Post Top Ad

A Fé de cada um e o Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é uma celebração católica que entre 731 à 741 d.C., o Papa Gregório III consagrou uma Capela na Basílica de São Pedro como um lugar onde as pessoas pudessem honrar todos os Santos, conhecidos ou não. Entre 827 à 844 d.C., o Papa Gregório IV estendeu a comemoração para todas as Igrejas.

O Dia de Todos os Santos já foi celebrado em outras datas, mas alguns motivos foram determinantes para que a data se fixasse no dia 1º de novembro:
 No Hemisfério Norte, os povos antigos comemoravam 3 dias de All Hallows' Eve (popularmente conhecido como Halloween), uma festa que se iniciava no dia 31 de Outubro e se encerrava dia 02 de Novembro (atual Finados), diferente dos dias atuais, onde esta celebração Pagã só se comemora no dia 31. E mesmo tendo abordagens diferentes, a Igreja acreditou que seria uma boa fazer uma celebração que honrasse seus Santos nesta data, pois serviria como uma espécie de convite para os Pagãos que honravam seus ancestrais no mesmo dia.

Outro motivo importante foi o fato do Dia de Finados ser no dia 02 de Novembro, assim antes de ir visitar e coroar com flores os mortos nos cemitérios, a Igreja achou prudente que no Dia 1º de novembro, todos devessem se confessar ou ir à missa, dessa forma estariam mais "renovados espiritualmente" para se conectar com os entes que já se foram.

Esse é um resumo dessa História, mas independente de tudo o que aconteceu, hoje o Dia de Todos os Santos quebra as fronteiras religiosas e todos que tem um apego com algum(a) Santo(a) tira ao menos alguns momentos para honrá-lo(a).

A Revista Neoo preza e respeita muito a Fé de cada um, por isso neste dia especial de Todos os Santos, escolhemos um Santo e uma Santa bem populares aqui no Brasil para homenagear.


Santo Expedito
Santo das causas justas e urgentes, também conhecido como o Santo dos negócios que precisam de solução rápida e protetor dos estudantes.
Expedito foi um líder guerreiro que lutou para proteger os interesses cristãos até o seu último dia de vida, na qual foi muito flagelado e por fim, teve sua cabeça decepada. Ele defendia as fronteiras orientais do Império Romano contra os asiáticos e teve uma ótima carreira militar.

Tinha sempre a intenção de se converter ao Cristianismo pois tinha afinidade com a fé, mas sua procrastinação continuamente o impedia.

Popular por atender emergências, essa característica nasceu de um sonho em que ele se encontra com um corvo que o aconselhou a continuar tardando com seu objetivo: “Crás! Crás! Crás!” (em latim: “Amanhã! Amanhã! Amanhã!”) e Expedito pisoteou o corvo, esmagando-o e gritando: HODIE!, que quer dizer: “HOJE”! Nada de adiamento! É para já! Agora!

Há poucas décadas atrás, se via com mais frequência, placas ou faixas penduradas nas frentes de casas ou comércio, dizendo:

Agradeço Santo Expedito pela graça alcançada!
Colocar este agradecimento em público é uma forma de expandir seu nome e dele mostrar que atendeu prontamente o seu devoto sem delongas! rs

E uma forma de sempre tê-lo por perto é com esse painel feito pela Arte Cabocla de Macaé/RJ.

Este tipo de peça tem tudo a ver com o Santo Expedito, pois você pode tanto deixar no Altar e quando necessário migrá-lo para a porta de entrada como uma forma de agradecimento pelo feito. Sendo que na porta da frente ele também estará protegendo o ambiente como o guerreiro que sempre foi.
Esta peça tem um acabamento lindo e quem confecciona é a Cida Castro, que por conhecer muitos devotos de Santo Expedito, criou a painel.
A Arte Cabocla nasceu em 2012 e tem esse nome porque traz boas memórias de onde Cida viveu grande parte da sua vida (Cabocla é uma cidade rural de Paraty/RJ).
Ela também faz painéis de outros Santos, Anjos e Arcanjos.

Nossa Senhora de Aparecida
Padroeira do Brasil
 Nossa Senhora de Aparecida é reverenciada em uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e tem uma lista bem grande de milagres.

Tudo começou em 1717, quando o Conde de Assumar passava por Guaratinguetá/SP numa viajem que fazia para Vila Rica/MG. O povo eufórico começou a organizar uma grande recepção e ficou com o Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, a missão de pescar muitos peixes no Rio Paraíba, mesmo sem ser época para pescaria. Depois de tentar várias vezes e já quase sem esperanças, rezaram pedindo ajuda à Mãe de Deus. Lançaram a rede novamente na água e quando pescaram veio uma imagem da Nossa Senhora da Conceição, porém sem a cabeça. Lançaram a rede novamente e por um milagre pescaram a cabeça. Na próxima tentativa, a rede veio amarrotada de peixes... e continuaram a pesca até não caber mais no barco. Chegaram animados contando à todos sobre a intervenção Divina e a partir dali a imagem ficou na casa de Filipe Pedroso por 15 anos, onde muitos devotos passaram ir para rezar aos pés da Santa.
A quantidade de fiéis só aumentava e depois de ter passado por alguns Oratórios e Capelas, hoje essa imagem pode ser visitada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP, a segunda maior igreja do Mundo.

Santa muito amada por seus devotos e de um histórico de muitos milagres atendidos!

Para representá-la, temos uma opção bem diferente em forma de boneca de pano, com diversos detalhes bordados, o que remete muito ao poderoso manto azul da Santa. Esta peça é confeccionada pela Angelita Pliszka do Ateliê Angel Arts de Curitiba/PR, que é devota de Nossa Senhora de Aparecida e deposita muito carinho e amor enquanto produz a boneca.

Esse é um trabalho muito especial para Angelita, que ela nos contou como tudo iniciou no nosso Especial do Dia das Mães deste ano. 
Existem milhares de Santos e cada devoto tem uma história que o conecta com um(a) Santo(a) específico(a). Aqui é apenas um convite para que você fortaleça a sua ligação com o Divino.

Então no dia de hoje, limpe seu Altar e ative-o com os elementos da Natureza... Com Fogo (vela), Terra (plantas ou flores), Água (taça com água) e Ar (incenso ou defumador)... E converse à sua maneira com o(a) Santo(a), que de alguma forma entrou na sua vida e que sempre está ao seu lado.

Santos são seres iluminados por Natureza e por sua própria história, que por muitas vezes, são de superação. 

A Fé é um dos grandes regentes da vida, com ela temos esperança e força para continuar e conquistar muitos objetivos... Um grande combustível!

Que a centelha Divina esteja sempre presente em cada um de nós e que o amor ensinado por essas pessoas Santas, possa transformar o Mundo.

Feliz Dia de Todos os Santos

Participação especial nesta publicação:
(Redirecionamento Instagram ao clicar nas imagens)

Redação: Fabiana Martins
Créditos de Conteúdo e Fotos: Revista Neoo

No Cenário:
Luminária Woodhead Brasil
Fio de Pássaros Cazi - Casa e Ideias

Um comentário:

  1. Lindas peças! Faz toda a diferença! E essas geleias, me dedad água na boca e adorei saber que tem zero!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Post Top Ad