Post Top Ad

4 Jogos para virar a noite: Nº2 Truco

4 Jogos,
4 noites...
4 motivos para se divertir.

Hoje,
somente com a família.
mas muito em breve,
com todos os amigos!

4 Jogos, 4 noites...
Hoje, 
o clássico Truco,
mas em breve...
Ah! Esses ainda são surpresas! 😉
 Truco! O jogo dos sinais, da gritaria, onde blefar é sinônimo de ousadia e diversão. Fala a verdade... Até quem nunca jogou, aos menos uma vez já ouviu falar. Também, sendo este um dos jogos mais aclamados nos bares, nas praças, nos campeonatos, nos churrascos, na hora do almoço do trabalho e claro, nas animadas noites de jogos em família, o Truco é de fato amado por todos e quando não está presente, parece que a diversão nunca é a mesma. Não é verdade?

E assim como no Poker (jogo apresentado na primeira publicação desta série), o Truco também é um tipo de jogo que para ser completo, precisa ser acompanhado de bebidas, petiscos e boas companhias. É como se um complementasse o outro, fazendo assim, o momento se perdurar por horas enquanto a diversão acontece.
Podendo ser jogado por duas duplas ou dois trios, as regras do Truco são bem simples e até mesmo para a pessoa que nunca jogou na vida, só de olhar uma partida já será capaz de se aventurar na brincadeira. Mas claro, como todos os jogos, o Truco também tem seus macetes que ao serem levados à risca pelos jogadores, tornam este entretenimento ainda mais divertido.
baralho de truco sobre a mesa
Em resumo, o Truco é baseado em partidas que podem valer 1, 3, 6, 9 e até mesmo 12 pontos (Tentos). Utilizando um Baralho comum, o jogo segue por rodadas de 3 turnos cada (tipo melhor de 3). Aqui cada jogador receberá 3 cartas, enquanto 1 (uma) sempre ficará virada para cima ao lado do monte. A cada turno, cada jogador (em sentido horário) escolherá uma carta para colocar na mesa e a mais forte dentre todas ganha. A dupla ou trio que fizer 12 pontos primeiro, ganha o jogo.
regras do truco
Cada carta no Truco tem uma força diferente, por exemplo, seguindo a sequência 3,2,A,K,Q,J,7,6,5 e 4 (as cartas curingas e as cartas 8, 9 e 10 não são utilizadas no jogo), a mais forte é o 3, seguido do 2 e assim por diante, tornando assim, o 4 a carta mais fraca do baralho. Desta maneira, o objetivo do jogo sempre será jogar uma carta mais forte que o seu adversário.

Além dessas cartas, temos também outras cartas que são as mais fortes de todas, as famosas Manilhas. Elas sempre serão o próximo número da carta que foi virada, ou seja, se na partida foi virado um 6, as mais fortes serão os 7, sempre obedecendo a sequência de Paus, Copas, Espadas e Ouros para definir a mais forte.
Nipes de cartas
Se no meio da partida você ver que está com uma mão forte e desejar trucar, seus adversários poderão correr de medo (assim o seu time ganha 1 ponto) ou aceitar e continuar a partida (se caso vencer a partida, seu time ganhará 3 pontos). Mas se os seus adversários também tiverem cartas boas e acharem necessário, eles poderão rebater o seu truco com um 6, ou seja, jogando o feitiço contra o feiticeiro (se você perder aqui, seus adversários ganharão 6 pontos, mas se fugir, eles ganharão apenas 3 pontos).

E após o inigualável grito de "6 só", você ainda poderá lançar um 9 ou senão um 12 logo de cara. Aqui muitas vezes o jogo poderá acabar logo na primeira partida. rs
Outra coisa muito bacana e que torna o Truco um jogo querido por todos, são os seus sinais, pois como os jogadores do mesmo time não podem mostrar as cartas uns para os outros (salvo na mão de 11), é através dos sinais que ambos criarão estratégias em conjunto. É muito doido! hehe

Só para você ter uma ideia, os sinais mais clássicos são:

Cartas comuns:
Levantadinha de um ombro = 3
Erguer o dedo indicador e o do meio juntos = 2
Erguer o dedo mindinho = Às

Manilhas:
Piscadinha = Paus (Zap, a carta mais forte de todas)
Erguer as sobrancelhas = Copas (Copeta, a segunda carta mais forte)
Ponta da língua saindo da boca = Espadas (Espadilha, a terceira carta mais forte)
Mexer a lateral da boca = Ouros (Pica-fumo, a quarta carta mais forte)
Inflar de ar as duas bochechas = (Casal de manilhas maior - Zap e Copas)

Basicamente, o processo do jogo é este. Mas se você quiser se aventurar ainda mais nas regras, super indicamos que você veja "este artigo" dos nossos parceiros da Copag, pois ali você além de ver todas as regras que envolvem este jogo, terá boas sacadas caso decida transformar esse hobby em algo profissional. Inclusive, este Baralho que você está vendo nas fotos também é da Copag. Ele faz parte da Lata 139 Rei do Baralho, uma edição limitada que todo colecionador e aficionado por carteado deve ter.
Lata decorada com baralhos em seu interior
Com mais de 100 anos de existência, os Baralhos da Copag estão entre os mais presentes nas mesas de jogos no Brasil e no Mundo. E devido a sua qualidade, para esta edição limitada eles escolheram de forma singela o Rei de todos eles, o Baralho 139.
Baralho especial para carteado
E para dar ainda mais autenticidade a este produto, os Baralhos vem dentro desta icônica Lata, que de forma expressiva, traz em um dos lados o Rei e no outro a Dama. E é exatamente este detalhe que torna este produto especial, pois além de ser um ótimo objeto para decorar a sua casa, é também perfeito para presentear as pessoas que você mais ama. Legal né? 
Baralho 139 Edição Limitada
Então para deixar tudo ainda mais completo e convidativo, para acompanhar essa noite de jogatina em família, nada melhor do que uma combinação de carne de charcutaria, barbecue e cerveja artesanal. Quer saber... Essa combinação não é só perfeita para esta noite, mas também é uma ótima pedida para o seu churrasco de final de semana. Quer ver só?
Carne de Charcutaria ao molho Barbecue com Cerveja Artesanal
Para você que se deliciou com a Carne de Fumeiro harmonizada com caipirinha de laranja com café, com o Bacon enroladinho no aspargo e até mesmo com o Kit Petisco harmonizado com cachaça, surge aqui mais uma maravilha produzida pelos mestres em maturação e defumação da Frescato Charcutaria, o Lombo em peça.
Peça de charcutaria com logotipo na frente
Grelhadinho por fora e incrivelmente macio e suculento por dentro, este nobre Lombo não é apimentado, pelo contrário, tem um sabor muito suave que além de ser ótimo para você servir como petisco, fica muito bem também na pizza, desfiadinho no macarrão, no lanche e acredite, no arroz carreteiro fica divino demais. Para falar a verdade, esse é o tipo de alimento que jamais deve faltar em casa.

Aqui por exemplo, para você não engordurar as mãos enquanto joga, indicamos que ele seja servido como aperitivo, onde com o auxílio de um garfo, você poderá ir "tchutchando" naquele molhinho clássico que não deve faltar para acompanhar.
Lombo em cubos espetados em garfos
Para chegar na qualidade extrema desta carne, a Frescato Charcutaria de Mairiporã/SP dispõe não só de equipamentos, tecnologia, matéria prima e local vistoriado, mas de uma série de conhecimentos de cura (defumados ou não) que com o passar do tempo, foi (e ainda é) considerada uma das artes gastronômicas. Então para você que não abre mão de um bom alimento, saiba que os produtos da Frescato são e sempre serão um grande diferencial sobre a mesa, seja num restaurante ou em casa.
Lombo em peça e fatiado pronto para comer
Agora uma coisa é certa... Para realçar ainda mais o sabor deste Lombo, toques herbais e agridoces combinam muito bem e farão o seu paladar sentir ainda mais satisfação por aquilo que está comendo. Nossa indicação? Molho Barbecue, claro! Ele é um clássico quando o assunto é acompanhamentos para carnes e aqui se mostrou um produto literalmente fantástico.
Molho original de barbecue para acompanhar carnes, legumes e queijos
De forte personalidade (mas não apimentado), com um encantador aroma frutal e totalmente agridoce como manda o figurino, este Barbecue Original traz em sua essência uma receita familiar que já está na sua quarta geração e continua seguindo a receita tradicional. E o melhor, é sem glúten!

Sendo ele composto por alho, tomate, gengibre, vinagre, sal, molho de soja, especiarias, extrato natural de fumaça e goiabada (sim, goiabada!), este molho de tão prático pode ser utilizado como acompanhamento de carnes, queijos, legumes e mais, fica divinamente perfeito como marinada nas suas mais diversas receitas. Vai por nós, se você curte um churrasco, você vai querer provar isso um dia!
Lombo sendo passado no barbecue
Comercializado desde 2020 pela Original Australian Barbecue de São Paulo/SP, este Barbecue tem as mesmas características de um autêntico Barbecue australiano encontrado nos Outback´s da vida e mais, devido a sua qualidade, está atualmente ganhando muitos admiradores por onde passa. Fazendo parte da tríade de sucessos que a marca oferece (Original, Goiabada e para Hambúrguer), pode ter certeza, este Barbecue também será um grande sucesso aí na sua casa. Experimente, vale super à pena!
Pote de Barbecue ao lado e lombo defumado
Na hora de harmonizar, é óbvio que apresentaríamos uma bebida que representasse a verdadeira sensação de bem-estar que este momento merece. E sim, estamos falando aqui é da tradicional e envolvente Cerveja, que além de ser a companheira de todos os jogos, no Truco é a bebida que reina em absoluto!
Cerveja Session Ipa sendo colocada no copo pint
Sutilmente amarga, refrescante, de bom corpo, com uma espuma de dar inveja e com apenas 4,7% de teor alcoólico, para o jogo de hoje a nossa indicação é a aromática e a estupidamente deliciosa Session Ipa. Resumindo, essa Cerveja de gosto cítrico ao ser apreciada com os alimentos, foi capaz de limpar o paladar de forma agradabilíssima e muito prazerosa. Sendo ainda mais sinceros, quando harmonizada com estes super alimentos, foi de longe a melhor pedida.

Para quem não sabe, Session é o termo usado para definir uma categoria mais leve de cerveja. Aqui por exemplo, a Session IPA tem toda a essência da potente IPA mas com uma diferença, seu teor alcoólico é mais moderado para causar um maior drinkability. Para nós, esta bebida é uma ótima opção para as pessoas que estão começando a explorar o imenso universo da cerveja artesanal brasileira.
Garrafa de cerveja deitada ao lado de copo e baralhos
Produzida pela Cerveja Actvista de Brasília/DF, uma marca que a cada dia que passa vem se destacando na cena nacional (veja também as 12 Harmonizações com Cervejas e o especial de Dia dos Pais 2020), essa Cerveja extra clara ainda leva doses extras de lúpulos (dry hopping) e conta com ingredientes bem especiais (como malte de centeio, malte de cevada e aveia), ou seja, é aquele tipo de bebida que você realmente irá querer ter ao lado para celebrar um momento importante com sua família.
Cerveja session ipa em cenário encantador
Fala sério! Um trio de delícias como esse não tem como dar errado. É humanamente impossível por assim dizer. Ainda mais quando os alimentos são de extrema qualidade, tudo fica ainda mais prazeroso.

Então seja no balcão, no chão, na mesa ou sobre um caixote de madeira, quando for sacar o baralho, já deixe no esquema uma harmonização como essa, desta maneira, você terá sim, a grande certeza que tudo fluirá como as mais belas ondas do mar.
E lembre-se!
Hoje o encontro de jogos é somente com os membros da sua casa,
mas em breve,
aí sim,
será com todos os amigos!

Será demais 😁🍻

Até o próximo jogo!

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Logo Copag

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

No Cenário:

Tear e Trama com Caminho de Mesa
Cris Salomone com Porta Copo/Talher de Cerâmica
Cleusa Peron com Prato de Cerâmica
Flávia Pircher com Potinho de Cerâmica
Santa Blanca Clothes com Camiseta Masculina

2 comentários:

  1. Que honra poder participar desse time fantástico! Agradecemos a oportunidade e confiança depositada nos produtos da Frescato Charcutaria Artesanal.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad