Post Top Ad

Inovação está entre os temas do SUSTENTAR 2017

Startups apresentarão como o conceito de sustentabilidade pode ser aplicado à rotina do setor produtivo
Urgências Climáticas, Inovação, Mercados Sustentáveis e Futuros Possíveis são temas que serão discutidos durante o 10º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – Sustentar, que acontece no dia 29 de agosto, na sede da Fundação Dom Cabral (FDC), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Na abertura do Fórum, promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental (Instituto Sustentar), também será divulgado o 5º Ranking de Tecnologias e Produtos Sustentáveis 2017 e lançada a 5ª edição do Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade, produzido pelo Instituto.
De acordo com a diretora-executiva do Instituto Sustentar, Jussara Utsch, a proposta dessa edição é facilitar o compartilhamento de soluções que levem a uma inovação do modelo econômico atualmente praticado. “O Fórum pretende contribuir para uma mudança do padrão de produção e consumo e trabalhar a questão da inovação com foco em sustentabilidade, propiciando um ambiente de repercutibilidade”, diz. São esperadas cerca de 1,5 mil pessoas.

Programação 
A programação é extensa. Na solenidade de abertura, pela manhã, uma exposição de produtos, serviços e tecnologia sustentáveis e a apresentação do “Grande Diálogo: Visão e Sustentabilidade”, com seis temas relacionados, estão na agenda de discussões.

O Fórum Inovação Sustentável traz, na parte da tarde, o 5º Ranking Sustentar de Inovação, seguido de Sessão de Experiências com benchmarketing empresarial; e Imersão Criativa, inovações e negócios disruptivos (imersão com aceleradoras, investidoras e startups e grande empresa que inovam em parcerias com startup).

Paralelamente acontece
Fórum Oportunidades, Mercado sustentáveis e Futuro, Eficiência Energética e o Fórum Estratégias, Tecnologia, Gestão para a responsabilidade socioambiental. O Workshop Internacional sobre como planejar, desenvolver e comercializar produtos de ecoturismo, promovendo o desenvolvimento de comunidades encerra a programação ao longo do dia.

Boas práticas 
O Instituto Sustentar é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sem fins lucrativos, que tem como objetivo a criação, planejamento e execução de projetos e programas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento de comunidades. Há 10 anos, o Instituto vem promovendo o Fórum que, de acordo a diretora-executiva Jussara Utsch, é considerado um dos eventos mais importantes sobre sustentabilidade da América Latina.

“Embora tenha foco na comunidade corporativa, ele reúne grandes empresas nacionais e internacionais e recebe um público diversificado, com formadores de opinião, representantes do terceiro setor, poder público e academia”, diz.

Ela explica que o Fórum, além de trazer modelos de negócios sustentáveis, tecnologia, e exemplos de competitividade sustentável, mostra como é benéfica a parceria de grandes empresas com startups inovadoras. “A feira conta com a participação de 20 startups e cinco aceleradores: Techmall – maior aceleradora de startups da América Latina -, Fiemg Lab e Lemonade estão entre os participantes. A ideia é criar um ambiente de negócio com continuidade após o evento”, afirma. Temas como Eficiência energética, aquecimento global, financiamento climático, economia circular, preço do carbono e green bond (título de dívida com alguns atributos adicionais, exigindo que os recursos captados sejam aplicados em projetos ambientalmente sustentáveis) estão na pauta do dia.

Jussara Utsch também chama a atenção para a 5ª edição do prêmio Ranking de Tecnologias e Produtos Sustentáveis 2017. “É uma premiação importante porque certifica empresas que se destacam na área. São critérios que partem da utilização racional de recursos naturais e de matérias-primas, insumos verdes, métodos de produção sustentável, inovação, criatividade e que incorporam princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em três categorias: produto, serviço e inovação sustentável”, explica.

Já o Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade sistematiza e consolida o conhecimento reunido com a realização das edições do Ranking de Tecnologias e Serviços Sustentáveis. Composto pelas práticas vencedoras do Ranking, a publicação se propõe a disseminar o aprendizado adquirido por inovadores e a demonstrar os principais aspectos organizacionais e de gestão que produziram a inovação.

Por Mírian Pinheiro Via sustentar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad