Post Top Ad

Receitas com Especiarias: Mostarda Caseira com Cúrcuma e Mel

Pode até ser prático ir ao supermercado e simplesmente comprar os alimentos que deseja consumir, mas fala a verdade, às vezes nada melhor do que você mesmo preparar o seu, fazendo deste momento um ritual gostoso e de pura satisfação. E além de tornar seu cotidiano muito mais gostoso, você vai aproximar sua família de um jeito natural e saudável, pois todos vão fazer questão de estar presente.

E para começar um movimento como esse, é muito simples! Basta cozinhar receitas deliciosas na sua cozinha e fazer desse ambiente um lugar gostoso de se ficar. Você vai perceber rapidamente os muitos benefícios de consumir o seu próprio alimento e mais, se agregar uma boa música e uma boa conversa, não tem outra, tudo ficará ainda muito mais apetitoso.

Por todos esses motivos, hoje apresentamos a nossa saborosa e maravilhosa receita de Mostarda Caseira com Mel, que por ser uma receita totalmente natural, rústica, sem conservantes e perfeita para todos os momentos, pode apostar, será uma das melhores Mostardas que você irá experimentar.

E aí? Bora aprender?

Mostarda Caseira
com Cúrcuma, Mel e outros toques especiais!
Mostarda Caseira com Cúrcuma, Mel e outros toques especiais!
Para fazer essa delícia você vai precisar de:

Ingredientes:
50gr de Mostarda em grãos
1 colher de chá de Mostarda em pó
1 colher de chá de Cúrcuma em pó
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de Mel
3 colheres de sopa de vinagre
100ml de água

Preparo:
Em uma panela coloque os grãos de mostarda junto com a água para ferver. Quando levantar fervura, permaneça com o fogo ligado por 3 minutos, tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansando por 1 hora. Ao passar esse tempo você perceberá que os grãos de Mostarda aumentaram de tamanho consideravelmente.
Mostarda em Grãos
Agora transfira os grãos para um pilão ou liquidificador. Aqui, se optar pelo liquidificador sua mostarda ficará um creme liso, mas se escolher o pilão, os grãos ficarão mais evidentes na mostarda, ficando um molho rústico e encorpado. É uma questão de gosto. Nós escolhemos fazer no pilão e ficou show!
Mostarda em Grãos usada em receita de Mostarda Caseira
No pilão, junto com os grãos de Mostarda, adicione o vinagre, o sal, o Mel, a Cúrcuma e a Mostarda em Pó.
Temperos para Mostarda Caseira
Agora misture e macere bem todos os ingredientes até atingir o ponto cremoso desejado. Prontinho! Você aqui já pode consumi-lo, mas se preferir (dependendo da quantidade que irá fazer e dependendo do ponto de ardência que deseja), coloque em potes esterilizados e deixe maturar por 5 dias. Sua validade é de 4 meses e depois que abrir o pote, conservar em geladeira por até 40 dias.

E olha, uma coisa iremos te dizer, quando você experimentar a sua Mostarda, irá sentir orgulho de si mesmo e talvez esse seja um alimento que nunca mais comprará pronto, pois como dissemos mais acima, essa é uma Mostarda Caseira feita apenas com ingredientes naturais, com um sabor incrível e muito, mais muito saudável mesmo.
Receita de mostarda com mel
Então para você que não abre mão de uma boa mostarda e que irá recriar com exatidão essa receita na sua casa, um ponto muito importante é: escolha muito bem os ingredientes que utilizará, pois eles, eles sim, serão fundamentais para que o resultado final seja prazerosamente satisfatório. Para isso, abaixo listamos os melhores ingredientes para você utilizar. Eles são pura inspiração e merecem total destaque na sua cozinha. Veja só!

Mostarda
em grãos e em pó
Mostarda em Grãos - Kampo de Ervas
A Mostarda, que independente de ser em grãos ou em pó, é altamente nutritiva, sendo fonte de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, ômega-3 e vitaminas A, C, E e K. Tem ação anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e antimicrobiana. E todo esse conjunto de nutrientes e propriedades também fortalece a imunidade, auxilia no processo de queima de gordura do organismo (ajudando na desintoxicação corporal), melhora a digestão, regula o intestino, melhora o aspecto da pele e mais, favorece positivamente a saúde do coração. Show né?
Mostarda em Pó - Kampo de Ervas

Cúrcuma
Orgânica
Cúrcuma Orgânica - Kampo de Ervas
A Cúrcuma é muito versátil para ser usada em diversos pratos, como em frangos, carnes, arroz, legumes, raízes, caldos e nessa Mostarda, sem sombra de dúvidas, é um ingrediente fundamental. Podemos dizer com toda certeza que ao usar a Cúrcuma diariamente, você estará incluindo em seus pratos muito mais vigor, energia e vitalidade, já que esse é um ingrediente com muitas propriedades positivas para a saúde, como ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica, antiviral, neuroprotetora e cicatrizante. Viu? Muita coisa boa né! Sem contar que o seu sabor é incrível!
Cúrcuma Orgânica - Kampo de Ervas
Quer mais? Então saiba que tanto a Mostarda (em grãos e em pó) quanto a Cúrcuma, são produzidas pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma empresa que temos grande respeito pela forma que atuam, pela seriedade e principalmente pelo modo nobre que trata as pessoas e o meio ambiente. E acredite, todo esse comportamento positivo reflete no produto final, não só por serem orgânicos (o que é um grande diferencial), mas também por uma questão energética. Por isso, na hora que adquirir as suas especiarias, já sabe qual a melhor pedida.
Temperos e Especiarias - Kampo de Ervas

Mel
Maturado de Uruçu-Amarela
Mel Maturado Uruçu-Amarela - Tupyguá
Outro ingrediente fundamental para o resultado desta receita e que devemos ter sempre em casa, é o Mel, que para nós (e olha que falamos por experiência), é um alimento muito bom para a saúde e que auxilia no processo de cura de muitos males, afinal de contas, é um potente prebiótico, um excelente antibiótico natural, tem ação cicatrizante, é antifúngico, é antisséptico e até conta com propriedades antimicrobianas. Inclusive, por ter tantos benefícios para saúde, super indicamos que você veja o nosso especial de remédios caseiros feitos com Mel, que além de inspirar as pessoas a consumirem cada vez mais um dos alimentos mais puros da Natureza, melhora o astral e dá um up enorme no humor.
Mel Maturado de Uruçu-Amarela
Esse Mel em especial, é produzido pela abelha sem ferrão Uruçu-Amarela, uma espécie nativa da Mata Atlântica que faz um dos Méis mais saborosos que você poderá provar. Verdade! Fornecido pela Tupyguá de Aracruz/ES (que trabalha apenas com produtos totalmente artesanais, sem nenhum aditivo químico, colhidos e beneficiados em pequena escala), esse Mel tem um significado enorme na alimentação e na medicina natural dos Povos Guarani e Tupiniquim. Para você ter uma ideia, ele é mais líquido, de leve dulçor e é extraordinário para ser usado em diversos pratos e bebidas.
Tupyguá de Aracruz/ES
Agora, uma coisa é certa, para servir essa autêntica Mostarda Caseira, acompanhamentos sempre serão bem-vindos, senão melhor, indispensáveis. Para isso, sugerimos aqui uma tríade de sabores composta por Pão Low Carb, Queijo de Cabra e Cerveja Orgânica. Hummm! Combinação perfeita, não é mesmo?
Pão Low Carb, Queijo de Cabra e Cerveja Orgânica

O Pão
Pão Low Carb com Azeitonas
Pão Low Carb - Aleca Low Carb
O Pão é sempre um grande companheiro nas refeições e não pode faltar quando o assunto envolve cremes, molhos e geleias, principalmente quando falamos de Mostardas e Queijos. Nesta proposta, por exemplo, o Pão Low Carb (que é mais úmido e conta com uma textura incrivelmente macia) foi o elemento fundamental para unir o sabor de todos os outros alimentos.
Pão Low Carb com Azeitonas
Feito apenas com ingredientes nobres (farinha de castanha de caju, farinha de amendoim, pepita de girassol, azeitona fatiada, gergelim, linhaça dourada e marrom), com aquele toque especial de Azeitona e mostrando como um pão de qualidade pode fazer parte da sua rotina alimentar, esta belezinha produzida pela Aleca Low Carb de Curitiba/PR, é riquíssimo em proteína e uma ótima fonte de fibras, além de não conter glúten, derivados de leite, açúcar, conservante ou aditivo químico. É um Pão realmente maravilhoso e perfeito para ser servido como aperitivo, para fazer um lanche ou acompanhar aquela massa caprichada no molho. 
Aleca Low Carb de Curitiba/PR
Se você ainda não conhece a Aleca, saiba que além dos benefícios descritos acima (o que já seriam mais que suficientes para prová-los), tem dois conceitos que deram nome a marca e que fazem a total diferença em cada pão preparado, que é a alegria e o carinho depositados não somente nas fases de produção, mas até o momento que este alimento chega em nossa mesa. E essa energia positiva é reflexo da união de duas irmãs (Vanessa e Gládis), que compartilham conosco uma saborosa forma de sentir bem-estar e cuidar da saúde através da alimentação. Fala a verdade! Você não pode ficar sem!
Aleca Low Carb de Curitiba/PR

O Queijo
Queijo de Cabra Serra do Lopo
Queijo de Cabra Serra do Lopo
Antes de mais nada, saiba de uma coisa: O Queijo Serra do Lopo é o tipo de queijo que faz qualquer situação ficar especial. Sério! Ofereça este queijo como aperitivo aos seus convidados, eles com certeza ficarão sem palavras, sabe porquê? Porque ele é simplesmente maravilhoso. Quer um exemplo? Você chega do trabalho precisando de algo para se recompor e renovar... e de repente faz para si e para quem estiver ao seu lado, uma harmonização com este Queijo. Pronto! Sua noite ficou radiante! Isso porque quando comemos um alimento muito saboroso, a sensação é realmente de prazer e satisfação. 
Queijo Serra do Lopo com Mostarda Caseira
De casca lavada na cerveja, maturado por 60 dias (onde sua casca fina e sua massa bem cremosa faz arrancar suspiros de quem o prova), com uma textura ultra macia e com um sabor intenso que te leva ao céu, o Serra do Lopo é um Queijo de Cabra do tipo Chevrotin produzido pela Capril do Bosque de Joanópolis/SP, uma empresa que temos grande respeito por sua seriedade, pelos prêmios e pelo capricho na arte da produção de queijos.
Capril do Bosque
E além do Queijo Serra do Lopo, muitos outros queijos maravilhosos são produzidos pela Capril do Bosque, como o Queijo Frescal e o Queijo Piramidal. E para você que deseja conhecer de perto um pouco do local onde são feitas essas delícias, saiba que a Capril do Bosque também oferece o Turismo Rural, um passeio de 50 minutos, repleto de informações sobre a produção de Queijos e onde também todos podem interagir com os animais. Inclusive, tem até o Parquinho dos Cabritos, onde a criançada pode brincar com os cabritos em um ambiente seguro e confortável. Show né? É uma ótima opção de passeio para a família!
Queijo Serra do Lopo - Capril do Bosque

A Cerveja
Cerveja Orgânica Cacau Pale Ale
Cerveja Orgânica Cacau Pale Ale - Cervejaria Stein Haus
Encantando a todos antes mesmo do primeiro gole, a perfumadíssima Cerveja Orgânica Cacau Pale Ale é de fato a melhor pedida para esta harmonização, pois devido ao seu sabor fantástico, o seu leve amargor e o seu aroma intenso de cacau, meu Deus, limpou o paladar das texturas aveludadas dos alimentos e mais, devido a sua textura cremosa, a sua cor laranja acobreada e a sua leve e charmosa espuma, deixa sempre aquele gosto de quero mais.
Cerveja Orgânica Cacau Pale Ale
Produzida pela Cervejaria SteinHaus de Picada Café/RS, essa Cerveja Orgânica é fruto de uma parceria com a AMMA Chocolate Orgânico, que colabora para preservar e reflorestar a Mata Atlântica no Sul da Bahia. Legal né? Mas sabe o que é mais legal ainda, é que a Cervejaria SteinHaus é a primeira Cervejaria Orgânica do Brasil, que além de fazer um trabalho belíssimo e sustentável, as Cervejas que produzem estão entre as mais saborosas que você pode experimentar. Também, produzidas de forma artesanal e em pequena escala, podemos dizer que cada garrafa é uma obra prima e que deve ser degustada sem demora, aproveitando minuciosamente cada gole.
Cervejaria Stein Haus
E por falar em sustentabilidade, saiba que cada cerveja da SteinHaus é resultado da satisfação em que a Cervejaria desempenha todo o processo, desde a forma que eles interagem com a Natureza (sendo no cultivo dos grãos ou na escolha dos seus parceiros produtores) até a forma que prepara cada receita. Isso sem contar o respeito e gentileza que eles têm com todos os envolvidos, ou seja, é muita coisa boa dentro de uma garrafa como essa! São cervejas para fazer parte dos melhores momentos da sua vida!
Cervejaria SteinHaus de Picada Café/RS
O Pão, o Queijo, a Cerveja e a Mostarda juntos!
Que harmonização! Um tremendo espetáculo!
Que harmonização! Um tremendo espetáculo!
Só para você ter uma ideia, o Pão tem um sabor robusto, o Queijo é poderoso e a mostarda por si só, já é um molho que normalmente se destaca. Mas a junção dos três resultou em um aperitivo onde cada elemento aparece de forma intensa e muito equilibrada. Com o gole final da Cerveja... Realmente, um casamento perfeito como o Yin e o Yang, onde uma força e uma suavidade se unem e se complementam. Uma harmonização digna para estar na sua mesa!
Prepare a sua Mostarda Caseira
Agora é com você! Prepare a sua Mostarda Caseira, providencie esses acompanhamentos maravilhosos e tenha uma refeição muito, mas muito feliz!
Mostarda Caseira faz parte da série "Na Rota das Especiarias"
E para você que está chegando agora aqui na Revista Nós e outros Olhos, saiba que a receita da Mostarda Caseira faz parte da série "Na Rota das Especiarias", onde estamos apresentando 7 receitas repletas de especiarias para você recriar em grande estilo aí na sua casa.

Aproveite e veja as receitas que já foram publicadas!
Você vai amar! ❤


Até a próxima!

Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial no cenário: 👇
Redirecionamento para o "Instagram" ao clicar nos nomes.

Martinazzo com Tábua de Madeira e Talheres
Flávia Pircher com Potinho e Pires de Cerâmica
Minas Pedra Sabão com Almofariz
Maa Soul com Anel Feminini
Herrero´s Panos e Retalhos com Trilho de Mesa
Jardim de Fadas com Miniaturas Decorativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad