Post Top Ad

Gil, Milton, Caetano e Paulinho da Viola fazem 80 anos e ganham homenagem do Curta!On

O ano de 1942 poderia ser considerado um marco da música brasileira, pois foi quando nasceram Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Paulinho da Viola. Esses gigantes da nossa cultura completam 80 anos em 2022 e merecem todas as reverências.
O Curta!On – Clube de Documentários também presta sua homenagem, com o lançamento da coleção “80tentões”. A plataforma está disponível no NOW e em CurtaON.com.br.

A pasta contém uma seleção de filmes e séries que abordam vida e obra dos quatro artistas. Para celebrar Gilberto Gil, que faz aniversário em 26 de junho, o documentário “Tempo Rei” e o show Kaya N’Gan Daya. Sua brilhante parceria com Caetano Veloso, outro homenageado, está presente no episódio “O Caldeirão Musical” da série “101 Canções que Tocaram o Brasil” e no filme “Tropicália”, uma novidade na plataforma. 

Já Milton Nascimento tem sua trajetória celebrada através do documentário “A Sede do Peixe” e do episódio “Nada Será Como Antes”, também da série “101 Canções Que Tocaram o Brasil”. Bituca também é protagonista de um show histórico registrado em episódio da série “Musicalmente na América Latina”. Por fim, Paulinho da Viola é laureado através do documentário “O Mistério do Samba”, conduzido pelo sambista ao lado da cantora Marisa Monte.

Confira as sinopses:

Tropicália
Gil, Milton, Caetano e Paulinho da Viola fazem 80 anos e ganham homenagem do Curta!On
Um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo. Direção: Marcelo Machado. Duração: 87 min. Classificação: 14 anos.

Tempo Rei
Gravado na comemoração dos 30 anos de carreira de Gilberto Gil, que volta a Itauçu (BA), cidade que não visitava desde 1951. Ele conta histórias interessantes acompanhado de amigos e familiares, e mergulha a fundo em sua própria biografia. Conta com participações de Stevie Wonder, Caetano Veloso e Carlinhos Brown. Direção: Lula Buarque de Hollanda e Andrucha Waddington. Duração: 105 min. Classificação: 12 anos.

Kaya N’Gan Daya
Show ao vivo do disco “Kaya N’Gan Daya”, do cantor e compositor Gilberto Gil, filmado na cidade de São Paulo, em dezembro de 2001. O álbum foi uma homenagem do músico brasileiro ao famoso compositor jamaicano Bob Marley. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda, o especial registrou o espetáculo que colocou no palco releituras de vários clássicos do reggae. Direção: Lula Buarque de Holanda. Duração: 63 min. Classificação: 12 anos. 

A Sede do Peixe
Em dezembro de 1997, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor mineiro Milton Nascimento juntou amigos e parceiros de carreira no especial “A Sede do Peixe”. Participaram da produção os convidados Caetano Veloso, Alcione, os músicos da banda Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. A obra é uma relíquia cultural, retratando momentos inesquecíveis, muitas vezes descontraídos, na carreira de um dos maiores ícones da MPB. Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Duração: 55 min. Classificação: Livre.

Musicalmente na América Latina
1980: entrevista e performance do artista brasileiro Milton Nascimento. O repertório veio do álbum “Clube da Esquina”. Direção: Sandro Pedrazzetti. Duração: 55 min. Classificação: Livre. 

O Caldeirão Musical
Série - 101 Canções que Tocaram o Brasil
Entre a placidez da bossa-nova e a pulsação do afro-samba, o ritmo fervente do caldeirão musical refletia o estado de um país em ebulição entre 1967 e 1970, numa das fases mais criativas da MPB. Direção: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre.

Nada Será Como Antes
Série - 101 Canções Que Tocaram o Brasil
A série, apresentada por Nelson Motta, conta a história do nascimento, crescimento e amadurecimento de um país e sua sociedade por meio de sua expressão cultural máxima: a música popular. Neste episódio, o foco é o período entre 1971 e 1972, em que Chico Buarque, Roberto e Erasmo Carlos, Toquinho, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento e Tom Jobim produzem seus melhores frutos, e o Brasil vê nascer o talento de Luiz Melodia. Diretor: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

O Mistério do Samba
Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, "O Mistério do Samba" retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.  Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Duração: 88 min. Classificação: Livre.

Revista Nós e outros Olhos

A Revista Nós e outros Olhos apoia a Cultura e incentiva ações como esta!
Propague a cultura você também... Isso só faz o bem!

Crédito de Conteúdo e Imagem: Canal Curta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad