Post Top Ad

Jardim de Inverno, o melhor investimento que você pode fazer

Ter um Jardim de Inverno em casa realmente é uma extraordinária vivência de moradia.

Pra quem não sabe, Jardim de Inverno é um pequeno cômodo anexado dentro da casa e como o próprio nome já sugere, o objetivo aqui é ter um espaço verde (com plantas) dentro de casa.

Plantas dão mais vida no ambiente, transmitem bem estar, embelezam o lugar e trazem diversos benefícios para a saúde. Para ter uma ideia, segundo O Globo, cientistas da Holanda, Reino Unido e Japão, constataram que quando temos contato com o "verde", nosso corpo logo responde de forma sutil, a pressão abaixa e melhora consideravelmente os níveis de glóbulos brancos, que são responsáveis pelas defesas do organismo... Além disso, o Jardim de Inverno serve para recreação, dar mais iluminação e arejar o ambiente.

O Jardim de Inverno pode ter um teto de vidro, ser aberto ou até mesmo com grades. O teto de vidro neste caso deixa apenas entrar a iluminação natural, então nem todas as plantas se adaptam. Já no teto aberto ou com grades, as plantas terão acesso às chuvas e a casa também ficará bem mais ventilada.
Para ter o teto do Jardim de Inverno totalmente aberto é necessário que a casa tenha um pé direito bem alto devido às questões de segurança, mas você pode solucionar essa questão colocando grades ou até mesmo, teto retrátil, assim suas plantas usufruirão do contato direto com o Céu e sua casa vai receber aquelas brisas gostosas.
Em lugares onde o frio é muito rigoroso, o Jardim de Inverno é mais comum dentro dos lares, isso é pelo fato dele proteger as plantas e as mantê-las vivas... E o nome deste cômodo, "Jardim de Inverno", é por esse motivo. O interessante é que devido aos outros benefícios que este espaço também oferece, muitas pessoas incluíram este cômodo em seu Lar e o nome se manteve mesmo para lugares quentes.

Se você hoje pensa em construir ou reformar sua casa, saiba que com capricho e com carinho você pode criar o seu Jardim de Inverno, é um benefício enorme que você trará para sua família.

Aproveitando as boas "vibes" que o Verão está nos trazendo, vamos nos inspirar juntos neste especial de Decor da Revista Neoo com o melhor investimento que você pode fazer... Um Jardim de Inverno !

É importante ter um Blindex que divida o Jardim de Inverno dos outros ambientes, pois isso vai evitar que em dia de chuva a água se espalhe por sua casa, e também quando quiser se proteger do frio é só fechar o vidro. Além dessas necessidades, o Blindex dá sofisticação ao seu Jardim de Inverno.
Neste projeto a instalação do Blindex foi com o pessoal da Alpha Vidros de Santa Bárbara d'Oeste/SP. Eles executaram o trabalho de uma maneira muito ágil e com muita qualidade, tanto é que já instalaram outro Blindex para nós em outro projeto, transformando nosso Banheiro num verdadeiro Jardim do Éden.
Com o espaço preparado, chegou aquele momento delicioso de comprar as plantas e as flores. Esse é um momento praticamente terapêutico, de você entrar em uma loja grande e repleta de espécies para escolher... É muito bom!

E com as plantas você precisa ter alguns cuidados, como regá-las de acordo com sua necessidade por exemplo. Isso você vai aprendendo a cada espécie que for adquirindo. Algumas gostam de água todos os dias, como as leguminosas por exemplo, enquanto outras como os cactus gostam de água 1 ou 2 vez por semana.
Cada planta ou flor que adquirir você vai conhecendo... Em alguns casos vai até saber que ela gosta de ficar em um determinado lugar. Tem muitas plantas que vão murchando e quando a trocamos de lugar, ela se revitaliza como num passe de mágica. O Sol forte ou até mesmo uma sombrinha é um dos principais motivos para esse tipo de coisa acontecer. Inclusive, as plantas são seres sentimentais e o "clima" do lugar também influencia fortemente em sua vida. Para saber mais sobre o assunto, indicamos o incrível livro: A vida secreta das plantas de Peter Tompkins e Christopher Bird.

E você vai entender que alguns cuidados farão total diferença no desenvolvimento das suas plantas, como por exemplo usar adubo natural. Elas vão ficar muito saudáveis e consequentemente belas. E o adubo da  Jardim Bonito de Batatais/SP tem essas qualidades. Eles produzem um adubo natural e sustentável, já que utilizam resíduos vegetais que seriam descartados como lixo.  
Este super adubo é fruto do trabalho de 3 anos de pesquisa dos irmãos Jairo e Rafael Rosenhek, que hoje já estão atuando em todo território nacional fornecendo este produto com o objetivo de aproximar as pessoas da Natureza, incentivando um estilo de vida equilibrado e saudável.

Jairo nos conta como tudo começou:
Comecei a fazer a compostagem há cerca de cinco anos como hobbie, e presenteava parentes e amigos que sempre pediam mais. Com o aumento dos pedidos, enxergamos que poderíamos fazer disso um negócio sustentável, saudável e rendável
E não é à toa que todos sempre pediam mais desse milagroso adubo,  pois deixa o solo favorável para a planta germinar e se desenvolver; nutre e alimenta as plantas, melhora as atividades fisiológicas, o que confere melhoria na aparência, crescimento e maior resistência a pragas e mal tempo. Além de não oferecer riscos à saúde de pessoas e animais, possibilitando a vivência no mesmo ambiente logo após o uso.

Um adubo feito com resídios vegetais e nutrindo a terra, mostra o quanto o ciclo da Natureza é perfeito.
Cada pote de adubo Jardim Bonito rende até 100 vezes diluído em água, seu uso é muito prático e o melhor, as plantas amam!!!

E depois de preparar o espaço, escolher as plantas e saber como cuidá-las, é hora de definir os acessórios. Aqui algumas dicas que você vai amar porque simplesmente é uma peça mais linda que a outra!

Começamos com um Vaso de Cerâmica feito artesanalmente pelo Tauá Cerâmica de Campinas/SP que é o Ateliê da ceramista Cris Rocha.

A Cris é uma grande parceira aqui da Revista, que inclusive conhece o nosso Jardim. E entre as espécies temos a Flor de Lótus, uma planta aquática e que precisa de um Vaso impermeável e sem furo no fundo, para manter a água como numa espécie de aquário.

A Flor de Lótus nasce do lodo e em sua água é necessário ter alguns pequenos peixes para impedir a proliferação de larvas de mosquitos. Uma Flor símbolo de renascimento, renovação e sabedoria e que com suas pétalas pode se fazer chá ou incluí-las na salada. Ela abre quando o Sol nasce e fecha quando ele se põe.

Nós aqui da Revista temos a Lótus há mais ou menos 6 anos... Ela nos foi passada por um vietnamita e o mesmo nos orientou como cuidar, reproduzir e manter um belo vaso em harmonia.. Um conhecimento e tanto :)

E a Cris fez essa peça especialmente para a Flor de Lótus do nosso Jardim de Inverno. Ela se inspirou na Natureza e nas cores das águas azuis. E ficou lindo dando um belo contraste nas flores que são brancas de um lado e violetas do outro.

Se você gostou da ideia de ter uma Flor de Lótus, fala com a Cris que ela irá fazer uma peça especial para você, do tamanho e formato que desejar.

O ateliê da Tauá Cerâmica já existe há mais de 20 anos e nasceu produzindo produtos de aromaterapia e decoração. Depois incluiu peças para chef's de cozinha e hoje tem uma variedade muito grande de produtos.

No Jardim de Inverno também é legal ter peças decorativas que para você sejam especiais.

Aqui apresentamos o cantinho dos elementais com os charmosos e pequenos Duendes do Jardim de Fadas de São Paulo/SP.

Idealizado por Gislaine Forbes, Chris Forbes e Renato Paiva; eles fornecem esses produtos maravilhosos que encantam seu Jardim além de entreter e transformar essas composições em hobby. São peças que darão graça a cada canto do seu Jardim de Inverno e que também você pode aplicar em todos os Vasos, espalhando assim, um ar mágico por toda a casa.

O primeiro Jardim de Fadas que se tem registro teve sua origem nos EUA em 1893, logo se espalhou por toda a Europa e hoje é muito comum encontrar Elementais nos Jardins de lá.
A Gislaine, que é formada em Artes e Paisagismo, nos contou que se casou em 1987 com o inglês Christopher John Forbes. Ela viveu na Inglaterra por 15 anos e viu que lá o Jardim das Fadas é muito comum. Quando voltou ao Brasil, só encontrou peças vindas da China e resolveu fazer algumas peças e foi assim que tudo começou.

Eles fornecem mais de 1000 tipos de acessórios, todos pintados à mão por artistas brasileiros e também fornecem com condições especiais para quem deseja revender. Não resistimos e espalhamos esses seres incríveis por todo o Jardim de Inverno.
É um trabalho lindo e todos que se deparam com o Jardim das Fadas diz:
Own!!!

Nesta mesma composição com os Duendes, colocamos uma das Luminárias da Lili Barros do Rio de Janeiro/RJ e também fizemos outro cenário que contém uma Luminária, Aromatizador de Ambiente e alguns seres rsrs.

As Luminárias e o Aromatizador de Ambiente tem um design muito autêntico. São cactus de tamanhos diferentes e que dão uma clima todo especial ao Jardim de Inverno quando os acendem. Eles são acendidos com Velas e a iluminação dá ao ambiente uma sensação calorosa de conforto.

E no Aromatizador, utilizamos óleo essencial de alecrim, que espalha um perfume herbal delicioso.

Lili Barros desenvolve suas peças com total entrega, tanto é que o slogan da marca é: "Peças com as marcas das mãos, energia do corpo e beleza da alma." E é exatamente isso que você sente quando acende suas peças, pois suas peças tem memória afetiva, sempre remetendo à lugares que tenha passado ou situações que tenha vivido. Experiências que se materializam em lindas peças de cerâmica, assim como esse trio remete aos cactários naturais da Caatinga.

Lili Barros com orientação do seu professor escolheu seu nome artístico. Lili vem de Elinete e Barros veio do sobrenome do seu marido, que tem tudo a ver para quem trabalha com Cerâmica.

E para dar base ao nosso canto dos Elementais em conjunto com a luminária, um vaso muito especial do Ateliê Miscelânea de Jaboticabal/SP.

Marília Borba (filha) que é grande amante da Natureza e das Artes Manuais e João Adalberto Borba (pai) que é Engenheiro Agrônomo e Paisagista, são os idealizadores do Ateliê. Ambos, confeccionaram a peça com o objetivo de trazer ao ambiente a sensação de leveza, tranquilidade, harmonização e paz. Imagine a energia que uma peça dessa transmite em seu Lar? E é exatamente esses cuidados que você deve ter ao escolher cada item.

O Vaso é de cor verde piscina médio e a pintura aplicada é uma técnica semelhante a de uma pátina, deixando um aspecto bem rústico.

O Ateliê Miscelânea está muito conectada com as forças da Natureza, valorizando as coisas simples e também as necessidades do dia a dia, trazendo em seu conceito o objetivo de proporcionar experiências únicas como paz interior, propiciando aos clientes a oportunidade de observar e se envolver mais com a Natureza.

Como eles atuam com liberdade criativa, colocaram o nome do Ateliê de Miscelânea e teve muito a ver nós usarmos a peça para esse uso diferente... Um lugar mágico onde ficam Duendes sob a luz da Vida :)

E para decorar e incentivar mais visitas em nosso Jardim de Inverno, colocamos duas esculturas de Pássaros da Pássaros de Madeira de Silveiras/SP, uma arte criativa de Oseias Carvalho que desde 2001 produz essas peças lindas para decoração da sua casa e jardim.

Oseias via seus tios fazerem essas peças para vender e por curiosidade foi se aproximando desse oficio que hoje é a sua atividade profissional. Sempre teve os Pássaros como a realeza e a delicadeza da Natureza para lhe inspirar a reproduzir sua arte.

Nós escolhemos uma Garça e um Bem-Te-Vi, mas o Oseias faz diversos tipos de aves, uma mais cativante que a outra.
E no meio de todo esta composição, um Bule?
Sim... Isso mesmo, um Bule.

Isso é para mostrar a versatilidade e a liberdade que você pode ter para usar uma peça de cerâmica artesanal.

Esse é um é Bule de Cerâmica feito pela Cerâmica Re Amaral de Carapicuíba/SP. Uma peça linda e rústica que combinou perfeitamente com esta planta delicada e que tem um movimento que transborda, simbolizando prosperidade.

Na base deste jardim também incluímos outra peça da Renata, uma Canoa de cerâmica em formato de Cacau (que além de linda, também tem sua versão para a cozinhar e se alimentar) com uma leguminosa e também com um aspecto mais divertido para as crianças.

Agora saiba que além de todo o paisagismo que você fará no chão, sugerimos que aproveite também as paredes.

Depois de passar pelo elemento fogo das luminárias, a terra das plantas e a água da lótus, chegamos ao 4º elemento... O Ar! E para simbolizar esse elemento incluímos no projeto dois Hangers Plants com corda de algodão cru trabalhado em macramê, com base de madeira e Vasos de Cimento com um design clean e minimalista, dando um destaque na parede escura e principal do ambiente..

Essas peças foram confeccionadas pelo Studio Gaia de Santa Gertrudes/SP, que é idealizada pela Lais e que faz o designer de todas as peças de forma fluídica.

Os Hangers Plants e Vasos de Cimento que produz tem como inspiração a Natureza, os Elementos e o design escandinavo. Viu a necessidade de trazer essa energia natural ao meio urbano.

O Studio Gaia tem a ideologia de atuar de forma orgânica e natural, buscando sempre evoluir respeitando o momento e tudo que está envolvido nele. Suas peças são confeccionadas com alma e muito amor desde o processo de desenvolvimento até a finalização; também se antenando nas novidades em peças de decoração feita a mão/handmade.

A Lais comentou que eles valorizam a beleza do imperfeito, do manual, e que é isso que os tornam peças artesanais únicas.

Uma coisa bem legal é que o Studio Gaia aluga peças para decoração de festas e eventos, tendo como objetivo a conscientização do uso coletivo, peças que seriam utilizadas apenas uma vez e depois "descartadas", agora podem ser alugadas por um preço acessível, ganhando assim um novo significado!

Muito 10 né!

E ao lado dos Hangers Plants, colocamos uma Casinha para Pássaros do Ateliê Maria Formosa de Criciúma/SC.

Somos a favor dos pássaros serem sempre livres, eles tem o direito, assim como todos, de ir e vir quando desejarem, pois privar um pássaro de seu voo é o mesmo de tirar as pernas de quem anda ;) E aqui nesta casinha eles se sentirão assim.

Essa uma peça que esbanja simplicidade e muita funcionalidade. Ela foi confeccionada pela Claudia Goularte com madeira de demolição em um trabalho detalhado e artístico.

Este é outro elemento que traz mais vida para o local, pois é uma casinha que deixa seu Jardim de Inverno mais charmoso e ainda pode acontecer de algum Pássaro fazê-la de moradia ou ninho.

Agora sim pessoal, com todas essas sugestões você já pode fazer o seu Jardim de Inverno.
Aqui, cada detalhe foi feito por mãos de artistas que tem uma ligação forte com a Natureza e que depositam muita energia positiva em seu trabalho.

Por isso, traga as forças da Natureza para dentro do seu Lar e se dê a possibilidade de viver com mais beleza, conforto, saúde e bem estar.

Que todos sejamos inspirados por essa nova estação e que a prosperidade reine em nossos os lares.

Até a próxima :)

Participação especial nesta Publicação:
(Redirecionamento para o Instagram ao clicar nas imagens)
    
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Mandala de Luz com Sino dos Ventos em Bambu

Menção Especial:
Livro de Cabeceira "A vida secreta das plantas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad

Visite nosso Instagram ;)