Post Top Ad

GRISSINI: A melhor receita de todas

Quem gosta de cozinhar, normalmente tem grande orgulho por sua "coleção de ingredientes", principalmente pelas especiarias, que além de facilitarem a criatividade na hora do preparo, fazem fluir a verdadeira magia que existe dentro de uma cozinha. Repletas de sabores, texturas e aromas, as especiarias indiscutivelmente são alimentos especiais e sempre que possível devem ser usadas nas mais variadas receitas. Inclusive, com elas podemos recriar diversas versões do mesmo prato, inovando não só no sabor, mas dizendo com clareza que com elas tudo é possível.

E é bem isso mesmo! No caso do Grissini, por exemplo, não é diferente, pois é um tipo de alimento que permite o uso de tudo aquilo que vier na sua mente. Verdade! Aqui o grande truque não está na receita em si (pois ela é muito fácil), mas sim nos ingredientes que você utilizará na cobertura.
Para quem não conhece ou que nunca provou, o Grissini é um palito/bastão de pão sem miolo, bem crocante (tipo um snack) e incrivelmente viciante. De origem italiana, o Grissini tem muitas histórias que o cercam, por isso não há nenhuma certeza sobre qual teria sido a primeira receita. Porém, uma coisa é certa! Alguém em algum momento pegou uma tira de pão e colocou para assar. E o resultado foi simplesmente um petisco muito crocante e delicioso.
receita de grissini e harmonização com cerveja artesanal
Então para te inspirar a se aventurar neste vasto mundo de sabor, hoje apresentamos duas versões de Grissinis para você recriar aí na sua casa: uma coberta com Queijo de Cabra e outra coberta com Páprica Doce e Mostarda em Grãos. Hummm... Bom demais né? Até a gente começou a salivar aqui!
Para esta receita você vai precisar de:
240gr de Farinha de Trigo
5gr de Fermento Seco
1 pitada de Sal
120ml de Água
40ml de Azeite

Coberturas:
Queijo de Cabra Caprino Romano
Páprica Doce e Mostarda em Grãos

Preparo:
Inicie misturando o fermento, a farinha e o sal. Na sequência insira o azeite, a água e misture (sovando com as mãos) por aproximadamente 10 minutos. Desta forma a massa irá ficar bem lisa e macia. Após sovar, faça uma bola e deixe-a descansar (em um prato fundo com tampa) por 60 minutos.

Após esse tempo, divida a massa em duas e estique-a (em formato retangular) com um rolo de madeira. Com uma faca, corte em formato de tiras e antes de enrolá-las tipo parafuso, salpique um pouco de água com azeite e insira a cobertura desejada.
Após a cobertura, enrole-as em formato de parafuso e as posicione em uma assadeira. Ah! Lembre-se de deixar um pequeno espaçamento entre elas para não grudarem quando estiver assando.

E por falar nisso, após posicioná-las, leve-as ao forno por aproximadamente 30 minutos. Agora é só retirar, esperar esfriar e prontinho, seus Grissinis estão prontos para ser apreciados. A crocância aqui é sem fim!!!


Primeira dica de cobertura:
Grissini de Queijo Caprino Romano
Para fazer o Grissini de Queijo Caprino Romano, basta ralar a quantidade que for usar (por ser um queijo firme é bem fácil de ralar) e salpicar nos Grissinis como mencionado mais acima.

Este com certeza é um Grissini que agrada a grande maioria dos paladares, pois sendo o Queijo Caprino Romano um queijo de leite de cabra bem forte e salgado, traz para a receita uma personalidade bem marcante, deixando o Grissini ainda mais interessante, surpreendente e o melhor, com um sabor excepcional.
Produzido pela Piallet de Florestal/MG (uma marca que faz queijos puros e naturais), o Queijo Caprino Romano passa por uma maturação mínima de 30 dias e é confeccionado sob um cuidadoso sistema de qualidade, mantendo assim a tradição, a história, o conhecimento e a tecnologia, ou seja, tudo para que possamos ter um excelente queijo de cabra em nossa mesa.

 Para nós, este é um tipo de Queijo que não pode faltar na sua cozinha, pois além dele ser divinamente saboroso quando apreciado puro, vai muito bem também com outros alimentos, como em cubos em uma salada, ralado em uma massa, como recheio ou cobertura de pães/tortas/pizzas e claro, nos Grissinis mais crocantes da sua vida. Vai por nós, é realmente de surpreender!
Já a outra versão do Grissini, salpicamos Páprica Doce e Mostarda em Grãos, que ficou com um sabor deliciosamente terroso e exótico, deixando qualquer um com aquele desejo de quero mais.

Segunda dica de cobertura:
Grissini de Páprica Doce e Mostarda em Grãos
Para você que deseja surpreender as pessoas no "quesito sabor", eis aqui duas especiarias que não só devem estar sempre presentes na sua cozinha, mas que de forma prática e irresistível, devem fazer parte das suas mais variadas receitas.
A Páprica Doce, por exemplo, tem um sabor e um aroma suave, porém bem notável. Sendo capaz de deixar os alimentos com uma cor linda (que nos faz "comer com os olhos"), é uma especiaria que você pode salpicar em cima dos pratos já prontos, como no arroz, nas saladas ou até mesmo naquele pedaço de queijo branco. Ah! Ela fica muito boa também no preparo de verduras, legumes e em diversos tipos de carnes, como frango, pato e porco.

Já a Mostarda em Grãos, é um show à parte, pois além do seu sabor ser levemente picante (o que dá um certo vigor ao prato), seus grãos deixam tudo mais gracioso. E é bem isso mesmo, pois com elas você poderá soltar a imaginação mesmo, incluindo-as não só em receitas salgadas, mas acredite, em muitas receitas doces também. Inclusive, logo apresentaremos diversas outras receitas com essas bolinhas mágicas, te inspirando cada vez mais a usá-las, até porque também tem os benefícios para a saúde, como fortalecer a imunidade, ajudar na queima da gordura corporal, melhorar o aspecto da pele, auxiliar na desintoxicação do organismo, proteger a saúde do coração e muito mais.
E tanto a Mostarda em Grãos quanto a Páprica Doce, são produtos dos nossos queridos parceiros da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma empresa familiar admirável, que respeita todos os seus clientes, seus fornecedores, os profissionais envolvidos com a marca e claro, todo o meio ambiente. Quer mais? Então saiba que eles só fornecem produtos de altíssima qualidade, proporcionando não apenas bem-estar para quem consome, mas nutrindo as pessoas com a sabedoria e com o poder dos alimentos saudáveis. É realmente de admirar!

Agora, uma coisa é certa, para acompanhar essa deliciosa receita, é óbvio que molhos, cremes e pastas sempre serão as melhores opções. Eles de fato ampliam o sabor dos Grissinis e os fazem ficar ainda mais apetitosos. Por isso, a nossa dica aqui vai para a maravilhosa Pasta de Baru com Ervas, que traz em sua essência a cultura do cerrado brasileiro e é de longe uma das melhores Pastas que você poderá experimentar hoje em dia.
Fantástica, com um sabor único, feita de forma artesanal e com ingredientes naturais que só nos transmitem positividade (castanha de baru, óleo de girassol, sal, alho, páprica defumada, orégano e cominho em grão), essa é uma pasta que além de combinar perfeitamente com essa receita, vai muito bem também com queijos, massas, torradas, legumes grelhados, peixes e muito mais. Experimente também com panquecas e carnes de charcutaria... Sem ver você terá acabado com um pote inteiro. É viciante demais mesmo!
Produzido pelo Sítio Boca do Mato de Mambaí/GO, uma empresa familiar fundada pelo casal Iasminy de Paula Berquó e Sandro Raphael Borges, este é um dos diversos alimentos que eles preparam cuidadosamente para que todo brasileiro tenha acesso ao sabor do cerrado na mesa. E além da Pasta de Baru com Ervas, eles também oferecem a Pasta de Baru Picante (com pimenta malagueta - uma delícia por sinal) e outros produtos à base de Pequi, Buriti e outros ingredientes regionais.
E uma novidade é que o Sítio Boca do Mato agora também abre sua casa para hospedagens. Então, para você que gosta de viajar e conhecer novas paisagens, está aí uma opção para relaxar no meio da Natureza e recarregar as energias. Show né!
Na hora de harmonizar esta estupenda combinação, Cerveja Stout, que além de ser a pedida perfeita, fará com que todos os sabores se abraçam de forma carinhosa e estupidamente calorosa. Para nós, esse é o tipo de harmonização que te faz facilmente ficar horas e horas petiscando. E se estiver batendo um papo gostoso então, o tempo literalmente para, fazendo com que o assunto se prolongue à medida em que tudo é apreciado.
Mantendo a essência do cerrado brasileiro, essa Stout de 5,5% de teor alcoólico, de espuma densa e detentora de uma cremosidade que somente as boas Stout´s tem, traz graciosamente em seu corpo a adição da Baunilha do Cerrado, que é também conhecida como Baunilha Banana e que demora até cinco anos para dar seus frutos. E acredite, mesmo sendo uma cerveja forte, consegue trazer para suas harmonizações uma certa suavidade. Apaixonante por assim dizer!
E olha que legal... Essa Stout em especial foi produzida pela Cerveja Chapadeira de Alto Paraíso/GO, que além de ser uma marca selecionada por nós como umas das 15 melhores de 2021, foi fundada pelo casal Rodrigo Peres Muniz e Paula Ferraz Pereira de Morais, que inclusive, são amantes da panificação e que de forma muito inusitada começaram a produzir cerveja. Aqui, no caso, tudo começou quando o tio do Rodrigo ofereceu uma cerveja caseira para ele beber. O sabor era tão delicioso, que logo depois daquele momento já estava produzindo seus rótulos. Sorte a nossa né!
Em resumo, o Grissini é uma ótima opção para servir como entrada, como lanche da tarde e até mesmo como petisco da noite. E além de ser muito bom, é fácil de preparar e se bem embalado, sua crocancia dura 10 dias. E claro, se você desejar poderá fazer uma receita mais generosa e congelar pelo período de até 4 meses, se tornando um coringa para aqueles momentos onde recebemos uma visita inesperada.

Então para você que se deliciou com essa receita, confira abaixo um vídeo mostrando todo o passo a passo para não perder nenhum detalhe. Vale cada segundo... Confira!
Fala a verdade! É uma harmonização que cabe em muitos momentos da vida, não é? Temos certeza que depois que você experimentar, essas delícias farão parte do seu cardápio pessoal.
Para concluir, saiba que essa receita faz parte da série "Na Rota das Especiarias", onde estamos apresentando 7 receitas repletas de especiarias para você recriar em grande estilo aí na sua casa.

Aproveite e veja as receitas que já foram publicadas... Você vai amar! <3
Café com Cardamomo
Golden Milk

Até a próxima!

Créditos de Conteúdo, Fotografia e Vídeo:

No Cenário:
Tauá Cerâmica com Bowl Azul de Cerâmica
Lili Barros Cerâmica com Cactos Decorativos
Ateliê Toca do Tatu com Pratos (ver vídeo)
Martinazzo com Tábua, Faca, Colher de Sobremesa e Bowl de Alumínio
Meroca Moda Sustentável com Pulseira Upcycling (modelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad