Post Top Ad

Empresas, fiquem atentas pois o "Risco não está só fora das Pessoas"

A mente humana é sem duvida a mais fantástica obra prima da natureza, com ela assimilamos, pensamos, criamos e sentimos tudo que rodeia nossa vida, pois é através dela que moldamos nosso Ser para viver. 
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais do indivíduo, Íntimos (a pessoa com ela mesma) e Públicos (a pessoa lidando com outras pessoas). Sendo assim, a Psicologia não é somente se deitar no divã e falar da sua vida para torna-la melhor, ela também direciona os comportamentos de grupo sociais como a Família, Amigos, Escolas e até no Local de Trabalho.

É comum fazermos uma entrevista com um Psicólogo quando tiramos a carteira de motorista ou quando somos admitidos por uma empresa por exemplo, é algo bem rotineiro nos dias de hoje fazermos certos testes para garantir nossa aptidão em realizar algo.

A Psicóloga Vânia Silva da Clínica Ello Psicologia nos explica que na maioria das empresas muitos trabalhadores, os chamados "velhos de casa", sabem das normas e dos procedimentos de trabalho, mas mesmo assim se acidentam. Pode ser por excesso de auto-confiança ou achar que já domina o ofício, mas muitos fatores íntimos como problemas no seu ambiente social, ou seja, tanto na empresa, como na família, estão ampliando em muito o índice de dependência química, desatenção, stress, depressão e suicídio no local de trabalho.

Identificar esses males e garantir a qualidade de vida das pessoas não é para qualquer um, deve-se ter preparo, estudo e muita prática. Sendo assim, por ter mais de 15 anos de atuação na área da Psicologia e pioneira em Psicologia da Segurança no interior de São Paulo, Vânia Silva consegue diagnosticar e desenvolver projetos que incentive a qualidade de vida no trabalho para minimizar os riscos de acidentes, através de fatores emocionais, psicológicos e de stress.


"A humanização do trabalho faz com que todos ganhem. Tanto os colaboradores, ganham em saúde, qualidade de vida e satisfação com o ambiente de trabalho, como as empresas ganham com baixo turnover, o que, ao contrário disso acarreta muitos gastos com contratação e demissão por problemas de saúde física e psicológica dos colaboradores, baixo absentismo, aumento da produtividade e motivação dos colaboradores com um ambiente que valoriza suas vidas e bem estar, ou seja, o bem que a empresa promove aos colaboradores, reverte-se em lucro pra ela, e melhora no clima organizacional"

A exigência dessa Avaliação Psicossocial começou a vigorar em 2006 mas a partir de 2012 se tornou uma exigência para todas as empresas que realizam trabalhos em altura e em confinamento com base na NR33 (para trabalhos em locais confinados) e NR35 (para trabalhos em altura). Hoje a maioria das empresas que precisam fazer esse exame em seus funcionários tem dificuldade em encontrar um profissional que faz essa avaliação, pois a demanda é grande e os profissionais são poucos, por isso Vânia Silva se especializou no assunto e hoje presta serviços nas empresas onde é requisitada.
Como começou sua trajetória na Psicologia da Segurança?
Tudo começou quando uma amiga que tem empresa de segurança do trabalho precisou de um Psicólogo e por me conhecer, me chamou para ajudar na questão. Ela estava precisando realizar esses testes nos funcionários em uma empresa de construção onde prestava serviço. Esses funcionários iriam fazer todos os exames médicos normais de uma admissão e também precisavam fazer Avaliação Psicossocial. 

Por ser um campo novo, muitas empresas desconhecem dessa lei, por isso que a partir daí, fui me especializando no assunto para poder prestar mais assessoria a essas empresas.

Em que momento deve ser feito esta avaliação ?
Essa avaliação deve ser feita nos exames de admissão e nos exames periódicos na empresa. A função do Psicólogo deve estar em conjunto com o médico do trabalho. É importante essas duas áreas estarem em sincronia para prescrever laudos precisos e eficazes.

Quais são os testes psicológicos que são feitos Vânia ?
Os principais testes aplicados são os testes de atenção que envolvem a atenção
concentrada (que é fazer somente uma coisa), a atenção alternada (que é fazer uma coisa na sequência da outra) e a atenção dividida (que é fazer várias coisas ao mesmo tempo). São aplicados também o teste de personalidade e teste de stress.

E o que acontece se a pessoa não passa na avaliação ?
O psicólogo dá um período para refazer a avaliação e nesse período que ela não está apta, deve ser realocada em outra função dentro da empresa. Em data específica o exame é feito novamente e a pessoa estando apta, ela volta a assumir sua função plenamente.

Quais são os trabalhos que exigem essa avaliação ?
Hoje somente os trabalhos que relacionam as NR´s 33 e 35 devem de fato fazer esse exame, mas se for ver bem, todas as profissões e atuações de trabalho deveriam fazer também, pois é um exame que atua no íntimo do indivíduo e identifica todos os fatores de riscos... Um exemplo é o "trabalhador de frigoríficos" que trabalha diariamente com banhos de sangue e com a questão de morte, ou seja,  o ato de matar em si. Pesquisas revelam que um percentual grande desses trabalhadores, depois de três meses trabalhando nesse ambiente começam a se tornar violentos... o que muitas vezes acarreta na violência doméstica por exemplo. Ele não agredia a esposa e começa a agredir depois de trabalhar lá, ou arrumar brigas e confusões públicas.

Os avanços das ciências exatas e humanas avançam a cada dia que passa, é uma harmonia que nos faz caminhar sempre rumo a evolução. Para isso, corpo, mente e alma devem estar também nesse estado. Seja no trabalho ou dentro de casa, com familiares ou amigos, estar bem consigo mesmo é o melhor remédio para os males do stress diário. 

Depois que a máquina começou a tomar conta de todos os trabalhos, o Ser Humano foi ficando mais esquecido e menos valorizado. Ver esse avanço da psicologia adentrar no cenário das empresas é sinônimo que o Ser Humano está voltando a ficar mais humano novamente. Esse grande passo para a saúde volta a lembrar que tratar a mente é o pré requisito para ter todas as funções do corpo em pleno equilíbrio.

Empresas, fiquem atentas pois o "Risco não está só fora das Pessoas"... conclui Vânia Silva, a alta performance dos seus funcionários parte de dentro deles... Implemente a Psicologia da Segurança e seja um diferencial no mercado de trabalho cumprindo esta norma. Entre em contato com a Psicóloga Vânia Silva da Clínica Ello Psicologia e traga este conceito para sua empresa.

Confira abaixo a apresentação do trabalho da Elo Psicologia!

19 99776.1494
Rua Paulo de Moares, 69. Centro - Santa Bárbara D´Oeste -SP


Matéria: Davi Oliveira
Crédito Fotos: Nós e outros Olhos e Divulgação(Google)

Um comentário:

  1. Muito interessante a reportagem, uma reflexão de grande profundidade que deve ser refletida por todos !!!! Parabéns !!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad