Post Top Ad

Receita Neoo: Frango Assado no Sal Grosso do Himalaia com Cúrcuma

Humm... você precisa fazer essa receita!

É muito simples de se fazer!
Você apenas precisa se programar em relação ao tempo, pois são 2:30hrs de forno.
 Esta receita é ideal para você que tem diversas atividades para fazer e ainda tem que dar conta do almoço ou jantar. Quando você precisa arrumar a casa, se arrumar e ainda preparar a refeição, nem sempre dá tempo de fazer tudo ao nosso gosto... Sempre fica faltando algum detalhe, ou muitas vezes, ficamos tão cansados com os preparativos que nem curtimos muito o evento.

Essa receita te auxilia neste sentido, além de ser deliciosa.
E pode ter certeza que você vai surpreender seus convidados!

O segredo para um prato ter sabor diferenciado é o uso das especiarias. Uma pequena pitada faz toda a diferença... As especiarias são os segredos da culinária. A Kampo de Ervas tem muitas opções para seu cantinho de temperos; especiarias, condimentos, ervas, molhos desidratados, chás e até óleos aromatizados orgânicos. Sou fã!

E para a receita de hoje, vou contar dois dos meus segredos: O Frango Assado e o Chutney de Manga.

Frango é um coringa na cozinha!

Frango Assado no Sal Grosso do Himalaia com Cúrcuma

Você vai precisar de:
1 forma que caiba o frango e algumas batatas
1 Frango inteiro com bastante pele
Sal Grosso do Himalaia da Kampo de Ervas
(quantidade suficiente para fazer uma cama de no mínimo 1 cm na forma)
Batatas médias
Cúrcuma em Pó da Kampo de Ervas à gosto

Preparo:
Antes de mais nada ligue o forno à 250º.
Na forma, faça uma cama com o Sal Grosso do Himalaia da Kampo de Ervas.

*A diferença do Sal Grosso do Himalaia para o Sal Branco é que o Sal do Himalaia tem bem menos sódio e por esse motivo é menos salgado, que além de mais saudável, deixa a receita bem mais saborosa. O Sal Rosa, assim como é conhecido, é natural e por isso é livre de toxinas.

Em pesquisa, encontrei um comentário muito importante da nutricionista do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), Camila Buarraj: "O Sal Rosa do Himalaia é considerado mais saudável porque contém em sua composição 85% de cloreto de sódio e 15% de outros minerais, contra 97,5% de cloreto de sódio e 2,5% de produtos químicos, como absorventes de umidade e agentes clareadores, no de cozinha. “O Sal Rosa é considerado o mais puro Sal da Terra, mas deve ser utilizado com moderação”, comenta.

O Sal do Himalaia tem muitos benefícios e por isso é importante usá-lo com mais frequência do que o Branco, porém, é importante frisar que ele também deve ser usado com moderação, em exagero também pode prejudicar a saúde.

Voltando na receita, coloque o Frango com a pele para baixo deitado no Sal.

Salpique a Cúrcuma em Pó e espalhe com as mãos para pegar toda a parte de cima do Frango. Coloque a forma no forno. Programe um despertador para tocar para daqui 1 hr e vá fazer outras coisas! rs

Uma coisa muito importante a dizer é que incluir especiarias na sua alimentação do dia a dia, enriquece não só o sabor da sua receita, mas também beneficia todo o seu organismo.

A Cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes bem eficientes, por isso, já podem imaginar que é uma especiaria que evita muita coisa para o organismo, deixando-o com mais vitalidade.

Tocou o despertador !!!!
Inclua na forma as batatas com cascas e programe o despertador pra tocar por mais 1 hora.

Neste momento sua casa já está perfumada com os aromas que saem do forno.

Agora vamos ao molho que irá banhar o Frango no prato: O Chutney de Manga....
Dizem que o meu é delicioso rs!

E quem faz Chutney, tem sua própria maneira de fazer, porque tem muitas especiarias que entre uma pitada e outra, você muda tudo!

Vou explicar direitinho o meu método e você poderá recriá-lo e depois ir deixando do seu jeito.

Chutney de Manga

Eu gosto de fazer o Chutney no mesmo dia que vou consumi-lo, e se caso sobrar, coloco em potinhos com tampa. Essa é uma dica que todos podem usar para guardar ou presentear seus convidados quando forem embora. Todos vão adorar o mimo.

Quanto mais tempo guardado, mais ele curte e todos os sabores se ampliam. Vai de gosto. Tem pessoas que fazem o Chutney e abrem apenas depois de 15 dias. E se você embalá-los em potes esterilizados, eles podem durar até 1 ano.

É delicioso e de fácil preparo... de vez em quando tem que dar uma mexidinha nele e ir olhando até o ponto de engrossar.

Você vai precisar de:

2 xícaras de chá ou 400 ml de Vinagre
1 xícara de chá ou 200 ml de Água
1 xícaras de chá de Açúcar
3 Mangas grandes picadas

Temperos e Especiarias à gosto:
Sal, Gengibre, Alho, Pimenta Dedo de Moça, Cravo-da-Índia, Canela

É exatamente aqui que mora o jeito pessoal de preparo, inclusive quem não conhece um desses ingredientes ou nunca trabalhou com um deles, tem que ir com calma. Esses são ingredientes que você precisa ter familiaridade para usar... mas se nunca usou, vai de pitada a pitada... rs

É importante colocar, mesmo que seja de forma mínima, todos esses ingredientes, pois juntos formam esse molho agridoce picante com textura de geleia. A primeira vez que preparei, fiz de curiosa, exatamente para saber como ficava, pois não conseguia imaginar seu sabor final.

Numa panela coloque o Vinagre, a Água e o Açúcar e de uma mexida para misturar os ingredientes. Quando começar a ferver, você inclui as Mangas e na sequência, os Temperos e Especiarias.

Na minha versão vai:
1 colher de chá de Sal do Himalaia da Kampo de Ervas
Um pedaço de aproximadamente 2 cm de Gengibre picado
1 dente de Alho pequeno picado
1/2 Pimenta Dedo de Moça picada e sem sementes
3 Cravos-da-Índia
Aproximadamente 7 cm de Canela em Pau

Está tudo fervendo na panela!
Vai mexendo de vez em quando até ficar numa textura de geleia.
O Chutney está no ponto... Mas calma que está quase tudo pronto!

Tocou a segunda hora do despertador do Frango!
Dê uma olhada e veja se quer mais dourado ou não, devido a diferença de forno.
Quando já estiver dourado ao seu gosto, tire o Frango e as Batatas da forma, tirando o excesso de Sal e coloque num prato grande.

Você vai ver que o Frango está bem sequinho pois muita gordura desceu para o Sal. As batatas ao serem cortadas ao meio, dentro estarão bem macias e saborosas, por fora, sua casca quase que sairá sozinha.

Uma salada para acompanhar

A salada vai dar o equilíbrio perfeito ao prato.
Folhas de Alface, Tomates Delicious Grape da Kiara Foods, Milho Quero e 1 fio de Azeite é o suficiente.

Agora com tudo pronto:

O prato

Muito saudável e flexível, se encaixa tanto no almoço como no jantar... Todos irão aprovar, inclusive crianças.

Essa combinação leve e de sabores exóticos, fará de forma simples você sair do "lugar comum". É um prato com tantos perfumes e sabores que combina perfeitamente com uma Cerveja English IPA, pois seus sabores irão se contrastar e tornará esse prato irresistível.
Para está receita indico a cerveja artesanal English IPA da Cervejaria Vermögen, cerveja que inclusive foi lançada bem recentemente (Maio do ano passado). Ela é uma cerveja que harmoniza perfeitamente com o doce apimentado do Chutney e com o salgado do Frango. Suas notas mais amargas e seu adocicado proveniente do malte, cria uma combinação única a esse estilo que encanta a todos que provam.

Seus idealizadores, Mauro Matos e Lucas Camillo, dizem que Vermögen significa "Riqueza" em Alemão, com esse lema eles intentam trazer a verdadeira riqueza da vida, que é estar entre os amigos e familiares... sempre com bons momentos regados a Vermögen.

Ahhhh.... Vale lembrar que sua espuma é muito cremosa e dura bastante no copo, e seus 5,4% de teor alcoólico a colocam como uma legítima bebida dos Pub´s Ingleses.

Dica:
Para servir tranquilamente 4 pessoas você vai precisar que o Frango tenha no mínimo 1 kg e que acompanhe umas 8 Batatas.

Se quiser garantir os potinhos com Chutney para os convidados levar de presente, dobre a receita ok.

A cozinha é um lugar super confortável para receber os convidados e muita vezes deixo para fazer o Chutney quando o pessoal chega... É um molho mágico; todos vão sentindo os aromas enquanto estão conversando e tomando uma cerveja... Neste caso, eu sugiro no mínimo ter na geladeira umas 6 garrafas de English IPA da Vermögen para passarem momentos saborosos e únicos.

Você que é da cidade ou dos arredores de Americana/SP, poderá apreciar essa cerveja em um local bem bacana que se chama "Praça Brasil Bar e Restaurante". Ele fica localizado na Avenida Brasil que por ventura é um dos locais turísticos da cidade. 

O proprietário do local, Paulo, é uma pessoa muito simpática e atenciosa com todos os clientes (constatamos esse grande detalhe pessoalmente), ele ressalta que essa é uma cerveja que harmoniza com os diversos pratos que oferecem, por isso sempre será uma boa pedida quando estiver lá.


 Adorei escrever essa matéria... Espero que gostem também... :)

Participação excepcional nesta Receita de Frango no Sal Grosso do Himalaia com Cúrcuma
(Redirecionamento para page do Facebook/site ao clicar nas imagens)
https://www.facebook.com/cervejariavermogen/
https://www.facebook.com/Kiara-Foods-303499229725636/http://www.produtosquero.com.br/



Matéria: Fabiana Martins
Fotografia: Revista Nós e Outros Olhos
Comentário da nutricionista Camila Buarraj: Correio

Cenário: 
Cerâmica de Ricardo Makoto Fukuzawa
11 98538.6640 - Facebook / São Paulo SP

Menção:

Praça Brasil Bar e Restaurante
19 3604.1002 / Facebook / Americana/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad