Post Top Ad

Especial de Dia das Mães - O Feminino na arte cerâmica

Mães de corpo,
Mães de alma,
Mães que encontramos pelo caminho,
enfim...
Seja qual for o caso,
a conexão entre uma Mãe e seus filhos deverá ser sempre forte e repleta de emoções. 

Geradoras da vida,
as Mães de fato representam a centelha criativa de toda a nossa humanidade.
E para aquelas que enxergam o ato da maternidade como algo mágico, único e divino,
podemos sim,
chamar todas elas de Deusas Mães!

Por incrível que pareça, as esculturas maternas que representam a Deusa Mãe (Gaia) são datadas com mais de 24 mil anos. Elas foram encontradas não só em uma, mas em diversas culturas ao redor do mundo e acredite, além de serem figuras muito importantes na antiguidade, até hoje são reverenciadas e lembradas com muito respeito e amor.

Vênus, como assim foi chamada, traz em sua essência o sentimento de proteção, de acolhimento, de sensibilidade, de alimento e claro, de criação. Retratada em grande parte através de esculturas de barro (argila), a Vênus nos mostra que a vida é uma dádiva e que sem a presença do sagrado feminino, nada seria possível. E não seria mesmo! Por isso, sempre que possível agradeça pela Mãe que você tem, pois mesmo ela sendo presente ou ausente, tenha como inspiração o trecho da música Hermes Trimegisto de Jorge Ben Jor - "O vento o trouxe em seu ventre, a terra é seu nutriz e receptáculo". E isso é a mais pura verdade!

Mãe de corpo,
Mãe de alma,
minha Vênus eterna!

Quando o seu dia chegar,
honrarei a ti logo que o Sol raiar,
pois quando a Lua enfim chegar,
é por ti que eu irei brindar!

E assim como a Escultura de barro que atravessa gerações,
neste ano a presenteio com Colares nas mesmas proporções.
Eles foram feitos para proteger e também para embelezar,
acredite,
por toda uma vida eles irão durar!

Mãe de corpo,
Mãe de alma,
Para todo o sempre,
te amo!
Sim! O sagrado Dia das Mães está chegando e junto com ele, um mix de emoções invadem os nossos corações. E para quem é Mãe, além de partilhar deste mesmo sentimento, as lembranças de uma vida, sim, aquelas que aparecem como um filme na cabeça, vem à tona como se tivessem acontecido ontem.

Para nós, a mulher que busca ser uma verdadeira Mãe deve carregar naturalmente em seu peito um amor incondicional, que não é só capaz de passar por cima de muitas coisas, mas que é de fato, capaz de romper até as barreiras do tempo.

Por isso, neste Dia das Mães te convidamos a buscar uma forma de eternizar todo o amor que você sente por sua Mãe. Nossa dica? Colares de Cerâmica! Pois assim como as estatuetas de barro (que mesmo após milênios ainda estão de pé), eles indicarão logo de cara que o seu amor por ela também irá se manter com o passar dos anos.

Bora conhecê-los?

Para Mães Místicas
Colar by Brenda Barros Marinho
Colar de cerâmica feito por Organique Biojoias
Iniciando a nossa lista de indicações, eis aqui um tipo de Colar que é ideal para as Mães que de alguma forma estão ligadas a espiritualidade. Simbolizando com sua Mandala o sagrado feminino e a relação do ser-humano com o cosmos, este é um Colar longo, com sementes de jupati, palha de buriti, fibra do fruto do buritizeiro e com acabamentos em cerâmica artesanal. Resumindo, é uma peça amiga da natureza pois valoriza toda a nossa floresta e toda a rede sustentável das pessoas que sobrevivem dela.

Combinando com diversos tipos de looks, este colar fica muito bem com batas, ponchos e camisetas básicas. E se por acaso a sua Mãe tiver afinidade com esses temas, com certeza este tipo de acessório fará parte assídua do seu dia a dia.
mulher usando colar de cerâmica com poncho
Devido a sua grande paixão por acessórios coloridos, de exóticas texturas e de formatos únicos, Brenda Barros Marinho realizou um grande sonho quando criou em 2019 a Organique Biojoias em Campos do Jordão/SP. E assim como este Colar, todos os produtos que faz são ricos em história/significados e baseados na ideologia verde, ou seja, uma moda consciente onde o reaproveitamento e a sustentabilidade são levados muito à sério.

"O dia das mães é uma data muito significativa pra mim, quando meu filho Miguel nasceu, junto com ele veio o desejo de fazer minha parte por um mundo melhor, que será dele amanhã, e depois dos filhos dele. A Organique foi como encontrei de ensinar para meu filho que podemos escolher olhar para o melhor de cada coisa, e que essa escolha pode mudar toda uma forma de sentir a vida." Brenda Barros Marinho

Para Mães de Personalidade
Colar by Cibele Nakamura
Colar de cerâmica feito por Cibele Nakamura
Robusto, leve, de design super elegante e que promete trazer para a sua Mãe a força necessária em qualquer look que ela utilizar, aqui um Colar que nos remete à cultura oriental e que é perfeito para ser usado em encontros sociais e casuais. Por exemplo, se ela for vestir uma roupa de forte personalidade, ele irá acrescentar um poder a mais em todo o conjunto, mas se ela for vestir um look básico (como jeans e camisa), ele realçará todos os aspectos positivos, tornando assim, um acessório indispensável nas mais variadas ocasiões.

Para as Mães de forte personalidade ou para as Mães que precisam dessa força no dia a dia, vai por nós, este é um tipo de Colar capaz de trazer para ela a tão necessária confiança aonde quer que vá.
Produzido pela ceramista Cibele Nakamura de São Paulo/SP, este exclusivo colar também nos remete aos antigos e eficazes Patuás, ou seja, um tipo de Colar onde somente as coisas boas eram colocadas em seu interior para proteger a pessoa como um todo. Curadora de mão cheia, Cibele além das suas peças ligadas à decorativos e utilitários (veja bons exemplos na receita de Aspargos com Bacon e Crème Brûlée de Dadinho), também é muito conhecida no Brasil devido às belas exposições que organiza.

"Minha inspiração vem sempre do buscar o "diferente". Essa diferenciação fica garantida através da utilização da técnica do marmorizado, que é a mistura de argilas de várias cores, uma das minhas especialidades. Não utilizo esmaltes a não ser o transparente quando se trata de utilitário, assim, as padronagens resultantes dessa mistura de argilas são sempre diferentes, nunca sai um padrão/estampa igual ao outro." Cibele Nakamura
Mulher com colar de cerâmica e livro do i-ching nas mãos

Para Mães Sonhadoras
Colar by Cleo Bittencourt
Colar de Cerâmica feito por Cleo Bittencourt
Se a sua Mãe for uma pessoa sonhadora e que vive sempre buscando voar nas asas da imaginação, este Colar composto por peças delicadas, mas ao mesmo tempo bem marcantes, é a dica ideal. Podendo ser utilizado para compor looks casuais (para trazer mais vida) e sofisticados (dependendo da composição), esse é aquele tipo de Colar que só de olhar já nos transmite uma certa positividade.

Causando bastante inspiração devido as suas cores e mantendo a leveza que todo feminino deve ter, esse Colar se mostrou super indicado para as Mães que precisam da tão necessária vitalidade para encarar com suavidade a batalha do dia a dia.
Inspirada no evento anual de observação de pássaros promovido pela Secretaria de Turismo de Balneário Piçarras/SC, a ceramista Cleo Bittencourt criou a linha de biojóias intitulada de Linha Pássaros. Este, por exemplo, é produzido com argilas da própria região e além de ser o maior sucesso entre os turistas que por ali passam, também encantará o coração da sua Mãe.

"As biojóias em cerâmica são como nossa impressão digital, não há uma igual a outra, pois cada peça é única como você." Cleo Bittencourt
Mulher usando colar de cerâmica ao lado de uma árvore

Para Mães Criativas
Colar by Fabiana Barbe
Colar de Cerâmica feito por Fbarbe Cerâmica
Para as Mães que enxergam a vida como um verdadeiro arco-íris e que estão sempre criando ou transformando algo (seja em casa ou no trabalho), Colares flexíveis e que combinam com tudo serão as melhores escolhas. Aqui por exemplo, um Colar que além de transformar o look básico em um look criativo, combina muito bem com jeans, com camisa, com blusinha, com bata e acredite, usando este acessório até mesmo com a roupa mais básica, já será o suficiente para ela ter o seu devido destaque.

Trazendo consigo uma grande energia positiva, este Colar multicolorido é perfeito para ativar a alegria presente nos corações de todas as Mães.
Desenvolvido por Fabiana Barbe de Franco da Rocha/SP, uma artista que sempre gostou de trabalhos manuais e que enxergou na cerâmica uma paixão arrebatadora, este Colar faz parte da sua história e representa, assim como todos os seus trabalhos, uma grande homenagem ao seu pai, Osvaldo Barbe. Por essas e por outras, utilizar um acessório que foi feito na base do amor é ter a certeza de estar recebendo este mesmo sentimento. E isso, este Colar tem de sobra.

"Meus produtos são feitos com muito carinho e em conexão com elementos da natureza, tais como a argila, a água, o fogo, as cores e a beleza da natureza que serve como inspiração para mim. As peças são únicas e exclusivas." Fabiana Barbe
Mulher sorrindo mostrando colar de cerâmica colorido

Para Mães Delicadas
Colar by Gisela Pedroso Ateliê
Colar de cerâmica feito por Gisela Pedroso
Antigamente, presentear alguém com flores tinha um enorme significado. Verdade! Cada flor trazia consigo um tipo de mensagem e quem a recebia, sabia exatamente o tipo de sentimento envolvido neste ato. No caso das Rosas Brancas, a mensagem era bem clara; "Eu sou digno de você!"

Moldada com grande delicadeza, com detalhes em ouro e perfeito para contrastar com um look mais escuro, este Colar em formato de Rosa Branca traz consigo uma mensagem de paz, honra e é o tipo de acessório marcante que toda Mãe gostaria de ter. E se a sua Mãe for uma mulher de sensibilidade mais aflorada, com toda a certeza, além dela amar um presente como este, muitas emoções neste momento irão rolar.
Desenvolvido por Gisela Pedroso de São Paulo/SP, ceramista de mão cheia que participou outrora do nosso especial de outono e que desde criança já gostava de arte devido a sua convivência com artistas na família, este Colar nos mostra que o ofício do barro é um mar de possibilidades onde tudo, mas tudo mesmo, é praticamente possível.

"Como Arquiteta, as formas sempre me atraíram e me fascinava a ideia de poder concretizar o meu desenho com minhas próprias mãos. A peça acontece primeiro no papel quando eu projeto, depois vou moldando a cerâmica para chegar naquele objetivo. Nessa modelagem, é comum também novas peças surgirem, o que me mostra novamente quantas possibilidades eu tenho com a cerâmica." Gisela Pedroso
Mulher com semblante sereno usando colar de cerâmica em formato de rosa

Para Mães Radiantes
Colar by Karine Brasil
Colar de cerâmica feito por Karine Brasil Design
Para as Mães que fazem questão de celebrar tudo de bom que acontece na vida e que não perdem a felicidade por nada, eis aqui um Colar em formato circular que representa os mais variados ciclos da vida. Autêntico e exótico, esta é uma peça que além de combinar perfeitamente com roupas onde o busto é mais justo, vai muito bem também com camisas sociais e blusas com corte v.

Tendo o Branco (equilíbrio interior) e o Roxo (transformação) como cores predominantes, este Colar tem o poder de eternizar o suspiro emocional de qualquer momento. Por isso, se a sua Mãe é uma pessoa que está sempre ajudando os outros a passarem por alguma transformação na vida onde a esperança jamais deve ser perdida, esse é o tipo de Colar que a deixará ainda mais radiante e cheia de energia.
Feito pelas mãos criativas da ceramista Karine Brasil de Goiânia/GO, este Colar foi feito para homenagear todas as Marias desse mundão afora, em especial, Maria Aparecida Resende Brasil, Mãe de Karine que foi símbolo de inspiração, força, determinação e que sempre carregou a esperança no peito. Como Karine mesmo nos diz; "Maria que é Maria, é protetora, sincera, acolhedora e está sempre buscando o equilíbrio."

"Sigo criando todos os dias para que as pessoas possam se vestir de arte feita a mão. De forma artesanal, no meu tempo, com calma, com alma, com amor e com paixão pelo que faço, sempre digo que não crio apenas acessórios, mas sim, arte para vestir, pois a arte é um manifesto... As pessoas procuram e escolhem algo que realmente as representam e que dizem algo sobre elas." Karine Brasil
Mulher elegante usando colar de cerâmica na cor roxa e branca

Para Mães Zen
Colar by Luciana Borelli
Colar difusor Pessoal feito por Luciana Borelli
Colar Difusor, um tipo de Colar que além da sua função de acessório, traz como característica a função terapêutica. Moldado para ser um pequeno recipiente, seu principal objetivo é carregar dentro de si algumas gotas de óleos essenciais ( conheça mais sobre o poder da aromaterapia) para promover um certo equilíbrio (mental, físico e emocional) para a pessoa que a usa. Para as Mães que vivem e que transmitem um bom astral aos seus filhos e a todos com quem convivem, esse é o presente ideal.

Aqui por exemplo, um Colar pequeno, delicado, em formato de ânfora e que combina perfeitamente com batas, camisetas e tecidos mais leves de algodão. E por ter uma cor neutra, ele facilmente poderá ser usado com diversos outros looks.
Mulher usando colar difusor em formato de ânforacom bata colorida
Produzido desde 2002 no Ateliê João de Barro pela ceramista Luciana Borelli (Rio de Janeiro/RJ), mulher amante da natureza que além dos acessórios e das aulas também faz utilitários e decorativos, este Colar foi uma inspiração que teve através de uma amiga farmacêutica que trabalha com óleos essenciais. Tendo como diferencial a resistência, a beleza e a funcionalidade, uma peça como essa será muito útil para as Mães que precisam manter o equilíbrio perante as adversidades da vida.

"Meu primeiro contato com a cerâmica surgiu da curiosidade em observar meu pai, arquiteto, apaixonado e profundo conhecedor do universo cerâmico. Fui me envolvendo cada vez mais com o barro, tive a sensação espiritual de ter tocado na minha própria ancestralidade, nesse momento soube que seria o meu futuro." Luciana Borelli

Para Mães Serenas
Colar by Mônica Ferrari
Sereno, leve, impressionista e com o poder de deixar a Mulher mais Bonita e Elegante, este é o tipo de Colar que traz em sua essência uma grande positividade e que de fato, deixará qualquer pessoa/observador de queixo caído. De tons claros, totalmente regulável (o que aumenta a sua flexibilidade de uso) e nos remetendo ao mais belo eclipse, este acessório é perfeito para o dia a dia e vai muito bem com macacões, vestidos, camisetas básicas e com roupas que tenham um certo movimento.

Então para você que deseja despertar na sua Mãe toda a positividade que reside dentro dela, presenteá-la com essa Mandala (em forma de Colar) mostrará que assim como um eclipse, ela é a maior raridade que a natureza pode lhe dar. Sim... Lágrimas aqui irão rolar! :)
Estudando desde 2012 e atuando profissionalmente desde 2020, Mônica Ferrari de São Paulo/SP nos mostra que a arte da cerâmica não tem limites e que tudo pode ser feito de acordo com a sua imaginação. Prova disso, são as mais belas peças que ela faz e que notoriamente vem ganhando cada vez mais admiradores por onde passa. Tendo aprendido este ofício com grandes mestres no meio (Suzana Murakami, Lygia Reinach, Wagner Sudário, Gladys Toscano, Regina Esher e outros mais), Mônica sente que sempre terá algo novo para aprender e para oferecer.

"No pingente que escolhi, carimbei uma mandala incompleta. Primeiro porque acho bonito imprimir parte dela e também porque aprecio as coisas imperfeitas, que sugerem algo não dito, não apresentado. E faço um paralelo com as mães que também não são perfeitas, mas não deixam de ter o seu valor e a sua beleza. Além disso, depois de pronta, essa peça me remeteu ao Sol e à Lua juntos, colados." Mônica Ferrari

Para Mães Vaidosas
Colar by Ocléris Muzzillo
Colar de cerâmica feito por Ocléris Muzzillo
Para as Mães vaidosas que tem o seu próprio estilo e até para as Mães que precisam trazer este atributo para o dia a dia, eis aqui um Colar super criativo, original (até na forma de transpassar o cordão) e que devido a sua mistura de contas com espirais violetas e celestes, traz de forma clara a qualidade e a potência do produto artesanal brasileiro.

Inspirando o feminino para um autocuidado a fim de tornar o sentimento da Mãe ainda mais belo, este Colar inspirado nas artes da vida e na observação da natureza, transmite com muita graciosidade toda a beleza que reside dentro de cada Mulher. E acredite, até mesmo com um look mais básico, o brilho aqui é garantido. Então se a sua Mãe tem essas características, com certeza ela fará bom uso deste acessório.
Desenvolvido pela ceramista Ocléris Muzzillo de Curitiba/PR, que por sinal é expert em jóias de cerâmica e autora do livro "Cerâmica sem Segredo", este Colar de formas arredondadas (conhecido também como gargantilha) e de cor vibrante se mostrou uma peça extremamente versátil, resistente e ideal para ser usado quando há o desejo de impressionar ou conquistar alguém. 😉

"O Atelier Joia Cerâmica dedica-se especialmente na criação de adornos de cerâmica e objetos com design autoral, que traz na essência a força do feito à mão! Oferece um produto diferenciado e original, com qualidade para quem procura um estilo inovador." Ocléris Muzzillo
Mulher com semblante sereno usando gargantilha de cerâmica

Para Mães que buscam o Saber
Colar by Valéria Elorza
Colar Difusor feito pela ceramista Valéria Elorza
Concluindo com a chave do conhecimento esta tão singela lista de indicações, apresentamos aqui um tipo de Colar Difusor que devido ao seu formato, funcionalidade e estatura, é ideal para as Mães que estão sempre na busca pelo saber. Sendo este um acessório multiuso (adorno e terapêutico - aqui basta embebecer um pouco de algodão com óleo essencial e colocar em seu recipiente), ele além de acompanhar a sua Mãe (com seu aroma sagrado) nos momentos de leitura, ainda poderá ser utilizado tranquilamente nos encontros sociais, no trabalho e em qualquer atividade que ela venha a fazer.

Trazendo consigo um azul muito sutil (cor que nos remete ao intelecto) e um amarelo opaco bem interessante (cor que nos remete a comunicação), este Colar ainda traz em sua face um delicado arabesco, que ao ser contrastado com sobreposições de roupas leves e florais, proporcionará para o corpo da Mãe uma certa estrutura, neste caso, deixando-a mais esguia e equilibrada.
Produzido pela ceramista Valéria Elorza de São Paulo/SP, uma artista que realizou um grande sonho ao criar o seu atelier em 2018, este e muitos outros Colares de sua autoria foram desenvolvidos exclusivamente para promover a saúde e o bem estar das pessoas como um todo. Dando um up no astral e promovendo um certo charme, usar uma peça como essa é levar para onde for as melhores energias que uma pessoa pode oferecer. Por isso, para o Dia das Mães essa indicação é demais.

"A vida inteira sempre amei trabalhos manuais e a cerâmica, mas só tive oportunidade de me dedicar  quando me aposentei, que foi o momento que decidi que era hora de fazer o que me faz feliz." Valéria Elorza
Mulher em busca do saber usando colar difusor pessoal
Fala a verdade... Muito bacana todas essas opções de colares, não é? E se você for parar para pensar, eles individualmente não só representam os mais variados tipos de Mães, mas em conjunto, são capazes de representar todas as características presentes em cada Mãe. Legal, né?

Por isso, neste Dia das Mães lembre-se de se fazer presente além do presente, mesmo que seja virtual! Afinal de contas, essa geradora da vida merece todo o nosso respeito, admiração e prestígio.

Mãe de corpo,
Mãe de alma,
minha Vênus eterna!

Feliz dia,
ou melhor,
feliz sejam todos os dias em sua vida!

Conheça mais sobre os produtos apresentados:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.


Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

No Cenário:
Para Mães Místicas
Mariá Mariotti com Poncho Jacquard Étnico

Para Mães Sonhadoras
Vita Upcycling com Blusa Luzia

Para Mães Delicadas
Flor do Brumado com Buquê de Flores Esqueletizadas

Para Mães Serenas
Justa Trama com Vestido Gota Rubi

Para Mães em busca do Saber
Ateliê Flor do Sertão com Kimono Verde e Regata Branca

7 comentários:

  1. Muito feliz por fazer parte desta linda edição!
    Como sempre Revista Nós e outros Olhos traz excelentes artigos. Parabéns!!! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Feliz também em ver aqui a querida Ocléris Muzzillo, que faz joias em cerâmica lindíssimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Cibele Nakamura por suas palavras, fico feliz também de encontrar você aqui nesta bela edição!💜 💜

      Excluir
  3. Obrigada, amigos, ficou muito linda essa edição!

    ResponderExcluir
  4. Muito contente de estar participando dessa edição! Belo trabalho da equipe!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Essas pecas são simplesmente maravilhosas. Excelente trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Orgulho Fabi!!!! Trabalhos lindos!!! Feitos com alma e coração!! Competência e amor em tudo que faz!! Parabéns Fabiana Barbe!!! Peças maravilhosas❤️

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad