Post Top Ad

41 alimentos poderosos para a saúde

Pesquisa indica quais são as frutas e vegetais mais eficientes na prevenção de doenças crônicas. O estudo levou em conta os 17 nutrientes considerados como os mais importantes para o corpo humano.

Agrião, couve-chinesa, acelga, folhas de beterraba e espinafre estão no topo da lista das "41 frutas e legumes mais poderosas", segundo estudo realizado por Jennifer Di Noia, professora da Universidade William Paterson, nos Estados Unidos. O objetivo da pesquisa foi descobrir e classificar quais alimentos são os melhores aliados no combate a doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos.

O estudo analisou os 17 nutrientes mais importantes para o corpo humano segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), como fibras, potássio, proteínas, cálcio, ácido fólico, vitamina B12, vitamina A, vitamina D, entre outras. 
Rejeitado no prato de muitos brasileiros por ser amargo, o agrião ficou no topo da lista

A pesquisa traz uma classificação de frutas e legumes que possuem alto valor nutricional e são grandes fontes de energia e nutrientes. As medições foram feitas com base em uma alimentação de 2.000 calorias diárias. Para Di Noia, “a ideia é sair da separação por grupos e considerar os nutrientes que cada alimento pode fornecer”, informa a cientista, em entrevista ao Portal NAMU.

De acordo com Di Noia, as pontuações podem ajudar consumidores a se importarem com suas necessidades habituais de energia e também a entenderem a melhor forma de obtenção dos nutrientes em seus alimentos. "Hierarquicamente, alimentos superiores fornecem mais nutrientes por calorias", afirma. 
Por oferecer altos níveis de vitaminas, a couve-chinesa ficou em segundo lugar no ranking 

Os vegetais do grupo dos crucíferos, como o agrião, a couve, a acelga e o espinafre atingiram o topo da lista. Os alimentos desta categoria são considerados funcionais, ou seja, além de nutrir o organismo, previnem doenças.

Entre as frutas, alguns destaques foram o tomate, o limão, o morango e a laranja. Mesmo que exista esta classificação, Di Noia lembra que tão importante quanto incluir os que foram melhores ranqueados é variar a alimentação.
Na 30ª posição, o morango é a primeira fruta a aparecer na lista 

Vale lembrar que a pesquisadora analisou alimentos comuns em seu país de origem. Portanto, alguns deles podem soar estranhos, como a folha de dente-de-leão ou as de beterraba, normalmente descartadas por brasileiros.

Além disso, é possível que outros vegetais nacionais tenham ainda mais nutrientes. Por não serem comuns nos Estados Unidos, não entraram na lista. Ela ressalta a importância de aproveitar os alimentos em sua totalidade, mesmo que isso não seja de hábito comum. As cascas, folhas e talos, quase sempre rejeitados, contém grande quantidade de nutrientes e ajudam no combate às doenças crônicas.


Confira abaixo a lista completa:







Fonte: Portal NAMU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad