Post Top Ad

Neste Dia das Mães, coloque a mão na massa e prepare o melhor almoço da vida dela!

Quando pensamos na grandeza do que é nascer, logo vem o sentimento de agradecimento por ter a oportunidade de passar pela jornada da vida. É definitivamente um processo de crescimento, desenvolvimento, aprendizado e muitos motivos para celebrar quando nesta trajetória, temos uma mãe ao nosso lado para nos dar suporte, apoio, ensinamentos e amor. Sim, o amor! Este realmente (independente de quaisquer circunstâncias) é o maior sentimento que devemos ter em conjunto.

E por todos esses motivos, o Dia das Mães se tornou, com o tempo, um dia muito especial em nossas vidas, pois nele honramos e saudamos aquela que foi nossa primeira morada e que nos nutriu com o primeiro alimento, a nossa Mãe!

Muitos de nós (quando ainda éramos recém nascidos) esquecemos que foi ela que passou inúmeras noites de vigília em nossa companhia, que foi ela que nos corrigiu, que nos apoiou em nossas decisões, que encostou o seu ombro para chorarmos e que acima de tudo, muitas vezes se sacrificou em prol do nosso sucesso. Enfim, sem Ela (com todos os seus defeitos e qualidades) jamais seríamos o que somos, por isso, é ao lado dela que sempre queremos estar para brindar o melhor da vida.

Então da mesma forma que ela te alimentou durante boa parte da sua vida, que tal neste Dia das Mães você preparar um belo alimento para ela? Será bem bacana né? Fazendo isso, pode apostar, além de surpreendê-la, você demonstrará parte deste amor que tanto sente por ela!

Para te ajudar, neste ano nós propomos que você não compre nada pronto. Isso mesmo! Queremos que você coloque a mão na massa e que deposite no alimento toda essa energia materna que recebeu. Nossa sugestão? Ravióli de Ricota com Manjerona para o tradicional almoço e Tiramisú para a sobremesa que jamais deve faltar. Harmonizados respectivamente com Cerveja Orgânica e Café Especial. Hummmm, não tem como, aqui é para ela se deliciar mesmo!
E aí? Bora aprender essas maravilhas? Então pegue o seu caderno de receitas e anote o passo a passo, pois além de serem muito saborosas, farão com que este dia seja eternamente guardado nos melhores registros da memória.

Ravióli de Ricota com Manjerona
fica perfeito ao Molho Pesto de Manjericão com Amendoim
Ravióli de Ricota ao Molho Pesto
Huuummm! Fala a verdade, não há uma Mãe nesta face da Terra que resista a uma delícia como essa, não é? Também, feito de forma artesanal, com uma massa super fresca e com um super recheio de dar água na boca, este prato tem tudo para deixar o tradicional almoço de Dia das Mães ainda mais afetivo. Para fazê-lo é muito fácil, mas vale a atenção aos detalhes. Vamos lá?

Para fazer a massa fresca você vai precisar de:
210gr de Farinha de Trigo
7 Gemas
1 colher de sopa de Suco de Limão
2 colheres de sopa de Azeite Extra Virgem

Preparo:
Em uma tigela misture todos os ingredientes até formar uma massa bem compacta. O ponto é quando ela desgruda das mãos. E dependendo do tamanho dos ovos que utilizar, coloque menos ou mais farinha, por isso, ao misturar opte por ir colocando a farinha aos poucos. Após isso, divida a massa em 4 partes e com um rolo, abra cada parte até ficar com uma espessura de aproximadamente 3 milímetros. Desta forma a massa estará pronta para receber o recheio.
Por falar em recheio, saiba que ele é definitivamente o toque que deixa essa receita inesquecível. Verdade! Tão simples quanto esquentar água, aqui basta apenas desmanchar a Ricota e misturar com a Manjerona (nós utilizamos a proporção de 300gr de Ricota para 10gr de Manjerona). É uma mistura realmente fantástica e cabe perfeitamente em recheios de tortas, pães, lanches, como complemento de saladas e muito mais. É bom demais mesmo!
Com a mistura pronta, faça bolinhas (o tamanho delas é que irá definir o tamanho final do Ravióli) e posicione uma ao lado da outra sobre a massa que acabou de abrir. Pincele gema de ovo com um pouquinho de água no restante da massa (para ajudar a grudar) e dobre-a sobre o recheio. Com a ponta dos dedos aperte delicadamente em volta do recheio e com um cortador (podendo ser redondo ou quadrado), corte para dar o formato do seu Ravióli. Prontinho, agora é só esquentar a água para cozinhá-los!
Agora, uma coisa é certa, o grande destaque desta receita é a Manjerona, que por ter um sabor incrível e aroma herbal, irá te conquistar ao ponto de querer usá-la em todas as receitas que for fazer. Sério, pois sendo esta uma erva muito versátil, combina muito bem com sopas, caldos, cozidos, ovos, queijos, saladas, pizzas, cogumelos e até em frutos do mar. E além de deixar seus pratos muito mais gostosos, a Manjerona ajuda na digestão, faz bem para o sistema cardiovascular, ameniza os sintomas da TPM, ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e ainda diminui a ansiedade.

E é exatamente por todos esses benefícios, que a Manjerona deve se fazer presente em sua cozinha, principalmente se ela for orgânica, como esta da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma empresa de nossa total confiança que fornece essa e muitas outras ervas, especiarias e temperos para enriquecer suas receitas e fortalecer sua saúde.
 Pote de manjerona orgânico utilizado em receita de raviólis
Enquanto a água para cozinhar os Raviólis está esquentando, que tal preparar uma mesa bem bonita para receber este rico alimento e para surpreender ainda mais o sagrado coração da sua Mãe? Legal né? A decoração de mesa manifestará todo o seu carinho, os cuidados que teve nos preparativos e expressará no primeiro olhar, o quão essa celebração é importante. Por isso, aqui cada detalhe fará a diferença e trará mais beleza para a ocasião.
decoração de mesa para o dia das mães com tema italiano
Então como o prato principal é uma massa tipicamente italiana, opte por cores que remetam a essa cultura. Aqui no caso, um lindo Trilho de Mesa xadrez, com delicadas rendas de algodão nas laterais, Guardanapos de poá rosa seco e Anéis de Guardanapos em formato de rosa vazada. Impecável em seu acabamento e perfeito para receber o alimento que será servido, este é com certeza um conjunto que propaga uma gostosa sensação de aconchego e conforto. 
Produzidos pela Herrero´s Panos e Retalhos de Goiânia/GO, uma marca criada pelas irmãs Izabel Cristina Herrero e Mirian Herrero Faleiro, este conjunto para nós representa a grande sensibilidade que elas têm na arte da costura. E não é para menos, pois sendo este um conjunto que transmite uma certa ternura no ambiente, reflete em cada detalhe o grande amor que essas irmãs tem em tudo aquilo que fazem. E o resultado final, não poderia ser diferente, um encanto por assim dizer.
Concluindo a decoração de mesa e mostrando ainda mais delicadeza na hora de se alimentar, conjunto de cerâmica, claro. Mas olha, esse conjunto envolvendo Prato Raso, Prato Fundo e Mini Copo para arranjo de flor, não é qualquer conjunto que você encontra por aí, pelo contrário, são peças que representam a mais bela arte cerâmica e que por ter sido feito manualmente (um por um), mostram com toda a certeza o poder que os produtos artesanais tem.
De fato, quem se alimenta tendo como base um belo prato de cerâmica, nunca mais irá querer comer em um de vidro. A diferença é realmente brutal. Sabe porquê? Porque peças de cerâmica salientam o prazer de se comer bem, pois são peças que deixam tanto a mesa quanto o alimento, com uma apresentação de se admirar.
prato de cerâmica com ravioli ao molho pesto
Só para você ter uma ideia, essas belíssimas peças foram feitas pela Ceramista Patricia Degan de Cordeirópolis/SP, uma artista especialista em cerâmica utilitária artesanal e que há mais de 20 anos atua de forma amorosa e criativa, depositando assim, uma energia encantadoramente positiva em cada peça. E antes que nos pergunte, sim, são detalhes como esses que fazem deste conjunto cinza e com pintinhas pretas, algo muito especial de se ter em casa.
Ah! Um detalhe muito importante sobre esta receita de Raviólis é que ao final eles ficam bem graúdos e super recheados, então em uma refeição você pode considerar de 3 a 4 unidades por pessoa, pois eles saciam muito mesmo. Por isso lembre-se sempre de deixar um espaço para a sobremesa! Logo logo falaremos dela :)
Almoço e Sobremesa: Receita de Ravióli e Tiramisú para o Dia das Mães.
Outro ponto indiscutível e que também deve fazer parte dessa refeição são os clássicos pãezinhos, até porque, quando o assunto é massa fresca com molho (para dar aquela "chuchadinha"), eles devem estar mais que presentes, senão melhor, evidentes. Para isso, aqui vai uma dica muito legal e que poderá fazer parte de inúmeras refeições, o Pão de Açaí! 
receita de pão de açaí
Pensa num pão muito macio! Pensou? Então, assim é a textura desse estupendo pão. Sério! Ele além de ser ótimo para acompanhar massas, também fica uma delícia com manteiga, queijos, doce de leite e geleias. Outra coisa... Seu aspecto é um show à parte, pois sua cor e visual nos chama a atenção e nos convida literalmente para prová-lo. Veja como é fácil fazer um pão como este!
Mini Pão de Açaí
Esponja:
70ml de Leite morno
5gr de Fermento Seco
2 colheres de sopa de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Açúcar

Primeiramente faça a esponja, pois ela será fundamental para trazer a maciez desejada ao pão. Aqui basta apenas misturar os ingredientes, tampá-lo para não entrar nenhum ar e deixar o processo de fermentação dobrar o volume inicial.

Massa principal:
250gr de Farinha de Trigo
200ml de Polpa de Açaí
1 Ovo
1 colher de chá de Sal
60gr de Açúcar
2 colheres de sopa de Manteiga

Misture todos os ingredientes até a massa desgrudar das mãos. Inclua a esponja, misture novamente (sovando bem) e reserve em uma tigela (com um pano úmido por cima) e deixe dobrar de tamanho. Após isso, retire a massa da tigela, modele bolinhas do tamanho desejado e em uma fôrma enfarinhada, posicione as bolinhas com um espaço entre elas. Espere crescer novamente e leve ao forno (fogo alto) por aproximadamente 30 minutos. Ah! Se desejar, faça pequenos cortes nas laterais de cada bolinha (antes de levar ao forno) para trazer um formato ainda mais legal.
Para conseguir uma cor tão vibrante como essa, é necessário que você utilize a Polpa de Açaí, mas não a polpa congelada e sim a líquida, como essa da Infrutas de Manaus/AM, pois adere muito bem a massa e o melhor, você terá a certeza de estar utilizando um alimento natural da Amazônia. Legal né? Mas sabe o que é mais legal ainda, é que assim como dissemos nas Harmonizações Tropicais, essa é uma bebida estupidamente deliciosa e perfeita para ser tomada pura ou até mesmo batida com frutas. Então para você que cuida da saúde e do corpo mas sem abrir mão do sabor, saiba que este alimento rico em vitaminas vai te surpreender logo no primeiro gole. Experimente, vale super a pena!
Concluindo graciosamente essa maravilha de refeição, na hora de harmonizar, ouse e impressione. Exatamente! Ouse no sabor e impressione no visual. Nossa dica? Cerveja Artesanal Golden Strong Ale, uma cerveja 100% orgânica, complexa, de alto teor alcoólico (7,2%) e que fará do brinde do Dia das Mães, algo realmente inesquecível.
cerveja artesanal envelhecida em barril de carvalho
E é bem isso mesmo, pois sendo ela uma cerveja forte, de corpo médio, extremamente frutada (com notas de madeira), de espuma densa e que foi incrivelmente envelhecida em barril de carvalho francês (isso por si só já a torna diferenciada), não tinha como ser diferente, é uma cerveja especial e sem nenhuma sombra de dúvidas, é a melhor pedida para o momento.
Harmonizando por pura semelhança com o Ravioli (ainda mais pelo molho pesto ter como base o azeite e o amendoim), essa é mais uma obra prima produzida pela Cervejaria SteinHaus de Picada Café/RS, uma cervejaria da qual temos muito respeito e que representa com exatidão a maestria em se fazer cerveja. E não é pra menos, pois sendo ela um dos grandes destaques apresentados por nós no especial do Dia da Cerveja, pode ter certeza, ela também será o destaque nas suas harmonizações.
Fala a verdade... É praticamente impossível a sua Mãe e todos que estiverem à sua volta não amarem. Sabe porquê? Porque tudo isso foi feito por você, com toda a sua dedicação, carinho e afeto. E isso, isso sim, é digno de admiração. Bom apetite! Vocês merecem. 😉
Dia das Mães que é Dia das Mães deve ter aquele docinho para representar o lado mais afetuoso de todos, não é? Pensando nisso, para a sobremesa deste dia nós super indicamos o Tiramisú, que por manter a essência da culinária italiana na mesa, arrancará suspiros de todos os presentes antes mesmo de ser provado. 

Tiramisú
fica perfeito quando harmonizado com Café Expresso
Tiramisú, uma sobremesa para o dia das mães
Antes de iniciarmos o passo a passo desta incrível sobremesa, assim como no prato principal, os detalhes que permeiam a decoração de mesa também deverão ser levados em consideração, pois ao mudar o alimento do salgado para o doce, será muito legal os itens de mesa também seguirem esta mesma vibração. 
decoração de mesa para a sobremesa de dia das mães
A começar pela mesa posta, aqui um conjunto que exprime a mais pura delicadeza e sofisticação. Composto por um charmoso Trilho de Mesa floral (com pequenas rosas estampadas e com renda de algodão nas laterais), Guardanapos de Pano na cor rosa (com pontinhos brancos) e Anéis de Guardanapos em formato de coração vazado, é o tipo de conjunto que vai muito bem em celebrações familiares e que desperta o mais belo sentimento de amor nas pessoas.
Sendo este um outro conjunto confeccionado pela Herrero´s Panos e Retalhos de Goiânia/GO, essas são peças de excelente qualidade e acompanhadas de muito amor. E é muito amor mesmo! Pois só para você ter uma ideia, uma das coisas mais marcantes em receber as peças da Herrero´s é sentir o delicioso perfume ao abrir a caixa. É um momento muito peculiar, onde não só recebemos as peças, mas também recebemos em conjunto uma grande sensação de amorosidade. E este carinho que percebemos, você também terá ao receber os seus.
Concluindo delicadamente esta linda composição de mesa, Vaso decorativo e Pratos de sobremesa assinados pela ceramista Fátima Rosa, uma grande artista de Santo André/SP que temos grande carinho, respeito e admiração. Atuando há mais de 25 anos, porém há 10 com mais afinco, Fátima é detentora de um grande talento natural e expressa nas suas peças toda a sensibilidade criativa e feminina. Aqui por exemplo, peças em tons esverdeados, com detalhes artísticos e que trouxeram em conjunto muita elegância para a mesa, estimulando assim, ainda mais a vontade de saborear a sobremesa.
pratos de cerâmica para sobremesa e vaso de cerâmica para arranjo de flor
E assim como no caso da Herrero´s (do conjunto de mesa posta), Fátima também divide o dia a dia do seu ateliê junto com sua irmã, a ceramista Maria Aparecida Panichi, outra grande ceramista que você deve conhecer. Juntas, graciosamente criam peças utilitárias, decorativas e tudo aquilo que sua imaginação mandar. Inclusive, não deixe de conhecer os belos utilitários que elas nos apresentaram nas 12 Harmonizações com Chás e no apaixonante especial de Dia dos Namorados. São realmente de encantar o coração.
Agora sim! Com tudo no esquema, é só servir o Tiramisú e correr pro abraço. Será aquele momento de puro deleite e que todo mundo estava aguardando, rs. Então assim como na receita dos Raviólis, segue abaixo uma receita bem legal para você recriar essa sobremesa na sua casa. E uma coisa vamos te alertar... De tão saboroso que é, você sempre irá querer fazer. Apostamos com você!
Para fazer o Tiramisú você vai precisar seguir 3 etapas: Biscoito, Creme e Montagem, apenas isso. Mas atente-se aos detalhes, pois sendo esta uma sobremesa delicada e refinada, exigirá toda a sua atenção, ok. Vamos lá então!

Biscoito Savoiardi
4 Ovos
300gr de Açúcar
350gr de Farinha de Trigo
3 colheres de sobremesa de Essência de Baunilha

Em uma batedeira bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar e dobrar de tamanho. Em seguida adicione a essência de baunilha, a farinha e bata novamente até formar uma massa bem uniforme. Com um saco de confeiteiro modele em uma fôrma (untada com papel manteiga) o formato do biscoito desejado (você poderá fazer redondo como aqui ou em formato de palito como os biscoitos champanhe). Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, retire e deixe esfriar antes de retirar o papel manteiga. Reserve!

Creme de Mascarpone com Chantilly
4 Gemas sem a membrana que o protege
150gr de Açúcar
300gr de Queijo Mascarpone
100ml de Creme de Leite Fresco batido em ponto de chantilly
5gr de Gelatina sem sabor

Em uma batedeira bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar e dobrar de tamanho. Leve essa mistura em banho maria (sempre mexendo para retirar qualquer resquício do cheiro do ovopor 5 minutos. Em seguida adicione o queijo mascarpone e bata novamente. Agora adicione a gelatina (previamente hidratada), o chantilly e mexa bem delicadamente com uma colher. Insira toda essa mistura em um saco de confeiteiro e reserve na geladeira por 10 minutos.

Montagem do Tiramisú
3 rodelas de Biscoito Savoiardi
Creme de Mascarpone com Chantilly
Mistura de 50ml de Café com 25ml de Conhaque
Cacau 100% para polvilhar
Acetato para modelar

Faça um cilindro com o acetato do tamanho da rodela do biscoito. Cilindro pronto, posicione ao fundo uma rodela de biscoito e pincele sobre ela, um pouco da mistura de café com conhaque. Agora faça uma camada generosa de creme e repita o processo nas outras camadas. Finalize o topo com mais um pouco de creme e leve para a geladeira por pelo menos 3 horas. Somente quando for servir, polvilhe cacau em pó e retire o acetato.
Talheres em inox para sobremesa
Esta receita que ensinamos rende 2 grandes doces redondos, mas você pode optar em dobrar ou até triplicar a receita e fazer a montagem em uma travessa, servindo em porções retangulares. Em ambos os formatos, fica visualmente muito atraente, principalmente se você servir em uma mesa linda como a que estamos sugerindo aqui.
Na hora de harmonizar, o clássico Cafezinho sempre será uma das melhores pedidas, não só por se tratar de uma sobremesa, mas se estamos falando em finalizar uma refeição, o bom e velho Café é o que realmente nos surpreende. 
Dica de acessório sustentável feminino
Então para harmonizar com uma sobremesa tão fabulosa como esta, indicamos aqui um Café a altura, que tem um sabor acentuado, uma acidez equilibrada e quando feito na forma de expresso, exibe uma crema (espuma) espessa, cremosa e capaz de deixar qualquer Coffee Lover de queixo caído. Em resumo, é o café perfeito para finalizar a refeição do sagrado Dia das Mães.
Quem produz esta deliciosa bebida é o Café Baronesa de Bom Sucesso/MG, que além de ter um conceito artístico e com diversas premiações que garantem a sua excelência, é fruto de um lindo trabalho familiar onde todos desempenham o seu papel com amor e muita dedicação. Para saber mais sobre este café e todo o poder contido na sua essência, não perca tempo, acesse o nosso especial do Dia do Café e surpreenda-se com 13 cafés que são de dar água na boca. 
harmonização de café com tiramisú
Após um almoço bem gostoso e de uma sobremesa de elevar os sentidos, chega-se então o momento tão esperado, senão melhor, o momento de surpreender ainda mais sua querida mãe com um presente que toca a alma e que representará o grande sentimento que você sente por ela.

Colar Terapêutico
a nossa dica de presente para o Dia das Mães
Colar Terapêutico como dica de presente para o Dia das Mães
Marcando através desse objeto a lembrança deste dia, o Colar Terapêutico é o tipo de presente que além da sua função de embelezar, ainda protegerá a sua Mãe, levantará a sua auto-estima e mais, atrairá somente as boas energias. Resumindo, este Colar feito com Ágata de Fogo (que proporciona segurança, proteção e por esses atributos também favorece com uma sensação de relaxamento) e Pirita (que bloqueia fortemente as energias negativas e fortalece o poder pessoal), é uma excelente peça para acompanhar a sua mãe no dia a dia, promovendo cuidados e deixando ela ainda mais bela.
Confeccionado pela artista Telis Maciel do Atelier Petite Julie de Sete Lagoas/MG, este Colar faz parte de uma linha muito especial que envolve não só os elementos da Natureza (aproveite o tema e veja a Exposição Arte Primavera com outra peça do atelier), mas que tem como objetivo principal, proporcionar mais equilíbrio e harmonia para as pessoas que os usam. E além de todos esses benefícios, é ainda um Colar muito charmoso e autêntico, mostrando muita versatilidade nas composições nos looks do dia a dia. 
Dica de roupas femininas
Como deu para ver, o Dia das Mães deste ano tem todos os atributos para ser o melhor de todos. Então, mesmo que seja por poucos momentos, ou mesmo por poucos minutos, pare tudo que estiver fazendo e fique um pouco com sua Mãe. Pode ter certeza que serão momentos únicos, encantadores e especiais.

E para concluir este belo conteúdo com chave de ouro, deixamos aqui um trecho das sábias palavras das irmãs Herrero´s, que com toda a sua sensibilidade, nos emocionou e também emocionará você.

 "Que todos os lares sejam repletos de amor e alegria neste dia,
que na realidade, são todos os dias,
pois mesmo que sua Mãezinha não esteja mais aqui,
o amor e seus ensinamentos serão eternos!

Ela brilha e brilhará sempre,
pois é uma linda e majestosa estrela no céu.
E em seu coração,
onde reina a paz, o amor e o perdão,
é onde você encontrará a luz do seu olhar"

Feliz Dia das Mães

Conheça mais sobre as marcas/artistas apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial como cenário: 👇
Maria Santa Ateliê com Macacão
Meroca com Pulseira.
Martinazzo com Talheres de Mesa

4 comentários:

  1. Que matéria incrível! Tá perfeito! Amei ❤️

    ResponderExcluir
  2. Encantado com o conteúdo dessa revista, e como um Herrero que sou, não poderia deixar de elogiar os trabalhos de minhas primas Mirian e Isabel Cristina da Herrero's Panos & Retalhos, sem desmerecer os demais trabalhos. Parabéns aos redatores e produtores dessa revista. Obrigado por compartilhar conosco.
    Orlando Flores Herrero, diretamente de Madrid/Espanha !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orlando, a arte da Herrero´s Panos & Retalhos é realmente de encantar. Para nós, é sempre uma honra trabalhar com as peças delas.
      Ficamos imensamente felizes com suas palavras. Visite-nos sempre que desejar... Será um prazer!

      Excluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad