Post Top Ad

Delicie-se de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça

Aspargos com Bacon, uma das maravilhas da gastronomia que é perfeita para ser servida como entrada, como acompanhamento e até mesmo, como prato principal.

Sabe aquele dia que você prepara uma refeição enquanto conversa com algumas pessoas de forma mais intimista e sem nenhuma pressa? Então, essa harmonização que estamos propondo é ideal para esse tipo de ocasião.

Você pode estar com a pessoa amada, com alguns amigos ou até mesmo com os familiares... O importante é que esse seja o momento para pôr a conversa em dia e o melhor, na companhia de uma prazerosa refeição! Por isso ela deve acontecer sem demora, tornando assim, um momento memorável 😉

Este é o tipo de momento que faz bem ao espírito, que fortalece as relações e que simplesmente nos faz feliz. Por isso, realize este tipo de evento sempre que puder, explore ao máximo as suas possibilidades, pare tudo e faça uma bela refeição na companhia de pessoas queridas.
Revista Neoo
Ficou com água na boca?
Então envolva-se conosco em mais uma maravilhosa receita da Revista Neoo, anote o passo a passo e leve a felicidade para dentro do seu lar ❤ Vamos lá!

Ingredientes:
Aspargos frescos
Bacon em fatias
Azeite Extra Virgem

Utensílios:
Bifeteira / Chapa

Acompanhamento:
Molho de Abacaxi com Manga

Harmonização:
Hidromel com Hibisco

Esta é uma receita bem simples e que leva poucos ingredientes, mas para ter um resultado divino é necessário que todos os itens tenham ótima qualidade. Bora conhecê-los?

O Aspargo
O Aspargo é um alimento que deve fazer mais parte do nosso dia a dia, porque além de muito saboroso, tem diversos benefícios para o organismo, como purificá-lo por exemplo, já que tem propriedades diuréticas, drenantes e é rico em fibras, tudo para eliminar as toxinas do corpo, fazendo-o ter um melhor funcionamento.

Para esta receita é fundamental que ele seja fresco. Para isso, uma dica é comprar no máximo um dia antes, assim você garante que ele fique bem molinho na hora de prepará-lo.
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
O Aspargo normalmente você vai encontrar em um bom Hortifruti, pois ele não é muito comum nas mesas dos brasileiros. Mas se você tiver um Oba Hortifruti próximo a você, aí fica fácil, pois eles sempre têm Aspargos para fornecer e sempre muito fresquinhos. O Hortifruti deles é ótimo e realmente te inspira a ter uma alimentação mais saudável, pois vendo todas aquelas frutas, verduras, raízes, ervas e legumes, que parece até que foi tirado do pé naquele momento. Sem contar que o atendimento é bem agradável e todos os funcionários são bem atenciosos. Esse tipo de detalhe faz toda a diferença no momento de você fazer suas compras, principalmente de alimentos, que deve ser um momento tranquilo e que aciona um bem-estar.

O Bacon
O Bacon sem sombra de dúvidas é um ingrediente que quando vamos usar, devemos escolher a dedo e todo Cozinheiro ou Chef sabe disso! Sem contar que é um ingrediente que traz muita expressividade ao prato. Este por exemplo, é de excelente qualidade, feito artesanalmente e a qualidade da carne é garantida.

Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
Olhando para ele já temos a certeza do quanto é fresco! Seu aroma nos faz viajar para um lugar onde a comida tem um perfume contagiante. Sua textura é extremamente macia e seu sabor é levemente salgado, pois é feito com o mínimo de sal e açúcar e acentua o gosto da carne propriamente. Um tipo de ingrediente que quando encontramos o fornecedor certo, passa a ser pra toda vida.

Existe um lugar de muita confiança que produz esse Bacon e outras delícias como linguiças, lombos, salsichas, salames e até fumeiros. Este lugar é a FRESCATO Charcutaria Artesanal e fica localizada em Mairiporã/SP. Lá a produção é artesanal e cada alimento é feito com total transparência (incluindo todo o seu processo de confecção), pois eles fazem questão que seu cliente seja informado sobre o que está consumindo. Essa conduta transforma o cliente em coprodutor, envolvendo-o. E vamos falar a verdade, isso é mágico para quem cozinha! Você já começa a preparar o seu prato no momento da compra.

Todo esse cuidado é o reflexo da dedicação do casal John Heberth Rodrigues e Mauricéia Tavares Rodrigues, que juntos, materializaram o sonho de viver cultivando a felicidade proporcionados pelos prazeres à mesa. Eles se preocupam desde a escolha a dedo de cada ingrediente para produção até a entrega do produto para o consumidor, onde o mesmo leva para seu lar um pedaço dessa alegria.
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
Esse Bacon por exemplo, nasceu da inspiração das lembranças dos pais e avós deles, pois quando iam preparar um porco, celebravam com respeito e todos os familiares eram envolvidos em torno de tudo que era preparado. Relembrando, eles nos dizem: "Defumavam a "barrigada" no fogão a lenha, no qual ficava pendurada em varal, fácil para retirar um "taio" e colocar no "feijão gordo" pra "dar gosto" junto com o "pézin". Então usamos métodos modernos, com o amor e a paciência de outrora para temperar, secar, maturar e defumar a barriga de porco, transformando-a em bacon, só com sal, açúcar e pimenta do reino, como antigamente..."

E assim tudo começou, desde a paixão dos aromas e sabores de Minas Gerais, as maravilhosas lembranças que trazem da infância junto à família e refeições apuradas.

Após muitas pesquisas, o casal encontrou um belo lugar na Serra da Cantareira, um Recanto com o clima que buscavam e desde 2016 funciona ali uma Casa Mineira, que além da produção própria, você conta também com um Empório onde pode adquirir muitos outros produtos da Cultura Gastronômica Mineira. Produtos que são selecionados rigidamente com o objetivo de ter apenas opções de alta qualidade e para isso, passam pelo filtro da ideologia do estabelecimento: onde é necessário ser bom, limpo e justo, sendo exemplo de um consumo consciente.

O Molho de Abacaxi com Manga
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
Esse Molho Tropical de Abacaxi com Manga é agridoce e levemente picante. É bem encorpado e é a combinação perfeita para este prato. É o tipo de combinação de sabores que provoca os sentidos, fazendo com que o prato fique exótico de um jeito que surpreende o paladar.

Para quem ainda não conhece, a MasterChef Brasil está com uma linha de molhos incríveis para você usar e abusar nas suas refeições. A linha conta com Molho Agridoce, Barbecue com Cebola, Mostarda com Melaço e este que usamos aqui, o Molho Tropical de Abacaxi com Manga.

São Molhos de ótima qualidade e que auxiliam você a soltar a criatividade no momento de escolher seus acompanhamentos. Este Molho Tropical por exemplo, já usamos em outra receita, no Beirute no Chapati, que também ficou uma ótima combinação.

Molhos como este tem longa validade e é muito prático para sempre termos em nossa dispensa.
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
A MasterChef Brasil nasceu do reality show de gastronomia mais famoso do Mundo, onde Chefs avaliam pratos dos participantes de uma maneira vigorosa, afim de passar uma experiência marcante para cada integrante.

Durante a temporada, os Chefs dão dicas preciosas sobre características de ingredientes, formas de preparo de um prato entre outras informações que envolve a Cultura Gastronômica. Um ótimo programa para quem quer aprender mais sobre culinária e também ter inspirações para fazer novas receitas.

Criado pelo Cineasta britânico Franc Roddam, o MasterChef iniciou em 1990 na Inglaterra e de tanto sucesso, passou a ser produzido em mais de 40 países!!! Na Austrália, teve um momento que foi o programa mais visto da televisão. E aqui no Brasil, também estoura na audiência.

Na versão brasileira, o programa conta com a apresentadora Ana Paula Padrão e com os Chefs jurados e orientadores Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça. Um time que conquistou os brasileiros!!!

Toda essa trajetória gerou a inspiração para fazer esse e muitos outros produtos que enriquecem o sabor do seu prato.

O Hidromel
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
Esse é o Viking Blood, o Hidromel feito com Mel Silvestre e Hibisco da Campina da Cascavel de Xanxerê/SC, ou seja, um Hidromel com notas florais, sendo uma bebida ideal para harmonizar com nosso prato que é leve e fresco. Ele é suave, de cor vermelho rubi, 12% de teor alcoólico, tem um perfume maravilhoso e parece que tem o poder de prolongar a conversa, rs!

Então segue uma dica preciosa: Se você tem a intenção de fazer o prato na companhia dos seus convidados, abra uma garrafa logo no início e vão conversando enquanto você prepara a refeição; vai ter conversa que não acaba mais. Se seus convidados forem chegar quando tudo estiver pronto, serão surpreendidos com esta harmonização.

De um jeito ou de outro, com certeza irá ser uma refeição muito prazerosa!
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
O Hidromel com Hibisco faz parte da linha de Hidromeis da Campina da Cascavel, uma fábrica que além de usufruir da tecnologia para produzir bebidas de alta qualidade, iniciou a sua produção de Hidromeis unindo a tradição não só da cultura hidromeleira, mas como também o legado regional do preparo de bebidas artesanais de Xanxerê.

Tudo iniciou em 2012, onde eles fizerem diversas receitas até chegarem no Hidromel Tradicional e no Viking Blood. Dois estilos diferentes de Hidromeis para você sempre ter um casa. Como eles mesmos dizem: "Séculos de sabor e tradição em cada gole!"

A Chapa
Esta não é simplesmente uma Chapa, é uma Bifeteira da RIG Fundidos de Cláudio/MG. Uma peça com dois fogareiros e que te dá a possibilidade de preparar diversos alimentos grelhados sem precisar estar no fogão. Dessa forma, pode posicioná-la em um local onde fique de frente para às pessoas, participando de toda a conversa.
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
Feita inteiramente em ferro fundido, essa peça tem 17cm de altura por 57cm de comprimento, ela é muito funcional e também dá aquele charme na decoração devido ao seu design lateral de espirais. Resumindo, este é aquele tipo de utensílio para ser usado com muita frequência, principalmente quando optamos por ter uma alimentação mais saudável (optando para grelhados).

Sem contar que esta Bifeteira vai ativar a sua criatividade na cozinha! Nós mesmo vamos te dar algumas dicas de como usá-la. Inclusive, nos próximos dias publicaremos o Lanche nº 5 da série: Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição, o maravilhoso Filé na Chapa com Queijo, onde o preparo é feito também nesta Bifeteira... Logo mais você vai ver que ficou show!

Conheça os outros Lanche da série: Os 7 Lanches que equivalem a uma refeição:
Lanche nº 1: Lanche Frio e Natural
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
A RIG Fundidos é uma empresa familiar que nasceu em 2008 da vontade de dois irmãos, Reginaldo Chagas Gonçalves e Ítalo Chagas Gonçalves, que inclusive, foram as iniciais de seus nomes e sobrenome que deram nome à empresa.

Desde o início optaram em trabalhar com o ferro, pois além de produzirem belas peças, também são utensílios que trazem benefícios para a saúde, pois passa para o alimento algumas propriedades do ferro, impedindo e até combatendo a anemia, por exemplo.

A Bifeteira por incrível que pareça também serve como um fogão portátil e é bem simples de locomover, proporcionado também maravilhosas refeições ao ar livre. Ou seja, uma peça para te acompanhar no dia a dia e em momentos especiais.

A Cerâmica
Recepcionar é uma Arte e fala a verdade... Nada melhor que servir uma refeição em utilitários que são verdadeiras obras de Arte, pois além de dar ao alimento um novo sabor, exalam uma energia que dão a mesa e até mesmo ao ambiente, uma atmosfera atraente.

Peças de Cerâmica desenvolvidas artesanalmente são carregadas de ótimas energias, são belíssimas, valorizam o alimento e nos instigam visualmente acentuando a beleza da composição do prato como um todo. Por isso, sempre que possível prepare a sua mesa com peças de Cerâmica e cuide deste momento sagrado do seu dia, o momento que vai se alimentar.

Essas peças (prato e bowl) marmorizadas em tons pastéis de creme, azul e rosa, foram criadas pela  Ceramista Cibele Nakamura de São Paulo/SP. Elas foram desenvolvidas para uma exposição e agora fazem parte dessa receita incrível.
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
O Prato tem um desenho de folha em relevo que dá personalidade à peça. E o Bowl é todo marmorizado como o prato, formando um lindíssimo conjunto. Ambas são exclusivas (assim como todas as peças que confecciona), já que nenhuma segue uma padronização devido a essa marmorizada, que é uma mistura de cores de argila usadas no momento de desenvolver a peça, resultando em peças autênticas; uma técnica que Cibele é especialista. Inclusive, em peças utilitárias, ela não utiliza esmalte e quando usa, opta pelo transparente, dando à peça uma característica bem orgânica.

A Cibele nos conta que antes da Cerâmica entrar na sua vida, ela era Gerente Comercial e de Franchising em uma confecção de moda. Quando ficou desempregada e não conseguia uma recolocação no mercado, uma vizinha lhe convidou para participar de um Curso de Cerâmica (gratuito) das Oficinas Culturais da Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP e devido a insistência ela foi... e nunca mais voltou! rs

Ela já gostava de Cerâmica, mas achava que não tinha habilidade para produzi-las; puro engano! A partir daquele momento (Ano 2000), esta grande Artista deixou todo seu potencial aflorar e em 2002 já estava atuando integralmente como Ceramista. E de lá pra cá, além de desenvolver suas peças, também orienta Cursos e Oficinas, participa de Exposições e também atua como Curadora.


Inclusive, no dia 05 de outubro acontecerá no Nikkey Palace Hotel, no Bairro Liberdade de São Paulo/SP, a 2º Edição do "Vai um Cafezinho", um evento idealizado e produzido pelo CCBRas Cerâmica Contemporanea Brasileira, uma ótima oportunidade para você conhecer o trabalho da Cibele de um jeito mais intimista e claro, tomando um cafezinho com ela! Muito 10, né!
Receita de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça
Agora com todas essas dicas, pode ter certeza que você vai acertar na receita!
E já que estamos falando de todos os detalhes, vamos para o passo a passo da receita!

Primeiramente, coloque a Bifeteira em um local estratégico, por exemplo, um local onde você fique de frente para seus convidados.
Revista Neoo
Acenda a Bifeteira colocando álcool gel no acendedor.
É bem simples! É só colocar o álcool nesta cavidade e acender com um fósforo, assim como em um fogão.
Revista Neoo
Enquanto a Chapa vai esquentando, pegue os Aspargos, lave-os, corte o final dos talinhos e reserve.
Revista Neoo
Agora que a Chapa já está aquecida, espalhe azeite sobre ela.
Revista Neoo
Hora de meter a mão na massa!

Pegue uma tira de Bacon e enrole em um Aspargo, envolvendo-o. E faça esse mesmo processo em todos os outros e vai colocando na Chapa.
Revista Neoo
Uma dica é deixar o final da tira do Bacon para baixo, assim conforme ele for grelhando já vai ficando mais firme, impedindo que desenrole.
Revista Neoo
Olha que beleza!!!
Revista Neoo
Vire-os sempre até que todos os lados fiquem bem grelhados e dourados.
O resultado é o Aspargo bem molinho e o Bacon levemente crocante.

Agora é só servir!!!
Simples de tudo e muuuuito bom!
Revista Neoo
Esse é um prato bem descontraído e, portanto, pode ser servido na mesa ou até no balcão como neste cenário.
Revista Neoo
Sirva os Aspargos com Bacon no prato e o Molho separadamente em um Bowl, assim cada convidado poderá colocar a quantidade que desejar no prato.
Revista Neoo
Realmente, essa é uma harmonização perfeita, como se cada ingrediente tivesse sido feito para serem consumidos juntos!
Revista Neoo
E uma dica preciosa é fazer uma quantidade que todos possam comer à vontade. Por isso considere uma média de 7 Aspargos com Bacon por pessoa. Para os mais comilões, 12.

Sirva no prato 3 ou 4...
Mas como dissemos que esse é um prato que prolonga as conversas interessantes...
Saiba que terá repeteco, com certeza!
Revista Neoo
E para harmonizar de forma plena essa refeição, sirva-se de mais uma taça de Hidromel com Hibisco, pois apreciar o néctar dos Deuses neste momento, será mais que extraordinário!
Revista Neoo
Viu só...
Além de muito simples e de fácil preparo, essa é uma receita que transforma a sua refeição em um momento extremamente agradável, onde você faz a ocasião e fortalece os laços com as pessoas queridas. E para isso acontecer, saiba que é mais fácil do que imagina! Basta se programar, providenciar tudo e convidar as pessoas que mais deseja compartilhar esse momento.
Revista Neoo
E assim como a próxima rodada de Aspargos com Bacon e Hidromel na Taça, repita esse momento mais e mais vezes e traga situações que fazem a sua vida ser melhor do que já é.
Revista Neoo
Agora que você já conhece o passo a passo dessa incrível harmonização, arregace as mangas, mão na massa e tenha a certeza que as suas refeições nunca serão as mesmas!

Replique essa dica na íntegra e viva o melhor da vida na companhia de pessoas queridas!

Você aceita?
Então deixe seu comentário e até a próxima receita Neoo 🤩

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Revista NeooRevista Neoo
Revista NeooRevista Neoo
Revista NeooRevista Neoo

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Lica Cruz com Prato de Cerâmica
Ateliê Heloisa Alves com Jogo Americano
Pinta e Borda Ateliê com Guardanapo e Porta-Guardanapo
Studio Gaia com Vaso de Cimento
Oba Hortifruti com Azeite Extra Virgem

Citações:
MasterChef
Cineasta britânico Franc Roddam
Oficinas Culturais da Prefeitura de São Bernardo do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad