Post Top Ad

Receitas com Especiarias: Golden Milk

Conhecido como Leite Dourado, o Golden Milk é uma bebida milenar muito consumida em países orientais e que se destaca pela sua enorme quantidade de especiarias. Com ações terapêuticas que beneficiam todo o corpo e com uma cor dourada que encanta o olhar, não tenha dúvida, o saboroso Golden Milk vai te conquistar antes mesmo de ser provado.

Golden Milk
Uma receita poderosa!
Das diversas versões que você pode encontrar, a receita de hoje com toda a certeza é uma das melhores, pois além de ser servida com uma textura mais cremosa, todos os seus ingredientes (sem exceção) são de excelente qualidade e transmitem para o paladar uma prazerosa sensação.

Ingredientes:
400 ml de leite integral
2 bagas de cardamomo
1 colher de chá de cúrcuma
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de pimenta caiena
1 canela em pau
Mel a gosto
Pólen para finalizar
Como deu para perceber, são muitas as especiarias usadas nesta receita. E mesmo parecendo estranho o uso das pimentas, não se engane, são pitadas mágicas que fazem desta bebida uma enorme fonte de energia para o seu organismo.

Só para você ter uma ideia, devido às especiarias, esta é uma bebida que acaba sendo muito indicada para favorecer a saúde e claro, para tratar ou até mesmo curar inúmeras doenças, pois a união de todas elas gera uma sinergia muito positiva para o organismo e no "estado de espírito". Por isso, opte por especiarias oriundas da agricultura familiar e de preferência que sejam orgânicas, pois somente assim, você terá a certeza de estar consumindo um produto com a melhor qualidade possível.
Então para você que irá recriar na sua casa esta poderosa bebida, uma dica de ouro é: use as especiarias da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma marca que vem se destacando pelos ótimos produtos que faz e que devido a sua bela filosofia de vida, vem encantando todos que a conhece. Também, são mais de 25 anos atuando com plantas medicinais, sustentabilidade e com muito respeito ao meio ambiente. Legal né? É por isso que nós sempre fazemos questão de utilizá-los nas nossas mais variadas receitas, pois quando se trata de um tempero, uma erva ou uma especiaria, os produtos deles são de longe um dos melhores mesmo. 
Agora, para você que ficou curioso sobre o poder contido dentro de cada especiaria, veja abaixo o que cada ingrediente desta receita pode lhe proporcionar. Você irá se impressionar!

Cúrcuma
Com ação anti-inflamatória, a Cúrcuma é um poderoso antioxidante, cicatrizante e também tem característica energética, ou seja, é uma especiaria capaz de trazer muito vigor ao organismo. E além da cor vibrante que ela transmite aos alimentos, tem um sabor único e um aroma terroso, nos fazendo flutuar quando o seu cheiro se espalha pela cozinha.

Dicas de Receitas com Cúrcuma:

Canela
Seja em pó ou em pau, a Canela tem ação antiespasmódicas, acelera o metabolismo, é energética, anti-inflamatória, bactericida, fungicida e riquíssima em antioxidantes. Como pode ver, é muito importante incluir especiarias na sua rotina alimentar, pois contribuem naturalmente para o bom funcionamento do organismo.
E além de todas essas vantagens, a Canela ainda tem um aroma e um sabor incrível. Inclusive, tem receitas que sem a Canela não fazem o menor sentido, como por exemplo o Strudel, o Bolinho de Chuva e o Drink Alexânder. Isso sem falar de muitas outras receitas nas quais colocamos Canela porque simplesmente com ela tudo fica mais gostoso, como na Maça Assada, nos Biscoitos Caseiros e até mesmo no Leite para as Crianças.

Já a Canela em Pau, saiba que ela vai muito bem no preparo de Chás, Licores, Geleias, Chutneys e em receitas onde você pode extrair suas propriedades através do cozimento ou descanso, onde seu gosto e aroma se soltarão de forma mais suave, porém ainda bem expressivos.

Gengibre
O Gengibre nos dá mais disposição, acelera o metabolismo, auxilia na queima de gorduras, ajuda no processo digestivo, melhora os sintomas de náuseas, tem ação antioxidante, é anti-inflamatório, vasodilatador, anticoagulante, analgésico, antipirético e antiespasmódico. Nossa, quanta coisa! É muita vitalidade contida dentro deste pequeno frasco.
E para usar o Gengibre (aqui em pó) é muito simples. Basta adicionar pequenas pitadas (já que seu sabor é de certa maneira bem pronunciado) em receitas doces ou salgadas, como em Caldos, Arroz, Carnes, Sucos, Vitaminas, Chás e muito mais. Para te inspirar, veja a nossa receita de Cheesecake com massa de Biscoito e Gengibre, é de cair o queixo!

Pimenta do Reino
Auxiliando na digestão e na absorção dos nutrientes, a Pimenta do Reino além de ser um ótimo termogênico natural, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, possui propriedades anti-inflamatórias, diminui as dores nas articulações, fortalece o sistema imunológico e reduz os níveis de colesterol/açúcar no sangue.
De média picância, a Pimenta do Reino é muito popular na cozinha brasileira, sendo utilizada quase que diariamente por quem prepara as refeições da casa, pois é o tipo de especiaria que acompanha uma grande variedade de pratos salgados, agridoces e acredite, até mesmo pratos doces, como esta bebida que estamos apresentando.

Pimenta Caiena
De picância intensa e muito popular no preparo de pratos tailandeses e mexicanos, a Pimenta Caiena vem ganhando destaque nas mais variadas receitas devido ao seu sabor único e picância ímpar. Usada de forma moderada, sua ardência não sobressai aos sabores dos outros alimentos, sendo capaz de trazer para a receita uma atmosfera incrivelmente envolvente.

Quer mais? Então saiba que a Pimenta Caiena ainda acelera o metabolismo, ajuda no processo digestivo, é estimulante, aumenta o apetite sexual, reduz a pressão arterial, é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
Como deu para ver, a união de todas essas especiarias em uma única bebida a deixa com um sabor incomum, incomparável e extraordinário. Tão singular e apaixonante, que poderá ser uma grande companheira neste Inverno.
E para acrescentar mais ganhos positivos ao Golden Milk, Mel, que além das suas vantagens naturais e das suas características terapêuticas, é poderoso para o organismo e provavelmente um dos alimentos mais puros da Natureza. E isso é bem verdade, pois sendo este um alimento bastante nutritivo, deve ser consumido com constância como uma forma de cuidar da saúde. Inclusive, super indicamos que você conheça as nossas 8 Receitas de remédios caseiros com Mel, que por resgatarem um saber antigo, são perfeitas para cuidar da saúde nos seus mais variados níveis.
Para esta receita em especial, nós utilizamos o Mel Puro da Apis Flora, que é um Mel rico em sabor, conta com uma textura super aveludada e o melhor, é um Mel que reúne as melhores floradas do Brasil.

Situada em Ribeirão Preto/SP, a Apis Flora há mais de 40 anos cuida para que tudo que é produzido dentro da sua "colmeia", reflita somente o bem-estar e a saúde. E para que isso aconteça, todo o processo de desenvolvimento de um produto é tratado com total atenção, assim como o respeito a todos os envolvidos e também com a Natureza, transparecendo muita ética profissional em um ambiente que esbanja cordialidade. E toda essa positividade é naturalmente transferida para cada produto, o que o torna de altíssima qualidade.
E além desse rico Mel, com grande destaque nós incluímos na receita o Pólen Apícola Desidratado, que por ser outro belo produto da Apis Flora, trouxe para a bebida um toque totalmente especial, dando a cada gole uma crocância estupidamente deliciosa.

Só para você ter uma ideia, o Pólen tem um sabor e um aroma muito característico. E por ser um alimento levemente doce, rico em proteínas (tendo muito mais proteína que a carne bovina por exemplo), aminoácidos, vitaminas A, C, D, E e do complexo B, pode ser usado tranquilamente em pratos/bebidas doces e salgadas, elevando ao máximo o nível de nutrientes da receita.
Ah! E é muito energizante, ajuda na digestão, auxilia no tratamento da anemia, diminui os sintomas da TPM, impede o desenvolvimento de doenças do coração, aumenta a resistência da condição física e mental, revigora o sistema imunológico e fortalece a musculatura, ou seja, é simplesmente um riquíssimo alimento que deve fazer parte da sua rotina.
Então agora que você conhece as propriedades dos ingredientes que compõe essa fantástica bebida e sabe o quanto ela é poderosa, veja como é fácil o preparo do Golden Milk.

Preparo do Golden Milk
Primeiramente, coloque o leite para aquecer junto com a Canela em Pau. Aperte as bagas de Cardamomo até rompê-las e coloque-as no leite também. Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a Cúrcuma, a Canela em Pó, o Gengibre em Pó, a Pimenta do Reino e a Pimenta Caiena. Agora volte a esquentar por aproximadamente 5 minutos.

Enquanto isso, pegue a sua xícara favorita e adicione 1 colher bem cheia de Mel.
Sobre a xícara, o ideal é que ela seja alta e de preferência de cerâmica, assim ela irá manter a bebida quente por mais tempo. Essa no caso, que foi feita pela Ceramista Fátima Rosa de São Paulo/SP, é perfeita para essa receita, pois além de ser uma peça alta e encantadoramente linda, tem todos os atributos para ser sua "Xícara Xodó", te acompanhando sempre em um bom momento de prazer, como por exemplo, tomando um saboroso Golden Milk.
Xícara pronta! É só coar o leite com as especiarias e servir em seguida ainda bem quentinho. Mas se desejar que o seu Golden Milk fique com essa textura cremosíssima, a dica aqui é uma só; após coar utilize o Espumador de Leite da Pressca. Fácil, né? Para ser mais preciso, é muito prático e extremamente eficaz!
Agora sim! Para finalizar salpique um pouco de Pólen sobre toda a espuma e voilá, o seu Golden Milk está prontinho para ser degustado!
Fala a verdade! Se você ainda não experimentou, temos a certeza de que ficou curioso para conhecer o sabor dessa fantástica bebida. E para quem já conhece, sabemos que está com água na boca!
A melhor receita de Golden Milk
E para ficar ainda melhor, saiba que um dos acompanhamentos perfeitos para servir junto com o Golden Milk é o Chocolate, pois são gostos que se complementam e que causam uma explosão de sabores na boca.
Por isso, para harmonizar nós sugerimos de olhos fechados as graciosas Trufas de Chocolate da Araucária Doces de São Paulo/SP, que por serem levemente açucaradas, com Cacau 40% e com um derretimento perfeito na boca, fazem com que essa harmonização se torne um momento mágico e memorável. Também, feitos pelas mãos criativas das confeiteiras Letícia Weber e Larissa Santos, não poderia ser diferente. O sabor é realmente fantástico!
E esse objetivo elas sempre alcançam com seus produtos, pois quando damos uma mordida em um doce confeccionado por elas, enchemos o peito com ar de tanta satisfação, falando sempre: Lembra daquele Bombom Cookie and Cream? Lembra daquele Cantuccini? Lembra daquele Chocolate Branco com Flocos de Neve? Então... É bem isso mesmo! E agora com essa deliciosa Trufa é a mesma coisa, pois são doces que marcam com muito afeto cada ocasião, deixando na memória somente ótimas lembranças.
Muito gostosa toda essa harmonização, não é? Ela faz parte da Série: "Na Rota das Especiarias", onde estamos apresentando 7 receitas repletas de especiarias para você recriar em grande estilo aí na sua casa.

Aproveite e veja a primeira receita, um delicioso Café com Cardamomo harmonizado com biscoitos de leite e creme de avelã. Hummmm, é de lamber os dedos! 😁

Até a próxima!

Conheça mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.

Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Citação Especial:
Pressca com Espumador de Leite

No Cenário:
Darly Pellegrini com Flor decorativa de Cerâmica
Diversa Arte com Sousplats e Cachepô de Palha de Piaçava
Meroca Moda Sustentável com Pulseira de Couro de Tilápia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad