Post Top Ad

Menstruação Irregular

A menstruação irregular é muito comum nas mulheres, especialmente alguns anos após a puberdade ou antes do início da menopausa. Os períodos irregulares são uma perturbação do ciclo menstrual, que pode influenciar a abundância do período, a data da sua ocorrência e a sua duração. Apesar de os períodos irregulares poderem não ter causa directa, uma alteração súbita do seu ciclo pode ser o sinal de outra condição médica.

Se a irregularidade do seu período a está a preocupar, deve aconselhar-se com o seu médico, particularmente se tem períodos abundantes ou longos, períodos que durem mais de sete dias, se tem menos de três semanas de intervalo entre um período e outro ou tem hemorragias depois do sexo e experiencia hemorragias entre períodos. Normalmente o seu período ocorre a cada 28 dias, porém um ciclo menstrual entre os 24 e 35 dias é considerado dentro da normalidade. Durante este tempo deve experienciar um período de hemorragia menstrual que pode durar entre dois a sete dias.


Causas dos períodos irregulares


Estilo de vida
O que fazemos no nosso dia-a-dia pode alterar o equilíbrio hormonal do nosso corpo, o que pode resultar em menstruações irregulares. Frequentemente, mulheres que sofrem alterações drásticas de peso, tanto ganho como perda, fazem exercício em excesso ou sofrem de stress, podem experienciar alterações no seu período.

Contraceptivos
O DIU (dispositivo intra-uterino) é um contraceptivo conhecido por aumentar a propensão a menstruações abundantes em algumas mulheres. Porém, algumas pílulas contraceptivas podem também causar alterações no seu período, podendo experienciar hemorragias entre períodos. Períodos menos abundantes e mais curtos que o normal também são comuns. Contudo, o seu período deve normalizar após alguns meses de uso.

SOP
O síndrome dos ovários poliquísticos é uma condição em que se desenvolvem quistos nos ovários, o que influencia a ovulação e leva a períodos mais curtos e irregulares. A produção de hormonas pode não estar equilibrada e as mulheres podem ter os níveis de testosterona (uma hormona masculina que as mulheres têm em pouca quantidade) mais elevados que o normal. Se esta é a causa dos seus períodos irregulares, é melhor consultar o seu médico o mais cedo possível para evitar que se desenvolvam complicações.

Problemas de tiróide
A tiróide desempenha um papel fundamental na produção de hormonas, particularmente naquelas que regulam a função metabólica. Se está a experienciar períodos irregulares, apesar de rara, a causa pode ser um tiróide hiperactiva.

Problemas ginecológicos
Menstruações irregulares podem também indicar problemas no útero e ovários. Durante a gravidez pode ser um sinal de aborto. Deve consultar um ginecologista por poder ser necessário outro tipo de tratamento.

Como pode tratar a menstruação irregular?
É possível tratar períodos irregulares pela observação das causas. O que pode significar consultar o seu médico para alterar o seu método contraceptivo ou lidar com um problema de tiróide, por exemplo. Pode também considerar falar com o seu médico sobre stress ou métodos para controlo de peso, especialmente se ganhou ou perdeu uma quantidade de peso significativa nos últimos meses. Isto significa que se está preocupada com a irregularidade dos seus períodos, quer estes sejam particularmente abundantes, durem muito tempo ou são muito frequentes, deve falar com o seu médico, mesmo que não exista nada grave ou preocupante por trás dos seus sintomas. Para saber as razões subjacentes ao seu ciclo irregular, o seu médico irá questioná-la sobre informação acerca dos seus períodos, estilo de vida e história médica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad