Post Top Ad

Molho de Laranja e Azeite: Definitivamente, a melhor receita!

Deliciosamente cítrico e aromático, o Molho de Laranja e Azeite é uma combinação perfeita para dar um toque especial às suas refeições. Combinando o sabor vibrante da laranja com a suavidade e riqueza do azeite, esse molho conquista paladares e transforma pratos simples em verdadeiras experiências gastronômicas.
Receita Molho de Laranja e Azeite
Seja para temperar saladas, realçar o sabor de carnes grelhadas ou acompanhar peixes e frutos do mar, o Molho de Laranja e Azeite, assim como o Molho Teriyaki, é uma opção versátil e cheia de personalidade. Sua acidez equilibrada e o aroma fresco da laranja se unem à delicadeza do azeite, criando uma combinação irresistível.

Nesta publicação, vamos explorar os segredos desse molho encantador, desde os ingredientes selecionados até dicas de preparo e sugestões de pratos para experimentar. Prepare-se para descobrir uma explosão de sabores e se surpreender com a versatilidade do Molho de Laranja e Azeite.
prato de saladas com burrata, alho frito e molho de laranja e azeite
Antes de iniciarmos o passo a passo dessa bela receita, imagine-se transportado para os campos ensolarados da Catalunha, na Espanha, onde as oliveiras se estendem até onde a vista alcança. É lá que nasce uma das variedades mais preciosas de azeitonas, conhecida como Arbequina, que dá origem ao incrível Azeite de Variação Arbequina.
Azeite para utilizar em molhos especiais
Há séculos, na pitoresca cidade de Arbeca, localizada na região da Catalunha, esse azeite de sabor refinado começou a ser cultivado. Seu nome é uma homenagem a essa terra, onde agricultores dedicados colhem as azeitonas com carinho e expertise, passando por gerações e gerações.

Com sua chegada ao Brasil, especialmente na região sul do país, o Azeite de Variação Arbequina despertou o interesse dos amantes da boa gastronomia, onde o clima privilegiado do Rio Grande do Sul se mostrou propício para o cultivo de oliveiras e a produção de azeite de alta qualidade. E este, por exemplo, é produzido pela Verde Louro, e representa a excelência do cultivo de oliveiras no Brasil, mais precisamente na deslumbrante Fazenda Verde Louro, localizada em Canguçu, no Rio Grande do Sul.
Azeite Arbequina Verde Louro
A Fazenda Verde Louro é um verdadeiro refúgio para as oliveiras, cercada por paisagens de tirar o fôlego e um clima propício para o cultivo dessas árvores milenares. A Verde Louro orgulha-se de sua produção artesanal, respeitando a tradição mediterrânea e ao mesmo tempo, buscando inovação através de técnicas avançadas de cultivo, processamento e expertise dos agricultores locais.

Mas o encanto desse azeite vai além do paladar refinado. Seus benefícios para o corpo são dignos de serem destacados. Rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis, como o ácido oleico, o Azeite de Variação Arbequina contribui para a saúde cardiovascular, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom. Além disso, é uma fonte generosa de vitamina E e antioxidantes, que ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, beneficiando não apenas o corpo, mas também a pele e os cabelos.

Com seu sabor suave, notas frutadas e aroma envolvente, o Azeite da Variação Arbequina é mais do que um ingrediente na nossa receita de Molho de Laranja e Azeite, é sim,  um convite para explorar a história e a paixão que envolvem cada gota desse néctar dourado.
Azeite da Variação Arbequina
Fala a verdade, você já está com água na boca, não está? Então para iniciarmos plenamente a nossa bela receita, aqui vai uma dica: atente-se para a quantidade exata dos ingredientes. Verdade! Eles apesar de serem simples, é na sua medida, ou seja, na sua proporção, que mora o grande truque da receita. Sendo assim, bora saborear esse encontro entre tradição e inovação!

Molho de Laranja e Azeite
Definitivamente, a melhor receita!

Ingredientes:
1 Laranja Pera
50ml de Azeite Arbequina
1/4 de colher de chá de Sal Rosa

Preparo:
 Comece espremendo a laranja pera para extrair o suco fresco. Certifique-se de remover as sementes, se houver. Em um recipiente, adicione o suco de laranja recém-espremido, o azeite, o sal rosa e misture tudo até obter uma emulsão suave e homogênea. Essa combinação de laranja e azeite irá se unir em uma textura sedosa e saborosa. Prove o molho e ajuste o sal, se necessário, de acordo com seu paladar pessoal.
Receita Molho de Laranja e Azeite
E agora que seu Molho de Laranja e Azeite está pronto para ser apreciado, você pode usá-lo como um tempero saboroso para saladas, legumes grelhados, frutos do mar ou até mesmo como uma marinada para carnes. Mas para esse momento, a nossa sugestão está em combiná-lo com um belo prato de Salada com Burrata e Alho Frito. Hummm! Delícia demais né?
Dica harmonização para Molho de Laranja e Azeite
Para essa receita irresistível, nós utilizamos a Burrata da marca Bianco Latte, pois devido a sua textura cremosa e sabor delicado, combinou perfeitamente com o nosso Molho e mais, criou uma harmonia incrível de sabores em todo o prato. Só para você ter uma ideia, a cremosidade e suavidade da Burrata complementam perfeitamente o frescor cítrico do molho. Aqui cada garfada é uma explosão de sabores que encanta e envolve o paladar. Impossível não se apaixonar!
Como servir Burrata
E você sabia que a Burrata é um queijo originário da região da Puglia, no sul da Itália? Isso mesmo, essa região é conhecida por suas extensas áreas de pastagens e pela produção de leite de búfala, que é o ingrediente principal da Burrata. Acredita-se que a Burrata tenha sido criada no século XX como uma forma de aproveitar o leite excedente das búfalas da região.

A técnica de produção da Burrata é bastante artesanal e requer habilidade e experiência. A massa do queijo é feita com leite de búfala fresco, que é coagulado e então moldado em uma forma característica. Em seguida, a massa é recheada com creme de leite e pequenos pedaços de massa de queijo, resultando em seu interior cremoso e de sabor suave.
Burrata de Búfula com Saladas e Molho de Laranja e Azeite
A escolha do leite de búfala na produção da Burrata confere ao queijo uma textura cremosa e um sabor único. A riqueza e a delicadeza desse ingrediente contribuem para a criação de pratos sofisticados e irresistíveis, como a Salada com Burrata e Molho de Laranja e Azeite. A combinação dos sabores da Itália e do Brasil em um único prato proporcionam uma experiência gastronômica memorável.

E embora a Burrata tradicional seja produzida na Itália, hoje em dia também é possível encontrar variações e produtores em outras partes do mundo, incluindo o Brasil. A marca Bianco Latte de Registro/SP, por exemplo, é conhecida por trazer a tradição italiana da Burrata de búfala para o país, oferecendo um produto de alta qualidade e sabor autêntico.

Conhecida por sua tradição na produção de queijos finos, a Bianco Latte desempenha um cuidado especial em cada etapa do processo de fabricação, selecionando os melhores ingredientes e aplicando técnicas artesanais para criar queijos excepcionais. Além disso, a Bianco Latte é reconhecida por sua responsabilidade ambiental e sustentabilidade em suas práticas de produção. Então ao escolher seus produtos, você também estará apoiando uma marca comprometida com a qualidade e com o meio ambiente.
Burrata Bianco Latte
Agora, uma coisa é certa, outro ingrediente que acrescenta um sabor intenso e aromático a diversos pratos, é o Alho Frito. E aqui, com a Salada, com a Burrata e com o Molho de Laranja e Azeite, trouxe uma experiência gastronômica ainda mais rica e gratificante. E trouxe mesmo! Pois ele traz na sua essência um aroma irresistível, e que ao saboreá-lo, você experimenta uma combinação de sabores um tanto complexa e envolvente, onde primeiro vem a intensidade do Alho, que se dissolve na boca com uma textura delicada. Em seguida, surge uma explosão de sabor profundo e levemente adocicado, com nuances de Alho torrado e notas sutis de caramelização.
Alho Frito harmonizado com saladas e queijo
Cada mordida revela uma combinação perfeita de elementos: a frescura da salada, a cremosidade da Burrata e a explosão de sabor e textura do alho frito. É uma dança de sabores no paladar, em que o Alho Frito acrescenta um toque especial, elevando a harmonização a um novo patamar.

Inclusive, além de seu sabor marcante, o Alho também traz diversos benefícios para a saúde. Ele é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser rico em vitaminas e minerais essenciais. Essa combinação de sabores e benefícios nutricionais faz do Alho Frito um complemento perfeito para realçar os sabores dos seus alimentos e proporcionar uma experiência gastronômica completa.
Alho Frito com Burrata
Produzido pela Sol dos Andes, o Alho Frito é fruto de uma busca por produtos naturais e saudáveis. Com origem na cidade de Campinas/SP, essa marca encantadora nasceu da paixão da família Uchôa pelo universo dos alimentos saudáveis e equilibrados.

Há oito anos atuando no mercado de produtos naturais, temperos e especiarias, a Sol dos Andes oferece uma ampla variedade de itens embalados artesanalmente, repletos de qualidade e princípios naturais. O Alho Frito, um dos produtos mais procurados, é considerado funcional e versátil, indispensável na cozinha, proporcionando sabor e praticidade em cada refeição. Desde a região dos Andes, onde nasce a inspiração para seu nome, até a sua mesa, a Sol dos Andes traz a essência da natureza (em forma de ótimos alimentos, claro) para a sua experiência gastronômica.
Alho Frito Sol dos Andes
Agora... Imagine-se sentado à mesa, diante de um belo prato de cerâmica que transborda elegância e sofisticação. Imaginou? Pois bem... Este prato, com seu formato quadrado e centro em forma de círculo, revela um design meticuloso e representa a sofisticação que este momento deve ter. Isso sem falar, das suas pontas levemente onduladas, que se elevam graciosamente, nos transportando para a silhueta dos majestosos barcos vikings e claro, adicionando um toque de mistério e aventura à mesa.
Prato de cerâmica com saladas, tomate e burrata
Por isso, para essa composição sugerimos que você escolha um Prato de Cerâmica com uma tonalidade suave, nos lembrando a areia dourada e trazendo uma sensação de serenidade e aconchego. E se ele por acaso tiver uma delicada faixa azul celeste atravessando uma das laterais, pode ter certeza, você e todos ao seu redor serão cativados pelo contraste atencioso e harmonioso que ele trará. Por fim, a combinação das cores te transportará para um cenário à beira-mar, onde o céu encontra o oceano em perfeita sintonia.

Flávia Pircher
A Ceramista criadora deste icônico Prato
Ceramista de Vinhedo Flávia Pircher
Foto: Acervo Flávia Pircher

Flávia Pircher é uma talentosa ceramista natural de São Bernardo do Campo/SP, que há mais de 14 anos dedica-se com paixão à sua arte na cidade de Vinhedo/SP. Com uma formação diversificada, incluindo graduação em Pedagogia e Direito, além de especialização em Artes Visuais e Midialogia pela UNICAMP e mestrado em Artes Visuais pela USP-SP, Flávia também integra um grupo de pesquisa sobre Impressão Gráfica em Cerâmica Contemporânea pela UNA - Universidade de Buenos Aires.

Sua jornada artística levou Flávia a participar de residências artísticas em diversos países, como Japão, Índia, Áustria, Alemanha e Taiwan, enriquecendo sua perspectiva e inspirando sua criação. Sua obra tem sido exibida em exposições tanto no Brasil como internacionalmente, demonstrando seu talento reconhecido no cenário artístico.

O trabalho de Flávia Pircher é caracterizado por sua abordagem versátil e criativa. Ela desenvolve suas peças utilizando técnicas de modelagem manual e torno elétrico, e suas queimas são realizadas entre 1260 e 1300 graus Celsius, tanto em fornos a gás como elétricos. Um aspecto marcante de suas criações é o protagonismo do barro, que é responsável por conferir cores únicas e vibrantes às peças.
Mesa decorada com cerâmica Flávia Pircher
E assim como o Prato de Cerâmica que trouxe elegância e sofisticação, uma Jarrinha especial também merece o grande destaque, até porque, é ela que dá a base para esse maravilhoso molho. O seu nome?  Jarrinha da Justiça, uma peça de cerâmica única, repleta de significado e com um incrível design minimalista, onde retrata em sua essência a cultura da cidade de Brasília/DF. Para completar, sua cor bege por fora e branca por dentro (mas ambos os lados com delicadas pintinhas pretas), confere um toque de charme e originalidade. Um verdadeiro símbolo de tradição e beleza.
Jarrinha de cerâmica
Débora e Gabi
As ceramistas por trás desta bela Jarrinha
Paradademão, ateliê de cerâmica em Brasília/DR
Foto: Acervo PARADADEMÃO

Débora, uma brasiliense, e Gabi, uma cearense, uniram-se em uma bela parceria movida pelo amor à cerâmica e com dois objetivos simples: encontrar a felicidade e ter um momento de pausa e respiração em meio à agitação e correria do cotidiano. E aproveitando os benefícios que essa expressão artística pode trazer, hoje ambas têm uma clara compreensão do propósito final dessa união: contribuir para difundir e preservar a cultura cerâmica, que consideram essencial para a expressão artística do nosso país.

Juntas, fundaram o PARADADEMÃO, um espaço cerâmico onde, com toda a liberdade, podem expressar seus sentimentos, vivências e inspirações através desta prática ancestral de criação. As cerâmicas criadas por Débora e Gabi são profundamente inspiradas no Brasil, em nossa cultura, fauna e flora, especialmente nas riquezas de Brasília e do Ceará. Cada peça carrega consigo a essência dessas regiões, tornando-se manifestações artísticas que celebram a diversidade e a beleza do nosso país.
Jarrinha de cerâmica usada em receita de molho de laranja e azeite
Para finalizar essa bela refeição, que tal desfrutar neste momento de uma bela Taça de Vinho? Senão melhor, que tal apreciar um bom Chardonnay Sauvignon Blanc? Bom né? Essa será uma combinação perfeita para elevar sua experiência gastronômica, pois seu frescor e acidez o torna um excelente companheiro para saladas, frutos do mar, peixes grelhados e queijos suaves. A fusão do Chardonnay, com suas nuances de frutas brancas e toques amanteigados, e a vivacidade do Sauvignon Blanc, com suas notas herbáceas e cítricas, criam uma sinergia cativante que se destaca quando combinada com alimentos leves e frescos.
Harmonização com vinho Chardonnay Sauvignon Blanc
Só para você compreender o que estamos falando, ao aproximar o vinho do nariz, você sentirá os aromas frescos e frutados, com notas cítricas e tropicais dançando delicadamente. Ao saborear o primeiro gole, será envolvido por uma sensação refrescante e equilibrada, com uma acidez vibrante que desperta suas papilas gustativas. O Chardonnay Sauvignon Blanc apresenta uma harmoniosa fusão de sabores, destacando-se as notas de maçã verde, pêssego e maracujá, que se entrelaçam com sutileza. Sua textura sedosa e cremosa desliza suavemente pela boca, proporcionando um final longo e agradável.
Harmonização com vinho areA15 Vinícola Boutique
Produzido pela areA15 Vinícola Boutique, esse Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc representa a essência e o conceito dessa marca de Bento Gonçalves/RS, onde cada detalhe é cuidadosamente elaborado para oferecer uma experiência única. Com o compromisso de qualidade e paixão pela arte da vinificação, a areA15 seleciona minuciosamente as uvas para criar vinhos exclusivos e sofisticados. O Chardonnay Sauvignon Blanc é um exemplo primoroso dessa filosofia, pois sua combinação de aromas envolventes, notas frutadas e frescor vibrante, faz cada garrafa ser o resultado de um trabalho dedicado, que busca transmitir o caráter autêntico da vinícola e a expressão genuína de seu terroir.
Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc: areA15 Vinícola Boutique
Como deu para ver, o Molho de Laranja e Azeite é apenas uma pequena mostra das maravilhas que podem ser criadas na cozinha. E assim como esta saborosa receita de hoje, deixe-se encantar pela combinação única de ingredientes, pelas texturas e aromas que se entrelaçam em perfeita sintonia.
Molho de Laranja e Azeite: Uma pequena mostra das maravilhas que podem ser criadas na cozinha
Permita que cada colherada desperte seus sentidos e transporte você para um universo de prazeres gustativos. Descubra o poder da simplicidade, a magia de explorar novos sabores e a alegria de compartilhar momentos incríveis à mesa.
Aventure-se na cozinha, desbrave novos horizontes culinários e transforme cada refeição em uma experiência inesquecível
Por fim, aventure-se na cozinha, desbrave novos horizontes culinários e transforme cada refeição em uma experiência inesquecível. E não se esqueça, a Revista Nós e outros Olhos está aqui para inspirar suas próximas criações e acompanhá-lo nessa jornada deliciosa. Desfrute das nossas inúmeras receitas e deixe-se levar pela verdadeira dança de sabores.

O Molho de Laranja e Azeite faz parte da Série: Molhos e Saladas!
Acesse os outros Molhos dessa série e aventure-se no verdadeiro mundo de sabor!

Molho Teriyaki: Uma Deliciosa Jornada pelos Sabores Orientais

Até a próxima receita!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Verde Louro com Azeite Arbequina
Bianco Latte com Burrata
Sol dos Andes com Alho Frito
areA15 Vinícola Boutique com Vinho Chardonnay Sauvignon Blanc
Flávia Pircher com Pratos de Cerâmica
PARADADEMÃO com Jarrinha da Justiça / Cerâmica

No cenário:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Ateliê da Jô com Mesa Posta
Martinazzo com Garfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad