Post Top Ad

Muhammara: Uma delícia da Síria na sua casa

Para quem ainda não conhece, o Muhammara é uma pasta originária da Síria, mas hoje é uma receita muito comum em todo o Oriente Médio, que tem uma culinária rica em sabores, temperos e receitas que se destacam pela sua originalidade.
Muhammara: Pasta feita com pimentões, nozes e especiarias
Feito à base de pimentões, nozes e especiarias, o Muhammara é uma pasta de cor vibrante, com sabor intenso e com um aroma incrivelmente equilibrado. Saboroso que só, ele pode ser servido como entrada, em lanches, em saladas, como acompanhamento de alguns pratos, dá um show em churrascos e é excelente para compor petiscos, principalmente com queijos e pães de fermentação natural. Com uma cerveja stout ao lado então, hummm, é o tipo de alimento que te leva às alturas!
Harmonização de Muhammara com cerveja, queijo e pão de filão
E aí, bora aprender?
Então dê o play no vídeo abaixo e embarque conosco neste belo mundo de sabor!

Muhammara
Uma delícia da Síria na sua casa!

Antes de iniciarmos o descritivo desta receita, uma informação importante é que apesar dela ser feita com pimentões, ela não é indigesta, pois a pele (parte que traz essa sensação) é retirada no preparo.

Ingredientes:
3 pimentões vermelhos
1 colher rasa (chá) cúrcuma em pó
1 colher (chá) de alho em pó
2 colheres (sopa) chimichurri
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
20ml de melaço de romã ou xarope de morango
pimenta calabresa e sal a gosto
150g de nozes
1 fio de azeite
1/2 limão (suco)

Preparo:
Primeiramente, com uma pinça ou um garfo longo para churrasco, posicione o pimentão diretamente no fogo do fogão até criar uma crosta preta adquirida pela queima. Esse é um dos métodos mais tradicionais para preparar essa incrível pasta.

Após queimar toda a pele da superfície dos pimentões, coloque-os em uma tábua e com a ajuda de uma colher, raspe retirando toda a pele (que sairá bem facilmente).
Pimentão Vermelho para receita do Muhammara
Após retirar toda a pele dos pimentões, abra-os e retire todas as sementes e as partes brancas, deixando apenas os filés. Inclusive, esse filé de pimentão já nos abre a cabeça para ser inserido em uma série de receitas.

Agora, coloque os filés de pimentões no copo do liquidificador...
Pimentão Vermelho
... e bata com todos os ingredientes, exceto as nozes.
Temperos e Especiarias
Quando a pasta estiver com a mistura de forma homogênea, acrescente metade das nozes e bata bem brevemente, apenas para que as mesmas fiquem evidentes na pasta.
Receita Muhammara
Neste momento, transfira a pasta para um bowl bem bonito! Afinal de contas, essa receita merece uma bela apresentação.
Receita Muhammara com Nozes
Para finalizar, coloque o restante das nozes sobre a pasta, decore com um raminho de hortelã e sirva em seguida.
Muhammara com Nozes
Agora, uma coisa é certa, para fazer um belo Muhammara como este, escolher os melhores ingredientes será fundamental para o pleno resultado. Para tal, vai sem erro, confira abaixo a nossa super lista de indicações e recrie como um verdadeiro Chef essa maravilha na sua casa!

Chimichurri sem Pimenta
Chimichurri sem Pimenta
Quem conhece o Muhammara deve ter estranhado o fato de indicarmos o Chimichurri sem Pimenta na receita, mas aí é que está a grande sacada, pois esse fantástico mix de ervas nos proporciona praticidade no momento de preparar uma receita como esta. E o fato de ser sem pimenta, acaba sendo perfeito para o prato, já que vamos incluir pimenta de acordo com o nosso gosto em relação a ardência. Só para ter uma ideia, esse Chimichurri é composto por alho, cebola, cenoura, orégano, páprica, tomate, salsa, mostarda e louro, portanto, esse composto de sabores já facilita bastante o preparo da pasta. 

Cúrcuma Orgânica e Alho em Pó
Cúrcuma Orgânica e Alho em Pó
A Cúrcuma traz para a pasta uma potência no sabor e uma linda cor vibrante. Este é um ingrediente que tradicionalmente não vai no Muhammara, mas podemos dizer com toda certeza que esse toque de Cúrcuma deu ao prato uma inovação muito positiva, pois além do acréscimo saboroso e do belo visual, é rica em antioxidantes, é anti-inflamatória, tem ação cicatrizante e traz muito vigor ao corpo, ou seja, é uma especiaria que oferece inúmeros benefícios para a saúde.

Já o Alho em Pó, o que podemos dizer... é simplesmente maravilhoso! Verdade, pois usar o Alho já em pó proporciona inúmeras vantagens no momento de cozinhar. Para essa receita, por exemplo, ele é perfeito, pois seu sabor adere totalmente a pasta, porém, de uma maneira uniforme, não interferindo com os pedaços e não descaracterizando o que mais precisa ficar em evidência. Para nós, é um tempero coringa em qualquer cozinha, ficando excelente também em patês, molhos, massas de pães, tortas, sopas, caldos, farofas, cuscuz, frango e carnes vermelhas.

Pimenta Calabresa
Pimenta Calabresa
Normalmente, no Oriente Médio o Muhammara é feito com a Pimenta de Alepo, mais isso porque essa é uma pimenta muito comum por lá. Aqui no Brasil, o Muhammara é preparado com Pimenta de Alepo ou Pimenta Calabresa, que é a que utilizamos na receita. E como a Pimenta Calabresa tem uma ardência vigorosa, deve ser usada com moderação caso você queira que ela faça um efeito levemente picante, mantendo assim, todos os outros sabores também em evidência.
Pimenta Calabresa e Chimichurri
Em resumo, essas incríveis especiarias dão aquele toque especial quando preparamos um prato. São pitadas que diferenciam uma receita feita por uma pessoa, tornando cada prato, único por assim dizer. E para que isso aconteça, claro, super indicamos as especiarias da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, que além de nos ajudar plenamente neste momento, fornece somente produtos de alta qualidade e claro, exatamente o que precisamos para deixar a nossa verdadeira marca através da comida.

"A busca por qualidade sempre foi um dos nossos principais compromissos! Com transparência, respeito e ética, temos o objetivo de criar uma cadeia de comércio justo que seja saudável para todos. Desde o agricultor até o consumidor final, incluindo todo o meio ambiente." Kampo de Ervas
Pote de Alho em Pó
E assim como os bons ingredientes utilizados no preparo, podemos dizer com toda a certeza que o Liquidificador/Processador são aliados que facilitam em muito o nosso dia a dia, pois com eles temos grandes facilidades no preparo de diversos pratos.

O Liquidificador
Liquidificador/Processador da Linha Master Chef da Mallory
Para esta receita em especial, apresentamos com grande apreço o Liquidificador/Processador da Linha Master Chef da Mallory, uma marca de Fortaleza/CE que pode ser encontrada em todo território nacional, pois é uma empresa que está há mais de 45 anos inserida na vida dos brasileiros e que se destaca pelo desenvolvimento de equipamentos práticos e funcionais.
Liquidificador/Processador da Linha Master Chef da Mallory
Este equipamento que usamos, por exemplo, tem essas duas funções e é composto por uma base que acopla uma lâmina de 6 facas, possui 2 copos de tamanhos diferentes (um de 400ml e um de 1000ml) e que além da tampa tradicional, vem também com duas tampas squeezes, que são utilizadas para armazenar algum alimento nos copos, como um suco, uma vitamina ou um molho. O jogo de peças são compactas, o processador é super potente, tudo é muito fácil de limpar e mais, devido ao seu pequeno tamanho, podem ser guardadas facilmente. Fala a verdade! É um verdadeiro espetáculo!

"A Mallory é uma empresa brasileira com mais de 45 anos de experiência e referência em eletroportáteis. Contando também com escritórios na Europa e China, a Mallory se beneficia de todas as pesquisas e desenvolvimentos globais, traduzindo essa expertise para os produtos comercializados no país, sempre respeitando as características únicas da cultura brasileira. A Mallory desenvolve linhas completas de produtos para a cozinha, lar e cuidados pessoais, pensando no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas." Mallory
Liquidificador/Processador da Linha Master Chef da Mallory
E depois de preparar uma receita tão especial como esta, é natural querer servi-la em um utilitário a altura. Por isso, sugerimos aqui um conjunto de cerâmica que expressa em sua beleza singular uma grande personalidade.

O Utilitário
Bowl e Prato de Cerâmica - Pottery Artesanias
Composto por Bowl e Prato raso, as peças deste cenário transmitem uma certa ancestralidade e dão à mesa uma sensação de aconchego e de satisfação. Sendo perfeitas para serem usadas em entradas ou até mesmo para servir petiscos em diversas ocasiões (veja aqui um belo exemplo com Onion Rings e Molho BBQ), na arte do servir elas naturalmente expressam aos convidados o quanto eles estão sendo acarinhados.
Bowl e Prato de Cerâmica - Pottery Artesanias
Feitas pela ceramista Jandira Fontenele da Pottery Artesanias em Fortaleza/CE, uma grande artista que se entrega ao fazer qualquer objeto, esse conjunto foi produzido com as técnicas pinch, placa, impressão renda e queimadas em alta temperatura (1220°) por 8h. Para nós, este é um trabalho primoroso, delicado, manual e que de forma plena tem o poder de transmitir a energia da própria artista. É como se cada peça confeccionada por ela tivesse uma alma, uma vida... um motivo para existir!

"Minha busca por conhecer os processos e a criação em si me levaram ao caminho da experimentação. Além dos estudos com matérias primas, também estudo queimas primitivas como forma de fortalecer minhas raízes culturais e criativas. A experiência de realizar uma queima de chão autonomamente é muito potente, me fortaleceu na certeza de amar esse fazer tão belo e de construir uma ceramista vernacular." Jandira Fontenele
Bowl e Prato de Cerâmica - Pottery Artesanias
Tornando essa experiência do Muhammara em algo ainda mais extraordinário, Queijo! Afinal de contas, o gosto por queijos é tão marcante que muitos o consideram um verdadeiro hobby gastronômico, capaz de proporcionar sensações únicas e inesquecíveis. Para os amantes de queijo, degustá-lo com o Muhammara vai muito mais além do que apenas uma experiência gustativa, mas sim, uma verdadeira jornada sensorial e cultural.

O Queijo
Queijo Cura Júnior - Queijaria Bella Vista
De sabor marcante, porém suave, levemente adocicado e incrivelmente frutado, o Queijo Cura Júnior é um tipo de queijo que arranca suspiros por suas camadas, onde sua capa é mais compacta e seu interior de uma maciez super amanteigada, ou seja, uma dupla de texturas que te leva ao paraíso. Para completar, essa maravilha precisa de 60 dias de cuidados e maturação para ter esse incrível sabor. O resultado? Um Queijo que em 2019 recebeu medalha de prata no V Prêmio Queijo Brasil. Top né?
Queijo Cura Júnior - Queijaria Bella Vista
Sendo o queijo mais jovem da Queijaria Bella Vista de Ribeirão Claro/PR, o Queijo Cura Júnior é feito com leite de produção própria, em um vale com altitude superior a 500 metros, com água de altíssima qualidade (que vem de nascentes na própria propriedade) e com clima super especial, fazendo com que o terroir desta região proporcione características magníficas ao resultado final. Quer mais? Então saiba que este queijo representa claramente todo o carinho, entrega e dedicação de seus criadores, pois todo esse jeito zeloso na arte de produzir queijos vem do fato da Queijaria ter nascido de um sonho familiar, onde todos se envolvem amorosamente em cada detalhe para criarem juntos, os mais belos queijos que você pode provar. 

"Receber as pessoas para contar nossa história e mostrar o nosso trabalho no sítio e na produção dos queijos é o que mais adoramos fazer! Nunca é trabalho quando se faz o que ama! Cada um que passa pela queijaria Bella Vista é sempre muito especial para nós. Alguns voltam e outros voltam várias vezes! Costumamos chamá-los de “Os amigos que os queijos nos trazem”." Queijaria Bella Vista
Queijo Cura Júnior - Queijaria Bella Vista
E assim como o queijo, servir o Muhammara com um Pão é algo praticamente automático, pois se trata de um acompanhamento tradicional. E isso não é à toa, pois o pão é um alimento versátil e presente em diversas culturas ao redor do mundo. E quando combinado com pastas ou patês, o pão se torna ainda mais saboroso e nutritivo.

O Pão
Sourdough Filão - Florescence Pão e Poesia
Muito versátil e perfeito para todos os momentos, o Sourdough Filão é um Pão-Poema rústico, robusto, de casca bem crocante e com o seu interior macio. É definitivamente um Pão produzido com muito cuidado e amor, pois é feito com farinha fresca moída em moinho de pedra e com fermentação natural, resultando em um lindo Pão, com um aroma que enaltece o nosso ser e com uma beleza simples e sagrada. Inclusive, nós mesmos já usamos este pão para fazer um delicioso Tartine, que só de pensar, nos traz ótimas lembranças e saudades do sabor daquele momento.
Sourdough Filão - Florescence Pão e Poesia
O Pão-Poema Sourdough Filão é produzido pela Florescence Pão e Poesia de Ouro Branco/MG, uma marca idealizada pelo casal Dailane e Fabiano, que desde 2020 fazem juntos o nosso pão de cada dia com muita poesia. Um casal que se dedica com alma no momento de produzir e a cada pão gerado, são abraçados com um delicado papel, fitas e de quebra ainda vem poesia junto. Daí quando você recebe seu Pão, você tem a impressão que se trata de um presente, de tanto carinho que acompanha o pacote.

"Nosso Filão é toda esta força revestida de simplicidade, que ao brilhar saindo do nosso lastro de pedra, alimenta-nos o corpo e também alimenta-nos a alma, ensinando-nos que por vezes tendemos a achar que cada dia é simplesmente igual ao anterior, mas, assim como no artesanal, como nos processos que criam nossos pães de fermentação natural, definitivamente nunca é igual! Cada momento diferente de fermentação para cada um dos pães de nossas fornadas são instantes que se abrem como um limiar inédito!" Florescence
Sourdough Filão - Florescence Pão e Poesia
Fala a verdade! Não tem como fazer uma receita dessa sem a companhia de uma bela cerveja, não é verdade? Afinal de contas, tem ritual mais gostoso que cozinhar tomando uma cerveja? Não, né! E é assim que as coisas boas acontecem, onde de forma simples vamos inserindo em nossa rotina esses deliciosos afazeres. E daí vão se achegando um, depois outro e depois outro... E quando nos damos conta, em meio ao bate papo fervoroso, tudo fica pronto.

A Cerveja
Bragi Oatmeal Stout - ØL Beer Cervejas Artesanais
Harmonizando perfeitamente com os elementos da mesa e mostrando graciosamente todo o poder que as boas cervejas especiais tem, para este momento indicamos de olhos fechados o estilo Oatmeal Stout, que por ser uma cerveja encorpada, sedosa e feita com malte tostados, chocolate e aveia, isso sem falar das notas de amêndoas, nozes, café e caramelo, não tenha dúvidas, é uma bebida que torna qualquer momento rotineiro em especial.
Bragi Oatmeal Stout - ØL Beer Cervejas Artesanais
Intitulada de Bragi, essa Oatmeal Stout é mais uma bela cerveja produzida pela ØL Beer Cervejas Artesanais de São José dos Pinhais/PR, uma empresa que nasceu em 2016 quando dois Mestres Cervejeiros (Eduardo Vosgerau e Isadora Neier) se uniram para fazerem o que mais amam: Cerveja. E além de se motivarem pela cultura viking, cada rótulo é representado por um Deus Nórdico. Bragi, por exemplo, é o Deus da Poesia e da Música, muito conhecido por sua criatividade, sabedoria e também por ser um anfitrião que gostava de receber visitantes em sua casa e oferecer-lhes comida, bebida e entretenimento. E por todas essas características, entendemos claramente por que é sempre uma grande festa quando abrimos uma garrafa dessa.

"A ØL oferece experiências sensoriais capazes de agradar qualquer tipo de paladar. Gostamos de compartilhar nossa paixão e a diversidade que a cerveja tem a oferecer. Nossas cervejas são elaboradas para entregar altíssima drinkability (facilidade em beber), desde os estilos mais ‘fracos’, até os mais fortes." ØL Beer
Bragi Oatmeal Stout - ØL Beer Cervejas Artesanais
Agora que já te passamos todos os detalhes desta receita e também das melhores harmonizações, pense em tudo isso junto e crie um momento de muito prazer com as melhores pessoas da sua vida, pois essa combinação de sabores fará com o momento de vocês seja impecavelmente perfeito. 

Delicioso, né!
Então recrie aí na sua casa e viva essa experiência.
Você e todos ao seu redor irão adorar! 💚

Até a próxima receita!

Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Com participações especiais de: 👇
Redirecionamento para o "Instagram" ao clicar nos nomes.

Mallory com Liquidificador
Kampo de Ervas com Chimichurri, Pimenta Calabresa, Cúrcuma e Alho em Pó
ØL Beer Cervejas Artesanais com Cerveja Oatmeal Stout
Florescence Pão e Poesia com Pão de Fermentação Natural
Queijaria Bella Vista com Queijo Cura Júnior
Pottery Artesanias com Cerâmica Artesanal

No cenário:
Martinazzo com Talheres e Tábua de Madeira
Azeite Verde Louro com Azeite Extra Virgem
Regina Bijoux com Colar

Informações Adicionais:
Essa receita faz parte da série "Na Rota das Especiarias", onde estamos apresentando 7 receitas repletas de especiarias para você recriar com grande estilo aí na sua casa. Aproveite e veja as receitas que já foram publicadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad