Post Top Ad

Receitas com Especiarias: Café com Cardamomo

Com o poder inquestionável de deixar qualquer prato ou bebida com muito mais aroma, cor, nutriente e sabor, as Especiarias historicamente já valeram mais que ouro e, devido aos seus diversos benefícios (como por exemplo a sua longa validade), foram produtos que puderam viajar o Mundo sem perder sua eficácia. E hoje, graças à famosa "Rota das Especiarias" (locais que antigamente comercializavam esses valiosos ingredientes), temos fácil acesso a várias Especiarias provenientes de todo o Planeta.

De certa maneira, podemos dizer que uma receita que leva algum tipo de Especiaria como ingrediente, acaba se tornando uma receita mágica, especial e muito poderosa. Mágica porque são ingredientes capazes de transformar o alimento, especial porque trazem ao alimento toques exóticos e diferentes, e poderosa, porque muitas vezes apenas uma pitada será o suficiente para que a Especiaria faça o seu papel.
Em resumo, se você tem muitas Especiarias na sua cozinha, sabe que além das muitas receitas saborosas e perfumadas que nascem neste lugar, sabe também que este ambiente acaba ficando naturalmente com uma energia próspera e encantadoramente positiva. Enfim... Este é o poder das Especiarias!

Mas se você estiver começando agora a se aventurar neste vasto universo da gastronomia, saiba que cada Especiaria contém características muito particulares, por isso, para utilizá-las é necessário que você as conheça pelo menos um pouco. Então se você estiver fazendo uma receita e tiver vontade de usar uma Especiaria que para você ainda é um mistério, vá com calma, sinta seu aroma, seu sabor e comece com pequeninas pitadas, pois a cada receita, você ficará mais íntima deste ingrediente.

Para te ajudar nesta jornada, hoje iniciamos a série "Na Rota das Especiarias", com 7 receitas super especiais para você incluir no dia a dia, onde em cada uma, são as Especiarias que fazem a total diferença. Legal né? É para você enriquecer como nunca as suas refeições diárias.

E para começar esta série, que tal um cafezinho?

Receita 01
Café com Cardamomo
Harmoniza muito bem com Rosquinha de Leite e Creme de Avelã
Arabian Coffee com Rosquinha de Leite e Creme de Avelã
Do desjejum, do pós almoço, do lanche da tarde, que acompanha uma boa conversa com os amigos, que está nas reuniões de trabalho, ao lado de uma leitura ou até mesmo quando estamos assistindo um belo filme ou programa na TV, enfim, o bom e velho Café é o grande companheiro de muitos momentos. Mas você sabia que é possível transformá-lo em uma bebida ainda mais apaixonante? Aqui, no caso, apenas um toque de Cardamomo (uma das Especiarias mais interessantes que você poderá conhecer) dá a ele um perfume peculiar e um gosto cítrico e fresco ao mesmo tempo. É realmente de se surpreender!

Para quem não conhece, o Cardamomo é originário da Índia e chegou à Europa através da Rota das Especiarias. Da família do Gengibre, o Cardamomo é um fruto seco, de cor esverdeada, contém sementes pretas muito aromáticas por sinal (com toques adocicados e apimentados) e detentor de ótimas propriedades antissépticas, digestivas e diuréticas.

Sendo muito consumido nos países árabes, o Cardamomo, além do seu uso para aromatizar o café (Arabian Coffee), é também muito utilizado em pó (em composições de massalas) e uma ótima pedida para ser incluído em pães, carnes, doces, bebidas destiladas e muito mais. É uma iguaria que jamais deve faltar na sua casa.
Para fazer o seu Arabian Coffee é bem simples, basta fazer o seu café normalmente (aqui nós fizemos ele na Cafeteira Pressca pelo método prensado), servir na xícara e adicionar apenas uma baga de Cardamomo. Mas antes de colocá-la na xícara, aperte-a com as pontas dos dedos para que sua casca externa se rompa, liberando assim, todo o seu aroma e sabor.
Receitas com Café
Mas uma coisa é certa, para o seu Arabian Coffee ser realmente especial, além do Cardamomo, claro, o Café que irá utilizar deverá ser tão especial quanto. E é exatamente por isso, que para esta receita nós super indicamos o Café Especial da Vó Mariinha Cafés Especiais de Varginha/MG, um Café de torra média com sabor frutado, sem acidez e levemente adocicado... Simplesmente delicioso!
Café especial do sul de minas
Só para você ter uma ideia, esse excelente Café é produzido artesanalmente há mais de 30 anos pelo casal Waldomiro e Mariinha, que não só nos inspiram com a sua história de amor e perseverança pelo Café, mas que cuidam de cada detalhe para que esta maravilha chegue impecavelmente nas mesas de muitos brasileiros. Inclusive, nós mesmos já utilizamos esse Café para fazer o Café Brûlot, um drink perfeito para os Coffee Lovers e que deve ser experimentado com aquela sobremesa esperta. Vale conferir!
Como deu pra ver, essa é uma receita muito fácil de ser agregada na sua rotina devido a sua simplicidade no preparo. Mas para surpreender ainda mais seus amigos e familiares na Hora do Café, bons acompanhamentos serão necessários para que o momento seja mais que completo, senão melhor, mais saboroso. Nossa dica? Rosquinhas de Leite com Creme de Avelã. Hummmm! Não há quem resista!
A começar pelas Rosquinhas, que por sinal são perfeitas para acompanhar o seu café da manhã, da tarde ou até mesmo para complementar aquele café fora de hora, eis aqui uma Rosquinha extremamente crocante e que se envolve na boca de tanta gostosura. Sério! Devido a sua versatilidade, é o tipo de Rosquinha que é bom sempre estar disponível em sua dispensa não só para acompanhar as suas bebidas favoritas, mas para fazer diversas outras combinações e receitas, como base de tortas doces e sobremesas em taças.
Rosquinha de Leite Crocante
Carregando em sua essência as tradições das receitas caseiras, essas Rosquinhas de Leite são produzidas pela Biscoitos Barbieri de Contagem/MG há mais de 24 anos. E olha que tudo começou quando o Sr. Luiz Gustavo Barbieri de forma modesta teve a iniciativa (mesmo com equipamentos simples) de começar suas atividades na fabricação de biscoitos, sempre fazendo questão de manter a qualidade e sua personalidade.
E foi exatamente estes detalhes que fizeram os produtos do Sr. Luiz ganhar tanto destaque por onde passava, principalmente pelo público mineiro, seus primeiros clientes. Hoje, depois de um longo caminho de desenvolvimento e de crescimento da empresa, você encontra facilmente essas Rosquinhas em todo o território nacional, inclusive em alguns países da América do Norte. Legal né?
Concluindo com chave de ouro essa nossa lista de indicações e provando que tudo que leva uma certa cremosidade fica divino demais, para acompanhar esta Rosquinha crocante nada melhor que um bom, senão melhor, um excelente Creme de Avelã com Cacau. Um momento de puro prazer e sim, com direito a se lambuzar! :)
Agradando praticamente todos os tipos de paladares, este Creme de Avelã com Cacau tem uma textura sedosa, é detentor de um aroma muito gostoso e seu sabor então... sem palavras... te leva literalmente ao paraíso. Sério! Aqui tanto a versão convencional quanto a versão zero, são inegavelmente deliciosas e garantem uma boa degustação com diversos alimentos que você venha harmonizar. Inclusive, este Creme de Avelã com Cacau pode ser utilizado em inúmeras sobremesas também, deixando elas ainda mais apetitosas e ideais para surpreender seus familiares e amigos.
Creme de Avelã
Produzido pela Ritter Alimentos de Cachoeira/RS, uma marca que iniciou suas atividades em 1919 quando o gaúcho Frederico Augusto Ritter decidiu atuar produzindo alimentos (no começo apenas com leite e derivados, mas depois com conservas salgadas, doces e geleias de frutas), este Creme de Avelã representa um dos grandes produtos que a empresa oferece e pode apostar, é difícil sobrar algo no pote depois de aberto, rs. É viciante demais!
Fala a verdade... Você também ficou com vontade de experimentar este Café com Cardamomo e esta Rosquinha com Creme de Avelã, não ficou? Então já sabe, pintou aquela vontade de uma deliciosa harmonização com Café, essa é a dica! Não tem como errar, afinal de contas, esse trio é de arrasar!

Esperamos de coração que tenha gostado dessa harmonização e como citamos mais acima, essa série só está começando. Ainda vem muita coisa boa pela frente!

Envolva-se!
harmonização de café com rosquinha e creme de avelã

Créditos de Conteúdo e Fotografia:
Revista Nós e outros Olhos

Participação especial nos mais variados cenários: 👇
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes.

Martinazzo com Colher e Tábua de Madeira
Pressca com Cafeteira

Um comentário:

  1. Maravilhosa materia. Parabéns a todos da equipe e pelo excelente trabalho. Estamos muito felizes e honrados em participar!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad