Post Top Ad

Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma

O Arroz branco sem sombra de dúvida é um dos queridinhos aqui no Brasil e diariamente está no prato de muita gente. Inclusive, pessoas que ficam de 1 a 2 dias sem come-lo, já ficam com saudades daquela comidinha caseira.

Como nós aqui da Revista Nós e Outros Olhos também amamos um Arroz fresquinho e soltinho, hoje iremos ensinar uma receita muito saborosa de Arroz soltinho com Batata e Cúrcuma, tudo para você variar as refeições do dia a dia e enriquecer o seu prato com nutrientes e sabor.
Totalmente vegano e capaz de agradar os mais diversos paladares, esse prato que inclusive tem uma forma diferente de preparo (pois a Batata precisa de um tempo maior de cozimento que o Arroz), tem todos os atributos para fazer parte do seu cardápio cotidiano. Por isso, anote abaixo o passo a passo e recrie com muito gosto para sua família. Todos irão adorar!
Arroz soltinho com Batata e Cúrcuma
Ingredientes
1 xícara de Arroz branco (Safra Velha ou Pilão)
3 colheres de sopa de Azeite com especiarias
1 colher de sobremesa de Cúrcuma em pó
4 xícaras de Água
3 Batatas médias
3 dentes de Alho
Sal à gosto

Utensílios
1 Caçarola antiaderente com tampa
1 Colher de Pau
1 Fervedor

Modo de Preparo
Primeiramente coloque a água no Fervedor para aquecer.
Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma
Enquanto a água está no fogo, corte as batatas em tamanhos aproximados de um retângulo de 3x4 cm (é claro que isso é uma medida para você ter ideia, já que os cortes são irregulares) e reserve.
Em seguida coloque o Azeite e o Alho na Caçarola e aqueça brevemente.
Aqui nós indicamos o Azeite com Especiarias da Não é Só Pimenta de São Paulo/SP, que além de trazer um sabor muito especial ao Arroz e às Batatas, ficou realmente perfeito nesta receita.

Sendo este um Azeite de Oliva Extra Virgem com adição de alho, pimenta, manjericão e louro, ao utilizá-lo perceberá que é um produto extremamente aromático, rico em sabor e com a pimenta na medida certa. Para nós, são esses detalhes que fazem total diferença no resultado final de um prato.
Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma
Depois de aquecer o Alho no Azeite, inclua a água quente e espere levantar fervura. E uma dica de ouro para quando estiver recriando essa receita na sua casa ou restaurante, é procurar usar panelas antiaderentes durante o preparo, assim, você terá a certeza que o resultado final será satisfatório.

Aqui por exemplo, nós utilizamos o Fervedor e a Caçarola da Panelux de Francisco Beltrão/PR, uma marca que tem como missão atender as necessidades de todo cozinheiro ou Chef... E eles tem conseguido, pois Panelas como essas não só deixam os alimentos mais soltos enquanto são preparados, mas são também super fáceis de limpar após o uso.
Atuando desde 1997, com certeza o sucesso da Panelux está associado aos 4 conceitos que a empresa aplica, que são: simplicidade, excelência, valorização e ética. Uma empresa que tem se comprometido em proteger o meio ambiente e sempre está fazendo melhoras no seu sistema de gestão ambiental. Essas são informações importantes, pois fazem muita diferença no momento de adquirirmos um produto, afinal de contas, quem cuida da Natureza sabe a procedência do que consome.
Dando sequência na receita...
Assim que a água levantar fervura, inclua a Cúrcuma em pó.
Veja como a água fica amarelinha!!!
Incluir especiarias em suas receitas é como se marcasse seus pratos com aquele toque especial, ou seja, aquele segredo que todo mundo quer saber o que é que deixa sua comida tão gostosa. E com a Cúrcuma é bem assim, sua cozinha não pode ficar sem!

Só para você ter uma ideia, a Cúrcuma é um grande coringa na cozinha e muito além de dar cor e sabor aos pratos, é também antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica, antiviral, neuroprotetora, reduz os níveis de colesterol e muitas outras vantagens para o organismo. É realmente incrível como pitadas desse pó amarelo mágico favorece o corpo.

Com tanta coisa boa, use sempre que possível e veja como essa especiaria combina com muitas receitas! (Confira as receitas de Batata Hasselback com Cúrcuma e Pipoca com Cúrcuma, que são demais!)
Trazendo consigo os conceitos dos novos tempos, como dica de produto nós indicamos que você experimente a Cúrcuma Orgânica produzida pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma marca que cuida positivamente de cada semente que é plantada até o produto final e que há mais de 25 anos atua com plantas medicinais e ervas orgânicas em um sítio em Cajuru/SP.

Respeitando o meio ambiente e todos os trabalhadores/consumidores que estão inseridos em sua rede, temos muito orgulho em trabalhar com a Kampo de Ervas, pois além de ser uma empresa que confiamos, juntos damos continuidade a esse movimento toda vez que preparamos um prato com um ingrediente de excelente qualidade.
Depois da Cúrcuma, inclua as batatas e marque no relógio 10 minutos antes de colocar o Arroz.
Como as batatas demoram mais que o Arroz para cozinhar, colocá-las antes na água para ir fervendo será fundamental.
Passando os 10 minutos, inclua o Arroz e mexa apenas para deixar todos os ingredientes misturados.

Uma dica é sempre usar o Arroz de Pilão ou de Safra Velha, pois esses são os melhores tipos de Arroz Branco. Aqui, usamos o tipo Safra Velha, que é o resultado de uma triagem dos melhores grãos.
Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma
Agora deixe a panela no fogo com a tampa entreaberta até a água praticamente secar. E quando a água tiver praticamente secado, tampe a panela por completo até que a água seque totalmente.

E prontinho!
Veja como ficou bonito!
Com uma colher de pau, mexa cuidadosamente o Arroz com as Batatas para soltar um pouco.
Fazendo este movimento, praticamente dobra de volume. Portanto, planeje sempre fazer a metade da panela. Esse Arroz com Batatas precisa de espaço durante o preparo!
Como o Arroz é um alimento bem versátil, combina com diversos acompanhamentos. Por isso, vamos apresentar alguns para você se deliciar e ainda fazer uma alimentação muito saudável. Mas antes, aqui vão duas dicas para você arrasar na apresentação.

1ª Dica
O Caminho de Mesa
Preparar a mesa para fazer sua refeição faz parte do modo "comer bem". Todos concordam que sentar em uma mesa agradável nos traz uma grande sensação de bem-estar, afinal de contas, é nesse momento que você relaxa para se nutrir e recarregar o combustível para seu organismo. Por isso, cada vez mais iremos mostrar formas bem descomplicadas para você montar uma bela mesa.

 Nesta composição por exemplo, um Caminho de Mesa feito em Tear de Pedal com fibra natural de rami e bambu mesclado com algodão, inspirado na tradicional tecelagem mineira com a pegada das tendências contemporâneas. Este produto criado pelo Atelier Tear & Trama de Niterói/RJ se mostrou muito prático, versátil para diversas ocasiões e devido ao seu estilo rústico e arrojado, pode ter certeza que deixará a sua mesa muito mais atraente!
Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma

2ª Dica
O Prato
Na hora de servir, opte por pratos com cores que contrastam com as dos alimentos, assim todos terão o seu devido destaque e farão com que a beleza deste momento se permaneça até a última garfada. Então para lhe inspirar, hoje apresentamos um Prato de Cerâmica feito especialmente pela ceramista Renata Levi de São Paulo/SP, que devido a sua tonalidade de cor, trouxe exatamente este belo resultado para a mesa.

Atuando com os elementos da Natureza, Renata desde 2011 mergulhou na cerâmica artesanal e nos mostra neste prato texturas leves, que além de nos remeter à uma Mandala, também nos remete ao orgânico, ao que é natural. E isso tem tudo a ver com seu trabalho, já que Renata se envolve com todo o processo das peças que confecciona... O projeto, a transformação do barro, a construção da peça, a escolha e confecção dos esmaltes e as queimas.

"A estética e o espaço são as raízes da minha árvore criativa... Sempre usei as mãos para esquecer da vida e aquecer a alma: costurando, tricotando, desenhando, cozinhando... Fazer cerâmica era uma promessa de Ano Novo recorrente, até que eu ganhei uma vizinha ceramista." Renata Levi
Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma
Agora é só servir!
Iniciando agora a nossa lista de acompanhamentos, para ajudar a deixar este prato completo e ainda mais suculento, eis aqui um molho intenso e de textura bem cremosa, um clássico francês distribuído pela Taste&Coa Mostarda Dijon.
Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma
Fazendo parte do grupo Latinex de São José dos Pinhais/PR (que há 10 anos investe no desenvolvimento de produtos com qualidade), essa Mostarda produzida lá no Atelier des Epices et Condiments Siége na França é facilmente encontrada aqui no Brasil nos mais variados supermercados, tudo para facilitar o momento de preparar uma refeição em nosso dia a dia.

De forte presença, apenas um leve toque dessa Mostarda já é o suficiente para que seu sabor se mostre evidente. Por isso, para dar base ao alimento que vêm a seguir, no prato nós marcamos somente alguns pontos com uma colher.
Por cima de cada ponto de Mostarda, nós colocamos um enroladinho de Abobrinha com Tomate Seco da Clamar Conservas de Jundiaí/SP. Huummm!!! 😋
Molhadinha, macia, de textura prazerosa e com o gosto que somente as melhores conservas tem, essa Delícia em Pote é uma forma muito bacana, saudável e prática quando é preciso se alimentar rapidamente. E além de cair muito bem na composição de pratos, como petisco em um momento casual então... Um espetáculo! Resumindo, ter conservas em casa facilita muito nossa vida.
Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma
E para finalizar este prato de uma forma impressionante, em uma das pontas do arroz, 3 colheradas generosas de Chutney de Tamarindo. Seu sabor é tenro, levemente picante e adocicado... Uma mágica experiência gastronômica que você pode ter em seu prato sempre que quiser.  
Os segredos do Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma
Produzido artesanalmente pela Iké Natural de São Paulo/SP, que nasceu há 4 anos de forma fluída como um fluxo natural... Rafael Gonzaga Presente e Susana de Souza Pereira começaram a preparar alimentos especiais quando iniciaram o processo de transição para a alimentação vegana. Logo surgiu o interesse dos amigos próximos e na sequência houve uma expansão consolidando a marca.
Todos os produtos da Iké Natural são confeccionados com ingredientes naturais e de forma bem artesanal (slow food), tornando esses alimentos bem exclusivos. Só para você ter uma ideia, para preparar o Chutney de Tamarindo, eles recebem a fruta in natura, extraem a polpa, removem as sementes e fibras, para só então misturar aos outros ingredientes. É muito carinho depositado neste pote! 💗

E com este mesmo cuidado os outros produtos da marca também são feitos, como a Granola Doce de Sementes e Frutas Secas, Pastoca e a Mostarda.
Dando aquele toque final de beleza e sabor para a refeição, um pequeno ramo de manjericão. Pronto! 

Veja que delícia!!! 😋
Concluindo querido leitor... Se você procura opção de receita para fazer uma refeição simples, nutritiva e muito saborosa, aqui está a prova. E além de ser um prato super charmoso visualmente, atende vegetarianos, veganos e principalmente quem tem a intenção de fazer uma refeição mais saudável com uma vibração energética positiva.

Então agora que você tem todos os detalhes em mãos, se programe e cada vez mais consuma refeições saudáveis. Pode ter certeza, são momentos de puro deleite e você vai se surpreender!

É só dar a primeira garfada!
E fique ligado, logo logo estaremos publicando mais receitas veganas e dicas criativas para alimentar o seu dia a dia.

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotografia: Revista Neoo

Cenário:
Empório São João com Arroz Safra Velha
Ateliê Flor do Sertão com Regata e Kimono
Martinazzo com Faca e Garfo
L'ethnic Bijoux com Colar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad