Post Top Ad

4 Jogos para virar a noite: nº 4 Tranca

4 Jogos, 4 noites...
4 motivos para se divertir.

Hoje,
a amistosa Tranca,
que por ser tão surpreendente como a carta branca,
te leva noite adentro como as melhores baladas de Franca!

4 Jogos, 4 noites...
4 motivos para se alegrar.

Hoje,
ao lado das pessoas que você jurou sempre amar,
que após muito tempo de reclusão,
sutilmente já podem agregar a diversão!

E aí... Bora jogar?
Quem tem o costume de fazer uma Noite de Jogos em casa, sabe que esses são momentos que aproximam as pessoas de uma maneira muito natural. E com a Tranca não é diferente, pois é um jogo que gera um enorme sentimento de união, de alegria e muita, mas muita descontração!

Então se você ainda não propôs uma Noite de Jogos na sua casa, só temos uma coisa a dizer, você não não tem ideia dos momentos de diversão que está perdendo! E o que mais fascina na Tranca é que é um Jogo muito imprevisível, pois conta com a sorte e também com as estratégias de cada jogador. Ele pode ser jogado por 2, 4 ou até mesmo 6 jogadores e todas as regras você encontra agora abaixo.

Tranca, um entretenimento cativante!
Similar ao Buraco, mas com detalhes que os diferenciam, a origem da Tranca ainda é meio incerta, porém alguns acreditam que ele nasceu na América do Sul e se espalhou rapidamente pelo Mundo, se tornando um dos Jogos de Cartas mais populares.

Regras do Jogo
Antes de mais nada, saiba que para jogar a Tranca você irá precisar de dois Baralhos, incluindo os curingas, se desejar (falaremos mais disso adiante). Mas uma coisa é fato, para a diversão ser plena, os Baralhos que irá utilizar tem que ser de boa qualidade, sério! Aqui a diferença de produtos quando falamos do manuseio das cartas e da montagem dos jogos, é brutal.
Baralho 310 para carteado Copag
Neste sentido, um Baralho bem interessante para você utilizar é o exclusivo Baralho 310 da Copag, que após ter sido um dos grandes destaques no Especial de Dia dos Pais em 2021, é feito totalmente em cartão de alta performance, é muito macio, flexível e permite um excelente manuseio. E sabe o que é ainda mais legal, é que este Baralho acompanha uma Carta com a frente branca e outra com os dois versos iguais. Show né? Este é realmente um Baralho diferenciado e merece estar na sua coleção.
Em resumo, o objetivo da Tranca é fazer o máximo de canastras (sequência de 7 cartas) que puder. Para isso, os dois Baralhos são embaralhados em conjunto pelo carteador da vez (o jogador da esquerda corta o baralho e separa dois montes de 11 cartas - conhecido como morto) e 11 cartas são distribuídas em sentido horário aos jogadores. 

As cartas que sobraram do carteador se tornam o Monte, onde cada jogador poderá pegar uma carta na sua vez. Cada partida se inicia com o jogador à direita do carteador.

Então ao iniciar o jogo, o jogador da vez pesca uma carta, analisa com as suas, se tiver conjuntos de sequências envolvendo pelo menos 3 cartas (podendo ser sequências de números do mesmo naipe ou cartas com o mesmo número de naipes diferentes), poderá colocar na mesa (para que o seu parceiro possa completar com as cartas que ele tem) e tendo terminado, descarta uma carta na mesa - conhecido como lixo. Feito isso, a vez é do próximo jogador à direita e assim vai até acabar as cartas da mão.

Quando as cartas da mão acabarem, você poderá comprar o Morto (conjunto de 11 cartas separados anteriormente). Cada dupla poderá comprar apenas um Morto e, tendo as cartas todas baixadas na mesa e sem nenhuma na mão, a partida se finaliza e os pontos são computados.

Ah! Se o jogador ao invés de pescar a carta do Monte, desejar pescar a carta mais aparente do Lixo, poderá também, só que aqui ele deverá descer um jogo na mesa (ou completar algum) com essa carta. E claro, além dessa carta o jogador deverá pegar todas as cartas do Lixo de uma vez, o que às vezes pode ser bom ou ruim, tudo dependerá da sua estratégia.

Cartas Especiais
Baralho para jogar Tranca
3 de Ouros e 3 de Copas
Não são usados nas Canastras, são apenas usados para troca de outra carta, ou seja, se tiver ou pescar algum desses 3, os mesmos valerão 100 pontos cada (desde que você tenha ao menos uma canastra na mesa) no final da partida.

3 de Paus e 3 de Espadas
Não são usados nas Canastras, são apenas usados para Trancar o Lixo, ou seja, se você descartar algum desses 3, o próximo jogador não poderá comprar o Lixo.

2 de todos os Naipes
Estes são os curingas do jogo, ou seja, são utilizados para completar a canastra caso desejar. Porém aqui não será uma canastra limpa e sim, uma canastra suja, valendo menos pontos no final.
Pontuação Positiva
Todas as cartas baixadas na mesa são pontuadas ao final de cada partida. Veja como funciona:

Batida = 100 pontos
Canastra Limpa = 200 pontos
Canastra Suja = 100 pontos
3 Vermelho = 100 pontos

Ao final desta pontuação, todas as cartas do seu jogo (menos as que sobraram nas mãos) são contadas individualmente e também pontuadas. Cada carta valerá aqui 10 pontos e os curingas 20 pontos.

Pontuação Negativa
As cartas que não foram baixadas (aquelas que sobraram nas mãos) são contadas separadamente e a sua soma é deduzida dos seus pontos finais (isso vale para ambas as duplas). Se você tiver um 3 vermelho mas não tiver nenhuma canastra (seja ela suja ou limpa), será menos 100 pontos da sua pontuação final. E se não conseguir pegar o Morto, são 100 pontos a menos também.
Então agora que você conhece as regras da Tranca, pegue o seu Baralho 310, defina a pontuação final com os outros jogadores (podendo ser 1000, 5000, 10000 ou uma outra pontuação final que desejarem) e bora se divertir. Até porque, este é um jogo que nos faz realmente passar bons momentos.

E por falar em bons momentos, é claro que a combinação de bebidas e petiscos também devem estar presente, senão melhor, evidente durante toda a diversão. Até porque, eles serão fundamentais para que esse momento se perdure horas e horas a fio.

Diferente dos outros jogos desta série (onde apresentamos harmonizações envolvendo petiscos salgados), para a Tranca nós sugerimos algo diferente, envolvente e super saboroso, a harmonização entre drinks e doces. Fala a verdade... É uma combinação praticamente irresistível de recusar, não é?
Receita de drinks com café
A começar pelo drink, aqui apresentamos a nossa versão do saboroso Café Brûlot (Café Flambado), que é um drink que consiste apenas em colocar uma dose de conhaque na superfície de um copo cheio de café e flambá-lo. Fácil né? Fica muito bom e quando feito com um Café de produção artesanal, fica melhor ainda. Você tem que experimentar um dia.
Então para você, Café Lover que está sempre em busca dos melhores Cafés do Brasil, saiba que um Café perfeito para este drink é o Café Vó Mariinha de Varginha/MG, que além de ser uma bebida que está dando o que falar por aí, é digna das melhores pontuações (83) e merece estar nos melhores momentos do seu dia. São mais de 30 anos de história e com um legado familiar (muito bonito por sinal) que ultrapassa gerações.
Café artesanal brasileiro
 Dando ainda mais destaque ao drink, nesta nossa versão nós substituímos o tradicional conhaque pela legítima Aguardente Brasileira. O resultado? Um drink saboroso, forte, levemente adocicado (proveniente das notas macias e únicas do café) e que de fato desperta desejos só de olhar.
Aguardente artesanal usada para drinks e cocktails
Com 50% de teor alcoólico, com uma embalagem diferenciada e com os devidos toques artesanais que toda bebida de boa qualidade deve ter, pode ter certeza, esta Aguardente produzida pela Cachaça Oryx de Santo André/SP é o tipo de bebida que jamais pode faltar no seu bar pessoal. E isso é verdade! Pois sendo ela estupidamente perfumada, de líquido fino e perfeita para drinks e cocktails, não importa a ocasião, você irá se surpreender com o que você pode fazer com ela.
E lembre-se! Após inserir o Café no copo e completar com a Aguardente, flambe para a magia do drink acontecer. Será um show a parte para seus convidados! Verá que todos vão se sentir especiais por você ter preparado uma bebida como esta.
Drink de café com cachaça harmonizado com doce artesanal
Na hora de harmonizar, a nossa dica para você surpreender ainda mais esta noite de jogos envolve um Bombom que a cada mordida nos faz ir até o Céu e voltar de tão gostoso que é. Depois de prová-lo, você jamais esquecerá desta experiência. Também, sendo este Bombom um tipo de doce que já faz você salivar antes de provar, pode acreditar, ele suavizará a potência do drink e provará de uma vez por todas a alta qualidade dos alimentos artesanais do Brasil. É muito bom mesmo!
Bombom artesanal com recheio cremoso
Só para você ter uma ideia, este Bombom produzido pela Araucária Doces de São Paulo/SP, que inclusive é chamado de Bombom Cookie and Cream (feito apenas com chocolate branco bean to bar, nibs de cacau, brigadeiro milk e brigadeiro branco), é um tipo de doce para você comer sem medo de ser feliz, pois tendo ele um adocicado na medida certa, uma crocância/textura sem igual e contendo em seu interior um divino recheio que se derrete na boca, não tem como, ele será perfeito em todos os momentos. Harmonizado com um drink desse então, hummmm, a melhor pedida!
Então agora que você já sabe as regras do jogo e quais petiscos poderá servir nesta noite, que tal aproveitar este final de semana e chamar os familiares para se divertir? Você pode ter certeza, todos irão se surpreender e ficarão muito felizes pela ocasião.
E para você que está vendo este conteúdo pela primeira vez, saiba que além da Tranca, o Poker, o Truco e o Xadrez também fazem parte desta série. Para nós, são os 4 melhores jogos para virar a noite! E você? O que acha?

Esperamos que tenha gostado das dicas e que a diversão esteja sempre presente em seu lar!

Até a próxima!

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Logo Copag
Logo Café Vó Mariinha

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

No Cenário:
Santa Blanca Clothes com Camiseta Masculina
Origem Atelier com Tábua de Cerâmica
Itens de Bar com Copo Dosador
Bialetti com Cafeteira Vênus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad