Post Top Ad

Drinks com Café: 10 receitas que são de dar água na boca

Te inspirando a recriar em casa os mais belos drinks da atualidade, hoje, em especial, te convidamos a explorar as infinitas possibilidades do inigualável, querido e super versátil, Café, que além de ser uma das bebidas mais consumidas no mundo, está sempre presente no nosso dia a dia e mais, no universo da coquetelaria (onde Drinks e Cocktails são as maiores sensações) vem sendo sim, uma das grandes revelações.

Fazendo uma pesquisa rápida na internet sobre drinks com café, podemos notar que o Café Lapiano, o Irish Coffee, o Café Cubano, o Espresso Martini, o Café Brulot e muito outros, são os exemplos clássicos do que você pode fazer com o café. Mas sabe o que é mais legal? (isso na nossa visão, claro!) É inserir este ingrediente em drinks que normalmente não o levaria. O resultado? Sempre uma nova descoberta e uma nova experiência. E quanto mais você inova, mais impressionado você vai ficando com as possibilidades. Como dissemos, elas são praticamente infinitas.

Então seja quente, gelado, coado ou prensado, isso sem falar do clássico expresso que sempre está disponível ao nosso lado, vai por nós, acrescente toques precisos de café nas suas bebidas e veja a magia literalmente acontecer. Verdade! Às vezes apenas um toque da sua "crema" (espuma) já será suficiente para transformar o que já era bom em algo ainda melhor.

E para te provar que essa tal transformação acontece, hoje apresentamos 10 releituras (de drinks) que normalmente não levam café como ingrediente mas, ao serem preparados com toques precisos dessa bebida, se mostraram uma verdadeira obra de arte. Sério! Aqui a inserção do café foi realmente extraordinária e muito satisfatória.
E aí? Bateu a curiosidade? Então saiba que além do passo a passo para você recriar aí na sua casa, para cada drink estamos trazendo graciosamente uma dica de harmonização e claro, os melhores ingredientes que hoje você pode encontrar. Desta forma, pode ter certeza, a sua experiência será única, exclusiva e incrivelmente saborosa!

Bora conhecê-los?

Black Velvet
Releitura feita com Licor de Café e Cerveja Oatmeal Stout
Harmoniza muito bem com Requeijão em Barra, Azeite e Orégano
Releitura feita com Licor de Café e Cerveja Oatmeal Stout
Tradicionalmente feito com partes iguais de Cerveja Escura e Espumante (do tipo Brut Seco), onde os dois são servidos ao mesmo tempo no copo, a nossa versão preserva a essência da cerveja e substitui o espumante por partes iguais de Licor de Café e Martini Extra Dry. É realmente uma combinação muito interessante onde o sabor dos maltes tostados da cerveja (em harmonia com o licor) fazem o sabor do café se pronunciar ainda mais.

Ingredientes:
25ml de Licor de Café
25ml de Martini Extra Dry
350ml de Cerveja Oatmeal Stout

Método: Montado
Guarnição: n/a
Copo: Taça de Cerveja
Gelo: n/a

Preparo:
Em uma taça adicione o martini, o licor e finalize despejando (para fazer bastante espuma e para já ir misturando os ingredientes) a cerveja escura bem gelada. Sirva em seguida!
Harmoniza muito bem com Requeijão em Barra, Azeite e Orégano
Agora, uma coisa é certa, para trazer o teor de café desejado para o drink, super indicamos que você utilize um Licor de Café espesso, forte e com notas bem proeminentes de café. Para isso, nós utilizamos aqui o Café Baronesa de Bom Sucesso/MG, que por ser um café feito com arte, trouxe para o drink exatamente aquilo que desejávamos, ou seja, um sabor forte porém muito harmonioso no paladar.

Para fazer o Licor, sugerimos que misture 100ml de xarope simples de açúcar, 100ml de vodka, 100ml de água e 100gr de café em pó. Misture tudo e deixe descansar (tampado e em local escuro) por 24 horas. Após isso, coe com uma peneira e filtre novamente o líquido com um coador de pano. Reserve em uma garrafinha e sirva sempre bem gelado.

"Ganhamos concursos de qualidade de café em 2019, onde fomos classificados no concurso de qualidade de café ABIC Origens do Brasil com pontuação de 85,51 (SCA). No ano de 2021 fomos classificados no concurso do Agro-Br, Apex, CNA. Prêmio "Café do Brasil para o Mundo" com 86,62 (SCA), o que nos deu uma boa visibilidade com a nossa marca. O Café Baronesa está com propostas para ser reconhecido e distribuído na Coreia do Sul e Portugal." Café Baronesa
Licor de Café feito com Café Baronesa
Além do café, outra dica muito importante está na escolha da Cerveja, pois ela será fundamental para que o drink seja pleno, belo e claro, muito gostoso. Aqui, por exemplo, nós utilizamos a Oatmeal Stout da ØL Beer Cervejas Artesanais de São José dos Pinhais/PR, que é uma cerveja escura, forte, com uma espuma deliciosa e mais, por conter aveia na sua composição, é muito mais cremosa do que as stouts convencionais. Legal né? Experimente, pois é uma cerveja que vale cada gole!

"ØL (que significa Cerveja em Dinamarquês e que tem seu conceito inspirado na cultura e DNA do povo viking, por isso compartilhamos conquistas e sabores) nasceu em 2016, quando os mestres-cervejeiros Isadora e Eduardo se juntaram para compartilhar com as pessoas sua maior paixão: Cerveja. Ambos iniciaram no mundo cervejeiro como hobby, fazendo produções em pequenos lotes apenas para consumo próprio. Aos poucos a paixão foi se tornando desejo profissional." ØL Beer
Cerveja Oatmeal StoutCremoso, macio, que derrete na boca e com um aveludado perfeito para acompanhar o drink, para harmonizar a nossa dica vai para o Requeijão Cremoso da Laticínios Vimilk de Perdões/MG, que ao ser combinado com azeite extra virgem e uma pontinha de orégano, trouxe para o momento exatamente o que os bons degustadores deseja, ou seja, aquele sabor de quero mais. Vai por nós, seja para acompanhar o lanche, a salada, o recheio do petisco ou até mesmo puro como nesta proposta, este é um queijo que irá te surpreender do começo ao fim.

"Nossa história começa em uma fazenda, situada na zona rural de Perdões, onde a união familiar foi a peça fundamental para início de um trabalho. Em 9 de setembro de 1996, nascia a fábrica de Laticínios Vimilk, nome dado a uma pequena fabricação caseira de iogurtes onde os primeiros equipamentos eram duas panelas, um fogão industrial, uma cozinha da fazenda e muita alegria no coração da jovem mãe que deixou o trabalho de professora primária para cuidar da fazenda onde morava." Laticínios Vimilk
Requeijão em Barra com Orégano e Azeite

Caffè Corretto
Releitura feita com Café Expresso e Grappa
Harmoniza muito bem com Alfajor de Doce de Leite
Releitura feita com Café Expresso e Grappa
Sendo este um drink clássico para finalizar as refeições, principalmente para ser servido bem quentinho e para acompanhar uma sobremesa, o Caffè Corretto tem origem na Itália e apesar de ser feito tradicionalmente com Grappa, você também pode utilizar licor, sambuca ou até mesmo conhaque. Mas aqui, o que prevalece é a versão original, ou seja, a que é feita com café expresso e um pequeno gole, porém preciso, de Grappa. Seu sabor é leve, alcoólico e incrivelmente sedutor.

Ingredientes:
35ml de Café Expresso
15ml de Grappa

Método: Montado
Guarnição: Grãos de Café
Copo: Copo de Dose
Gelo: n/a

Preparo:
Em um copo ou xícara adicione o café expresso, a grappa e finalize com um grão de café. Sirva ainda quente!
Harmoniza muito bem com Alfajor de Doce de Leite
Para esta proposta, nossa sugestão é que você utilize um café de torra média, aromático, de baixa acidez e dê preferência, com toques adocicados, ou seja, exatamente como os da Mazzi Caffé, que são cafés de altíssima qualidade, premiados e perfeito para serem utilizados nas mais variadas receitas. Inclusive os proprietários da Mazzi Caffé são todos da mesma família, onde pais e filhos atuam em conjunto para oferecer somente o melhor da sua colheita, que é artesanal, manual e com um carinho sem igual.

"Oferecemos cafés super especiais, torrados em grãos e moído sem embalagem a vácuo para não perderem o aroma do café torrado. São cafés colhidos através da colheita seletiva manual e que oferecem a melhor experiência em aroma e sabor. É tudo o que um coffee lover procura de especial." Mazzi Caffé
Cafes especiais para drinks e coqueteis
E assim como um bom café, a Grappa utilizada na receita também deverá ser de primeira. Para isso, a nossa indicação vai para a Grappa Pega Leve da Vinícola Inconfidência de Paraíba do Sul/RJ, que ao longo dos últimos 30 anos, vem ganhando experiência no manejo do solo e na produção de alimentos na serra fluminense. Inclusive, além desta bebida (que é feita à partir do bagaço da uva e que é detentora de incríveis 40% de teor alcoólico) a Vinícola Inconfidência também conta com um lado turístico muito interessante, onde recebe as pessoas para visitações guiadas, degustações, ensaios fotográficos e muito mais. 

"A Família Aranha inicialmente percorreu vinícolas para conhecer produtores e tecnologias. E quando identificaram que o Agrônomo Murillo Albuquerque Regina (Pós-Doutorado – Etablissement National Techinque Pour L’amélioration de La Viticulture, ENTAV, França) já vinha se dedicando à produção de uvas geradas no inverno, na região da Mantiqueira mineira, desenvolveram em 2010 um minucioso planejamento para que em 10 anos pudessem atingir a meta de produção e de vinificação das uvas dentro da sua propriedade." Vinícola Inconfidência
Grappa
Na hora de harmonizar, a nossa dica vai para um doce que é de longe uma das melhores pedidas. Sim, aqui estamos falando do clássico Alfajor, mas não qualquer Alfajor, pois estamos falando aqui é de um recheadíssimo de doce de leite, com uma massa bem aerada e o melhor, é coberto com um chocolate que se derrete na boca a cada mordida. Hummm! Bom né? Então saiba que essa delícia produzida pela Cooperativa SulLeite de Santa Vitória do Palmar/RS é de fato um alimento que impressiona o paladar e pode acreditar, seja puro ou acompanhado com aquilo que você imaginar, aqui é impossível você não se deliciar. 

"Fundada em 1997 na cidade de Santa Vitória do Palmar/RS, a Cooperativa dos Produtores de Leite da Zona Sul LTDA - Sulleite, veio da necessidade de aumentar a escala de produção através do acesso a créditos, formação de parcerias, programas de assistência técnica, diversificação da matriz produtiva do município e a intenção de construir uma indústria de beneficiamento de leite. Este conjunto de fatores possibilitou a produção de um doce de leite diferenciado e muito bem aceito pelos consumidores." SulLeite
Alfajor de Doce de Leite

Clover Club
Releitura feita com Cold Brew e Gin
Harmoniza muito bem com Bruschetta de Pão Low Carb com Berinjela
Releitura feita com Cold Brew e Gin
Antigo, saboroso, com uma espuma linda e sendo um dos mais pedidos no Harry´s Bar do Park Lane Hotel em Londres, o drink Clover Club é o tipo de drink para ser apreciado nos mais diferentes momentos, principalmente nos finais de tarde acompanhando um bom petisco. Tradicionalmente feito com Grenadine (xarope de romã), a nossa versão utiliza Xarope Caseiro de Morango e leva um toque mágico de Cold Brew. Se ficou bom? Ficou fantástico demais!

Ingredientes:
15ml de Cold Brew
75ml de Gin Seco
25ml de Xarope de Morango
15ml de Suco de Limão
1 Clara de Ovo

Método: Batido
Guarnição: n/a
Copo: Taça Coupê
Gelo: n/a

Preparo:
Bata todos os ingredientes na coqueteleira (com bastante gelo) e sirva coado em uma taça bonita.
Harmoniza muito bem com Brusqueta de Pão Low Carb com Berinjela
Sendo a estrela do drink, o Cold Brew foi realmente uma ótima pedida para compor toda a criação, pois por trazer na sua essência um corpo, uma textura e um sabor ainda mais intenso do café, apenas um toque de 15ml foi o suficiente para transformar positivamente o resultado final da receita. E para alcançarmos este resultado, nós utilizamos o Café Premium da Fazenda Baobá de São Sebastião do Grama/SP, que é um café muito suave, adocicado por natureza, com toques de caramelo e que representa com exatidão todo o carinho que eles tem com essa bebida. Inclusive, de tão bom que é, logo você poderá conferir uma outra harmonização com ele. Legal né? Fique de olho que muita coisa boa está vindo pela frente!

"Somos produtores de café certificados (BSCA e UTZ), cujo propósito é a construção de uma agricultura sustentável, com perspectiva de vida melhor tanto para agricultores quanto para trabalhadores rurais e suas famílias. Esses valores são transmitidos no nosso ambiente, em nosso atendimento e nos produtos também. Com isso, essa dedicação nos trouxe conquistas e premiações ao longo dos anos: 100 Melhores Cafés do Brasil - Cup of Excellence 2020, 25 Melhores Cafés Arábica - Coffee of The Year Brasil 2020 e 2021, Time Out Lisboa - Café do Ano 2021, 2° lugar no Desafio de Torra 2021." Fazenda Baobá
Cafés Especiais - Premium
Produzido pela Meadwine de Flores da Cunha/RS, uma das marcas mais respeitadas de Hidromeis do Brasil, o Gin Skylab é um Gin Seco de 41% feito à partir de extratos naturais de zimbro, alcaçuz, anis-estrelado, coentro, hibisco e cardamomo. De aroma exótico e perfeito para ser usado nos mais variados drinks, este Gin é um lançamento da marca que promete, assim como seus saborosos hidroméis, ser uma das grandes sensações do momento. Até porque, é um produto de grande qualidade e retrata todo o conhecimento na arte da destilação do seu fundador.

"Em um cenário de mercado competitivo, mensurar a satisfação do cliente é um fator de diferenciação, e a criação e aceitação do Hidromel vem surpreendendo. A aceitação está ótima. Apreciadores de vinhos e fermentados não gasosos, frequentadores de feiras medievais, gastronomia e harmonizações, público televisivo, todos estão consumindo e aprovando, e a procura vem aumentando exponencialmente devido à curiosidade e apreciação." Meadwine
Gin Skylab
Agora, uma coisa muito legal sobre este destilado é que você pode colocá-lo no freezer que ele não congela, pelo contrário, ele fica incrivelmente cremoso, senão melhor, licoroso, sendo até perfeito para ser apreciado puro. Neste caso, indicamos que você separe um copo de dose bem legal para servi-lo enquanto aprecia um bom drink ou até mesmo intercalando com uma cerveja. Para tal, não há como negar, os copos estilizados da Mussambê de Maceió/AL são de longe um dos melhores que você poderá utilizar, pois além da sua funcionalidade, claro, são feitos com um olhar artístico, cultural e representam com grande sofisticação a verdadeira arte de servir.

"Sou Susie Cysneiros, mulher pernambucana, arquiteta, especialista em marketing e produtora cultural. Estou no mercado de trabalho desde muito nova e lido com obras e eventos de todos os portes e em diversos mercados, como o de Recife, Salvador, São Paulo e Buenos Aires. Inquieta, idealizei projetos como a Bienal internacional de Arquitetura do Brasil nos anos 90 para acontecer fora do eixo Rio e São Paulo e o Projeto Palco Aberto, que deu voz e palco à música autoral alagoana, projeto de vários desdobramentos e que me permitiu representar a música produzida em Alagoas na POPKOMM - Berlim/2006." Mussambê
Copos decorados para destilados
Na hora de harmonizar, que tal preparar uma deliciosa Bruschetta de Pão Low Carb com Antepasto de Berinjela, hein? Pode falar... Bom demais né? É uma combinação de sabores que neutralizou a doçura do drink e que nos fez querer comer mais, mais e mais. Em destaque, ele, o Antepasto da Berinjela e Companhia de Feira de Santana/BA, que por ter uma acidez praticamente zero, um lado nutricional de dar inveja e com berinjelas super macias e claras (o que dá para notar o grande cuidado que a chef teve ao prepará-los), traz na essência uma tradicional receita argentina e sim, fará o maior sucesso nas suas harmonizações.

"Nossas conservas foram criadas para quem gosta de consumir alimentos saudáveis e funcionais, sem abrir mão do sabor e do prazer nas refeições. Elas são 100% veganas e aptas para diferentes tipos de dietas (low carb, cetogênica, restrição de açúcar, de glúten e de lactose). Inclusive, são aprovadas e consumidas por nutricionistas, médicos, educadores físicos e atletas. Por isso temos o cuidado de elaborar produtos com extrema qualidade e de forma artesanal." Berinjela e Companhia
Berinjela em Conserva

Dark & Stormy
Releitura feita com Café Expresso e Hidromel
Harmoniza muito bem com Biscoitos de Polvilho e Pasta de Baru
Releitura feita com Café Expresso e Hidromel
Tradicionalmente feito com Rum Escuro e perfeito para ser apreciado em dias de sol, o drink Dark & Stormy é refrescante, cítrico, estupidamente aromático e devido a sua camada de cores (que vai se mesclando à medida que você vai tomando), acaba se tornando um drink bem envolvente. Nesta releitura, olha que legal, nós substituímos o Rum escuro pelo Hidromel Bouchet e incluímos graciosamente um toque de Café. Foi uma combinação de sabores de tirar o chapéu e que despertou um novo sentido para o drink.

Ingredientes:
20ml de Café Expresso
90ml de Hidromel
150ml de Ginger Beer

Método: Montado
Guarnição: 1/4 de Limão
Copo: Long Drink
Gelo: Cubos

Preparo:
Em um copo long drink (com bastante gelo), adicione o ginger beer e suavemente, mas bem suavemente mesmo, adicione o hidromel e o café. Finalize espremendo 1/4 de limão e decore com o mesmo. Se desejar, utilize um novo quarto de limão para a decoração.
Harmoniza muito bem com Biscoitos de Polvilho e Pasta de Baru
Para que este drink seja ainda mais pleno e repleto de sabor, o Café mais indicado para o preparo é aquele que traz expressivamente notas achocolatadas em seu corpo. Neste sentido, apresentamos com grande classe o Café Torra Chocolate da Fazenda Cana Verde de Itu/SP, que é um café que já conhecemos e que sempre indicamos por sinal. Com um aroma espetacular e com um equilíbrio adquirido ao longo do século (já que a marca data de 1881), este café sem sombra de dúvidas tem todos os atributos para ser um dos grandes destaques deste novo milênio. Prove, você irá se impressionar!

"Na Fazenda sempre foi torrado o café para consumo: antigamente no fogão a lenha, hoje em máquina de Torrefação a gás. Desde o ano 2000, a Fazenda Cana Verde começou a operar também para o Turismo Rural, portanto o volume da torrefação aumentou e adquirimos a máquina profissional de Torrefação. Temos um funcionário especializado na torrefação, que acompanha todas as torras para chegar na TORRA CHOCOLATE, determinada por seu idealizador, o Sr. Laerte Garcez Meirelles." Café Fazenda Cana Verde
Café Torra Chocolate
Outro detalhe fundamental e que tornou esse drink ainda mais especial, foi de fato a escolha do Hidromel para ser o substituto do Rum. Aqui, por exemplo, indicamos fortemente o Hidromel Bouchet com Pimentas da Hidromel ScadA de Belo Horizonte/MG, que por ser uma bebida forte, com uma boa presença de mel caramelizado, escura, aromática e detentora de 12% de teor alcoólico, caiu como uma luva nesta composição e mais, mostrou com maestria a arte dos bons fermentados alcoólicos. Experimente puro e bem gelado, é uma delícia sem fim!

"O nascimento da Hidromel ScadA se deu a partir do interesse de seu fundador por culturas da antiguidade, como a mesopotâmica, celta, nórdica e medieval, juntamente com o seu entusiasmo por produtos fermentados e a já decorrente produção de cerveja com amigos de longa data. E para garantir o equilíbrio dos sabores, notas aromáticas e florais, os Hidroméis ScadA são produzidos com longos períodos de fermentação e submetidos a longos períodos de maturação com utilização de carvalho." Hidromel ScadA
Hidromel Bouchet
Mantendo a boa refrescância do drink e ampliando como nunca o lado picante promovido pelo hidromel, para harmonizar nós sugerimos de olhos fechados uma combinação super envolvente de Biscoitos de Polvilho e Pasta de Baru Picante. A começar pelo Biscoito de Polvilho, que diferente dos tradicionais tem o formato de palito, é super crocante e conta com um toque bem interessante de Lemon Pepper, é um snack salgado, que vai bem a toda hora e que combina muito bem com cafés. Então seja no passeio, no lanche fora de hora ou até mesmo para acompanhar os seus drinks favoritos, não pense duas vezes, aposte nesta delícia da Bixcoitu de São Paulo/SP e desfrute a qualquer momento as maravilhas da boa gastronomia.

"Eu já fazia esses biscoitos em casa. Na época a minha filha trabalhava numa empresa de chocolates e sentia a necessidade de um snack salgado e passou a levar de lanche para ela própria e acabava distribuindo entre os colegas. Depois de várias vezes, alguém sugeriu: "será que sua mãe não venderia pra gente"? Daí surgiu a ideia, minha filha abriu o instagram, fizemos umas fotos bem simples e fomos com a cara e a coragem. Quanto ao nome, sendo carioca, nos pareceu muito óbvio e apenas colocamos o X para ficar mais divertido!" Bixcoitu
Biscoitos de Polvilho em forma de palito
Completando essa harmonização, eis aqui uma Pasta de Baru que além de representar a grande essência do cerrado brasileiro, é de fato uma das melhores pastas que você poderá provar. Com pedaços bem triturados de Baru, com um toque preciso de pimenta e com a qualidade que somente os bons produtos tem, essa pasta do Sítio Boca do Mato de Mambaí/GO é ainda viciante, irresistível e combina com tudo, inclusive saladas, peixes, carnes e muito mais. E olha, quando dizemos que combina com tudo, é tudo mesmo! Com esse Bixcoitu então, a combinação perfeita!

"A responsabilidade socioambiental é a premissa fundamental do Sítio Boca do Mato. Além da produção pautada no uso sustentável de ingredientes naturais, o estabelecimento trabalha com a implantação de sistemas agroflorestais (SAFs) e adota medidas para conter os impactos negativos que podem ser causados ao ambiente natural, como o manejo do solo, a utilização de fossa ecológica e o aproveitamento da água cinza dos banheiros para irrigação dos jardins." Sítio Boca do Mato
Pasta de Baru Picante

Dry Martini
Releitura feita com Café Expresso e London Dry Gin
Harmoniza muito bem com Tartine de Tomate e Amêndoas
Releitura feita com Café Expresso e London Dry Gin
Considerado pelos connaisseurs como o rei dos coquetéis, o Dry Martini é um drink que desperta paixões e é de longe um dos grandes, senão maiores, clássicos da coquetelaria. Feito tradicionalmente com Gin, Vermute e Bitter, a nossa versão adiciona toques málicos de café especial, fazendo dele, assim como os grandes drinks da atualidade, uma versão irresistivelmente encantadora, apreciável e bela. Mas vale a dica; siga à risca os ingredientes, pois aqui cada gota fará a diferença no resultado final.

Ingredientes:
60ml de London Dry Gin
10ml de Vermute Rosso
10ml de Café Expresso
1 lance de Angostura Bitter Orange

Método: Misturado
Guarnição: Baga de Cardamomo
Copo: Taça Martini ou Coupê
Gelo: n/a

Preparo:
Adicione todos os ingredientes em um Mixing Glass (com gelo até a metade) e misture com uma colher (girando em sentido horário) por 30 segundos. Sirva com uma coagem simples e decore com uma baga de cardamomo.
10 receitas de drinks com cafés
Iniciando nossa lista de indicações e provando de uma vez por todas o grande poder das torrefações nacionais, para ser a estrela desta receita nós apresentamos um dos melhores e exóticos cafés que você poderá provar hoje em dia. Intitulado de Gama, este café da variedade Acaiá tem notas sensoriais de Jabuticaba, Ameixa Seca, Caramelo e assim como dissemos mais acima, uma acidez málica, o que o torna único e exclusivo. Para completar, ele é cultivado na Fazenda Borá (Cachoeira/MG) e torrado na Pandora Coffee Roasters do Rio de Janeiro/RJ, que há mais de 5 anos se empenha na missão de entregar a melhor experiência em Cafés Especiais.

"Certificado pela SCA como Mestre de Torras e com curso internacional do mestre SCOTT RAO, Felipe Bruzzi criou a Pandora Coffee Roasters em 2019 e desenvolveu sua própria técnica de torra com o objetivo de respeitar sempre a origem do grão. Cada café é torrado diversas vezes até encontrar a curva de torra perfeita para ele." Pandora Coffee Roasters
Café Gama - Especial e Diferenciado
Agora, assim como este ótimo café, eis aqui outro belo produto que está sendo feito hoje em dia, o London Dry Gin da Escalvada Destilaria de Guarapari/ES, que por conter 12 botânicos, um design diferenciado e um aroma de virar o quarteirão, não tenha dúvidas, foi a escolha certa para a releitura deste grande clássico da coquetelaria. Em resumo, este Gin honra suas origens e mostra que as destilarias brasileiras vieram para ficar. E mais, ele prova que a arte da destilaria está alcançando novos patamares não só nacionais, mas internacionais também.

"Além do diferencial do nosso produto, a embalagem do nosso London Dry Gin transmite todas as características da marca, onde na garrafa temos a cor azul turquesa remetendo as águas paradisíacas. Nossa rolha é de madeira de reflorestamento e possui as iniciais da destilaria acompanhada de algas marinhas e corda náutica. Temos também o selo central com o farol da Ilha Escalvada e seu ano de instalação na ilha. Nosso rótulo foi inspirado nos tíckets de viagem, convidando você a embarcar em nossa jornada. Juntos vamos navegar em lugares incríveis, explorar o novo e viver cada minuto na vida!" Escalvada Destilaria
London Dry Gin
Mantendo o clima das boas navegações e dando margem para fluir somente as plenas sensações, na hora de harmonizar a nossa dica vai para o clássico Tartini (sim, ele é um clássico também), que por ser muito versátil e saboroso, nos abre a cabeça para um mundo novo de sabor, pois as combinações que ele nos possibilita são praticamente infinitas.
receitas com pães de fermentação natural
Só para você ter uma ideia, para esta receita em especial nós utilizamos o Pão de Filão da Florescence Pão e Poesia de Ouro Branco/MG, que por ser um pão de fermentação natural e detentor de uma incrível casca crocante, fará com que as suas refeições sejam literalmente poéticas, cheias de charme e sim, inesquecíveis. É realmente um pão muito versátil e que nos impressiona em todos os aspectos. Então para você que não abre mão dos bons alimentos e que sempre preza pela qualidade daquilo que consome, não pense duas vezes, escolha o Pão de Filão da Florescence e faça florescer como nunca as boas sensações da vida.

"A Florescence nasceu por acreditarmos incansavelmente no poder da poesia, no poder de amarmos o tempo e no poder que reside em usarmos os nossos sentidos como porta para nossa humanidade. O nome Florescence, em francês significa Floração, e para nós, estar e existir, é adentrar totalmente neste mistério que é a nossa humanidade, deixando sempre florir a esperança em seu estado mais puro de amor." Florescence Pão e Poesia
Pão de Filão - Fermentação Natural
E para fazer um verdadeiro Tartine, uma coisa é certa, ele tem que ser muito cremoso. Então para que essa harmonização fique gravada na sua memória afetiva, a nossa dica é simples; Creme Cottage e Tomate Confitado, mas não um Tomate Confitado comum, mas sim, um que traga na sua essência os melhores ingredientes que você pode encontrar. Este da Antonieta Antepastos de São José dos Campos/SP, por exemplo, tem tomates muito suculentos, macios, temperados na medida e o melhor, vem com lâminas de amêndoas defumadas para que a crocância do momento seja realmente especial. E isso é verdade! É um alimento que combina com tudo e você logo na primeira mordida saberá exatamente o que estamos dizendo.

"Oferecemos um produto simples, gostoso e fácil. Acreditamos que a alimentação pode ser saudável, saborosa e prática. Por isso, a nossa ideia é de que os nossos produtos não sejam apenas para se comer em ocasiões especiais, mas sim, que atuem mais como acompanhamento saboroso para o dia. Imagina você chegando em casa cansado e preparar um macarrão com o nosso antepasto de tomate com amêndoas defumadas? Acreditamos que isso melhora o dia de qualquer um, não é mesmo?" Antonieta Antepastos
Antepasto de Tomate Confit com Amêndoas Defumadas

Irish Blackthorn
Releitura feita com Espuma de Café Expresso e Irish Whisky
Harmoniza muito bem com Trufas de Chocolate
Releitura feita com Espuma de Café Expresso e Irish Whisky
Conhecido como Abrunheiro Irlandês, o drink Irish Blackthorn é o tipo de drink que impressiona antes mesmo de ser tomado. Verdade! Agradando os mais diferentes paladares, ele é feito com Irish Whiskey, Vermute, Bitter e nesta versão, olha que legal, conta com uma finalização perfeita de Crema de Café. Quer mais? Então saiba que ele é macio, semi seco, aromático, envolvente e muito, mas muito agradável. Inclusive, ao ser harmonizado com trufas de chocolate, não tem como, a sensação de prazer fica ainda mais evidente, senão melhor, apaixonante.

Ingredientes:
75ml de Irish Whiskey
75ml de Vermute Seco
3 bailarinas de Crema de Café
3 gotas de Angostura Bitter Orange

Método: Misturado
Guarnição: Grãos de Café
Copo: On the Rocks
Gelo: Quadrado

Preparo:
Adicione todos os ingredientes em um Mixing Glass (menos a crema e com gelo até a metade) e misture com uma colher (girando em sentido horário) por 30 segundos. Faça uma coagem simples em um copo on the rocks e finalize gentilmente com a crema do café. Decore com grãos de café e sirva em seguida.
Harmoniza muito bem com Trufas de Chocolate
Para encontrar a crema perfeita, não basta apenas você ter uma boa máquina de café expresso, mas o Café utilizado no preparo deverá ter todos os atributos necessários para tal. Neste sentido, o Café Monjolo Queimado de Jacuí/MG, será uma das melhores escolhas que você poderá fazer. Então se você é barista, barman, dono de cafeterias e claro, um amante dos bons cafés, saiba que este belo exemplar tem todos esses requisitos e mais, a sua crema é persistente, o seu sabor é frutado e o seu aroma, meu Deus, hipnotizante que só. Aqui é experimentar e nunca mais querer largar!

"Adoramos preparar este café. Com formação em música, área na qual atuei durante longo período de vida, entendo que produzir café também é uma arte. Acolhendo fertilizantes e máquinas junto aos bemóis e sustenidos, trocando o salto alto pela botina, vi ampliado meu palco, onde atuo feliz e realizada, juntamente com meus filhos, por ter a oportunidade de dar continuidade ao trabalho de meu pai e poder desfrutar da vida simples, ainda que trabalhosa, no campo." Marta - Café Monjolo Queimado
Cafés Especiais
Agora, você sabia que a palavra Whiskey é uma abreviação da palavra "usquebaugh" e que em gaélico significa Água da Vida? Interessante né? E não há como negar, dentre todos os destilados que existem, e olha que são muitos, o bom e velho Whiskey sempre será sinônimo de destaque. E no caso do Irish Whiskey, mais precisamente o Jameson Irish Whiskey, que é feito desde 1780 na Irlanda e que possui de fato a preferência popular, essa referência é mais que presente, senão melhor, evidente. É um Whiskey muito saboroso, aveludado, com uma oleosidade ímpar e, mesmo que seja puro ou num coquetel, despertará somente aquilo que há de bom em você.

"O Jameson Irish Whiskey é um whiskey irlandês blended. Ele é produzido em alambiques e com cereais de altíssima qualidade. E para garantir a suavidade característica do produto, ele é triplamente destilado e envelhecido em barris de carvalho por, no mínimo, quatro anos. O Jameson Irish Whiskey traz o equilíbrio perfeito de notas picantes, amendoadas, além de baunilha com toques de doçura do xerez, proporcionando assim, uma suavidade extraordinária." Jameson
Irish Whiskey Jameson
Na hora de harmonizar, sugerimos, claro, as clássicas Trufas de Chocolate, que por criarem com o drink uma grande harmonização por contraste, farão um dueto perfeito na sua boca. E já que o drink pede toques precisos de Bitter de Laranja, nada melhor que as Trufas trazerem também essa mesma essência. Para isso, super indicamos as sofisticadas e refinadas Trufas de Licor de Laranja da Trullis, uma marca de Guaporé/RS que vem se destacando pelo sabor e pela delicadeza em tudo que faz. E não é pra menos, pois são produtos dignos de admiração e ideais para acompanhar os melhores momentos da sua vida.

"Trullis nasceu após uma visita à Noruega, do encantamento com a magnífica paisagem e seus habitantes, um povo amável e divertido. Foi inspirado nos trolls, seres da mitologia nórdica, protetores das florestas e amigos de quem as protege. São também muito doces com as crianças. Exigem cuidado e respeito, ou sua ira não terá limites! Segundo a mitologia, um troll traz muita sorte. Aos trolls faltava acrescentar um toque das nossas raízes italianas. O nome Trullis associa a doçura dos trolls ao amor dos italianos pela comida, sua arte e refinamento." Trullis
Trufas finas de Licor de Laranja

John Collins
Releitura feita com Café de Jacu e Dry Gin
Harmoniza muito bem com Coppa de Charcutaria e Barbecue
Releitura feita com Café de Jacu e Dry Gin
Leve, refrescante, suave e prazerosamente agradável, o drink John Collins é um dos grandes clássicos da coquetelaria e nunca sai de moda, pelo contrário, e sempre é bem visto onde quer que seja servido. Então para enaltecer o poder que este drink tem, apresentamos aqui uma versão que além de ser feita com um maravilhoso Dry Gin, leva também um gole generoso e gostoso de Café de Jacu. Fala a verdade, é de se impressionar né? Harmonizado com carnes de charcutaria e molho barbecue então, hummm, divino demais! 

Ingredientes:
45ml de Dry Gin
35ml de Café de Jacu
25ml de suco de Limão Siciliano
15ml de xarope simples de Açúcar
60ml de Água com Gás

Método: Montado
Guarnição: Grãos de Café e Pétala de Rosa
Copo: Long Drink / Collins
Gelo: Cubos

Preparo:
Em um copo long drink (repleto de gelo) insira o gin, o suco do limão, o xarope de açúcar e mexa bem suavemente (aqui é apenas para dar uma leve misturada). Agora insira sutilmente o café (para criar uma camada) e complete com a água com gás. Decore com grãos de café, pétala de rosa e sirva em seguida.
Harmoniza muito bem com Copa de Charcutaria e Barbecue
Sendo o Café de Jacu um dos cafés mais exóticos do mundo, experimentá-lo é de fato uma grande experiência. E quando o café é manejado com carinho e da maneira correta, aí não tem erro, será uma sensação que você irá levar para o resto da vida. Sério! Este, por exemplo, foi cultivado nas terras altas de Santa Margarida/MG e torrado com a devida maestria pelo pessoal do O Meu Prazer Cafés Especiais. Intitulado de Penélope Obscura, ele tem notas de canela, caramelo, chocolate e mais, seu aroma frutado envolve o ambiente. Isso sem falar do seu corpo, ahhh o seu corpo, digno das melhores notas possíveis. Neste drink, um espetáculo à parte! Na sua casa... uma verdadeira iguaria! Experimente :)

"Mais do que apenas entregar aos nossos clientes cafés de alta qualidade, temos como pilar a missão de mostrar que todos podem consumir cafés de qualidade, seja ele gourmet ou especial. Pois como é sabido, grande parte dos cafés de qualidade são exportados, ficando para nós apenas os cafés inferiores. Desta forma, nosso objetivo é gerar o efeito oposto, comercializando cafés de qualidade, selecionados, com pontuação, premiados ou não, mas cafés especiais que possam ser acessíveis a todos." O Meu Prazer Cafés Especiais
Café de Jacu
Tornando esse drink ainda mais saboroso, para ser a base de preparo nós apresentamos com grande ênfase o Dry Gin Rusty 13 da Geest Destilaria, uma destilaria boutique de Vargem Grande do Sul/SP que está em grande ascensão na arte dos bons destilados. Contendo 45% de teor alcoólico e sendo feito com 13 botânicos diferentes (Zimbro, Semente de Coentro, Casca de Laranja, Casca de Limão Tahiti, Casca de Limão Siciliano, Folhas de Limão, Capim Limão, Raiz de Lírio do Brejo, Alecrim, Pimenta Jamaica, Canela, Pimenta Preta, Cardamomo), este é um Dry Gin super aromático, de cor acobreada e o melhor, faz com seus drinks subam de nível de tal maneira, mas de tal maneira, que será impossível alguém resistir.

"A palavra Geest tem origem holandesa, em uma tradução livre significa espírito. Curiosamente bebidas destiladas são conhecidas como bebidas espirituosas, desde de sua origem. Para nós, Geest significa força de espírito, nossa força vital, somos uma fábrica de espíritos, Spirits Factory. A destilaria é uma empresa familiar e tem como objetivo levar experiência, cultura e educação sobre o universo dos destilados por meio de seus produtos artesanais." Geest Destilaria
London Dry Gin
Para harmonizar, sugerimos aqui uma outra combinação de sabores que é de salivar os beiços só de pensar. E é bem isso mesmo, pois quando a combinação envolve carnes de charcutaria e molhos barbecue, o resultado não poderia ser diferente, ou seja, é o tipo de harmonização que não sobra nenhum pedaço para contar história.
copa lombo e molho bbq
Iniciando pela Coppa Maturada, que é macia, suculenta, do tipo de carne que se desmancha na boca e com uma levíssima picância ao final, ainda é belíssima no visual e arranca suspiros de quem a experimenta. Produzida pela Charcutaria Porco Alado de Nova Friburgo/RJ, o grande diferencial desta Coppa (e que a faz ser realmente única em seu estilo) é que ela é maturada em Cava, ou seja, a sua maturação acontece numa câmara subterrânea toda de pedra, proporcionando assim, um terroir único para alimento. E como dá para ver, o resultado é simplesmente fantástico. Um produto digno de admiração!

"Nosso maior orgulho é ter consciência que oferecemos um produto de alta qualidade, totalmente livre de aditivos industriais, tendo controle do abate, do corte e dos processos internos de cura, fermentação, maturação e defumação. Tudo que entra e sai da fábrica tem nome, origem e é monitorado por nossa equipe. E a escolha da cidade para a nossa charcutaria não foram meras coincidências, pois a altitude de 1200m, a umidade alta e as temperaturas frias durante quase todo o ano, criam um microclima único e perfeito para nossa atividade." Charcutaria Porco Alado
Copa Lombo Maturada
Combinando perfeitamente com a Coppa e trazendo para a harmonização um toque marcante e equilibrado, aqui um belo Molho Barbecue (que tem um sabor agridoce e ao mesmo tempo intenso) estupidamente delicioso, com um toque frutal e assim como os bons alimentos que neste especial estão sendo apresentados, único. Feito com muito carinho pela Alma Quente Molhos Especiais de Indaiatuba/SP, este molho leva apenas a mais pura polpa de tomate, goiaba, rum, chipotle e especiarias. E além de fazer o maior sucesso neste tipo de harmonização, ainda vai muito bem com peixes, hambúrgueres, carnes de churrasco e muito mais. Experimente com queijos e saladas, fica fantástico.

"Nós queríamos um produto realmente saboroso e autêntico como deve ser, passamos a experimentar todos os molhos barbecue disponíveis no mercado e quando estive em Nova Iorque aproveitei para conhecer a raiz do barbecue. A partir de todas estas informações comecei a desenvolver minha receita ate chegarmos nesta com goiabada, rum, chipotle e muitas outras coisinhas e é claro muito tomate." Roberto - Alma Quente Molhos
Molho Barbecue

Moscow Mule
Releitura feita com Café de Cafeteira Italiana e Gin
Harmoniza muito bem com Chips de Macaxeira
Releitura feita com Café de Cafeteira Italiana e Gin
Apesar do drink Moscow Mule ter o nome da cidade de Moscow, ele não é russo tá, pois foi uma invenção americana lá pras bandas de 1941. Doidera né? Mas curiosidades à parte, este drink refrescante ganhou o mundo e além de ser um dos grandes clássicos da coquetelaria, ganhou fama no Brasil depois que o bartender Marcelo Serrano acrescentou a sua espuma de gengibre para substituir o Ginger Beer. Na nossa versão, mantemos a versão original (sem a espuma) mas com alguns toques extras, como uma avalanche de café e, ao invés da vodka, optamos pelo gin, assim o coice da mula pode agir sem medo de ser feliz, rs!

Ingredientes:
45ml de London Dry Gin
25ml de Café feito em Cafeteira Italiana
10ml de suco de Limão Siciliano
120ml de Ginger Beer

Método: Mexido
Guarnição: Rodela de Limão Desidratado
Copo: Caneca de Cerâmica
Gelo: Cubos

Preparo:
Em uma caneca de cerâmica (repleta de gelo) insira o gin, o suco do limão, mexa e adicione suavemente o ginger beer (pode ser feito também com ginger ale ou soda limonada). Dê uma volta com uma colher para misturar ginger beer com os demais ingredientes e finalize com o café. Decore com uma rodela de limão desidratado e sirva em seguida.
Harmoniza muito bem com Chips de Macaxeira
E por falar em Cafeteiras Italianas (Moka), não há como negar, neste sentido as da Bialetti, que inclusive são as precursoras de todas as que você encontra para comprar hoje em dia, são as melhores. E isso é fato! Também, possuindo mais de 100 anos de tradição e sendo reconhecidas por sua durabilidade, qualidade, praticidade e funcionalidade, não poderia ser diferente. Por isso, não tenha dúvidas, precisou de uma cafeteira, pensou em Bialetti, a marca que sempre irá preparar o café que você mais deseja.
Cafeteira Italiana - Moka
E assim como suas cafeteiras, hoje em dia a Bialetti tem se especializado em diversos outros utilitários, como o indispensável Moedor Elétrico, que além de cumprir exatamente o que promete, torna o dia a dia das pessoas ainda mais práticos, principalmente na pausa dos trabalhos para um café. E olha que bacana, com ele você consegue fazer diversos tipos de moagem, como a grossa, a média e a fina. Aqui tudo vai depender do tempo que você mantém o botão de moer pressionado. Ele é muito prático mesmo e devido ao seu pequeno tamanho, fica muito fácil de levar aonde quiser.
Moedor de Café Elétrico
Agora, o que adianta ter a cafeteira, o moedor e não ter o Café? Estranho né? Pensando nisso, a Bialetti lançou o Café Roma, que é um café de torra média, com notas achocolatadas e que de tão bom que é, veio literalmente para ficar. Nesta receita, por exemplo, finalizou o drink com grande classe e trouxe para o momento um show à parte. Sério! É um café que realmente surpreende e faz você querer tomá-lo a todo o momento  

"Ao que sabemos, a Itália é o berço da tradição do consumo de bons cafés e claro, do seu preparo desde que Alfonso Bialetti, em 1933, lançou a primeira cafeteira italiana, a Moka Express. Toda a história da marca se iniciou em 1919, quando Alfonso abriu uma oficina para criar produtos de alumínio semi-acabados e então deu vida às cafeteiras italianas mais conhecidas do mundo. Após longos anos, o filho de Alfonso, Renato Bialetti, foi ajudando-o a propagar o produto pelo país e fez o uso do sobrenome Bialetti para dar nome a marca do homem de bigodes." Bialetti
Café Roma
Aproveitando o gancho dos conceitos históricos, você sabia que a Marinha Britânica tinha direito a uma dose (ou tot, em inglês) de 70ml de Gin ou Rum até 1970? Era quase um vale refeição de Gin! Curioso né? E quem nos conta essa história é o pessoal da Southwest, uma destilaria de São Roque/SP especializada em Gin e que em breve estará lançando algumas novidades bem interessantes, como a Vodka, o Triple Sec e o Absinto. Para essa receita do Moscow Mule, nós utilizamos o Navy Strength que é um London Dry Gin de 54% de teor alcoólico e é feito com 11 tipos de botânicos, dentre eles o zimbro e a segurelha.

"Navegando pelo mar dos destilados, a Southwest se norteia com sua própria bússola. Com coragem, se diferencia das grandes indústrias de bebidas. Das velhas ideias. Mesmo assim, é tradicional da sua maneira. Ou seja, produzimos pequenos lotes cheios de alma. Isso porque valorizamos cada etapa da produção, colocando nossos corações no desenvolvimento e seguindo a tradição." Southwest Destilaria
Gin Navy Strength
Outro detalhe que faz essa nossa versão do Moscow Mule ser única, é o fato de termos substituído a tradicional Caneca de Cobre pela artística e inigualável Caneca de Cerâmica, que devido aos seus materiais, mantém a bebida gelada por mais tempo e sim, deixa o seu drink ainda mais bonito. Para tal, aqui apresentamos a Caneca de Cerâmica da ceramista Andrea Leigue, uma artista de Marechal Deodoro/AL que faz peças lindíssimas e cheias de conceito. Neste modelo, é notório a criatividade que ela tem em mesclar formas e cores. Uma obra prima por assim dizer!

"No momento que busquei aprender e trabalhar com cerâmica estava buscando conexão. Procurando por algo que realmente fizesse sentido para mim e que eu pudesse praticar por toda minha vida, sem ansiar por uma aposentadoria e parar de trabalhar. Todas as peças são feitas por mim, no meu ateliê localizado na Praia do Francês em Alagoas. Elas são elaboradas inteiramente à mão e resultam em pequenas coleções sazonais com personalidade própria." Andrea Leigue
Caneca de Cerâmica para drink
Na hora de harmonizar, uma dica bem legal são os Chips crocantes, saudáveis e que hoje em dia estão fazendo o maior sucesso devido ao seu lado nutricional. Aqui, por exemplo, um Chips de Macaxeira sem conservantes, sem glúten, sem lactose, excelente fonte de fibras e claro, de tão bem feito que é, traz a cada mordida aquele inesquecível barulhinho crocante na boca. Produzido pela Barulhinho Bom de Marechal Deodoro/AL, este é um alimento que atende perfeitamente a necessidade das pessoas com restrição alimentar e que procuram, acima de tudo, se alimentar bem, mas sem abrir mão das coisas gostosas da vida.

"Por ser uma raiz tipicamente brasileira e amada pelos nordestinos, optamos em transformá-la em chips. Optamos em finas fatias e arredondadas, todas temperadas com sal marinho e com um "segredinho de fábrica" antes do choque térmico. As matérias primas vêm todas da Agricultura Familiar e elas são as estrelas do nosso sucesso, pois de forma seletiva eles plantam e colhem nossas raízes e frutas, tudo no tempo hábil e gerando assim, mais  qualidade aos nossos chips. Ou seja, juntos somos mais fortes." Barulhinho Bom
Chips de Macaxeira

Negroni
Releitura feita com Café Expresso e London Dry Gin
Harmoniza muito bem com Queijo de longa maturação
Releitura feita com Café Expresso e London Dry Gin
De todas as releituras existentes do amado e conceituado Negroni, a que leva Café na sua composição sem sombra de dúvidas é uma das melhores. Arrancando suspiros de todos que o experimentam, essa versão que estamos propondo é feita da mesma maneira tradicional, só com uma diferença, essa conta com um toque mágico de Café Expresso. Bom né? E acredite, harmoniza perfeitamente com queijos de longa maturação e faz com que as pessoas sempre queiram apreciá-lo novamente. 

Ingredientes:
30ml de London Dry Gin
30ml de Campari
30ml de Vermute Rosso
30ml de Café Expresso

Método: Mexido
Guarnição: Casca de Laranja
Copo: On the Rocks
Gelo: Cubos

Preparo:
Em um copo baixo (com gelo) insira o gin, o campari e o vermute. Dê uma volta com a colher dentro do copo (apenas uma hein, rs) e finalize inserindo o café ainda quente (não precisa mexer, pois a ideia é que ele fique somente na superfície). Decore com casca de laranja e sirva em seguida.
Harmoniza muito bem com Queijo de longa maturação
Para a base de preparo, a nossa dica vai para o Café Constantino de São Sebastião do Paraíso/MG, que é um café super especial e resultante do blend de duas variedades, a Mundo Novo e o Catuaí Amarelo. De sabor adocicado, com um aroma espetacular e um corpo cremoso e aveludado, esse café trouxe para o drink muito mais do que um toque de chocolate e nozes, ele trouxe sim, conceito, inovação, modernidade e acima de tudo, paixão. Então se você é um Coffee Lover e ainda não provou o Café Constantino, você não sabe o que está perdendo. É sensacional demais!

"O Café Constantino é especial por existir todo um cuidado e carinho em seus processos, que vão desde a atenção a planta, a colheita do fruto em seu ponto máximo de maturação, passando pela importante etapa da torrefação, o correto armazenamento em embalagens apropriadas com válvulas unidirecionais e a entrega ao consumidor, com um café fresco em uma embalagem que encanta, informa e conversa com o apreciador de café." Café Constantino
Café Clássico
Na hora de harmonizar, a nossa dica suprema vai para o Queijo Gran Alagoa, que é um queijo de leite cru maturado por 6 meses e acredite, é zero lactose, isso mesmo, zero lactose, pois durante o processo de maturação as bactérias láticas vão consumindo a lactose e a transformando em ácido lático, lhe conferindo assim, um sabor picante, potente, mineral e o melhor, com cristais de tirosina, que assim como nos diz o seu produtor, o Queijo D'Alagoa-MG, é a substância mágica que gera felicidade nas pessoas. Para nós, não existe alimento melhor para harmonizar com esse drink. A similaridade é pura no paladar!

"Este é um queijo criado pelo parceiro da Queijo D'Alagoa-MG, o Sr. Márcio Martins de Barros . A primeira peça foi feita em 2017 e de lá pra cá, nunca mais paramos de fazer. Ninguém em Alagoa fazia queijos em formas tão grandes como a do Gran Alagoa. Ele é um queijo que começa com 15kg, depois de 6 meses de maturação fica pesando 12kg e é vendido em cunhas (pedaços) com de cerca de 500gr." Queijo D'Alagoa-MG
Queijo de longa maturação sem lactose

Sazerac
Releitura feita com Café Expresso e Cachaça Mineira
Harmoniza muito bem com Chips de Banana com Canela
Releitura feita com Café Expresso e Cachaça Mineira
Ousado, marcante e que exige um bom ritual de preparação, o Sazerac, assim como o Old Fashioned, sempre será considerado como um dos grandes e reverenciados clássicos da coquetelaria. Saboroso, semi seco, com um toque cítrico e até herbal, o Sazerac tradicionalmente é feito com um bom Rye, mas para esta versão, o que ficou bom demais da conta, nós substituímos essa icônica bebida pela boa e velha Cachaça Mineira, que em harmonia com o afável toque do Café, tornou este drink algo único e digno das melhores celebrações. 

Ingredientes:
100ml de Cachaça Envelhecida no Bálsamo
15ml de Café Expresso
1 colher (chá) de Açúcar diluído em Água
3 gotas de Bitter de Cacau
algumas gotas de Pernod

Método: Misturado
Guarnição: Casquinha de Limão e Grãos de Café
Copo: On the Rocks
Gelo: n/a

Preparo:
Em um Mixing Glass (com pouco gelo) insira a cachaça, o açúcar, o bitter, o café e mexa até eles ficarem bem gelados. Em seguida gele um copo baixo com um pouco de gelo e sem aguar muito o copo, jogue fora o gelo. Agora adicione algumas gotas de pernod, girando o copo para ele se espalhar bem. Jogue o restante fora e adicione a mistura que fez no mixing glass (com uma coagem simples), torcendo uma casquinha de limão e inserindo-a na decoração final ao lado de 3 grãos de café. Sirva em seguida.
Harmoniza muito bem com Chips de Banana com Canela
E assim como no Moscow Mule, onde indicamos uma Caneca de Cerâmica para ser a base de apresentação, aqui sugerimos que você substitua o tradicional Mixing Glass (de vidro, claro) pelo de Cerâmica, que inclusive é bem usual, exótico e manda muito bem na arte da coquetelaria. Este, por exemplo, foi feito pelas ceramistas da Paradademão em Brasília/DF e representa como nunca a nova fase da cerâmica utilitária no Brasil. Detentor de grande beleza, esta Jarrinha (chamada de Jarrinha da Justiça) acompanha lindas Xícaras que nos remetem, olha que bacana, às "Tesourinhas" (vias de acesso e de retorno nas avenidas) típicas de Brasília. Aqui não tem como não se apaixonar!

"PARADADEMÃO é a construção em conjunto de duas amigas que viram na arte cerâmica uma forma de expor seus sentimentos, vivências e inspirações por meio dessa prática ancestral de criar peças para o uso no dia a dia com o barro. Débora e Gabi se uniram nessa parceria por amor à cerâmica, com dois objetivos simples: serem felizes; e terem um momento de pausa e respiro, literalmente uma PARADA na correria e atribulação da rotina para sentirem e colherem os benefícios que essa expressão artística pode trazer." Paradademão
Jarrinha da Justiça e Xícaras de Café
Encontrado apenas em 5% da produção mundial, o Café estrela desta releitura se chama Café do Vale e seu torrefador, a Brasil em Grãos do Rio de Janeiro/RJ, nos conta que de tão raro que ele é, acaba sendo muito cobiçado pelos bons apreciadores de café. Só para você ter uma ideia, o seu grão sofre uma anomalia genética durante o seu crescimento, fazendo com que a planta tenha ao invés de duas, apenas uma semente por fruto. Interessante né? O melhor tudo isso é que este grão acaba absorvendo todo o sabor da fruta, ficando mais doce, saboroso e incrivelmente equilibrado. Para nós, um dos melhores que você poderá provar hoje em dia!

"Nossa ideia inicial foi abrir uma cafeteria e começamos a buscar algumas franquias, porém, como somos pessoas criativas que amam inovação, achamos que ficaríamos presas a marca e decidimos ser uma marca própria. Durante nossas conversas, decidimos, então, virar um mercado de marcas de cafés especiais. Primeiro seríamos ponto físico, depois decidimos por e-commerce, até que um dia conhecemos nosso consultor e tivemos a oportunidade de ter cafés especiais com a nossa própria marca." Brasil em Grãos
Cafés Raros e Especiais
E já que estamos falando de produtos raros, requintados e cheios de charme, que tal no seu próximo drink você utilizar uma das Cachaças mais saborosas de Salinas/MG? Hein? Para tal, não pense duas vezes, faça como nós e utilize plenamente a Cachaça Fabulosa, que é uma Cachaça envelhecida por 6 anos em barril de bálsamo, é aveludada, tem uma boa oleosidade e mais, conta com um poder alcoólico de 42% de tirar o chapéu. Em resumo, esta Cachaça premiada como uma das melhores do Brasil em 2022 pela Expo Cachaça, sempre será uma das melhores pedidas, sempre!

"A cachaça produzida em Salinas é diferenciada não apenas pela qualidade e tradição na sua produção, mas também pelas características únicas da região: como o clima quente e seco, o relevo e o solo propício para a produção de cana-de-açúcar. A região de Salinas também recebeu no ano de 2012 o registro de indicação geográfica na modalidade indicação de procedência, ou seja, somente as cachaças produzidas nesta região e que seguem normas e regras específicas poderão utilizar o selo de origem; Região de Salinas - IP.” Cachaça Fabulosa
Cachaça Bálsamo de Salinas/MG
Concluindo com grande chave de ouro esta bela lista de indicações e harmonizando plenamente com a nossa releitura do Sazerac, Chips de Banana com Açúcar e Canela, um produto crocante, saudável, na medida da fome e feito carinhosamente pela Jamp's Chips Naturais de João Pessoa/PB. E devido ao seu toque adocicado (ele é bem de leve mesmo), criou um contraste de sabor bem interessante com o drink. E a sensação é bem essa mesmo, pois quando você experimenta os dois ao mesmo tempo, nota de cara que essa foi de longe a melhor escolha para o momento.

"Oferecemos um chips da mais alta qualidade, onde juntamos o sabor e a crocância, com alimentação saudável, livre de glúten e conservantes. Nos inspiramos em não só ter um chips qualquer, e sim o resultado de muito teste e trabalho, um match de criatividade, paixão e vontade de entregar uma experiência memorável, o cuidado com a preparação e separação dos ingredientes. E o resultado são os melhores chips que já comeu na vida." Jamp's Chips Naturais
Chips de Banana com Açúcar e Canela
Como deu para perceber, existem inúmeros drinks espalhados pelo mundo e muitas maneiras de reinventá-los. Aqui é só abrir a cabeça, ser criativo com os ingredientes, colocar a mão na massa e o universo de possibilidades aparecerá. O lance é só praticar que tudo flui.

Então agora que chegamos ao final, não esqueça de anotar os ingredientes do drink que você mais gostou, separar o alimento que mais lhe chamou a atenção e recriar aí na sua casa. Pois uma coisa iremos lhe dizer, você e todos ao seu redor irão adorar.

Até o próximo drink!

Logotipo Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo, Fotografia:

Participação especial nos mais variados cenários:
Martinazzo com Tábuas de Madeira
Koar com Decanter de Café
DryCat Gin com London Dry Gin
Wood´n Coffee com Medidor de Madeira
Marilon com Anel Upcycling
Ateliê Edson Fernando com Mandala

4 comentários:

  1. Maravilha! Parabéns! Sucessos! Vocês são nota 1000. Deus abençoe Vocês.

    ResponderExcluir
  2. Whiskey irlandês e café brasileiro é junto 🥃💚☕ Adoramos a receita!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad