Post Top Ad

Quiche Lorraine: Uma releitura incrivelmente envolvente!

Precursora de todas as Quiches e sendo uma das grandes maravilhas da gastronomia internacional, a Quiche Lorraine é de fato uma delícia e merece toda a nossa admiração.
Feita tradicionalmente com queijo gruyère, bacon e creme de leite fresco, a Quiche Lorraine nasceu no nordeste francês, uma região que antigamente fazia parte da Alemanha, a Alsácia Lorena, ou seja, ela teve a sua origem com os alemães mas foi difundida (e meio que apropriada) pelos franceses. Inclusive, na época da sua origem a região de Alsácia Lorena era uma província alemã e se chamava "Lothringen", significando 'Lorena' em português e 'Lorraine' em francês. E a palavra “Quiche”, vem do Alemão “Küchen”, que significa torta. Interessante, né?
Receita Quiche Lorraine
Para nós, receitas como essa nos mostram claramente que o ato de se alimentar sempre deverá ser uma arte. Por isso, hoje apresentamos uma releitura muito interessante e que graciosamente, substitui o Queijo Gruyère pelo Queijo Meia Cura, um dos queijos mais conhecidos e respeitados do Brasil.

E aí? Bora aprender?
Então anota aí o passo a passo que essa receita é de dar água na boca!
Releitura Quiche Lorraine
Quiche Lorraine
Um detalhe muito importante de citar antes de começarmos a receita, é que a massa utilizada no preparo é a famosa massa pâte brisée, que aqui no Brasil, é tradicionalmente conhecida como "massa podre", exatamente, aquela que é quebradiça, bem amanteigada e que derrete na boca.

Para fazer a massa você vai precisar de:
100gr de Manteiga fria (não gelada)
1 1/2 xícara de Farinha de Trigo
1 pitada de Sal
1 pitada de Açúcar
1/3 de xícara de Água fria

Preparo:
Misture a farinha de trigo, o sal, o açúcar e a manteiga. No início irá parecer uma farofa, mas após acrescentar a água e misturar bem, ela se compactará. Ah! Uma coisa bacana é que essa massa não precisa de descanso.

Agora polvilhe farinha sobre a bancada e abra a massa com a ajuda de um rolo. Deixe a massa com aproximadamente 1 centímetro de espessura (quase menos que isso) e a transfira para a travessa (de preferência  de fundo removível). Faça a transferência bem gentilmente com as mãos, adapte a massa à travessa e corte o excesso.

Feito isso, corte um pedaço de papel alumínio (na medida da forma) e cubra a massa. E para evitar que a massa estufe, coloque um peso no centro da massa (em cima do papel alumínio), como por exemplo um punhado de arroz e leve ao forno pelo período de 20 minutos.
Quiche Lorraine: Massa
Massa pronta? Então é hora de receber o recheio. Aqui sempre opte pelos melhores ingredientes que você pode encontrar, pois uma coisa é certa, esse é o detalhe que fará a grande diferença no resultado final.

Para fazer o recheio você vai precisar de:
500ml de Creme de Leite fresco
Queijo Meia Cura Cremoso
Queijo Parmesão para finalizar e gratinar
Bacon em tiras
3 Ovos
Sal à gosto
Noz Moscada à gosto

Preparo:
Em uma travessa coloque os ovos, o sal e misture bem. Em seguida, adicione o creme de leite fresco, mexa e reserve esse caldo.

Agora doure o Bacon em uma frigideira (sem nenhum tipo de óleo, pois com o aquecimento o bacon já solta sua própria gordura). Reserve-os em cima de um papel toalha para ficarem bem sequinhos.
Quiche Lorraine: Bacon
Na sequência, corte em tiras o Queijo Meia Cura Cremoso, pois este tipo de queijo irá trazer para a receita um sabor intenso e uma textura aveludada. Também reserve.
Quiche Lorraine: Queijo Cremoso
Já rale o Parmesão também, pois além do sabor, ele trará o toque gratinado que todo mundo gosta.
Quiche Lorraine: Queijo Mantiqueira de Minas
No caso da Noz Moscada, indicamos fortemente que você só a rale na hora que for utilizar, pois desta forma você ampliará ainda mais o seu poder aromático.
Quiche Lorraine: Noz Moscada
Na hora da montagem, insira primeiramente as tiras do queijo meia cura cremoso. Posicione-as para que cubram todos os espaços.
Quiche Lorraine: Passo a passo
Na sequência, adicione o Bacon.
Quiche Lorraine: Passo a passo
Agora com uma concha, espalhe o caldo até quase a borda da massa.
Quiche Lorraine: Passo a passo
Em seguida, rale a Noz Moscada por toda a superfície, pois ela trará para a Quiche um toque levemente adocicado e picante. Mas não exagere, pois seu sabor e aroma são bem pronunciados.
Quiche Lorraine: Passo a passo
Para concluir, finalize com um punhado bem generoso de Queijo Mantiqueira de Minas, ralado em tiras grossas claro. 😋
Quiche Lorraine: Passo a passo
Neste momento é só levar a Quiche para assar (com o forno já pré-aquecido) por 20 ou 30 minutos (o tempo vai depender da potência do seu forno). O negócio aqui é ficar atento até o momento da Quiche começar a gratinar. Após esse tempo, retire do forno, desenforme e sirva ainda bem quentinha. A delícia aqui é sem fim!
Quiche Lorraine
Agora, uma coisa é certa, para fazer uma Quiche como essa, escolher bons ingredientes é o que fará a grande diferença no resultado final. E isso é verdade... pois sendo eles os elementos principais em quesito de qualidade, sabor e aroma, pode acreditar, seguindo abaixo a nossa lista de indicações, você poderá recriar com exatidão essa receita aí na sua casa.

Os Queijos
Meia Cura Cremoso e Mantiqueira de Minas
Queijos Mineiros
Daí você deve estar pensando... "Queijo Meia Cura Cremoso?" Mas a Quiche Lorraine não é feita com Queijo Gruyère? Isso mesmo, você não está pensando errado! A Quiche Lorraine é feita tradicionalmente com Queijo Gruyère sim, mas para trazer um toque totalmente único e especial, utilizamos nessa receita o maravilhoso Queijo Meia Cremoso, que por ser um queijo espetacular, se mostrou uma delícia sem fim. Sério! Cremoso por dentro, com uma casca levemente firme, de boa presença e super macio no paladar, esse com certeza é um queijo que nos mostra claramente as grandes sacadas das queijarias artesanais.
Queijo Meia Cura Cremoso / Sítio Bicho Sem Vergonha
E além dele, outra delícia que trouxemos para esta receita e que nos surpreendeu do começo ao fim, foi o Queijo Mantiqueira de Minas, um queijo do tipo parmesão, de sabor bem evidente e detentor de uma textura firme e amanteigada. Para nós, é o tipo de queijo que vai muito bem com vinhos, cervejas, bebidas refrescantes e claro, na composição de diversos pratos e petiscos.
Sítio Bicho Sem Vergonha
Produzidos no Sítio do Bicho sem Vergonha em Itamonte/MG, esses queijos representam não somente a maestria em se fazer bons queijos, mas representam muito bem a dedicação e o carinho dos seus idealizadores, Luiz Felipe Betim Paes Leme e Fernando Betim Paes Leme (que infelizmente faleceu em 2021). Inclusive, o Sítio fica na região histórica da Serra da Mantiqueira, um lugar que nasceu de uma maneira natural, pois fica localizado em uma região onde diversos familiares moram e o próprio lugar remete às lembranças de infância, principalmente quando todos passavam as férias em conjunto.

"Nossos produtos se apresentam com a mesma pureza com que os habitantes destas montanhas preservadas se relacionam com o tempo e os fazeres da vida no campo. É na delicadeza desta simplicidade, da água pura e dos produtos naturais que cultivamos, que se preparam estas iguarias." Sítio do Bicho sem Vergonha
Queijo Mantiqueira de Minas / Sítio Bicho Sem Vergonha
O Bacon
Artesanal e 100% Charcutaria
acon Artesanal / Frescato Charcutaria
E assim como os bons queijos que citamos acima, outro detalhe que nos chama a atenção nesta receita é a utilização do Bacon. E de fato, ele trouxe para a Quiche um sabor crocante, incrivelmente envolvente e mais, por ser feito aos moldes da clássica e atemporal charcutaria artesanal, trouxe para o paladar aquele gosto de quero mais. Por isso, não tenha dúvidas, ao escolher o Bacon, sempre opte pelos de charcutaria, pois o cuidado, o carinho e a qualidade extrema, sim, estão sempre presentes. Nas suas receitas então, é o que você mais deseja!
Bacon de Charcutaria
Pensando nisso e trazendo na memória afetiva o sabor de um dos melhores Bacons que você pode experimentar, ele, o clássico Bacon da Frescato Charcutaria Artesanal, uma marca de Mairiporã/SP que produz alimentos de forma artesanal, sem igual e com todos os atributos que os bons alimentos devem ter. E não é pra menos, pois esse Bacon é super fresco, curado por 10 dias e defumado com lascas de macieira. Lindo, com diversos tons de rosa e com um aroma super envolvente que alegra qualquer um na cozinha. Na hora de cortar então, nem se fala, uma maciez incrível.

"Nossa Charcutaria Artesanal está localizada na aprazível Serra da Cantareira (ao lado do Restaurante Velhão). Trabalhamos com ingredientes de procedência e carnes de porco Duroc inspecionadas com selo SIF. Nosso segredo é o cuidado e a paciência no preparo de cada produto, aplicando a arte, os saberes e os sabores de nossos avós de Minas Gerais. Produzimos os melhores embutidos do Brasil, destacando-se pelos oito sabores da Linguiça Tradicional Mineira e pela nossa Salsicha Artesanal Frankfurter. Além disso, oferecemos nosso consagrado bacon artesanal e a deliciosa carne de fumeiro." Frescato Charcutaria
Frescato Charcutaria Artesanal
A Noz Moscada
Especiaria nobre e de qualidade
Noz Moscada / Kampo de Ervas
Você sabia que a Noz Moscada é uma das especiarias mais utilizadas no Mundo? Pois é... Ela é uma especiaria muito versátil e pode ser utilizada tanto em pratos doces quanto em salgados. Altamente aromática e repleta de óleos essenciais, apenas uma pitada é suficiente para garantir mais sabor e perfume ao prato. Inclusive, essas pequenas pitadas além de fazerem a total diferença no resultado final das receitas, também favorecem a saúde, pois possuem propriedades antioxidantes, ajudam no processo digestivo, aumentam a circulação sanguínea, controlam a pressão arterial e mais, contam com forte ação anti-inflamatória e antibacteriana. Resumindo, pelo sabor, pela saúde e pelo bem-estar, a Noz Moscada deve sempre fazer parte da sua coleção de temperos e estar presente nas suas receitas.
Noz Moscada
E no quesito ervas e especiarias, uma das maiores referências no Brasil e que sempre podemos contar, é a Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma marca que confiamos e que mora em nossos corações. Eles definitivamente tem um trabalho impecável com todas as ervas, dando não somente a devida atenção em todos os detalhes, mas cuidando desses sagrados alimentos desde a semente até o produto final. E mesmo fornecendo produtos de altíssima qualidade, ainda criam uma rede de comércio justo, fazendo com que seus produtos estejam ao alcance de todos.

"A Kampo de Ervas acredita que é possível sim proporcionar uma vida mais saudável tanto para nós quanto para a natureza. É por essa razão que promovemos o consumo de alimentos orgânicos e estimulamos uma rede de sustentabilidade em nossa cadeia de produção." Kampo de Ervas
Kampo de Ervas
Agora que você conhece os melhores ingredientes para reproduzir essa Quiche na sua casa, chega a hora que todos esperavam... O momento de servir! E para tal, vamos cortá-la e servi-la com salada de rúcula, manjericão, orégano e tomate grape.
Quiche Lorraine com Salada
E para tudo ficar ainda mais especial, serviremos em pratos de cerâmica e claro, harmonizaremos com um bom e velho café. Hummm... Bom demais, né?
Quiche Lorraine com Café

A Arte do Servir
Cerâmicas Especiais
Conjunto de Cerâmica / Marlene Marchi
Representando muito bem a sofisticação dos utilitários artesanais e mostrando como nunca a verdadeira arte que envolve o universo cerâmico, ele, o Jogo Anat da super ceramista Marlene Marchi de Astorga/PR, que após fazer o maior sucesso no Especial de Natal de 2022, nos mostra novamente que a versatilidade da cerâmica é realmente enorme. Para nós, são peças que fazem as pessoas se impressionarem logo no primeiro olhar. Nesta Quiche então, um espetáculo à parte!
Conjunto de Cerâmica
Composto por Pratos, Xícaras e Pires, este conjunto traz na sua essência uma linda e envolvente cor marrom, nos remetendo fortemente a confiança, a firmeza e claro, todo o poder do elemento terra. E uma informação muito importante sobre este conjunto são os esmaltes utilizados, que por serem de altíssima qualidade, não prejudicam a saúde de quem estiver usando. Além disso, são peças que podem ir ao forno, ao micro-ondas e até mesmo na lava-louças, sem jamais perder o seu brilho!

"Como tenho a Arte inserida em minha vida, na maioria das vezes busco minha inspiração na História da Arte, ou seja, minhas peças estão sempre relacionadas com algum artista ou com algum momento artístico, onde faço tudo com muita dedicação, colocando em cada peça minha energia positiva e sempre atenta aos detalhes do pedido para que meu cliente receba o melhor." Marlene Marchi
Ateliê de Cerâmica Marlene Marchi
Dica de Harmonização
Café Premium
Café Premium / Fazenda Baobá
Sendo um dos grandes clássicos em harmonizações e combinando perfeitamente com esta Quiche, um bom Café neste momento será uma das melhores escolhas que você poderá fazer. Aqui, por exemplo, um Café Premium de sabor adocicado, com notas expressivas de caramelo e detentor, acredite, de uma acidez cítrica muito equilibrada. Em resumo, é um Café saboroso, aromático e que expressa o que há de melhor no terroir vulcânico do Vale da Grama, ou seja, digno de ser apreciado nos melhores momentos da vida.
Fazenda Baobá
Produzido pela Fazenda Baobá em São Sebastião da Grama/SP, uma marca com uma jornada impecável e que possui diversas premiações (100 Melhores Cafés do Brasil - Cup of Excellence 2020, 25 Melhores Cafés Arábica - Coffee of The Year Brasil 2020 e 2021, Time Out Lisboa - Café do Ano 2021, 2° lugar no Desafio de Torra 2021, entre outros), este Café recebe um cuidado zeloso, desde toda a atenção com a planta até o momento que ele vai para a xícara, lidando com todo o ciclo de uma maneira muito dedicada e carinhosa. Experimente, você irá se surpreender!

"O cuidado com o café só pode acontecer se cuidarmos do meio ambiente, por isso, temos 100 hectares de mata nativa como reserva natural APP (Área de Preservação Permanente) para preservar a biodiversidade da Fazenda e da região. Além disso, reutilizamos partes da fruta que seria descartada para gerar energia nos nossos secadores mecânicos e para compostagem também, assim, a Fazenda trabalha sempre de forma eficiente e ecológica." Fazenda Baobá
Café Premium
Fala a verdade... A nossa versão da Quiche Lorraine ficou sensacional, não ficou? Também, feita com dois tipos de queijos, com um bacon super especial, com temperos de grande qualidade e harmonizada com um belo café coado na hora, não poderia ser diferente, ficou realmente divina demais!
Quiche Lorraine: Uma releitura incrivelmente envolvente!
Sabe... A gastronomia internacional é realmente muito interessante, pois devido a sua ampla variedade de receitas, nos abre um leque de possibilidades tão grande, mas tão grande, que muitas vezes podemos preparar alimentos (que já fazem parte do nosso dia a dia) de uma forma totalmente diferente. E é exatamente por isso, sim, por isso, que sempre fazemos questão de trazer releituras das mais saborosas receitas que você pode experimentar, mas com um detalhe, sempre feitas com os mais belos produtos brasileiros que você pode encontrar.

E aí? Está servido? 😋
Quiche Lorraine: Receita e passo a passo

Logo Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Com participações especiais de: 👇
Redirecionamento para o "Instagram" ao clicar nos nomes.

Fazenda Baobá com Café Premium
Marlene Marchi com Cerâmica Utilitária
Kampo de Ervas com Noz Moscada
Frescato Charcutaria com Bacon Artesanal
Sítio do Bicho sem Vergonha com Queijos Especiais

Nos cenário:
Martinazzo com Garfo e Tábua de Madeira
Tear e Trama com Trilho de Mesa em Tear
Herrero´s Panos e Retalhos com Guardanapo de Pano
Pressca com Bule Pescoço de Ganso e Coador de Pano

4 comentários:

Deixe seu comentário

Post Top Ad