Post Top Ad

Molho Teriyaki: Uma Deliciosa Jornada pelos Sabores Orientais

Há algo mágico nos sabores que nos transportam para terras distantes, revelando uma tradição culinária rica e milenar. Entre esses tesouros gastronômicos, encontramos o irresistível Molho Teriyaki, um molho de sabor agridoce que combina perfeitamente com carnes, peixes, saladas e muito mais.
Receita de Molho Teriyaki
A origem do Molho Teriyaki remonta ao Japão feudal, quando samurais habilidosos dominavam as artes marciais e apreciavam uma boa refeição para restabelecer as energias. Foi nesse contexto que nasceu a técnica de preparo do Teriyaki, em que carnes eram grelhadas em fogo aberto e depois regadas com um molho especial. A palavra "Teriyaki" deriva da combinação de "teri", que significa brilho ou lustre, e "yaki", que se refere ao processo de grelhar ou assar. O resultado era uma carne suculenta e caramelizada, com um sabor irresistível.

Ao longo dos séculos, o Molho Teriyaki conquistou o paladar não apenas dos japoneses, mas de diversas culturas ao redor do mundo. Países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, adotaram o Teriyaki como um dos pilares da culinária asiática em suas metrópoles cosmopolitas. Esse molho versátil e cheio de personalidade transcendeu fronteiras e se tornou uma escolha popular em restaurantes e cozinhas caseiras.
Molho Teriyaki com Atum Grelhado e Saladas
No Brasil, o Teriyaki encontrou solo fértil para florescer. Com a chegada da imigração japonesa no início do século XX, o país recebeu um presente gastronômico que marcaria sua culinária. O Teriyaki conquistou o paladar dos brasileiros, sendo incorporado em pratos típicos da culinária japonesa, como o yakisoba e o tempurá, além de marcar presença em churrascarias e restaurantes de culinária fusion.

Shoyu
O ingrediente fundamental do Molho Teriyaki
Molho Shoyu usado em Molho Teriyaki
Para compreender plenamente o sabor do Molho Teriyaki, é essencial conhecer seu ingrediente principal: o Shoyu. Esse molho de soja fermentado é uma tradição milenar na Ásia, especialmente no Japão, onde aprimoraram sua produção ao longo dos séculos. O Shoyu é obtido a partir da fermentação do grão de soja, trigo, água e um cultivo de bactérias e leveduras específicas. O processo de fermentação confere ao shoyu um sabor complexo e rico, com notas salgadas e umami, tão apreciadas na culinária oriental. Inclusive, a introdução do Shoyu na culinária japonesa foi um marco na história da gastronomia, pois trouxe consigo uma explosão de sabores e possibilitou o surgimento de delícias como o Molho Teriyaki.
Molho Shoyu Minhoto
E para você que sempre está a procura dos bons alimentos, no quesito Shoyu nós super indicamos o Shoyu da Minhoto que é uma marca de Paulista/PE, que acredita na conexão entre comida e carinho. E é verdade, pois com uma pitada de amor, eles sabem que tudo fica mais saboroso, e com os ingredientes certos, qualquer pessoa pode se aventurar na cozinha. Por isso, a marca carrega consigo a história, a cultura e os segredos da culinária, assim como os segredos de família e os sabores únicos que eles proporcionam.

Inclusive, fazendo parte do grupo Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, a Minhoto nasceu com a missão de levar bem-estar e qualidade de vida para os lares brasileiros. Com um portfólio diversificado que abrange mais de 350 produtos, a marca está presente em nossas casas desde 1946, sempre oferecendo eficiência e claro, muito sabor.
Molho Shoyu Minhoto
Agora, uma coisa é certa, além do Shoyu, é imprescindível conhecer um dos grandes segredos do Molho Teriyaki: o Gengibre, uma planta herbácea nativa da Ásia, conhecida por suas propriedades medicinais, seu sabor picante e levemente adocicado. Seu aroma marcante e seu sabor distintivo fazem dele um ingrediente versátil, capaz de elevar o sabor de pratos doces e salgados.

Gengibre em Pó
Um Toque Aromático e Versátil
Gengibre em Pó usado em Molho Teriyaki
Ao utilizar o Gengibre no preparo do Molho Teriyaki, você obterá uma profundidade de sabor que é essencial para equilibrar a doçura e o sal do molho. E se por acaso você, assim como nós, usar o Gengibre em Pó, adicionará uma nota picante e levemente cítrica, oferecendo uma camada extra de complexidade ao resultado final. E além de seu papel na culinária, o Gengibre em Pó também é apreciado por seus benefícios à saúde, pois tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas, ou seja, além de trazer um grande sabor para os alimentos, nos propicia um enorme bem-estar.
Especiarias Kampo de Ervas: Gengibre em Pó
Nesta receita, por exemplo, nós utilizamos o Gengibre em Pó da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, que por ser um alimento riquíssimo em sabor, de grande qualidade e com o selo que atesta a sua procedência orgânica, vai por nós, você irá querer utilizá-lo em muitas receitas. E não é pra menos, pois a Kampo de Ervas, que se destaca por seu conhecimento sobre a Natureza e tudo que a cerca, busca sempre fornecer produtos de alta qualidade, garantindo assim, que tenhamos somente os melhores ingredientes em nossas casas.

Além disso, a Kampo de Ervas está comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, buscando sempre utilizar práticas agrícolas responsáveis, minimizando o impacto ambiental em sua produção e promovendo a conscientização sobre os benefícios dos ingredientes naturais, ou seja, um grande incentivo para um estilo de vida próspero e saudável.
Dicas de receitas com Gengibre
Agora que conhecemos a importância do Shoyu e do Gengibre em Pó, bora desvendar a mágica do Molho Teriyaki? Veja abaixo uma receita bem legal para você recriar em casa. Você irá se apaixonar pelo sabor!

Molho Teriyaki
Uma Deliciosa Jornada pelos Sabores Orientais
Aprenda o melhor Molho Teriyaki de Todos
Ingredientes:
150ml de shoyu
1 colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de sopa (rasas) de açúcar
1 colher de sopa de vinagre branco

Preparo:
Em uma panela pequena adicione o shoyu, o gengibre em pó, o açúcar e o vinagre branco. Misture bem os ingredientes até que o açúcar se dissolva completamente. Leve a panela ao fogo médio e deixe o molho ferver. Mas assim que começar a ferver, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.

Durante o cozimento, o molho irá reduzir e engrossar ligeiramente, adquirindo uma consistência brilhante e sedosa. Continue cozinhando até que o molho atinja a consistência desejada, lembrando que ele ficará mais espesso à medida que esfriar. E após o tempo de cozimento, retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco antes de utilizá-lo.
Receitas com Atum
Molho pronto? Então chegou a hora de explorar a sua criatividade culinária, utilizando-o para marinar carnes, regar legumes grelhados ou dar um toque especial aos seus pratos favoritos, como uma bela Salada de Folhas com Queijo de Búfala Ralado e Atum Grelhado com Crosta de Gergelim. Hummm! O Molho Teriyaki é tão versátil que pode ser usado em diversas preparações, garantindo um sabor autêntico e irresistível.
Prato de Saladas com Atum grelhado e Molho Teriyaki
E se você é um entusiasta da gastronomia e adora explorar sabores inusitados, não pode deixar de experimentar a combinação irresistível entre o Molho Teriyaki e o Queijo de Búfala. Essa fusão entre a tradição oriental e o paladar ocidental resulta em uma harmonia única de sabores, texturas e aromas.

Queijo de Búfala
A Combinação Surpreendente
Queijo de Búfala Harmonizado com Molho Teriyaki
O Queijo de Búfala, conhecido por sua textura macia e cremosa, possui um sabor delicado e levemente adocicado. Sua suavidade contrasta perfeitamente com a intensidade do Molho Teriyaki, criando uma sinfonia de sabores na boca. Para experimentar essa união de sabores, sugerimos que você rale o Queijo em tiras finas sobre as folhas da salada, pois a doçura e o salgado do molho teriyaki realçam o sabor do queijo de búfala, enquanto o frescor dos vegetais adicionam uma nota refrescante ao prato. 

Ao levar uma garfada dessa salada à boca, você será surpreendido pela combinação de texturas macias e crocantes, além da explosão de sabores que se entrelaçam harmoniosamente. A doçura e a acidez do Molho Teriyaki se fundem com a cremosidade e a suavidade do queijo de búfala, criando uma experiência gastronômica única e memorável.
Queijo de Búfala da Ilha do Marajó
E quem faz essa delícia de Queijo mundialmente conhecido como Queijo do Marajó, é a Queijaria São Victor, uma produtora renomada da Ilha do Marajó/PA com uma história que remonta há mais de 16 anos, onde nasceu do desejo de aproveitar a matéria-prima de um plantel de matrizes bubalinas leiteiras e criar uma fonte adicional de renda para a fazenda. Inclusive, o Queijo do Marajó é uma expressão da cultura marajoara e reflete o ambiente em que é produzido, resultando em um Queijo fresco, único e com toda a essência da riqueza Amazônica.

Marcus e Cecília Pinheiro são os responsáveis pela Queijaria São Victor, trazendo consigo uma descendência tradicional de criadores de búfalos na Ilha do Marajó, com mais de 200 anos de tradição. Ao longo dos anos, o Queijo do Marajó Fazenda São Victor conquistou diversos prêmios, destacando-se pelo reconhecimento em eventos nacionais e internacionais.
Queijo do Marajó Fazenda São Victor
Ao saborear o Molho Teriyaki e experimentar sua explosão de sabores agridoces, surge a oportunidade perfeita para harmonizá-lo com uma bebida que potencialize sua intensidade e que proporcione uma experiência sensorial completa. Nesse momento, o suco de Maçã Integral Orgânico se destaca como uma escolha ideal para acompanhar esse delicioso molho.

O Prazer em Harmonizar
Molho Teriyaki e Suco de Maçã Integral Orgânico
Dica de harmonização com Suco de Maça Integral
É aquela coisa... Imagine-se desfrutando de um peixe regado com o molho que você mesmo preparou. Cada mordida traz a combinação perfeita entre a doçura do molho e a suculência do peixe, enquanto os aromas exóticos invadem o paladar. É nesse momento de prazer gastronômico que você decide levar à boca um copo de Suco de Maçã. Ao sentir a primeira gota desse líquido dourado e translúcido, seu paladar é instantaneamente envolvido pela doçura natural da maçã, que harmoniza perfeitamente com as nuances adocicadas do Molho Teriyaki. Isso sem falar do frescor e a leve acidez do Suco de Maçã, que ao se contrapor de forma equilibrada à intensidade do molho, cria uma combinação que desperta sensações únicas.
Suco de Maçã Integral Orgânico
Para te inspirar, apresentamos com grande apreço o Suco de Maçã da Sáfri Orgânicos, que além de ser uma marca fundada em São Sebastião do Caí e sediada em Novo Hamburgo/RS, se destaca no mercado pela qualidade de seus produtos e pelo compromisso com a saúde e o meio ambiente. Para nós, é uma marca que mostra (através deste suco) a verdadeira maestria na arte do preparo dos alimentos.

Só para você ter uma ideia, a Sáfri Orgânicos oferece uma linha de produtos saudáveis e 100% livres de agrotóxicos, conservantes, corantes e glúten, ou seja, seus sucos são verdadeiras frutas engarrafadas, com sabores incomparáveis e perfeitos para todos os momentos. E além de se preocupar com a qualidade dos produtos, a Sáfrí também tem um forte compromisso com o meio ambiente, onde ao utilizar somente garrafas de vidro, a empresa busca reduzir o impacto ambiental, fazendo parte da logística reversa e garantindo a sustentabilidade do consumo.
Sáfri Orgânicos
Para completar essa experiência culinária envolvendo o Molho Teriyaki, saiba que além da escolha dos bons ingredientes, um detalhe fundamental e essencial é escolher cuidadosamente a cerâmica que será utilizada, não somente como base de apresentação, mas para criar uma atmosfera de autenticidade e tradição oriental, acrescentando assim, um toque de elegância à mesa.

A Elegância da Cerâmica
Apresentando o Molho Teriyaki e a Salada de Folhas
Dicas de receitas com cerâmicas
Para servir o Molho Teriyaki, recomendamos o uso de uma Molheira, pois devido ao seu formato delicado e funcional, é perfeita para acomodar o molho, proporcionando uma superfície estável e isolante, ou seja, mantendo a temperatura do molho por mais tempo e permitindo que seja facilmente servido.
Cerâmica Oriental - Molheira
Já para servir a salada de folhas, sugerimos uma Saladeira, que com sua forma ampla e bordas ligeiramente levantadas, a Saladeira oferece espaço generoso para acomodar todas as folhas que irá utilizar. E claro, a cerâmica além de ser resistente e durável, proporciona uma sensação agradável ao momento, tornando a experiência de servir e saborear ainda mais prazerosa.
Cerâmica Oriental - Saladeira
Para completar a composição da mesa, uma Tigela é ideal para servir o Molho Teriyaki junto com os alimentos principais. Com seu design versátil, esta Tigela pode ser utilizada tanto para acomodar o molho como para servir pratos individuais, como uma porção de yakisoba ou frango teriyaki com arroz. A cerâmica, com suas cores e texturas naturais, adiciona um toque de sofisticação e autenticidade à mesa, criando um cenário encantador para desfrutar das delícias da culinária oriental.
Cerâmica Oriental - Tigela
Sabe... Ao escolher cuidadosamente a cerâmica como base de apresentação, você não apenas realça visualmente os pratos, mas também valoriza a tradição e a arte da cerâmica, que têm um papel fundamental na cultura oriental. A cerâmica, com sua beleza artesanal, transforma cada refeição em uma experiência estética e sensorial completa.
Dica de cerâmica para molhos e saladas
Estas, por exemplo, foram produzidas graciosamente pela dupla de ceramistas Maíra Otsuka e Victor Nascimento, dois grandes mestres da arte cerâmica que sempre nos surpreendem com o resultado final das suas peças. Bora conhecê-los?

Maíra Otsuka
Ceramista de São Paulo/SP
Ceramista Maíra Otsuka
Maíra Otsuka é uma talentosa ceramista que encontrou na argila sua verdadeira paixão e expressão artística. Seu trabalho é guiado pelo encanto do processo manual, pela artesania e pela busca incessante da perfeição técnica. A cerâmica oferece a Maíra a oportunidade de criar peças únicas e explorar a relação entre forma, peso e funcionalidade.

Com seus produtos, Maíra Otsuka busca oferecer delicadeza, leveza e conforto em primeiro lugar. Suas peças são cuidadosamente projetadas para se encaixarem perfeitamente nas mãos e proporcionarem uma sensação de naturalidade e identificação com o objeto. Cada peça é única ou produzida em pequenas tiragens, evitando a lógica fabril e permitindo maior liberdade criativa.

Maíra iniciou sua jornada no meio cerâmico durante seu curso de artes visuais em 2017. Após ter contato com a disciplina de cerâmica, ela buscou aprimorar suas habilidades em outros espaços de aprendizado e logo montou seu próprio ateliê. Sua pesquisa abrange as técnicas de cerâmica do leste asiático e também das cerâmicas ameríndias, enriquecendo sua abordagem artística.
Saladeira de Cerâmica feita por Maíra Otsuka

Victor Nascimento
Ceramista de São Paulo/SP
Ceramista Victor Nascimento
Victor Nascimento é um talentoso ceramista que se dedica a criar produtos duráveis e belos, oferecendo uma experiência intimista e exuberante. Seus produtos são cuidadosamente projetados para combinar forma, textura e cores de maneira única. Atuando principalmente na cidade de São Paulo/SP como professor, orientador de processos e artista visual, Victor também trabalha ocasionalmente em Campinas/SP, onde se dedica aos estudos e à produção cerâmica, em colaboração com sua mãe, Maria Nascimento, uma renomada escultora cerâmica de Campinas/SP.

Possuindo uma ampla variedade de ceramistas que o inspiram, Victor destaca Cecília Stellini e François Ruegg (seus amigos e mentores fundamentais no seu processo criativo), Ivone Caçador (que o ensinou sobre construção de fornos e esmaltes), Ruben Alekxander, Makoto Fukuzawa e Maira Otsuka (como referências em sua prática cerâmica).

Ah! Uma curiosidade sobre o trabalho de Victor Nascimento e o conjunto aqui apresentado é o amor e carinho com que foram criados, pois cada material escolhido, os motivos desenvolvidos e as formas utilizadas são uma homenagem às culturas cerâmicas brasileiras e do extremo oriente, bem como aos minerais, à natureza, à arte e ao artesão. Esse é o espírito que Victor deseja transmitir a todos que compram, estudam e trabalham com cerâmica.
Conjunto de cerâmica feito por Victor Nascimento
Por fim, essa jornada através dos sabores nos levou a uma fascinante viagem culinária, onde as fronteiras entre os continentes se dissipam e a paixão pela gastronomia nos conectam.
Mesa de refeição com suco de maçã e salada saudável
Portanto, permita-se mergulhar nessa jornada culinária. Explore os sabores autênticos do Molho Teriyaki e aprecie cada detalhe que compõe essa experiência única. Que o Molho Teriyaki e seus acompanhamentos inspirem você a criar suas próprias combinações, a experimentar novos ingredientes e a celebrar a riqueza da culinária em todas as suas formas.
a melhor receita de molho teriyaki
Que os sabores do mundo continuem a nos encantar, a nos surpreender e a nos conectar através do prazer compartilhado à mesa.

Até a próxima receita!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Minhoto com Molho Shoyu
Kampo de Ervas com Gengibre em Pó
Queijaria São Victor com Queijo do Marajó
Sáfri Orgânicos com Suco de Maçã Integral Orgânico

No cenário:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Martinazzo com Tábua, Talheres e Pegador
Flor do Brumado com Buquê de Flor
Herreros Panos e Retalhos com Trilho de Mesa
Ateliê & Cia Mococa com Guardanapos de Pano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad