Post Top Ad

Cozinhando a dois: Uma prazerosa experiência gastronômica

Você sabia que "cozinhar a dois" é uma das práticas mais gostosas que o casal pode fazer dentro de um relacionamento? Exatamente! Fortificando prazerosamente a união, a arte de cozinhar a dois faz os apaixonados se aproximarem ainda mais da essência do amor e mais, neste ambiente, ou melhor, neste momento, além das saborosas receitas que o casal pode fazer em conjunto, muito bate papo, bebidas gostosas e até mesmo palavras sensuais ao pé do ouvido devem acontecer. E fala a verdade, quem não gosta de um carinho assim? 😍

Então para que o seu Dia dos Namorados seja incrivelmente inesquecível, que tal você e sua cara metade se envolverem na cozinha para brindarem juntos o eterno amor que reside entre vocês? Legal né? Se deixar vocês poderão passar o dia inteiro criando delícias e provocando carícias! Até porque, é Dia dos Namorados e vocês merecem ter um dia especial.

Agora... O que preparar em uma data tão importante como essa? Bom, para começar você deverá escolher um bom vinho para celebrar esta data em grande estilo. Em segundo, que é onde a magia do cinema acontece, opte por comidas afrodisíacas, como Cuscuz Marroquino, Salmão Grelhado e Merengue na Taça, assim vocês despertarão ainda mais o sentimento que existe neste momento e claro, saborearão como nunca os melhores prazeres da vida.

E aí, bora aprender?
Então anote o passo a passo e viva com seu amor esta experiência!

Cuscuz Marroquino
com Salmão Grelhado, Castanha de Caju e Alecrim
especial de dia dos namorados, cozinhando a dois
Fácil, prático e incrivelmente nutritivo, o Cuscuz Marroquino é um alimento (tipo uma farofa hidratada) de origem árabe e que chegou ao Brasil na época colonial através dos africanos. Se popularizando pelo mundo devido ao seu rico sabor e pelas infinitas maneiras de preparo, o Cuscuz Marroquino ainda é afrodisíaco e combina perfeitamente com os mais diversos tipos de acompanhamentos, como peixes, carnes, oleaginosas e outros mais. 
Para fazê-lo, inicie separando em uma tigela a quantidade de Cuscuz que irá utilizar. Lembrando que essa porção irá triplicar de quantidade após a hidratação, por isso, é sempre importante saber que o Cuscuz sacia bastante. Para esta receita nós utilizamos apenas 100gr, o que serve tranquilamente o casal.
Cuscuz separado? Então bora preparar o caldo para hidratá-lo! E olha... Esse será o grande segredo da sua receita, pois diferente das versões que utilizam somente água quente para a hidratação, aqui você poderá utilizar um caldo quente de carnes, legumes ou até mesmo de ervas, assim o seu Cuscuz ficará inegavelmente irresistível.

Nossa dica? Faça um caldo utilizando Alho e Cebola em pó! Isso mesmo, Alho e Cebola em Pó! Esses grandes aliados da cozinha, aqui em uma versão prontinha para você envolver os alimentos com muito mais sabor e nutrientes. E olha, uma coisa iremos te dizer, esses eficientes temperos produzidos pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP (que sempre estão inovando para facilitar a nossa rotina) são tão perfeitos que podem ser utilizados tranquilamente em refogados, massas, tortas, grelhados e onde mais a sua imaginação mandar. Depois que você os experimenta não consegue ficar sem.
Não sei se você sabe, mas a Cebola além de dar aquele toque clássico de tempero ao prato, é um legume riquíssimo em nutrientes e muito benéfico ao corpo, pois amplia a imunidade, fortalece os ossos, controla a glicemia e muito mais. E no caso da sua versão em Pó, todos esses atributos se intensificam, lhe conferindo mais saúde e qualidade de vida.
E com o Alho não é diferente, pois é um outro legume repleto de nutrientes e que está entre os temperos mais utilizados no Brasil e no mundo. E olha que legal, consumido com frequência, o Alho ainda ajuda a diminuir o colesterol, combate as bactérias do corpo, protege o coração e muito mais. Isso sem falar do seu toque único de sabor, que aliado às melhores receitas, sempre se apresentará como um grande diferencial.
Outro ponto muito importante sobre esses legumes em pó é que eles rendem muito, mas muito mesmo. Nesta receita do Caldo por exemplo, foram apenas 1 colher de sopa de Alho e 1 de Cebola para 1 litro de água. Aqui basta aquecer a água e adicionar os temperos (se desejar pode colocar uma pitadinha de sal também, mas é opcional). Mexa bem até levantar fervura e prontinho.

Dica! Se não usar todo o Caldo de uma vez, guarde-o em um recipiente com tampa (na geladeira) e use para cozinhar outros legumes ou até mesmo para fazer uma sopa. Fica uma delícia!
Dando sequência a receita do Cuscuz, com o Caldo pronto e ainda bem quentinho, com uma concha hidrate o Cuscuz que está na tigela. Umas 4 conchas serão suficientes. Espere 3 minutos e com uma colher mexa delicadamente, soltando todo o Cuscuz que ficará com uma textura similar à de uma farofa. Reserve.

Agora em uma frigideira prepare o complemento que dará vida ao seu Cuscuz. Lembre-se que esse complemento pode ser feito de inúmeras maneiras, mas aqui, aproveitando a deixa do Dia dos Namorados, nós fizemos uma combinação que deixou o Cuscuz bem leve e graciosamente afrodisíaco. Tudo para você celebrar o amor da melhor maneira possível.

Para esta receita você vai precisar de:
50gr de Castanhas de Caju grosseiramente picadas
1 lata de Grão de Bico em conserva
1 Pimentão Vermelho cortado em cubos
10g de Alecrim Orgânico
Azeite Extra Virgem a gosto
Raspas de Limão Siciliano a gosto
Sal a gosto
receita de cuzcus marroquino
Preparo:
Primeiramente lave o Grão de Bico e coloque-o para escorrer. Reserve. Em uma frigideira coloque as Castanhas de Caju e aqueça-as por uns 4 minutos só para realçar o seu sabor. Acrescente um generoso fio de Azeite, o Pimentão Vermelho e o Grão de Bico. Agora dê uma leve refogada e finalize acrescentando o Sal e o Alecrim Orgânico, que é uma erva bem comum no mediterrâneo e muito utilizada por nós brasileiros, tem um perfume agradavelmente característico e será um dos grandes diferenciais da sua receita.

Muito fácil de usar, o Alecrim pode ser colocado em qualquer fase da receita (início, meio ou fim), aqui tudo vai depender do quão acentuado você irá querer o sabor. Mas uma coisa é certa, entre os muitos benefícios que o Alecrim pode nos proporcionar, a "disposição" sem sombra de dúvidas é uma das melhores.
Sendo assim, nesta parte da receita novamente temos que dizer; produtos especiais sempre serão capazes de transformar o aspecto final de um prato. E porque sempre repetimos isso? Porque infelizmente todos estamos vivendo em um mundo onde a maioria dos alimentos que consumimos são provenientes do uso desenfreado de agrotóxicos e de componentes químicos. Triste, não é? Mas você pode mudar isso! Como? Optando sempre por alimentos orgânicos, artesanais e provenientes da agricultura familiar, que por serem livres de tais substâncias, trazem na sua essência a forma mais natural de ser, nos fazendo um bem enorme e proporcionando ao alimento um sabor sem igual.

Ao pensar nisso, não há como negar, uma marca que sempre nos vem à cabeça e que reúne todos esses atributos é a Kampo de Ervas, que para nós, são um dos maiores símbolos de referência quando o assunto reúne boa alimentação e qualidade de vida. Vai ver é por isso que a maioria das nossas receitas são tão especiais! 😊
Então agora que a sua mistura de sabores está pronta, acrescente-a (ainda bem quentinha) ao Cuscuz e  mexa cuidadosamente. Mas para que esse prato fique ainda mais incrível, acrescente as raspas de Limão e mais um fio generoso de Azeite. Mexa novamente se desejar e sirva em seguida. Vai por nós, ficará um espetáculo!
E não se engane! Para essa receita ser realmente especial, o Azeite que utilizará deverá ter a mesma pegada dos produtos que aqui já foram apresentados, ou seja, deverá ser um produto 100% brasileiro, com a essência dos novos tempos e com a mesma qualidade dos melhores do mundo. Para tal, super indicamos o Azeite Arbequina, que é um Azeite extra virgem, de aroma frutado, com 0,1% de acidez e que apresenta um perfeito equilíbrio entre amargos e picantes.
Com notas de frutas verdes e perfeito para as mais diversas receitas (como saladas, grelhados, massas, queijos e muito mais), este Azeite produzido pela Verde Louro Azeites superou as nossas expectativas e com certeza irá superar as suas também. Localizada em Canguçu/RS, uma região privilegiada pelo clima subtropical, pelo baixo nível de chuva e pelas propriedades únicas do solo, a Verde Louro segue rigorosos critérios para tornar a sua plantação de Oliveiras (que há anos crescem e prosperam sob o sol dos pampas) uma das mais especiais do Brasil.
Cuscuz Marroquino pronto? Agora é só preparar o Salmão Grelhado para acompanhar e correr pro abraço. E aqui não tem segredo, é só temperar o Salmão com sal, grelhá-lo na frigideira e quando estiver no ponto desejado, montar o prato do jeito que você quiser.
Ah! E quando for montar o prato, regue o Salmão com mais um pouco de Azeite, dessa forma o peixe ficará com aquela camada invejável e deixará o Cuscuz ainda mais saboroso.
Na hora de harmonizar, a nossa super dica vai para um Vinho Syrah originário do conceituado Vale dos Vinhedos em Garibaldi/RS. Encorpado, sedoso, com taninos bem presentes, com notas de frutas negras bem maduras e harmonizando por pura semelhança com o Cuscuz Marroquino, este Vinho de 13,5% de teor alcoólico será uma das melhores pedidas para aquecer a chama dos apaixonados. Inclusive, de tão maravilhoso que é, teve a sua produção limitada a somente 900 garrafas. E acredite, será um dos melhores do gênero que você poderá provar.
Produzido desde 2007 pela Vinícola Dom Bernardo, uma empresa familiar liderada pelos irmãos Mateus, Marcelo e Maurício Batistelo, este Vinho faz parte da safra histórica 2020, na qual eles conseguiram extrair vinhos detentores das melhores notas possíveis e capazes de nos proporcionar um bem-estar enorme quando provados. E não é pra menos, pois apesar de ser um Vinho Seco, é extremamente macio e incrivelmente aveludado. Você não tem ideia... Vale cada gole mesmo!
Fala sério... Essa é uma refeição digna dos deuses, não é? Mas como deu para ver, mesmo sermos simples seres mortais, todos podemos ter um pouco deste divino em nossa mesa. Então sempre que possível, se programe e faça de tudo para ter o de melhor dentro do seu lar, pois mesmo sendo o alimento mais simples, não tenha dúvida, se for feito com carinho será o mais saboroso de todos.

Agora deliciem-se! Você e o seu amor merecem um momento assim!
Aproveitando que estamos na "vibe" das boas e apaixonantes harmonizações, uma outra receita (desta vez ligada a sobremesa) que combina perfeitamente com um bom Vinho é o Merengue na Taça, mas não um Merengue na Taça comum, estamos falando aqui é da versão feita com Queijo de Cabra e com Geleia de Morango com Pimenta, que de tão viciante que é, será capaz de você querer comê-la todo santo dia. Bora aprender?

Merengue na Taça
com Queijo Tipo Boursin e Geleia de Morango com Pimenta
receita de merengue na taça
Como dissemos acima, este não é um Merengue comum. Sério! Dividido em camadas, para fazê-lo é bem simples, mas devido aos ingredientes utilizados, se torna tão especial quando o prato salgado que apresentamos anteriormente. E claro, por ter o toque preciso da Pimenta, torna essa sobremesa um tanto afrodisíaca também.
Você vai precisar de:
Suspiro
Creme Amanteigado de Queijo
Geleia de Morango com Pimenta
Morangos frescos

Montagem:
Triture um punhado de suspiros e os posicione no fundo de uma taça bem bonita. Sobre os suspiros adicione o creme amanteigado de queijo, que por ter sido feito com um Queijo de Cabra Tipo Boursin, trouxe para a receita um sabor sem igual e totalmente exótico.

E para fazer este creme também é muito simples. Aqui basta bater 75gr de manteiga, 300gr de Queijo de Cabra Tipo Boursin e 100gr de açúcar de confeiteiro. Você tanto pode usar uma batedeira ou um fuê, o importante é que tudo fique bem homogêneo. Quer mais? Este mesmo creme ainda pode ser utilizado como recheio de bolos, tortas e muito mais. É bem versátil mesmo!
Dica! Para que o seu creme fique realmente um espetáculo, use o Queijo St. Chevrollin da Laticínios Piallet de Florestal/MG, que por ser um queijo em pasta (que nos remete claramente a um cream cheese), é a opção perfeita para ser usada na receita. Inclusive, nós mesmos fizemos um saboroso Cheesecake com ele e o resultado foi absurdamente fantástico. Também, sendo a Piallet uma grande referência no segmento de Queijos de Cabra, não poderia ser diferente, pois produzem queijos puros e naturais, sem nenhum aditivo químico. E o Queijo St. Chevrollin é de fato um tipo de queijo que te faz abrir a cabeça para as mais variadas receitas. Experimente e surpreenda-se também!
Para concluir a construção do Merengue com chave de ouro, após o creme insira uma quantidade generosa de Geleia de Morango com Pimenta, que por ser um pouco mais líquida do que as geleias convencionais, é perfeita para ser usada nesta composição. E não se engane, pois apesar de ser uma geleia que leva pimenta em sua composição, seu sabor é bem suave e agradável, o que torna esta experiência ainda mais prazerosa.
É aquela coisa... Quando uma marca é símbolo de sucesso, ela naturalmente se faz presente nos melhores momentos e claro, nos melhores lugares. E no caso da Geleias Toque Natural de Esteio/RS, tudo funciona plenamente desta forma. Verdade! Sendo conhecida pela maestria nos alimentos feitos no fogo, nas geleias eles mandam muito bem e nos provam de uma vez por todas como é que se faz uma boa geleia. E mesmo após nos surpreender com uma saborosa Geleia de Damasco com Pimenta e uma inigualável Cebola Caramelizada, novamente nos impressiona com essa Geleia de Morango. Vai por nós, é boa demais!
E para dar aquele toque especial que todo bom Merengue deve ter, finalize decorando com morangos frescos e um suspiro inteiro. Hummmm... Não há quem resista a uma delícia como essa.
Concluindo graciosamente esta mais que prazerosa lista de indicações, para harmonizar com a sobremesa (aqui por puro contraste, ou seja, limpando o paladar da doçura do prato) nós apresentamos outro Vinho especial da Vinícola Dom Bernardo, o Brut Rosé Gran Luiz, que é um espumante produzido pelo método champenoise, maturado por 2 anos em barricas de carvalho francês e com 12,2% de teor alcoólico. E olha, uma coisa iremos te dizer, por ser um lote exclusivo da vinícola, será uma raridade você encontrar um outro similar por aí. Pode apostar!
E olha que legal... A ideia da abertura da Vinícola surgiu quando a venda de uvas estava difícil, mas foi exatamente isso que motivou os irmãos Batistelo a investir em novas castas e na renovação dos vinhedos, surgindo então, a Vinícola Dom Bernardo, que além de homenagear o bisavô Bernardo (imigrante italiano da região do Vêneto, na Itália), hoje se apresenta como uma Vinícola Boutique, oferecendo somente produtos exclusivos e uma experiência gastronômica ligada a degustação e harmonização.
Então seja no Dia dos Namorados, seja em plena segunda-feira ou seja em qualquer outro dia comum, saiba de uma coisa, todo dia é dia de brindar pelo amor, todo dia é dia de dizer "eu te amo" para o seu amor. Sabe porquê? Porque isso é o amor! Ele não tem hora e nem data, ele simplesmente acontece! E assim como o belo borbulhar deste espumante, não importa como, faça o seu amor estar presente a todo instante.

Um brinde à ti,
um brinde a todos nós...
Um brinde ao Dia dos Namorados!
Que cada momento seja absolutamente eterno!

Até a próxima! 😉

Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Conheça mais sobre as marcas apresentadas:
Participação especial como cenário:
Martinazzo com Talheres de Mesa
Herrero´s Panos e Retalhos com Jogo de Mesa
Rakel Atelier com Pratos de Cerâmica
Oficina Lica Cruz com Tigela de Cerâmica

2 comentários:

  1. Temos muito interesse em cozinha em casal

    ResponderExcluir
  2. E um momento encantador e que aproxima muito o casal. Por isso, sempre que tiver vontade de comer algo gostoso, convide seu companheiro(a) para fazer junto. Vocês vão amar a experiência.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad