Post Top Ad

Receita Neoo: Batata Hasselback com Queijo

A gastronomia internacional nos faz viajar em nossa cozinha, transformando o clima do ambiente que estamos habituados e gerando uma nova atmosfera quando fazemos uma refeição típica de outro País. Por isso, aqui na Revista Neoo buscamos sempre publicar receitas clássicas da cozinha internacional ou versões renovadas onde incluímos nosso "toque" brasileiro, como a nossa Receita do Chutney de Manga, que é um Molho que tem origem Indiana e que hoje é "febre" aqui no Brasil, o nosso Crumble de Frutas, que é uma sobremesa de origem Britânica e que também nos encantou com sua praticidade e o nosso Pain Perdu, que é uma sobremesa típica Francesa, mas se trata de uma versão de Rabanada que é um prato de origem Portuguesa... rs

A gastronomia é assim, nos dá a possibilidade de recriar pratos das mais infinitas formas. E hoje vamos fazer uma versão de um prato clássico da Suécia, que teve origem em Estocolmo, que é a Batata Hasselback, uma receita que nasceu no Restaurante Hasselback e que levou o nome do estabelecimento pois o Chef optou pelo anonimato. 

Muitos Chefs e Cozinheiros tem a sua versão de Batata Hasselback e é claro que nós também fizemos a nossa! Que aliás, ficou maravilhosa!!!
Revista Neoo
Nossa versão é cheia de brasilidade... Você tem que experimentar!

Para fazer esta Receita, você vai precisar de:
Batatas grandes
Cúrcuma com Pimenta Preta
Queijo Parmesão em peça
Azeite Extra Virgem
Papel Alumínio

Para acompanhar:
Caponata de Jabuticaba

Para harmonizar:
Cerveja Bock
Revista Neoo
A escolha de cada ingrediente fará total diferença no resultado final, então primeiramente vamos falar de cada um para entendermos a sua atuação na receita.

A Batata
A Batata é um alimento que recebe intensamente os sabores dos temperos, portanto, cada pitada pode ser poderosa! Além disso, é um alimento que quando assado é muito saudável, nos proporciona muita energia e seu sabor agrada praticamente todos os tipos de paladares.

A Cúrcuma com Pimenta Preta
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
A Cúrcuma além de dar muita cor ao prato, também fornece muito sabor. Seu gosto tem um leve amargor, é fresco e também transmite um certo calor. Uma especiaria que está cada vez mais sendo consumida pelos brasileiros... Essa em especial, contém Pimenta Preta na composição para trazer uma certa picância exótica.

Para trabalhar com a Cúrcuma (assim como com todas as especiarias), você deve primeiro experimentar fazendo uma receita que já te indique a quantidade ou ir testando com pitadas sutis para compreender as características do seu sabor e quando menos esperar, será uma das especiarias que não poderá faltar na sua cozinha.

E lembre-se sempre, a Cúrcuma é um maravilhoso anti-inflamatório e que estimula os sistemas digestivo, circulatório e respiratório (entre outros benefícios), sendo um ótimo aliado na manutenção da saúde.

O Queijo Parmesão Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
O Queijo Parmesão em peça é muito bom para preparo de pratos onde podemos soltar nossa criatividade, podendo optar em usar em pedaços (como nesta receita) ou ralar na hora.

É um Queijo de textura bem firme e com um sabor acentuado e frutado. Inclusive, dependendo de como usar o Queijo Parmesão, pode até excluir o Sal, como nesta receita que ficou perfeita sem nenhuma pitada de Sal. Tudo isso porque o Queijo Parmesão adiciona muito sabor. E não é à toa... Você sabia que o Queijo Parmesão é conhecido como o Rei dos Queijos? Pois é! O Queijo Parmesão é considerado um dos melhores queijos do Mundo!

E além de muito sabor, ele também é uma fonte rica de cálcio, proteínas e é perfeito para se ter sempre em sua dispensa, pois te dá mais flexibilidade no momento de cozinhar, simplesmente porque tudo com Queijo fica mais gostoso! E com Queijo Parmesão, mais gostoso ainda!

A Caponata de Jabuticaba
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
A Caponata é um antepasto típico da Sicília na Itália, mas hoje fazem parte das refeições de muitos brasileiros. E essa Caponata de Jabuticaba é a prova disso. Uma receita com muita brasilidade, pois a Jabuticaba é uma fruta que tem sua origem aqui no Brasil.

A Caponata de Jabuticaba tem um leve sabor agridoce trazido pela fruta e é levemente picante, dando autenticidade à receita. É o tipo de receita que não imaginamos, mas quando experimentamos, vivenciamos um novo sabor que fica na memória.

Como os antepastos tem validade longa, é sempre bom poder ter casa para quando você desejar transformar receitas comuns em pratos extraordinários, como em um lanche, molho na massa, na pizza ou em uma receita como esta.

A Cerveja Bock
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
A Cerveja é preferência nacional há muito tempo, mas os brasileiros têm mudado sua forma de beber a popular "gelada". Hoje, beber com calma sentindo cada detalhe desta bebida é a forma que muitos estão fazendo. Isso porque descobriu-se que assim se sente mais prazer, olhando a sua formação de espuma, vendo a sua cor, sentindo o seu aroma e somente depois bebendo, comprovando todos os detalhes e tendo consciência de estar consumindo algo que foi cuidadosamente produzido para o seu bel prazer.

Essa Cerveja Bock por exemplo, que é acobreada, com notas de ameixa, com uma espuma bem cremosa, aromática, encorpada e ideal para harmonizar com esta receita (entre outras também, como massas, carnes vermelhas, queijos e até com sobremesas de chocolates ou com frutas vermelhas), faz essa nova realidade cervejeira fazer todo sentido desde o momento em que você ouve o som do abrir da garrafa até o último gole.

Uma bebida coringa para se ter sempre na geladeira, pois além de ser flexível para harmonizar com diversos pratos, é uma ótima pedida para aqueles momentos que precisamos parar tudo e relaxar. 

E agora que já conhecemos todos os ingredientes, vamos ao passo a passo dessa receita de simples execução que até mesmo quem não tem familiaridade com a cozinha, é capaz de fazê-la.

Modo de Preparo
Primeiramente, lave as Batatas e antes de iniciar os cortes, ligue o forno para que ele esteja bem quente para recebe-las.

Corte uma lasca em um dos lados da Batata para que ela fique com o fundo reto na hora de colocar para assar, evitando que rolem na fôrma.
Revista Neoo
Com a ajuda de 2 colheres de pau, coloque a Batata entre elas com o lado cortado para baixo. Desse modo, as colheres vão apoiar enquanto você faz os próximos cortes de uma forma que não chegue até o fim da batata.
Revista Neoo
Corte a Batata em tiras finas até encostar nas colheres de pau que estão dando base.
Revista Neoo
Como o corte não chega até o fim, mesmo as tiras sendo finas, a Batata fica firme.
Revista Neoo
Cubra uma fôrma com papel alumínio e coloque as Batatas.

*A quantidade de Batatas vai depender de quantas pessoas vão comer.
Considere 1 Batata grande por pessoa... Para os mais comilões, 1 Batata e meia.
Revista Neoo
Coloque azeite em cima de todas as Batatas.
De forma generosa, mas sem excesso.
Revista Neoo
Salpique Cúrcuma com Pimenta Preta em cima das Batatas.
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Essa Cúrcuma com Pimenta Preta que estamos indicando é da Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma empresa que fornece ervas, especiarias, outros produtos naturais e que você pode realmente confiar. Só para ter uma ideia, o Ademar Menezes Júnior que é um dos idealizadores da marca, é especialista em plantas medicinais, atua neste segmento há mais de 20 anos e até hoje orienta aulas na UNAERP Universidade de Ribeirão Preto. É um dos pioneiros nesta área aqui no Brasil, onde inclusive trouxe mais seriedade para o campo.

Nesta sua trajetória, Ademar junto com Eliza Tomoe Harada (sua esposa) abriram a Oficina de Ervas, que agora em Julho completou 18 anos de existência de trabalhos impecáveis. A Kampo de Ervas veio um pouquinho depois, mas saiba que hoje ela já tem 11 longos anos de estrada. Um trabalho cuidadoso, desde o cultivo das sementes até o direcionamento dos seus produtos. :)
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Além dos produtos de alta qualidade que já conhecemos, a Kampo de Ervas presta um excelente atendimento aos seus clientes, pois se você ligar lá, poderá falar diretamente com os fitoterapeutas de plantão para esclarecer suas dúvidas ou características dos produtos, fora os artigos que publicam no próprio site com ricas informações sobre diversas plantas.
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Agora que já passou o Azeite e a Cúrcuma com Pimenta Preta, leve as Batatas para o forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Dica Neoo:
*Quando estiver passado 20 minutos, com uma colher regue as Batatas com o azeite que estará ao fundo da fôrma.

Batatas no forno, hora de cortar o Queijo Parmesão em pequenos quadrados e retângulos com uma espessura de 2mm aproximadamente. Este em especial, produzido pela Queijos e Doces Santa Edwirges de Cambuí/MG, que é sem adição de insumos e com um sabor super tradicional.

Nem precisamos dizer que Queijo que vem de Minas é bom demais, não é verdade?
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Sabino e Dirce, que são idealizadores da marca, nos contaram uma história muito interessante sobre como tudo começou. Antes de iniciarem com a Queijos e Doces Santa Edwirges, a família tentou montar diversos negócios e como incrivelmente nada ia pra frente, uma amiga da matriarca sugeriu que abrissem uma empresa com o nome de uma Santa. Eles pensaram na época e decidiram incluir a Santa Edwirges que é a protetora dos endividados. Foi a melhor coisa que fizeram, pois como eles mesmos dizem: "E Graças a Deus até hoje ela ilumina nosso negócio".
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Começaram a fabricação do Queijo Parmesão porque a produção de leite era maior que a demanda, e como a maturação do Queijo Parmesão leva 6 meses, começaram a produzi-lo e nunca mais pararam.

Estão atuando desde 1985 e com certeza hoje estão no segmento certo.
Muitas vezes, nossa determinação nos faz chegar ao caminho ao qual pertencemos e a Queijos e Doces Santa Edwirges é um ótimo exemplo disso.

Para essa receita, esse Queijo Parmesão foi a escolha perfeita!
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Passando os 40 minutos de forno, retire as Batatas.
Elas devem sair lindas, quase crocantes e levemente douradas como na imagem abaixo 🤤
Revista Neoo
Agora chegamos na segunda fase dessa receita, que é inserir os pedaços do Queijo Parmesão entre os cortes da Batata. Comece preenchendo do centro da Batata para fora.
Revista Neoo
Preencha o máximo que der com Queijo.
Como a Batata vai abrindo, deixe as pontas sem Queijo se sentir que ela irá quebrar.
Revista Neoo
Volte as Batatas para o forno até o Queijo gratinar... O tempo vai depender do seu forno, então fique de olho!

Enquanto as Batatas estão no forno, prepare um mini Bouquet de Ervas para finalizar seu prato... Aqui usamos flores de Coentro e folhas de Orégano fresco.
Revista Neoo
Assim que o gratinado estiver do seu agrado, retire as Batatas do forno, as posicione no prato e acrescente um pouco da Caponata de Jabuticaba como acompanhamento. A Caponata vai dar a umidade que a Batata assada precisa para ficar ainda mais perfeita em sua textura e sabor.
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Essa Caponata de Jabuticaba é produzida pela Produtos de Jabuticaba Vovó Helê de Sabará/MG, que são especializados em produtos à base de Jabuticaba. Só para terem uma ideia, eles fornecem vinagres, geleias, vinhos, doces cristalizados, barrinhas de cereais e frutas, coberturas para sorvete, compotas, cachaças, licores, mostardas e pasmem, tudo isso de Jabuticaba! Inclusive, também tem a cobiçada Cebola Caramelizada ao Molho de Jabuticaba que foi vencedora como Produto Inovação 2017 no Festival da Jabuticaba de Sabará. E nos finais do ano, ainda produzem os Panetones de Jabuticaba para as festas de Natal.
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Quando conhecemos a marca, a princípio ficamos encantados com a variedade de produtos a base de uma fruta brasileira e a forma criativa como eles expressam essa multiplicidade (tudo artesanal e feito com produtos naturais), sendo dignos de exemplo.

A Produtos de Jabuticaba Vovó Helê tem uma ideologia rica onde com um ingrediente, mostra o seu legado e nos aproxima da nossa cultura.

E acreditem... Nós da Revista Neoo estamos muito orgulhosos porque esta receita (por parte da Vovó Helê) fará parte do Livro de Receitas do Festival da Jabuticaba 2019, massa né!
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Agora acomode-se o mais confortável possível e delicie-se!!!
Revista Neoo
E para acompanhar essa receita internacional com toques tupiniquins, a Cerveja que veio de outro século e que é aclamada como sendo um dos clássicos entre as cervejas nacionais, a Cerveja Therezópolis de Teresópolis/RJ!
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Criada em 1912 a partir da ideia de importar lúpulos europeus para fundir com as águas límpidas (de nascentes) de Teresópolis/RJ, o descendente dinamarquês Alfredo Claussen cravou sua marca na história ao dar vida a uma bebida que ultrapassaria gerações.

Foram 10 anos de puro crescimento e aceitação do público, mas em 1922 a produção foi obrigada a parar pois estava praticamente impossível importar qualquer coisa nessa época. O tempo passou e em 2006, Vinicius Claussen (descendente de Alfredo) com garra e dedicação dava mais que vida nova a Cerveja Therezópolis, pois voltava a encher os tanques da mesma forma que seu antepassado.
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Hoje, os Mestres Cervejeiros Carlos Eduardo Hesse e Gabriel Di Martino, conduzem toda a produção da Cervejaria e de tão apaixonados que são pelo ofício, o belo trabalho deles colocou a Therezópolis entre as melhores Cervejas Especiais no Brasil.

Fala a verdade... Você quer fazer essa Receita em sua casa, não quer? Então faça!
Receita Neoo de Batata Hasselback com Queijo
Resumindo, esta é uma receita simples, saborosa, nutritiva, combina com diversas ocasiões, é um prato bem descontraído e o melhor, é uma ótima opção para servir os amigos.

E para você que já está salivando, saiba que seguindo as nossas dicas, sua Batata Hasselback irá ficar bem macia por dentro, crocante por fora, temperada na medida certa com a Cúrcuma com Pimenta Preta e ainda terá aquela textura incomparável que só o Queijo Parmesão tem.
Revista Neoo
Um pedaço com a Caponata de Jabuticaba então... Sem palavras, perfeito!!! 
Revista Neoo
Depois de uma mordida então, um merecido gole na Cerveja Bock para concluir a sua refeição com grande chave de ouro... A harmonização divina!!!
Revista Neoo
Batata Hasselback da Revista Neoo
Uma explosão de sabores para fazer parte do seu cardápio pessoal!

Um prato vegetariano, riquíssimo em sabor, aroma e que inclusive é uma ótima opção para o Meat Free Monday; uma excelente forma de iniciar a semana sem carne, com um prato maravilhoso e uma Cerveja Bock Especial.

Suas Segundas-feiras nunca mais serão as mesmas!!! :)
Prove e comprove!

Participação especial:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nas imagens.
Revista NeooRevista Neoo
Revista NeooRevista Neoo

Revista Nós e outros Olhos
Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Canto Quieto com Tábua de Madeira
Cerâmica Célia Martins com Prato com listras
Cozinha & Coisinhas Denise com Tábua de Madeira

Citações:
Santa Edwirges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad