Post Top Ad

Receitas Vegetarianas: 5 Dicas para harmonizar com Cervejas Especiais

Rica em cor, sabor e detentora de muitos nutrientes, a Alimentação Vegetariana desperta ótimas sensações e nos mostra que além das clássicas saladas, com criatividade podemos criar delícias sem fim. E olha, uma coisa iremos te dizer, mesmo que você não seja vegetariano (aquele que só não inclui carnes no cardápio), pode apostar, esse tipo de alimentação também irá conquistar o seu paladar.
Para te inspirar, hoje apresentamos 5 receitas super saborosas para você recriar na sua casa de forma prática e o melhor, com ingredientes que você encontra facilmente no dia a dia. Quer mais? Então saiba que cada receita ainda traz consigo uma bela dica de harmonização com cerveja. Bom né? Servidas em pratos de cerâmica então, aí não tem como, aqui é praticamente impossível você não ficar com água na boca!

Veja só!

Bolinho de Arroz
com Pimentões Vermelhos e Molho de Pimenta
Receita de Bolinho de Arroz
Fala a verdade! Ninguém resiste a um Bolinho de Arroz bem feito (até as crianças detonam)! Super simples de preparar e rende bastante, esse é um petisco coringa, que com ingredientes convencionais você prepara e agrada a todos.

Você vai precisar de:
1 xícara de arroz cozido
1 colher (sopa) manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 pimentão vermelho médio
2/3 xícara de leite 
2 ovos
sal a gosto

Preparo:
Corte o pimentão em pequenas tiras e reserve. Em uma travessa, misture os ovos, a manteiga e mexa bem. Introduza a farinha de trigo e mexa até virar uma pasta homogênea. Na sequência inclua o leite, o arroz e mexa novamente. Agora adicione o sal, as tiras de pimentões e mexa de forma mais suave.

Com a massa pronta, coloque o óleo para aquecer e assim que estiver bem quente, com o auxílio de 2 colheres, vai soltando a massa no óleo para fritar. A dica é que o Bolinho tenha o tamanho aproximado de 5cm, pois assim você terá a garantia que ele fritará por completo. Após fritar, coloque os bolinhos em um papel toalha para retirar o excesso de óleo e sirva bem quentinho.
Bolinho de Arroz harmonizado com Cerveja
Para esse Bolinho de Arroz ficar ainda mais especial, que tal um Molho de Pimenta Defumada, hein? Este por exemplo, tem uma textura cremosa, um sabor defumado bem presente e é perfeito para servir um grupo de pessoas, já que sua ardência é suave e por isso agrada praticamente todos os tipos de paladar.
Realçando plenamente o sabor dos alimentos, este Molho é uma obra da Sinhá Alimentos, uma marca fundada em 1964 por Múcio de Souza Rezende e que desde o início sempre focou na qualidade dos produtos. Tanto é que já usamos vários dos seus produtos e sempre foi o maior sucesso! E além da qualidade dos alimentos que oferece, a Sinhá apoia a agricultura familiar (onde toda matéria-prima que trabalha é de fornecedores que atendem aos critérios socioambientais) e mais, ela utiliza tecnologia para geração do etanol a partir do melaço de soja (minimizando impactos ambientais). Legal, né!

"Presente na mesa dos brasileiros há mais de 40 anos, a marca Sinhá se consagra por sua qualidade e uma ampla variedade de produtos, com destaque para o óleo de soja, os óleos especiais (milho, girassol e canola), azeites de oliva, pipocas de micro-ondas, farofas, proteínas texturizadas de soja e derivados de milho, entre outros. A marca Sinhá tem diversas certificações de qualidade, com produtos distribuídos em mais de 75 mil pontos de venda em todo o Brasil, ultrapassando as fronteiras com a exportação para diversos lugares do mundo." Sinhá Alimentos
Sinhá Alimentos
Trazendo ainda mais beleza para as refeições do dia a dia, para ser a base de apresentação dos Bolinhos de Arroz, eis aqui uma Tigela singular, rica em detalhes, perfeita para diversos momentos e o melhor, um encanto no visual. Com detalhes em que nos chamam a atenção para as figuras naturais, essa Tigela ressaltou a beleza do alimento e proporcionou ótimos momentos sobre a mesa.
Cerâmica Artesanal
Produzida pela ceramista Fabiana Queirolo de São Paulo/SP, uma artista que desde os anos 2000 atua com artes visuais e que em 2018 se encantou com todo o processo transformador do barro, essa é uma peça orgânica, vívida e que nos conecta plenamente com a natureza. E não é pra menos, pois todas as peças que ela desenvolve em seu ateliê (Azular Ateliê), tem esse tipo de sentimento. Essa tigela, por exemplo, se chama Casca, onde ela teve como inspiração a casca de ovo, dando à peça um formato único e rico em conceito. 

"A Azular busca atualizar a estética da cerâmica ancestral como parte da vida contemporânea, potencializando o ciclo infinito de saberes e valores essenciais que conectam histórias, afetos e lar. Além disso, cada peça é única, ela surge como resultado particular das inúmeras combinações entre forma, material, cor, desenho e a transformação dos materiais." Azular Ateliê
Tigela de Cerâmica para gastronomia
Na hora de harmonizar, Cerveja, claro! Sendo de longe a melhor pedida para esta receita, o estilo que indicamos aqui é a American Wheat IPA, que por ter um sabor incrível de Capim Limão e Frutas Tropicais, isso sem falar do seu amargor na medida certa, trouxe de fato a refrescância necessária para o momento. Também, com 6,6% de teor alcoólico, com uma cremosidade de tirar o chapéu e com um aroma incrivelmente inesquecível, não poderia ser diferente, é uma cerveja digna das melhores notas.
Harmonização com Cerveja American Wheat IPA
Produzida pela Alpendorf Cervejaria de Nova Friburgo/RJ, uma cervejaria que busca levar ao público novas experiências sensoriais, essa é apenas uma das diversas cervejas que a marca oferece. Sendo também um dos grandes destaques da sua região, a Alpendorf fica localizada no complexo da Casa Suíça, um local que ainda oferece queijos, chocolates, artesanatos locais, um exótico jardim para relaxar e acredite, conta também com um belo museu da imigração suíça.

"A utilização de um brasão como símbolo remete aos brasões utilizados por famílias de origem europeia, ilustrando mais uma vez nossas origens. As bandeiras da Suíça, Alemanha e Brasil são utilizadas para valorizar ainda mais essas origens, em uma alusão às cidades de Fribourg (Suíça), Freiburg (Alemanha) e Nova Friburgo (Brasil). A localização da cervejaria também reforça a ideia do resgate." Alpendorf Cervejaria
Cerveja Artesanal - Alpendorf Cervejaria
Agora, sabe o que também combina perfeitamente com esse petisco e que faz uma harmonização perfeita com essa American Wheat IPA? Whiskey! Sim, Whiskey! Mas olha, não pense que estamos falando de qualquer Whiskey não, pois aqui estamos falando do mais novo lançamento da Jameson Irish Whiskey, o Caskmates, uma bebida ímpar que nos apresenta notas de maçã verde, pera e mais, conta com um toque sutil de lúpulo, sementes de cacau e carvalho. O resultado? Uma bebida espetacular e que irá te impressionar logo no primeiro gole.
Harmonização com Whiskey Caskmates
Só para você ter uma ideia, o Caskmates nasceu em 2013 quando Brian Nation (Master Distiller da Jameson - Marca pertencente ao grupo Pernod Ricard) decidiu emprestar alguns barris de Jameson a uma cervejaria para ver se teria algum impacto na fabricação de cerveja. Esse processo resultou na criação de uma bela cerveja IPA e, mais tarde, quando os barris foram devolvidos, foram novamente cheios com Jameson. Percebendo que a essência suave de Jameson criava um balanço perfeito com a cerveja, desenvolveu neste momento o Caskmates, um whiskey moderno, cheio de estilo e perfeito para um ritual com cerveja.  

"A Pernod Ricard foi criada pela dupla Jean Hérmand, presidente da empresa Pernod SA, e Paul Ricard, um marselhês, dono da Ricard SA, em dezembro de 1975. As duas empresas eram concorrentes e muito conhecidas. Com a criação do Grupo Pernod Ricard, a variedade de produtos foi se ampliando até chegar aos dias atuais, com um enorme e diversificado portfólio de marcas de bebidas ao redor do mundo. O nome Pernod Ricard originou-se da junção dos sobrenomes Henri-Louis Pernod e Paul Ricard, fruto da fusão de suas empresas Pernod SA e Ricard SA." Pernod Ricard
Whiskey Especial

Fettuccine Artesanal
com Shimeji Al Mare e Alho em Conserva
Receita de Fettuccine Artesanal
Tão fácil quanto espremer uma laranja, essa receita é um espetáculo de sabor e agrada todos os gostos. Feito com massa artesanal, cogumelos shimeji, alho e finalizado com um toque irresistível de azeite, vai por nós, essa combinação de sabores elevará como nunca a sofisticação das suas refeições. Aqui é só cozinhar o Fettuccine e adicionar a quantidade desejada dos ingredientes abaixo.

Você vai precisar de:
Fettuccine Artesanal
Shimeji Al Mare
Alho em Conserva
Azeite Koroneiki
Orégano
Ramo de Hortelã

Preparo:
Em uma panela ferva o fettuccine até ficar al dente. Retire o excesso da água e adicione os shimejis. Na montagem do prato, adicione alguns dentes de alho, uma salpicada de orégano e finalize com uma quantidade generosa de azeite. Decore com um raminho de hortelã e sirva em seguida com uma cerveja bem gostosa.
Sobre este Fettuccine, o que podemos dizer... Fantástico! Exatamente, fantástico! É um tipo de macarrão artesanal pronto para o consumo e que fica pronto em apenas 2 minutos. Com 5 milímetros de largura e 0,5mm de espessura, este é um macarrão de massa seca feita apenas com farinha de trigo e ovos e o melhor, não precisa refrigerar, ou seja, tem uma validade longa e permite ser usado nas mais variadas receitas. Nesta, por exemplo, se mostrou um dos melhores macarrões que você pode experimentar.
Massa de Fettuccine
Produzido com muito carinho pela Donna Prima de Ibitinga/SP, este Fettuccine nasceu em 2016 de forma bem caseira e de tão gostoso que era, teve o devido incentivo para se tornar um grande negócio no ramo da gastronomia. Considerado como um dos melhores do Brasil, em 2018 um consumidor (que viria a ser sócio do fundador) encontrou o Fettuccine da Dona Prima em uma barraca de frutas na BR 333 e de tão maravilhado que ficou (é aqui onde entra a memória afetiva), o fez lembrar de uma viagem que tinha feito a Itália, mais precisamente na Piazza Augusto Imperatore, um restaurante que servia um Fettuccine idêntico ao da Donna Prima.

"Tudo começou no ano de 2016, na cozinha de uma residência produzindo apenas 6 unidades por dia e comercializando entre amigos, depois que “Santina”, uma italiana de 95 anos, conhecida como “PRIMA”, repassou a origem e o jeito de fabricar essa maravilhosa pasta, onde a “PRIMA”, chamou o fundador e disse: “Toma aqui cinquenta reais para começar seu negócio”. Ao longo do tempo a produção foi aumentando à medida que as pessoas iam comprando e ao mesmo tempo fazendo propaganda sobre a qualidade da pasta." Donna Prima
Receita Vegetariana com Macarrão
Inspirado na cultura gastronômica do litoral brasileiro, para acompanhar essa massa, apresentamos aqui uma iguaria que está fazendo o maior sucesso Brasil afora, o Shimeji Al Mare, que por nos lembrar logo de cara a uma casquinha de siri, tem um sabor super temperado e mais, além de combinar perfeitamente com os mais variados tipos de massas, vai muito bem também com risotos, saladas, lanches, salgados assados e muito mais. Em resumo, após comê-lo você não irá querer ficar sem.
Harmonização com Cogumelos
Feito pela Cogumelado de Belo Horizonte/MG, este belo alimento era vendido no antigo restaurante da marca em forma de acarajé (cortado ao meio em forma de canapé), onde era apenas finalizado com coentro ou salsinha. Sendo um grande sucesso entre os clientes, todos perguntavam se tinha camarão na composição, mas não, era apenas o saboroso e suculento Shimeji, mas com um detalhe, o seu preparo totalmente vegetariano trazia na essência o melhor da gastronomia baiana.

"A Cogumelado é um propósito que se tornou uma empresa. Um olhar único para os cogumelos e uma infinidade de possibilidades que o reino fungi nos presenteia. A Cogumelado vem para trazer sabores inigualáveis e uma excelente opção sem carne que não deixa nada a desejar; incluindo os mais carnívoros no grupo. O nome é a expressão gramatical de tudo isso!" Cogumelado
Cogumelos enlatados para gastronomia
Outra iguaria presente nesta receita e que fez a total diferença no resultado final, foi sem sombra de dúvidas o Alho em Conserva, que após fazer o maior sucesso em uma deliciosa receita de Panetone de Queijo com Ervas, aterrissa aqui novamente com o seu incrível mundo de sabor. E não é pra menos, pois sendo um alimento natural, sem igual e que representa como nunca o poder dos vegetais (da família Aliácea e uma das mais antigas plantas cultivadas no mundo), pode ter certeza, aqui até mesmo puro é uma delícia.
Receita com Alho em Conserva
E quem faz essa maravilha é a Conservas Dalí de Barueri/SP, uma marca que nasceu em 2020 quando a Eliane Fátima de Oliveira Jesus se inspirou a introduzir uma alimentação mais saudável após o nascimento das suas duas filhas. Hoje, junto com sua sócia Gabriella Moura de Oliveira Pompei, nos oferece produtos de alta qualidade e perfeitos para facilitar o nosso dia a dia.

"Oferecemos produtos 100% naturais, com muita qualidade e sabor. Além de serem feitos à mão, envolvemos cuidado e carinho para que cada cliente tenha sua experiência única. A inspiração para a conserva de alho surgiu através do conhecimento do insumo, que por ser um alimento anti- inflamatório, proporciona vários benefícios pra saúde." Conservas Dalí
Alhos em Conserva  - Dalí
Para finalizar este suculento prato, nada melhor que um Azeite de extrema qualidade e que foi considerado um dos melhores do mundo segundo os maiores especialistas no assunto. Para tal, utilizamos o Azeite Extra Virgem Koroneiki, que é um Azeite de sabor frutado, marcante, com toques herbáceos, de baixíssima acidez e com um aroma floral capaz de transformar a sua refeição em algo estupidamente divino.
Azeite especial para gastronomia
Produzido pela Verde Louro Azeites na bela cidade de Canguçu/RS, este azeite além de combinar com massas, vai muito bem também com legumes grelhados, pizzas, sobremesas e acredite, em drinks também, pois esse é o tipo de azeite que impressiona antes mesmo de ser aberto. Inclusive, para a refeição do casal no Dia dos Namorados é a melhor pedida, sempre!

"Para garantir um sabor ainda mais único e tradicional, trabalhamos com frutos precoces. A colheita é feita entre fevereiro e março, condizendo com a melhor época da azeitona, um pouco antes de ela estar completamente madura, a tornando perfeita para a elaboração do nosso azeite. Dessa maneira conservamos suas propriedades e ressaltamos seus aromas e sabor. Na produção dos Azeites Verde Louro utilizamos seis tipos de azeitonas: Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Coratina, Picual e Frantoio, cada uma com características próprias, assim extraímos um azeite extravirgem com qualidade e aromas únicos." Verde Louro Azeites
Azeites Especiais Verde Louro
Agora, para realçar todos os aspectos presentes nesta combinação de alimentos, é claro que a cerâmica utilizada deverá ser tão especial quanto. Para tal, aqui apresentamos um Prato de borda alta, na cor turquesa/preta (para contrastar plenamente com a cor do alimento) e que se torna perfeito para ser usado nas mais variadas ocasiões. Belo, rico em conceito e expressando uma grande personalidade, não tenha dúvidas, servir um alimento nesta obra prima é de fato um toque de mestre que todo chef deve ter.
Cerâmica para alta gastronomia
Desenvolvido pela ceramista Flávia Pinto em Brasília/DF, uma artista que atua há mais de seis anos e que é detentora de uma enorme criatividade, esse utilitário representa a sensação de plenitude que ela tem ao finalizar cada peça. Produzindo utilitários em pequena escala e garantindo um padrão de qualidade em tudo que faz, Flávia ainda dá cursos de cerâmica e sempre busca com suas peças, transformar positivamente o dia a dia das pessoas, ou seja, fazendo deles um momento sempre especial.

"O design desse prato foi criado para realçar a cor preta que surge da combinação desse esmalte turquesa com a argila terracota. Essa alquimia entre argila, esmalte e temperatura, permitiu criar o desenho em espiral, surgindo assim, a coleção infinito." Flávia Pinto Cerâmica
Cerâmica Artesanal
Na hora de harmonizar, escolha uma Cerveja diferente, repleta de sabor, que seja refrescante e de preferência, que tenha um alto teor alcoólico. Nossa sugestão, Belgian Tripel Wood Aged, uma cerveja de 9% de teor alcoólico, intensa, com um ótimo drinkability e que além de ter uma pegada do estilo belga, conta com chips de carvalho francês em sua composição. O resultado? Uma cerveja complexa, encorpada, cremosa e com um buquê aromático de virar o quarteirão. Sério! Uma das melhores do estilo que você pode provar hoje em dia.
Harmonização com Belgian Tripel
Criada pelos mestres cervejeiros da ØL Beer Cervejaria Artesanal, uma cervejaria de São José dos Pinhais/PR, que carrega na sua essência a força e a intensidade da cultura viking, essa cerveja foi inspirada no famoso Hidromel da Poesia, uma bebida da mitologia nórdica que nasceu da combinação do sangue do Deus Kvásir, com mel e frutas silvestres. Legal né? Mas sabe o que é mais legal ainda? É que tudo o que eles fazem é digno de admiração, prova disso, é fantástica a Oatmeal Stout e a inesquecível Belgian IPA. Prove e sinta na pele a verdadeira experiência em cervejas especiais.

"A ØL Beer (que significa cerveja em dinamarquês) tem o seu conceito inspirado na cultura viking e por isso compartilhamos conquistas e sabores. Uma vez por mês abrimos as portas da nossa fábrica pra você fazer uma visita guiada e conhecer todos os processos de produção da nossa cerveja. Ao final da visita nosso bar também ficará de portas abertas para você aproveitar. Acompanhe as datas pelas nossas redes sociais, reúna os amigos e venha participar dessa experiência incrível!" ØL Beer
Cervejas Especiais para gastronomia

Hambúrguer de Abobrinha
com Pão Low Carb e Queijo de Cabra
Receita de Hambúrguer de Abobrinha
Delicioso, suculento, macio e super envolvente, o grande diferencial deste lanche está de fato no hambúrguer de abobrinha. Feito para impressionar e para te provar que o clássico hambúrguer nem sempre precisa ser feito com carne, esta versão é ainda acompanhada de pão low carb, queijo de cabra, chips de macaxeira e harmonizada com cerveja sem glúten, ou seja, irresistível, nutritiva e riquíssima em sabor.

Para o Hambúrguer você vai precisar de:
2 Abobrinhas grandes
100g de Queijo Parmesão ralado
1 dente de Alho
2 ramos de Orégano fresco
1 pitada de Noz Moscada
1 xícara de Farinha de Mandioca

Preparo:
Inicie ralando as Abobrinhas em tiras bem fininhas. Com uma peneira (de preferência de aço inox), esprema as Abobrinhas até retirar todo o seu líquido. Em seguida insira os demais ingredientes e misture com as mãos até a massa ficar bem compacta. Agora unte uma bancada com manteiga, abra a massa com um rolo de madeira e forme os discos dos hambúrgueres. Nossa indicação é que eles tenham o diâmetro do Pão que irá utilizar e com 1,5cm de altura, assim na hora de fritar, o mesmo cozinhará por completo. Frite com um fio de azeite até dourar bem dos dois lados e monte o lanche desejado.
Receita de Hambúrguer Vegetariano
Após ser um dos grandes sucessos no quesito harmonização, para a estrela deste lanche apresentamos aqui um Pão de Hambúrguer super saudável que após ser provado, fará você repensar seriamente sobre os alimentos que anda consumindo hoje em dia. Totalmente Low Carb e feito com os melhores ingredientes que você pode encontrar (água, ovo integral desidratado, farinha de castanha de caju, farinha de amendoim, farinha de coco, psyllium, vinagre, bicarbonato de sódio, sal, fermento biológico, aroma natural e especiarias), este Pão de Hambúrguer é macio, suculento, combina com vários tipos de acompanhamentos e acredite, harmonizado com Drinks fica irresistível.
Pão para dieta especial
Desenvolvido pela ALECA Low Carb de Itajaí/SC e Curitiba/PR, este e muitos outros produtos da marca representam o sonho de duas irmãs de trazer mais saúde e longevidade para as pessoas. Pioneiras neste tipo de alimento no Brasil, desde 2015 a ALECA (fusão de Alegria e Carinho) vem se especializando e criando maravilhas sem fim, ou seja, mostrando para o mundo que o ato de se alimentar deve ser gostoso, prazeroso e acima de tudo, saudável.

"Os pães Aleca trazem aquele sabor delicioso de comida de verdade, são feitos com farinha de oleaginosas, sementes e ovos. Não levam trigo, soja ou qualquer tipo de farinhas refinadas e amidos. Além disso, são zero glúten, zero lactose e zero açúcar. Por esse motivo, atendem os mais diversos públicos: diabéticos e pessoas que não consomem trigo ou adotam dietas cetogênica/paleo/lowcarb para emagrecimento ou por motivos terapêuticos, intolerantes ao glúten e à lactose." ALECA Low Carb
Referência em pão low carb no Brasil
Dando mais autenticidade ao lanche e ampliando ainda mais a sensação de prazer para o momento, a nossa dica master é que ao invés de você utilizar o tradicional queijo mussarela, opte pelo Queijo Chevrille, que por ser incrivelmente cremoso, no formato de bolinhas e feito artesanalmente a partir da massa Boursin, fará com a sua boca se derreta de tanto sabor. Sério! É um dos queijos mais icônicos quando assunto é queijo de cabra.
Queijo de Cabra tipo Boursin
Sendo também perfeito para fazer parte das mais variadas composições, este queijo da Laticínios Piallet de Florestal/MG ainda vem embebido em azeite extra virgem, ou seja, quando o queijo acabar você ainda poderá aproveitá-lo para usar em muitas receitas. Em resumo, este Queijo é um grande diferencial que a Piallet tem. E é mesmo! Prova disso são as inúmeras receitas que já fizemos, como o Cheesecake de Queijo de Cabra com Vitória Régia, o Panetone de Queijo com Ervas, o Grissini e muitos outros mais. O resultado é sempre uma maravilha sobre a mesa.

"O Queijo Piallet é um produto puro e natural, isento de aditivos químicos, obtido de cabras selecionadas e elaborado sob rigoroso controle de qualidade. Nele estão reunidos tradição, história, conhecimento e tecnologia – tudo feito com muito carinho para você apreciar o delicioso sabor de um legítimo queijo fino de cabra." Laticínios Piallet
Queijos Especiais de Cabra
Ainda na vibe dos bons alimentos, o que seria de um lanche sem um petisco crocante para acompanhar? Impossível não pensar nisso, né? Para tal, apresentamos aqui uma super delícia chamada Chips de Macaxeira, que por ser feito com a mais pura Macaxeira e com gordura vegetal de palma, é um alimento saudável e rico em vitamina E, ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular, a reduzir o colesterol ruim e mais, é livre de glúten e conservantes. É realmente uma verdadeira delícia!
Chips saudáveis para alimentação
Sendo ele o resultado de muito teste, estudo, dedicação e trabalho, este Chips de Macaxeira é uma das grandes maravilhas produzidas pela Jamp´s Chips Naturais de João Pessoa/PB, que por representar muito bem o poder dos bons alimentos que estão sendo feitos hoje em dia, isso sem falar da bela essência familiar que molda os conceitos da marca, não tenha dúvidas, basta dar apenas uma mordida para se apaixonar, se envolver e se deliciar. A crocância aqui é sem fim!

"A criação da Jamp´s veio da vontade de uma família acreana que se apaixonou pela cidade de João Pessoa/PB, onde decidiram que ali montaria um negócio. E nada mais justo de que se chamar "Jamp´s", uma associação ao nome "Jampa', como é carinhosamente conhecida a cidade." Jamp´s Chips Naturais
Chips Naturais, crocantes e saudáveis
Todos sabemos que o ato de servir é realmente uma arte, pois além de ser um encanto aos olhos, transforma positivamente a imagem do alimento. Para esta receita, por exemplo, indicamos peças de cerâmica com tonalidades azuis, que além de contrastarem perfeitamente com a cor dos alimentos, dão uma profundidade sem igual para o momento.
Cerâmica azul com tom do mar
Intituladas de "Mar Profundo", este conjunto produzido pela ceramista Leila Castello traz na essência uma bela característica orgânica, pois foram feitas a mão, com carinho e com muita criatividade. Localizada em Santos/SP, Leila não só utilizou um tom de cor que mais lhe agrada, mas representou muito bem a beleza do mar que cerca a sua região. Para nós, são peças que se destacam por sua originalidade e que causam uma ótima impressão sobre a mesa. Neste lanche então, um espetáculo à parte.

"A marca Leila Castello Cerâmica Artesanal nasceu do encantamento por todo o processo que envolve a sua feitura, as transformações vindas da relação dos quatro elementos - terra, água, ar e fogo, e sua camada vítrea, meticulosamente estudada, composta de elementos originários da criação do universo. Acredito que a energia gerada em cada peça que faço, continua seu ciclo quando chega nas mãos de quem a adquiriu." Leila Castello Cerâmica Artesanal
Cerâmica Autoral Leila Castello
Completando a nossa lista de indicações para essa maravilha de lanche, ela, a Cerveja Blond Ale, que além de ser a melhor pedida para o momento, é orgânica e acredite, sem glúten, isso mesmo, sem glúten. Sendo a primeira cerveja neste estilo no Brasil, pode ter certeza, seu corpo frutado aliado ao seu aroma de maçã e mel, fará você se deliciar de tanto prazer. Quer mais? Então saiba que ela ainda é muito refrescante, leve (pois tem apenas 5,5% de teor alcoólico) e seu sabor apresenta inesquecíveis notas de caramelo. Boa demais né?
Harmonização com Cerveja Blond Ale
Produzida pela Cervejaria SteinHaus de Picada Café/RS, que inclusive também é a primeira cervejaria orgânica do Brasil, essa Blond Ale é uma cerveja que tem raízes antigas mas seu estilo é mais atual, pois foi apresentada aos cervejeiros artesanais como uma alternativa à cerveja de massa, ou seja, uma bela transição para o mundo dos diversos estilos cervejeiros. E para você que gostou dessa pegada orgânica na cerveja, super indicamos que conheça também a Cacau Pale Ale, a Honey Porter com Cumaru e a divina Strong Golden Ale da marca. É uma mais saborosa do que a outra.

"No Sul do Brasil, principalmente na nossa região, há uma tradição em formar cooperativas. Tal tradição é reflexo da nossa origem alemã, pois também na Alemanha é tradicional a formação desse tipo de associação. A primeira cooperativa do Brasil nasceu aqui, numa experiência do padre jesuíta Theodor Amstad, que chegou ao país em 1890 fundando em Linha Imperial - Nova Petrópolis - RS a primeira Cooperativa no Brasil em 1902. A cervejaria SteinHaus faz parte da Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural - Coopernatural, criada em 21 de setembro de 2004 pela vontade de 11 produtores rurais que em agosto de 2001 já haviam fundado a Associação Vida Natural." Cervejaria SteinHaus
Cerveja Orgânica

Moqueca de Mamão
com Farofa Artesanal de Castanha do Pará
Receita Moqueca Vegetariana
Um prato colorido, nutritivo, leve, de baixo teor calórico, fácil de fazer e muito, mas muito gostoso! Maravilhoso para servir em refeições especiais ou até mesmo em nosso dia a dia, este prato dá um sabor extraordinário em nossa rotina, ou seja, ideal para surpreender a todos!

Você vai precisar de:
1 mamão verde iniciando seu processo de amadurecimento
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
500ml de leite de coco
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
2 Tomates
1 cebola
sal a gosto

Preparo:
Primeiramente, em uma panela média coloque água para ferver. Enquanto isso, descasque o mamão,  corte-o em rodelas, retire as sementes e assim que a água levantar fervura, cozinhe o mamão por 3 minutos. Escorra e reserve.

Em seguida corte em rodelas a cebola, os tomates e os pimentões (retirando as sementes e a parte branca), reserve. Em uma panela grande coloque o dendê e deixe esquentar um pouco. Agora fazendo camadas, inicie colocando as cebolas, os tomates e os pimentões. O truque aqui é não mexer, apenas arrume as rodelas dentro da panela. Salpique o sal, coloque as rodelas de mamão e complete com mais uma camada de cebola, tomate e pimentão. Espalhe o leite de coco sobre tudo e deixe a panela com a tampa entre aberta. Quando o leite começar a borbulhar, ficando com aquele caldo com textura de molho, tampe a panela para os sabores se assentarem e desligue. Sirva em seguida em um prato bem bonito.
Moqueca harmonizada com cerveja
Por falar em pratos... Preparar a mesa e deixá-la bonita, com certeza abre o apetite de uma forma diferente, pois neste gesto você coloca o respeito que tem pelo alimento e o amor que sente pelas pessoas que vão fazer a refeição. Por isso, aqui escolhemos um prato super elegante, com um formato triangular, que expressa um belo desenho artístico e com cores que transmitem muita leveza.
Prato de Cerâmica para moqueca
Feito carinhosamente pela ceramista Mariana Figueiredo de Tietê/SP, que inclusive é arquiteta de formação e super conectada nos segmentos artísticos, este prato reflete o processo da arte cerâmica que a tanto fascina. Mas não somente isso! Mariana tem um visão de que tudo que viveu, sua ligação com a Natureza, todo o conhecimento que adquiriu em sua jornada e até mesmo as pessoas que conheceu, a direcionou para a cerâmica. E realmente, é nítido a entrega que ela tem em cada peça que produz, pois até nas peças utilitárias como essa, tem um design artístico, ou seja, um grande diferencial das suas obras.

"Meu primeiro contato com a argila foi em 2009 quando fiz intercâmbio e morei em Fresno, Califórnia. Mas foi em 2020 que a cerâmica reapareceu na minha vida e eu comecei a me aprofundar nos estudos, pesquisas e iniciei minhas produções para venda. Eu ainda sou aprendiz e muitas pessoas me inspiram diariamente, mas falando sobre meus professores, que são minha maior inspiração, eu tive os melhores! Juliana Borges, Rogério Carvalho, Ericelma Batista, Tácito Fernandes e Amanda Magrini, são alguns dos ceramistas que me ajudaram a chegar onde estou hoje. Sempre me incentivando a desenvolver, criar e experimentar todas as possibilidades do universo da cerâmica." Mariana Figueiredo
Cerâmica Autoral Mariana Figueiredo
Agora, uma coisa é certa, Moqueca que é Moqueca pede uma boa Farofa, não é verdade? Por isso, no prato além de colocar a Moqueca com todos os seus elementos em evidência, colocar também uma bela farofa fará com que tudo se complemente com perfeição e muita elegância. Neste sentido, a melhor escolha está nas farofas artesanais e repletas de castanhas. Aqui, por exemplo, uma Farofa com Castanhas do Pará que de tão saborosa que é, fará sua boca salivar antes mesmo de provar. Que combinação!
Harmonização com Farofa
Feita pela Natutty Farofa Artesanal de São Paulo/SP, uma marca que fornece produtos de alta qualidade e com ingredientes super selecionados, essa farofa é sequinha, amanteigada, é repleta de Castanhas do Pará (elas são bem evidentes mesmo) e assim como a própria Rita de Cássia nos diz (idealizadora da marca): É do meu fogão para sua casa! E é mesmo, pois quando você abre o pote dá para notar que se trata de um produto fresco, feito com muito carinho e claro, com muito alto astral.

"O nome Natutty vem do meu codinome, Tutty, colocado pelos meus filhos, ainda crianças (hoje com 36, 35.33 anos). Ficou na memória de todos, ou seja, dos filhos, dos amigos deles, dos sobrinhos, dos netos... Eles não me chamam de Tia e sim de Tutty e assim, de todos que foram chegando em nossas vidas. E nos nossos encontros familiares, a pergunta sempre é; onde vamos fazer ou nos encontrar? A resposta, Natutty." Natutty Farofa Artesanal
Farofa Artesanal
Na hora de harmonizar, um estilo de cerveja que combina muito bem e que eleva como nunca o lado refrescante do prato, é a Witbier, mas não uma Witbier comum (que normalmente leva coentro e cascas de laranja), pois estamos falando aqui é de uma versão composta por cardamomo, pimenta da jamaica e acredite, pera, sim, a pera, uma das frutas mais saborosas do mundo. Leve, com 5% de teor alcoólico, de baixo amargor e incrivelmente cítrica, vai por nós, essa cerveja é apaixonante e encantadoramente envolvente.
Harmonização com Cerveja Witbier
O seu produtor, a Cervejaria Matisse de Niterói/RJ, nos conta que essa cerveja é uma homenagem ao impressionismo, pois a aparência da cerveja lembra os belos campos de trigo presentes nas pinturas impressionistas. Inclusive, o seu nome Camille (presente no rótulo), não é meramente à toa, pois é o nome da esposa do grande pintor Claude Monet, que além de ser um grande mestre em seu estilo, fez perdurar por toda a eternidade a sua arte. E de arte, essa cerveja tem de sobra!

"A cervejaria Matisse foi fundada em Niterói RJ e continua atuando em Niterói e regiões próximas. Recentemente inaugurou um bar na Vila Cervejeira de Niterói, com 20 torneiras, onde estão plugadas todas as cervejas da marca e algumas convidadas, além de servir drinks clássicos e autorais e de contar com uma cozinha que serve petiscos, hambúrgueres e pratos internacionais. O nome do bar é Les Fauves em homenagem ao fauvismo de Henri Matisse (veja Instagram @lesfauvestapbar)." Cervejaria Matisse
Cerveja Artesanal Witbier

Onion Rings
com Feno Grego e Molho BBQ
Receita de Onion Rings
Excelente para acompanhar um bate papo ao fim da tarde, essa é aquela porção que você deixa seus convidados boquiabertos! Ainda mais se na sua receita tiver aquele toque de sabor diferente, nem se fala, é algo que fica na memória para o resto da vida. Para nós, esse é o tipo de petisco que anima o pessoal, que alonga a conversa e como já é de se esperar, é perfeito para acompanhar uma cerveja bem gelada.

Para fazer o Onion Rings você vai precisar de:
2 cebolas grandes
1 xícara de farinha de trigo
30grs de feno grego em pó
2 xícaras de farinha de rosca
sal a gosto
2 ovos

Preparo:
Primeiramente corte a cebola em rodelas e coloque-as de molho (por 30 minutos) em uma tigela com água, pois isso ajudará a tirar a sua acidez. Após isso, deixe escorrer em uma peneira e reserve. Agora, com cada rodela de cebola faça a seguinte sequência: Passe no ovo (batido e com uma pitada de sal), na farinha de trigo, no ovo novamente e finalize passando na farinha de rosca misturada com o feno grego. Frite em óleo quente até o ponto dourado desejado e sirva em seguida. Ah! Após fritar deixe elas sobre um papel toalha para secar o excesso de óleo.
Onion Rings com Feno Grego
Como deu para perceber, para deixar esse Onion Rings ainda mais especial nós incluímos na receita um toque preciso de Feno Grego, que inclusive, é uma especiaria que precisa ser mais usada por nós brasileiros. Também, de gosto suave e levemente amargo, podemos até dizer que lembra um misto de curry e aipo, combinando perfeitamente para temperar muitos pratos que contém carne vermelha, peixe, frango, cordeiro, legumes, verduras, arroz, molhos e até em massas de pães/tortas. É muito popular em diversos países do oriente e aqui ainda precisa ser mais utilizado.Feno Grego na gastronomia
E além do sabor delicioso que essa especiaria inclui nos pratos, o Feno Grego, por ser uma fonte riquíssima de proteína, vitaminas e minerais, é muito utilizado por vegetarianos e veganos . Show né! E você pode até pensar que é difícil encontrar o Feno Grego em pó, mas não, pois a Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP produz essa especiaria e tem sempre a disposição através da sua loja virtual. E quer saber do melhor, eles enviam para todo o Brasil.

"A Kampo de Ervas acredita que é possível sim proporcionar uma vida mais saudável tanto para nós quanto para a natureza. É por essa razão que promovemos o consumo de alimentos orgânicos e estimulamos uma rede de sustentabilidade em nossa cadeia de produção. Só é considerado orgânico aquele produto que for obtido através de um processo sustentável, que não prejudique o meio-ambiente local (incluindo animais) e respeite também os trabalhadores envolvidos. Tudo isso é certificado por organizações credenciadas pelo Ministério da Agricultura! E assim, o produto obrigatoriamente recebe o selo Produto Orgânico Brasil!" Kampo de Ervas
Feno Grego Kampo de Ervas
Após ser um dos grande sucessos apresentados em uma publicação relacionada a Drinks com Cafés, eis que surge aqui um dos Molhos BBQ mais saborosos que você pode provar hoje em dia. Sério! Sendo um molho a base de goiaba, chipotle e rum, este é um acompanhamento que realmente faz grande diferença quando o assunto é harmonização com alimentos, pois é um molho vegano, livre de conservantes, ousado e de sabor único. Único mesmo!
Harmonização com Molho Barbecue
Produzido pela Alma Quente Molhos Artesanais de Indaiatuba/SP, para chegar a tal resultado, os idealizadores da marca (Roberto C. Jorge e Camila Maffei Guedes Predieri) tinham o objetivo de fazer um molho especial e por isso começaram a experimentar tudo quanto é molho Barbecue que havia no mercado. Depois de diversas experiências, decidiram ir para Nova York para conhecer a raiz do Barbecue, tudo para posteriormente elaborar o molho perfeito. E valeu a pena, pois hoje eles têm em mãos um Barbecue de "tirar o chapéu" e que combina perfeitamente com saladas, lanches, pizzas, churrascos e onde mais sua imaginação te levar.

"Sou publicitário, tive agência durante 15 anos e sempre tive vontade de transitar em outras áreas. Como sempre gostei de gastronomia e meus amigos me convidavam para cozinhar para eles em eventos, senti que poderia criar algo que envolvesse a gastronomia e transformar o meu hobbie em um novo negócio. A partir daí comecei a pesquisar o mercado e vi que o campo de molhos, acompanhamentos estavam em plena ascensão. Entrei de cabeça, comecei a criar as receitas, fazer testes, dar para os amigos experimentarem, escutar os feedbacks, montar plano de negócios, criar a identidade e assim foi… até que senti que havia chegado o momento de mudar de vida e lançar a marca." Roberto - Alma Quente Molhos Artesanais
Molhos especiais para gastronomia
Para servir essas delícias, apresentamos aqui uma das peças mais bonitas de cerâmica do nordeste brasileiro. Sim, aqui estamos falando de um exclusivo conjunto de Prato e Bowl com detalhes em relevo e que foram pensados para gerar uma atmosfera de comunhão ao redor da mesa, que é o momento onde partilhamos nossos projetos e sonhos, ou seja, são perfeitas para servir os melhores alimentos que você pode fazer. Aqui, por exemplo, deram um toque de classe e elevaram como nunca a beleza do que foi servido.
Conjunto de cerâmica para petiscos
Feitos pela super ceramista Jandira Fontenele de Fortaleza/CE, uma artista que desde criança já tinha contato com o fazer cerâmico (por influência do seu pai que era artista plástico) e que há 13 anos iniciou um processo de criar peças com uma identidade própria, esse conjunto representa o grande conhecimento que ela tem com as mais diversas matérias-primas e com a queima primitiva, fortalecendo assim, suas raízes ancestrais. Para completar, Jandira faz suas peças sempre de forma manual, então todas são únicas, transmitindo assim, toda a sua personalidade.

"Encontro na arte cerâmica uma forma de expressão da pura criação, os processos químicos, os tipos de queima, as matérias primas e as infinitas possibilidades me fascinam. A criação das minhas peças e produtos considera uma identidade única e própria, trago originalidade mesmo quando se trata do objeto mais comum e simples, a fim de que cada objeto tenha um significado próprio para a pessoa que o adquirir." Jandira Fontenele
Cerâmica Artesanal Jandira Fontenele
Concluindo com chave de ouro a nossa lista de indicações, na hora de harmonizar, eis aqui uma Cerveja Lager que fará os seus sentidos brilharem de tanto sabor. Intitulada de GOLD, essa é uma cerveja que traz na alma uma receita centenária e de origem dinamarquesa, ou seja, traz consigo a combinação perfeita do mais puro malte e três tipos de lúpulos. Iluminando esse Onion Rings com o verdadeiro brilho dourado do Sol, não tenha dúvidas, essa cerveja de 5% de teor alcoólico e estupidamente cremosa, será o astro rei nas suas harmonizações.
Harmonização com Cerveja Lager
Produzido pela Cervejaria Therezópolis, uma das mais antigas cervejarias do Brasil, essa cerveja é o resultado de muito esforço e dedicação. E não é pra menos, pois devido a grande dedicação que a marca tem, traz nas suas cervejas sabores únicos e especiais. Prova disso são as receitas que já harmonizamos com elas, como a inesquecível Batata Hasselback com Queijo (Bock) e o maravilhoso drink Entre a Lua e as Estrelas (IPA). Em resumo, é sabor que não acaba mais!

"Em 2021, Therezópolis Gold, a Premium Lager reconhecida por sua alta drinkabilidade e refrescância, assumiu um merecido protagonismo na estratégia da Cervejaria e ampliou seu portfólio. Além disso, a marca trouxe mais contemporaneidade à sua identidade visual e rótulos, mantendo a referência às montanhas de Teresópolis e dando destaque para o Arlequim, personagem que entrega tradição, de um jeito descontraído." Cervejaria Therezópolis
Cerveja GOLD Therezópolis

Sabe... Quando alguém decide "virar" vegetariano, muitas pessoas podem até achar radical, mas a única coisa que essa pessoa vai deixar de comer é carne. E como vivemos em um país tropical, que inclusive é rico em vegetais, ter essa ação no momento de se alimentar é muito mais fácil do que se imagina. Aliás, quem tem vontade de aderir a essa filosofia de vida, basta começar incluindo mais ingredientes naturais nas suas refeições, como grãos, castanhas, verduras, raízes, folhas, especiarias, hortaliças e frutas. Assim a transição será muito natural, pois o paladar e o organismo se adaptarão a esse novo mundo de sabor.

Mas independente de ter ou não o vegetarianismo como ideologia, saiba que receitas vegetarianas são muito saborosas e trazem diversos benefícios para a saúde. E é exatamente por isso que te convidamos a inserir mais pratos coloridos na sua rotina, onde essa abertura para novos sabores te possibilitará a abrir o paladar e deixar seu corpo muito mais feliz e saudável.

Só para começar, pense na dieta vegetariana como inclusiva, pois introduz novos elementos em suas refeições. Por isso, quando for cozinhar pratos vegetarianos para sua família, a melhor postura é não ficar levantando "bandeira" de que a comida é vegetariana... Só faça algo muito saboroso e ofereça. Todos vão amar! ❤

Até a próxima receita!

Logo Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial nos mais variados cenários: 👇
Martinazzo com Garfo e Tábua de Madeira
Cerâmica Pé na Terra com Vaso para Arranjo de Flor
Flor do Brumado com Buquê de Flor Esqueletizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad