Post Top Ad

Direto de Provence: Ratatouille

Comer bem é definitivamente um dos maiores prazeres da vida! Não é verdade? E se a receita superar todas as nossas expectativas e desejos, aí não tem como, o momento de se alimentar ficará ainda melhor!

E uma das receitas capazes de retratar facilmente este tipo de sensação e que sempre arrancará suspiros sobre a mesa, é o clássico Ratatouille, que mesmo sendo de origem francesa, tem tudo a ver com o nosso paladar, é delicioso e claro, perfeito para qualquer momento.
Vegetariano por natureza, colorido, super fácil de se fazer (até mesmo quem não sabe cozinhar é capaz de fazer um gostoso Ratatouille) e ideal para surpreender a quem se ama, esse prato da cozinha internacional ainda é saudável, rico em nutrientes e devido a nossa farta cartela de legumes, frutos e verduras, é o tipo de receita que pode ser feita de inúmeras maneiras.

Para te inspirar, hoje com muito apreço apresentamos a nossa versão feita apenas com Abobrinha, Berinjela, Tomate, Azeite, Sal, Cebola e Alho, tudo para que você recrie com muita classe e personalidade aí na sua casa. Quer saber... Por ser um prato extremamente leve, o Ratatouille pode ser servido tranquilamente como entrada, como prato principal (que é o nosso caso), como acompanhamento e muito mais.
Para fazer o Ratatouille, primeiramente corte as Abobrinhas, as Berinjelas e os Tomates em rodelas de aproximadamente 1cm de espessura. Se você desejar, poderá incluir Pimentões também. Reserve.
Na sequência, tempere os legumes com Cebola, Alho e Sal. Aqui, por exemplo, nós utilizamos o preparo culinário da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, que já vem pronto para usar e o melhor, o Sal contido neste preparo é o Sal Rosa do Himalaia, que modéstia à parte, confere ao prato um sabor ainda mais especial.
Preparo culinário com Cebola, Alho e Sal Rosa
Sendo este um tipo de tempero indispensável no preparo de diversas receitas, ter esse composto orgânico em casa é como ter um tempero coringa sempre à disposição, ou seja, é o tipo de produto que além de trazer mais praticidade para o dia a dia, pode ser utilizado tanto para temperar o que está sendo feito (veja a receita de Chips de Mandioquinha) como para temperar o alimento que já está pronto. O resultado será sempre fantástico!
Após temperar os legumes, chega o momento de montá-los em uma travessa ou prato para ir ao forno. E por falar em prato, uma dica muito legal para você utilizar tanto como base do preparo, quanto para se servir, são os exclusivos e diferenciados Pratos de Cerâmica, pois sendo eles o tipo de utilitário ideal para ir ao forno (quando são cerâmicas de alta temperatura), são capazes de dar um resultado ainda mais interessante a receita e claro, são perfeitos para manter o seu alimento quentinho por mais tempo.
Com um design super funcional, de borda alta e com uma tampa muito bonita por sinal, para essa receita em especial nós utilizamos os Pratos da ceramista Flávia Pircher de Vinhedo/SP, uma artista que temos grande respeito, admiração e que é uma das maiores referências em cerâmica no Brasil. Aqui, no caso, Flávia elaborou um conjunto que é literalmente uma arte sobre a mesa e que foi a base perfeita para esta receita (substituindo as tradicionais travessas). Pode ter certeza, assim como os Pratos que apresentamos no Legítimo Salmão Enterrado, você também os verá por aqui em muitas outras composições. Não há quem não se impressione!
Prato de cerâmica que vai ao forno
Na hora de montar o prato (antes de ir ao forno), indicamos que coloque as rodelas (intercaladas) em pé uma ao lado da outra, assim como fizemos. Desta maneira, você fará não apenas um círculo, mas criará em seu interior o formato de uma flor, para o prato se destacar ainda mais. Ficou bem legal e o resultado final ainda melhor.
Para finalizar com um toque de classe todo esse preparo, regue com bastante Azeite toda a superfície dos legumes antes de levar o prato ao forno. Aqui não adianta usar manteiga ou outro tipo de óleo, pois para trazer o sabor e a textura desejada para a receita, tem que ser Azeite mesmo!

Então para que esse toque de Azeite seja de classe mesmo, sugerimos que você utilize o Azeite mais especial que puder encontrar, como por exemplo, o exótico e exclusivo Azeite Elixir #8 com Lapsang Souchong (chá defumado chinês) da Kittychenlab de São Paulo/SP, que além de ter sido o maior sucesso em um Drink com Gin que apresentamos no especial de Dia dos Pais, nessa receita ficou absurdamente ainda mais delicioso.
Azeite Aromatizado com Chá Chines
Só para você ter uma ideia, em 2016 os irmãos Victor e Renato Mendes (idealizadores da marca) criaram uma série em seu canal no Youtube chamada "Masterchef em Casa", onde na mesma semana que o programa ia ao ar na tv, eles recriavam uma das provas e publicavam a sua versão do prato. A série deu tão certo que além das visualizações, rendeu aos irmãos uma breve participação no programa em 2017. Legal né? Foi a partir daí que eles resolveram criar a sua marca de produtos gastronômicos.
Voltando a nossa receita... Após passar o Azeite, tampe (para o cozimento ser mais eficiente) e leve o Ratatouille para o forno por aproximadamente 50 minutos. Na metade do tempo, abra o forno, retire as tampas e regue com um pouco mais de Azeite (a partir daqui você não precisará usar mais a tampa). O ponto certo para tirar do forno é quando você espeta o garfo e sente que os legumes estão todos bem molinhos e apetitosamente douradinhos.
Ratatouille pronto? Agora é só preparar um ambiente bem aconchegante para apreciar este delicioso prato. Até porque, se esta é uma receita especial, o local que irá se alimentar também deve ter a mesma essência. 
Mesa posta para receita de Ratattouile
Contrastando com a cor do prato e com tons leves que destacam ainda mais a beleza do alimento, para compor a mesa nós utilizamos um Trilho de Mesa celeste, com arabescos que nos remetem a primavera e Guardanapos de Pano brancos. Pois uma coisa é certa, sendo esta uma receita bem leve, aqui a serenidade deve prevalecer em todos os aspectos.
Esse conjunto de mesa por exemplo, não é um conjunto de mesa comum, pois se trata de mais uma obra da Herrero´s Panos e Retalhos de Goiânia/GO, uma marca idealizada pelas irmãs Izabel Cristina Herrero e Mirian Herrero Faleiro que além de terem nos agraciado com outro belo conjunto de mesa no especial de Dia dos Namorados, nos mostram aqui que a criatividade e o charme jamais deve faltar no ato de se alimentar. E realmente, são detalhes como esses que farão a grande diferença em qualquer ocasião.
Para finalizar, antes de dar a primeira garfada passe mais um pouquinho de Azeite, afinal de contas, esse prato merece.
E não tem como! Essa é realmente uma receita vibrante, colorida e desperta a atenção de todos. E se você for parar para pensar, ainda dá pra colocar tudo isso aí dentro de um pote e comer como um antepasto. Fica bom demais. De verdade!
Receita e passo a passo de Ratattouile
Agora é só apreciar essa maravilha e ser feliz com esse momento que a vida te deu.
Na hora de harmonizar, indicamos fortemente uma bebida que seja refrescante e que faça uma perfeita combinação de sabores com o Ratatouille. No caso, para nós uma ótima pedida é Gin Tônica, que por ser extremamente refrescante e aromático, tornou essa harmonização digna das melhores tardes de primavera.
Para fazer o Gin Tônica é bem simples! Basta pegar a Taça mais bonita que você tiver, enchê-la de gelo, colocar as especiarias que mais deseja (sugerimos aqui uma composição envolvendo Zimbro, Golden Berry, Laranja Desidratada, Manga Desidratada e Gengibre), 50ml de Gin e Água Tônica.
Lembre-se de completar a Taça com a água tônica até que os gelos fiquem totalmente submersos. Desejando um drink mais forte, coloque menos água tônica, mas desejando que o drink fique mais sutil, coloque mais água tônica. Aqui é o seu gosto que deve prevalecer, ok!
Receita de drinks com gin
Ah! Ao final dê uma leve mexida com uma colher (é uma leve mexida mesmo, rs). Duas voltas na taça já serão suficientes para misturar todos os ingredientes. 👍
Agora sim!
A sua refeição está completa! 
Se você acompanhou o nosso especial dos Clássicos da Coquetelaria feitos com Cachaça, de certa forma viu que ali apresentamos diversos itens que jamais devem faltar em um bar pessoal. Eles de fato são muito úteis para facilitar o preparo e indispensáveis quando você quer elevar o nível dos drinks que faz.
Box de especiarias e utilitários para fazer drinks com gin
Aqui por exemplo, não é diferente, pois além dos utilitários, os ingredientes também serão fundamentais para que o seu drink seja realmente saboroso. Por isso, de olhos fechados indicamos o Kit Gin At Home da Itens de Bar de Sumaré/SP, que com muita praticidade, traz todos os itens necessários (como Sachês de Especiarias, Gin em Miniatura, Copo Dosador, Colher Bailarina e Taça Balão) para você iniciar sua jornada como mixologista.
Idealizado por Gabriel Marchissolo Siqueira e Karen Suelen Ribeiro, a Itens de Bar é uma grande parceira aqui da revista e sempre que temos algo relacionado à coquetelaria, eles estão presentes com seus produtos de alta qualidade. Fornecendo para todo o Brasil, se você tem um Bar em casa ou em algum estabelecimento, é definitivamente uma marca que você deve conhecer.
Sabe... Quando o momento é especial, o que você mais quer é que ele se prolongue por mais tempo. E no caso desse inesquecível Ratatouille harmonizado com Gin Tônica, é a mesma coisa. Sério! Por isso, para que a sensação de bem-estar seja verdadeiramente plena, na hora da sobremesa invista no bom e velho Café com Biscoitos Crocantes, pois além de serem um clássico, concluirão com chave de ouro a sua refeição.
Claro... Se estamos falando de clássicos da gastronomia, para fazer o Café, nada mais justo do que utilizar um método centenário e que até hoje é símbolo de destaque por onde passa, a Cafeteira Italiana. Sendo extremamente rápido de se preparar, tomar um Café neste tipo de Cafeteira é o mesmo do que ter uma verdadeira Cafeteria dentro de casa. É definitivamente um clássico.
Produzida pela Bialetti, uma marca italiana que inclusive é muito conhecida pela figura do "Homem de Bigodes", a Cafeteira Italiana (ou Moka se assim quiser dizer) é o tipo de Cafeteira capaz de extrair o melhor do Café que nela é feita e o melhor, tudo de forma prática e muito funcional. Aqui por exemplo, nós utilizamos a versão Vênus, que é feita de inox, prepara até 10 xícaras de uma vez só e assim como dissemos nas 5 Receitas de Pães Caseiros, é o tipo de utilitário que jamais deve faltar na sua cozinha.
Cafeteira Moka fazendo café
Agora uma coisa é certa! Para usar de forma plena uma Cafeteira Italiana, um dos pré-requisitos é que o Café utilizado no preparo seja também de excelente qualidade, pois tendo a Cafeteira o poder de extrair todas as notas sensoriais desta rica bebida, usar um Café especial e dê preferência moído na hora, com certeza irá lhe proporcionar ótimas sensações.
Grãos de Café especial
Para esta sobremesa em especial, indicamos graciosamente que você conheça o Café Vó Mariinha de Varginha/MG, que é um Café da variação Mundo Novo (100% Arábica), adocicado por natureza, sem nenhum traço de acidez e classificado com 83 pontos de acordo com a Specialty Coffee Association (SCA). Saboroso, intenso, aromático e envolvente, este é um tipo de Café que te impressiona logo no primeiro gole e merece sim, toda a sua atenção.
Com mais de 30 anos de história e muito conhecimento sobre o ramo cafeeiro, o Café Vó Mariinha traz em sua essência um legado familiar que se iniciou com Seu Waldemiro e Dona Mariinha, um casal de mineiros que além de levar muito à sério o termo "produção artesanal", hoje conta com a ajuda de seus filhos e neta (José Carlos, Luciane e Stephanie) para levarem em conjunto, ou seja, em família, o sabor inigualável dos Cafés do Sul de Minas para todos os cantos desse Brasil.
Copos de cerâmica para servir café
E para você que ficou encantado com esses Copinhos de Café, saiba que eles também foram feitos pela ceramista Flávia Pircher. Exatamente! Para conhecer um pouco mais sobre eles e claro, do conjunto que fazem parte (você irá se impressionar!), veja com muito gosto a nossa receita de Crème Brûlée de Café de Jacú. Essa com certeza é outra receita que todo amante por Café deve fazer! É saborosa demais!
Crocantes, suculentos, viciantes e irresistíveis, para harmonizar com esse Café e concluir a nossa lista de indicações com grande chave de ouro, os Cantuccinis (nome dado a Biscoitos Italianos) são sem sombra de dúvidas um dos melhores Biscoitos que você poderá provar. Quando cobertos com Chocolate Meio Amargo então, ficam divinos demais!
Cantuccinis Crocantes e cobertos com chocolate meio amargo
Originários da região da Toscana, mais precisamente na cidade de Prato na Itália, esses Biscoitos tem um textura mais seca, um dulçor na medida certa e acredite, para chegar nessa textura estupidamente crocante, são assados duas vezes. Interessante, né? Para completar, estes por exemplo são feitos com chocolate e nozes, o que lhe confere um sabor sem igual e perfeito para acompanhar bebidas quentes.
Produzidos desde 2018 pela Araucária Doces Artesanais de São Paulo/SP, uma marca idealizada pelas irmãs paranaenses Letícia Weber e Larissa Santos (que inclusive sempre sonharam em ter uma confeitaria e uma cafeteria), estes Cantuccinis foram feitos exatamente para conquistar o paladar do brasileiro, que não só está cada vez mais exigente perante aquilo que consome, mas que está buscando despertar todos os sabores que permeiam a nossa multicultural gastronomia. Experimente que vale super a pena!
E aí? O que você achou das dicas de hoje? São bem interessantes, né? Em verdade, são delícias que podem ser consumidas todos os dias se deixar, rs. Não é? Então já que você está na "vibe" do sabor, aproveite que o final de semana está aí e recrie essas delícias na sua casa. Pode ter certeza, você e todos à sua volta irão adorar. 😊
E fique atento!
Muitas novidades estão vindo pela frente! 
Acompanhe a Revista Nós e outros Olhos e envolva-se com nossas inspirações!

Até a próxima receita! 🤩

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Logotipo Kampo de Ervas
Logotipo Flávia Pircher
Logo Café Vó MariinhaLogo Itens de Bar


Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial nos mais variados cenários: 👇
Martinazzo com Garfo, Faca e Tábua de Madeira
Flor do Brumado com Buquê de Flor Esqueletizada
A Pedra Home Decor com Platter e Marcador de Taça em Ágata 
Vita Upcycling com Colar Vitório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad