Post Top Ad

Harmonizações Tropicais: 8 combinações que são de dar água na boca

Sim! Vivemos em um país tropical! E é quente pra caramba, né? E não importa a estação, o clima quente e ensolarado é o que mais predomina. Vai ver é por isso que somos um povo caloroso, apaixonante e detentores de beleza exótica, rs. Verdade! O clima do local influencia em muito a personalidade de um povo e também tudo aquilo que o cerca.

Na gastronomia por exemplo, bebidas refrescantes e pratos coloridos são os que reinam em absoluto. E pode apostar, nós, latinos americanos somos peritos em criar delícias que nos deixam sempre mais leves e que nos proporcionam mais frescor perante o calor do dia.

Claro, temos também os clássicos pratos "pesados", que além de serem uma beleza para os dias frios, de tão tentadores acabam sendo consumidos em dias quentes também. É aquela coisa, somos um povo que dificilmente nega algo gostoso, rs. Não é?

Mas deixando o frio de lado e voltando para as altas temperaturas, hoje queremos que você explore o melhor do nosso clima tropical através da gastronomia, colocando não só mais cor e sabor no momento das suas refeições, mas trazendo para o seu dia a dia a mais pura riqueza dos produtos regionais brasileiros. São 8 harmonizações graciosamente pensadas, que tem tudo a ver com o nosso paladar e mais, são ideias para que os momentos de prazer estejam sempre presentes. Então seja no café da manhã, no almoço, na janta ou simplesmente quando bater aquela vontade de comer um petisco, não pense duas vezes, esta lista de indicações é para você!

Bora conhecer?

Dica 01
Polpa de Açaí
com Lanche de Queijo Fresco, Chutney de Manga e Picanha Defumada
Harmonização com Polpa de Açaí
Essa é uma harmonização especial para quem adora um delicioso Lanche sem abrir mão de comer alimentos saudáveis, pois além da ótima combinação de sabores, é repleta de nutrientes e pode substituir tranquilamente uma refeição. Para o pós treino também é uma excelente opção, pois a união do Açaí com este Lanche (feito com Queijo Fresco Temperado, Chutney de Manga e Picanha Defumada) traz ânimo, disposição, te alimenta muito bem e te deixa com uma sensação de leveza. Em resumo, é um ótimo combustível para o organismo.
 A começar pelo lanche, preparamos aqui uma sugestão nutritiva e prática para você consumir no seu dia a dia, mas antes, que tal você fazer o seu próprio Queijo Fresco Temperado? Uma boa né? 
Você pode até pensar que é difícil, mas acredite, é muito simples e o resultado é fantástico.

Você vai precisar de:
1 litro de leite
4 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de Tempero do Chef 

Preparo:
Coloque o leite junto com o Tempero do Chef para aquecer. Quando levantar fervura, acrescente o vinagre, o sal e desligue. Mexa e aguarde coalhar. Se achar que o leite coalhou pouco, coloque-o para ferver novamente. Feito isso, coe todo o conteúdo em um pano de prato limpo e aperte retirando (quase) todo o soro. O que ficou no pano de prato você coloca em um pote (ou aro para queijo), compacte com as mãos, tampe e leve para a geladeira por 12 horas. Prontinho! 
Receita de Queijo Fresco Temperado
Para quem ainda não conhece, o Tempero do Chef é um misto de ervas feito com cebola, alho, salsa, orégano, tomilho, páprica, mostarda, segurelha, aipo, manjericão e manjerona, tudo em uma proporção maravilhosa que não só enriquece as suas receitas, mas as deixam muito mais saborosas e perfumadas. Produzido carinhosamente pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, este tempero trouxe para o queijo o toque perfeito de sabor e aroma, tornando-o ideal para ser saboreado puro, em uma salada, junto com a comida e claro, em um lanche especial como este! Para nós, é um tempero que jamais deve faltar em sua cozinha.
Combinando com a cor do pão (que inclusive é de beterraba) e prazerosamente posicionada sobre uma fatia generosa de queijo (que você acabou de fazer, claro), a nossa dica de proteína vai para uma saborosa Picanha Defumada que só de lembrar, nossa, já começa a dar água na boca.

Macia, suculenta, cozida e defumada no ponto certo, esse é o tipo de carne que se desmancha na boca a cada mordida. Neste lanche, finas tiras foram ideais para saciar e deixar totalmente satisfeito. De fato, é um produto muito bem feito pela Berna Alimentos de Louveira/SP, que além de oferecer este produto fatiado (pronto para servir), também o oferece em peça, ou seja, para você cortar de acordo com o que irá fazer. Falaremos mais dela em outra harmonização!
Lanche de Picanha Defumada
Para finalizar o lanche, uma cremosidade deve estar presente, senão melhor, evidente. Para isso, nossa sugestão está no clássico Chutney de Manga, um tipo de alimento que além de combinar plenamente com o sabor da carne e do queijo, trouxe para este lanche o famoso desejo de quero mais.
Lanche com Chutney de Manga e Picanha Defumada
Com toques de cebola e gengibre, este aromático Chutney é um dos grandes Produtos Artesanais daMorena, uma marca de Cataguazes/MG que desde 2014 está em grande evidência devido aos belos alimentos que faz e que será, com toda a certeza, uma das grandes sensações do seu churrasco de final de semana. Experimente também como recheio de esfihas (com carne), de raviolis (com ricota) ou como cobertura de pizzas (de bacon ou de calabresa), fica bom demais e você irá se surpreender com este maravilhoso toque agridoce. É de surpreender mesmo!
Na hora de harmonizar, a nossa dica vai para a Polpa de Açaí, uma bebida extremamente cremosa, poderosa e que propicia uma enorme fonte de energia logo no primeiro gole. E olha que legal, essa Polpa de Açaí ainda traz diversos benefícios ao organismo, como combater o envelhecimento precoce, prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o funcionamento do intestino, favorecer a concentração, deixar a pele mais bonita entre outros. Em resumo, uma bebida dos Deuses que sempre que possível deve ser apreciada!
Dica de harmonização com Polpa de Açaí
Produzido pela Infrutas da Amazônia de Manaus/AM, uma indústria que transforma polpas de frutas em deliciosas bebidas, além dessa ótima sensação e bem-estar, esta é uma bebida muito versátil, pois você além de poder tomá-la pura, você ainda poderá bater ela com banana, morango, amora, mirtilos e muito mais. E sendo esta uma bebida pura, ou seja, totalmente sem nenhum aditivo ou água, você poderá agregá-la nas mais diferentes receitas. É muito boa mesmo!

Dica 02
Drink Submarino
com Queijo Artesanal e Salsa Criolla
Para quem ainda não conhece, O Drink Submarino é uma receita que nasceu em 1982 no Bar do Alemão em Curitiba/PR, onde um frequentador (junto com seus amigos que sempre pediam uma dose de Steinhaeger antes das rodadas de Chopp) deixou cair acidentalmente uma pequena caneca de Steinhaeger dentro do Chopp. É claro que ele não iria se desfazer da bebida! Experimentou e gostou! E gostou muito mesmo, porque conforme ia bebendo, as bebidas iam se misturando e ficando uma delícia! Resumindo... Em pouco tempo toda a mesa estava fazendo o mesmo com suas canecas, originando assim um clássico da Coquetelaria Brasileira.
Para dar nosso toque, fizemos aqui uma versão do Submarino que ficou sensacional, pois utilizamos a Cerveja Doppel Weizenbier da Cervejaria SteinHaus de Picada Café/RS, que é uma Cerveja encorpada e refrescante ao mesmo tempo, com sabor acentuado de trigo, um perfume frutado e com toques únicos de especiarias. Para nós esta é uma Cerveja muito especial e que além de ser ótima provada pura (veja mais abaixo outra harmonização que fizemos com ela), deixou o Drink com um sabor sem igual.
Drink Submarino com Cerveja Artesanal
Agora aqui vai uma curiosidade... Você sabia que o Steinhaeger é um destilado a base de zimbro e que foi o precursor do Gin? Interessante, né? Criado desde o século XV na pequena aldeia de Steinhagen, na região da Vestfália na Alemanha, o Steinhaeger foi trazido ao Brasil por alemães e se tornou, com o tempo, uma das bebidas mais pedidas nos bares e pubs do país.
No caso do Steinhaeger Becosa, uma marca de São Paulo/SP e com mais de 40 anos de tradição, traz a risca a receita tradicional de Genebra, o que resulta em uma bebida de alta qualidade, extremamente aromática e quando apreciada bem gelada, é capaz de trazer uma maciez enorme ao paladar. Em resumo, este clássico destilado é ideal para você ter sempre a disposição em casa, pois quando bater aquela vontade de tomar um drink maneiro com os amigos, esta é a bebida que irá surpreender a todos.
Drink Submarino com Steinhaeger
Ah! Outro detalhe importante sobre este drink são os copos que irá utilizar, pois como você terá que utilizar um copo pequeno para ser a base do Steinhaeger e outro maior (como uma Caneca de Chopp), eles serão fundamentais para que a montagem do drink seja um espetáculo à parte.

Montagem do Drink Submarino:
Assim como na sequência das fotos acima, primeiramente sirva o Steinhaeger até a borda do copo pequeno (os clássicos de dose são os melhores) e o posicione dentro de uma Caneca ou Copo Caldereta (encostando a borda do copinho no fundo do copo maior). Aqui você poderá utilizar um Copo Long Drink para servir de apoio. Com o copo de dose posicionado dentro da Caneca, vire rapidamente para o Steinhaeger não vazar. Feito isso, é só completar a Caneca com a Cerveja mais gostosa que tiver.
Aqui, por exemplo, nós servimos a Cerveja em uma Caneca muito bacana da própria SteinHaus e claro, trazendo ainda mais sofisticação ao momento, servimos o Steinhaeger em um copo artístico criado pela artista Susie Cysneiros da Mussambê de Maceió/AL, que é uma série inspirada nos Caboclos das Terras do Maracatu (Pernambuco) e também nos Guerreiros Alagoanos. São realmente peças incríveis para se ter na coleção de copos, afinal de contas, escolher com esmero onde vai servir este drink, fará a total diferença na apresentação final. É aí que você dará o seu show!
Copos de Dose decorados para Destilados
Na hora de harmonizar, apresentamos aqui uma combinação de sabores que tem tudo a ver com o paladar brasileiro e que de forma surpreendente realçou a essência do drink. Sério! A começar pelo queijo, aqui indicamos fortemente que você conheça o Queijo Alagoa Pequena, que é um queijo produzido pela família do Sô Márcio (na Fazenda 2M) em Alagoa/MG e que de tão bom que é, foi premiado na França como um dos melhores queijos do mundo. Legal né?
Queijo artesanal premiado na França
Distribuído pela Queijo d'Alagoa MG, um dos maiores centros de vendas de queijos pela internet, este queijo traz na essência um sabor intenso, levemente picante e conta com uma incrível maciez, o que o faz, claro, derreter na boca a cada mordida. E é bem isso mesmo! É um queijo que combina muito bem com cervejas, com destilados, com o clássico cafezinho com geleia e com tudo aquilo que a sua imaginação mandar. Experimente que vale super a pena!
Provando que drinks e petiscos sempre se complementam de forma satisfatória, uma excelente opção para servir junto com este queijo é o irrecusável Molho Salsa Criolla, que é um combinado de salsa fresca, chimichurri, cebola, alho desidratado, shoyu, azeite, limão e sal. Aqui todos os sabores se uniram de uma forma bem equilibrada, onde nenhum se sobressaiu sobre o outro, ficando um petisco delicioso.
Harmonização de Queijos com Salsa Criolla
E de tão versátil que é, este molho também acaba sendo perfeito para ser servido como acompanhamento nas tardes de bate-papo com os amigos. Então seja no lanche, no churrasco, na salada e claro, com os mais variados tipos de queijos, este outro produto artesanal daMorena irá conquistar o seu coração da mesma forma que conquistou o nosso. É provar e se deliciar!

Dica 03
Gin Tônica de Especiarias
com Licor de Morango e Pêssegos Grelhados no Azeite de Trufas Negras
De visual marcante e de sabor impressionante, essa entrada é realmente para ser servida em uma ocasião especial, em particular, muito propícia para compartilhar com a pessoa amada, já que se trata de uma harmonização afrodisíaca, ou seja, uma ótima dica para servir no Dia dos Namorados que está chegando por aí. Para nós, essa harmonização combina perfeitamente para ser a abertura do prato principal, pois suas características são leves e contém muitos ingredientes naturais.
Aqui tudo é muito colorido, incluindo o próprio drink, um saboroso Gin Tônica repleto de especiarias e com um toque apaixonante de Licor de Morango que estimula os sentidos e que nos deixa entusiasmados só de olhar!

Ingredientes:
50 ml de Gin
50 ml de Licor de Morango
150 ml de Água Tônica
Anis Estrelado
Cranberry
Flor de Hibisco
Pimenta Rosa

Preparo:
Para fazer o Gin Tônica é bem simples. Primeiramente escolha uma taça bem bonita e a encha de gelo até a borda (assim você a gelará para receber os demais ingredientes). Na sequência adicione o Gin, que em nossa opinião, deve ser sempre de ótima qualidade.
Receita de Gin Tônica com Especiarias e Licor de Morango
Após o gin, adicione um pequeno punhadinho de cada Especiaria indicada, que além de darem um charme totalmente especial ao drink, exalarão um perfume único e muito especial. Mas para isso, a escolha das especiarias deverá ser tão rigorosa como na escolha do gin, pois somente desta maneira, você terá a certeza que cada gole será plenamente envolvente. Nossa dica? Conheça as caixas de especiarias da coleção "Fã de Gin" da Junco, uma marca que teve o seu início em 1980 quando o Sr. Onésimo Domingos da Costa (no intuito de prover todas as necessidades dos seus 5 filhos após ficar viúvo), começou a vender temperos e condimentos de porta em porta por todo Goiás e Triângulo Mineiro. 
Especiarias para Gin Tônica
Das várias caixas que essa tradicional marca de Uberlândia/MG tem, essa é a caixa de nº 3, que é composta de Anis Estrelado, Cranberry, Flor de Hibisco e Pimenta Rosa. E o mais legal é que as especiarias vem separadas em minis caixinhas de acrílico, exatamente para você deixar tudo organizado em seu bar e também para manusear melhor os ingredientes no momento que for usar. 
Dando continuidade à receita, após as especiarias adicione bem sutilmente a água tônica. Ela será fundamental para trazer a refrescância necessária para este drink, que por incrível que pareça, nasceu no século XIX quando o exército britânico (para combater o escorbuto, que é a falta excessiva de vitamina C no organismo) tomavam quinino diluído em água com gás. Mas para driblar o alto amargor desta mistura, começaram a adicionar um pouco de gin para que o gosto fosse mais apreciável. Interessante, né?
Dicas de Harmonizações Tropicais para recriar em casa
Finalizando com o toque mais charmoso que você poderá encontrar em um Gin Tônica, como último ingrediente a nossa master dica vai para o Licor de Morango, que por ter uma cor rosa translucida (um show à parte na apresentação) e um sabor expressivo de morango, trará para o drink não só o bom e velho toque de fruta, mas destacará ainda mais a leve doçura que todo bom licor tem. Ficou uma composição muito interessante e digna de ser repetida muitas e muitas vezes.
Receita de Gin Tônica com Licor de Morango
Feito com muito carinho pela Licoretto de Recife/PE, uma marca criada pela Larissa Belchior para levar muito mais sabor e suavidade às pessoas da sua região, este cremoso Licor vem agradando muita gente devido a sua alta qualidade e mais, é feito somente com frutas selecionadas, é um produto artesanal, perfeito para celebrações e capaz de gerar ótimas experiências quando apreciado puro (bem gelado) ou em coquetéis.
Para acompanhar um drink tão gostoso como este, que tal você preparar Pêssegos grelhados com Azeite de Trufas Negras? Hummmm... Fala a verdade... Ficou com água na boca, né? Eu sei! Esta receita é muito boa mesmo e será uma das mais exóticas e saborosas entradas que você poderá servir e experimentar. Para fazer é bem simples, mas alguns truques são fundamentais para você recriar com exatidão aí na sua casa, como por exemplo, uma boa frigideira antiaderente, um bom azeite e claro, pêssegos em calda.
Receita de Pêssegos Grelhados
Inicie separando a quantidade de pêssegos que irá usar e os deixe em um coador para escorrer toda a sua calda (reserve esta calda para usar em uma receita de Bolo). Em seguida regue a sua frigideira ou grelha com o Azeite de Trufas Negras (já falaremos dele) e coloque os pêssegos virados para baixo. Enquanto os pêssegos estão grelhando, acrescente alguns ramos de alecrim e assim que estiverem dourados, é só colocar no prato e regar com mais Azeite. Não há quem resista!
Sobre os Pêssegos, indicamos que você sempre opte por aqueles bem graúdos e de cor laranja vivo, como no caso dos Pêssegos em Calda da Doces Gigante de Santa Rita de Caldas/MG,  uma empresa que teve seu início em 1919 quando o Sr. Israel Theodoro do Nascimento e Silva colhia os pêssegos da sua própria plantação e levava para sua esposa fazer as compotas. Como ele normalmente chegava com as frutas dizendo: "Olha Chiquinha, que pêssego gigante!!!", o nome acabou pegando e se tornando referência em toda a região. Hoje, acredite, são considerados como uma das empresas centenárias mais queridas e respeitadas do Brasil. 
Dando ainda mais destaque à receita, para grelhar os Pêssegos (e para finalizar no prato com aquele fio que não pode faltar), azeite, sim, azeite! Mas não qualquer azeite... Estamos falando aqui é do Azeite com Trufas Negras, que por ser um produto muito especial, diferenciado e que promete ser a maior sensação nas suas receitas, é verdadeiramente um azeite trufado, ou seja, são utilizados Trufas de verdade em sua preparação e não essências aromáticas. E isso, tenha a certeza, é uma raridade no mercado de azeites!
Receita de Pêssegos Grelhados com Azeite de Trufas NEgras
Para você que ficou curioso, saiba que este azeite é produzido pela K-Lab Azeites de São Paulo/SP, grandes parceiros que já apareceram por aqui em uma deliciosa receita de Ratatouille e em um Dry Martini totalmente diferenciado. Sendo eles representantes da nova geração da gastronomia brasileira, provar este azeite (que traz expressivamente notas silvestres e amadeiradas) fará você despertar o lado chef que reside dentro de você.

Dica 04
Cerveja Artesanal
com Picanha Defumada e Cebola Caramelizada
Não tem como negar, cerveja, carnes e molhos praticamente nasceram um para o outro. São sabores e texturas que se complementam entre si e que sempre arrancam suspiros onde são servidos. Por isso, aqui uma harmonização envolvendo não só uma excelente Cebola Caramelizada, mas também a Picanha Defumada e a Cerveja Artesanal que citamos nas harmonizações anteriores. É realmente um trio de ótima qualidade e que fará a sua experiência gastronômica ser muito mais satisfatória!
A começar pela cerveja, é impossível não falar, é uma cerveja do estilo Doppel Weizenbier (duplo trigo em alemão) estupidamente deliciosa, cremosa (é cremosa mesmo), encorpada, de levíssimo amargor, com 6,2% de teor alcoólico e detentora de uma espuma linda de se ver. Só para você ter uma ideia, no sabor você poderá notar a forte presença dos maltes e toques precisos de especiarias. No aroma, toques frutais que nos remetem a cravo e banana caramelizada.
Então para quem gosta do estilo Weiss, essa cerveja será uma experiência e tanto, pois ela traz na essência o estilo do velho mundo e é totalmente orgânica. Isso mesmo, essa é mais uma bela criação da Cervejaria SteinHaus, que após nos impressionar com a sua "Honey Porter com Mel e Cumaru" (veja especial com 15 Cervejas Artesanais), nos mostra com essa cerveja a criatividade dos cervejeiros e toda a potencialidade de uma produção local e ecológica.
Harmonização de Cerveja com Carnes
Se no Lanche citamos a Picanha Fatiada, para os amantes de um bom churrasco aqui apresentamos a Picanha Defumada em peça, outra variação deste belo alimento produzido pela Berna Alimentos (que foi fundada em São Paulo como Boutique de Carnes, mas depois fixada em Louveira/SP com a área fabril). E assim como a fatiada, esta peça já vem prontinha para comer, tudo para facilitar o seu momento de petisco. Então seja na entrada ou como prato principal nos mais diversos encontros, aqui é só tirar do pacote, cortar à sua maneira e servir em seguida.
Harmonização de Picanha com Cerveja e Molho
E apesar de ser um produto maturado, a Picanha Defumada faz parte da linha de frios da marca, por isso deve ser sempre mantida refrigerada. Então após o consumo, basta envolver em um plástico filme e guardar na geladeira até o próximo consumo. Em resumo, uma picanha muito saborosa, de aroma defumado e com uma textura que se desmancha na boca. Experimente dourar algumas fatias grossas na frigideira, fica uma delícia também.
Afim de proporcionar ainda mais satisfação para esta harmonização, uma Cebola Caramelizada extraordinariamente envolvente, irrecusável e que foi a melhor pedida para acompanhar esta carne. E isso é verdade, pois devido ao seu toque agridoce, deu aquele acréscimo de sabor que todo bom alimento merece. Vai por nós, essa é uma harmonização por similaridade, que agrada a maioria dos paladares e te dá a liberdade de servir sempre que desejar. Depois de prová-la, pode ter certeza, você jamais esquecerá do seu sabor.
Harmonização de Carnes com Cebola Caramelizada
Aliás, podemos dizer com propriedade que essa Cebola Caramelizada produzida pela Geleias Toque Natural de Esteio/RS, é uma das mais saborosas que já provamos, pois além da sua linda cor vibrante e da sua textura de um real caramelo, seu sabor é levemente adocicado e o melhor, se trata de um alimento totalmente natural (contendo apenas cebola branca, açúcar, água, pimenta dedo de moça e limão), ou seja, assim como a Geleia de Damasco (veja o especial Geleias do Brasil), é um produto sem nenhum tipo de conservante, corante ou acidulante.

Dica 05
Drink Eldorado de Hidromel
com Mel, Queijo Artesanal e Geleia de Frutas Amarelas
Voltada totalmente para ocasiões especiais, esta harmonização desperta os sentidos e provoca um enorme bem-estar nas pessoas. Então se você está preparando um encontro social na sua casa e quer que todos os convidados fiquem horas a fio conversando e petiscando, não tenha dúvida, esta harmonização envolvendo Drink, Queijo e Geleia, é tudo o que você precisa. Veja só!
Iniciando pelo drink, aqui a nossa releitura do drink Eldorado, que é um drink refrescante, super aromático, com toques de mel e que é perfeito para as mais diversas ocasiões. Na nossa versão, substituímos graciosamente a Tequila pelo Hidromel, gerando assim, mais suavidade e o deixando ainda mais interessante.

Ingredientes:
100ml de Hidromel Suave
75ml de suco de limão
1 colher de Mel
1 fatia de laranja in natura ou desidratada

Preparo:
Separe a fatia de laranja e misture os demais ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Coe e sirva em um copo com gelo maciço. Para finalizar, decore com a fatia de laranja, pois ela dará um perfume todo especial ao drink.
Receita do drink Eldorado de Hidromel
Mas você sabe o que torna este drink realmente especial, são os ingredientes que nele são utilizados, como por exemplo o Mel e o Hidromel. No caso do Hidromel, este que estamos utilizando é o Hidromel Suave, um dos grandes lançamentos da Hidromel Meadwine de Flores da Cunha/RS, que além de ter um vasto conhecimento no preparo desta sagrada bebida, foi a primeira hidromelaria do Rio Grande do Sul regulamentada pelo MAPA no Brasil.
Com 13,5% de teor alcoólico, macia no paladar, com uma ótima oleosidade e com um aroma inconfundível de mel, este hidromel é uma bebida que te transporta para uma realidade mágica onde o místico e o divino se entrelaçam. Muito versátil (veja aqui outro drink bem interessante), o hidromel pode ser apreciado tanto em dias quentes (bem geladinho) quanto em dias frios (em temperatura ambiente). E olha que legal, a base dos hidromeis confeccionados pela Meadwine, é de uma antiga receita Celta encontrada em um livro na Biblioteca Nacional do Reino Unido, em Londres. Bacana, né? Uma bebida milenar que você deve consumir sempre que puder.
Receitas de drinks com Hidromel
Como este é um drink gracioso, onde dentro da sua suavidade podemos sentir cada ingrediente de forma bem expressiva, a escolha do Mel para a receita será de suma importância. Neste caso, escolha um mel que traga não só o dulçor desejado, mas que represente como um todo a essência plena do drink, como por exemplo, o Mel de Abelha Jataí.
Receita de drinks com Mel
Este, no caso, é o Mel da Mbee, uma empresa de Atibaia/SP que tem muito respeito pela Natureza e que cuida das abelhas de forma incomum, chegando até a priorizar o plantio de muitas flores para alimentá-las. É muito amor envolvido em todo o processo; um sentimento muito bom que com certeza está em cada vidro deste Mel. E se você acompanhou recentemente o especial da Cura pelo Mel, onde apresentamos receitas caseiras para fortalecer a saúde, notou que o Mel de Jataí tem uma doçura média e uma espessura mais líquida do que os meles tradicionais, por isso, sua textura acaba sendo ideal para composição de muitos drinks.
Para harmonizar, um Queijo aveludado, bem macio, amanteigado, premiado com Medalha de Bronze no V Prêmio Queijo Brasil e que deixa um sabor apaixonantemente marcante na boca. E olha que interessante, este é um outro queijo da região de Alagoa/MG, onde seu produtor, o Sô Batistinha, lá pras bandas de 2009 foi o primeiro parceiro da Queijo d'Alagoa MG, uma parceria que já dura anos e que incentivou muitos outros produtores locais.
Queijo Artesanal premiado no V Prêmio Queijo Brasil
Um detalhe bem marcante sobre este queijo meia cura, é que ele é maturado por 15 dias e que para fazê-lo, são utilizados de 10 a 12 litros de leite (isso para cada quilo de queijo). E olha que na produção do Sô Batistinha (que hoje tem o apoio do seu filho em tudo o que faz) são feitos apenas 7 queijos por dia, tudo à base de leite cru (não pasteurizado) e da forma mais artesanal possível. Em resumo, um queijo de boa presença, levemente picante e com um aroma peculiar que somente os bons queijos artesanais tem.
Para realçar ainda mais o sabor deste queijo, Geleia de Frutas Amarelas, ponto! Aqui a combinação de sabores é fantástica e perfeita para ser consumida por um tempo indeterminado, pois além de ser apaixonante, a própria fusão de sabores te impulsiona a isto. Comer esse petisco maravilhoso e depois beber este drink, fará com que você queira reiniciar todo o processo inúmeras e inúmeras vezes. Com certeza é uma harmonização que fará sucesso entre seus convidados, independente de qual ocasião esteja celebrando.
Harmonização de Queijos com Geleias
De textura firme, composta por Laranja, Manga e Maracujá (com as clássicas sementes que jamais devem faltar), com baixo teor de açúcar e naturalmente bem tropical, essa geleia produzida pela Homemade Alimentos de Itupeva/SP, representa a pureza da fruta, onde seu gosto nos remete a natureza e seu aroma o resgate dos bons momentos sobre a mesa. Definitivamente, uma geleia que combina com tudo o que sua imaginação mandar e que será sempre destaque onde estiver.

Dica 06
Drink Grappa Clementina
com Penne Caprese de Tomate Seco e Ricota de Cabra
Esta harmonização é deliciosa, viciante e cabe tanto em uma refeição rotineira, como em um banquete especial, isso porque se trata de uma combinação versátil e muito convidativa. Sendo também um prato muito simples de se preparar e de deixar as pessoas admiradas no resultado (já que ninguém consegue parar de comer), o Penne Caprese é maravilhoso, nutritivo e fresco.
Para preparar esta delícia basta você cozinhar o Penne da sua preferência e após escorrer, em uma travessa ou direto no prato, adicione Tomates Secos, Ricota de Cabra e folhas frescas de manjericão. Simples, prático e com toda a certeza, a partir do momento que você fizer esta receita, não vai parar mais! Mas é claro, assim como todas as receitas que apresentamos por aqui, o diferencial deste Penne Caprese será na escolha dos ingredientes, em especial, o Tomate Seco e a Ricota de Cabra.
Receita e passo a passo de Penne Caprese
No caso do Tomate Seco, com toda sinceridade, este que usamos é o mais macio que já provamos! E além do próprio Tomate Seco em si, tem o azeite que o envolve, que contém alho, alecrim, ervas desidratadas, vinagre balsâmico, açúcar e sal, tudo para realçar ainda mais o sabor deste refrescante alimento. E realmente, nossa boca começa a salivar só de lembrar dele! Um antepasto incrível produzido pela Tempera, uma marca de Teófilo Otoni/MG que produz alimentos naturais,  totalmente artesanais, sem conservantes químicos e perfeitos para quem busca uma boa saúde.
Então se você é de Minas Gerais ou de qualquer lugar do Brasil, saiba que a Tempera valoriza muito o pequeno agricultor, pois ao adquirir os legumes, frutas e temperos para suas produções, acaba fortalecendo a economia local e fazendo com que todos prosperem em conjunto. E assim como a própria Adélia diz (idealizadora da marca), com moderação e equilíbrio, qualquer pessoa pode comer os produtos Tempera sem nenhuma culpa.
Receitas com Tomate Seco
E assim como o tomate seco, outro destaque desta receita é a Ricota de Cabra, que por ter um sabor acentuado, um alto valor de proteína e pouca gordura, deixou a receita muito mais saborosa e saudável. E não é para menos, pois este ótimo queijo segue o mesmo padrão de todos os queijos que já apresentamos aqui, ou seja, todos artesanais, sem iguais e perfeito para harmonizações tropicais.
Diferente de algumas ricotas que se esfarelam ao abrir o pacote, essa Ricota de Cabra produzida pela CapriVita de Florestal/MG tem uma textura mais firme e acredite, é muito macia (é muito macia mesmo). Aqui, por exemplo, fizemos bolinhas com ajuda de uma colher para a apresentação do prato e o resultado ficou maravilhoso demais. Também, sendo este um queijo livre de aditivos químicos e com um rigoroso programa de higiene, pode ter certeza, será uma das melhores ricotas de cabra que você terá em sua mesa.
Receitas com Queijo de Cabra
Para acompanhar um prato tão apetitoso, um Drink com muito frescor e bem aromático, o Grappa Clementina, que é feito com Grappa e Geleia de Mexerica Clementina. Se fica bom? Fica bom demais e você tem que recriar aí na sua casa, pois você vai precisar apenas de 100ml de Grappa e 3 colheres de sobremesa de Geleia. Bata tudo na coqueteleira com bastante gelo e sirva coado em copo baixo. E para dar aquele toque especial, decore com um ramo fresco de alecrim, o que dará um aroma todo exótico ao drink.
Receitas de drinks com Grappa
Não sei se você sabe, mas você sabia que a Grappa é uma bebida muito antiga e precursora da Cachaça? Verdade! Quando os italianos imigraram para o Brasil, eles trouxeram o conhecimento não só do preparo do clássico vinho, mas também da Grappa (conhecida também como Bagaceira e feita a partir da casca e semente da uva). É uma bebida muito especial, de alto teor alcoólico, extremamente aveludada e o melhor, além de ser apreciada pura (como muitos destilados), vai bem em drinks e misturada com café após as refeições.
Então se você tem um local na sua casa da qual se chama "Bar Pessoal", esse é um destilado que não pode faltar para o seu uso, pois devido ao seu sabor picante e seu aroma de uva, é o tipo de bebida que acaba chamando a atenção quando é oferecido. Por isso, para impressionar os amigos e familiares, indicamos fortemente que você conheça a Grappa da Vinícola Bertoletti de Bituruna/PR, um excelente destilado feito com antigamente, que trará o requinte necessário para suas receitas e que sempre será lembrada como símbolo de sofisticação.
Drinks e Cocktails com Grappa
Concluindo a lista de indicações desta harmonização com chave de ouro, Geleia de Mexerica Clementina, uma geleia leve, de sabor cítrico e super versátil para ser usada como acompanhamento de queijos, carnes, massas e muito mais. Sendo ela uma geleia de textura mais fluídica e com pedaços da própria fruta, ela acaba sendo ideal para a composição de drinks também. Neste drink por exemplo, deixou a bebida com uma cor muito bonita, com uma refrescância animadora e o melhor, fez com que todos a adorassem logo no primeiro gole.
Receita de drinks com Geleias
Com um sabor e aroma bem intenso de Mexerica, já que em sua composição contém apenas Mexerica Clementina (com casca), açúcar e limão, essa delícia tropical feita pela Zappa Geleias de Curitiba/PR nos mostra que o universo das geleias está crescendo e melhorando a cada dia que passa. E como a Zappa Geleias é uma marca que produz em micro escala, cada produto é confeccionado com bastante dedicação e poesia, pois todos os envolvidos são apaixonados pela arte gastronômica e tudo que envolve esta área.

Dica 07
Açaí com Guaraná
com Bolo de Pêssego com Azeite e Geleia de Frutas Amarelas
Perfeita para o desjejum ou até mesmo para fazer aquele lanche da tarde, esta harmonização além de trazer toques mais adocicados para o momento, irá proporcionar mais disposição e ampliará positivamente o seu estado de espírito. Por isso, é muito bom acordar e comer esse combinado, pois de forma natural, você sentirá que está consumindo um alimento muito nutritivo e potente para a sua saúde. E começar o dia com o "pé direito" assim, será fundamental para que tudo flua muito bem.
No caso deste Açaí, que diferente do Açaí puro da primeira harmonização, já vem com o tradicional Guaraná incorporado em sua composição, nos favorecendo uma condição física melhor, propiciando uma motivação para fazer nossas atividades de uma forma animada e já vem prontinho para beber. E quando você toma este Suco de Açaí com Guaraná, não importa a hora ou o momento, o seu corpo saberá que o que você está ingerindo só trará coisas boas.
Dicas de harmonizações com Açaí e Guaraná
E isso é verdade! Pois quando nos alimentamos de uma forma saudável e prazerosa, os resultados só serão positivos mesmo. E é exatamente por isso que para esta harmonização nós trouxemos essa outra bebida cremosa e suculenta da Infrutas da Amazônia, que além de trazer essa gostosa sensação de bem-estar, é um poderoso energético, é rico em vitaminas e vai muito bem com tudo aquilo que você desejar. Experimente também bem gelado após as atividades físicas, é realmente de se impressionar!
Para acompanhar uma bebida como essa, aqui um Bolo Caseiro a altura e que foi feito com os melhores ingredientes que você pode encontrar. E ele é bem diferente mesmo, onde seu sabor mágico e singular nos remete a uma certa sensação de contemplação, pois ficamos meio admirados, apreciando a mistura de sabores que nele contém. Visualmente, se parece com um Bolo bem simples... e é, mas em seu interior contém um toque encantador que faz toda a diferença.

Sabe a receita de Pêssegos Grelhados no Azeite com Trufas Negras? Eis aqui o segredo deste Bolo. Então quando você fizer esta receita e por algum acaso sobrar Pêssegos banhados no Azeite com Trufas Negras, nunca jogue fora, guarde-os em um vidro esterilizado e assim que possível prepare esse saboroso Bolo.

Para esta receita, você vai precisar de:
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
200 ml de leite
4 pêssegos em 50 ml de azeite
1 colher de sopa de fermento

Preparo:
Pique os pêssegos e reserve. Bata os ovos com o açúcar e a manteiga até a mistura ficar esbranquiçada. Acrescente a farinha, o leite e bata até a massa ficar homogênea. Agora coloque os pêssegos banhados no azeite e mexa delicadamente. Acrescente o fermento e coloque a massa em forma untada com manteiga, açúcar e farinha. Salpique a massa com mais açúcar e leve ao forno pré aquecido 180º por 25 minutos aproximadamente.

Prontinho!!!
Uma combinação alto-astral que vai animar seu dia ou te dar aquele up à tarde.
E por falar na maravilhosa versatilidade de todos os produtos que aqui estão sendo apresentados, para acompanhar este Bolo e para manter o clima mais tropical, a Geleia de Frutas Amarelas da Homemade Alimentos, sim a mesma que citamos na harmonização anterior e que há mais de 50 anos já faz parte das nossas vidas, será um grande acréscimo de prazer e satisfação. A combinação de sabores aqui será por pura similaridade e causará uma explosão de sensações na boca.
Receita de Bolo com Frutas Amarelas
Fundada em Campos do Jordão/SP, transferida para Jundiaí/SP e nos últimos 22 anos em Itupeva/SP, essa querida marca sempre cria suas geleias com a máxima da pureza da fruta, mantendo assim o gosto da natureza e a qualidade dos alimentos caseiros. E no caso dessa geleia composta por laranja, manga e maracujá, eles conseguiram esse feito e foram muito além, pois como deu para ver, ela combina muito bem com doces, com queijos, com carnes, como recheio ou cobertura de varias receitas e muito mais.

Dica 08
Drink Piña Colada de Cachaça
com Chapati e Molho Agridoce de Manga
Para quem não sabe, a Piña Colada é um Clássico da Coquetelaria (veja outros 12 Clássicos da Coquetelaria feitos com Cachaça) criado pelo barman Ramón Monchito Marrero no ano de 1954, enquanto trabalhava no Hotel Caribe Hilton, onde serviu pessoalmente este cremoso e refrescante drink por 35 anos. Em 1978 o drink ganhou grande notoriedade e recebeu o título de bebida oficial de Porto Rico. E de lá pra cá a Piña Colada mostra que servi-la é sucesso garantido, pois a mistura inusitada de seus ingredientes, gera um delicioso sabor e que todo mundo gosta!
Receita de drinks com Cachaça
Das diversas releituras que se pode fazer com este drink, uma que achamos muito interessante é a que substitui o Rum pela Cachaça, pois por trazer um sabor unicamente brasileiro e um teor alcoólico diferenciado, é o tipo de destilado que te abre a cabeça para as mais infinitas possibilidades de criação.
Para esta receita em especial, nós utilizamos a Cachaça Carvalho e Amburana da Cachaça Araz, uma marca de Londrina/PR que não só foi eleita por nós como uma das melhores de 2021 (veja aqui a lista das 15 melhores), mas que presa por demais o universo da coquetelaria brasileira. Em resumo, o toque amadeirado e aveludado desta cachaça trouxe para o drink um grande equilíbrio e um sabor de quero mais. É uma cachaça muito boa mesmo e deve sempre ser apreciada com boas companhias. 
Drinks com Cachaça
Sendo o Suco do Abacaxi um dos elementos principais do drink, saiba que ele será fundamental para trazer a refrescância desejada. Para isso, você tanto poderá bater o Abacaxi puro para obter o suco ou, ter o Suco de Abacaxi já pronto para o consumo. Neste sentido, é óbvio que indicaríamos o Suco de Abacaxi da Infrutas da Amazônia, que assim como a Polpa e o Suco de Açaí que citamos em outras harmonizações, de tão cremoso que é (e sem aquela acidez indesejada que às vezes o abacaxi pode dar) foi a melhor escolha para o drink.
Receita com Suco de Abacaxi concentrado
Só para você ter uma ideia, é uma bebida que ao ser colocada na boca, dá a impressão que você acabou de prepará-la de forma natural. É um Suco de Abacaxi bem espesso mesmo e um dos melhores que você poderá provar hoje em dia. Sério! Você chega até a sentir a textura da fruta na bebida. E por todas essas características, é uma bebida que além de ser ótima quando provada pura, é fantástica na composição de drinks.
Então para você que cultiva um bar pessoal, uma dica preciosa é: "Sempre tenha estes dois ingredientes para fazer esse tradicional drink", pois é a garantia de acertar em cheio no momento de servir.

Para fazer a nossa versão de Piña Colada, você vai precisar de:
50ml de Cachaça Artesanal
75ml de Suco de Abacaxi
40ml de Leite de Coco
40ml de Creme de Leite
1 colher de Açúcar

Preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Coe e sirva em um copo alto com gelo em cubos. Para finalizar, decore com uma fatia fina de abacaxi, uma cereja e sirva em seguida. A cremosidade aqui é sem fim!
Para harmonizar com esse clássico, escolhemos um petisco que tem um sabor que contrasta de um modo muito delicioso. Estamos falando de um Chapati (veja receita aqui) com Molho Agridoce de Manga. É uma harmonização ideal para aqueles momentos de pura descontração, onde pode ser servida em encontros casuais entre amigos ou até mesmo como entrada de almoços e jantares. E caso consiga servir ao ar livre, melhor ainda!
Harmonização tropical com Molho Agridoce
Ainda na vibe dos bons produtos amazônicos, este Molho produzido pela Ardosa de Santarém/PA é um produto com média ardência e temperado na medida. Feito de forma totalmente artesanal com manga, pimenta dedo de moça, cebola roxa, vinagre de maçã, ervas diversas e açúcar demerara, é uma delícia que foi um dos grandes destaques no nosso Especial de Natal do ano passado e que você precisa experimentar um dia. E isso é verdade, pois quando você o experimenta, sente de cara uma explosão de sabores. Aliado à este drink então, uma deliciosa harmonia de sabores (doces e apimentados) digna de ser repetida quantas vezes você desejar.
Huuummm... Quantas harmonizações apetitosas, não é verdade? Como pode ver, tudo é muito prático, tropical, com ótimos produtos e claro, tudo saboroso demais. Sabe porque? Porque são dicas para você curtir de montão em seu lar e aproveitar o melhor da vida com as pessoas que mais ama.

E fique atento.. Muitas novidades estão vindo pela frente! Então siga acompanhando a Revista Nós e outros Olhos e envolva-se com tudo que há de bom! 

Até a próxima!

Conheça mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.

Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial nos mais variados cenários: 👇
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes.

Dica 01
Martinazzo com Colher
Cibele Nakamura com Colar de Cerâmica

Dica 02
Martinazzo com Colher
Origem Atelier com Pires de Cerâmica
Marilon Eco Joias com Anel Upcycling
Patrícia Degan com Copo Longo de Cerâmica

Dica 03
Martinazzo com Colher, Garfo e Tábua
Makoto Fukuzawa com Prato de Cerâmica
Itens de Bar com Copo Dosador
Dry Cat Gin com London Dry Gin
Ateliê Cia Mococa com Guardanapo
Vi Azevedo com Bata
Meroca com Pulseira
Schweppes com Água Tônica

Dica 04
Martinazzo com Colher
Vi Azevedo com Bata
Dona Hermínia Mesa Posta com Copo Decorado

Dica 05
Martinazzo com Colher, Tábua e Garfo
Meroca com Pulseira
Itens de Bar com Coqueteleira e Copo Dosador
Eliana Kanki com Prato de Cerâmica

Dica 06
Martinazzo com Colher, Garfo e Tábua
Makoto Fukuzawa com Prato de Cerâmica
Itens de Bar com Coqueteleira e Copo Dosador

Dica 07
Martinazzo com Colher
Ateliê Patrícia Mira com Jogo Americano
Ateliê Cerâmica do São Francisco com Sousplat de Cerâmica

Dica 08
Martinazzo com Colher
Atelier Valéria Elorza com Colar Difusor
Meroca com Pulseira
Itens de Bar com Coqueteleira e Strainer

2 comentários:

  1. Nós da Doces Gigante ficamos orgulhosos por termos sido escolhidos por esta conceituada Revista Nós e Outros olhos! Com certeza nossos doces são produzidos com muito carinho, mantendo a excelência e a qualidade ao longo desses mais de 100 anos!

    ResponderExcluir
  2. Ficamos imensamente gratos por ter nossa Cachaça nesta super produção!! Vindo de uma Revista que é referência para nós, é um grande privilégio! Desejamos muito sucesso sempre! Saúde!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad