Post Top Ad

Exposição "Arte Primavera": A energia da natureza cada vez mais perto de você!

Conhecida popularmente como a Estação das Flores, a Primavera é sem sombra de dúvidas uma das estações mais inspiradoras do ano. Também, trazendo consigo a energia que possibilita o crescimento de tudo que é vivente, a Primavera tem o poder de despertar em nós um grande sentimento de alegria, leveza, bem-estar e muito mais. É incrível como a sintonia com a vida acontece!

Só para você ter uma ideia, aqui no Hemisfério Sul nós acabamos de passar pelo pico da Primavera, onde as flores já estão formadas, os frutos estão sendo colhidos, as árvores estão em sua máxima plenitude, os pássaros estão por todos os cantos, enfim, esse movimento crescente da vida pode ser sentido facilmente por todos nós e acredite, se estivermos atentos aos sinais, podemos até nos beneficiar dessa vibração, fazendo assim, a nossa vida fluir como as mais belas águas de uma cachoeira.

Com o poder de acentuar o nosso imaginário criativo, a Primavera também está muito ligada às Artes, onde de forma plena, sutil e muitas vezes até delicada, é retratada nas mais variadas cores, formas e movimentos possíveis. Por isso, para te inspirar a se aproximar somente daquilo que te faz bem, hoje com muito apreço apresentamos a nossa mais nova e bela exposição, onde através do olhar e da sensibilidade de 12 artistas, fará com que você abra a cabeça não só para um mundo de infinitas possibilidades, mas que de forma clara e envolvente, mostrará que a Arte deixa a vida muito mais interessante.

Exposição Arte Primavera
A energia da natureza cada vez mais perto de você!
Assim como as plantas, as flores, as pedras e tudo aquilo que tem um toque da natureza, os objetos aqui apresentados foram escolhidos não só pela sua beleza e exoticidade, mas justamente por também nos remeter a este tipo de frequência. Cada um ao seu estilo, todos foram feitos por artistas brasileiros que além de serem especialistas naquilo que fazem, são pessoas com uma grande bagagem cultural e detentoras de um carisma enorme.

Ficou curioso? Então saiba que todas essas obras de arte são ideais para você colocar no seu lar, fazendo dele um local especial, inspirador e onde as pessoas terão a maior vontade de estar. A positividade energética que reside aqui é incrível!

Bora conhecê-las?

Beija-flor Cinético de Madeira
André Wagner Arte
Beija-flor Cinético de Madeira
Artesanal, lúdico, interativo e que nos remete inteiramente a natureza, o Beija-flor de madeira que inicia esta exposição é uma escultura cinética rica em detalhes e que apresenta não só uma admirável leveza, mas por suas asas se movimentarem (basta girar a manivela manualmente ou com um motorzinho acoplado), nos fazem crer que um Beija-flor realmente está voando no nosso quintal. Sendo esta uma peça que nos transmite muita paz e serenidade, ela é perfeita para estar no local da casa onde as pessoas normalmente passam, pois uma coisa iremos te falar, todos irão querer fazer este Beija-flor voar livre nas asas da imaginação (veja o vídeo abaixo).
Desenvolvido pelo conceituado artista e designer de produtos André Wagner Arte de Santo Antônio do Pinhal/SP, que inclusive traz na bagagem diversos prêmios pelo Brasil, este Beija-flor foi a primeira peça desenvolvida por ele, depois vieram as Gaivotas, Peixes, Barcos, Baleias, Arraias e muitos outros mais. Feito totalmente de madeira de reuso certificado e com um movimento até hipnótico por assim dizer, a inspiração que André teve para desenvolver esta peça veio justamente da observação do pássaro na natureza, onde o bater das asas foi transferido para o objeto com muita graciosidade e complexidade.

"Eu gosto de pintar telas, mas viver de pintura é muito difícil. Sou paulistano, mas queria viver com mais qualidade de vida... ir para o interior, cidade pequena. Como já conhecia a região da Mantiqueira, então procurei por esta região. Queria trabalhar sozinho, sem empregados e sem terceirizar serviços, então montei uma pequena marcenaria e decidi fazer esculturas cinéticas de madeira utilizando meus conhecimentos de design de produto." André Wagner


Castiçal de Cerâmica
Julia Streppel Cerâmica
Castiçal de Cerâmica
Riquíssimos em detalhes e com a impressão que vieram literalmente de uma realidade paralela, estes Castiçais de Cerâmica (que aqui iluminam o reflexo da nossa alma) com total certeza são objetos muito poderosos, pois além da sua beleza sem igual, a sua função de iluminar (através do fogo) é capaz de acionar no ambiente uma energia muito forte e muito boa. Podendo ser usados na mesa para recepcionar (de forma extraordinária) e até mesmo para dar vida ao canto mais sagrado do seu lar, são peças que encantam o olhar e que nos fazem prestar a atenção em todos os detalhes que neles estão contidos.
Modelados artesanalmente com a força dos quatro elementos pela ceramista Julia Streppel de Porto Alegre/RS, uma artista que sempre gostou de Castiçais independente do material que é feito e que acredita que é na interação entre as pessoas que reside a nossa verdadeira evolução, essas peças mesmo sem o fogo aceso conseguem tranquilamente alterar a nossa realidade para onde a magia é algo natural. Também, quando um artesão deposita na sua obra um pouco da sua energia, o resultado final sempre será surpreendente e revelador.

"Depois de fazer um curso de bijuterias, me deparei com a necessidade de criar, pois quando procurava peças para montagem, nada me agradava. Desta necessidade de criar descobri a cerâmica e com o passar do tempo, as peças para bijuterias foram perdendo o lugar para outros objetos. Minhas obras representam muito o meu momento, como se ali contasse minha história, meu sentimento." Julia Streppel

Colar Bubble com Passarinho
Cléo Bittencourt Design
Colar Bubble com Passarinho de Cerâmica
Vindo diretamente da publicação especial de Dia das Mães (onde apresentamos o feminino na arte cerâmica), o Colar Bubble com Passarinho é o tipo de acessório que combina perfeitamente com a Primavera, não só pela simbologia do pássaro, mas por sua leveza, cor, forma e praticidade. Combinando perfeitamente com diversos tipos de looks casuais e sociais (podendo ser usado tanto de dia quanto de noite), este é um tipo de produto que eleva a beleza feminina e mostra que peças delicadas podem trazer muita sofisticação e glamour para sua portadora.
Produzido desde 2018 pela artista plástica Cléo Bittencourt de Balneário Piçarras/SC, este colar conta como base uma argila captada na própria região e foi inspirado no evento anual de observação de pássaros realizado pelo Instituto Allouata e promovido pela Secretaria de Cultura da cidade. E além dos colares, Cléo (que é expert em biojoias, escultura e pintura) vem participando de várias exposições e feiras com sua arte. É reconhecimento puro por tudo aquilo que faz.

"Fui ter contato com a cerâmica durante as aulas na faculdade, até então as telas eram minhas paixões. Em relação às jóias, busco sempre trabalhar com coleções e com identidade cultural do município onde moro. Quanto as esculturas, queima de Raku e técnica Chulucana, proveniente de Chulucana no Peru, onde se obtém por exemplo o preto através do "esfumado", queima feita com folhas de manga." Cléo Bittencourt

Escultura Gaia
Marta Souza Leão
Esta magnífica Escultura da Deusa Gaia (mitologia grega) irradia uma energia materna, ancestral e muito serena. Sim! É Ela, a Mãe-Terra, a Mãe de todos nós! Contendo inúmeros detalhes que nos impressionam logo no primeiro olhar, estar na presença desta escultura fará com que todos se sintam acolhidos por um abraço protetor... como se nos conectássemos com algo muito antigo e que sempre fez parte de nós. Definitivamente, esta é uma obra de arte divina que merece ter um lugar especial no coração do seu lar.
Feita pela arquiteta, paisagista e super ceramista Marta Souza Leão de Recife/PE, esta escultura esculpida totalmente em terracota (cerâmica avermelhada e porosa) traz muito da essência delicada e criativa da própria Marta. Sendo ela uma das artistas plásticas mais conceituadas do Brasil, a sua história começou em 1980 quando iniciou um curso de cerâmica após ter se formado em arquitetura. De lá pra cá, Marta além de ter criado um estilo único de trabalho, participou de diversas exposições (como a "Arte, o Quinto Elemento" - no Museu do Estado em 2016) e é sempre reconhecida por onde passa.

"Sempre gostei de lendas e histórias, e as deusas gregas, cada uma tem um significado que toca muito as pessoas. Então começo a fazer a peça já pensando; essa será a deusa grega “tal”, quando termino acho que realmente ela tem algo que remete àquela personagem! Eu como arquiteta paisagista, sempre trabalhei com a natureza, sou realmente apaixonada! E na ARTE, não poderia ser diferente, valorizar os quatro elementos: TERRA, FOGO, ÁGUA e AR, a cerâmica, através da terracota natural remete a todos eles, a rusticidade dela me encanta!" Marta Souza Leão

Escultura Graúna
Annelise Grieser
Escultura de Cerâmica  - Graúna
Conhecida no Ceará como Assum-Preto, a Graúna é uma ave de canto ímpar que comove e que encanta todos que dela escuta. Imortalizada no livro Iracema de José de Alencar, título da inesquecível música de Luiz Gonzaga, retratada pelo cartunista Henfil e exoticamente esculpida pelas mãos da ceramista Annelise Grieser de Fortaleza/CE, essa ave com o passar dos anos continua sendo fruto de inspiração pra muita gente. E aqui nesta exposição, por exemplo, não teria como não ser diferente, é um símbolo muito forte que ao ser observado com mais atenção, poderá abrir a nossa cabeça para as infinitas possibilidades da vida.
Para quem ainda não conhece o trabalho artístico da Annelise, saiba que ela iniciou na cerâmica no final do ano 2000, onde folheando uma revista sobre artesãos do Brasil, se viu muito interessada no assunto. Sua primeira oficina foi com Megumi Yuasa e Masako Akeho, grandes ceramistas com quem aprendeu os primeiros passos para começar a trilhar sozinha. Em Fortaleza teve a ceramista Terry Araújo como uma grande companheira de jornada e com quem também aprendeu muito. E mesmo após desenvolver suas próprias técnicas de modelagem, anos depois também teve oficinas com Raquel Keplacz (veja mais na publicação Ceramistas do Brasil), Flávia Vanderlinde e Lú Leão. Legal né?

"Quando comecei a trabalhar com cerâmica não passei pelos utilitários, fui direto para as esculturas. Tive primeiro um forno a gás, mas hoje optei pela praticidade de um forno elétrico no qual queimo em alta temperatura. O figurativo é o que mais me atrai, misturar gente e bicho no meu trabalho me deixa muito feliz. Gosto de cores, mas sobretudo dos tons mate, mas costumo dizer que na cerâmica, assim como na vida, tudo pode mudar, tudo é experimentação sempre. O campo está aberto à sensibilidade do artista." Annelise Grieser

Difusor Folha Mística
Atelier Petite Julie
Difusor de Cerâmica - Folha Mística
Difusor Folha Mística... Uma peça que além de transmitir um certo mistério, deixa qualquer ambiente ainda mais encantador. Com um design diferenciado e com funções terapêuticas, aqui a mistura da arte e da aromaterapia (que é a terapia com aromas através do uso de óleos essenciais) se fundem, provocando assim, um enorme bem-estar através dos sentidos. Para nós, esta é uma peça super funcional e indispensável para você que deseja causar um impacto positivo no ambiente. Basta colocar algumas gotas de óleo essencial (veja O poder da Aromaterapia) no centro da sua flor e deixar o seu aroma agir naturalmente. 
Inspirado na magia oculta da natureza, este Difusor é uma criação da artesã Telis Maciel de Sete Lagoas/MG, que além de ser a grande idealizadora do Atelier Petite Julie, busca oferecer com seus produtos o resgate dos sentimentos das pessoas, como a auto-estima, o bem-estar e muito mais. Homenageando à sua filha primogênita com o nome do atelier (pois a sua criação foi justamente quando ela nasceu), Telis além de nos apresentar este belo Difusor de Mesa, também cria diversos outros modelos pessoais, assim, você sempre poderá levar os benefícios dos aromas para onde for. É um mais bonito que o outro.

"Nossos produtos trabalham os elementos da natureza. São peças criadas captando as energias emanadas pelo Universo e também em sentimentos que vão se desenvolvendo e aflorando de acordo com a evolução espiritual da artesã fundadora do atelier. Nossa missão é contribuir com nossos produtos para um mundo melhor, onde cada indivíduo possa desenvolver seu afeto, compartilhando o mesmo com os outros ao seu redor." Telis Maciel

Mini Vasos Difusores
Kika Novaes
Mini Vasos Difusores em Porcelana
Quando estamos com esses Vasos Difusores é como se estivéssemos possuindo pequenos tesouros.
Pintados primorosamente à mão, essas peças podem ser usadas como colares (colocando um cordão nas alças) ou penduradas na parede, com óleos essenciais ou com pequenas flores. Mas uma coisa é certa, independente de como escolher usar, qualquer olhar que passar por essas peças irão se surpreender, pois como Colar, será expressivo e cheio de personalidade, e como objetos decorativos, transmitirá uma delicadeza sem fim. São peças que você pode usar de acordo com o seu estado de espírito, aproveitando o melhor de cada momento.
Criativa desde criança e herdando da sua mãe o dom para as artes, Kika Novaes de São Paulo/SP (que inclusive é filha de Marta Souza Leão) é uma ilustradora de porcelanas de mão cheia e retrata nas suas peças uma arte conceitual englobando o universo feminino e a natureza intrínseca que vivemos. Graduada em design de moda, Kika foi figurinista e produtora no SBT por muitos anos, mas desde que seu filho nasceu, decidiu mudar expressivamente de área para curtir de perto o seu crescimento. Produzindo então desde 2016, Kika cria na porcelana ilustrações com uma pegada mais feminista e até mesmo um tanto sarcásticas, demonstrando assim, muita autenticidade naquilo que faz.

"O mar e a profundidade são recorrentes nas minhas peças, pois tenho uma ligação muito forte com as águas e, portanto, muitas vezes acabo mergulhando nesse tema. Então um dia criei o desenho de uma mulher mergulhando, como se fossem fotografias das etapas e movimentos do corpo até chegar na água, mas não sabia muito bem onde colocá-lo. Então lembrei dos difusores e pensei que formaria uma composição muito bonita para ser colocada numa parede como um conjunto de peças decorativas." Kika Novaes

Prato Folha
Thais Reis Cerâmica
Pratos decorativos sempre foram e sempre serão símbolos de destaque em qualquer parede ou local. E quando eles tem uma pegada natural, ou seja, nos remetendo às formas da natureza, parece que eles ficam ainda mais encantadores. Aqui, por exemplo, um Prato de Cerâmica relativamente grande, em formato de Folha e que além de poder ser usado como uma ótima arte decorativa, também pode ser usado para diversos fins, como utilitário na gastronomia. Inclusive, pode ter certeza que este prato exótico e com cores vibrantes aparecerá novamente por aqui em alguma receita especial. É impossível não se apaixonar pelas formas e pelas cores que ele apresenta, é hipnotizante demais!
Buscando inspirações nos detalhes que permeiam o dia a dia, nas pesquisas que faz na internet e nas coisas que encontra pela natureza, a ceramista Thais Reis de São Paulo/SP é uma jovem artista que segue superando os seus desafios para construir a sua história. Desenvolvendo desde 2017 um trabalho autoral, criativo e digno de merecer a nossa atenção, Thais é detentora de um enorme talento e sim, com toda a absoluta certeza, tem um futuro brilhante e promissor pela frente. Acredite... Você ainda ouvirá falar muito dela por aí. Este é apenas o começo!

"Thaís tem 31 anos, nasceu com uma síndrome chamada Síndrome de Noonnan, que é uma doença genética. Por alguns anos procuramos alguma coisa que ela gostasse de fazer, até que a terapeuta dela, Márcia Coutinho, nos indicou a Olaria Paulistana. Fomos conhecer e a ceramista/proprietária Lucia Eid nos recebeu com muito carinho e aberta para ter alunos de inclusão, a Thaís fez uma aula experimental e ficou lá até o início da pandemia (2020). Em 2018 conhecemos o Instituto Simbora Gente que faz um trabalho de autoconhecimento e autonomia da pessoa com deficiência, onde a Thaís participou de alguns projetos do Instituto e hoje participa do programa Orientação Profissional, que orienta os jovens que querem trabalhar o desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades referentes ao mundo profissional. Este ano ela vai participar do programa Autodefensores, que favorece ao participante o sentimento de liderança, iniciativa e habilidades de relacionar-se em grupo." Eva Jane Reis - Mãe da Thais

Suporte Gota para Suculentas
Ateliê CrochêBiju
Suporte de Crochê para Suculentas
Feito totalmente de crochê, com alça de couro, com contas de madeira (que trazem para a peça uma elegância à parte), de cor vibrante para contrastar com planta e com um acabamento impecável, esse Suporte Gota para Suculentas é mais uma obra feita pelo Ateliê CrochêBiju do Rio de Janeiro/RJ, uma marca desenvolvida pelo amor que mãe e filha sentem pelo Crochê e que após passar com grande classe no nosso especial de Dia dos Namorados (com um cesto de juta com barbante), nos mostra que a criatividade contida na arte do tecer é de fato incrível.
Trazendo em sua essência uma certa graciosidade e também um pouco da energia da natureza em conjunto (devido a planta em seu interior), essa é uma peça extremamente versátil e perfeita para os mais diferentes ambientes de uma casa. Na cozinha, por exemplo, você poderá optar em utilizá-la com temperos, já na sala ou jardim, você poderá optar por uma suculenta como na foto. Mas olha, uma coisa é certa, independente do que escolher, essa gota mágica deixará o seu espaço muito mais charmoso e te aproximará ainda mais do sentimento de bem-estar que todos queremos.

"A criação do Ateliê Crochê Biju se deu a partir do amor e da paixão pelos trabalhos manuais que sempre esteve presente em minha vida. Eu sempre realizei o crochê e outros trabalhos, mas sempre foi um hobbie, nunca imaginei que esse amor se tornaria meu trabalho e fonte de renda. Minha filha (Vera Lúcia Moraes da S. Costa) também me deu força para criar a marca e trazer uma atualização do crochê de forma contemporânea. Adorei o desafio e desde então a Crochê Biju vem transformando nossas vidas." Maria Eduarda Moraes da S. Costa

Terrário
Jardim das Fadas
Terrário de Cactus com pedras
Terrário... Um pequeno e delicado mundo mágico capaz de nos transportar para um verdadeiro conto de fadas. Com direito a duendes, bruxas e magias, essa é uma peça que naturalmente se destaca em qualquer ambiente. E como existem inúmeras formas de montá-lo, todo o processo de construção te ajudará a despertar a criatividade lúdica que reside dentro de você. Quer saber? Sendo este um objeto detentor de muita beleza e alegria, colocá-lo na cozinha, na sala ou até mesmo próximo à porta de entrada da casa, será bem favorável para que você atraia somente as boas energias. 
Para montar um Terrário é bem simples, basta ter em mãos um vidro circular (tipo o de aquário - mas não se limite apenas a um tamanho ou formato), escolher a planta que irá utilizar (poderá ser suculentas, cactus, musgos ou outros que desejar - só fique atento ao tipo de crescimento da planta) e objetos decorativos, que no caso, super indicamos que sejam do Jardim de Fadas de São Paulo/SP, uma marca que tem mais de 1000 peças miniaturas para você decorar com grande estilo a sua grande obra. Quer mais exemplos, então veja o que fizemos com as peças do Jardim de Fadas na Sua Horta em Vasos e na Exposição Arte Proteção, é de se encantar!

"A prática de Jardim de Fadas existe há mais de 100 anos (originário dos USA 1893) e se espalhou pela Europa. Em 1987 me casei com um Inglês chamado Christopher John Forbes e vivemos na Inglaterra por 15 anos. Como na Inglaterra criar um Jardim de Fadas é muito comum, quando voltei para o Brasil percebi que não existia estes tipos de acessórios para criar os Jardins, somente peças compradas da China, então resolvi criar algumas peças e foi assim que tudo começou." Gislaine Forbes

Vaso para Arranjo de Flor
Cerâmica Pé na Terra
Vaso de Cerâmica para Arranjo de Flor
Enigmático, com cores únicas e detentor de uma beleza muito sofisticada, este Vaso de Cerâmica (que é voltado para "arranjos") é uma peça que te aproxima das plantas de uma maneira mais artística e criativa, pois tendo a possibilidade de mudar o tipo de flor de acordo com sua vontade, aqui você poderá criar arranjos que demonstram exatamente o "estado de espírito" que estiver sentindo em tal momento. Inspirado totalmente na Primavera, no acolhimento que um ninho traz, na alegria e no encantamento das flores, esse Vaso representa toda a liberdade que um pássaro tem quando levanta voo pela primeira vez.
Criado durante uma caminhada (com os pés descalços) no Jardim Botânico de Campos do Jordão/SP, o nome Cerâmica Pé na Terra foi uma sugestão da filha mais velha da artista plástica e ceramista Elaine Fridegotto, que após pensarem em vários nomes para o ateliê, foi este que literalmente deu a cara para esta nova realidade da Elaine. Localizado em São Paulo/SP, a Cerâmica Pé na Terra oferece peças utilitárias e decorativas (internas e externas) que além de serem totalmente inspiradas na natureza, refletem a sensível poesia desta artista que ganhou os nossos corações. 

"Minha história na cerâmica tem seu registro desde a minha mais tenra infância. Minha melhor diversão era brincar com o barro, em um terreno baldio, perto de onde eu morava no bairro do Jabaquara. Eram personagens e estórias criadas com o barro e com um baldinho de água que eu levava para produzir minhas estórias expostas no meio fio da calçada. O tempo passou, fiz alguns cursos, mas foi somente em 2019, após passar por uma “metamorfose”, que resolvi fazer um curso de Torno. Não parei mais e, definitivamente, é isso que quero fazer até os últimos dias de minha vida. Agradeço imensamente a minha mestra, a ceramista Regina Esher, por todo carinho, incentivo e paciência." Elaine Fridegotto

Buquê de Flor Esqueletizada
Flor do Brumado
Buquê de Flor para casamento
Para você que ficou curioso sobre o Buquê de Flor que foi utilizado como arranjo na dica do Vaso acima, só temos uma coisa a dizer; folhas esqueletizadas! Sério! Folhas esqueletizadas. Parece brincadeira né? Mas não é não! Essa é uma técnica utilizada que visa imitar a natureza para trazer à tona toda a beleza oculta sob o manto verde da clorofila das folhas. Interessante né? Mas sabe o que é mais interessante? É que esse processo já era desenvolvido a centenas de anos por artesãos de todo o mundo, inclusive na China e na Inglaterra, onde os "Phantom Bouquets" eram confeccionados para impressionar a nobreza. Imagina um Buquê desses no seu casamento, hein?
Dedicada a realizar todo esse processo da forma mais natural possível (colheita, cozimento, lavagem, secagem, classificação, seleção e embalagem), a Flor do Brumado de Mogi-Mirim/SP é uma marca que visa eternizar toda a beleza que reside em uma folha. Nascida a partir da admiração da sua fundadora Cida Barros, a Flor do Brumado hoje reúne diversas artesãs locais a fim de desenvolver não só o empreendedorismo feminino, mas ajudando a movimentar a economia local de uma forma onde todos prosperaram em conjunto.

"Flores que encantam os olhos das pessoas, que alegram o ambiente, que causam admiração por serem feitas de folhas naturais, que têm o valor do trabalho artesanal e que fazem a pessoa presenteada sentir o quanto ela é querida! O diferencial de um buquê Flor do Brumado é sua durabilidade, pois as flores podem se manter bonitas por anos." Cida Barros
Como deu para perceber, existem infinitas maneiras de atrair a energia da natureza para o seu ambiente e claro, mais para perto de você. Por isso, aproveite as dicas aqui presentes, se inspire com todos os artistas e tente recriar uma dessas situações na sua casa. Sério! Elas além de trazerem muita positividade para a sua realidade, te mostrará de uma vez por todas que viver com arte deixa a vida muito mais leve e absurdamente mais gostosa.  

E nunca se esqueça... Somos Natureza!
Viva com Arte e seja sempre Feliz!

Até a próxima 🙏

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Participação especial como cenário: 👇
Mandalas de Amor com Mandala dos Chakras
Ateliê Edson Fernando com Mandala de Mosaico

4 comentários:

  1. Mais um artigo maravilhoso.
    Parabéns, como sempre vocês arrasam!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cibele Nakamura... É sempre um prazer vê-la por aqui. Vosso feedback é muito importante para nós. De verdade! Somos seus fãs de carteirinha! 😊❤

      Excluir
  2. Que primavera, amigos! Está um show esta matéria! Parabéns e obrigada por nos incluir em uma edição tão bem cuidada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma primavera cheia de energia, não é? Tudo muito lindo demais :)

      Excluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad