Post Top Ad

Mau humor e indisposição... O problema pode estar na alimentação.




A composição dos alimentos que você ingere podem afetar o funcionamento do seu cérebro, modificando inclusive o seu humor. Dietas com baixo teor de carboidratos, por exemplo, favorecem o desânimo. Mas o que há nos alimentos que conferem tais poderes? Eles alteram a produção e liberação de neurotransmissores, mensageiros químicos que carregam informações de uma célula nervosa para outra. Vamos citar alguns alimentos e como eles agem no seu organismo.


Alimentos ricos em proteínas se quebram em aminoácidos. Um aminoácido chamado tirosina pode aumentar a produção de dopamina e adrenalina, neurotransmissores capazes de aumentar sua energia e o estado de alerta. Entre os alimentos ricos em proteínas, estão os peixes, carnes, aves e ovos.

Para diminuir o estresse, relaxar e levar uma vida mais calma, coma carboidratos. Alimentos ricos em carboidratos são pães, biscoitos integrais, massa integral, arroz, cereais e frutas. Legumes, queijos e leite também são opções. Uma dieta com baixo teor de carboidrato, por vários dias, pode deixar seu humor mais depressivo.


Ácido fólico também é importante para o humor, pois a deficiência dele é associada a sintomas de depressão, devido a queda nos níveis de serotonina no cérebro. Quantidades pequenas, como 200 microgramas já são suficientes para melhorar o humor, e pode ser obtida numa xícara de chá de espinafre ou um copo de suco de laranja.

Melhore sua memória e concentração com alimentos ricos em colesterol, como ovos e fígado. A falta deste componente pode causar comprometimentos da memória e da capacidade de concentração. Mas sem excessos!

Bananas, batatas, uva passa, cereais integrais também são ricos em vitamina B6 e carboidratos e auxiliam no bom humor. A vitamina B6, por exemplo, é um ingrediente necessário na produção de serotonina.

O cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade e nervosismo em mulheres na TPM (tensão pré-menstrual). Deve ser ingerido com regularidade para que os efeitos benéficos sejam notáveis. Leite, iogurte e queijos são ricos em cálcio. Falando em TPM, é bom lembrar que a camomila diminui a ansiedade e também auxilia no alívio de cólicas e problemas digestivos.

E o magnésio, presente em cereais integrais e frutas secas, também está envolvido na regulação de serotonina e, portanto, no controle do humor.



Post Top Ad