Post Top Ad

Como fazer sua própria Maquiagem Orgânica e Vegana

Você sabia que o setor de produtos de beleza, especialmente maquiagens, é um dos ramos que mais abusa de animais? Sim, primeiramente, os produtos de beleza não só levam grandes quantidades de produtos de origem animal, como mel, leite, extrato de seda, glicerina animal, entre outros, como também testam em animais, pingando soluções ácidas em seus olhos, queimando suas peles, enfim, tudo aquilo que nós já sabemos (se você não sabe e quer sair da Matrix, assista o filme “Terráqueos”). Então aqui ensinamos como fazer sua maquiagem orgânica e vegana.


É por conta disso que muitas pessoas estão começando a boicotar estes produtos e mesmo aquelas que não são veganas, resolveram apoiar o fim da obrigação de testes em animais, em cosméticos. O problema, entretanto, é que se você quer continuar a usar maquiagem ou até nem gosta tanto, mas tem um evento importante, como um casamento ou formatura, você se vê refém de uma linha alternativa extremamente cara.
No Brasil, aliás, os cosméticos e maquiagens veganos, livres de componentes animais e de testes animais, são tão raros, que, às vezes, precisam de importação ou quando existem à disposição, são caros, muito caros.
Mas qual a solução então? Bem, é possível abandonar de vez estes produtos, mas também existe a possibilidade de fazer sua própria maquiagem. Assim, hoje nós ensinaremos a fazer alguns produtos de maquiagem, totalmente veganos e com ingredientes de fácil acesso.


Gloss de tom rosa
Este é intrigante de tão simples, mas funciona! Para colorir seus lábios com um tom rosa intenso, corte um pedaço de beterraba e passe nos lábios. Quanto mais você passar nos lábios, mais intensa a cor ficará. Outra ideia é fazer um extrato da beterraba e usar um cotonete e passar nos lábios. Para mudar o tom, você pode passar um pouco de raiz de açafrão, o que deixará o tom um pouco alaranjado. Se adicionar um pouco de extrato  / suco de amora, você terá um tom mais arroxeado. Lembrando que os tons são leves e não ficam super intensos, mas colorem e ainda você tem a garantia de que é 100% natural.


E batom vermelho?
Se você gosta de vermelho, a dica é usar o pó de semente de urucum, mais comumente encontrado no Norte do Brasil. Para fazer este batom, seguem os ingredientes:
Semente de urucum
Cera de carnaúba ou manteiga de cacau
Óleo de amêndoas ou óleo de semente de uva

Modo de fazer
Misture o óleo com as sementes de urucum e deixe em banho Maria, mexendo de vez em quando. O óleo começará a apresentar cor alaranjada. Espere esfriar um pouco e coe. Misture o óleo com a cera ou manteiga de cacau em banho Maria. Coloque em um pote na geladeira. Está pronto!
O batom ficará alaranjado. Se quiser puxar para o vermelho intenso, adicione extrato de beterraba até adquirir o tom desejado. Você pode adicionar algumas gotas de extrato de baunilha ou canela para deixar com aroma.




Blush rosa
Mais uma vez a beterraba entra em cena. Corte um pedaço da mesma e passe nas bochechas. Assim que passar, espalhe com os dedos. Quanto mais você passar, mais escuro ficará. Para peles de tom mais escuro, amasse uma amora e passe nas bochechas.

Blush marrom
Misture um pouco de polvilho doce com cacau em pó sem açúcar e adicione na pele com um pincel de blush para tirar o brilho da pele. Este blush é recomendado para peles de tom mais escuro.
Sombra rosa avermelhada
Use suco de amora e passe nas pálpebras com um cotonete.




Sombra, blush ou gloss bronze
Pegue um pouco de óleo de coco e misture com pó de cacau (não é achocolatado, deve ser cacau puro sem açúcar). Misture. Passe a mistura como sombra bronze ou como um blush bronze. Outra dica é usar a mistura como gloss bronze, caso você goste da cor.

Bronzeador
Se você quiser dar um toque bronzeado na sua pele, você também pode usar a mistura de óleo de coco com cacau em pó na pele.




Manteiga de cacau
Vocês lembram quando não existiam hidratantes ou protetores labiais no mercado? Bem, antes todos usavam manteiga de cacau e funcionava muito bem. Assim, se você quer manter os seus lábios hidratados no frio, apenas use manteiga de cacau. Uma dica é derreter a manteiga de cacau em banho maria e misturar com extrato de beterraba, cacau em pó, amora etc, para dar um cor no protetor labial. Espere esfriar. Adicionando um pouco de extrato de baunilha, pode dar aroma ao seu protetor.

Rímel
Para fazer um rímel escuro, misture extrato de amora com espirulina (vendido em lojas de produtos naturais). Passe nos cílios com um cotonete. A dica é aplicar um curvador de cílios após a aplicação para deixá-los ainda mais evidentes.
Precaução: não use estas receitas se você for alérgica a algum destes ingredientes. Se estiver em dúvida, coloque um pouco da mistura na parte superior da mão e faça o teste de alergia recomendado em produtos de beleza convencionais.



Matéria de Camila Gomes Victorino




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad