Post Top Ad

12 Clássicos da Coquetelaria feitos com Cachaça

Cachaça...
Ó, doce e gentil, Cachaça!

Tu és sinônimo de sofisticação,
bebida símbolo desta nação,
que valoriza toda uma cultura,
e que mesmo após 400 anos,
uma coisa é certa...
Seu legado ainda perdura!

Aclamada e desejada,
você hoje em dia está sendo muito cobiçada,
não só pela a alta qualidade apresentada,
mas pelo conceito artesanal e pelo amor que em ti é depositada.

Também...
Tu tens anos de tradição,
muitos conhecimentos sobre ti foram passados de geração em geração.

Aguardente,
Mé,
Pinga,
Caninha,
Marvada,
Branquinha,

enfim...

Seus vários nomes só nos trazem uma certeza;
Que aonde quer que você esteja,
com sabedoria e moderação,
o prazer e a felicidade estarão sobre a mesa.
Ainda mais agora que você ganhou o Mundo...
Pura, com gelo e até mesmo num coquetel,
em uma harmonização então,
um verdadeiro mel!

Ó, poderosa e aveludada, Cachaça!
Que neste ano de 2021 você continue se apresentando com muita graça,
não só para nos agradar e entreter,
mas para mostrar que o produto artesanal é bom demais pra valer!

Iniciando o ano então com grande chave de ouro,
eis aqui uma publicação que é um verdadeiro estouro.
Ela foi feita especialmente para os amantes da boa bebida,
12 Clássicos da Coquetelaria,
recriados com Cachaça de forma destemida.

Papel e caneta na mão?
anote todo passo a passo e claro,
aprecie de montão. 😉

Envolva-se!
Como dito na poética acima, a Cachaça de hoje além de estar ganhando cada vez mais espaço (como ingrediente principal) no universo da coquetelaria, a cada dia que passa, está mais presente de forma íntegra (provada pura) nas mais variadas ocasiões.

E assim como um bom Gin, Whisky, Vodka e muitos outros destilados usados na coquetelaria, para nós, quanto melhor for a Cachaça (ainda mais com a vasta gama de madeiras utilizadas hoje em dia para o envelhecimento), mais saboroso, sofisticado e especial ficará o drink.

Então para animar o seu momento de relax e mostrar a grande versatilidade que a Cachaça brasileira tem, apresentaremos hoje 12 releituras de drinks envolvendo os Clássicos da Coquetelaria Mundial (Inesquecíveis, Contemporâneos e Nova Era). Bacana né?

E para deixar tudo ainda mais inspirador, cada drink foi harmonizado com um tipo de alimento e apresentado de forma prática e criativa. Assim, você que é apaixonado por essa bebida, poderá recriar com grande classe aí na sua casa, no seu bar, no seu restaurante e onde mais a sua imaginação mandar.

Vamos lá?

Bee´s Knees
Clássico da Nova Era feito com "Água Ardente" de Cana
Harmoniza muito bem com Melão
Clássico da Nova Era feito com Água Ardente de Cana
Iniciando de forma graciosa a nossa lista especial de drinks com Cachaças, eis aqui uma releitura bem interessante, suave, sofisticada e refrescante do drink Bee's Knees (Joelhos de Abelhas). Adocicado na medida certa com Mel e batizado com uma legítima Aguardente, pode ter certeza, este drink é perfeito para todos os tipos de paladar e neste Verão será uma das melhores pedidas.

Ingredientes:
52,5ml de Água Ardente Oryx
22,5ml de Suco de Limão Siciliano
22,5ml de Suco de Laranja
2 colheres de Mel Rural

Método: Batido
Guarnição: Twist de Limão Siciliano
Copo: Taça Coupé

Preparo:
Em uma coqueteleira dissolva o mel com o suco de limão e o suco de laranja. Adicione gelo, a água ardente, bata bem e sirva coado em uma taça coupé. Finalize decorando com um twist de limão siciliano.
Para a base do preparo, nós indicamos a Água Ardente da Cachaça Oryx de Santo André/SP, que é uma Aguardente de Cana pura, forte e detentora dos seus 49% de teor alcoólico. Por isso, fique atento, pois apesar da suavidade encontrada neste drink, devido à complexidade de aroma e sabor proveniente dessa bebida, o drink como um todo carrega um poder mascarado de beleza que é capaz de te levar às alturas a cada gole.
Aguardente sendo colocada em um copo dosador
Colecionando bebidas desde os 18 anos, Felipe Sabor (idealizador da marca) criou a Oryx não só para ser um modelo de negócio no meio da bebida, mas para ser uma grande referência no quesito Cachaça Urbana. E conseguiu, pois além dos outros rótulos que também oferece, hoje através dessa Cachaça e da coquetelaria autoral que desenvolve em seu bar (todos feitos com Cachaça), incluiu o grande ABC como sendo mais um local destaque na produção de Cachaça artesanal no Brasil.

"Oryx é um animal, escolhemos esse nome por buscarmos algo sonoro, de fácil memorização, e vendo as características do animal também nos identificamos, um animal forte e resiliente que vive em um lugar inóspito e convive muito bem em grupo." Cachaça Oryx
Assim como a Cachaça, outro ingrediente fundamental e de qualidade que deve ser utilizado neste drink é o Mel, por isso, assim como nas harmonizações com chás que apresentamos outrora, usamos o Mel Rural da Seiva Saúde Natural de Ilhabela/SP. Aqui novamente, o Mel Florada de Eucalipto, que além de ser muito saboroso e de fazer florescer ainda mais a sua vida, neste drink se apresentou de forma fluídica e estupidamente fantástica.
Fundada pelo casal Leandro e Mariana Tarkany, os meles da Seiva Saúde são provenientes do apiário do Seu João (pai de Leandro), um renomado apicultor que há mais de 38 anos nos apresenta produtos capazes de fazer parte de qualquer refeição, petisco (aqui nós fizemos uma composição com Melão) e claro, de qualquer bebida que você venha a provar. Fora isso, ainda tem a parte medicinal que o Mel oferece por Natureza, ou seja, um alimento que você deve ter sempre em casa.

"Com a Seiva Saúde Natural, os meles do Seu João já chegaram em outros países devido a cidade de Ilhabela ser turística, onde muitos estrangeiros acabam tendo o contato com esse mel puro e simplesmente amando." Seiva Saúde Natural
Mel sendo colocado em melão com drink refrescante de fundo

Bramble
Clássico da Nova Era feito com Cachaça envelhecida em Bálsamo
Harmoniza muito bem com Talharim de Pupunha ao Molho Pesto de Tomate Seco
Clássico da Nova Era feito com Cachaça envelhecida em Bálsamo
Conhecido na tradução como Espinheiro, este drink segue a vibe das bebidas refrescantes que devem ser exploradas neste Verão. Tendo como grande diferencial o Licor de Amora, este detalhe além de trazer uma charmosa cor exuberante, chamará a atenção do olhar e todos, sim, todos à sua volta irão querer adivinhar o que você está tomando para pedir um igual.

Ingredientes:
50ml de Cachaça Premium Fabulosa
25ml de Limão Siciliano
12,5ml de Xarope Simples de Açúcar
15ml de Licor de Amora

Método: Batido
Gelo: Maciço e Picado
Guarnição: Rodela Limão Siciliano e Amora
Copo: Baixo

Preparo:
Insira todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo (menos o licor de amora), bata bem e coe em um copo baixo com gelo maciço por baixo. Complete o copo com gelo picado e em movimentos circulares, insira o licor de amora. Finalize decorando com uma rodela de limão siciliano cortado ao meio e uma amora. Sirva em seguida.

Para a base do preparo nós indicamos que você utilize a Cachaça Premium da Cachaça Fabulosa de Salinas/MG, que é uma Cachaça bem aveludada, com ótima oleosidade, aromática, de ótima presença quando utilizada em drinks e mais, por ser envelhecida por 6 anos em barril de bálsamo e conter os seus merecidos e consagrados 42% de teor alcoólico, é detentora do Selo de Indicação de Procedência (IP), exatamente, o mesmo selo que reconhece a autenticidade das melhores Cachaças da região de Salinas.
Produzida desde 2003 pelo Sr. Eraldo Corrêa e seus filhos Leonardo e Gustavo Corrêa, essa bebida proveniente de Minas Gerais já deu o seu ar da graça em algumas publicações aqui conosco e a cada vez que isso acontece, ficamos ainda mais apaixonados com o sabor fabuloso que essa Cachaça tem. Em destaque, aproveite e veja a releitura que fizemos do Inesquecível Drink Alexânder e como não citar, a deliciosa Caipirinha de Cerveja IPA. Coisa de doido!

"A Cachaça produzida em Salinas é diferenciada não apenas pela qualidade e tradição na sua produção, mas também pelas características únicas da região: o clima quente e seco, o relevo e o solo propício para a produção de cana-de-açúcar." Cachaça Fabulosa
Copo de dose de cachaça sendo segurado por mão feminina
Na hora de harmonizar, o mais indicado é que os alimentos escolhidos sigam também a mesma linha refrescante, assim a similaridade no paladar predominará e o prazer por este momento se prolongará por mais tempo. Aqui por exemplo, um Talharim de Pupunha super fresco, macio, suculento e quando acompanhado com Molho Pesto de Tomate Seco, se transforma em uma iguaria que antigamente somente os deuses poderiam comer. Felizmente, hoje esse tipo de alimento está ao nosso alcance e podemos provar sempre que temos a chance.
Para nós, todos os tipos de Palmitos combinam perfeitamente com drinks, ponto. Prova disso, é que além desse Talharim, já realizamos algumas receitas com os Palmitos da Palmland de Pariquera-Açu/SP e todos, sem sombra de dúvidas ficaram deliciosos (veja por exemplo o drink Entre a Lua e as Estrelas com Amázzoni Gin). Por essas e por outras, sempre que for preparar alguma bebida gostosa, tente harmonizar com Palmitos, você irá se surpreender!

"Escolhemos o nome inspirados na região, que concentra boa parte da plantação de pupunha de São Paulo. Por isso, Terra da Palmeira. Colocamos em inglês, pois, quem sabe um dia chegaremos a exportar! Nosso trabalho é muito mais do que uma fonte de renda, é um conceito, um estilo de vida." Pupunha Palmland
Talharim de Pupunha em colher de uma bocada só
Saboroso e extremamente viciante, o Molho Pesto de Tomate Seco que utilizamos para dar corpo e vida ao Talharim de Pupunha é algo que definitivamente você terá que provar quando tiver oportunidade. Verdade! Sendo ele bem molhadinho, com parmesão ralado, otimamente temperado e com um Tomate Seco de tirar o chapéu, esse molho produzido pela Gaia Selecionados de Queluzito/MG é pronto para uso e se bobear, de tão gostoso você acabará comendo diretamente do pote.
Molho Pesto de tomate seco sendo retirado do pote
Inspirados no Pesto Rosso da gastronomia italiana, Bruno Rocha Rodrigues, Catherine Vieira Caldas e Teresinha C. Rocha Rodrigues (fundadores da Gaia) adaptaram a receita original e chegaram nessa maravilha que hoje encanta com classe essa harmonização. Na fusão com o Palmito, ficou aquele gosto de quero mais. Experimente também com queijo, com torrada, como recheio de Quiche, em cima da salada e onde mais desejar... Vai por nós, fica fantástico em tudo!

"Nosso diferencial está na seleção dos ingredientes e na forma de preparo, no mesmo não há atalhos, seguimos uma rotina que valoriza cada porção do molho. Tudo começa pela seleção dos tomates, os quais vão posteriormente para desidratação e para finalizar se juntam aos demais ingredientes." Gaia Selecionados 

Caipirinha
Clássico Contemporâneo feito com Cachaça Tradicional
Harmoniza muito bem com Linguiça Mineira
Clássico Contemporâneo feito com Cachaça Tradicional
De todos os drinks classificados como clássicos da Coquetelaria pela IBA (International Bartenders Association), a Caipirinha é o único drink que efetivamente é feito com Cachaça. Sendo também um clássico brasileiro, é óbvio que ele deveria estar nessa lista. Há quem diga que o próximo drink brasileiro a entrar para os clássicos mundiais é o Rabo de Galo, mas por hora, é a Caipirinha que reina em absoluto.

Ingredientes:
60ml de Cachaça Raríssima Clássica
1 Limão Taiti cortado em cubos (sem o miolo branco)
4 colheres de chá de Cana de Açúcar ou 1 1/2 colher de Açúcar

Método: Mexido
Gelo: Cubos
Guarnição: Rodela e Twist de Limão Taiti (opcional)
Copo: Baixo ou Caldereta

Preparo:
Macere o limão com o açúcar diretamente no copo para extrair todo o suco do limão, adicione o gelo, a Cachaça e mexa suavemente para misturar todos os ingredientes. Se desejar, finalize decorando com uma rodela e um twist de limão taiti. Sirva em seguida.
Para um drink clássico, uma Cachaça clássica, claro! Por isso, para representar a essência desse drink brasileiro nós utilizamos a Cachaça Raríssima de Bueno Brandão/MG, que é uma Cachaça porreta, forte, de aroma penetrante e que carrega em seu corpo de 40% de teor alcoólico, uma transparência que nos remete logo de cara as mais belas cachoeiras de Minas Gerais. 
Cachaça sendo colocada em copo de dose com caipirinha ao lado
Produzida desde 1996 por Antônio Fernando Vieira (Pai) e Fernando Stellita Vieira (filho), essa Cachaça feita em alambique de cobre, além de ser perfeita para drinks frutais e refrescantes, quando provada pura se mostra macia, límpida e robusta, ou seja, com todos os atributos de uma legítima Cachaça Mineira. No seu churrasco, de fato é a bebida que não pode faltar.

"Tudo começou com o Sr. Antônio (meu sogro) fazendo apenas para alguns amigos no final de semana por hobby. Com a propagação aumentou a procura e junto com seu filho Fernando começou a sonhar. E com seu espírito empreendedor, montou um alambique maior e para homenagear sua mãe Silvana, Fernando a nomeou de Raríssima, pois seu avô Adão chamava sua mãe de minha Rara, minha Raríssima." Cachaça Raríssima
Para completar esse seu churrasco maneiro, outro item que não pode faltar na harmonização com Caipirinha é a famosa Linguiça Mineira, pois se estamos falando de produtos típicos de Minas, essa iguaria nacional deve sempre estar presente.
Produzida pela Frescato Charcutaria de Mairiporã/SP, essa Linguiça suculenta, de lamber os beiços, temperada como tem que ser e feita com uma carne de extrema qualidade, traz consigo o legado mineiro que o casal John Heberth Rodrigues e Mauricéia Tavares Rodrigues receberem dos seus antepassados. 

"Tudo começou com um sonho em comum de um casal de Coração Mineiro, de Alma Paulista e amantes de tudo que diz respeito à arte culinária face aos laços familiares e à infância feliz em Minas Gerais." Frescato Charcutaria
Linguiça fatiada em tábua de churrasco com caipirinha ao lado

Espresso Martini
Clássico da Nova Era feito com Cachaça envelhecida em Jequitibá Rosa
Harmoniza muito bem com Chocolate 80%
Clássico da Nova Era feito com Cachaça envelhecida em Jequitibá Rosa
Mesmo estando no Verão, não escapamos de às vezes termos aquele dia de temperatura amena e até mesmo, frio. Por isso, abrindo espaço para os drinks cremosos e perfeitos para esse tipo de clima, apresentamos aqui a nossa releitura do drink Espresso Martini feito especialmente para as pessoas que amam um café gelado. Quando harmonizado com um chocolate então, divino demais.

Ingredientes:
50ml de Cachaça Poço da Pedra
30ml de Licor de Café Premium Lord´s Tavern
10ml de Xarope Simples de Açúcar
1 dose de Café Caramelo Blend

Método: Batido
Guarnição: Grão de Café (opcional)
Copo: Taça Martini

Preparo:
Insira todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, bata bem e coe em taça martini previamente resfriada. Finalize decorando com um grão de café e sirva em seguida.
Esse é um drink que não dá para ser feito com qualquer Cachaça, pois se for uma Cachaça muito forte, irá brigar com o sabor do drink como um todo e a composição final não ficará tão atraente. Neste caso, uma Cachaça de corpo suave (no paladar e no olfato) como a envelhecida no Jequitibá Rosa da Poço da Pedra de Caculé/BA, ficou perfeito. Para falar a verdade, com essa Cachaça de 42% de teor alcoólico ficou até melhor do que com vodka (ingrediente original), pois não roubou o sabor das outras bebidas e criou uma excelente combinação.
Produzida desde 1982 e desde 2012 sob administração do visionário Valdir Saraiva, a Cachaça Poço da Pedra nos mostra aqui uma bebida perfumada, sensível e estupidamente macia, ou seja, uma bebida que todo connoisseur desejaria para compor os seus melhores cocktails.

"Produzida no interior da Bahia, nossa menina, Poço da Pedra já carrega medalhas nacionais e internacionais. Premiada com medalhas de prata no mundial de Bruxelas 2019, ouro e duplo ouro no concurso de vinhos e destilados em 2019 e 2020. Mimada por toda nossa Caculé, trabalha dia após dia para ganhar o mundo." Cachaça Poço da Pedra
Drink de café feito com cachaça em copo martini
Sendo indispensável que você use um bom Licor de Café como ingrediente, a nossa dica aqui para trazer mais corpo e maciez para o drink, é que você procure usar um Licor que traga expressivamente o gosto de café em sua composição. Aqui por exemplo, nós utilizamos o Licor Premium Coffee da Lord´s Tavern de Ouro Branco/MG, uma empresa inaugurada agora em 2020 e que apenas com esse produto, conquistou os nossos corações de tanto sabor.
Licor de café m copo de dose com garrada deitada ao lado em mesa de madeira
Criada pelo casal Wendell Moraes e Júlia Anita Alves pela vontade e necessidade de encontrar licores mais acessíveis e de qualidade em sua região, após a aprovação de amigos e familiares, eles efetivaram a produção e com muita garra, entraram no campo de venda.

Por sermos amantes de café e apreciadores do universo da coquetelaria, inspirados em reproduzir drinks como Expresso Martini, White e Black Russian e Cold Brew Kick, a ideia de produzir esse licor logo surgiu. O nosso diferencial é que trazemos além da versão clássica, licores de café com especiarias como canela e baunilha. Além disso, toda a produção é feita com carinho e dedicação, o que leva ao consumidor o gostinho caseiro." Lord´s Tavern
Já que estamos falando de café, é óbvio que para este drink ser completo, o Café base para o preparo não poderia ser qualquer um, ou seja, ele terá que ser especial e estar à altura dos demais ingredientes. Neste sentido, aqui apresentamos o Café Caramelo Blend da Brazuca Coffee de São Paulo/SP, que é um café proveniente da Serra da Mantiqueira (Fazenda Serra das Três Barras) com notas de caramelo (claro), com bom corpo e com uma suavidade adocicada digna dos melhores cafés do Brasil.
Xícara de café sendo segurada por mão feminina
Com 4 unidades na Holanda e uma no bairro do Brooklin em São Paulo, a Brazuca Coffee é especializada em torrefação e trabalha em parceria com vários produtores de café espalhados por todo território nacional. Então se você quer experimentar um bom café aliado a um bom pão de queijo, não deixe de visitar a cafeteria deles quando tiver oportunidade.

"A história do Brazuca no Brasil começou em 2018 e tem como protagonistas, o fundador Tiago Gawlinski e seu sobrinho Rafael Gavlinski, que decidiram trazer para o Brasil o conceito simples, com poucos produtos mas de alta qualidade, que faz sucesso na Holanda há mais de uma década." Brazuca Coffee
Todos sabemos que bebidas à base de café combinam perfeitamente com chocolate, por isso, na hora de harmonizar indicamos aqui o Chocolate 80% da Divino Cacau de João Neiva/ES, que é um chocolate intenso, equilibrado, de excelente qualidade e que concentra mais cacau em sua composição do que açúcar. Desta maneira, a cada mordida do chocolate e a cada gole do drink, você irá criar uma explosão de sabores únicos no seu paladar. 
Barras de cacau 80% ao lado de grãos de café sobre a mesa
Produzidos a partir da própria lavoura com o conceito "Tree to Bar" (amêndoas de cacau selecionadas) pelas irmãs Priscila, Letícia e Eliani Corrêa Scarppati, esse é um tipo de chocolate que faz você entender de uma vez por todas o motivo do cacau ser um fruto divino. E não é pra menos, pois um produto de alto padrão como esse, comendo puro ou composto em uma receita, deixará os chocólatras de plantão ainda mais apaixonados.

"Nosso intuito é produzir chocolate artesanal natural, saudável e com maiores teores de cacau, sem adição de conservante e/ou aromatizantes, proporcionando aos consumidores uma experiência única, repleta de sabores e aromas, que somente um verdadeiro chocolate de origem pode proporcionar." Divino Cacau

French 75
Clássico Contemporâneo feito com Blend de Cachaça com Jabuticaba
Harmoniza muito bem com Torrada de Tapioca com Copo e Geleia de Damasco
Clássico Contemporâneo feito com Blend de Cachaça com Jabuticaba
Sabe aquele drink que você sempre desejou tomar na festa do seu casamento? Pois bem... Este é o drink, verdade! Sendo ele super refrescante, com toques de jabuticaba (provenientes da Cachaça utilizada), limão e tendo em sua essência um saboroso e delicioso espumante (aqui nós usamos um Brut de 11% de teor alcoólico), vai por nós, assim que o Buquê for jogado para dar vazão à próxima noiva, esse é o drink que você irá querer tomar.

Ingredientes:
30ml de Cachaça com Jabuticaba Vovó Helê
15ml de suco de Limão Siciliano
15ml de Xarope Simples de Açúcar
60ml de Champagne

Método: Batido
Guarnição: Folha Esqueletizada da Flor do Brumado (opcional)
Copo: Taça de Champagne

Preparo:
Insira todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo (menos o champagne), bata bem e coe em uma taça fina de champagne. Complete a taça com a medida indicada de champagne e finalize decorando com uma folha esqueletizada.
Agora, você pode estar se perguntando... Cachaça com Jabuticaba fica bom mesmo? E nós respondemos... Ô se fica! Fica bom demais! Essa da Produtos de Jabuticaba Vovó Helê de Sabará/MG por exemplo, é suave, com o gosto moderado da fruta, respeitando as características de uma boa Cachaça e mais, na composição de drinks se mostrou uma bebida muito versátil e prazerosa, pois não roubou o sabor do drink, pelo contrário, agregou com muita classe e sofisticação. 
Copo de dose com cachaça de jabuticaba sendo segurado por mão de mulher
Produzindo mais de 20 produtos com essa fruta considerada como o nosso ouro negro, Kátia Del Rio, filha da Vovó Helê, já recebeu muitos prêmios com eles e nos mostra que com apenas um ingrediente e muita criatividade, você poderá criar o que sua imaginação mandar. E além dessa saborosa Cachaça (que ainda vem com uma jabuticaba dentro), super indicamos que você conheça a Cebola Caramelizada ao Molho de Jabuticaba... Gente, é de outro mundo.

"Avós são anjos, são luz, são porto seguro. Seus olhos transmitem ternura, paciência, sabedoria, experiência e a força de uma vida inteira. Vovó Helê é uma mulher guerreira, forte, doce, atenciosa, inteligente, inspiradora e que faz de tudo por sua família. Temos muito orgulho da senhora e somos gratos por tê-la ao nosso lado." Kátia Del Rio
Para harmonizar, sugerimos algo leve e delicado assim como essa Cachaça, neste caso, uma suave Torrada de Tapioca com Coco acompanhada de Geleia de Damasco. Fala a verdade... Tem como dar errado? Não né!

A Torrada por exemplo, é bem sequinha, leve, crocante, com um aroma predominante de coco e a cada mordida, você sente também o sabor da Tapioca envolvendo todo o paladar. Perfeita para o público vegano e para todas as pessoas que buscam obter uma boa saúde através dos alimentos que consome, ela ainda é livre de glúten, colesterol, conservantes e aditivos químicos.
Torrada de tapioca com coco sendo segurada por mão feminina
Produzida pela Okoshi de São Paulo/SP, esse tipo de torrada (feita apenas com 2 ingredientes - tapioca e coco) ainda é fonte saudável de energia, é ideal para manter a dieta, é rica em cálcio, ajuda no combate a pressão arterial e o melhor, é perfeita para todas as idades.

"Acreditamos no equilíbrio para uma vida melhor, tanto individual (corpo e mente) quanto na sociedade (quem está bem consigo mesmo, fica bem com o próximo). E assim, mais de 60 anos depois, a Okoshi segue fazendo parte da vida das pessoas, levando boas escolhas na alimentação e leveza para o dia a dia." Okoshi
Completando esse dueto de forma adocicada, eis aqui uma Geleia de Damasco com Laranja que também é super leve, molhadinha, conta com graúdos pedaços de Damasco e mais, devido ao toque cítrico da Laranja, é algo que realmente irá te chamar a atenção. Produzida pela GiLeias Artesanais de Santa Maria/RS, essa Geleia é show de bola em qualquer momento do dia e por isso se torna uma ótima pedida para receber os convidados em casa.
Geleia de damasco sendo retirada do pote em mesa decorada
Atuando desde 2019 na produção de geleias artesanais, Gislaine Maciel e sua filha, Gisele, oferecem juntas mais de 40 sabores de encantar o paladar, dentre elas, uma Geleia de Cachaça que sem sombra de dúvidas irá despertar a sua curiosidade. Sempre inovando, Gislaine ainda destaca que essa Geleia de Damasco fica muito bem com diferentes pratos, como sorvetes e claro, na composição de drinks e cocktails.

"Desde pequena vivia na cozinha juntamente com a minha mãe, excelente cozinheira. Realizava diferentes pratos requintados ou não, doces... Essa prática herdada, fez-me então com mais facilidade seguir em algo que eu gostasse de fazer. As pessoas hoje, querem qualidade de vida, assim, nas GiLeias, quero oferecer o melhor." Gislaine Maciel

Irish Coffee
Clássico Contemporâneo feito com Cachaça envelhecida em Carvalho Americano/Europeu
Harmoniza muito bem com Pão de Mel de Whisky/Cachaça
Clássico Contemporâneo feito com Cachaça envelhecida em Carvalho Americano/Europeu
Se no Espresso Martini apresentamos um drink gelado à base de café, é mais do que justo apresentarmos também o Irish Coffee, que é outro drink a base de café, só que aqui, servido bem quentinho como manda o figurino. Então para quem gosta de café, este é o tipo de drink perfeito para ser apreciado nas tardes chuvosas de Verão, enquanto acontece aquele papo gostoso e bem tranquilo. Dando um toque a mais na finalização, para nos remeter ao clássico café com chantilly que todos amamos, batemos bem o creme de leite fresco para ele ficar bem espesso.

Ingredientes:
50ml de Cachaça Áurea Custódio
120ml de Café Quente
50ml de Creme de Leite Fresco (gelado e batido) ou Chantilly
1 torrão de Açúcar

Método: Montado
Guarnição: Grãos de Café (opcional)
Copo: Irish Coffee

Preparo:
Em um copo para Irish coffee adicione o Café (quente), a Cachaça, o açúcar e mexa até o açúcar se dissolver por completo. Em seguida adicione o creme de leite (ou chantilly) com o auxílio das costas de uma colher para formar uma camada. Se desejar, finalize decorando com três grãos de café. Sirva em seguida.
Para você que não abre mão de um bom café, saiba que a escolha dessa preciosidade também irá influenciar diretamente a qualidade final do drink. Por essas e por outras, nós apresentamos aqui outro estilo de Café da Brazuca Coffee, o Eco Catuaí, que é um café originário da Chapada de Minas (Fazenda Ecoagrícola), com notas de mel, nozes, de baixíssima acidez e assim como o café apresentado no Espresso Martini, tem um sabor adocicado que dispensa totalmente o uso de açúcar quando provado puro. Delícia demais! 

"Em julho de 2019 abrimos nossas portas no Brooklin. Nossa loja conta com uma torrefação própria, que nos enche de orgulho e permite trabalharmos cada dia mais para oferecermos os melhores cafés. Nossos grãos brasileiros de alta qualidade são selecionados com o máximo cuidado e garantem uma excelente experiência de café." Brazuca Coffee
drink irish coffee com grãos de café em sua decoração
A Cachaça neste drink também é de suma importância, pois uma coisa é fato e vamos te dizer... Nem sempre a mesma Cachaça que você irá utilizar em um drink servirá para outro. Sério! Cada Cachaça tem seu estilo próprio e claro, o tipo de madeira utilizada para o envelhecimento. Só para você ter uma ideia, aqui por exemplo nós utilizamos e fortemente indicamos a Cachaça Áurea Custódio de Ribeirão das Neves/MG, que por ser uma Cachaça envelhecida em carvalho americano e europeu (3 e 5 anos), nos remete logo de cara aos melhores whisks produzidos antigamente neste mundão.
Copo de dose com cachaça 3 anos sendo segurada por mão de mulher
Aveludada, macia, com 40% de teor alcoólico, pioneira na pesquisa do emprego de leveduras selecionadas para produção de Cachaça no Brasil e com aquele gostinho de quero mais, essa Cachaça produzida desde 1997 pela família Flamarion (Flamarion Ferreira/Pai e Luiz Flamarion/Filho) carrega no nome o legado da matriarca da família que os manteve sempre unidos e o melhor, é detentora de prêmios nacionais e internacionais, dentre eles a medalha de prata em 2015 e a grand gold medal 2019 no Concurso Nacional de Bruxelas. Fala aí... É boa, ou não é?

"Oferecemos muito mais que uma simples bebida, pois ao degustá-la, depara-se com um universo de sabores e aromas muito peculiares e específicos da Áurea Custódio." Luiz Flamarion
Na hora de harmonizar, uma das melhores pedidas para esse drink são doces a base de chocolate, aqui no caso, duas versões de Pães de Mel bem molhadinhos e criados pela família da D'ocê de São Paulo/SP, o Pão de Mel de Whisky 12 anos que harmonizou total por semelhança e o Pão de Mel de Cachaça Artesanal, que por ter notas cítricas provenientes de zests de limão, criou um contraste perfeito nos remetendo levemente à uma caipirinha em formato de chocolate, claro.
Desenvolvidos em uma feira gastronômica onde a estrela principal era a bebida alcoólica, Marcos, Silvava e Júlia (idealizadores) se depararam com uma oportunidade e após alguns testes bem prazerosos por sinal, viram que tinham criado ali um produto que não só manteve a essência do Pão de Mel, mas no caso do whisky, acentuaram o melhor do sabor do malte dessa bela bebida. Para nós, neste drink tanto ele quanto o de Cachaça, se mostraram divinamente deliciosos.

"A D´OCÊ entende que possui produtos artesanais que ajudam as pessoas a serem mais felizes, ao consumi-los. Sabemos também que nossos produtos possuem personalidade e qualidade e queremos apresentá-los para todas as pessoas! Queremos um mundo mais feliz com mais amor e sabor!" D'ocê
Pão de mel cortado ao meio sobre tábua de cerâmica

John Collins
Clássico Inesquecível feito com Cachaça envelhecida em Bálsamo
Harmoniza muito bem com Kit Petisco de Charcutaria
Clássico Inesquecível feito com Cachaça envelhecida em Bálsamo
Se você procura um drink para conquistar o coração de uma pessoa, não pense duas vezes, o drink John Collins com certeza deve estar na sua lista. Verdade! Sendo este um drink suave, flexível em todas as estações, elegante e implacavelmente inesquecível, oferecer para alguém essa versão feita com uma das Cachaças mais antigas do Brasil, será uma grande demonstração de carinho e afeto.

Ingredientes:
45ml de Cachaça Havana
30ml de Suco de Limão Siciliano
15ml de Xarope Simples de Açúcar
60ml de Club Soda ou Água com Gás

Método: Mexido
Gelo: Cubos
Guarnição: Rodela de Limão e Cereja
Copo: Long Drink

Preparo:
Insira todos os ingredientes em um copo alto com bastante gelo e mexa suavemente com uma colher bailarina. Finalize decorando com uma rodela de limão passada no palito com uma cereja e fixe no topo do copo.
Sabe quando dissemos que uma boa Cachaça é capaz de transformar um drink totalmente? Pois bem, para este clássico ser realmente inesquecível, nós indicamos fortemente que você utilize a Cachaça Havana de Salinas/MG como base de preparo, pois sendo ela uma bebida produzida desde a década de 40, envelhecida por 12 anos em barril de bálsamo, orgânica, super macia, rica em história e detentora dos seus merecidos 47% de teor alcoólico, fará com que seus drinks sejam literalmente especiais.
copo de dose com cachaça havana e cereja ao lado
Tendo como marca registrada a assinatura do saudoso Anísio Santiago (in memoriam 1912-2002), um homem perfeccionista que fazia tudo da melhor maneira possível e que deixou um legado incrível para a cultura cachaceira do Brasil. Dentro de cada garrafa você não só encontrará uma bebida diferenciada (que foi capaz de quebrar o preconceito que a Cachaça tinha no passado), mas também encontrará uma bebida desejada e cobiçada até mesmo pelos consumidores mais exigentes.

"Faça o melhor onde estiver e com o que tiver!" Anísio Santiago
Na hora de harmonizar, uma dica muito legal tanto para acompanhar o drink quanto para a acompanhar a Cachaça pura, são carnes de charcutaria. Aqui por exemplo, apresentamos outra delícia da Frescato Charcutaria de Mairiporã/SP, que se trata de um suculento Kit Petisco preparado especialmente com Linguiça Mineira Curada, Lombo e Carne de Fumeiro. Hummmmm... Quer saber, de tão gostoso, é o tipo de harmonização que se prolonga por bons e bons momentos.
Uma coisa é certa e com toda propriedade podemos falar, são carnes marcantes, otimamente temperadas, muito bem-feitas e a cada mordida, você é capaz de sentir todos os "sabores e saberes" que as envolvem. Sendo o mais novo lançamento da marca, eles já vêm todos cortados e prontos para serem colocados no prato, ou seja, assim como na harmonização que fizemos com essa mesma Carne de Fumeiro na Caipirinha de Laranja com Cold Brew, basta apenas você pegar um palitinho, separar a quantidade desejada e mandar ver. É bom demais!

"A Frescato Charcutaria Artesanal foi criada com o fito de resgatar a memória afetiva das pessoas...  Relativamente àqueles alimentos e produtos artesanais feitos com amor por seus entes queridos na infância, compartilhando e vendendo o prazer de se alimentar sem culpa e de forma consciente." Frescato Charcutaria
prato contento petiscos de charcutaria com cachaça

Negroni
Clássico Inesquecível feito com Blend de Aguardente de Cana e Zimbro
Harmoniza muito bem com Chocolate Branco
Clássico Inesquecível feito com Blend de Aguardente de Cana e Zimbro
Se estamos falando de clássicos inesquecíveis, o Negroni, que inclusive teve um "bum" de aceitação ultimamente pelo público brasileiro, em hipótese alguma deve ficar de fora da sua lista. Sendo ele um drink bonito, elegante, sério e ideal para selar os laços criados no mundo dos negócios, não se engane, ele é um drink muito expressivo e exigirá que você tenha pelo menos um pouco de familiaridade e gosto por bebidas mais fortes.

Ingredientes:
30ml de Blend de Aguardente de Cana Oryx com Zimbro
30ml de Bitter Campari
30ml de Vermute Vermelho Doce

Método: Montado ou Mexido
Gelo: Quadrado Maciço 
Guarnição: Rodela de Laranja
Copo: Baixo / On The Rocks

Preparo:
Método Montado: Insira todos os ingredientes em um copo baixo com gelo. Método Mexido: Insira todos os ingredientes em um Mixing Glass com bastante gelo e mexa em movimentos circulares até a parede externa do Mixing Glass começar a suar - sirva em seguida. Ambos finalize decorando com uma rodela ou twist de laranja.
Feito tradicionalmente com Gin, para deixar este drink um tanto especial e claro, para mostrar a grande versatilidade e potencialidade da Água Ardente Oryx, a nossa mídia elaborou para esta receita um Blend com bagas de Zimbro, olha que legal! Desta maneira, a cor e o aroma desta especiaria pôde se manifestar por toda a bebida tornando-a de transparente, para um tanto dourada, nos remetendo sutilmente a um Gin artesanal. Ficou muito bom e muito em breve apresentaremos essa receita para vocês.
E para você que gosta de criar novas receitas e blend's com bebidas aí na sua casa, saiba que a Cachaça Oryx de Santo André/SP além das suas bebidas prontas, tem também o Kit Cachaceiro, que é um kit contendo um pequeno Barril de Amburana para envelhecimento, a própria Água Ardente para ser a base dos seus preparos e um Cantil para você levar a sua própria criação para onde desejar. Bacana né? Espere até você conhecer os Jogos Sensoriais, é de tirar o chapéu!

"A Oryx tenta com seus produtos inovar e ensinar, fazemos isso através de jogos, através de nossos rótulos e da qualidade de nossos produtos." Felipe Sabor
Copo de dose sendo completada com cachaça direto do barril
Agora que você tem um Blend especial em mãos, outra dica bem bacana para se ter no bar pessoal ou até mesmo no bar em que você é dono ou trabalha, é ter itens que chamem a atenção do convidado ou do cliente na hora de preparar o drink. Aqui por exemplo, um Trio de Garrafinhas (cada uma com uma bebida diferente) feitas pelos ceramistas do Vitral Ateliê  para você arrasar na apresentação e criar aquele famoso suspiro de inspiração ao olhar. Fala a verdade, é show ou não é?
Localizado entre as três mais antigas e belas Igrejas de São João del Rei/MG, o Vitral Ateliê é um projeto coletivo onde se encontram grandes nomes da cerâmica nacional, dentre eles Luciana Pires, Rosemara Marinho, Zandra Coelho de Miranda e Gliuber Júnior. Focados em desenvolver peças exclusivas para restaurantes e eventos, o nome Vitral vem em alusão ao Adro, ou seja, um forte elemento relacionado à arquitetura do local onde estão instalados. 

"A criação das garrafinhas atende ao encantamento da autora pelas miniaturas, pelo colecionismo e inspiradas nas ânforas da antiguidade. Elas atendem à necessidade de pequenos arranjos, ikebanas, difusores, como recipientes para se colocar álcool gel e ainda podem ser preparadas para se presentear com pequenas doses de bebidas." Vitral Ateliê
trio de garrafinhas de cerâmica utilizada em coquetelaria
Agora que o seu drink está praticamente pronto, na hora de finalizá-lo, eis que surge o grande trunfo! Sério... Afim de deixar este drink um tanto sutil e tornar possível e prazeroso a apreciação dos paladares mais sensíveis, nós substituímos o clássico twist de laranja por uma rodela de Laranja Desidratada com Mel da Ayslla Defumaria de Belo Horizonte/MG. O resultado? Um drink envolvente, com um amargor na medida certa e com a possibilidade de comer a laranja desidratada ao final. Ô coisa boa :)
Frustrada após várias tentativas em defumar o Mel, Aysla de Oliveira Barbosa (idealizadora) teve a brilhante ideia em defumar o mel com frutas. Ela começou com o coco e viu que ali tinha agregado muito sabor e estética. A partir deste momento, Aysla começou a desenvolver o mesmo método com outras frutas e a Laranja Desidratada foi escolhida devido à sua cor e ao sabor cítrico. E além desse produto ir muito bem em outros drinks, na elaboração de pratos se mostra um produto muito versátil e saboroso.

"A Ayslla defumaria surgiu após a conclusão da gastronomia mas com uma paixão focada pela defumação, método este que consiste na preservação dos alimentos e que remonta a época dos antigos faraós do Egito." Ayalla Defumaria
Laranja desidratada sendo retirada do pote para ser usada em drink negroni
Sabendo então que este é um drink forte e um tanto mais seco (devido às bebidas utilizadas), na hora de harmonizar super indicamos um doce à base de chocolate branco, assim como este Floco de Neve da Araucária Doces Artesanais de São Paulo/SP, pois de forma macia e adocicada, o mesmo irá fazer um contraponto tornando toda essa experiência ainda mais agradável. Para nós, esse detalhe suavizou completamente o paladar e deu ainda mais vontade de tomar outro drink em seguida. Para o momento de leitura é perfeito!   
Para você que ficou curioso, esse chocolate desenvolvido desde 2018 pelas irmãs Larissa Santos e Letícia Weber é super leve, aerado, crocante devido aos flocos de arroz e o melhor, contém aquele gosto viciante que você só encontra nos melhores doces. Buscando a valorização do trabalho artesanal, elas se inspiraram na imaginação infantil e utilizaram um molde com figuras natalinas para nos remeter aos melhores momentos das nossas vidas.

"Somos paranaenses que vieram para São Paulo estudar, mas fomos ficando e fazendo nossa vida por aqui. Pensando em trazer junto com a gente nossas raízes, escolhemos o nome Araucária, uma árvore símbolo do nosso estado natal que apenas dá frutos se tiver junta de outra Araucária. E assim enxergamos nossa relação, pois somos muito próximas e sempre apoiamos uma à outra." Larissa e Letícia
tablete de chocolate branco harmonizando com drink negroni

Old Fashioned
Clássico Inesquecível feito com Cachaça envelhecida em Bálsamo
Harmoniza muito bem com Salame Rústico
Clássico Inesquecível feito com Cachaça envelhecida em Bálsamo
Se você é daqueles que curte tomar uma Cachaça pura e não abre mão disso por nada, o drink Old Fashioned literalmente é uma boa sugestão. Tradicionalmente feito com whisky, a nossa versão elaborada com a Cachaça envelhecida no bálsamo e com apenas alguns toques de bitter, açúcar triturado no almofariz, um tiquinho de água e uma cereja (aqui você não perde quase nada do sabor original da Cachaça), vai te conquistar de tal maneira, que será capaz de abrir a sua cabeça para o mundo dos coquetéis. Quer ver só?

Ingredientes:
45ml de Cachaça Havana 75 anos
2 dashes de Angostura Bitter Orange
1 colher rasa de Água
1 cubo de Açúcar

Método: Mexido
Gelo: Esférico
Guarnição: Twist de Laranja e Cereja
Copo: Baixo / Old Fashioned

Preparo:
Triture o açúcar em um Almofariz e transfira para o copo. Na sequência adicione o bitter, a água e misture com uma colher até que o açúcar se dissolva por completo. Agora insira o gelo, a Cachaça e finalize decorando com um twist de laranja e uma cereja. Sirva em seguida.
Açúcar sendo triturado no almofariz
Sendo este um drink sutilmente forte, elegante, perfumado, com um toque de cereja que você come ao final de tudo e feito com a Cachaça comemorativa dos 75 anos da Cachaça Havana de Salinas/MG, pode ter certeza, ele é perfeito para ser apreciado nas mais diversas ocasiões íntimas, sociais e assim como um bom Negroni, é também ideal para ser apreciado com os parceiros de trabalho em uma reunião alternativa de negócios. Resumindo, só pelo fato de ter sido feito com essa Cachaça de 47% de teor alcoólico e envelhecida por 13 anos, já torna este drink muito especial e único. Raro por assim dizer.
Só para você ter uma ideia da dimensão que é ter uma Cachaça dessas, foram feitas apenas 1000 unidades, todas carregam um certificado que autentica a sua procedência e segundo Cléber Santiago (sobrinho de Geraldo Santiago e neto de Anísio Santiago), o resultado final obtido com essa Cachaça pode ser comparado ao que Beethovem disse sobre a música; "A dimensão da música está em produzir grandes resultados com meios escassos".

"Com mínimos recursos e uma produção muito pequena, meu avô criou sua própria demanda e transformou a Cachaça Havana em um produto altamente cobiçado, verdadeiro objeto de desejo para os apreciadores." Cléber Santiago
Cachaça envelhecida de 13 anos da cachaça havana
Agora... Se um dia um trator quiser derrubar a sua casa para construir um desvio na estrada ou, se uma raça alienígena quiser destruir o nosso planeta para construir uma via expressa hiperespacial, "NÃO ENTRE EM PÂNICO"... Prepare neste momento o seu Old Fashioned (pois você irá precisar beber algo), harmonize com um belo Salame Rústico da Ustrem duJohn de Belo Horizonte/MG, separe sua toalha (pois ela serve para muita coisa) e espere para ver se aparece alguma carona, rs! Sério, talvez isso algum dia aconteça e você deverá estar preparado. 😉
Salame fatiado em prato de cerâmica
Forte, rústico, carnudo, com toques precisos de especiarias, super aromático e perfeito para acompanhar este drink, este Salame Rústico criado pela família Lopes Veloso (sob supervisão duJohn), nos deixou tão impressionados que somente provando você poderá entender o motivo deles se intitularem como a primeira "Fábrica de Felicidades Comestíveis da Galáxia Sector ZZ9 Plural Z Alpha!" E realmente, é bom dimais da conta!

"Certa vez, em uma reunião de família, uma pessoa disse assim: -“Hmm! “quistrem” gostoso, meu Deus!  Quem fez esses trem? Responderam lá: - “UJohn, uai!”. E a pessoa prosseguiu: - “Ah, ustremduJohn!” O nome estava pronto, tivemos apenas que registrar. A história, real, conduziu ao nome absolutamente único da empresa e, assim, tudo o que o John faz são Ustrem duJohn, naturalmente." Rodrigo e Luciana Lopes Velloso, filhos du John
Concluindo de forma expressiva e dando base à essa delícia de Salame, uma Tábua de Frios feita totalmente de Cerâmica pela artista Eloisa Arte Cerâmica de Curitiba/PR, que além de ser ótima para dar base à muitos outros alimentos, devido ao se formato e estilo, completou divinamente esta composição especial. Inclusive, cada peça que a Eloisa cria é exclusiva e única, então ao ter uma peça como essa compondo à sua mesa, fará com que cada refeição pareça uma exposição de arte.
Tendo peças expostas em Lyon (França), Bassano dela Grappa (Itália), Vitória/ES e claro, Curitiba/PR, Eloisa com essa Tábua nos mostra o grande carinho que tem por sua avó, pois o desenho impresso em alto relevo em sua face é proveniente de uma toalha de crochê feita por ela. Bacana né? Para nós, são detalhes como esse que engrandecem como um todo os laços familiares que todos deveríamos ter. Por isso querido leitor e leitora, sempre valorize a sua família e aproveite todos os momentos que vocês têm em conjunto, seja num momento corriqueiro do dia a dia, seja em uma mesa regada à uma boa refeição.

"A cerâmica é uma arte assim como a pintura, a escultura, a música, entre outras. Cada peça que produzo é exclusiva, única, elaborada manualmente e queimada em alta temperatura (1220 graus)." Eloisa
Tábua de cerâmica com salame fatiado sobre ele

Paper Plane
Clássico da Nova Era feito com Cachaça envelhecida em Carvalho
Harmoniza muito bem com Queijo Maturado e Geleia de Alho Negro
Clássico da Nova Era feito com Cachaça envelhecida em Carvalho
Tradicionalmente feito com Bourbon, este drink seco, aromático, de cor expressiva e elaborado com Cachaça Ouro, apesar de não levar nenhum açúcar ou xarope, traz em sua essência uma suavidade única e agradável devido aos ingredientes utilizados em sua composição. De fato, a Cachaça utilizada aqui foi fundamental para manter o corpo, o aroma e o sabor original deste drink feito para ser leve como um avião de papel.

Ingredientes:
30ml de Cachaça Ouro Tiê
30ml de suco de Limão Siciliano
30ml de Aperol
30ml de Amaro

Método: Batido
Guarnição: Twist de Limão Siciliano (opicional)
Copo: Taça Coupé

Preparo:
Insira todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, bata bem e coe em uma taça coupé previamente resfriada. Finalize decorando com um twist de limão (opcional) e sirva em seguida.
Assim com um bom bourbon, a Cachaça que você deverá utilizar para fazer a releitura deste drink cítrico e incrivelmente fresco (é muito refrescante mesmo) deverá ser a altura, neste caso, a Cachaça Ouro da Cachaça Tiê de Aiuruoca/MG é sem sombra de dúvidas uma das melhores escolhas que você poderá fazer. Tendo ela um envelhecimento de 18 meses em barril de carvalho e detentora de 42% de teor alcoólico, essa bebida feita para ser provada pura e também para ser utilizada na coquetelaria, irá agregar muito sabor nos seus drinks e dará margem para você voar livre nas asas da imaginação.
Cachaça ouro deitada em mesa de madeira com itens de coquetelaria ao lado
Nascida na Serra da Mantiqueira aos pés do Pico do Papagaio e literalmente pronta para voar, essa bebida produzida desde 2012 pelos sócios Antônio Carlos Castellani, Arnaldo Ramoska e Cristiane Amin, traz em seu rótulo o pássaro Tiê, símbolo da mata atlântica que além de nos remontar ao estado mais puro de liberdade, mostrou toda a sua versatilidade no drink Diávolo de Cachaça que apresentamos outrora. Para completar, essa bebida além de ser super macia provada pura, foi medalha de prata no New York Wine & Spirits Competition e medalha de ouro San Francisco World Spirits Competition em 2017.

"A Cachaça Tiê é uma extensão de um grupo empresarial que atua nas áreas de engenharia e transformação de resíduos tecnológicos, a ideia de produzir a Cachaça veio para agregar mais uma atividade ao grupo." Cachaça Tiê
Assim como a pequena Tábua de Cerâmica que utilizamos para dar base ao Salame no drink anterior, para essa harmonização nós indicamos que você utilize um Prato grande e delicado como o drink Paper Plane, pois desta maneira, tanto o drink quanto os alimentos poderão ser apresentados juntos, porém, de forma mais solta. Feito de cerâmica pela nossa parceira e ceramista Darly Pellegrini de Campinas/SP, anexado ao prato você poderá colocar uma Flor (também de cerâmica) fazendo com que o charme tome conta do ambiente e que todos se apaixonem logo de cara por tudo que está sendo apresentado. Glamour puro!
Prato e flor de cerâmica sendo colocado na mesa para refeição
Formada em artes visuais (1985) e ceramista em tempo integral em seu ateliê desde 1991, Darly traz em suas peças parte da sua personalidade, história, impressões digitais e nos encanta sempre com tudo que faz. Para esta harmonização por exemplo, Darly se inspirou no nome deste drink e utilizou a técnica "Paper Clay" (argila de papel) para produzir uma Flor delicada, bela, perfeita como objeto decorativo e praticamente fina como um papel. Resumindo, usar peças como essas é demostrar para o seu convidado (até mesmo para você) que esse momento representa algo muito especial.

"Há 13 anos pesquiso, produzo peças e oriento trabalhos com uma argila que eu mesma preparo chamada Paper Clay. Esta massa cerâmica leva celulose, o que confere mais plasticidade e elasticidade possibilitando realizar trabalhos muito delicados e com pouca espessura." Darly Pellegrini
Prato no esquema? Então separe o Queijo e a Geleia que irá harmonizar para servir sobre ele. Este será o tipo de harmonização por contraste de sabores entre o drink e os alimentos, pois sendo os alimentos mais amanteigados e cremosos, a cada gole do drink (mais seco) você irá limpar o paladar de forma sofisticada e maravilhosamente prazerosa. 

A começar pelo Queijo, eis aqui uma iguaria produzida pela Produtos GOA de Aiuruoca/MG, uma marca que além de trazer o melhor de Minas em tudo que faz, também traz estampado em cada produto a Garantia de Origem Aiuruocana (GOA), ou seja, um selo que atesta a qualidade e excelência dessa região rica em cultura e belezas naturais. Então se um dia você for para essa região, não deixe de visitar a Fazenda da Laje e experimentar o Queijo #23, sabe porquê? Porque é um queijo maturado por 180 dias, nos remete à um bom parmesão, totalmente amanteigado e viciante. Verdade, é demais!
Queijo maturado em sua embalagem pronto para ser consumido
Produzido desde 2016 por Guilherme, Caroline e Jeferson, este é um Queijo duro, elaborado a partir de leite cru (integral da própria fazenda) e estando por pelo menos 6 meses no processo de cura, este Queijo com notas mais picantes trouxe uma força para a harmonização. Ao ser servido em pedaços mais rústicos, se torna perfeito como entrada, como petisco e é claro, como acompanhamento de massas e nos mais variados pratos principais. Acompanhado de um bom drink, cerveja e vinho, este queijo promete ser a sensação do momento. Experimente e nos conte o que achou depois.

"O queijo #23 foi inspirado em criar um queijo de longa guarda onde o sabor, cheiro e consistência fossem marcantes! Se assemelha muito ao Grana Padano, logicamente com características únicas. Ainda temos queijos de outras maturações, por exemplo de 1 a 2 anos." Guilherme
Criando agora um dueto mágico entre Queijo e Geleia, a nossa dica master vinda diretamente de Salvador/BA é a Geleia de Alho Negro da Dona Domitilla, outra super parceira aqui da revista que após nos agraciar com uma estupenda Conserva de Azeitonas, Alho e Chimichurri no Azeite (veja o especial de Harmonizações com Cervejas), nos mostra neste produto algo único, raro, exótico e de muita qualidade. De fato, essa Geleia suavizou a força do Queijo com um gosto agridoce capaz de conquistar todos os paladares. Parece até que um nasceu para o outro!
Sendo pioneira na produção de Alho Negro em sua região, Luciana Moura (idealizadora da marca) após 2 anos de muitas pesquisas e testes, conseguiu chegar na textura que tanto desejava para este produto. E conseguiu! Pois sendo este o produto mais exótico do seu cardápio (e olha que ele é bem variado), essa geleia conta com uma textura um pouquinho mais liquida que como ela mesma diz, "tipo melaço de cana", ou seja, neste especial com Cachaças tem tudo a ver e lógico, é surpreendente do começo ao fim. 

"O alho negro é um produto que requer paciência e dedicação do início do processo ao fim. Precisa de supervisão ao longo dos 20 ou 25 dias, que é o tempo médio de transformação do alho comum em alho negro. Após este período inicia-se a produção da geleia, que sem dúvidas, será a grande vedete do nosso cardápio neste primeiro semestre em 2021." Luciana Moura
pote de geleia de alho negro em mesa de madeira com cabeças de alho ao lado

Sea Breeze
Clássico da Nova Era feito com Cachaça envelhecida em Bálsamo
Harmoniza muito bem com Hambúrguer Artesanal no Pão Low Carb com Pepino Agridoce
Sea Breeze Clássico da Nova Era feito com Cachaça envelhecida
Trazendo em sua essência a sutileza e o frescor da tão desejada brisa do mar, o drink Sea Breeze para nós é um dos mais frutais e refrescantes que você poderá provar. Tendo como base apenas suco de cranberry e grapefruit, esta releitura que substituiu a vodka pela Cachaça envelhecida no bálsamo, te provará de uma vez por todas que muitos drinks podem e devem ser harmonizados com lanches. Veja só!

Ingredientes:
40ml de Cachaça Anísio Santiago
120ml de suco de Cranberry
30ml de suco de Toranja (Grapefruit)

Método: Mexido
Gelo: Cubos
Guarnição: Twist de Laranja (ou limão) e Cereja
Copo: Long Drink

Preparo:
Insira todos os ingredientes em um copo alto com bastante gelo e mexa suavemente com uma colher. Finalize decorando com um twist de laranja (ou limão siciliano) e uma cereja. Sirva em seguida.
Para manter a leveza, mas sem perder a força que uma boa Cachaça tem, para ser a base deste drink nós trouxemos com grande carinho a Cachaça Anísio Santiago, irmã gêmea da Cachaça Havana que surgiu quando eles ainda não tinham o registro da marca (devido a simplicidade do Seu Anísio). Segundo Geraldo Santiago, quando a Cachaça começou a ganhar notoriedade, outra empresa foi lá e registrou a marca Havana, mas eles recorreram judicialmente e nesse meio tempo, usaram o nome "Anísio Santiago" na Cachaça. Justiça feita, retomaram o nome Havana e hoje fornecem a mesma Cachaça nas 2 versões.
Taça de cachaça sendo erguida por mão feminina
Produzida com cana java com muito cuidado, higiene, zelo e esmero, provar dessa Cachaça é definitivamente provar um pouco da história do Brasil. Por isso, se você deseja impressionar ou até mesmo demonstrar o grande afeto que você tem por uma pessoa, apresentar um drink como este, aliado a essa Cachaça se mostra mais que ideal, se não melhor, perfeito!

"A Cachaça Havana e seu produtor Anísio Santiago são indissociáveis, e o excepcional sucesso alcançado neste ciclo de vida de produto foi construída com o que Theodore Roosevelt escreveu um dia: Faça o que puder, com o que tiver e onde estiver! - E ele fez." Cléber Santiago
Se você acompanhou a nossa receita do Legítimo Café Tropeiro, na certa se deparou com a harmonização que fizemos com um delicioso mini pão low carb com geleia de amora e maracujá. Nossa, só de lembrar já dá água na boca, rs. Pois bem... Saindo do mini e entrando na vibe dos lanches maiores porém nutritivos e estupidamente saborosos, para o lanche que estamos propondo apresentamos o Pão de Hambúrguer da ALECA Low Carb de Curitiba/PR e Itajaí /SC, que além de ser um pão bem proteico, acredite, de tão nutritivo (mas não pesa em nada no estomago) apenas metade do lanche já é o suficiente para você ficar satisfeito.
Pães de hambúrguer low carb sobre tábua de madeira
Tendo como base a farinha de castanha de caju, a farinha de coco e um mix de especiarias, cada porção de 90g tem apenas 5g de carboidratos, ou seja, perfeito para quem precisa fazer uma dieta ou para quem tem restrição à certos alimentos. Idealizada pelas irmãs Gládis Leal dos Santos e Vanessa Leal dos Santos, este pão carrega muita alegria, carinho e abre as portas para que mais pessoas possam comer bem (com consciência) em qualquer lugar que estiver.

"Além dos pacotes com 4 unidades, a Aleca também tem a opção de pacotes com 10 unidades para food service. O produto já está no cardápio de hamburguerias e restaurantes que, assim, se diferenciam por atenderem estas especificidades dos clientes." Aleca Low Carb
Além do pão e do hambúrguer artesanal (veja receita aqui), outro detalhe que torna este lanche único e inspirador é o Pepino Agridoce da Isla Conservas de Quatro Barras/PR, que por ter um tempero muito saboroso, trouxe para o lanche o aspecto de salada ideal. E num lanche as coisas funcionam mais ou menos assim, ou seja, ele não precisa ser carregado com muitos ingredientes, o lance do "menos é mais" sempre será um item fundamental para que a apreciação seja plena, leve e saborosa.
Sendo este o primeiro produto que Alessandro Ledra e sua mãe Vera Lucia Ledra começaram a produzir, com o tempo o Pepino Agridoce acabou sendo o queridinho da marca e se tornando o carro chefe de uma lista de conservas especiais que dispõem em seu cardápio. E olha, uma coisa iremos te dizer, depois de provar essa delícia em pote que também fez parte de um delicioso Lanche no Prato, certamente você irá querer provar de novo e de novo e de novo. Sério, não há quem resista!

"O Relish foi uma receita que aprendi em um curso de conservas, e então resolvi fazer algumas alterações na receita original, sempre tentando manter a receita com uma cara de caseira e saudável, e após algumas tentativas, eu e minha mãe me auxiliando, conseguimos chegar na receita atual." Alessandro Ledra
Pepino agridoce sendo utilizado em x-burguer caseiro

Whiskey Sour
Clássico Inesquecível feito com Cachaça envelhecida em Grápia
Harmoniza muito bem com Conserva de Batata com Ervas Finas
Clássico Inesquecível feito com Cachaça envelhecida em Grápia
Concluindo a nossa lista de clássicos feitos com Cachaça com grande chave de ouro, um drink inesquecível chamado Whiskey Sour. Normalmente feito com whisky, óbvio, nesta releitura nós utilizamos uma Cachaça com um bom corpo e uma ótima presença, neste caso, foi a substituta ideal para o whisky. E apesar de ir clara de ovo, o limão em sua composição quebrou totalmente o gosto do ovo, tornando este drink uma bebida leve, refrescante e com uma espuminha super apaixonante.

Ingredientes:
45ml de Cachaça Amada Grápia
25ml de Limão Siciliano
20ml de Xarope Simples de Açúcar
20ml de Clara de Ovo
3 dashes de Angostura Bitter

Método: Batido
Gelo: Cubos
Guarnição: Rodela de Limão Siciliano e Cereja (opcional)
Copo: Taça pequena ou Copo Baixo (old fashioned)

Preparo:
Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, bata bem e sirva em taça ou copo baixo com gelo. Se desejar, finalize decorando com uma rodela de limão siciliano e uma cereja. Sirva em seguida.
Afim de deixar este drink com um aspecto bem feminino, para a base do preparo nós indicamos de olhos fechados a Cachaça Amada de Dias D'Avila/BA, que é uma Cachaça detentora dos seus 40% de teor alcoólico, extremamente aveludada, sofisticada, com boa oleosidade, aromática e que traz em sua essência o melhor dos seus 8 anos descansando em barris de grápia (madeira nobre tipicamente brasileira capaz de lhe causar uma experiência sensorial incrível). Quer saber... Detalhes como esse é o que garantiram para essa Cachaça o 4ª lugar no Ranking Cúpula da Cachaça 2020 e a medalha de prata no Expo Cachaça 2019.
Produzida por Terezinha Oliveira Santos e sua filha Maria, mulheres empoderadas do Nordeste brasileiro que se aprofundaram no universo da Cachaça para serem não só admiradoras e boas produtoras, mas para homenagear o trabalho feminino neste segmento que até em dias atuais, ainda é estereotipado. Formada por um grupo dirigido todo por mulheres (produção, mestre alambiqueira, administrativo, financeiro e comercial), a Cachaça Amada irá te surpreender de tal maneira, que apenas um gole  será o suficiente para você saber o porquê que essa Cachaça tem esse nome. Vai por nós, é muito boa!

"A Cachaça Grápia veio da ideia de trazer para o mercado da Cachaça um diferencial, uma madeira nobre, que traduzisse no paladar requinte e sofisticação. Atingimos o nosso objetivo ao deixar a nossa Cachaça 8 anos envelhecendo em barris de Grápia, sendo uma Cachaça reconhecida e bem avaliada no mercado." Maria Ruiz
Taça de cachaça envelhecida na grápia com garrafa ao fundo
Na hora de harmonizar, outro clássico em formato de conserva, neste caso, as famosas Batatas com Ervas Finas. Servidas exatamente como saíram do pote, elas são prontas para comer e a cada mordida você sente a maciez, o tempero... o molho, ahhhh, o molho! Este sim... Divino, apetitoso e com aquele gosto caseiro que somente os bons cozinheiros sabem fazer. Vale até repeteco se deixar, rs. E não é para menos, quem desenvolveu essa delícia em pote foi a mãe do Gustavo (sócio de Alessandro Ledra) da Isla Conservas de Quatro Barras/PR, a mesma que nos apresentou o Pepino Agridoce no Sea Breeze. Massa né?
Tendo como inspiração a Ilha do Mel (local turístico, lindo por Natureza e onde muitas coisas artesanais são feitas), a Isla Conservas recebe este local como fonte de inspiração não só para desenvolver os seus produtos, mas para levar cada vez mais para a mesa de todos nós um sabor artesanal, caseiro, gourmet e fino. No caso desta Batata por exemplo, por ter sido inspirada no conceito caseiro de Mãe, tornou essa harmonização algo digno de ser guardado para sempre na memória.

"Acreditamos que o diferencial dos nossos produtos estão em como fazemos eles, pois prezamos pela produção artesanal, que é mais árdua, mas o resultado é o mais satisfatório por levar algo diferente e mais saudável do que o industrializado para a mesa." Gustavo
Batatas em conserva em petisqueira com pote ao lado
Por fim, chegamos ao fim! E como deu para ver, a Cachaça e todos os produtos brasileiros que fizeram parte dos drinks e das harmonizações, são frutos de trabalho árduo e merecem todo o nosso respeito por sua trajetória, história, legado e inspiração, pois sem eles, a vida não teria graça e não faria sentido nenhum.

Parabenizamos a todos pelos ótimos produtos apresentados e que todos nesse Brasilzão possam de alguma maneira tê-los sobre a mesa. Essa é a prosperidade, essa é a nossa vontade, essa é a verdade que deve estar presente sempre em nossos corações.

Viva o produto nacional!
Viva o suor de cada profissional envolvido no processo!
Saudamos com honra todos vocês...
Saúde!

E para vocês que gostaram de todas as releituras que fizemos neste belo especial, fique atento! Em breve muitos outros drinks aparecerão por aqui, para você fazer em sua casa e viver toda esta experiência. 👍

Envolva-se!

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.


Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Citações:
O Guia do Mochileiro das Galáxias (veja drink Old Fashioned)

Participação especial nos mais variados cenários: 👇

Bee´s Knees
Oficina Lica Cruz com Pires de Cerâmica
Itens de Bar com Copo Dosador e Coqueteleira

Bramble
Atelier de Cerâmica Cleusa Peron com Prato Folha e Colheres de Cerâmica
Lili Barros Cerâmica com Luminária Cactos de Cerâmica
Vitral Ateliê com Garrafinha de Cerâmica
Maria Santa Ateliê com Macacão (modelo)
Marilon Eco Joias com Anel Upcycling (modelo)
In Love Criações com Guardanapo de Pano

Caipirinha
Martinazzo com Kit Churrasco (Tábua de Madeira, Faca e Garfo longo)
Itens de Bar com Copo Dosador

Espresso Martini
Tauá Cerâmica com Prato de Cerâmica
Oficina Lica Cruz com Xícara de Cerâmica
Martinazzo com Porta Guardanapos
Itens de Bar com Coqueteleira, Strainer, Colher Bailarina e Dosador
Pontos e Fofurices com Guardanapo de Pano

Franch 75
Ateliê Patricia Mira com Guardanapo de Pano
Ateliê de Cerâmica Casa de Barro com Pratinho de Cerâmica
Flor do Brumado com Buquê de Flores Esqueletizadas
Martinazzo com Travessa
Maa Soul com Anel (modelo)
Art in Quadros com Quadro Rock

Irish Coffee
Brazuca Coffees com Café
Cerâmica Re Amaral com Travessa de Cerâmica
Cozinha & Coisinhas Denise com Guardanapo de Pano
Itens de Bar com Colher Bailarina

John Collins
Renata Levi Cerâmicas com Prato de Cerâmica
Atelier Flor do Sertão com Kimono e Regata (modelo)
Regina Bijoux com Relicário (modelo)

Negroni
Martinazzo com Travessa
Itens de Bar com Colher Bailarina e Pegador
Vita Upcycling com Blusa Luzia (modelo)

Old Fashioned
Minas Pedra Sabão com Almofariz
Itens de Bar com Copo Dosador
Atelier Flor do Sertão com Regata (modelo)

Paper Plane
Martinazzo com Garfo e Colher de sobremesa
Itens de Bar com Coqueteleira, Strainer e Copo Dosador
Ipê Amarelo Home com Guardanapo de Pano

Sea Breeze
Cerâmica Flávia Pircher com Copinho de Cerâmica
Martinazzo com Tábua de Madeira, Faqueiro e Garfo de sobremesa
Itens de Bar com Coqueteleira
Atelier Flor do Sertão com Regata (modelo)
Linda Vessat Creações com Echarp (modelo)

Whiskey Sour
Alumínios Parisotto com Petisqueira e Porta Guardanapos de Alumínio
Ateliê Patrícia Mira com Jogo Americano e Guardanapos de Pano
Itens de Bar com Coqueteleira e Strainer
Martinazzo com Garfo de sobremesa

2 comentários:

  1. Olha só esse presente brasileiro que é a cachaça! Nós da Lord's Tavern ficamos muito felizes em fazer parte dessas releituras incríveis.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad