Post Top Ad

O bom senso na participação do Churrasco Comunitário

O Churrasco Comunitário virou uma onda mundial e hoje já é muito comum em diversos países. Também é uma forma de estar reunido com a família ou amigos com baixo custo para todos, além de ser muito prazeroso passar o dia todo com pessoas que gostamos; conversando, ouvindo música, comendo e bebendo delícias.
Churrasco Comunitário
Mas há algumas diretrizes que devem ser seguidas para que tudo flua positivamente em um evento como este. Por isso, seguem aqui algumas dicas para você acertar na hora de organizar ou até mesmo, para participar de um Churrasco Comunitário.

Dicas para o organizador
Churrasco Comunitário
Limpeza do local
Antes de mais nada a casa deve estar limpa de forma impecável para receber seus convidados. Isso com certeza é a primeira regra! Vale até acender alguns incensos (veja aqui 8 opções bem legais) quando a casa estiver toda limpa, dando ao ar um aroma único e convidativo.

No término do evento, a limpeza fica por conta do Organizador e caso alguém se ofereça para ajudar é muito bem vindo.

Organização e Praticidade
Lembre-se também que o ambiente que vai acontecer o churrasco já deve estar com a churrasqueira e com todos os utensílios que as pessoas irão utilizar, como pratos, copos e talheres.

 O Organizador deve definir quem será o Churrasqueiro, que deve ser uma pessoa que tenha habilidade e conhecimento para fazer esse papel. Fazer um bom Churrasco requer alguns truques e segredos culinários específicos. É bacana que o Churrasqueiro chegue no local um pouco antes dos outros convidados para se organizar.

Ao fazer o convite, explique que é um Churrasco Comunitário e para cada convidado, deve se pedir apenas que traga 1 item. Fale das opções que precisa e deixe-o escolher. Caso ele se ofereça para trazer mais alguma coisa, aceite e combine.

Cardápio
O Organizador deve compor o cardápio e combinar com os convidados o que cada um irá levar. Essa é uma forma de ter um cardápio variado. E além das carnes e dos legumes que irão para a churrasqueira, tem diversos acompanhamentos que vão muito bem em um churrasco, como arroz, farofa, saladas, pães, molhos e bebidas. Por isso, ter um cardápio variado será muito importante para que todos fiquem satisfeitos. Inclusive, é uma forma também de ter opções para os convidados que não consomem carne.

É importante o Organizador já ter algumas opções para servir quando os primeiros convidados chegarem, como alguns petiscos e bebidas.

Para te inspirar, abaixo algumas dicas para acompanhar o seu Churrasco:

Arroz Soltinho com Batata e Cúrcuma
Totalmente vegano e capaz de agradar os mais diversos paladares, esse prato que inclusive tem uma forma diferente de preparo (pois a Batata precisa de um tempo maior de cozimento que o Arroz), tem todos os atributos para fazer parte do seu cardápio cotidiano.

Filé na Chapa com Queijo
Literalmente carnudo, este Lanche fará a sua boca salivar só de pensar! Aqui a nossa sugestão é que todo o processo seja feito e apreciado ao ar livre. Tudo para que você e seus convidados recebam ainda mais a energia dos bons momentos!

Aspargos com Bacon
Aspargos com Bacon, uma das maravilhas da gastronomia que é perfeita para ser servida como entrada, como acompanhamento e até mesmo, como prato principal.

Salada Caprese
Para quem ainda não conhece, a Salada Caprese nada mais é do que uma combinação de Mozzarella de Búfala (bola), Tomate Cereja e Manjericão Fresco. E apesar deste ser um prato de origem italiana, devido ao seu frescor tem tudo a ver com o paladar do brasileiro e mais, combina muito bem com a entrada do Verão que está vindo aí. De fato, é uma receita muito interessante de ser servida como entrada.

Harmonizações com Geleias Artesanais
Você já parou para pensar na infinidade de sabores que envolvem o mundo das Geleias? Não dá nem pra contar, né? Elas são muitas mesmo e a cada dia que passa, somos surpreendidos com novos sabores que vão muito além da nossa imaginação.

Cervejas Artesanais
Para você que irá fazer um Churrasco Comunitário com a sua família ou com os amigos, uma dica muito bacana é que você aprecie neste momento não só a bebida que mais gosta, mas que se permita a conhecer novos sabores também, pois devido a vasta gama de rótulos que hoje temos disponíveis, pode ter certeza, a experiência deste momento será ainda mais fantástica.

Drinks e Cocktails
Para animar ainda mais o seu Churrasco e a fim de mostrar a grande versatilidade que a Cachaça brasileira tem, conheça 12 releituras de drinks envolvendo os Clássicos da Coquetelaria Mundial (Inesquecíveis, Contemporâneos e Nova Era). Bacana né?

Dicas para o Convidado
Se puder contribuir com mais alguma coisa além do que foi pedido, ótimo. Avise o que levará para o Organizador se programar.

Outra dica é tentar chegar no horário, usar roupas leves e confortáveis, nunca misturar tipos diferentes de bebidas alcoólicas (não vai dar show, né!) e de vez em quando beba água para hidratar, principalmente se estiver tomando bebida alcoólica.

Se emprestou algum utensílio, só o leve quando for embora e se já não estiver em uso, mas se estiver combine com o Organizador para buscar em outra oportunidade.

Sobrou do que você contribuiu, nunca pegue para levar o restante embora, principalmente se o Churrasco ainda estiver acontecendo, ao menos que o Organizador te ofereça.

Quando o evento for ficando mais tranquilo, talvez seja o momento de ir embora. Tenha bom senso no limite do horário, assim evitará fazer papel inconveniente. Ao menos que aconteça aquele momento de conversa mais intimista pós festa, o que é muito agradável também.

Por fim... Se puder, se ofereça para ajudar o anfitrião na organização do ambiente.

Curta bastante e pense em fazer na sua casa na próxima semana!

Revista Nós e outros Olhos

Créditos de conteúdo e imagem:

2 comentários:

  1. Olá estou pra casar e meu noivo queria que fosse churrasco comunitario ate meu pai deu essa opção mais acho estranho gostaria de saber se fica feio ou ñ tem nada haver e como colocar nos convites.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia. Hoje em dia a opção de churrascos comunitários (e até mesmo festas) estão muito em alta e as pessoas entendem perfeitamente esse tipo de formato, desde que tudo seja acertado e informado previamente.

      No caso do seu casamento, optando em fazer um churrasco comunitário, informar no convite será fundamental para que todos saibam os moldes do evento. Neste caso, tente escrever de forma clara, sincera, breve e convidativa. Se for estipular o que o convidado irá levar, já escreva também. E claro, deixe a opção da pessoa entrar em contato caso tenha alguma dúvida, assim você gerará mais proximidade e a deixará mais à vontade.

      Esperamos tê-la ajudada e inspirada :)
      Que seu casamento seja lindo e muito próspero 🙏

      Excluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad