Post Top Ad

Caipirinha de Laranja com Cold Brew, um drink que valoriza a cultura brasileira

Para você que se envolveu no aroma do perfumado Cold Brew Martini e que musicalizou a vida com o inesquecível Cold Brew Gin Tônica... "Meeus queriidos", só temos uma coisa a dizer! É chegado o momento de se inspirar novamente, sabe porquê? Porque hoje, hoje sim, hoje é dia de valorizarmos um pouco mais a nossa cultura com ela, a clássica, a inigualável, a rainha dos coquetéis brasileiros... A autêntica Caipirinha! 😁

Mudando singelamente a fruta, com alguns toques a mais e mantendo a bebida "chave" para não perder o gosto da nossa tradição, hoje apresentamos uma saborosa Caipirinha de Laranja com Cold Brew, que além de ter notas de café especial, foi feita com uma das Cachaças mais nobres do Brasil.

Ficou curioso?
Então espera só para ver os alimentos que serão harmonizados...
Está demais!
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Ingredientes:
50ml de Cachaça Prata
100ml suco de Laranja natural
25ml Cold Brew
2 colheres de Açúcar
Gelo em cubos

Utensílios:
Coqueteleira

Para harmonizar:
Carne de Fumeiro
Vitória Régia em Conserva
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Assim como nas duas primeiras receitas dessa série, mas cada uma com a sua particularidade nas medidas, o primeiro passo é sempre preparar o seu Cold Brew antecipadamente, pois como ele demora um pouco para ficar pronto, esse detalhe será fundamental para os aromas e sabores ficarem bem acentuados. Para essa receita, usaremos uma medida de "3 pra 1" para torná-lo ainda mais poderoso... Veja só!

Cold Brew
Ingredientes:
35gr de Café Moído
105ml de Água pura
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
De origem centenária que nos remonta aos primeiros navios de imigrantes alemães, para esta receita nós apresentamos um Café muito saboroso e que conquistou todos aqueles que pelo menos um gole já provou. De sabor adocicado, sem acidez, com notas de caramelo e chocolate e com um amargor bem suave devido a sua torra média, o Café em grãos da Schott Cafés Especiais (que desde 1824 já produz cafés de excelente qualidade) se mostrou neste drink uma bebida muito versátil e perfeita para ser apreciada nas mais diversas ocasiões.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Localizada nas montanhas de Manhumirim/MG, este café proveniente do cruzamento das variações Caturra e Mundo Novo, além de ser a estrela de um delicioso Milk-Shake de Café que fizemos outrora, hoje faz parte de um lote super especial e selecionado a dedo pelo pessoal da Schott Cafés. Inclusive, o nome da marca homenageia o seu antepassado, o mesmo que iniciou a história do cultivo de cafés da família Schott no Brasil, o alemão Heinrich Johann Schott.

"Desejamos levar ao brasileiro a qualidade produzida por nós e que sempre é diretamente exportada, possibilitando essa experiência única de aromas e sabores a todos aqui." Odeir Schott Filho
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Agora que você conheceu um pouco sobre a procedência dessa bebida tradicional do nosso dia a dia, veja como é simples preparar a versão de Cold Brew para utilizar neste drink.

Primeiramente, selecione um punhado de grãos para moer na hora. Dessa maneira, a intensidade do seu café será ainda mais interessante.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Ao invés da moagem fina, que habitualmente encontramos nas embalagens de café em pó, aqui utilizamos uma moagem mais grossa, o que para nós, realça ainda mais o sabor do café.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Coloque a medida indicada do café em um pote que contenha tampa e na sequência insira a quantidade de água pura.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Mexa, tampe e reserve por pelo menos 12 horas em temperatura ambiente.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Após esse período, coe em um filtro de papel ou de pano e reserve desta vez na geladeira para esse concentrado gelar por completo.

Enquanto isso, prepare a sua bancada ou mesa para receber os alimentos que irá harmonizar nesse delicioso momento. Para isso, a nossa indicação é que utilize um prato de cerâmica e um Sousplat de Piaçava para servir esta harmonização.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Esse Sousplat de Piaçava por exemplo, é uma ótima alternativa e um tanto criativa para você substituir os tradicionais sousplats encontrados facilmente nas lojas de decoração. Uma porque ele é artesanal e outra porque ele resgata a tradição cultural do interior da Bahia e de todo nordeste brasileiro.

Colorido, resistente a água, cheio de charme e ideal para ser usado em diversas ocasiões, esse produto feito manualmente desde 2018 pela artesã Larissa Faria Motta da Diversa Arte de São Paulo/SP, vai muito mais além do que embelezar a sua mesa, pois ter um produto desses em casa, é saber que por trás dele existe uma história, uma cultura, uma conexão com a Natureza... Resumindo, um belo trabalho artesanal que não só valoriza diversas comunidades, mas que eleva para outro patamar a essência do que é manual, do que é artesanal, do que é sensacional.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
"Nossos produtos são uma " lente de aumento" de uma parte cultural do Brasil que é a Bahia e a sua regionalidade. Além de ser um item 100% sustentável... a nossa matéria prima utilizada é sustentável (utilizamos apenas a fibra da palmeira e não cortamos nenhuma árvore) e a relação da Diversa com as mulheres é justa e sustentável." Larissa Motta

Bacana né! E olha que além desse Souslpat, a Diversa Arte também oferece Cestos, Clutches, Carteiras, Lustres, Almofadas e muito mais. Para este Dia das Mães então, com certeza é um universo que deve ser conhecido e valorizado por todos nós... Enjoy 😊
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Ambiente preparado, antes de continuar é bom também já deixar no esquema os alimentos que irá harmonizar, pois como o drink é muito fácil e rápido de se fazer, ao terminá-lo, será apenas servir e apreciar na íntegra todos em conjunto 😜

Vamos lá?
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
1ª Dica para a sua harmonização
Vitória-Régia em Conserva
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Por essa literalmente você não esperava, fala a verdade? Fruto dos nossos lagos e nascida no berço da Amazônia, eis que surge para essa harmonização e para agraciar o seu paladar, a saborosíssima e exótica Vitória-Régia em conserva.

Conhecida também como Uapé, Água Pé, Cará-d'água, Jaçanã e até como Rainha dos Lagos (trecho retirado da música produzida por André Abujamra e Márcio Nigro para o desenho animado Show da Luna 😉), a Vitória-Régia, que também é prima da Flor de Lótus, é uma planta que em sua totalidade é comestível e que além de poder, deve ser considerada com grande classe como uma iguaria nacional. 
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Cultivada desde 2014 por Dulce Oliveira no quintal de sua casa lá no Canal do Jari em Alter do Chão/PA, a Vitória-Régia que nascia também era utilizada por ela em seus mais variados pratos, dos quais encantavam muitos turistas que ali faziam visitação. Sabendo que precisava do respaldo da ciência, Dulce não só encontrou o que procurava, mas firmara em 2019 a bela parceria científica e comercial com Valéria Mourão (Doutora em Biotecnologia), Cláudio Monteiro (Doutor em Ecologia) e Rosa Mourão (Doutora em Ciências Biológicas e professora da UFOPA), nascendo neste momento, a Deveras Amazônia, uma marca de Santarém/PA que em seu nome traz “algo verdadeiro” de confiança, ou seja, o verdadeiro valor da floresta em pé.

"Em comunhão com a floresta, valendo-se da sabedoria ancestral e acadêmica, criamos produtos com ciência aplicada ao conhecimento tradicional de comunidades. Nosso compromisso é desenvolver a economia da Amazônia nos âmbitos social, cultural, ambiental e financeiro - sabendo que além do dinheiro existem trocas de valor quando se envolve pessoas, ancestralidade e natureza. Para pessoas sensibilizadas que consomem produtos com consciência social e ambiental, a Deveras apresenta a combinação de saberes da floresta para gerar produtos amazônicos que unem ciência e tradição em seus preparos." Deveras Amazônia
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Produzida a partir do "Pecíolo" (caule), a Vitória-Régia em conserva nos lembra suavemente um Picles em sabor, mas diferente em textura. Algo único, que em harmonia com a nossa próxima dica de harmonização, ficou divino, se não melhor, apetitoso demais da conta 😋

2ª Dica para a sua harmonização
Carne de Fumeiro
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Se você deu uma sapeada na nossa receita de Aspargos com Bacon e nas 12 harmonizações com cervejas para você saborear em 2020, na certa se deparou com os ótimos produtos de charcutaria que nelas foram apresentados. São produtos fruto de uma rede de conhecimento que de geração em geração, perpetuam a arte de defumados em geral. Sem falar também que e a cada dia que passa, nos agraciam com as novas técnicas aliadas ao sabores e saberes antigos.

E quem está por trás dessa magia que hoje se supera de forma como nunca com essa magnifica Carne de Fumeiro, é a Frescato Charcutaria, claro! Nosso parceiro de Mairiporã/SP que segue seu sonho de levar amor e prazer a todas as mesas desse Brasil.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Feita a partir da copalombo ou sobrepaleta do porco, essa carne é curada, condimentada com especiarias, cozida lentamente e finalizada com uma leve defumação. O resultado final é essa belezura tipicamente saborosa, macia, de textura única, com sabor e aroma intenso e que na harmonização com a Vitória-Régia, ficou com um gosto mais suave e propício a muitas e muitas abocanhadas... Coisa fina demais 👌

"O segredo é a escolha de ingredientes artesanais, não menos que os melhores existentes na localidade. Preferencialmente de outros produtores artesanais e orgânicos. A proteína de porco é rigorosamente escolhida, proveniente de frigorífico inspecionado por órgãos federais sanitários. Tendo insumos de excelência temos 70% do sucesso, os outros 30% é o amor que depositamos na elaboração da nossa charcutaria aliado ao tempo (paciência) de maturação e calor que transformam as propriedades organolépticas da carne in natura, em algo incrível. Essa é a nossa satisfação. Enquanto a grande indústria fabrica produtos similares em até 4 (quatro) horas, nós da Frescato Charcutaria levamos até 15 dias para produzir nossa copalombo e o nosso bacon artesanal." Frescato Charcutaria

Éééé John Heberth Rodrigues e Mauricéia Tavares Rodrigues, para vocês, sem erro de ser feliz nós tiramos novamente o nosso chapéu... Que carne, que peça linda, que espetáculo de sabor! 😁
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Agora que os alimentos já estão prontos para serem degustados e que está chegando a hora dourada do finalzinho da tarde, saque a sua Cachaça Prata, pois agora é o momento ideal para você alçar voo e preparar em definitivo a tão cobiçada Caipirinha de Laranja com Cold Brew.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Por incrível que pareça, no ano passado e precisamente nesta mesma época, nós apresentamos aqui na Revista Nós e outros Olhos 3 super Caipirinhas (com Hidromel, Cachaça Ouro e Cerveja Artesanal) para você apreciar com grande estilo o Outono. E quem diria hein, para este Outono nós também estamos indicando outra preciosidade, um tanto exclusiva, tudo para você aquecer seu coração neste friozinho gostoso que estamos vivendo.

E assim como o "fio prata" que nos conecta a todo Universo, a estrela da vez é uma bela Cachaça Prata, que além de ser extremamente fina, com 42% de teor alcoólico e de sabor marcante, a cada gole conecta de forma sutil todos os sentidos do nosso corpo.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Sendo perfeita para aquecer o seu momento como no Drink Diávolo de Cachaça, essa bebida estupidamente transparente é produzida lá nas altas montanhas de Aiuruoca/MG pela Cachaça Tiê, uma marca que reside no coração da Serra da Mantiqueira, que é cercada por uma forte tradição alambiqueira (só aqui você já nota a responsabilidade no segmento) e que recentemente esteve presente no Concurso Nacional de Rabo de Galo.

Só para você ter uma ideia da complexidade dessa bebida, assim como a Carne de Fumeiro, a sua produção segue as rígidas tradições mineiras, o que garante assim, um produto complexo, autêntico e claro, agradável ao olhar e ao paladar. 😊

"Nascida na Serra e pronta para voar. Esse é o lema da Tiê, que reflete o nosso respeito à tradição, aos sabores que brotam da terra onde nascem nossas cachaças.  Acreditamos que esses são os valores que uma cachaça deve levar quando alça voo. Nosso lema também revela o nosso compromisso com a qualidade. A Tiê está pronta para agradar aos paladares mais exigentes e isso se evidencia nos muitos prêmios conquistados por nossas cachaças." Cachaça Tiê
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Cachaça em mãos, copo do lado, good vives no coração e um pouco de gelo... Agora sim, tudo para dentro da coqueteleira 👍
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Não esqueça do suco de laranja...
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
...E do açúcar também!
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Bata bem para que todos os ingredientes se misturem.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Sirva em copo baixo (previamente com um pouco de gelo).
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Finalize suavemente com o Cold Brew.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Dica master: Jamais mexa com uma colher após colocar o Cold Brew, desta maneira o café irá se sobressair no topo criando um degrade de cores bem interessante. Sem falar que aos poucos, ou seja, a cada gole, as bebidas vão se misturando naturalmente... Fica sensacional!
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Sirva-se... Você merece!
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
Se um dia você tiver a oportunidade, não deixe de experimentar essa combinação de Carne de Fumeiro com Vitória-Régia em conserva, pois para nós, foi uma combinação que surpreendeu do começo ao fim. De fato, um petisco que não deve faltar para harmonizar a sua Caipirinha.
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
De todas as formas essa tríade é fantástica, sendo digna de arrancar suspiros daquele que apreciar, não perca tempo... Aprecie!
Caipirinha de Laranja com Cold Brew
E fique de Olho!
Por esses dias será a vez do último drink da série, o impactante Cold Brew Negroni!

Faça em sua casa e viva esta experiência!
Até a próxima 🤘

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens👍
 https://www.instagram.com/cachaca_tie/
 Deveras Amazôniahttps://www.instagram.com/schottcafes/
  Frescato Charcutaria Diversa Arte

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Ari Viloé
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Nós e outros Olhos

Modelo: José Junior
Modelo veste: Santa Blanca Clothes

No Cenário:
Pressca com Medidor de Café
Atelier de Cerâmica Cleusa Perón com Prato de Cerâmica
Cerâmica do Morro do Querosene com Pratinho de Cerâmica na Vitória-Régia
Jardim de Fadas com Decorativos em Miniatura
Let´s Gin com Copo Dosador e Colher Bailarina

Menção especial à:
André Abujamra - Márcio Nigro - O Show da Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad