Post Top Ad

4 razões para o profissional liberal investir em marketing de conteúdo

Devido às constantes mudanças no mercado de trabalho, têm surgido cada vez mais profissional liberal. 

O objetivo dele, é claro, ter visibilidade e, consequentemente, mais vendas ou prestação de serviços. A web, aliás, é um ótimo espaço para isso.

Em contrapartida, ele acha que a atuação dele na web se limita às redes sociais. Sim, elas são ótimas ferramentas de alcance – boa parte, infelizmente, não sabe disso.

Mas há uma estratégia que vai além do Facebook, Twitter e Instagram, que se chama marketing de conteúdo.

Neste artigo, você vai conhecer as quatro razões para os profissionais liberais investirem em marketing de conteúdo.
Quem são os profissionais liberais?

Os profissionais liberais, diferente dos autônomos, têm qualificação acadêmica ou técnica para exercer a profissão por conta própria. São eles:

Coaches
Professores
Atores
Escritores
Jornalistas
Publicitários
Veterinários
Músicos
Arquitetos
Designers de interiores
Personal Trainers
Entre outros
O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia para gerar conteúdo relevante que engaje seu público alvo. Engana-se quem pensa que a ferramenta se restringe a apenas posts em blogs, apesar de ser o mais usado. Nesta linha, existem as newsletters, eventos presenciais, e-books, vídeos, infográficos, estudos, etc.

Originalmente, em inglês, ele se chama “content marketing” que, segundo Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, é “e, em última análise, conduzi-los [os leitores] a ações rentáveis como consumidores.”
Por que os liberais devem investir no marketing de conteúdo?

O content marketing se diferencia do tradicional porque o principal objetivo dele é tornar um público fiel através de conteúdos relevantes. Mas isso depende de uma série de fatores, que vai de uma produção de conteúdo de qualidade a estratégias bem definidas.

A dificuldade, talvez, para o profissional liberal seja a continuidade. São muitos os projetos na web que não vão à frente porque não há frequência de conteúdo – vivem de “campanha” em “campanha”.

Por essa razão, a melhor estratégia de iniciar a estratégia do marketing de conteúdo na internet é ter conteúdo contínuo, seja textos para um blog, vídeos para o canal no Youtube, disponibilização de e-books, entre outros caminhos que podem ser trabalhados individualmente ou em conjunto.
4 razões para o profissional liberal investir em marketing de conteúdo

Autoridade
A psicologia explica que desde pequenos somos orientados a respeitar e confiar em figuras de autoridade, como professores, médicos, cientistas e policiais – estes dois primeiros são, por acaso, profissionais liberais.

Por essa razão, o conteúdo relevante na internet é fundamental, pois através de posts no blog ou um vídeo no Youtube constrói uma autoridade. Isso quer dizer que as chances do público se tornar seu cliente são muito maiores.

Relacionamento
O erro de boa parte das empresas é ofertar o produto ou serviço logo de cara para o potencial cliente. O conteúdo, neste caso, é um verdadeiro “quebra gelo” entre consumidor e marca.  Ele gera o “início de relacionamento”, como também fideliza o público.

Educação
O content marketing é uma estratégia que não enfatiza somente as vendas, diferente do branded content, em que o foco é apenas a publicidade.

As pessoas gostam de informações que agreguem valor à sua vida, à sua rotina, ao seu bem-estar, à sua necessidade, etc.

O conteúdo educa os clientes ao seu tipo de serviço ou produto.

Por exemplo, um nutricionista: ele publica vídeos no Youtube, textos no blog ou escreve e-books na internet oferecendo dicas de uma boa alimentação, tirando as dúvidas mais frequentes, entre outro tipos.

As chances deste ter clientes são maiores do que aquele que investe em publicidade oferecendo seus serviços por tal preço.

Visibilidade
Um artigo de blog, por exemplo, compartilhado por milhares de pessoas aumenta o reconhecimento do profissional no mercado. Sendo assim, as chances do serviço ou produto ganhar mais clientes são enormes. Talvez um vídeo no canal do Youtube, sendo assistido por vários usuários – o que aumenta a imagem de autoridade do profissional liberal como profissional.



Via: Aedigital
Imagens: Sigu e Aedigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad