olhos
Revista Nós e outros Olhos

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Ari Viloé
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

Cenário:
Maria Santa Ateliê com Vestido
Artesanato Ludju com Cesta de Frutas
Mussambê com Colar
Cozinha & Coisinhas Denise com Tábua de Madeira
Arte no LP com Quadro Marilyn Monroe

6 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, muito bacana. Adoramos!

    ResponderExcluir
  2. Parece deliciosos!!! Deu água na boca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana é um Lanche maravilhoso!!! Vale a pena colocá-lo no cardápio pessoal.
      Nós aqui também, só de pensarmos, dá água na boca.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fábio, que bacana que adorou a composição do Lanche. Vale a pena experimentar, pois a mistura de sabores se harmonizou perfeitamente.

      Uma verdadeira explosão de cores, aromas e sabores!

      Excluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad